O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Faltam 18 dias para fechar o mercado e arrancar a Campanha Eleitoral a sério!

58 comentários

A situação eleitoral actual no SLBenfica é, infelizmente, bastante pobre. Sem diminuir o trabalho de quem tem sido uma agradável surpresa para acrescentar valor efectivo às discussões, nomeadamente os candidatos João Diogo Manteigas e Martim Mayer, entendo contudo que se apagassemos estes meses até aqui, para efeitos de futuro do SLBenfica, pouco se perdia.

Começo por referir que de alguma forma me sinto surpreendido com a falta de contributo contraditório dos candidatos. Todos à espera do regulamento eleitoral, quando são eles os interessados em mostrar os seus projectos.

A pergunta que mantenho é a mesma de textos anteriores:

Porque não organizam entre eles debates 1x1?

Continuam todos interessados em falar sozinhos e para as suas plebes de apoiantes, mas esses votos eles já têm digam o que disserem que será a sua campanha ou compromissos como presidentes. Se amanhã eles disserem que vão passar a jogar em Alvalade, esses para quem eles falam vão continuar a dizer que votam neles e até justificarão a grande ideia que será jogar ali.

Os quatro candidatos querem mudança, então porque esperam pelo PMAG para organizar debates?

NÃO HÁ RAZÃO PARA NÃO DAREM O EXEMPLO E NÃO DEBATEREM!

Actualmente a pré-campanha eleitoral tem os seguintes actores e respectiva situação:

Rui Costa, o actual presidente anunciou a sua recandidatura, mas referiu também que a sua prioridade por enquanto não é estar em campanha, mas sim concluir até final de Agosto a preparação da época, a conquista da Supertaça e a entrada na Liga dos Campeões. Não espero que apareça antes do fecho do mercado em campanha e quando o fizer, espero que dê o exemplo e na sua primeira intervenção apresente a sua equipa e programa não com ideias que ficam bem os powerpoints, mas com compromissos reais. Terá que ser julgado porque aparecem agora e não os fez nos ultimos 4 anos.

Positivo: Não cedeu à tentação de entrar na luta de campanha, focando-se no essencial para o Clube e foi arrumando a casa desportiva e empresarialmente antes de entrar "na estrada".

A sua posição neutra no tema dos mecanismos de voto foi inteligente. Assume-se parte da solução que os outros candidatos quiserem e estes, na ansiedade de serem o próximo "Salvador", andam a esgrimir argumentos e acusações enquanto o incumbente fica a parecer o adulto na sala. Foi estrategicamente inteligente, mas apenas porque as candidaturas alterantivas lhe estenderam a passadeira para tal.

Negativo: Pouco ou nada se sabe do que será a sua campanha e penso que o fundamental para a mesma ser mais que apenas legítima, é uma profunda remodelção da equipa que o acompanha tanto no Clube como na SAD.

João Diogo Manteigas, como escrevi na minha conta do X recentemente, considero que o candidato passou de incógnita a certeza e claramente como um dos que mais procura acrescentar conteudo, estar aberto a comunicar permanentemente, sempre aberto à discussão e a trazer temas estruturantes à agenda.

Positivo: Tem sido respeitador, centrado na sua própria candidatura e sempre preocupado no seu discurso em mostrar que se trata de uma eleição e não de uma batalha entre benfiquistas. Tem acrescentado ideias, porventura demasiadas, e foi quem beneficiou de ter entrado mais cedo porque era bastante desconhecido fora do contexto das redes sociais, apesar de ter ocupado espaço mediático na CNNPortugal como comentador e antes na BTV. Penso ser o candidato que actualmente me leva a maior interesse em aprofundar, a par de Martim Mayer.

Negativo: Continua, o candidato João Diogo mas em geral todos, a concretizar pouco. Apresentar um organograma é positivo, mas não ter nomes nas "caixinhas" tornam a estrutura pouco relevante. O melhor oganograma do mundo não acrescenta nada se não foi ocupado pelas pessoas certas. Por outro lado, penso que começa a pecar por excesso de temas o que leva a que a dada altura nos percamos nas 1001 iniciativas, ideias e acções que promete que vai realizar. Negativo, mas infelizmente não depende dele, a total falta de atenção mediática que tem tido (hoje com excepção na entrevista no Record).

João Noronha Lopes: O candidato conhecido. Apareceu tal qual em 2020 sem surpresas nem mudanças de formato. Assente acima de tudo numa máquina de comunicação constante em em criar hypes e soundbytes permanentes, num formato que confesso que me parece muito próximo do que Luis Filipe Vieira sempre fez, o que me deixa desconfortável - não gostei disto em 2020 e disse-o, continuo a não gostar disto agora. Surpreendentemente aparece "colado" a nomes que durante anos apoiaram Vieira, como... Vilarinho que em nada beneficiam o candidato a ser pela ruptura total com o passado (aqui num video que "roubei" do Shadows no X):


Positivo: É importante haver um candidato com chegada mediática. Alguém bem conectado com os meios de comunicação e que lhe asseguram uma chamada de capa quando é necessário. que dão expressão à sua mensagem, comunicados etc. Partilha muitos conteudos de ideias que os sócios lhe fazem chegar e mantém desde há um mês para cá a campanha sempre activa.

Negativo: Não me revejo na forma propagandista e tacticista da sua campanha. Tal como em 2020, parece-me gastar muito mais recursos financeiros que todos os demais, ter várias pessoas à sua volta a agir em especial nas redes para escolher posicionamentos, conteudos, mensagens e reações. Isto era o que fazia e o que tanto criticámos Luis Filipe Vieira. Respeito a escolha, mas não me revejo mais uma vez.. não me transmite confiança.
Está claro que vai apostar tudo em "voltes face" a partir de Setembro com grandes eventos, nomes que os benfiquistas conhecem, mensagens fortes e todos a "bater no peito"... mas continua a deixar de fora o essencial e penso que ele e quem o rodeia falha novamente em entender como funcionam os votantes. Apostar em campanhas de voltes face vai soar a tacticismo que habitualmente os sócios não gostam.

Mais dois que me parecem "fora antes da corrida começar":

Martim Mayer
: Confesso que só por compromisso com "ouvir todos os candidatos até dia 24 de Outubro" é que dei atenção a esta candidatura há cerca de duas semanas. Dos primeiros a apresentar nomes das suas listas - muito ainda por mostrar - sem receios de falar de temas fundamentais e com perspectivas claras, sem vontade alguma de puxar o avô para a conversa e o passado.

Positivo: Uma postura séria, respeitadora, agregadora e positiva. Sem vergonha de elogiar o que foi bem feito nestes ultimos anos seja por Vieira ou Rui Costa, consciente que os benfiquistas não são burros e sabem que o elogio não é contagioso ou indiciador seja do que for. Mas na essência os pontos positivos são os de elogio ao Benfiquismo. e isso não faz dele um candidato.

Negativo: Como os seus companheiros de processo de eleitoral, não concretiza. É dos que inunda com menos ideias, apostando em temas mais centrais e fundamentais - o que é positivo - mas se querem falar dos temas, é preciso mostrar conteudo, estudos reais, parceiros comprometidos, etc. Não podem continuar a generalizar. Temo que possa já estar fora da corrida e ainda não percebeu.

Cristóvão Carvalho: Como referi no caso de João Noronha Lopes, não me revejo no estilo també com este candidato. Muito centrado em guerrilhas entre candidatos, a falar sempre num elemento central do seu projecto: “as pessoas”, os “profissionais” e a “retenção de talento directivo”. Mas se é assim tão central… Quem são? Como se vai reter? Que organograma? Não percebo bem esta candidatura, que mostra também ter "bolsos largos" mas continua sem "chutar a baliza". Aposta em conquistar três titulos europeus, mas depois diz que tal é assente no facto de a UEFA ter que mudar o modelo actual para não ser tão limitado aos top 5 mundiais para vencer a Champions... bom... não é propriamente algo que vá então ele resolver.

Positivo: Não foge a um bom debate, sempre disponível para o contraditório e gosta de chamar à discussão a sua diferenciação face aos demais candidatos. Arriscado mas pontua pela atitude.

Negativo: O mesmo que é positivo, torna-se negativo porque acaba por ficar trauliteiro, conflituoso e descentra a discussão só no "debate do contraditório" em vez de ser mais abrangente. Como Martim, temo que já está fora da corrida mas ele ainda não sabe.

Falta ainda acrescentar a esta lista apenas mais um candidato de um total de 6 que vão ter estas eleições: Luis Filipe Vieira. Fica claro que vem com dois objectivos:

1. Atingir a 2a volta - sem ela creio que ele nem teria tentado sequer ser candidato
2. Atingir Rui Costa por vingança - o que vai descentrar a campanha e o debate de questões essenciais

Assumindo que o incumbente é o mais provável candidato a estar numa segunda volta, mais ainda com os resultados desportivos positivos que todos esperamos como a entrada na Champions e ser este o ano da conquista do 39, Luis Filipe Vieira passa a ser o maior problema de quem ambiciona passar com Rui Costa a essa segunda volta. Aqui parece-me que João Noronha Lopes terá que centrar boa parte da sua campanha em Vieira para tentar ser ele a assumir essa "segunda vaga".

Com Vieira, João Noronha Lopes não irá lá com comunicados, frases preparadas e estratagemas. Terá que "ir às canelas" para tentar tirar o candidato de jogo o mais cedo possível porque o risco de não o fazer será João Diogo Manteigas o ultrapassar pela direita se este demora muito tempo a deixar fora de jogo Vieira.


As casas de apostas agora diriam que a odd maior para a 2a volta está em Rui Costa
e quem o acompanhará vai depender da campanha que João Noronha Lopes dizer essencialmente contra o passado de Vieira e acima de tudo da capacidade que João Noronha Lopes tenha para unir e agregar - o que basta olhar para as redes sociais e ver que não está a ser feito, com permanentes ataques entre benfiquistas.

Se for bem sucedida, teremos uma segunda volta empurrada pela "máquina de propaganda" (sem fins prejurativos, eu não gosto mas entendo que é o que ele e a equipa dele querem) de João Noronha Lopes. Se for mal sucedido, pode abrir a porta a Vieira numa 2a volta do SLBenfica e isto seria o fim de todos os projectos alternativos no SLBenfica. Seria o falhanço total.

Não coloquemos o onus disto nos sócios. Se falharem contra Vieira, será porque não foram capazes de superar o que de pior marcou as ultimas décadas do SLBenfica. Os sócios não são burros e se no dia 25 de Outubro pensarem em Vieira é porque olharam à volta e viram que lidam melhor com o passado que não se orgulham, do que com um futuro em que não acreditam.

Caso os candidatos alternativos sejam bem sucedidos nas suas campanhas - o que neste momento não está a acontecer - a 2a volta será exclusivamente focada na mudança e aí teríamos João Noronha Lopes contra João Diogo Manteigas - o que acho muito pouco provável quando a dois meses das eleições não sabemos nada de nada de ninguém.

Seria um sinal de muito mau trabalho das alterantivas, se Rui Costa vencesse à primeira volta. 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

58 comentários

  1. Este tipo de eleições alegadamente "democráticas" são um veneno para a mente das pessoas.
    Servem para desviar do realmente importante, para dividir, para alienar os alienados e lavados ao cérebro.
    Espero que não hajam debates, não quero ouvir, não irei ouvir, o que dizem, nem me interessa minimamente.
    São exercícios de demagogia, de platitudes de gente que não sabe o que é importante, que apenas aspiram ao poder impulsionados por egos inchados. Quanto mais inchado é o ego, mas vazio é o cérebro.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer, portanto, uma democracia sem eleições, pontos de vista conflituantes ou debate...
      Obrigado por partilhar a sua noção de verdadeira democracia, sem aspas.

      Sugiro que não veja, não ouça, e, se quiser, que também não fale. Ah, e sobretudo não vote!

      Eliminar
  2. Carlos Pinheiro14/8/25 19:54

    Que se foda a campanha

    Quero é reforcos e bola.nas redes
    NUNCA MAIS VEM O DEUS ARGELINO

    ResponderEliminar
  3. VIGARISTAS NÃO
    É escolher aquele que nos parecer mais fiável, sério, integro, que tenha valores, que seja BENFIQUISTA, alguém em quem confiaria um bem pessoal, que seja sério de contas, amigo de verdade, que não fale mal de mim pelas costas, que se rodeie de gente de bem, que defenda os interesses do GLORIOSO acima de tudo e todos.
    Dos que são apresentados, sem conhecer pessoalmente nenhum, mas até lá , dia das eleições , considero credíveis João Manteigas, este Benfiquista é advogado, tem conhecedor do direito desportivo, é alguém que não está, nem nunca esteve envolvido em esquemas ilícitos, tem cadastro limpo, Martim Mayer Coutinho , creio que entende de Gestão, mercados internacionais, é Benfiquista a sério, seu avô foi Borges Coutinho um honorável PRESIDENTE do GLORIOSO, não tem cadastro nem é arguido, Noronha Lopes, Benfiquista, escolheu uma campanha de propaganda tipo política o que não me agrada, mas vamos ver como progride na campanha, Cristovão Carvalho, Benfiquista, creio que está um pouco perdido, mas é sempre de louvar a coragem de se candidatar, apresentar propostas, e os seus trunfos, a sua visão do que pretende para o GLORIOSO, Rui Costa, ex profissional de futebol Benfiquista , está lá há muitos anos, como Vice, 4 anos como Presidente, tem valor no campo desportivo, entende de futebol, no dirigismo foi pena não se saber rodear de outros Benfiquista competentes que fossem uma mais valia nas áreas que não domina nomeadamente na gestão , transparência ,direito, comunicação na defesa dos interesses do GLORIOSO , finalmente não é ainda candidato, não sei se será, mas creio que não conta para o totobola, é LFV :arguido, tem processos em tribunal, nem sei se é Benfiquista, rodeia-se de gente duvidosa, negócios obscuros, tem um passado que fala por ele, e que apregoa que fez obra, só é possível no BENFICA, com os benfiquista a boa vontade e a grandeza de TODOS NÓS, nada teria sido feito nem será, sem a vontade secular, universal, de um CLUBE como o GLORIOSO, a obra é nossa. Uma aliança entre João Manteigas e Martim Mayer Coutinho, poderia ser uma aliança vencedora, competente, e abrangente, na gestão e defesa dos direitos do GLORIOSO, mas é uma visão de momento, depende dos intervenientes, é um opinião pessoal e não uma verdade absoluta, esperemos pelos próximos episódios, e consideremos esta eleição como uma oportunidade e não um problema, porque é mais o que nos une do que nos DIVIDE, depois vamos continuar a apoiar o GLORIOSO.
    JHG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "É escolher aquele que nos parecer mais fiável, sério, integro, que tenha valores"

      Não há.

      Eliminar
  4. a serio que o rui costa não tomou posição sobre o sistema de vota ora deixa cá ver por que lista é que foi eleito o presidente da mesa da assembleia geral.
    deves pensar que toda a gente é idiota.

    jdm mas ter os nomes certos nos lugares errados também não leva a lado nenhum.

    percebo o interesse em colar jnl a vieira, mas não cola sobretudo de que andou a dar lustre ao vieira.
    o menor dos problemas do vieira foram os seus métodos de comunicação e de chegada aos sócios mas percebo que para um dos seguidores do homem, como foste e podes aqui negar o que quiseres que ninguém acredita, queres fazer quer que esse era o pior que o vieira tinha.
    e já agora gosto tanto da tua incoerência por um lado são o métodos do vieira e por outro não conhece os sócios ora espera lá quantas eleições venceu o vieira.

    o cristovão carvalho nunca esteve foi na corrida este sucedâneo nem ao um por cento vai.

    o que dizes do vieira não tem lógica nenhuma ninguém que queira vota em jnl, ou jdm, ou mm pensa sequer votar em vieira não o fez no passado e não é agora que o vai fazer, vieira só rouba votos a um candidato rui costa porque foi ele que ficou com os votos todos de quem tinha votado vieira.
    se vai roubar muitos ou poucos isso já não sei e o rui costa é que se tem de preocupar com o vieira não são os outros candidatos.

    ResponderEliminar
  5. - Importa saber, até ainda antes das eleições, o que vai fazer Rui Costa caso o Benfica seja eliminado pelo Fenerbahce. Vender o Pavlidis para atenuar o prejuízo da não entrada na fase de grupos da champions?
    - Sabendo-se antecipadamente que a presença no mundial de clubes e a disputa das pré-eliminatórias da champions iriam deixar pouco tempo ao Benfica para planear devidamente a época e a composição do seu plantel, porque se andou ainda a alimentar as novelas Thiago Almada e João Félix, só possíveis de entender numa direcção tresloucada e completamente perdida?
    - Os maus negócios evitam-se ou pelo menos remedeiam-se quando eles são já um facto consumado, sendo para isso necessária uma visão estratégica e atempada para resolver erros de avaliação. O caso Bruma é flagrante. Nunca devia ter sido contratado e mandava o bom senso que devia ter sido vendido antes de se lesionar. Agora é mais um que fica aí a estorvar. Bah é outro exemplo de como no Benfica anda tudo distraído. Como seu histórico de lesões não seria melhor negociá-lo assim que houver uma oportunidade?
    - Temos que ser agressivos dentro e fora de campo, parece ser o novo lema desta direcção. E o remoque é que se devem contratar jogadores raçudos para se implantar um modelo de jogo que privilegie o confronto físico e não se ter medo de meter o pé. Já fora de campo, a constatação é óbvia, o Benfica anda sistematicamente a ser comido de cebolada pelas dualidades de critério de arbitragens vergonhosas, em que o exemplo escandaloso da final da Taça de Portugal foi bem evidente. Mas isto soa a casa, trancas à porta. Mas quem é que andou constantemente a contratar anões no mercado sul-americano e bailarinas para plantéis fofinhos que não faziam mal a uma mosca? Quem anda em constante conluio com os poderes podres da Federação e da Liga? Não é o Benfica, infelizmente, actualmente representado por um presidente sonso, frouxo, banana, tipo maria-vai-com-as-outras, que decidiu apoiar Pedro Proença para a Federação em detrimento de Nuno Lobo? E que se vai entregar aos interesses corporativos de uma centralização de direitos televisivos ao serviço da Olivedesportos e da SportTV?
    - Afinal, Mauro Xavier, o enfant terrible que ia mudar este mundo e o outro, não passa de testa-de-ferro da candidatura de Luís Filipe Vieira? Como as aparências iludem e como certos candidatos de circunstância, eram apenas isso, candidatos de circunstância, para apenas disfarçarem, baralharem e confundirem o poder babado da relutância?...
    Acorda, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar
  6. É a primeira vez que vejo criticar alguém por ter demasiada iniciativa...

    Agora a sério. Compreendo que a dispersão possa ser um problema, mas isso só se torna problemático se o presidente quiser microgerir todos os dossiers e não souber estabelecer claramente prioridades. Ter muitas ideias e muita coisa que se pretende fazer não é mau, é bom. Depois é uma questão de organização, definir objectivos e delegar/confiar numa equipa.
    Do ponto de vista da comunicação, compreendo que um candidato se deve concentrar 2-3 tópicos chave. Dizer muita coisa torna uma campanha ineficaz. Tem de escolher uma ou duas mensagens fortes e positivas (i.e. não apenas dizer que o outro é mau) e martelar, martelar, martelar.
    Mas um bom candidato em campanha podem não dar um bom presidente. É preciso tentar ver para além da propaganda eleitoral, e para já o único que diz alguma coisa é o JD Manteigas.

    Cristóvão Carvalho parece-me carta fora do baralho. Não sou nenhum Gandhi, mas não aprecio o estilo demagógico e truculento.
    LFV acho que nem sequer vai avançar, e se se candidatar só aumenta as chances de alguém da oposição atingir a 2ª volta.

    ResponderEliminar
  7. Dêem as voltas que derem já está garantida a continuidade do sistema.
    E sistema é toda a promiscuidade entre clubes, federações, árbitros, media, política, etc.
    Fique o frouxo, o trauliteiro dono do palheiro ou o norronha!
    Qualquer um deles servirá de tampão aos que se apresentam fora da caixa para não haver surpresas.
    O dragartedo continuará a mandar em tudo e quem ficar no SLB estará a fazer de conta que corre por fora, confortável com o estado das coisas (com uns comunicados ou murros na mesa pífios, para ingês ver!) sabendo que seria preciso um tsunami do tamanho da serra da Estrela para afundar o Clube.
    E todos tratarão da sua vidinha, os sócios e adeptos encherão os estádios e os bolsos da indústria!
    Carrega sistema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O clube com mais de 6 milhões de adeptos está fora do sistema e não controla nada? Ok. Boa bebedeira.

      Eliminar
  8. OUTubro a todo o custo15/8/25 12:39

    Não te preocupes, assim que falharem resultados e pode ser que seja já com os turcos, as hipóteses do Rui Costa ser reeleito desaparecem. Se é preciso o Benfica perder, não tenho problema nenhum desde que seja para eleger a mudança e essa só tem um nome ao contrário do que pensas: João Noronha Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preciso perder? Que Benfiquismo é esse que leva a escrever isso..
      Que o Benfica ganhe e em outubro os sócios que escolham quem acham melhor. JNL não ganhou nada com o seu comentário.

      Eliminar
    2. Outubro a todo o custo
      És uma vergonha enquanto Benfiquista.
      Desejar a derrota da equipa para que o teu candidato preferido mostra bem do que és feito ---- Tem cinco letras, começa por m e acaba em a.

      Eliminar
    3. Que benfiquismo é o de ganhar com corrupção? É o benfiquismo à porto. Pode ser visto assim, certo?
      Se o Benfica só muda se for a perder, que se perca.

      Eliminar
    4. Anónimo das 15:41....mais um benfiquista feito de M...a.
      deviam ter vergonha.
      O Benfica não se compara aos corruptos agora nem nunca...
      Onde é que no Benfica existe corrupção???? PROVAS???
      Deixem-se de tretas da Canalhadas TV ou das XICs e TBIs.
      Isto é sério e não para tretas de emprenhar pelos ouvidos.
      Podemos não gostar de Rui Costa, Vieira ou outro qualquer, mas confundir gostos pessoais com coisas sérias como corrupção não é sério, nem próprio de um Benfiquista.

      Eliminar
  9. Ainda muito pouco sabemos dos candidatos. Apoio uma ruptura com algum passado e um novo "olhar" para o futuro.
    Não são ainda conhecidos os grandes objectivos e os titulares dos cargos, o que será determinante. Assumindo que muito terá de mudar, não creio que as mesmas pessoas façam agora algo diferente.
    Duas candidaturas, JNL e JDM, me chamam a atenção pelos apoios e discernimento. Porque não conversarem e criarem válidas sinergias?

    ResponderEliminar
  10. Harvey Elliott do Liverpool parece nào contar e estar de saída, porque é que o Benfica não o tenta contratar ? Tem apenas 22 anos, custa 30M e é um esquerdino criativo que pode jogar a 10 ou a extremo direito.
    É um dos criativos e capitão da selecção inglesa sub 21 dupla campeã do mundo com ritmo de premier league.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra solução seria Bernardo Silva( já não está a fazer nada no city) que pode fazer todas essas funções e ainda as do meio campo… quem sabe se tb não poderia fazer a de defesa direito como o jesus(esse génio do futebol) queria!

      Eliminar
    2. Epá deixem lá o FM! Mas esse jogador quer vir jogar em Portugal? Não arranjará propostas de outros clubes ingleses ou das big-5? É só maluquices...

      Eliminar
    3. e o salário, não conta???? Estes dois jogadores ganham por mês o que o Benfica pode pagar num ano.

      Eliminar
    4. bernardo silva, outro grande benfiquista que nunca quis jogar no Benfica. Benfiquistas destes não queremos, obrigado.

      Eliminar
  11. Akturkoglu
    Mind Games, a solução é ir a jogo contra o Fenerbahçe,( mantermos a coluna vertebral) Clube rival da antiga equipa do jogador na Turquia e ganhamos nos mind games e os jogos, para ter o jogador motivado, pode ter uma garantia para um posterior saída ainda neste mercado ou em Janeiro.
    JHG

    ResponderEliminar
  12. Mais uma vem a antipatia relativamente ao Noronha, o que mais solidifica a ideia de que se trata do candidato adequado. Ele ou o Manteigas.
    Quanto aos debates, seria óptimo ver o Vieira ou o delfim serem trucidados. Por alguma razão o primeiro nunca quis debates.
    Já o segundo, gostava de ver onde é que posso encontrar provas do grande conhecimento do futebol que se arroga. É que na sua presidência tem sido desgraça atrás de desgraça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o rui percebe zero de gestão e de escolher jogadores, OS RESULTADOS SÃO INEQUÍVOCOS. era (foi) um enorme jogador, ZERO A DECIDIR A GERIR A ESCOLHER ATLETAS, ESTA É A VERDADE COMO ELA É.
      Continuar com o Rui é termos mais 4 anos de merda, até porque o atual treinador é um zero e o próximo um zero será, porque escolhido por este génio da decisão d enome rui costa

      Eliminar
  13. Mais um árbitro fdp.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai sair já resmas de comunicados tranquilo rapaziada....

      Eliminar
  14. Mais uma vez entramos passivos e com nível de agressividade inferior á do adversário.

    ResponderEliminar
  15. Uma passividade total na disputa das bolas não augura nada de bom.
    O árbitro portista com duplo critério descarado nos lances de falta.

    ResponderEliminar
  16. Fraca qualidade de futebol, fraca atitude competitiva como no ano passado, equipa adversária bastante agressiva e com muita gente no centro, campo em muito mal estado e árbitro hostil, resultado…?

    ResponderEliminar
  17. Depois de 80 M de reforços o que vemos é esta porcaria de futebol que não chega sequer para incomodar um amadora qualquer,
    Que tristeza!!!

    ResponderEliminar
  18. Dedic é rápido mas tecnicamente muito fraco
    Barrenechea é tecnicamente bom mas muito lento
    Ivanovic não está a justificar ser titular
    Rios é bom jogador mas não vale o que se pagou por ele
    Dahl é um lateral muito fraco
    Laje é um treinador medíocre
    E Rui Costa é um presidente incompetente
    É mais não digo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. conclusão...sáo todos maus incluindo....isto é só rir....
      O ano passado o DiMaria era velho, já se escrevia por aqui o que se dizia nas TVs.....
      Deixem de ver e ouvir a Merda da Comunicação Social

      Eliminar
    2. Também já disse tudo o que interessa.

      Eliminar
  19. Mais um que foi jogar à bisca lambida com o amigo do peito e da carteira, o porko bufento e corrupto!
    O diabo que se cuide com tão ilustres hóspedes!
    Ainda acaba corrido e é inaugurado o "Calor dos Infernos!"

    ResponderEliminar
  20. Esta exibição miserável do Benfica faz-me temer que não chegue sequer para ficar á frente do Braga quanto mais chegar ao título.

    ResponderEliminar
  21. Sabes, bons mesmo mesmo foi o anterior e o atual... visionários, competentes rigorosos, escolhas brilhantes de treinadores jogadores, etc, NÃO EXISTE MELHOR, É DEIXAR FICAR LÁ A MEDIOCIRDADE E A INCOMPETÊNCIA.

    ResponderEliminar
  22. Já aqui deixei a minha opinião em posts anteriores, e desde então nada mudou, por isso mantenho o que escrevi.

    Rui Costa: NÃO VOTO NELE apesar de ter votado nele anteriormente. Nada fez em quatro anos para transformar e profissionalizar a SAD e o Clube. A comunicação do clube para defesa dos seus interesses é inexistente. Esteve sempre do lado da Liga e FPF quando os seus lideres prejudicam há décadas o Benfica.

    Noronha Lopes: NÃO VOTO NELE apesar de ter votado nele anteriormente. As pessoas que tem do lado dele não me inspiram confiança. Politicos e palhaços da TV e rádio não acresecentam valor ao Benfica, estão em busca de um trampolim para se fazerem notar tendo em conta que a sua vida profissional depende de visibilidade publica.

    João Diogo Manteigas: NÃO VOTO NELE. Se for a uma segunda volta com um dos candidatos acima, terá o meu voto. Apresenta muitas e ideias de facto, mas como o post descreve e bem, quem são as pessoas?

    Martim Mayer: VOTO NELE. Parece ser o mais competente e sério para transformar o Benfica. Ele próprio tem essa capacidade demonstrada na vida profissional e certamente não terá dificuldade em trazer profissionais para o Benfica com capacidade de transformar a gestão e operação da SAD e Clube (ex. Simóes entre outros já conhecidos). É também aquele que mais tem respeitado todos os outros candidatos independentemente das diferenças e opiniões entre eles. Sem qualquer dúvida é o candidato que representa melhor os valores do Benfica e dos seus fundadores e excelentes presidentes que já tivemos.

    Luis Filipe Vieira: NÃO VOTO NELE apesar de ter votado nele anteriormente. Fez coisas muito boas como a profissionalização do clube que até lá era inexistente, trazendo profissionais de excelência como DSO. Lutou arduamente contra o sistema e recuperou o Benfica financeiramente, ao nivel do futebol e modalidades. Temos que lhe dar crédito nisso. Mas também fez outras menos bem, valendo-se de tudo para eternizar o seu poder no Benfica. O seu tempo passou, e não acredito que traga algo de novo para um Benfica que precisa de pessoas novas de excelência para preparar os próximos 30 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem!
      João Diogo Manteigas: NÃO VOTO NELE. ...quem são as pessoas?
      Martim Mayer: VOTO NELE. ...certamente não terá dificuldade em trazer profissionais para o Benfica.

      Eliminar
    2. Só um reparo. O seu exemplo de "profissionais (...) com capacidade de transformar a gestão e operação da SAD" é o António Simões?!

      Eliminar
    3. Boa pergunta.
      Claro que nao.....essa tera mais a ver com a mistica e a capacidade de agregar pessoas com grande simolismo no Benfica mas que nao tem qualquer interesse na sua promocao pessoal..
      Os profissionais serao outros e da esfera profissionaol dele. Quem sabe ate internacionais

      Eliminar
    4. um reparo ao anonimo das 19:52.

      Neste momento, nao reconheco a Joao diogo a capacidade de gestao para um clube como o Benfica. Por isso saber quem estara a frente da SAD e do clube sera muito importante. Alias, deixo uma abertura de voto numa segunda volta se ele revelar uma equipa competente e profissional.

      Noutro sentido, e para ja, prefiro dar o meu voto a Mayer, pois ele sim tem a experiencia profissional e capacidade de transformar o Benfica bem como captar outros profissionais nas varias vertentes.

      Ate outubro muita coisa pode mudar, mas esta e a minha decisao a data de hoje.

      Eliminar
    5. Anónimo das 19:5219/8/25 16:49

      Obrigado pelo reparo. Agora está mais claro e até subscrevo. Porque não conversarem os dois e juntarem as suas capacidades em nome do SLB?

      Eliminar
  23. Andam a masturbar-se com campanhas eleitorais e o Benfica a deslizar para o abismo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. qual abismo????
      Financeiro, Desportivo, Gestão. Organização???
      Explica e exemplifica com factos e numeros

      Eliminar
  24. Mas ninguem no Benfica paga clubecos para darem uma pancada valente nos ACLs do Rodrigo Mora e do Trincao?
    É preciso ser mais esperto!! Acorda Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noutro dia tava lá na Casa a falar disso.
      Porque não pedir aos clubes pequenos para nos fazerem esse favor. Ja que vão perder 3 pontos ao menos ganham uns trocos nossos. E nós limpamos internamente e podemos jogar a Europa tranquilos.

      Eliminar
    2. Façam um de dois favores a todos os Benfiquistas: ou deixem de seguir completamente o desporto, ou façam-se sócios do Porto.

      Eliminar
    3. Não é má ideia.
      Assim em vez de pagarmos apenas nas ultimas jornadas seria só ser mais consistente nesta tática

      Eliminar
  25. Neste momento estou entre Manteigas e Mayer.

    Nas ideias apresentadas e visão associativa do clube gosto mais do Manteigas. E tem experiência de advogado na área desportiva que o Mayer não tem. Como gestor e empresário Mayer ganha fácil a Manteigas. Entre uma coisa e outra estou indeciso.

    Identifico-me mais com o Manteigas a nível pessoal, mesmo que tenha o seu quê de arrogante quando fala. Mas Mayer parece-me uma personagem totalmente artificial que me deixa de pé atrás. Mas não estou a votar na pessoa com quem mais simpatizo.

    Olhem, juntem as candidaturas e vão para lá os dois se conseguirem entender-se: Manteigas para presidente do clube e Mayer para liderar a SAD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seria má ideia juntarem as candidaturas, não senhor!

      Eliminar
  26. Aktürkoğlu, o turco que veio, viu e vai-se embora.
    Kerem Aktürkoğlu está de saída. E não é por falta de kebab na Luz. O turco, que chegou com promessas de dribles e desequilíbrios, vai regressar à pátria com mais milhões no bolso do Benfica do que golos na memória dos adeptos.
    Veio do Galatasaray com o selo de craque e a bênção de quem vê vídeos no YouTube. Jogou, correu, tropeçou, e agora parte — como quem se despede de um elevador onde nunca chegou ao último andar. Vai para o Fenerbahçe, onde Mourinho o espera com o ar de quem já viu muitos extremos e ainda não se apaixonou por nenhum.
    O negócio? Uma novela turca. Benfica quer 25 milhões, os turcos oferecem 18 e uma caixa de baklava. Rui Costa, que já não toca piano mas ainda sabe negociar, espera que a música acabe com um refrão em euros. E enquanto se discute o preço do turco, Pavlidis marca penáltis na Reboleira e Bruno Lage finge que ainda conta com Kerem para o próximo jogo — como quem diz que ainda ama, mas já está no Tinder.
    O Estrela da Amadora foi o primeiro a ver o Benfica em modo campeonato. E viu pouco. Um penálti, um golo, e muito desperdício tricolor. Chernev e Godoy falharam como quem tem medo de ser herói. Pavlidis, esse, não falhou. Atirou ao meio, como quem sabe que a vida é feita de certezas e não de fintas.
    Kerem não jogou. Nem precisava. Já está com a cabeça em Istambul, onde o chá é forte e os extremos são tratados como sultões. O Benfica, esse, fica com o dinheiro e com mais uma ala por preencher. Porque no futebol moderno, os jogadores passam como turistas: tiram fotos, fazem stories, e vão embora antes de aprender a língua.
    E assim se escreve mais um capítulo da enciclopédia encarnada. Com um turco que veio, viu, e vai-se embora. Sem deixar saudades, mas com saldo positivo.

    ResponderEliminar
  27. Pagode na Caparica, Apagão na Reboleira. Na noite em que o Sol da Caparica brilhou mais do que a Reboleira, Richard Ríos, colombiano de samba contido e passe hesitante, decidiu trocar a concentração pela descontração. Véspera de jogo, e o rapaz, que custou ao Benfica 27 milhões de euros — valor que em tempos comprava meio plantel e ainda sobrava para umas bifanas — apareceu num camarote lateral ao palco, de braços cruzados, enquanto a namorada dançava como quem não tem jogo no dia seguinte. O concerto acabou antes das dez, dizem. Mas o que não acabou foi a conversa. O Benfica, esse, fez saber que estava tudo autorizado. Que o jogador avisou, que não houve quebra de regras. Mas há coisas que não se quebram porque nunca foram escritas. Como o bom senso, por exemplo. E o respeito pela mística da véspera de jogo, onde se devia ouvir o silêncio dos lençóis e não o batuque da banda “Menos é Mais”. No dia seguinte, Ríos entrou em campo como quem ainda tinha os ouvidos a zumbir. Contra o Estrela da Amadora, foi um samba sem ritmo. Passes errados, perdas de bola, um livre que bateu na barreira como quem pede desculpa por incomodar. A nota foi quatro, mas podia ter sido um dó menor. Escapou à expulsão por milagre ou por misericórdia do árbitro, que talvez também goste de pagode. Os adeptos, esses, não perdoaram. Chamaram-lhe inconsequente, disseram que não tem lugar no onze, que Bruno Lage está a fazer dele um peão num tabuleiro onde só há bispos e cavalos. José Manuel Capristano, sempre pronto a defender o indefensável, veio dizer que não foi só Ríos que esteve mal. Que foram todos. E que só ele foi ao festival. Como quem diz: se é para criticar, critiquem com justiça. Mas justiça, no futebol, é como o VAR: aparece quando já não interessa. Ríos tem talento, disso não há dúvida. Mas talento sem cabeça é como samba sem cuíca: não empolga. Em Portugal, não se joga com o coração no pé. Joga-se com o cérebro na chuteira. E se o colombiano quiser triunfar na Luz, terá de aprender que o palco onde se dança é o relvado. E que o público que importa não está nos camarotes, mas nas bancadas que exigem suor, entrega e, de vez em quando, um golo. Porque no Benfica, como dizia o outro, não basta jogar. É preciso honrar. E isso não se aprende num festival. Aprende-se com a bola, com o tempo, e com a humildade de quem sabe que o samba, por vezes, tem de esperar pelo apito final.

    ResponderEliminar
  28. SOBRE DIOGO LUÍS
    Comentador, diz o que pensa, é corajoso, pode por vezes estar errado, mas não abdica de ser critico quando considera que o deve ser, acha estranho e excessivo o os gastos com jogadores, a falta de critério e a excessiva circulação de compras e vendas.
    LAVANDARIA :
    Clubismos aparte Diogo Luís tem razão, é Benfiquista, foi jogador do Glorioso, por circunstâncias da vida não foi estrela, optou por outras áreas, estudou, está bem preparado, tem sentido crítico, do qual não abdica para agradar á clientela dos YES MEN. Esta circulação excessiva de jogadores, circulação de dinheiros, comissões,, etc é um pouco estranho, não se constrói um bom grupo com toda essa instabilidade, vejam o exemplo da seleção de Espanha, o Paris Saint German, aqui ao lado o Sporting, enfim o tempo não falha e as consequências, dos atos surgirão, o Benfica é enorme, pela sua enorme massa associativa, mas tem limites.
    JHG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não discuto o benfiquista do Diogo Luis mas já não posso dizer o mesmo do seu discernimento e conhecimento. O facto de dê continuamente disparar contra todas as decisões dos atuais dirigentes do Benfica sob a forma de um chorrilho de banalidades e muitas vezes de totais disparates não o torna mais credível, nem mais benfiquista. É apenas um ressentido e enxofrado benfiquista verde de inveja do Rui Pedro Brás. Se tomarmos à letra todas as opiniões emitidas por ele de forma repetida e muito enfática verificamos que são muitas vezes contraditórias e sem sentido nenhum.
      Mais um medíocre com muito tempo de antena.

      Eliminar
  29. Acho escandaloso que ninguém fale do penalty do sporting Arouca e do penalty ignorado sobre o Otamendi.
    O defesa do Arouca não elevou o pé ao nível da cabeça do Inácio. Foi o Inácio que baixou a cabeça até uma altura onde é normal qq jogador usar os pés e não contente com isso o árbitro expulsou o jogador do Arouca fazendo dupla punição como se o jogador não tivesse disputado a bola. É inaceitável. Como é inaceitável que a comissão de arbitragem lagarta escolha árbitro lagarto para arbitrar o sporting. Impunidade total. Descaramento total. Um atentado permanente á verdade desportiva perante o silêncio cúmplice da generalidade dos clubes e comentadores.

    ResponderEliminar
  30. Tenho estado à espera para ver, porque não me quero precipitar. Estamos a dois dias de uma eliminatória fundamental, não apenas para o Benfica, mas também para Rui Costa e Lage, um jogo que vai definir a entrada na Liga dos Campeões e a disponibilidade financeira do clube para atacar melhor o mercado. Não sei o que vai acontecer, espero que sejamos capazes, temos de confiar. Também não tenho a certeza do potencial desta equipa e do teto que tem, vai depender de quem entrar até ao fim do mercado, mas algo tenho a certeza: mais um ano e até ao dia de hoje a gestão desportiva foi miserável! Quem pode aceitar que a dois dias desse jogo tenhamos o plantel com menos soluções do que tínhamos quando terminou a época? Que tenhamos um dos jogadores principais a ser negociado com que nos vai defrontar? Que não haja uma alternativa disponível experiente para o lugar de central? Que se vá jogar uma eliminatória desta importância com Schelderup, o Tiago Gouveia e Prestianni como extremos? Sem um criativo ou acelerador? Todos queremos que corra bem, e pode correr bem, mas só os tontinhos acharão que têm razões para estar confiantes.

    ResponderEliminar
  31. a serio a serio era o BENFICA SE REFORÇAR PORQUE O SPORTING TA MUITO FORTE RUMO AO TRI MAS NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OUTRA VEZ ELEIÇOES PA TUDO FICAR RICO A CUSTA DO BENFICA AGORA QUEREM VENDER O CRAQUE DO ARKTURKOGLU O BENFICA TA ENTREGUE A BICHARADA MAIS UMA VEZ

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking