Imaginemos um cenário fantasioso, um ALEGADO cenário que segurameneeeeente é obra da minha imaginção.
- O elemento chave de tudo é o declínio, o fim vital de um ciclo de mais de 40 anos, de um Presidente de um clube que vendo aproximar-s eo fim, desatou a comprar desmesuradamente ações. Ora é evidente que ninguém faz isto sem o objectivo de obter mais-valias futuras e a única forma de tal acontecer é VENDER as ações.
- O fim do ciclo abre uma corrida ao poder, porque não se trata apenas do poder no Clube, mas toda uma teia de influência que assegura o controlo da Federação, da Liga, de vários clubes e até do acesso privilegiado ao poder judicial e político.
Como em todos os clubes, há um "Abilio"... aquele candidato que aparece cedo, faz muito barulho, muita campanha, muitas promessas... mas que todos sabem que não irá ganhar, porém irá impedir que ganhe alguém não alinhado com a máquina. Porém, caso as alternativa ao poder não sejam as mais adequadas, ele será sim presidente, mas sabe que não passará de uma marioneta.
- O que orquestra todo o teatro de marionetas sabe perfeitamente como triunfar no futebol português. Já o demonstrou quando "regressou" para mostrar que faz um clube campeão se quiser, a seguir conseguiu demonstrar num clube mais pequeno, tudo o que poderá / poderia ser o futuro de um grande clube se o deixarem mandar... e ele nem quer ser presidente.
O que ele tem para dar? Alem do controlo total da maquina da FPF (já lá vamos) que é onde está o poder, tem o acesso ao dinheiro... a muito dinheiro. Por isso mesmo "aturou" de tudo em Paris durante alguns anos, para reforçar a ligação ao poder do dinheiro do Qatar. Depois passou a ser o actor principal na própria liga do Qatar...
Isso abriu as portas a ter nos Emiratos duas dimensões: uma que irá atacar investimentos e desenvolvimentos sustentados - o Qatar - e outra que quer limpar a imagem do que ali se passa e atrair os holofotes do Mundo - Arabia Saudita.
- E é aqui que entra o jogador que não foi para a Arabia para enriquecer (já tem muito) nem foi para bater records (ainda que lhe interesse), ele foi para ter acesso aos bolsos sem fundos dos Árabes para o apoiarem também a ele a ser o primeiro jogador de top mundial a deter um clube europeu e a ganhar uma Champions como Presidente.
Porém este jogador não está disposto a investir a sua própria fortuna porque sabe que é um investimento sem retorno... sabe que é só gastar e ele não tem interesse, além do que não quer, nem precisa lavar dinheiro como aqueles a que entretanto, como estrela maior, teve acesso.
- Voltando a quem orquestra o teatro de marionetas, ele sabe que a hegenomia não se faz como absolutismos, como an Alemanha (onde o Bayern ganha sem parar, mas nunca atinge um patamar Europeu estável). Ele vê com bons olhos a entrada do jogador-estrela e em dividir para reinar, até porque o jogador não quer meter-se na politica... só quer mesmo ser "dono" de um clube a ganhar a Champions como Presidente. É só isso mesmo!
- O outro porém, sabe que tanto o clube pequeno que já controla, como o grande que quer controlar não oferecem garantias aos investidores sem o controlo do poder no futebol do país. Por isso mesmo entra outro jogador em acção, que pode arrastar com ele na Federação (ou mantê-lo no clube actual) outro jogador. Os apoios desse jogador que quer ser lider extendem-se à Europa e tem o apoio de quem controla por dentro a UEFA e se extende à FIFA, porque a paixão dele é ser é a seleção e quer ser ele a leva-los ao titulo de Campeão do Mundo.
No meio disto tudo o "pick me" que anda a tentar também ele captar a atenção
de capitais arabes, não lhe caberá mais remédio se não o de se aguentar e
tentar sacar algum com a centralização dos direitos televisivos antes de
sair.
Agora a pergunta de 1 milhão de euros:
- Neste
cenário imaginário (sempre! alegado, imaginário, hipotético, etc) conseguem
encaixar o Maior Clube de Portugal?
Pois... não conseguem e se
nada for feito, o Maior de Portugal acabará a "comer os restos" de um poder
desportivo manietado por mais 20 anos e três clubes altamente suportados
financeiramente para que os seus futuros lideres cheguem às suas
ambições.
Por muito que ache que estamos muito melhor do que
desde 2011 quando iniciámos esta "cruzada" contra o poder no SLBenfica, a
realidade é que com esta liderança fraca e sem estratégia empresarial...
estaremos cada vez mais perto de ser insignificantes no panorama
desportivo...
... mas não desanimem. Vão poder ver o Presidente
Rui Costa - a manter-se - a dar abraços a todos aqueles com quem partilhou o
campo. Digam lá que, apesar das derrotas, esquemas e roubalheiras, não vai
ser giro.
ABRE A PESTANA RUI! E PODES COMEÇAR JÁ ESTA NOITE!
GANHAR
OU GANHAR!!!
O enredo até tem graça e neste nosso futebol tudo é mesmo possível mas o texto está mal escrito que dói...
ResponderEliminarQue sacrifico ler isto.
ResponderEliminarZé pincel
Não entendi nada.
ResponderEliminarRui Pedro Braz levantou-se e aplaudiu, dizendo, "foda-se, o by GB é que a sabe toda".
ResponderEliminarHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
EliminarEu percebi mas podia estar mais bem escrito. Contumil e Lumiar estão a movimentar as suas melhores pedras ( e que pedras!) neste xadrez do futebol luso para se perpetuarem no poder e assim ganharem campeonatos e troféus ainda que tenham plantéis de merd*
ResponderEliminarE, claro está, o Benfica a ver a banda a passar. Não temos ninguém com categoria e influência (e muito dinheiro) que nos represente ao mais alto nível. Ainda há pouco vi uma notícia onde um alto responsável do Sporting, Juiz do MP, com a capa de querer tornar o futebol mais puro e isento de malandragem, não deixa de fazer com ferido os adeptos mais atentos, esqueçam a célebre frase do Varandas "temos na nossa lista, não sei quantos desembargadores, não sei quantos juízes (...) não acham que vão fazer braço de ferro para ajudar o sporting?" E nós ? Alguém sabe que influência tem o Humberto Coelho da FPF? Rainha da Inglaterra ou ainda menos. Ou o Rui Costa está muito confiante mais a sua equipa e conhecedor de todos os passos que se dão tendo em vista o domínio do futebol, ou então, anda a dormir, sonhador e quando acordar para a realidade será tarde demais.
Falta aí a personagem Rui Costa.
EliminarRui Costa só quer fazer a cidade Benfica.
EliminarTudo o resto é areia a mais para a camioneta dele.
Ele até parece que é sócio de um Rendeiro na construção.
O nome Rendeiro não vos diz nada?
Aos mais novos se calhar não.
Texto escrito a 6 minutos das 13H.GB, o que é que eu já te disse de textos perto da hora de almoço?
ResponderEliminarGrande Benfiquista BENFICA BY GB,
ResponderEliminareu sinto-me francamente optimista com o nosso novo rumo...
acho que tu és uma DÉCADA mais NOVO que eu ou não?
tás perto dos 40 eu já fiz 51 anos em abril ...
para te dizer...
estavas lá no BENFICA 1-MARSELHA do GOLO do VATA na CHAMPIONS?
o nosso SAUDOSO REI EUSÉBIO...
entrou ANTES no RELVADO...
epá aquilo foi IGUAL ao GOLO nos ÚLTIMOS MINUTOS...
para tu veres/saberes o que aquilo foi...
até fico como o nosso DI MARIA ficou na apresentação...
com pele de galinha só de pensar naquilo...
bem não digo que o NOSSO TONI faça o mesmo...
mas que devia (se os MÉDICOS deixarem claro!) ser HOMENAGEADO hoje...
eu CONHEÇO a CATEDRAL pá...
eu CONHEÇO as IDIOSSINCRASIAS do BENFICA ...
isso vai MEXER com o AMBIENTE/ATMOSFERA...
e claro vai ter EFEITO na nossa EQUIPA...
a minha ideia é FAZER o 2 em 1 entendes...
o nosso TONI MERECE TUDO...
e nós temos que GANHAR HOJE!
OBRIGADO e 1 abraço à BENFICA!
Vamos admitir o scenario, o que é que voce faria se estivesse no lugar do Rui Costa?
ResponderEliminar
ResponderEliminarAs sads estão todas falidas, sem excepções.
Para eu ficar com acções de qualquer sad, teriam que me pagar.
Eu compreender, compreendi, ou pelo menos vi aonde o autor nos quis levar, mas como o texto se baseia em pressupostos, em hipotéticas probabilidades, prestei-lhe descuidada atenção. De igual modo não procederia se lesse um artigo alicerçado em factos concretos e objectivos. E objectividade a toda a prova só sei que o Pinto da Costa comprou acções do Porto. Ora isso não antecipa nenhum eventual cenário de desgraça para o Benfica. Se comprou acções também as vai vender. Duvido muito que as guarde para servirem de repasto. Pinto da Costa faz exactamente como eu e milhares de outros fazem ou já fizeram. Compram e vendem acções. Sobretudo as de entidades cotadas cujo valor sobe e baixa aos caprichos de uma bola que entra ou não. Para concluir esta parte financeira que já vai longa, fartinho de comprar e vender acções do Porto, Sporting e Benfica estou eu.
ResponderEliminarNo concernente a estarmos condenados à Liga Europa, até nem é muito mau, só é péssimo porque por lá anda o salafrário do Sevilha que não nos dá hipóteses, nem a ninguém.
Posto isto vamos lá aviar o Antas e seguidamente porque parar é morrer, vamos lá mostrar a esse Inter com quantos paus se faz a piroga.
Vai Benfica! não temas, a tua glória é eterna, os homens morrem e morrerão e tu perdurarás enquanto o mundo for mundo
ResponderEliminarIndependente de toda esta trampa quer seja real ou fictícia, o que o Benfica tem que fazer é:
Apostar na contratação de melhores jogadores
Sobretudo o que o Benfica tem de fazer(à atenção de Rafa, J. Mário e Cabral)quando estiver frente à baliza é chutá-la lá para dentro e não se perder em rodriguinhos
EliminarSalada Russa by GB?????
ResponderEliminarEu ja desisti do futebol, vejo por entretimento mas nao tenho paixao. Tudo é negócio no futebol, de mim nao levam nem mais um euro! Mas havera sempre muitos que continuam a contribuir para o peditorio.
ResponderEliminarPor acaso, eu ainda não desisti do futebol. Adepto resistente me confesso. Mas hoje à noite frente à TV, porque foi-me impossível deslocar-me a Lisboa, estou num dilema terrível. Verei o Benfica mandão ou poltrão?
EliminarDependendo do que me for dado ver, decidirei em conformidade. Se vir Benfica a mandar, desfruto do espetáculo, se o vejo periclitante, deserto daí e vou assentar praça no pavilhão João Rocha, ver as nossas meninas do futsal a arrasarem as lagartinhas, que são muito bonitinhas e simpáticas, mas de futsal Deus lhes valha
Mau!
Eliminar"Mas hoje à noite frente à TV, porque foi-me impossível deslocar-me a Lisboa"
"deserto daí e vou assentar praça no pavilhão João Rocha"
Mas o pavilhão João Rocha não é em Lisboa? Ou estás a falar em termos de televisão? Mesmo que assim seja, o futsal começa quando o futebol já está no fim...
outra vez arroz.
ResponderEliminare dar nomes aos bois isso é que não que assim acertas sempre mesmo que nunca acertes.
a credibilidade destes texto é pouco e então quando se diz que se anda numa cruzada contra o poder instalado no clube desde 2011 é a anedota total, tu que sempre foste um dos que mais deram lustro ao vieira.
deves pensar que todos são como tu um iu.
alguém ai que se chegue à frente para oferecer um chapéu de alumínio que ele já merece.
depois não admira que o único que concorda com o texto seja o idiota especialista em paus de bandeira e sombras do sol.