O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Quanto custa correr com Vieira do SLBenfica?

. 26 comentários

Actualmente Vieira tem cerca de 750mil acções, avaliadas à cotação actual em cerca de 2,2M€.


Já o seu amigo e testa de ferro "Rio dos Frangos" (José Antonio dos Santos) controla o resto directa e indirectamente:

- cerca de 3.2 milhões de acções directamente e pouco mais de 650 mil acções através da Valouro (veiculo encontrado para comprar as acções do Joaquim Oliveira, quando o amigo de Vieira precisou de liquidez).

Ora, isto representa um valor a receber (à cotação actual) de aproximadamente 11M€ por parte de Jose Antonio dos Santos que, recordo, comprou as acções a 1€ (que foram colocadas a 5€ e agora estão a 2.91€).

Na prática, comprar as acçõe a este senhor, se ele estiver de boa fé, dar-lhe-á um retorno de 3x o investimento, algo que é mais do que válido, nem seria necessário qualquer prémio de remuneração adicional. O mesmo é válido para Luis Filipe Vieira.

Feitas as contas, por 13,2M€ (a cotação do dia) o SLBenfica poderia "varrer" a anterior gestão do clube, evitar que esteja nomeado um Administrador que mais não faz do que ser os olhos e ouvidos de Vieira no Clube (como se ele precisasse dada a quantidade de gente que o Rui Costa lá mantem em cargos de decisão).

Antecipando a falta de boa-fé (caso contrário eles próprios teriam tido a seriedade de propor isso ao Benfica), um prémio de 30% sobre a cotação deixaria o investimento total em cerca de 17M€.

Não sei quanto a vocês, mas "um Jurasek" parece-me um excelente preço para definitivamente se "virar a página" e olhar para a frente sem amarras e fantasmas.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Essa gente ainda mexe? De qualquer modo não tem poder para influenciar qualquer decisão da direcção do clube.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se percebi muito bem... então se tu prório dizes e passo a citar "...ser os olhos e ouvidos de Vieira no Clube (como se ele precisasse dada a quantidade de gente que o Rui Costa lá mantem em cargos de decisão)" como é que o preço de "um Jurasek" é suficiente para varrer do Benfica todos (mas mesmo TODOS) os resquícios de Vieira do clube?

    ResponderEliminar
  3. Comprar as acções para depois deixar os antigos administradores de LFV nos cargos onde estão de pouco ou nada serve.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/1/24 13:09

    Ainda garantes que o braga vai ganhar o campeonato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/1/24 09:19

      Anónimo 13:09

      Não pode deixar de garantir.
      Repare:
      Essa do Braga campeão não se tratou de um simples palpite desportivo, nada disso, foi a explicação de uma consistente teoria com uma sólida fundamentação assente em factos, não em especulações de teor conspirativo, aliás procedimentos que o autor não pratica, antes repudia.
      Portanto,
      em 2024 o trolha de Braga terá a sua hora de glória.
      Estava escrito nas estrelas!
      Ou, como diria o Cavaco, "eu avisei".

      Saudações benfiquistas.

      Eliminar
  5. Anónimo3/1/24 13:14

    É a história das ações e a da auditoria forense, tal ñ é o fartar vilanagem... tal e qual como na politica deste pobre país À beira mar plantado, em que os mesmos de sempre estão no poleiro=ps+psd vai para 5 DECADAZITAS, com os familiares+amigos e outros q tais a "mamar" À GRANDE e à FRANCESA, E LÁ CONTINUA o povo=carneirinhos a votar SEMPRE nos mesmos de SEMPRE e depois ainda ficam À ESPERA PELO MILAGRE DA MUDANÇA... N O T A : Qualquer semelhança com a vida real deste país é apenas e só mera coincidência...Benfiquista preocupado mas ESPERANDO q se caminhe para o 39º

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/1/24 17:43

      e tu queres mudar o quê? já que está tudo "a mamar". Barafustar contra tudo e não propor nada é fácil...
      É que tens a expectativa de viver mais 15 anos do que há 50 anos, tens telemóvel, pc, água quentinha, banheira, luz, automóvel, autoestradas, tens 15 vezes mais hipótese dos teus filhos não morrerem à nascença, podes ter filhas licenciadas sem problema, tens hipótese de assistir a 9 vezes mais espectáculos, tens mais um feriado extra, tens um centro hepático que está no top-5 europeu, e apesar do que muitos histéricos apregoam, o ordenado mínimo português tem mais 281€ do que o romeno - e podia continuar.

      Os carneirinhos apesar de tudo consideram que muito coisa foi MUITO BEM feita e não aceitam populismos fáceis.

      Eliminar
  6. Anónimo3/1/24 16:40

    As acções da Sad valem muito mais do que a cotação actual.
    O Benfica ao contratar o Marcos Leonardo pelos 18 milhões mais 10% duma futura mais-valia consegue valorizar mais a cotação das acções, pois o transfermarkt avalia-o em 25 milhões.
    O Benfica "poupa" 7 milhões à partida.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo3/1/24 22:01

    Não tem sentido. O Benfica precisa de entradas de capital e não de saídas . Ainda por cima por motivos espúrios , sentimentais e pouco racionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/1/24 08:46

      ao comprar estas acoes, o Benfica passa a ter mais capacidade negocial na captacao de parceiros estrategicos que trarao o tal capital necessario. Estes acionistas jamais colocarao dinheiro para investir

      Eliminar
  8. mas acham que eles aceitam só por esse valor.
    decididamente não conhecem quem são as pessoas e nem vou falar do tão por ti adorado vieira que vai querer esmifrar ao máximo o clube nem que seja só por despeito.

    já sobre ajs, e o seu irmão jas porque a valouro é gerida por este, decididamente não os conhecem e como dizia um colega meu eles são pessoas para dar um chouriço a quem lhes dê a ganhar um porco.

    e já agora quem teria de comprar as ações era o clube, ora o clube não tem dinheiro nem um milhão quanto mais dezassete.
    a sad tem dinheiro mas não pode emprestar ao clube para esse fim como já se viu, e comprar ações próprias é possível mas não sei se é possível nessa percentagem.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/1/24 05:37

    o BENFICA A PRECISAR DE UM LATERAL ESQUERDO E DIREITO E UMA PESSOA A FALAR DESSES CABEÇAS GRANDES QUE SO PREJUDICARAM O BENFICA entreamtnfo NAO SE RENOVA COM O RAFA E MUUITO CARO PORIBITIVIOS OO SALARIO QUE PEDE E VAI SE BUSCAR MAIS UM JOGADOR POR QUSE VINTE MILHOES VAI EMBORA O ODIEISAS E VEM MAIS UM DE VINTE MILHOES RELAMENTE O BENFICA E UMCLUBE MUITO POUPADINHO

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4/1/24 07:56

    Tu és um ingrato, o sr Vieira aquele a quem davas louas, que era o melhor presidente da história do Benfica, agora queres correr com ele da história do Benfica?? Eles só vendem se quiserem, e a meu ver só vão vender quando for apropriado, ou seja tipo 5 euros a um investidor externo. Aí gb gb a ingratidão come contigo à mesa...

    ResponderEliminar
  11. Gabriel teve problemas disciplinares com Jorge Jesus, tem sido dor de cabeça constante para a SAD, não faz parte dos planos de Schmidt e uma vez mais teria de ser emprestado, com a agravante de ter um salário elevado para suportar: cerca de €1 milhão líquido/ano no Benfica!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUEM FAZ ESTES NEGOCIO NAO DEVIA INDMENIZAR O slb? AS FILIPAS E OS gb´S NAO COMENTAM ESTES CONTRATO PQ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/1/24 14:33

      E o que se faz às pessoas que contratam o Aursnes? E às pessoas que formaram e lançaram o Neves?

      Merecem um prémio especial?

      É com cada um…

      Eliminar
  12. Anónimo4/1/24 14:07

    Caro GB, Tens toda a razão, mas falta aí um "pequeno pormaior", que é a CMVM.
    O ideal seria o Benfica patrocinar que os “parceiros,” como falaste no outro dia, começassem a fazer esse caminho (10-15% cada um), por forma a que o Clube+SGPS nunca fique com menos de 60% (idealmente 75% - Bayern - mas considero impossível).
    Para esse cenário, que concordo em absoluto, a Benfica SGPS (ou o Clube) teria de ter capitais para lançar uma OPA. Temos actualmente +/-64% (Clube e SGPS) e ao comprar +/- 20%, não acredito que a CMVM deixe passar, pois passaríamos a ficar com +/-84%.
    Nós não somos os lagartos, a quem ninguém escrutina nada. Quem é que comprou as acções/VMOC’s, o clube ou a SAD!! Ninguém sabe, nem querem falar sobre o assunto (nunca esquecer que, independentemente da desistência, fizeram questão de informar que a OPA nunca seria aceite porque a “principal fonte de receita” da SGPS é a SAD).
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/1/24 14:42

      Finalmente, um comentário lúcido. Só peca pela primeira frase… porque o GB não tem razão nenhuma.

      As ações não se recompram por capricho. Há um mercado de capitais com regras.
      Regras essas que são escrupulosamente avaliadas pela CMVM quando se trata do Benfica. Largamente ignoradas no caso do Sporting e Porto

      Sporting esteve durante mais de uma década a beneficiar de contabilidade criativa, com dívida da SAD a passar para VMOCs e as VMOCs ausentes das contas da SAD.
      CMVM em silêncio.

      Já o Porto beneficia da conivência da CMVM perante as ilegais declarações e atos do presidente do clube e SAD. Que anuncia, ao mercado, que o CP próprio vai estar positivo no final do ano. A CMVM não pede esclarecimentos perante este anúncio, muito sério, com tremendo potencial para valorização das ações. E, em paralelo, não esquecer, perante avisos de compra, sistemática, de ações a título individual, de Pinto da Costa. O ano finda e não ocorre o ato anunciado pelo presidente da SAD. A CMVM não pede esclarecimentos.

      Em ambos os casos, a CMVM fere a lei e o seu dever de regulação, permitindo a entidades cotadas em bolsa que promovam ações que manipulam o mercado, por via de desinformação.

      Eliminar
  13. Como?
    Refundando o Clube!
    Está minado nos lugares-chave, tipo colchão com piolhos!
    Só com um novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/1/24 14:43

      Sugestão: crie um novo. Deixe o atual.
      Boa viagem.

      Eliminar
    2. Olha, um piolho picou-se!
      Querias!
      Enquanto não se refundar o SLB, continuo a martelar piolhos!

      Eliminar
    3. Queria muito, mesmo.

      Não preciso de “refundação” nenhuma. Nem sei o que isso é. Nem você sabe. Se sabe, não explica o que isso é. Fala de piolhos, fala de colchões. É o refúgio tolo dos tolos, que dizem querer um Benfica governado pelos sócios (tal como ele é), que exigem equilíbrio financeiro (que existe), que pedem vitórias (esquecendo que somos campeões, que vociferam contra qualquer aquisição que não vinga (esquecendo as inúmeras acertadas). Que exigem que nenhum jogador saia do Benfica, perante propostas onde ganham 4 vezes mais que aqui (não esquecendo que, em paralelo, exigem também contas equilibradas). Que exigem que o futebol português mude (como se isso fosse dever do Benfica), etc., etc..

      Exige tudo isto, não está contente com nada. Por isso, insisto: se quer uma refundação, força! Crie o seu próprio clube e deixe este para quem o ama e apoia.

      Fica com um colchão só para si, sem piolhos, nem lêndeas. Depois pode dormir lá, feliz e sozinho.

      Avance, terá todo o meu apoio.

      Eliminar
  14. Anónimo5/1/24 01:19

    O VEIRIA ERA INVESTIGAO DESDE PELO MENOS DOIS MIL E QUATRO DOIS MIL E CINCO ELE E O VILARINHO NAO CORRERAM COM ELE DO BENFICA PORQUE NAO QUISERAM E PORQUE FAZIA ELE PROPRIO PARTE DO SISTEM TA LA NA CAPA DO EXPRESSO ANIVERSARIO CINQUENTA ANOS MS PRONTO AINDA ESSE POST AS VITORIAS FORAM TAPANDO MAS NAO ESQUEÇO A SABOTAGEM DO PENTA NAO PODIA IGUALAR O CLUBE DO SEU CORAÇAO

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/1/24 08:43

    100% de acordo com a proposta neste post. 30% de premio acima da cotacao e justo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/1/24 14:50

      O problema é que não é uma proposta, porque isto não acontece assim. O clube não pode comprar ações da SAD do clube, só porque lhe apetece. Há regras que têm de ser cumpridas.


      Se querem mesmo fazer algo… comprem todos vocês ações do Benfica. Assim, quem as tem pode ser que queira vender. E talvez o capital social fique mais disperso.

      Custa dinheiro? Ah pois custa. Tal como custou a quem as comprou. Que, gostemos ou não da figura, estão no direito, legal, de as ter e fazer o que bem quiserem delas.

      E digo isto porque EU sou acionista da SAD. Num valor irrisório, é certo… mas se todos os Benfiquistas tivessem o que eu tenho, não teríamos estas participações qualificadas.

      Eliminar
    2. Anónimo6/1/24 00:49

      É como eu, também sou acionista, talvez já não irrisório, mas digo a todos os meus amigos Benfiquistas que comprem ações .
      E aproveitem para poder falar 3 min nas Assembleias da SAD que aí …sem barulho nem confusão toda a Direção e restantes órgãos da SAD tem que ouvir.
      Todos estaríamos muito mais ligitimados para a crítica construtiva.
      Bom ano a todos

      Eliminar
  16. Anónimo5/1/24 08:47

    podem sempre aumentar o capital social desvalorizando a participacao destes acionistas caso nao pretendam vender

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking