O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Passa a outro e não ao mesmo!

. 11 comentários

Não sei é uma questão da sociedade hoje em dia, dos jovens ou é mesmo falta de identidade, mas a facilidade com que hoje em dia todos se sentem empoderados para julgar os demais sem que isso os responsabilize com absolutamente nada, é brilhante.

No Twitter/X a reação ao post anterior (As AG passaram a ser uma festa de sarcasmo e promoção individual!) foi genericamente esta:

"As AG não são para apresentar soluções, são para julgar e criticar o trabalho da direcção. Quem tem que ter soluções é quem lá está".

COMO!?

Então V. Exas que têm esta opinião, sentem-se no direito de se sentar em frente a alguém, desatar a criticar o seu trabalho, informada ou desinformadamente, sem que isso justifique ter que apresentar soluções, é isso?

Na prática, são muito bons a identificar problemas... já soluções que levem a decisões (aquilo pelo qual querem julgar os outros), isso já não consideram justificar-se. Muito bem... trabalho fácil esse, não é? 

Outra reação interessante foi tocar no nome sagrado do "salvador da pátria", fi-lo propositadamente para chamar algumas reacções, apontando - por exemplo - que não se poder ir para um pulpito debitar um texto escrito por alguém que porventura estará mais habituado a crónicas semanais nos jornais, e ficar-se pelas criticas... sem soluções.

Um tema muito na moda são as eleições para FPF! Finalmente quem escreve estes dicursos lembrou-se do tema, finalmente, numa data onde até já deviam ter sido as eleições (sobre isso, nada... pois iria ter que atacar o amigo Fernando Gomes), sobre a situação actual nem uma palavra (pois o Fernando Gomes ainda lá está)... mas encheu-s o peito a falar de que o Benfica tem que liderar este processo, agora que estão quase eleitos todos os delegados e as eleições estarão a 3/4 meses de distância.

É preciso ser muito ingénuo, ou apenas gostar de "dar pérolas a porcos", para vir dizer a 3 meses das eleições que o Benfica devia liderar o processo, o tal para o qual aqui no NGB alertamos há mais de dois anos... reforçámos quando Pedro Proença ganhou a Liga... enfim...

Em Julho expliquei neste espaço como funcionam as eleições na Liga e como "levantar a voz" não chega: E agora, Benfica? Também não podemos "conduzir em sentido contrário"?

O Benfica tem que tomar uma posição com um candidato, tem que trabalhar nos bastidores com cedências e projectos que convençam a maioria daqueles 82 delegados a votar num projecto diferente do de Pedro Proença. Sobre quem, como, o que fazer, que linhas mestras deveria ter esse projecto, etc... do "salvador da pátria" nem uma palavra.

Em Julho, aqui os ignorantes já disseram nesta "altura do campeonato", só resta ao SLBenfica apoiar Nuno Lobo. E não o dizemos porque nos apetece... Já em 2013 Nuno Lobo era aqui destacado como uma nova face do combate ao Sistema: Nuno Lobo e uma geração de dirigentes livre dos compadrios.

Mas o que está "montado" para assegurar que Proença vai dar continuidade a "uma nova ordem de poder" no futebol português, que terá como "vice-Rei" o Soares Dias na Liga, não se combate com boas intenções. 

Tem João Noronha Lopes coragem para criticar a actual FPF, já que o actual Presidente não o faz? 

Tem João Noronha Lopes coragem para desafiar Rui Costa a apoiar Nuno Lobo como candidato, incentivando-o a avançar e arrancando para uma luta em contra-relógio por um projecto de mudança séria e com pilares e ideias claras para os novos quadros competitivos, para mais receitas, para mais formação, para o desenvolvimento de recursos técnicos, para o futebol feminino, etc?

E porque falo de João Noronha Lopes e não de outro qualquer sócio que ali tenha falado deste tema? 

... Porque nenhum teve 30% de votos dos benfiquistas!

Porque nenhum fez um discurso encapotado de anuncio de candidatura a um ano!
(O João Diogo pelo menos teve coragem de o admitir sem rodeios e sem discursos de Miss Universo)

Porque não gosto do tacticismo das direcções do Benfica em proteção sua em primeira instância, pelo que também não gosto que o putativo candidato use as mesmas técnicas e hábitos para la chegar. Se queremos mudanças, comecemos por marcá-las na "escada de acesso" ao poder.

Não pode ser pelo Poder, tem que ser pelo Benfica!

Queremos mais propostas, mais soluções... isso não quer dizer que haja menos criticas! Quer dizer que antes de preocupados com quem as implementa, queremos que se faça o melhor pelo SLBenfica... depois os benfiquistas nunca foram nem serão ingratos e saberão escolher não quem sabe mais, mas sim quem tenha feito melhor.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. E pronto, já começou a campanha contra JNL aqui. Disfarçam a crítica a LFV e RC mas, na prática, tudo o que mexe para mudar efectiamente no SLBENFICA (e RGS com 2% não conta) é atacado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, no NGB não fazemos "campanhas" contra ninguém. Como somos livres, não temos é problema em analisar tudo sem amarras.
      Quem quer ser alternativa à Direcção tem que fazer mais do que dizer apenas que está mal.
      Seja JNL ou qualquer outro, será assim.

      Eliminar
    2. ÁGUIA PREOCUPADA30/9/24 11:11

      Como não fazem campanha contra? Quantas vezes chamaram JNL do homem das bifanas ou o homem dos couratos? E o que dizer sobre o braga? Em que disseram que estava decidido que ia ganhar o campeonato e que não tinham a mínima dúvida que ia mesmo acontecer, até apresentaram factos. É a tal falta de responsabilidade das novas gerações mesmo? Ou se calhar o pessoal mais velho também diz as parvoices que quer, sem qualquer responsabilidade?

      Eliminar
    3. Dando de barato que é esta a vossa genuína intenção ("sem campanhas", "analisar tudo sem amarras"), sempre podemos concluir que o vosso modo de operar leva a que fiquem sempre os mesmos de sempre pois ficam eternamente à espera de um imaculado líder que nunca virá (pois todos têm os seus defeitos) e, pelo vosso prisma, na dúvida fica quem cá está e critica-se todos que aspiram (e têm efectiva capacidade de chegar) à mudança.
      E tenho boa memória do que aqui se escreveu recorrentemente contra JNL nas penúltimas eleições.

      Eliminar
    4. JNL? JNL? MAIS RESPEITO POR FAVOR. NÃO É O JNL, É O CANDIDATO A PRESIDENTE.

      Eliminar
  2. O primeiro parágrafo diz tudo, falta de identidade, facilidade com que se julga sem que se seja responsabilizado. Mas.. vais te responsabilizar então por teres dito que era certinho que o braga ia ser campeão, que tinhas factos e provas? Ou a falta de identidade, a facilidade com que se julga sem que se seja responsabilizado, vai fazer com que nem publiques este comentário? Houve aqui um post em que disseste tudo em poucas palavras, dizer tudo e o seu contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O post sobre o Braga ser campeão foi antes ou depois do almoço?

      Eliminar
  3. Não é uma questão da sociedade nem dos jovens. É uma questão tua, que dizes o que queres e não te responsabilizas por nada. Então não tinhas a certeza que o braga ia ser campeao, mandaste aqui umas quantas larachas, todo sabichão, e depois nunca te responsabilizas pelas parvoíces que escreves? Atina, pelo que escreves dos jovens, já não o deves ser. Assume as coisas que escreves. Responsabilidade, sabes o que é?

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  4. O que existe actualmente, e diria já ha mais de 2/3 décadas, é a falta de respeito. E o terem-se apagado as fronteiras da liberdade de cada um. Nao se trata de um exclusivo do Benfica, trata-se de um exclusivo das pessoas.

    No futebol é ainda mais gritante, pois é onde, no mundo, se reunem mais grunhos por metro quadrado (nao quer dizer que nao haja lá meia dúzia de pessoas decentes, mas é uma ínfima parte).

    O Benfica e os outros clubes nao são mais que um espelho da sociedade, nao venham pôr paninhos quentes a dizer que somos diferentes...

    ResponderEliminar
  5. Sendo o Benfica o clube português mais influente, algo tem estado, desde há longo tempo, muito errado na sua estratégia.

    A facilidade e descaramento com que a Liga e a FPF foram tomadas de assalto por anti-benfiquistas e por políticas anti-Benfica, para mais com o apoio e beneplácito oficiosos e oficial (!!!) do Benfica, seria de rir até às lágrimas se não fosse tão patético e ridículo para o clube.

    O Benfica tem graves responsabilidades nas derivas observadas nas instituições-guia (Liga e FPF) do dirigismo do futebol nacional.

    Os candidato à presidência do Benfica têm de conseguir ver para lá do seu umbigo: têm de expôr e explicar claramente a sua estratégia para o futebol nacional e não apenas para o futebol do Benfica. Caso não a tenham nem devem perder tempo a pavonear-se em mero foguetório eleitoral: não servirão para os tempos e contextos que esperam o clube no horizonte próximo do futebol português.

    O Benfica precisa de dirigentes lúcidos, pragmáticos, mas com visão de futuro na defesa dos interesses do Benfica. Basta de «paraquedistas», «empresários», «gestores-socialites», «entrevistados» e outros «Ubirajaras» dispostos a tudo para subir ao grande palco vermelho.

    O Benfica não pode ser o Titanic...

    ResponderEliminar
  6. Concordo que se critica sem dar soluções.
    Mas as críticas só aparecem depois dos erros cometidos e 99,9% dos críticos não tem capacidade para apontar soluções.
    Tal como os comentadores da bola sabem ver os erros dos jogadores e dos técnicos mas não sabem jogar à bola nem treinar.
    Quantos de nós víamos que o alemão estava a fazer um trabalho miserável mas não saberíamos estar nos sapatos dele e fazer melhor.
    Quantos de nós vemos que RC está a fazer um trabalho miserável mas não saberíamos estar no lugar dele.
    Por isso cada um no seu galho e é assim que o mundo rola.
    A pena é que cada vez mais chico-espertos com boa voz e bom fato conseguem enganar os que só sabem criticar e afinal não fariam melhor que estes.
    Quanto aos candidatos já na calha, Noronha Lopes é um homem do sistema e não alterará nada da posição do Clube em relação à indústria.
    Até pelas amizades e festas por onde costuma privar, com gente que gosta muito pouco do SLB.
    Quando muito poderá gerir melhor o barco que o RC embora o rumo seja o mesmo.
    Quanto ao João Diogo, por não saber (ainda) nada sobre o indivíduo e enquanto não apresentar a equipa que o rodeará, apenas realço o facto de ser advogado.
    Que tanto pode ser muito bom como muito mau, ou não me lembre do Vale e Azevedo que "as fazia" e sabia como "as fazer".
    Duma coisa tenho a certeza, candidato que se apresente com condições para ganhar, ou é arrasado nos meses anteriores pela indústria por não lhe dar a mão, ou não, sinal que tem a benção.
    Também ainda me lembro de RGS que decerto não tinha a benção, daí os votos que foram de carro dar a volta ao bilhar grande e o resultado final que se sabe para não ter mais ideias futuras.
    Um presidente (e aqui tenho que admitir) que apesar de ter que conviver com a industria mas que ponha o Clube o mais possível à frente como fazem o Varandas e o Vilas Boas é o que teremos de andar com uma candeia à procura.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking