No período da manhã de hoje deu-se um passo importante para, pelo menos, normalizar algumas aberrações de 2010. Não deixa de ser engraçado ouvir alguns com idade suficiente para terem estado na AG de 2010 tecerem agora duras criticas aos estatutos anteriores. Se passaram, foi porque não disseram presente todos os que deviam. Eu tenho a minha consciência tranquila, pois os arquivos deste blog atestam bem a minha luta contra esse processo em 2010 e fui la votar contra e ouvir "umas bocas" dos que estavam "bebados" com o Rolo Compressor de Jesus nesse ano.
Mas deixemos o passado onde deve estar. Quero valorizar mais terem finalmente "acordado" para este tema do que lamentar não o terem feito no passado. Quem nunca errou, que atire a primeira pedra.
Esta manhã, lamentavelmente tivemos ainda gente a "chamar" o passado para a AGE, a falar de Vieira, de vieirismo e de vieristas. Honra seja feita aos vários que preferiram falar do Benfica, dos Estatutos e do futuro. Os primeiros, infelizmente não se permitem ser julgados por ninguém nos erros que cometeram, mas sentem-se empoderados a julgar todos. É pena. Valham-nos as várias intervenções no caminho certo, como fizeram vários sócios, com destaque para Raquel Vaz Pinto... e valha-nos um momento de puro benfiquismo, do melhor que há, do sócio vitalício, Sr. Mário Lopes.
Ponto Assente: Aprovou-se pela manhã a base de alteração aos estatutos que, não sendo ideal, mesmo que nada mais acontecesse, já seria uma evolução.
Na parte da tarde, como era de esperar a confusão instalou-se! O processo não estava claro, a forma como começou a ser gerido era atabalhoada e pouco clara e deu-se um momento crítico.
Fernando Seara, Presidente da MAG, dá a conhecer um requerimento que - no entendimento da grande maioria dos sócios - representava a suspenção da AG porque o mecanismo de votação não estava a ser eficiente. Requerimento apresentado pelo sócio João Diogo Manteigas
Depois disse, que ia continuar porque o mesmo tinha sido retirado... e volta a votá-lo porque um sócio, do nada e sem qualquer suporte processual, sobe ao palco e "subscreve" esse requerimento como seu.
Confusão instalada! Os sócios "pressionam" a votação e aprovam o requerimento. Acto contínuo, vários abandonam a AG com a noção que a mesma havia sido suspensa, com objectivo de melhorar o processo de consolidação e harmonização das propostas e podermos nos próximos 30 dias voltar e votar tudo de forma mais eficiente.
Eu até aqui, sinceramente, achei uma boa ideia! Porém...
O João Diogo mais tarde lá esclarece que aquilo que era o seu requerimento, retirado, não foi o que foi entendido por todos os sócios e exposto pelo Dr Fernando Seara, mas sim outra coisa...
Com a aprovação, o Presidente da MAG "faz birra" e demite-se por "o seu processo" ter então sido considerado inválido. Estaria a AG suspensa para encontrar um método / processo mais eficiente.
Ou não... :)
Instala-se a confusão e Rui Costa... retoma os trabalhos pedindo desculpa aos sócios, num resto de AG depois liderado pelo Dr. José Pereira da Costa já com todos os ânimos serenados. Conseguimos chegar ao artigo 21º salvo erro, com o destaque para a aprovação da proposta (ajustada) do Francisco Torgal, relativamente à obrigatoriedade de respeitar as cores do simbolo nos equipamentos, que deverão ser obrigatoriamente vermelho (o primeiro) e branco (o segundo). O terceiro é de "expressão mais ampla" para a marca.
Como disse antes, na essência, é impossivel discordar do Francisco, na prática penso que o detalhe pode estar na redação do mesmo, para tal não ter implicações comerciais em contratos actuais e futuros.
A Próxima AG:
Terá agora que ser agendada nova AGE no prazo máximo de 30 dias.
Usando como base os estatutos hoje "aprovados" - as propostas são sobre os antigos - que espero que se corrija nestes 30 dias já incluindo as alterações até ao Artigo 21º hoje aprovados, há ainda mais de 50 propostas de alterações entre mais de 70 artigos. Mesmo que "caiam" algumas propostas, como foi normal esta tarde, ainda há questões muito relevantes para votar - eu diria que ainda não se chegou aos temas com mais expressão na maioria dos adeptos.
Desde logo o artigo 25º sobre o numero de votos. Artigos 43º a 46º sobre Orçamento e Relatórios e Contas. Depois os artigos 48º ao 64º sobre Eleições, Mandatos e AG. 65º a 70º sobre a Direcção e onde aqui se inclui uma das minhas claríssimas linhas vermelhas: Já aqui expliquei porque sou contra a remuneração dos OS e mais ainda no formato proposto. E ainda o artigo 82º sobre os votos das casas que considero outra linha vermelha. Isto para dar apenas alguns exemplos.
Vamos olhar para o episódio do Dr Fernando Seara e para o requerimento do João Diogo, que na verdade depois já não era dele, como algo que tendo relevância em acta penso que todos concordamos ter sido um mal entendido, mal explicado e onde todos podiam ter feito melhor e evitado situações desagradáveis como as que se viveram depois. O João Diogo podia ter ido explicar ele ao pulpito a sua ideia, como foram outros, e evitado mal-entendidos. O Fernando Seara talvez se tenha precipitado na demissão a quente, perante algo que afinal parece que entendeu mal - mas algo que acaboou por facilitar o decurso do resto dos trabalhos já com tudo esclarecido. E mesmo o Rui Costa, que teve boa intenção em retomar os trabalhos, mas não tinha efectivamente poder para tal.
O mais importante: Venha a próxima AG e SEGUIMOS TODOS JUNTOS! Seguimos para melhores Estatutos, para um melhor Benfica.
Agora que entraremos nos temas, porventura, mais fracturantes, saibamos todos que mesmo certas coisas sejam (para cada um de nós) linhas vermelhas, se para os 3/4 não o forem, saibamos respeitar apesar de discordar.
Fernando Seara, s ser o que sempre foi, um lambe-botas, um tachista e um cobarde.
ResponderEliminarHoje, arranjou um pequeno pretexto para fugir de um barco comandado por gente incompetente e perto de afundar-se, tamanha é a incompetência do líder e dos seus companheiros e conselheiros.
Fernando Seara a ser Fernando seara, um cobarde, um lambe-botas, um tachista e um inoque que diz saber muito mas fez muito pouco pelo Benfica.
O homem do restaurante lambrino.
Benfiquista a sério
Tens toda a razão. Este Fernando Seara é um pulha da pior espécie e o espião-informador que vai passando o que se passa dentro do Benfica para LFV. Não é verdade, mano?
EliminarMais um vieirista corrido
EliminarCorrido ou escolheu o momento de se auto-correr?
EliminarDepois de ser acusado de bufo, de ter feito o trabalhinho de espião para o pulha, já não devia ter mais por onde servir.
Irá provávelmente aparecer numa lista dum D. Sebastião qualquer desta vida!
Não é lambrinos, é gambrinus
ResponderEliminarBenfiquista a sério
Lol
EliminarLambrinus também serve!
EliminarIa lamber o escroto ao bufas!
Hehehe os lampiões a cada assembleia andam sempre a marrar uns com os outros, depois diz o ladrão, que os outros é que são.
ResponderEliminarNão sejas mentiroso!
EliminarNão vi lá a tua familia!
DESAMPARA a loja dragarto... vai investir noutros lados e deixa de roçar os ditos cujos no VERMELHO...
EliminarSe até tu vens aqui marrar com o Benfica...
EliminarDRAGARTO de MERDA, vai chamar lamp...á PQTP!!!!!
EliminarVocês aproveitem o hoje porque este monstro nas mãos de uma Direção competente em meia dúzia de anos somos o Bayern, relembro que ficaram todos cagados com a venda do Félix e os 10 a zero ao Nacional, aproveitem, um abraço.
Eliminaros ratos começam a abandonar o barco e o rui vai acabar por ficar isolado mas só terá as consequências das suas escolhas.
ResponderEliminarpena não ter existido neste texto uma palavra para a balcanização.
É evidente que o presidente da assembleia geral tinhas instruções e intenções de manipular a assembleia, para além da sua incompetência em liderar a preparação da mesma. Saltava aos olhos de qualquer um que não seria possível numa tarde percorrer quase uma centena de artigos e levar a votação as propostas de alteração. Então porque a insistência do Seara com as 20h como limite para a assembleia?
ResponderEliminarComo os artigos quentes estariam na segunda metade da proposta de alteração dos estatutos aprovada da parte da manhã seriam discutidas apressadamente as propostas de alteração apresentadas pelos sócios e não haveria consenso nos presentes a 3/4 para alterar os artigos!
O pânico com eventual alteração nos artigos da remuneração dos órgãos sociais, nº de mandatos, nº de votos das casas e orçamentos era tão grande!!!
Felizmente, alguns sócios já não se deixam comer de cebolada e apresentaram requerimentos. Tudo isto serviu para mais uma vez se perceber a quadrilha que se instalou nos órgãos sociais do Benfica e teve como grande resultado a saída de um dos principais cabecilhas.
Só por isso já valeu a pena...
DE ACORDO
EliminarSeara é uma falácia, um troca tintas, e com a mania que é esperto, o que ele queria era que tudo fosse em frente como estava cozinhado, os sócios eram só para inglês ver. Um PRESIDENTE da AG, tem que tem princípios, valores, dignidade e ser um defensor do CLUBE e dos sócios , ele não foi nada disso, menos um incompetente, sigamos para a próxima Assembleia, O BENFICA está acima de tudo e de TODOS.
Estes viagem no n 2 do Vieira fazem uma festa e agora dizem que isto anda mal
ResponderEliminarLol
Quando andaram a ganhar como andaram a ganhar não se queixavam tanto
E que tal escrever em português? Não entendi nada, tanto são os erros...
EliminarA Assembleia correu muito bem apesar das pequenas confusões, absolutamente normais num país como Portugal, e até são "bem vindas" gosto deste pequeno destempero latino.
ResponderEliminarVim-me embora aquando da demissão do Seara, percebi (?) mal que aquilo tinha acabado. Na verdade fui por militância porque um gajo estar ali com um voto na mão, a minha bancada seriamos uns 150?, valia o mesmo que 3 pessoas na linha da frente, ISTO TEM DE ACABAR PESSOAL, BOM SENSO. O voto das casas tem de ser eliminado, e depois um ser humano um voto, vamos lá devolver a democracia ao clube, um pouco de bom senso. Algumas pessoas de idade que frequentam o clube há muitos anos com muitas amizades, fortemente condicionados pelas amizades.
Apoio a cena das camisolas, pode sempre adicionar-se uma risquinha aqui ou ali, enfim inovar consegue.se exige é mais criatividade.
O pessoal esteve unido na diversidade.
Sinto que a Direção está dormente cansada sem energia, o Rui após a aprovação dos estatutos devia demitir-se. Eu irei votar contra o R&C, é INACEITÁVEL este prejuízo, nós não estamos a ser geridos estamos a ser "gastos". Um socio disse e muito bem.... esta direção não gere é só, "gastar, gastar, gastar e depois, vender , vender . vender", isto TEM DE ACABAR.
Não tenho nada contra o Rui Costa, até tenho "pena" porque certamente gostaria que as coisas lhe tivessem corrido melhor, mas rodeou-se de malta sem competência, foi a escolha dele. Espero que uma próxima direção tenha pessoas qualificadas na gestão de recursos humanos, técnicos oficiais de contas com experiência, técnicos de scouting com valor, nem que sejam estrangeiros, contratar uma empresa que apresente uma reestruturação do clube em todas as áreas e que apresente soluções rápidas para baixar custos nos serviços. No meu entender eu teria um staff multifunções, secretariado, limpezas, manutenção e segurança.
Desejo que o futebol tenha como estrutura base a formação e aí as contratações principais seriam de internacionais sub-17 a sub19 e a equipa A teria um plantel de 14 a 16 jogares estáveis, os restantes seriam da formação e todos os anos os "menos qualificados" saiam para entrar outra leva, isto permitiria manter toda a malta da formação focada porque sabiam que todos os anos 4 ou 5 subiam à equipa A. Esta dinâmica ao fim de 5 u 6 anos faria com que a equipa A tivesse uma maioria de atletas da formação e os custos com aquisições iriam diminuindo paulatinamente, permitindo até contratações de valor acrescentado pelo dinheiro que se foi poupando ano após ano.
anónimo das 22.59 e 07.10 que bela lição de coragem e democracia nos dão nestes textos. Lamentável no mínimo, o que deixa sem vontade de dizer o que quer que seja, acerca da AG. CARREGA BENFICA
ResponderEliminarPobre Benfiquista a que chegaste! Com maus gestores e sócios da treta, nem governam, nem deixam governar!
ResponderEliminarParecem a FADA MÁ , não FADAM nem deixam FADAR... : )
EliminarRealmente como benfiquistas estamos mesmo fadados a sofrer com o fardo da incompetência de sócios e gestores!
EliminarEste "o senhor meu pai" amigo do pintanas faz uma falta do caraças no Benfica. Como foi possível chamarem para a direcção este peneirento, copinho de leite, vozinha esganiçada, que não vale um tostão furado. Nem para defender o Benfica servia quando andava pelas televisões a enfrentar lagartos e andrades, quanto mais para presidente da AG do nosso Clube.
ResponderEliminarQue vá pela sombra e que não chateie mais.
Ai Rui banana Costa, de quem tu te rodeaste. E o arreganha a taxa quando é que sai? Que faz o Sílvio cervan no Benfica além de ser um bufo do LFV?
Não fui à assembleia e não irei , as ofensas aos órgãos sociais é inadmissível ,falamos tanto em democracia mas depois é só para os outros , que raio de democracia queremos para o Benfica? Impor e impedir a vontade da maioria? O clube é
ResponderEliminarde todos os sócios, ideias diferentes são salutares não o que vem na comunicação social que só pretende a
desestabilização do clube.
O Benfica é de todos, Ñ de 1... e + 1 RAPA-TACHO$ vai para o palheiro a chorar lágrimas de crocodilo...
ResponderEliminarFALTAM AINDA SAIR MUITOS + RAPA-TACHO$ instalados no Glorioso... Ñ sei é se os fardos no palheiro chegarão para tantos RAPA-TACHO$...!
Menos um vieirista, este seara verde pela inteligência que julgamos que tem não passa dum sonso que só serve para jantaradas, fiquei contentíssimo com a sua renúncia um a um vão ficando cada vêz menos mas lá ficou um que ainda gosto menos que o Seara não é o Rui Costa por agora adivinhem quem é dou uma ajudinha o seu nome começa com um J.
ResponderEliminarImagine-se o que era uma qualquer EMPRESA aprovar estatutos fundamentais com a participação de <1% dos seus sócios...
ResponderEliminarO Seara aproveitou para se demarcar. É uma retirada táctica. He'll be back!
ResponderEliminarEspero que o «menino Reboredo» vá para longe (que tal ir para os domínios aristocráticos da família em Viseu?!...), e deixe o Benfica livre das suas manobras e tramas de bastidores.
EliminarO Benfica não merecia o comportamento «ameninado» desta figura, que prestou um execrável serviço ao Benfica.
Sic transit...
Incrível! Os comentários dos lagartos passam aqui e o dos benfiquistas não.... tá certo!
ResponderEliminar