Vou só mencionar alguns exemplos.
A eleição a duas voltas, no caso de termos mais que 2 candidatos, parece-me um reforço da democracia.
Quanto aos votos atribuídos a cada sócio, não me revejo nas alterações propostas, excepto as que envolvem as Casas do Benfica.
Como está, o regime que dá 50 votos às Casas do Benfica é iníquo e permite que o presidente da Casa decida como quer ao invés de ter que escutar os sócios da Casa.
Sou contra as Casas terem votos sequer.
Mas quanto aos sócios, não me revejo em alterações ao regime em vigor.
Em especial numa altura em que há tantos "tubarões" a quererem tomar conta dos clubes, isso seria abrir a porta a que qualquer fundo ou milionário comprasse a entrada de umas centenas ou milhares de novos sócios, que todos tendo 1 voto, facilmente aprovariam em AGE a venda da maioria da SAD.
Só este argumento chega para ser contra a alteração ao regime de votação.
Quanto ao método das eleições, o regresso ao papel é o melhor para o imediato. Talvez no futuro, depois de um estudo independente, possamos regressar ao voto electrónico. Para já, e tendo em conta a falta de escrutínio do atual sistema, exige-se o voto em papel.
Estes são alguns dos pontos para amanhã.
Mas aconteça o que acontecer, o SL Benfica vai continuar o seu caminho.
Não vale a pena fazer dramas caso o resultado das votações não seja do seu agrado.
O SL Benfica é dos sócios. Dos quase 400 mil, e não apenas dos barulhentos.
Há alguns que ficam tristes com as vitórias do SL Benfica e querem quase uma espécie de anarquia só para poderem fazer mais barulho.
Mas em 14 milhões de adeptos são insignificantes e assim continuarão.
Tens que rever algumas coisas que dizes. Especialmente a questão do numero de socios e adeptos...
ResponderEliminarNa generalidade até me revejo no que escreves, mas achar que cada sócio pode ser mais sócio que outro, só por ter mais anos de filiação, é uma ideia pouco democrática. Volto a fazer o paralelismo: se estiveres desempregado e nao descontares para a segurança social, nao deixas de poder ir eleger o presidente da República ou o governo. Tal como os mais idosos nao têm direito a mais votos por serem mais velhos. Se querem fazer acreditar que o Benfica é um clube democrático, esta questão não pode ser de forma diferente.
E, por fim, ainda vires dizer que o Benfica é dos sócios dá ideia que não estiveste em Portugal nos.últimos 20 anos...
Não, não é uma ideia pouco democrática e esse paralelismo não faz sentido absolutamente nenhum. Até os presos não perdem o direito constitucional ao voto.
EliminarO Benfica é e sempre foi um clube democrático PRIVADO. Já o era em Monarquia, foi-o no Estado Novo e é-o agora.
O Benfica é uma associação PRIVADA de sócios. Para seres sócio, pagas uma quota para o sê-lo, não há um direito universal atribuído por questões de nacionalidade.
Quanto mais pagas, mais direitos tens: recebes até emblemas de MÉRITO por pagares quotas há mais tempo. Logo, ao ajudares mais tempo o clube, mais direito de votos mereces.
Essa ideia "de quererem fazer acreditar que o Benfica é um clube democrático" cheira a outros lados, caríssimo, o clube já discutia entre OS SÓCIOS
Obviamente não fazes ideia do que é democracia nem igualdade de direitos.
EliminarA tua democracia é aquela que tanto criticas em "outros lados", caríssimo. E foram esses mesmos "outros lados", caríssimo, que, recentemente, deram uma lição do que é a verdadeira democracia.
ARROZ OUTRA VEZ??? A GOLPADA, filme a ver sem falta...
ResponderEliminarOs sócios não prestam, votaram no LFV, Vale e Azevedo, Rui Costa, Vilarinho, etc
ResponderEliminarAs casas do Benfica, com a panaceia de serem lugares de convívio e de debate entre benfiquistas, que porventura estejam mais distantes de Lisboa, tornaram-se num feudo presidencialista, autênticas castas com direito a 50 votos e tudo, não se sabe nem se percebe bem porque carga de água, sendo mais uma artimanha ardilosa que o vigarista Vieira nos deixou como herança, para assim facilmente se poder perpetuar no poder.
ResponderEliminarAs casas do Benfica devem ser um local de isenção e transparência, e não estarem ao serviço de qualquer presidente, seja ele qual for, porque não era bonito chegar-se a um local destes e ver afixadas na parede a fotografia de Vieira, a fazer lembrar as antigas escolas primárias que tinham afixados na mesma um crucifixo e a imagem de Salazar. As comparações não são tão descabidas assim e deve-nos merecer uma reflexão mais democrática e sadia.
O Benfica é dos sócios? Talvez esta semântica, com auréolas de retórica, não seja bem assim e tenha muito que se lhe diga, porque os sócios, por vezes, e lamentavelmente, por ingenuidade ou incapacidade em separar o trigo do joio, pensando que o Benfica seja deles, têm preferido, através de actos eleitorais sucessivos, que o Benfica seja preferencialmente do presidente que escolhem e de toda a entourage que o rodeia, e se é verdade que o presidente deve ser, por inerência do cargo, o representante de todos os sócios, infelizmente não é isso que se tem verificado, os presidentes que lá metem têm sido, isso assim, os signatários de interesses próprios, deixando o clube desamparado a militar em promessas que raramente se cumprem.
O Benfica é dos sócios? Então, está na hora de se mexerem e de agirem.
Acorda, Benfica!
Namouche
Queria só referir-me ao ponto em que dizes que um fundo ou milionário comprasse a entrada de umas centenas ou milhares de novos sócios com 1 voto...
ResponderEliminarAcreditas no que dizes?
Dou-te um exemplo: O porco corrupto, com a agremiação e os dragays na mão foi derrotado nas urnas!
Com um voto cada sócio!
É uma vergonha defender o regime de votos que não seja um homem = um voto. Uma vergonha sustentada em argumentos inenarráveis.
ResponderEliminarCom este tipo de posições totalmente contrárias ao que era o Benfica e os valores democráticos, dá vontade de mandar tudo à merda e deixar-vos a lidar com o clube que têm.
Outra vez? O SLB é uma associação PRIVADA de sócios, tu COMPRAS os teus votos e ganhas mérito associativo, os valores democráticos não têm nada que ver sequer com o número de votos.
EliminarO teu clube é que faz o contrário: finge que é uma democracia por causa do número de votos e faz de conta que discute o clube internamente. O Benfica sempre discutiu o clube internamente e dá mérito associativo a quem está há tempo a fazê-lo. Obrigado pelos risos.
Abre a pestana pah e estuda. Facto histórico com diferentes regimes ao longo de milharesde anos: quanto mais concentras o poder, mais fácil é corromper o mesmo. Capice ?!?
Eliminar"O teu clube é que faz o contrário"
EliminarCá está, o exemplo máximo do Benfica democrático: os polícias do regime, só eles conhecedores do que é ser benfiquista, que não aceitam quaisquer posições divergentes. Está boa a democracia, obrigado Luís Filipe.
Saúdo a perspectiva de Jorge Leitão, que vai em sentido oposto aos que até proclamam que se COMPRAM VOTOS COMO MÉRITO ASSOCIATIVO...
Eliminar£€i£ão à vista para comprar cartões de sócios defuntos e assim acumular VOTOS DE BÓNUS?!...
Anónimo das 12 e 37, o meu clube é o Benfica há mais de meio século. O teu não sei qual é nem me interessa.
EliminarUm homem, um voto, fim dos votos para as casas, fim de uns estatutos que um aldrabão da pior espécie instalou no clube e que defendes, como defendes um regime em que é mais difícil ser presidente do clube do que da República.
"Com este tipo de posições totalmente contrárias ao que era o Benfica e os valores democráticos" quer elabora isso é que no nosso clube ao contrario de outros sempre existiu uma distinção de sócios conforme os anos de associados.
Eliminara única coisa que foi mudando foi a proporção entre eles.
o facto de existirem muito que queriam um sócio um voto, e de muito que não querem a alteração do regime atual só vem demonstrar que uma solução de compromisso a meio termo como esta até nem é má de todo.
ResponderEliminartens razão existem os barulhentos e depois existem aqueles que querem quando pior melhor, são aqueles que votaram no rui costa mas que previram que iriam existir eleições antes do fim do mandato.
URGE MUDAR... E são os sócios e só os sócios q têm a responsabilidade para q isso aconteça o + RÁPIDO POSSIVEL, pois estamos numa Democracia q ñ tem nada de MADURA...
ResponderEliminarIsto é cada vez a subir
ResponderEliminarFaz dois 3 meses escreveram aqui creio que o mesmo escriba quase 300 mil sócios ( bastante questionável para não dizer que é falso ) hoje é quase 400 mil sócios lol
La terá de vir o Bayern de Munique um vez mais por ordem nisto e aparecer a verdadeira contabilidade que devem ser 200 e picos
Enfim
Aguardamos por dezembro onde são no mínimo 500 mil
Vamos lá não inventar números
Vamos começar pela data de fundação
Onde já se Viu fundirem se identidades e usarem a data do mais antigo para a nova identidade enfim não concordo com isto como não concordo com este inventar de números
Somos o Maior clube de Portugal
não precisamos destas artimanhas
Quando um clube CRIA ESTATUARIAMENTE sócios de 1ª, sócios de 2ª e afins, algo está muito errado nessa associação...
ResponderEliminarO estatuto de sócio de um clube não é uma mercadoria quantitativa como pode ocorrer com um sócio em empresa, onde a sua posição de valor decorre da % de empresa que adquire ou detêm, sendo assim um sócio-accionista.
Num clube com SAD um sócio pode ser accionista, e um accionista pode ser um não-sócio.
Em termos de clube não é aceitável qualquer diferenciação qualitativa entre sócios maiores de idade e com um mínimo de tempo de efectividade de sócio.
Na AG, a fantochada do costume. Coisas mal estruturadas para cansar os sócios, desgastá-los e protelar as coisas para a malta ir desistindo pelo cansaço, de modo a aprovar as coisas que lhe interessam com meia dúzia de gatos pingados no pavilhão.
ResponderEliminarÉ só mais um episódio para chacota dos rivais, nada de especial...
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/demissao-e-voces-sao-uma-vergonha-socios-do-benfica-revoltados-com-a-direcao-na-ag-extraordinaria?ref=HP_DestaquesPrincipais
ResponderEliminarOs sócios votam a suspensão da AG o PMAG demite se a AG continua apesar da votação e o Delfim do Vieira Rui Costa vem dizer o Benfica será sempre dos sócios lol
ResponderEliminarSe nem a vontade de uma AG que é o órgão mais alto respeitam lol
Como é possível
O Benfica e dos sócios dizem ele
EliminarUm presidente aperta o pescoço a um Socio e para eles e normal
Lol rabolhosssss
O Benfica e dos sócios dizem ele
EliminarUm presidente aperta o pescoço a um Socio e para eles e normal
Lol rabolhosssss
O rolha do palheiro demitiu-se?!
ResponderEliminarAssim já vai ter tempo para ir para a piscina do povoas mais o bode corrupto e o ladrão do soares!
Ainda bem que o sabonetes se foi embora. Só não percebo é como foi possível um lambe-cus como ele ser eleito para seja o que for no Benfica! Então depois daquele jantar no Gambrinus mais o peidoso, nem ouvir o nome dele posso dassss!
EliminarViva o Benfica!
Uma AG inqualificável; desde o comportamento inaceitável de vários sócios, à demissão e abandono de funções do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube.
ResponderEliminarUm dia negro e repugnante para o BENFIQUISMO que se preza.
Agora é aguardar as consequentes acções judiciais e horas extras das TV's usuais no enxovalho gratuito mas rendoso ao Benfica e a custas (altas custas!..) do Benfica.
Quando a estrutura expõe o Benfica ao enxovalho, a culpa nao.pode ser da cmtv. Embora os inteligentes adeptos achem...
EliminarEscrevo em direto sa AG...
ResponderEliminarMas que vergonha. Que falta de noção.
Que povinho miseravel
Fernando Seara revelou, de uma só penada, que só a vaidade e a «arte do cunhecimento» o içaram ao cargo de PMAG.
ResponderEliminarUma figura com largos pergaminhos de comediante do futebol e da política portuguesa, não soube estar à altura do cargo e do clube. Um fiasco.
Um Verão memorável para este «Polichinelo» de ópera bufa, que conseguiu o pleno de apodos depreciativos consecutivos numa «saison» apenas: de «panhaço de serviço» na penúltima AG, aos bem menos fofos «bufo e chibo» nas redes sociais após a entrevista de Vieira, ao desonroso título de «fujão» com que é esta tarde brindado e rotulado por comentadores seus «compagnons de route» durante anos a fio nos meandros das TV's...
seara ficará na história como um dos maiores escarros no Sport Lisboa e Benfica.
EliminarDeshonra.
ResponderEliminarNão faz sentido haver pessoas com 50 votos outra com 20 , é preciso acabar com este anacronismo, não faz sentido repito.
ResponderEliminarInfelizmente essa é uma pérola anacrónica que persiste como herança do tempo dos «Coronéis e jagunços», sob a capa falseada do último baluarte da defesa do associativismo..
EliminarFelizmente já são minoria os que caem nessa armadilha da «última coca-cola do deserto»...