O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


terça-feira, 8 de julho de 2025

Eleições 2025: uma oportunidade para um novo percurso glorioso

. 10 comentários

Ao invés do que é costume nesta altura do ano, o tema principal entre os benfiquistas não é a pré-temporada ou as contratações e vendas. O tema principal é sem dúvida o ato eleitoral de Outubro.

Entre candidatos assumidos e que se falam, temos neste momento 6 nomes:

- João Diogo Manteigas

- João Noronha Lopes

- Cristóvão Carvalho

- Martim Mayer

- Rui Costa

- Luís Filipe Vieira

Claro que todos estes nomes merecem diferentes apreciações.

Começo, como será óbvio por Luís Filipe Vieira.

Como todos os que acompanham o NGB há anos bem sabem, nunca simpatizei com a figura “Vieira” no SL Benfica e critiquei a sua gestão do clube, sempre. Por isso, tem sido muito divertido assistir no X (ex-TWITTER) aos voluntários de Noronha Lopes chamarem-me de vieirista. Logo eu! Só mesmo para rir!

(Vieira nem está a mostrar inteligência pois o passado não regressa e nunca voltará a ter o apoio que já teve. Se tivesse ficado por apoiar um candidato mas fora de qualquer candidatura, seria o seu direito como sócio e ninguém poderia criticar.)

Foi com espanto e preocupação que assisti à sua nomeação para liderar o futebol do SL Benfica em 2001, nomeação essa feita por Manuel Vilarinho, João Noronha Lopes e restante Direcção.

O resto é história. Eleger Luís Filipe Vieira seria regressar a um passado de gestão nebulosa, a ter no SL Benfica novamente um parceiro do FC Porto, um parceiro do Sistema, e capturado por interesses. Aliás, nem me surpreendia que viesse com o segundo Artur Jorge, de seu nome Sérgio Conceição.   

Se você quer salvar o FC Porto e o Sistema, e não o SL Benfica, vote em Vieira.

Depois teremos Rui Costa.

Teve a coragem de avançar quando todos se encolheram em 2021, em especial Noronha Lopes. Esse mérito ninguém lhe retira. Só que as suas capacidades de gestão são curtas para uma empresa da dimensão do SL Benfica. Falta-lhe visão empresarial e liderança firme. Claro que aprendeu muito estes anos, mas não chega. Seria sensato sair pelo seu pé e perceber que não tem perfil para ser presidente do SL Benfica.

João Diogo Manteigas só foi uma surpresa para quem nunca o tinha escutado. Tem feito o seu caminho, tem passado conteúdos importantes, e tem procurado ser acessível a todos. O que lhe falta em máquina de campanha, ele compensa com gestão criteriosa de meios e tem o mérito de ter já um esboço de programa bastante interessante. De todos, até agora, sem dúvida o que mais se destacou. De longe. Um candidato sério à segunda volta em Outubro.

João Noronha Lopes regressou, depois de ter virado as costas mais uma vez ao SL Benfica em 2021, depois de em 2001 também ter desprezado o SL Benfica, depois de ter participado na escolha de Luís Filipe Vieira para o SL Benfica. Continua a apostar numa campanha tipo partido político, sem ideias próprias e sempre à pesca das dos outros, e pendurado em “personalidades” e recomendações. Vazio de conteúdo, como tinha sido em 2020. Não será opção para os benfiquistas pois todos já viram que Noronha Lopes à primeira oportunidade abandona o barco.

De Cristóvão Carvalho e Martim Mayer ainda se sabe pouco. Estão no início do percurso de se darem a conhecer aos benfiquistas e certamente que terão a oportunidade de mostrar as suas ideias. Mas sem dúvida que são bem-vindos e que vão enriquecer o debate.

Os benfiquistas terão pela primeira vez em muitos anos opções diferentes de escolha. Talvez a estes 6 se juntem mais um ou dois nomes.

O que será garantido é que teremos debates nas TVs ricos em conteúdo e discussão de ideias e opções. Desta vez, até Vieira vai querer ir a debate, pois se ficar de fora mostrará que tem medo de defender o próprio legado e será uma oportunidade de ouro para os outros candidatos passarem um debate de 3 horas a expor Vieira sem contraditório.

Que o SL Benfica saia vitorioso em Outubro e inicie um novo percurso glorioso.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Anónimo8/7/25 14:01

    Oferecer 35M por Tiago Alcântara é uma insanidade!
    Quo vadis Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/7/25 17:36

      Independentemente do preço ele não tem categoria para jogar no Benfica. Um médio ofensivo que tem 2 golos e 3 assistências??????
      Há alguém que perceba de futebol na estrutura do Benfica?

      Eliminar
  2. Para qualquer benfiquista com critérios de exigência bastante sobre os putativos pretendentes a cargos directivos no clube, para mais electivos, surpreende e intriga que Vi€ira ainda seja sócio do SLB...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/7/25 15:52

    Como sócio é uma tristeza que a maior instituição deste país não tenha nenhum candidato à grande do CLUBE. Votar em quem?
    - No presidente presidiário/trafulha/ladrão - JAMAIS
    - No presidente-manso/incompetente - JAMAIS
    - No noronha - JAMAIS (tenha vergonha na puta da cara disse ele, os viscondes são a maior clube do país)
    - Os outros não tem pulso para lidar com a alta máfia poderosíssima instalada no futebol tuga.
    O meu voto é BRANCO!!!!

    ResponderEliminar
  4. Já todos percebemos que o teu ódio de estimação é o Noronha lopes. Certamente, sabes sobre ele algo que não é público. Como argumento, utilizas o facto de ter "drsprezado

    ResponderEliminar
  5. Concordo quase na totalidade com a tua explanação. E digo quase tudo porque não consegues dominar esse teu ódio de estimação ao Noronha Lopes.
    Já uma vez aqui escrevi que por certo sabes segredos que poucos sabem... E à falta de melhor, usas sempre como argumento o facto de ter desprezado o Benfica em 2021. É pouco, muito pouco! Para quem não sabe nada sobre ele, como é o meu caso, sabe-se lá se a vida pessoal e profissional do dito não lhe dava a possibilidade de assumir uma tão grande responsabilidade. A voracidade dos dias e da nossa vida mudam tão rapidamente que o que hoje é viável, pode não o ser amanhã.
    Estou à vontade já que não voto. Mas como benfiquista de alma e coração, preocupo-me com a realidade incerta e difícil que o meu clube atravessa, principalmente por gestões danosas devido a decisões incompreensíveis dos sócios!

    ResponderEliminar
  6. Eu gostava que me dissesses é que nas circunstancia de 2021 quem é que concorrendo contra o Rui Costa, idolatrado por meio mundo ou mais de benfiquistas, sem que consiga até hoje perceber porquê, quando houve no Benfica jogadores muito melhores, superiores e que deram muitos mais anos da sua vida desportiva ao Benfica, quem lhe ganharia as eleições?

    Se os socios fossem de outra forma talvez fosse possivel, mas falamos de socios que nos ultimos 30 anos elegeram Damasio, Vale, Vilarinho, Vieira e Rui Costa, são só os priores presidentes da historia do Benfica, era dificil eleger pior mas os socios conseguiram, e os outros que perderam tambem não eram bons.
    É inimaginavel eleger um presidente que já se sabia estar cheio de processos na justiça, e que se espalhou ao comprido na CPI, confirmando que foi um presidente imposto pelo Ricardo Salgado por causa dos negocios que tinha com o BES, nem mesmo ele dizendo isto as pessoas deixaram de votar num mentiroso compulsivo, mas como etica é coisa que não abunda neste país, temos o exemplo do pinoquio actual de São Bento, que mesmo escondendo dados à justiça este povo foi capaz de o eleger novamente, portanto no Benfica tambem não é admiração nenhuma votarem Vieira 20 anos.

    Depois tens um odio de estimação por causa do que se passou com o teu candidato o Rui Gomes da SIlva, que simplesmente teve 1% e tal e o Noronha teve quase 35%, e que se concorresse em 2021 sabia que não ia ganhar.

    O Rui Costa é que se tivesse um pingo de vergonha jamais se tinha candidatado, porque ele não passou ao lado daquilo que se passou nos ultimos 25 anos no Benfica, ele faz parte.

    Quanto ao Vieira vamos ver se vai a votos, mas que vá que lhe vai acontecer o mesmo que ao Pinto da Costa, do qual o Vieira nem para aprendiz servia e esse foi o mal no Benfica.

    Concordo que até ver dos que se apresentaram o Diogo Manteigas é o melhor ainda que não concorde em tudo com o que diz, principalmente no que diz respeito a futebol feminino, modalidades ditas amadoras, que só servem para derreter dinheiro. Se nada mudar será nele que entregarei os meus 50 votos.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/7/25 17:28

    O Benfica já contratou o dedic?
    Ninguém sabe nada.
    Numa altura em que já devia ter os reforços para iniciar bem a época e as pré eliminatórias da champions o Benfica ainda não contratou ninguém!
    Tiveram um ano inteiro para preparar este mercado e o que se vê é…bola
    A incompetência não tem limites.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/7/25 17:46

    O CADASTRADO
    Sem vergonha, sem carácter, sem valores, sem respeito pelo Benfica nem Benfiquista é, nunca foi nem vai ser, é umo xico esperto , que usou e abusou por estar uns anos á frente do Benfica, donde saíu como ARGUÍDO, ato inédito vergonhoso, que nos enxovalhou a todos NÓS. Hoje esse casos não estão resolvidos, contínua arguido, mesmo como é moda se considerar sempre como presumível inocente, basta ter visto, a apresentação na Assembleia da República da personagem, para confirmarmos o lamaçal em se movia, as incongruências, as trapalhadas os valores astronómicos de dívidas, e as mentiras justificativas que não convenceram ninguém. Podem existir HOJE inclusivé na Comunicação Social interessados que ele volte ao GLORIOSO, talvez seja a última forma de o manterem com a mão no POTE, e receberem algum dos milhões em DÍVIDA. Para o BENFIQUISTAS E GLORIOSO, ninguém quer passar de novo por uma HUMILHAÇÃO, pela vergonha de passar pela detenção via TV do hipotético presidente, fato que já foi real, esperamos que não se repita merecemos mais e melhor, mas esta figurinha sem o Benfica no seu cadastro é ZERO, agora já não pode aldrabar eleições como fez quando lá estava, apertar o pescoço a sócios, ameaçar e chantagear que se ia embora, etc. tudo mentiras recorrentes de um grande VIGARISTA.
    JHG

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking