Tenho assistido como perplexidade à inconsistência de argumentos das redes sociais sobre as eleições.
O facto que mais estranho, vindo de quem tanto critica Luis Filipe Vieira é ver centenas de pessoas a voluntariar-se para apoiar, divulgar a fazer jogos sujos até em prol de candidaturas a Presidente do SLBenfica, mas que defendem que há muito tempo para conhecer os programas e as equipas.
Como assim? Vamos lá tentar acompanhar esse raciocínio:
1. Vamos assumir que se trata de centenas de pessoas que querem uma mudança no SLBenfica! Legítimo.
2. Vamos também assumir que são os mesmos que acham que se deve ser mais exigente no SLBenfica! Legítimo.
Entendo que ao ter estes dois elementos de base são pessoas que não se identificam com os últimos 20 anos da forma como o clube:
- geria a informação em prol do Presidente
- pedia aos sócios que confiasse sem demonstrar nada
- metia no Benfica quem entendia sem ter em conta o escrutínio publico dos sócios
etc etc etc.
... Então como é que estes dois factores se conjugam para se apoiar candidaturas - sejam elas de quem forem - que não apresentem de base:
A - Um programa claro, objectivo e com compromissos claros de execução no tempo
B - Uma equipa que o irá executar (ou no mínimo as funções-chave)
E nem quero ir mais longe sobre distanciar-se directamente de qualquer associado ou benfiquista que opte por fazer nas redes sociais e na relação com outros benfiquistas o que apoiantes de Vieira fizeram no passado.
Então é cedo para apresentar equipas e programas, mas não é cedo para tomar partidos sem conhecer esses programas e essas equipas?
Não estarão os benfiquistas a cometer o mesmo erro do passado, quando idolatraram Vieira, o Salvador?
Não estarão os benfiquistas a dar votos de confiança a pessoas pela sua suposta honestidade e idoneidade, quando a seguir não é por isso que os irão avaliar, mas sim pelos resultados obtidos?
Não estarão os benfiquistas à fazer o mesmo ao passado que no passado fizeram a quem se opunha ou levantava duvidas sobre a conduta do anterior Presidente?
Não estarão os benfiquistas a "assinar ser ler" como acusam o actual Presidente de ter feito durante mais de uma década?
Podem continuar a insultar-me no X e dizer que levantar estas questões é defender o Vieirismo - digam isso muitas vezes ao espelho antes para acreditarem.
Mas quando gritamos a plenos pulmões "O Benfica é nosso", talvez dessemos pensar em não nos desresponsabilizarmos no processo de tomada de decisão. Em Outubro não vamos apenas escolher uma pessoa séria e honesta... vamos escolher muito mais que isso e precisamos de estar muito mais informados antes de tomar essa decisão.
Sim, há tempo para que se apresentem programas e pessoas... e nesse caso tem que haver tempo também para os benfiquistas tomarem partido. Quem toma partido sem conhecer essas coisas estará a fazer aquilo que tanto critica (e bem), a assinar sem ler.
Zero: Mercado - Estrela para a Luz?
Há 5 minutos
Já escrevi em posts anteriores mas deixo aqui a minha opinião novamente
ResponderEliminarOs pontos A e B ye mencionas (programa e equipa) são fatores decisivos na minha escolha em quem vota
Mas neste momento, apesar de tão cedo tbm já sei que não votarei em Rui Costa, Vieira ou Noronha, pois tanto os programas como equipa não serão muito diferentes do passado
Vieira já passou seu tempo
Rui costa não foi capaz de transformar o Benfica
Noronha apresenta um réplica da candidatura anterior onde inclui pessoas em quem não confio e claramente não são capazes para transformar o Benfica para o futuro.
Quanto aos outros 3 acpanharwi para uma decisão até outubro
Importante tbm referir que em eleições passadas já votei em Vieira, Rui costa e Noronha,.
Não me arrependi, mas fiquei um pouco desiludido com a inércia da administração de Rui costa.
por isso estou muito tranquilo quanto a votar noutra alternativa
IDOLATRAR
ResponderEliminarÈ mau para os seguidores , assim como quem lidera, é criar um fosso entre o ilusório e o real, foi assim no GLORIOSO, foi dar carta branca, que acabou no pior, para quem liderava , para o GLORIOSO e para os BENFIQUISTAS, um vexame, uma manipulação sem limites, uma vergonha para todos NÓS.
Nas próximas eleições, é legitimo cada um votar, estarmos conscientes, separarmos o trigo do JOIO, não acreditarmos em tudo o que vem na Comunicação Social, sabermos o que não queremos, ouvirmos os candidatos, e votarmos em liberdade.
JHG
O maior cego é aquele que não quer VER de maneira nenhuma...
ResponderEliminarDepois de ter aumentado o capital através de Álvaro sobrinho com dinheiro suspeito de BESA e de ter ficado a dever mais de 100 milhões aos bancos com a cumplicidade de administradores dos bancos de cor verde o Sporting prepara-se para fazer uma operação obrigacionista de mais 100 milhões junto não dos particulares mas sim de instituições.
ResponderEliminarSerá que se está a preparar mais uma golpada aos bancos e instituições com outra vez a cumplicidade criminosa dos administradores dos mesmos perante o assobia para o lado da procuradoria e judiciária e o sorriso verde dos tribunais e imprensa????
Deixa la que o teu dono Vieira foram 700 milhões mais mil milhões do ilustre Benfiquista e ex candidato Joe Berardo não foi pior e pagamos todos..
EliminarE o que é que isso tem a ver com a instituição Benfica? Torna-a má pagadora/caloteira, como a coisa esverdeada?
EliminarO anónimo das 17h44 não sabe do que fala.
EliminarÉ impressionante a quantidade de voyeurs lagartos que frequentam este site! Será que também está na cartilha esverdeada?
A por que investigue se não estiver também completamente infiltrada.
Os 100 milhões dos sapos foi uma risada comparado com os dois ilustres o Benfica não tem nada a ver o Vieira nem foi presidente e o Berardo é adepto do Camacha voces não desistam...
EliminarInfelizmente e apesar de TUDO, continuam a existir RESMAS de benfiquistas com instinto de REBANHO e não com espírito de CLUBE.
ResponderEliminarHá quem continue, após tiro-no-pé atrás de tiro-no-pé, a VOTAR DE CRUZ e SISTEMATICAMENTE de forma acrítica e desinformada, parecendo até dessinteressada, o que é catastrófico para o clube.
Pouco ou nada se aprendeu com a experiência VALE AZEVEDO.
Uma miséria.
Há muita gentinha com cartão de sócio que odeia não ganhar e a reacção, em vez de cabeça fria e escolher o melhor para o Clube, escolhe o que mais lhe promete.
EliminarExemplo? Os que escolheram o trampa na América.
Meteram o país num buraco que vai levar anos a sair de lá.
Também temos aí um aprendiz que vai subindo à conta do mesmo tipo de clientela.
Falta-lhe é um Musk que lhe pague as campanhas.
No Benfica, já estamos no ponto em que em vez de uma Águia, temos 2 ou 3 abutres a pairar.
Todos a pensar como irão encher a marmita à conta do Clube.
O pulha está a precisar de pedir emprestado aos bancos em nome do Benfica para amaciar as dividas que tem na banca como fez antes.
Vai o Benfica perder o Ricardo Rios para Porto?
ResponderEliminarNão se pode apoiar candidatos porque não se conhece as listas, nem o programa.
ResponderEliminarNo entanto tu já podes criticar o Noronha, mesmo sem sabendo nada do mesmo.
Onde está a coerência?
Pouco me interessam todas essas "tricas".
ResponderEliminarO que me interessa é isto, escrito por João Gabriel:
“Rui Caeiro, antigo membro do Conselho Leonino do Sporting e ex-braço direito de Bruno de Carvalho, passou a deter o pelouro da arbitragem. José Carlos Oliveira, ex-assessor jurídico do Sporting, tem agora, na FPF, a seu cargo o licenciamento, ou seja, tem acesso a todos os contratos dos clubes”.
O ex-dirigente considera que estas nomeações são inaceitáveis do ponto de vista institucional, principalmente para um clube como o Benfica:
“Arbitragem e licenciamento nas mãos de duas pessoas que fizeram parte do Sporting numa das direções que mais atacou e prejudicou o Benfica. Foi nisto que o Benfica votou!”
Acrescento: é uma miserável provocação ao Benfica e ninguém reage.
Nem mais. Estamos preocupados e distraídos com as eleições, com as contratações, e eles a conspirarem nas catacumbas da FPF, e a merda da comunicação social entretida com a novela sueca. Exige-se o quanto antes uma reação do Benfica e um pedido de esclarecimento ao presidente P.Proença. Temos que estar vigilantes e proativos, denunciando e expondo toda essa corja. Do que vale investirmos em J. Félix, Ríos, etc... Se quem decide jogos em Portugal são os árbitros! Depois não venham cá com comunicados quando a época estiver mais uma vez perdida.
EliminarA época já está a começar a estar perdida sem sequer anda ter começado. E isso deve-se à estupidez e/ou teimosia dos sócios que não tiveram a coragem de mexer devidamente nos estatutos. Mexeram a panela, mas não provaram a comida para saber se estava boa.
EliminarManter as eleições para Outubro foi um erro imperdoável. As criticas que ouço já ao Lage, enquanto se enaltece um trauliteiro, um mau carácter, conflituoso e insultuoso não pode trazer bons frutos.
Imaginemos que no nosso emprego, começamos a ouvir que vamos ser substituídos dentro de dias, semanas ou meses se... Trabalhamos com o mesmo ânimo, com a mesma garra e direi mesmo com o mesmo profissionalismo? NÃO! Com certeza que não. Até porque isso é humanamente impossível. Psicológicamente, uma situação destas arrasa qualquer um por muita força e personalidade que tenha!
A próxima, vai ser uma época penosa, triste e desastrosa! Oxalá me engane!
O estúpido do Carlos Janela desibernou e volta a debitar baboseiras de velho demente.
Que desgosto tenho de haver gente desta no meu Benfica! É que este gajo, é mesmo um tendencioso, fanático e doentio defensor do dono do palheiro. Ouvir alguém dizer que este analfabeto foi um dos melhores presidentes do Benfica e que o trauliteiro é um treinador de elite, dá-me náuseas e põe-me doente!
Sei que virão aqui que também eu sou 1000% anti dono do palheiro... É verdade, nem tem qualificação numeral o quanto abomino a sinistra criatura. Mas eu não tenho tempo de antena em rádio ou televisão. Porque se tivesse, usaria com toda a certeza argumentação mais moderada!
Na MOUCHE...
EliminarMas então o Lourenço Coelho já não vai para a FPF?!...
EliminarSLB a ser papado à luz do dia...
Tínhamos que meter os nossos era garantido títulos...
EliminarTem toda a razão MCRC. O aparecimento desse pedante do Carlos Janela mostra bem o que era o Benfica entregue ao trafulha do LFV. O próprio João Malheiro lhe atirou à cara que ele se estava a fazer ao pote do Benfica, ao que o lambe-botas do Janela respondeu que todos tinham uma agenda, agenda, entenda-se a fazer-se a um tacho. Imaginem o trafulha do LFV voltar a comandar o Benfica e os avençados que vão entrar novamente a mamar no Benfica. O que faz hoje esse Carlos Janela? Anda a lamber tomates a a gente como o LFV? Foi uma prestação miserável. O Benfica está como está, porque muita gente andou a mamar no Benfica, os que meteu lá o trafulha do LFV, os que ainda lá ficaram e são muitos e que o Rui banana Costa não mandou fora, mais os que o mesmo Rui Costa lá meteu agora. O Benfica é um verbo de mamar para muita gente que nada faz pelo Benfica.
EliminarContinuamos a ser comidos de cebolada nos meandros do futebol. O Benfica apoiou com unhas e dentes o desdentado (Colombo) do Pedro Proença para presidente da FPF e é só ver quem ele levou com ele para lá. O Benfica já o tinha apoiado quando estava na Liga, na Liga onde se anda a cozinhar a centralização dos direitos televisivos para mais uma vez comerem o Benfica de cebolada. Rui Costa quis armar-se em forte quando disse há dias que estava suspensa a participação do Benfica na discussão deste dossier, mas isto é só para enganar benfiquistas incautos, ele vai aceitar isso para mais uma vez a sportv e o seu jaquim dos charutos mamarem também à conta do Benfica, LFV vai pelo mesmo, o proto-candidato testa de ferro Mauro Xavier também alinha, enfim, no Benfica aceita-se tudo e depois quando elas acontecem é que vêm berrar para mostrar que são grandes benfiquistas e grandes defensores do Clube.
Já disse e repito, um decreto-lei promovido por um governo, neste caso foi ainda o do Costa, pode ser revogado, assim o Benfica o queira e trabalhe para isso.
A centralização dos direitos televisivos só diz respeito aos clubes e não aos governos, só interessa se se provar que todos os clubes beneficiam, se o futebol melhorar, agora se for para outros também mamarem à conta do Benfica, não, não interessa e o Benfica deve dar um murro na mesa e dizer NÃO.
Barão do Toupeiral, há anos que o Benfica anda a ser comido de cebolada, é uma coisa inacreditável. Não temos dirigentes que defendam o Benfica.
jocar disseste tudo.... candidatos dignos tem que ter esse discurso
EliminarCMTV, arqui inimiga do Benfica é que esteve no passado recente completamente empenhada na destituição do Vieira, está agora completamente empenhada na promoção de Filipe Vieira para desestabilizar o Benfica.
ResponderEliminarEstão todos com medo que realmente o Benfica crie uma grande equipa!
FOI A cmtv QUE CONTRATOU DRAXLER?art cabral?bernat?renato? epá cresce mentalmente
Eliminartudo muito certo mas um conselho larga a bolha das redes sociais e procura a vida real a maioria dos que votam não ligam peva ao que se diz nas redes sociais.
ResponderEliminarTodos os candidatos têm apresentado ideias sustentáveis em todos os campos. No fundo é votar num estilo de liderança, os 2 que mais me agradam, em termos de postura é o Meyer (que tem um curriculo de empresário à prova de tudo) e o Manteigas. Fixe era a fusão das 2 listas o que acho impossível. O Manteigas geria a comunicação e a área jurídica.
ResponderEliminarPor este andar, o Benfica vai acabar por perder o Richard Rios para o atlético de Madrid…. Como aconteceu com o Almada.
ResponderEliminarO Rios tem em excesso tudo o que falta ao meio campo do Benfica: intensidade e virilidade do jogador sul americano, forte na reacção á perda, remate fora de área, chegada à área. Tudo coisas que o treinador do atlético adora.
Se o Benfica está realmente interessado no jogador deve ir lá e fechar rapidamente o negocio. Não tem sentido andar a mercadejar ou a regatear 2 ou 3 milhões.
Com o regresso de Vi€ira & Janela abriu-se ontem à noite a CLOACA do debate sobre o Benfica:
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=6M3cfQGdDgA
O SALVADOR !!! LFV ???
ResponderEliminarPAGAR DÍVIDAS...
É alguém que precisa do BENFICA, não só ele ,como aqueles a quem deve milhões , só entrando, colocando a mão na massa, há alguma esperança de alguns recuperarem aquilo que lhes DEVE.: bancos, imobiliárias, agentes, alguma comunicação social e claro os adversários do BENFICA desportivamente, pois tendo lá um CORRUPTO vulnerável é uma vantagem . Ainda existe sempre a hipótese, como é arguido em vários processos em aberto, de de novo ser detido em pleno exercícios de funções. Não se cria nada de novo na continuidade, encerrar esse passado nebuloso e dar espaço a que se crie algo de novo. O Salvador do GLORIOSO somos todos NÓS Benfiquistas, PLURIBUS UNUM, sem essa massa anónima nada existia, por sermos tanto e fiéis, é que sobrevivemos, o BENFICA se mantém de pé, resistindo, superando, e sendo resiliente a algumas figurinhas dirigentes, que usaram e abusaram da boa fé de todos NÓS.
JHG
Depois de Ler o correio da manhã, Ñ assinei... mas q a coisa vai ficar esquisita... VAI.
ResponderEliminarO sistema está com medo de deixar de controlar o Benfica, vai daí... os sócios vão ter q ter + q 2 dedos de testa e ñ continuarem a papar gelados com a testa, isto para verem se é desta q acertam e deixam de ter um Benfica completamente à DERIVA...
Bernardo Silva volta ao Benfica com vieira ?
ResponderEliminarLi aqui um comentário que dizia: "Todos os candidatos têm apresentado ideias sustentáveis em todos os campos. No fundo é votar num estilo de liderança..."
ResponderEliminarAchei isso interessante e até concordo em grande parte, e ocorreu-me usar o ChatGpt para aprofundar isso e coloquei algumas questões. Vou colocar aqui as questões feitas e fazer copy past de parte das suas respostas. Tendo em conta a sua extensão não vai dar para copiar tudo, mas se alguém quiser pode colocar aqui um e-mail e eu enviarei tudo. Ou então fazem as mesmas perguntas e comparam. Vale o que vale, mas achei interessante o exercício e as respostas dadas.
Pergunta 1 - O Benfica está em período eleitoral, peço que faças uma pesquisa sobre 3 candidatos e estabeleças critérios validos para avaliar os seus méritos para serem presidente e depois apliques esses critérios e apresentes a tua avaliação. Noronha Lopes, João Manteigas e Martim Meyer.
Pergunta 2 - Tendo em conta a situação em que o Benfica se encontra e se fosses sócio do Benfica em quem votarias?
Respostas - Critérios de avaliação
Experiência e competência em gestão
Habilidades administrativas e financeiras comprovadas.
Histórico de liderança em grandes organizações.
Projeto desportivo e organização técnica
Estratégia realista para futebol e modalidades (estrutura, scounting, retenção/formação).
Consistência e visão a longo prazo.
Transparência e governança
Planos para auditorias, abertura no voto, anticorrupção, comunicação e rendição de contas.
Valor democrático e associativo
Envolvimento direto dos sócios, descentralização, voz ativa às Casas do Benfica.
Mística, identidade e alinhamento com a história do clube
Respeito pela cultura benfiquista, reconhecimento do legado e capacidade de unir adeptos.
Conclusão
Noronha Lopes destaca-se como gestor estratégico com visão global, estatutos equilibrados e voto forte dos adeptos. Indicado para conduzir o clube a uma gestão profissionalizada e alinhada com boas práticas empresariais.
João Manteigas apresenta um plano sólido de transparência e democratização, com forte discurso financeiro. Ideal para quem queira mudança imediata na governação e controlo de custos.
Martim Mayer acrescenta um projeto mesclado entre legado e modernização técnica, ideal para quem valoriza o equilíbrio entre mística e eficiência.
Em resumo, se valorizas uma liderança corporativa e normativa, Noronha Lopes está um passo à frente. Se preferes foco em auditoria, democratização e renovação transparente, João Manteigas é a escolha. Já Martim Mayer pode apelar àqueles que desejam uma zénite entre história, identidade e modernização técnica.
Se eu fosse sócio do Benfica hoje, com base na situação atual do clube — marcada por: perda de identidade e mística, inconsistência desportiva, desconexão com os sócios, estrutura pesada e pouco transparente, e um sentimento generalizado de desilusão com a gestão Vieira/Rui Costa, eu votaria em João Noronha Lopes. Eis porquê:
Martim Mayer tem boas ideias e herança emocional forte, mas ainda está “verde” e invisível no debate público.
Manteigas é honesto e incisivo, mas pode cair no risco de ser demasiado reativo e criar instabilidade se não tiver uma equipa profissional por trás.
Noronha Lopes combina competência técnica, visão de longo prazo e equilíbrio emocional — algo raro no futebol. Ao contrário de Manteigas, que arrasta consigo alguma polémica e tem um perfil mais emocional, Noronha é racional, pragmático, focado naquilo que o Benfica precisa: resultados, transparência, e reconexão com os sócios.
Votaria em Noronha Lopes com exigência. Apostaria nele não por idolatria, mas por estratégia: ele parece ser o único capaz de recentrar o Benfica com uma liderança que respeite a mística sem cair no populismo, e que profissionalize o clube sem virar costas à sua alma.
P.s. escolhi esses 3 porque ficaria um texto demasiado grande com todos e são os que mais me agradam a mim e que me deixam dúvidas a quem apoiar.
Bom exercicio, fico é com receio que essas respostas tenham sido dadas por um A.Pinto mascarado de chatgpt e isto só para testar a santa paciência(ALIANÇA)
EliminarMais importante do que quem escreveu o texto é se os argumentos apresentados são racionais, fazem sentido e correspondem à realidade. Mas como está no texto, esses receios são fáceis de resolver. Copias as perguntas e colas no Chat Gtp e comparas as respostas com o texto aqui colocado. Depois vens aqui escrever o que achares por bem. Também é um bom exercício, verificar se as respostas são semelhantes ou se é conforme o freguês.
EliminarBoa iniciativa.
EliminarO ChatGPT não é um oráculo. É um mecanismo inteligente de apoio à decisão. Pode ajudar. Não decide por nós. :)
Um prompt ligeiramente diferente, noutro cliente, terá respostas semelhantes. Igual - e se feito sem mais informação nova - terá resposta iguais.
Mas o exercício não custa fazer. Forca.
Diria que terá faltado, no prompt, a mesma pergunta para a candidatura de Rui Costa. E, já agora, Cristóvão Carvalho.
E deverá ser repetido mais tarde, à medida que existirem novos anúncios, detalhes sobre os programas, composição das equipas - mais dados para a resposta.