O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Os capatazes das Assembleias Gerais não são donos do benfiquismo de ninguém

. 22 comentários

Tem mexido bastante com os benfiquistas (das redes sociais) os acontecimentos relacionados com as recentes Assembleias Gerais do SL Benfica.

Há uma tentativa de purga em curso promovida pelos que se consideram “puros” e “líderes ou porta vozes” dos 1000 e tal sócios presentes nas Assembleias Gerais, ou passando pelos que com uma folha de ponto procuram marcar falta aos “maus benfiquistas”, os restantes 300 e tal mil sócios, que não vão às Assembleias Gerais.

Para esses, os restantes sócios não merecem ter poder de decisão porque não aparecem quando eles querem.

O que dirão então dos milhões de benfiquistas em todo o mundo que não são sócios? Serão uns canalhas?

A essência do SL Benfica sempre foi e será simplesmente… vencer.

Não nascemos para “participar” ou para “ganhar o “Troféu do Segundo Lugar” nas competições.

Nem existe nenhum "Cartão de Presenças" na AGs do SL Benfica que dê direito a "Troféu Assembleia Geral".

Nem sequer devemos o “Ser SL Benfica” a nenhum homem em específico, como que idolatrando alguém em especial, como vejo alguns.

Temos de facto benfiquistas que em diferentes fases da vida do nosso clube deram “mais que o normal” para o bem comum deste nosso amor. Mas pelo seu espírito altruísta e humilde, nunca se consideraram “donos” do benfiquismo de ninguém.

Os muitos citados Borges Coutinho ou Ferreira Bogalho, mas também José Rosa Rodrigues (1º presidente) Mário Madeira (presidente aquando da vitória na Taça Latina) ou Maurício Vieira de Brito (presidente do Projecto Europeu que nos deu 2 Taças dos Campeões Europeus).

Há uma coisa que sei: todos estes deram muito mais ao SL Benfica que qualquer dos atuais capatazes das Assembleias Gerais que vigiam enconstados às paredes e fotografam os hereges, e nunca foram donos das vontades e benfiquismo de ninguém.

Há que não confundir 2 coisas fundamentais num clube de futebol: a insatisfação com a “bola que não entra na baliza” e a insatisfação com o “regime”.

A primeira apodera-se da esmagadora maioria (e é assim que tem que ser!) assim que não vencemos um jogo com demérito nosso.

A segunda só existe mediante factos muito graves.

O próprio João Diogo Manteigas, candidato anunciado às eleições de 2025, lembrava hoje num artigo que publicou a queda nos que queriam mudanças profundas de 2020 para 2021.

Em 2020 a votação de mudança atingiu os 35% enquanto que em 2021 foi 12% (e não 15% como dizia JDM).

Ou seja, o sentimento de mudança nos benfiquistas nessa altura caiu, seguindo esse raciocínio.

Não há uma vaga de fundo que exija a “queda do regime” no SL Benfica. Há sim um sentimento de que precisamos de uma renovação de quadros, o que é bastante diferente.

Daí que o mais importante, e referindo-me novamente a declarações de João Diogo Manteigas com que concordo inteiramente, há que dar tempo a quem quer ser opção para apresentar os seus projectos, equipas e ideias para o SL Benfica.

Mas isso, salvo algum cataclismo, só será em 2025.

Até lá, há temas demasiado importantes para o futuro próximo do SL Benfica a que dar atenção.

Não é a cor dos equipamentos ou andar em permanentes AGs a discutir outros temas menores.

Eleições na FPF e na Liga de Clubes. Centralização de Direitos Televisivos. Reforma das competições de futebol.

Todas estas situações precisam de contributos válidos dos benfiquistas.

Como diria o @benficabygb, precisam de que indiquemos todos caminhos e soluções e não estar apenas de dedo apontado a dizer “está mal”.

O SL Benfica foi fundado em 1904.

Nunca teve donos ou capazes, mesmo quando alguns quiseram ser isso mesmo.

Não é agora que isso vai mudar.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. A limpeza parcial que houve no Benfica foi efectuada pela Justiça; se fosse efectuada pelos sócios é mais do que evidente que ficaria tudo cheio de esterco.
    Podem saltar de raiva o quanto quiserem mas ainda precisamos que a Justiça afaste alguns tipos do Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Portanto, agora não se pode criticar, só indicar soluções, é isto?
    Ou seja, vocês criticam no dia a dia até ao ponto de estar tudo tão mal e aparecer uma onda generalizada de crítica. Aí, já pedem controlo na crítica - e apontam que as eleições são só daqui a 1 ano, ou seja, é demasiado cedo para criticar -, não vá a crítica crescer em demasia e, na altura certa, mudar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem ambiciona liderar o SL Benfica tem outras obrigações. Não chega apontar o erro. Tem que dizer como faria. Chama-se a isso crítica construtiva.

      Eliminar
    2. E diz lá tu do alto da tua sapiência, se por exemplo eu disser que será assim e assim, isso significa o quê? Que é solução? É o caminho?

      Todos nós podemos dizer que fazemos desta forma e daquela forma, mas sem estar perante a situação vale pouco mais que zero, para se dizer que se fará assim e assim, era preciso estar na posse de todos os factos, que nunca se está, porque todas as direções atiram coisas para debaixo do tapete, escondem informação.

      No momento podemos pensar que o caminho x é o melhor e depois de lá estarmos ver o o melhor caminho é o y.

      Acho que se deve falar com elevação e falar de coisas importantes para o clube, mas também fica difícil discutir o Benfica em 3 minutos, quando depois existe alguma intransigência de quem gere assembleia, quando até há pessoas que não estudam esses 3 minutos.

      Mas para ti todos os que falam só dizem mal, o único gajo que tinha visão era o Rui Gomes da Silva, esse é que era o salvador, mais um nome do vieirismo, a praga do Benfica deste século.

      Todos deram um passo em frente, só no Benfica é que não o conseguimos dar, e se dermos meio passo foi por obra do MP, porque se depende-se dos sócios o vieirismo era eterno

      Eliminar
  3. Ler este artigo não pôde deixar de provocar em mim algum desconforto e mesmo um sentimento de desagrado. Há anos que frequento este espaço que sempre achei isento e defensor dos altos valores do Sport Lisboa e Benfica.
    É pois com muita tristeza que me apercebo que estes últimos posts encerram agendas escondidas e dúbias que em nada favorecem o ambiente que se quer limpo, fresco, leal e acima de tudo defensor dos valores do Benfica.
    Há algo difuso e duvidoso que se pretende impor em detrimento de uma mudança que honre os pergaminhos ancestrais do nosso clube.
    Esta situação desgosta-me e prevejo que não augure nada de bom.

    "há que dar tempo a quem quer ser opção para apresentar os seus projectos, equipas e ideias para o SL Benfica."

    Sim! Mas como, se mal é ventilado um nome, vem logo os arautos da sabedoria (inclusive neste blog) apontar defeitos, usando todos e mais alguns argumentos por vezes sem consistência e alguns a raiar a ofensa ao carácter e honorabilidade?
    Os elementos deste blog, que ao que tudo indica, tem informação privilegiada, tem a obrigação e o dever de ajudar os benfiquistas a analisarem a vida do clube com coerência, com verdade e com isenção.
    Se são benfiquistas é com estes pressupostos que ajudam o clube e não lançando a confusão com epítetos disto e daquilo, acusando quem ainda não teve a oportunidade de mostrar o quão ou não é capaz de gerir o Sport Lisboa e Benfica.
    Amar e defender o Benfica é não ter medo de ousar, é não recear o confronto quando a isso formos chamados, sempre, SEMPRE, em prol do bom nome do nosso Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo, é tão evidente a agenda que eu ando aqui há anos a denunciá-la. E quando vários a denunciamos no mesmo artigo, cria-se um novo artigo com o mesmo conteúdo, mas sem os chatos que fazem o contraditório. É só ver os últimos 4 posts!

      Eliminar
    2. MCRC, a nossa "agenda" é única desde sempre: A DEFESA DOS SUPERIORES INTERESSES DO SL BENFICA.

      Como não andamos cá há 2 dias, não nos enganam com 2 cantigas.
      Não publicamos um décimo do que nos chega às mãos nem informações sensíveis que aviltem a vida pessoal de cada um. Verificamos TODAS as informações que obtemos.

      Por isso, quando aparecem "nomes" que a maioria dos benfiquistas desconheciam, provavelmente nós até já escrevemos sobre eles.

      Damos a todos, como sempre o fizemos, de publicarem no NGB, o seu ponto de vista, candidatos ou não.

      O que faremos sem qualquer dúvida é defender o superior interesse do SL Benfica, venha quem vier.

      Eliminar
    3. Acredito no teu benfiquismo e que o que está na génese deste blog é a defesa do Sport Lisboa e Benfica. Contudo, nestes últimos tempos, mais propriamente na era Rui Costa, tenho assistido a desvios e mudanças de posição e opinião que, sem concretizações nas vossas opiniões/acusações soam muito a agenda, a interesses, a que não nos habituaram durante anos nos vossos textos.
      Acreditem que o meu interesse é fazer critica construtiva e alertar-vos para algo que vocês, na ânsia de querer estar em todas as situações, nem se apercebem que estão a criar muitas dúvidas e desconfianças na mente de quem vos lê. Nada pior que não concretizar com nomes ou com factos concretos o que pretendem dizer. Nos últimos tempos, ao ler-vos, tenho a sensação de estar a ouvir o Otávio Machado que diz tudo sem dizer nada, tentando fazer crer que sabe, que conhece, que percebe, que é dono da verdade. Tal como ele, a vossa atitude não esclarece nada nem ninguém e só lança o caos e a confusão.
      Desculpa Shadows, mas tinha que te dizer isto. Compete a ti alterares o caminho ou continuar o trilho que parece ser o vosso actual. Eu, continuarei a vir aqui, menos vezes é certo, mas tentarei como até agora, separar o trigo do joio e não me deixar influenciar por conspirações e intrigas que é o que vos tem movido na era já mencionada - Rui Costa -.
      Eu não esqueço do inferno vieirista que este blog parece quer branquear com textos que parecem perdoar e esquecer que os diabos continuam a fazer do Benfica um purgatório latente queimando o meu Clube em lume brando.
      Desculpa Shadows, mas a minha honestidade obriga-me a fazer esta confissão pois não há nada que mais me penalize que a hipocrisia em que não sei nem quero viver.
      Se pretenderes que não volte a comentar, agradeço que exponhas aqui a tua vontade!

      Eliminar
    4. Começando pelo título, se na AG houve capatazes mas houve liberdade de voto para a aprovação ou rejeição das contas, o resultado foi a rejeição, que capatazes é que houve na AG da SAD onde as contas foram aprovadas?
      As AGs sempre foram assim e continuarão a ser. Eu não sou adepto da bagunça, todos devem ouvir o que cada um tem a dizer, desde que o façam com alguma urbanidade, coisa que já sabemos é muito difícil. mas se nestas últimas assembleias houve burburinho a mais, mas que eu saiba, nenhum dos sócios foi apertar o pescoço a qualquer membro da direcção, o que já é um pouco de urbanidade. O contrário, vir um presidente apertar o pescoço a um sócio que falava já aconteceu e nunca vi o Shadows muito nervoso com isso e muito menos o BenficabyGB, que como sabemos, incensou até quase às últimas o trafulha do LFV. Portanto, como diria o outro, tenham noção.
      Quanto ao desafio geral da apresentação de ideias, sobre os assuntos prementes do futebol português nos próximos tempos, vamos lá a ver se nos entendemos. O Benfica ou a direcção do Benfica já apresentou AGs próprias para isso? Bem, pelo que já vi exposto pelo teu colega BbyGB, ele acha que só devia haver para aí uma AG por ano e nada mais, imagina lá então onde é que os sócios podem apresentar ideias? Por acaso o Shadows ou o teu colega BbyGB já alguma vez numa AG apresentaram ou falaram de algum desses assuntos que acham é que deviam ser debatidos?
      Já agora o desafio:
      Sobre os temas mais candentes para os próximos tempos, Centralização dos direitos televisivos, eleições Liga e FPF, entre outros, quais são as tuas ideias Shadows e as do BbyGB? E já agora, sabes o que pensa o Rui banana Costa sobre isso? Já lhe ouviste alguma opinião? sabes se ele está a trabalhar para o Benfica não ser comido de cebolada, mais uma vez, sobre qualquer destes temas? Pois, o Benfica é o maior Clube de Portugal, é o que tem mais adeptos, é o que movimenta mais, é a uma das maiores Instituições do País, mas depois vai-se a ver e já há muitas décadas, na hora da verdade, os outros é que decidem à sua maneira e o Benfica fica a ver navios e por isso, hoje, quer a Liga, quer a FPF, quer a Arbitragem, quer os jogos e o ditame das suas transmissões, o Benfica não risca nada.
      Por isso eu não entendo, com tantas centenas de funcionários e direcções que deviam defender os superiores interesses do Benfica como dizes, nada fazem e vão sempre apanhar as migalhas dos outros. É vergonhoso e isso revolta-me.
      Por exemplo, dentro do Benfica já alguém se preocupou com a perda de influência de clubes e árbitros a sul do Tejo e com a concentração excessiva no eixo Aveiro/Porto/Braga? No Benfica já alguém reparou que já há vários árbitros que nasceram e foram criados no distrito do Porto, que alguns vivem ainda no Porto e são árbitros por outras associações? E que o Benfica mais rapidamente empresta jogadores a clubes daquele eixo do que a clubes do sul ou ilhas?

      Eliminar
    5. E outra coisa que me revolta é sobre uma última tirada do falso benfiquista Pedro Proença que a propósito da "mobilidade" das SADs mandou a boca que um clube não pode ser de Lisboa e de outra coisa qualquer, referindo-se à pretensão da BSad de se associar ao Desportivo Portalegrense. Rui Pedro Soares, dragão de ouro, não é flor que se cheire. Mas se o que ainda é a BSad não pode ser de Lisboa e de outra coisa qualquer como é que um clube de Santarém como o Vilafranquense pôde ser do Desportivo de Aves hoje conhecido por AVS e já a militar na primeira Liga, mais um do norte? E ninguém diz nada? Se os outros se calam, o Benfica não devia pedir explicações? è assim que elas se fazem e vão fazendo.
      http://ojogo.pt/8554416220/pedro-proenca-um-clube-nao-pode-ser-de-lisboa-e-de-outra-coisa-qualquer/

      https://24.sapo.pt/desporto/artigos/antiga-bsad-ganha-nova-vida-nos-distritais-com-fusao-com-o-portalegrense

      https://www.abola.pt/futebol/noticias/antiga-b-sad-ganha-nova-vida-e-junta-se-a-clube-dos-distritais-2024092510265820409

      https://tribuna.expresso.pt/futebol-nacional/2024-09-25-a-antiga-bsad-nunca-morreu-esta-viva-e-vai-recomecar-no-alentejo-onde-se-fundiu-com-um-clube-de-portalegre-e-vai-recomecar-nas-distritais-66c86fff

      https://www.dnoticias.pt/2023/6/15/364322-vilafranquense-na-vila-das-aves-e-caso-raro-mas-cada-vez-menos/

      https://www.abola.pt/futebol/noticias/vilafranquense-sad-e-a-mudanca-para-as-aves-objetivo-e-subirmos-a-liga-2023080814523072503

      Eliminar
  4. Caro Shadows, vocês estão a publicar posts em catadupa onde abordam os assuntos da centralização e reforma das competições. Sei que há vários bloggers que assinam textos com opiniões eventualmente diferentes, mas tentem centralizar cada tópico num post e deixem a discussão desenvolver durante alguns dias. Isto assim é uma cacofonia.

    Como escreveu, a CDT e a reforma das competições e da Liga são o ponto chave neste momento para qualquer candidato em 2025, incluindo Rui Costa. Penso que é ainda mais importante, ou se preferirmos urgente, do que a governance da SAD, o modelo de negócio ou de gestão desportiva.

    E façam um favor à malta e façam um post sobre cada jogo, mesmo sem grande texto, para o pessoal que quer falar do jogo tenha o seu espaço.

    ResponderEliminar
  5. Não bastará neutralizar esses CAPATAZES a mando dos «FATOS NA SOMBRA»: é também necessário, de uma vez por todas, correr com os JAGUNÇOS das AG's.

    ResponderEliminar
  6. Eleições na FPF - Exo Dr Seara, Liga Exo Dr Seara; Competição 14 clubes a 2 voltas e os 4 primeiros começando do zero todos contra todos a 2 voltas, Contra a Centralização, no máximo conseguimos uns 30 milhões se formos sozinhos conseguimos o dobro.

    ResponderEliminar
  7. O pior que vieira criou: os polícias do benfiquismo.

    Pessoalmente, estou-me positivamente a cagar para o que é que os outros acham. Lá está, a tal invasão da liberdade alheia, que comentei no post passado.

    E era o que faltava serem os sócios a ter de apresentar soluções. Cada um que faça o seu trabalho, rui costa foi eleito para arranjar essas mesmas soluções. Não tarda fazemos assembleias gerais no Estado, para os cidadãos apresentarem soluções para o governo implementar.

    Se o Benfica não fosse um esgoto a ceu aberto, no que aos dirigentes diz respeito, nao estariamos aqui a discutir estas coisas...

    Simples.

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de que houvessem mais comentários sobre a vida actual do Clube e menos conversa repetitiva e vazia do tipo:
    "dizias que o Braga ia ganhar o campeonato"
    "se calhar o RGS é que era bom"
    O Braga não ganhou e RGS também não, ponto!
    Vamos ao que interessa, acompanhar o trabalho e os resultados da direcção e das equipas.
    Quando alguém se apresentar como candidato, saber quem é a equipa e qual o programa e discutir isso com elementos.
    Elevação, Benfiquismo, precisa-se!

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente, as conferências de imprensa de Bruno Lage vão ser o começo da queda dele e por arrasto da equipa.
    Já por mais duma vez "dei recado" para que se cingisse ao trivial em vez de lições de tática e outras situações que devem ficar reservadas.
    Hoje respondeu mal a um jornalista, sem necessidade.
    E depois lá vem as cmtvês roer no homem.
    Onde anda o "pinto" da comunicação?
    A passar instruções aos polícias das redes sociais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão Lawrence. Se não consegue expressar ideias escorreitas, vale mais optar pelo quase sim e não e pouco mais. A mim confesso que custa ver aquilo. Bruno Lage ainda está no chamado estado de graça e vai cumprindo, o pior vem a seguir, jogos mais difíceis, cá e na Europa. Espero que ele se vá preparando como deve ser e se não tem bagagem para grandes palestras que se limite ao essencial, porque tal como eu disse, com aquele gesto que me envergonhou de ir cumprimentar jornalistas na apresentação, ele que não se iluda, porque não é assim que os vai amaciar.

      Eliminar
  10. "há que dar tempo a quem quer ser opção para apresentar os seus projectos, equipas e ideias para o SL Benfica"
    "precisam de que indiquemos todos caminhos e soluções e não estar apenas de dedo apontado a dizer “está mal”"
    a serio então tens de dizer isso ao mesmo tempo dizem o seu contrario.
    vocês dizem tudo e o seu contrario consoante serve para atacar uma única pessoa a quem colocaram um alvo.
    como se costuma dizer nem f**** nem saem de cima.

    continuem à procura do candidato ideal, e depois os outros é que esperam pelo don sebastião, e depois vão continuar a eleger o pior dos candidatos possíveis seja com a vossa conivência seja com o vosso voto.
    e cada vez parece que é mesmo isso que querem, quanto pior melhor, assim sempre podem continuar a criticar e a dizer que avisaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entretanto, 10 anos sem uma final europeia, 20 anos de Vieirismo, 30 anos sem uma final da principal competição da UEFA, 60 anos sem uma vitória europeia...um clube que tem metade da população de um país, mais de 300 000 sócios, que vendeu mais de um bilião de euros e em vez de ser bem dirigido por verdadeiros benfiquistas que querem ganhar, embora possam não ser perfeitos e ter uma amizades manhosas, é dirigido por quem montou um esquema comissional e contrata serviços externos nos familiares! Mas o importante para os bloguistas é esperar pelo don sebastião que um dia vai sair do meio do nevoeiro...só que não!| Vamos todos envelhecer e morrer antes...sentido de responsabilidade sim, mas urgência precisa-se!

      Eliminar
  11. Candidato ideal para o Benfica? Aquele que seja frontalmente contra a Centralização dos Direitos Televisivos, pois o Benfica vale seguramente mais sozinho do que integrado num processo enviesado de centralização com os outros players oportunistas. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que não se rebaixe aos poderes pérfidos da Federação e da Liga, e se oponha claramente a Pedro Proença e a Artur Soares Dias, supostamente os dois palhaços que irão ocupar as vagas em aberto. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que deixe de emprestar jogadores a clubes do norte, reforçando a hegemonia destes sobre os clubes do sul. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que impeça que a BTV se transforme, como acontece hoje, numa espécie de televisão norte-coreana, em que os lambe-botas se reúnem todos para elogiar o presidente e passarem um cheque em branco a todas as porcarias e patifarias que ele faça. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que faça frente aos interesses agiotas de Jorge Mendes e não deixe que a academia do Seixal se transforme numa incubadora de engorda para este abutre das comissões nos levar todos os talentos. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que critique as nomeações de árbitros e vares para os jogos do Benfica, normalmente quase todos do Porto, antes dos roubos acontecerem, porque depois do mal feito não adianta vir-se para os túneis a fumar e protestar. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que faça do Benfica um clube pungente desportiva e financeiramente, sem recorrer todos os anos à venda dos nossos melhores valores, enquanto os cepos, entretanto adquiridos, em mercados de regateio, andem por aí a estorvar. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que construa um departamento de scouting ao nível da grandeza do Benfica, e não um gabinete de tasqueiros que não sabem o que andam a fazer. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que ponha ordem na caserna e faça uma limpeza e uma purga higiénica no clube, de alto a baixo, sem amizades interesseiras, compadrios calculados, conivências arregimentadas, promiscuidades consentidas, salvaguardando sempre a eficiência, a competência e a organização do clube. Rui Costa não é seguramente esse candidato.
    Aquele que sirva e defenda os superiores interesses do Benfica, contra jogos malévolos de bastidores, tacticismos e estratégias de fretes e favores. Rui Costa não é certamente esse candidato.
    Aquele que tivesse vergonha na cara e algum pingo de racionalidade e sensatez, até para defesa da sua reputação e honorabilidade, hoje em dia tão amachucadas e vilipendiadas, não se recandidataria a novo mandato. Rui Costa é possivelmente, lamentavelmente, esse candidato.
    Acorda, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar
  12. E achas que algum "aquele" existe com força ou vontade disso.
    Os muitos que existem estão muito longe na escadaria do poder.
    Uns são só adeptos outros pagam quotas.
    É o mais próximo que há.
    Daí para cima começa - se a olhar para o umbigo, o ego a inchar e a carteira aos saltos no bolso!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking