Esta foto aparece no rescaldo da Supertaça e não poderia ser mais oportuna, depois da "deixa" que um dos entrevistadores do Mata-Mata quis abrir a João Noronha Lopes no passado dia 30 - e que o candidato infelizmente agarrou e "se espalhou ao comprido". Mas deixemos o candidato de parte nisto, porque o erro colossal foi a pergunta, feito conhecedor do entrevistador que disse afirmou "O problema do SLBenfica está na transição para a equipa principal. Eles vencem títulos nas camadas jovens mas depois não se afirmam na equipa principal.
Ora, eu não sei quantas equipas estão a disputar o primeiro troféu da época e tem 13 jogadores da formação integrados na equipa... 13!!!
Também não sei quantas equipas olham para esta foto e podem ver quatro jogadores já afirmados na primeira equipa (Samu, António, Tomás e Florentino), outros que não são titulares por o plantel ter melhores mas são jogadores da primeira equipa (Rego, Leandro e Gouveia). Portanto assim do nada temos 7 jogadores num plantel (mais de 20%) que fizeram essa "transição que falha".
Depois temos o Gonçalo Oliveira e o João Veloso a entrar para este anos - algo que já parece mais ou menos claro - aí vão 9... parece-me uma dificuldade de transição muito complicada de facto.
Mas decidi elevar a barra... e há dias perguntei quem teriam então sido os jogadores que o SLBenfica não foi capaz de obter rendimento e que sairam para render noutro clube... as duas respostas mais recorrentes foram Deco e Mostovoi... Sim, há mais de 30 anos.
Eu ainda tentei trazer a formação e dizer Bernardo Silva, Cancelo e um ou outro sugeriu Danilo Pereira, mas nem houve muita gente a seguir por aí, entendendo que na equipa do "Rolo Compressor" era complicado que com o nível que tinham na altura era complicado jogarem no lugar de jogadores como Enzo Perez, Gaitan, Garay, Maxi Pereira, Almeida, Amorim, etc.
Lá encontrámos o Brian Cristante, mas ainda assim foi um jogador que só em 2019 (5 anos depois de chegar ao Benfica), foi valorizado em 30M numa transferência e jogou em clubes que não lutam por titulos (Atalanta e Roma).
Portanto, e mais uma vez deve ser motivo de reflexão depois do banho de realidade e consciência que Schelderup deu hoje aos adeptos, de muitos entendidos de sofá, perceberem que se calhar não entendem assim tanto e em vez de andarem a dar opiniões como dados adquiridos, deviam sim levantar hipóteses - conscientes de que não sabem nem 10% da realidade, nunca foram responsáveis pelo tipo de decisões que criticam e não conhecem a realidade do contexto das equipas.
Por mais Schelderups com noção do seu percurso e vontade de crescer e ser mais fortes... e menos adeptos opiniadores de verdades absolutas a entoxicar os demais.
Por falar em Schelderup, muito bem a comunicação do SLBenfica a responder à capa do Record com luva de cetim. Meteu o jogador em frente aos jornalistas e ouviram todos o desmentido pelo próprio.
PS- Um grande abraço a toda a família e amigos do "bicho", nos quais se enquadram muitos ex-jogadores como Rui Costa, que partilharam anos de amizade e cumplicidade com alguém que sabia perfeitamente a diferença entre a agressividade do campo e a amizade fora dele.
0
Enviar um comentário
O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.