O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

AGE: Estatutos

. 4 comentários
Esta AG reveste-se de alguma importância visto estar em causa a revisão de alguns estatutos do clube que podem mexer com a democracia do SL Benfica.

Vou só mencionar alguns exemplos.

A eleição a duas voltas, no caso de termos mais que 2 candidatos, parece-me um reforço da democracia. 

Quanto aos votos atribuídos a cada sócio, não me revejo nas alterações propostas, excepto as que envolvem as Casas do Benfica.

Como está, o regime que dá 50 votos às Casas do Benfica é iníquo e permite que o presidente da Casa decida como quer ao invés de ter que escutar os sócios da Casa.

Sou contra as Casas terem votos sequer.

Mas quanto aos sócios, não me revejo em alterações ao regime em vigor.

Em especial numa altura em que há tantos "tubarões" a quererem tomar conta dos clubes, isso seria abrir a porta a que qualquer fundo ou milionário comprasse a entrada de umas centenas ou milhares de novos sócios, que todos tendo 1 voto, facilmente aprovariam em AGE a venda da maioria da SAD. 

Só este argumento chega para ser contra a alteração ao regime de votação.

Quanto ao método das eleições, o regresso ao papel é o melhor para o imediato. Talvez no futuro, depois de um estudo independente, possamos regressar ao voto electrónico. Para já, e tendo em conta a falta de escrutínio do atual sistema, exige-se o voto em papel.

Estes são alguns dos pontos para amanhã.

Mas aconteça o que acontecer, o SL Benfica vai continuar o seu caminho.

Não vale a pena fazer dramas caso o resultado das votações não seja do seu agrado.

O SL Benfica é dos sócios. Dos quase 400 mil, e não apenas dos barulhentos.

Há alguns que ficam tristes com as vitórias do SL Benfica e querem quase uma espécie de anarquia só para poderem fazer mais barulho.

Mas em 14 milhões de adeptos são insignificantes e assim continuarão.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Tens que rever algumas coisas que dizes. Especialmente a questão do numero de socios e adeptos...

    Na generalidade até me revejo no que escreves, mas achar que cada sócio pode ser mais sócio que outro, só por ter mais anos de filiação, é uma ideia pouco democrática. Volto a fazer o paralelismo: se estiveres desempregado e nao descontares para a segurança social, nao deixas de poder ir eleger o presidente da República ou o governo. Tal como os mais idosos nao têm direito a mais votos por serem mais velhos. Se querem fazer acreditar que o Benfica é um clube democrático, esta questão não pode ser de forma diferente.

    E, por fim, ainda vires dizer que o Benfica é dos sócios dá ideia que não estiveste em Portugal nos.últimos 20 anos...

    ResponderEliminar
  2. ARROZ OUTRA VEZ??? A GOLPADA, filme a ver sem falta...

    ResponderEliminar
  3. Os sócios não prestam, votaram no LFV, Vale e Azevedo, Rui Costa, Vilarinho, etc

    ResponderEliminar
  4. As casas do Benfica, com a panaceia de serem lugares de convívio e de debate entre benfiquistas, que porventura estejam mais distantes de Lisboa, tornaram-se num feudo presidencialista, autênticas castas com direito a 50 votos e tudo, não se sabe nem se percebe bem porque carga de água, sendo mais uma artimanha ardilosa que o vigarista Vieira nos deixou como herança, para assim facilmente se poder perpetuar no poder.
    As casas do Benfica devem ser um local de isenção e transparência, e não estarem ao serviço de qualquer presidente, seja ele qual for, porque não era bonito chegar-se a um local destes e ver afixadas na parede a fotografia de Vieira, a fazer lembrar as antigas escolas primárias que tinham afixados na mesma um crucifixo e a imagem de Salazar. As comparações não são tão descabidas assim e deve-nos merecer uma reflexão mais democrática e sadia.
    O Benfica é dos sócios? Talvez esta semântica, com auréolas de retórica, não seja bem assim e tenha muito que se lhe diga, porque os sócios, por vezes, e lamentavelmente, por ingenuidade ou incapacidade em separar o trigo do joio, pensando que o Benfica seja deles, têm preferido, através de actos eleitorais sucessivos, que o Benfica seja preferencialmente do presidente que escolhem e de toda a entourage que o rodeia, e se é verdade que o presidente deve ser, por inerência do cargo, o representante de todos os sócios, infelizmente não é isso que se tem verificado, os presidentes que lá metem têm sido, isso assim, os signatários de interesses próprios, deixando o clube desamparado a militar em promessas que raramente se cumprem.
    O Benfica é dos sócios? Então, está na hora de se mexerem e de agirem.
    Acorda, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking