Mais um troféu a caminho do Museu Cosme Damião. A Supertaça de futebol feminino é o terceiro troféu conquistado pelo Sport Lisboa e Benfica esta época e vai juntar-se assim às Supertaças de futebol e futsal masculino. O início de época não podia ser melhor: até ao momento o Glorioso venceu todos os títulos disputados. É caso para dizer: tem sido mesmo à Benfica!
Mas voltemos ao que me traz hoje por aqui: a vitória das nossas Inspiradoras sobre o Sporting CP (3-0, após g.p.) que valeu mais um título.
O dérbi de ontem não foi o melhor que já vi. Tive a sensação de que ambas as equipas acabaram por ficar longe daquilo que podem e sabem fazer. De um lado um Benfica mais frágil, quiçá pelas ausências, que não entrou bem no jogo, e do outro um Sporting que cometeu muitos erros e não teve a sabedoria necessária para aproveitar a situação menos boa do adversário.
Depois de uma primeira parte equilibrada, com ambas as equipas a conseguirem rematar à baliza, mas sempre sem a capacidade de os transformarem em golo, eis que chega uma segunda com um Benfica mais forte e mais perigoso. O domínio das encarnadas era notório e a recompensa acabou por surgir através de um momento de muita inteligência e classe de Kika Nazareth: fintou as adversárias e bateu Seabert para abrir o marcador. A qualidade técnica de Kika evidenciou-se mais uma vez.
Tudo parecia controlado pelo Benfica, mas as leoninas acabaram por chegar ao empate de bola parada, na sequência de uma falta que, na minha opinião, não o é. O livre de Maiara Niehues foi à trave, mas a colega Andrea Norheim foi mais feliz e marcou. O equilíbrio voltou e o 1-1 acabou por se manter até ao apito final.
120 minutos não foram suficientes para se apurar o vencedor e só com recurso às grandes penalidades foi possível desempatar o jogo, onde quem brilhou foi, sem dúvida alguma, Lena Pauels. A guardiã alemã viu Norheim atirar ao lado e defendeu os penaltis marcados pelas "Fátimas": Dutra e Pinto. Não sei se houve fé, mas qualidade não faltou entre os postes.
Por outro lado, Carole Costa, Marta Cintra e Laís Araújo não desperdiçaram, carimbaram a vitória encarnada e trouxeram a taça para casa. A 3ª do SL Benfica, o clube com maior número de conquistas nesta prova.
P.S.: Nota negativa para quem esteve a narrar e a comentar o jogo em direto. Ficou clara a falta de conhecimento, de preparação e, consequentemente, apareceram muitas vezes comentários banais. Fica o apelo para que tal seja melhorado numa próxima ocasião. A valorização do futebol feminino também passa por aqui.
11 do SL Benfica: Lena Pauels, Carole Costa, Christy Ucheibe, Laís Araújo, Catarina Amado, Andreia Faria (Andreia Norton, 63'), Anna Gasper, Lúcia Alves (Marta Cintra, 90'+4'), Marie Alidou (Andrea Falcón, 82'), Francisca Nazareth e Nycole Raysla (Letícia Almeida, 91').
Suplentes: Carolina Vilão, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Letícia Almeida (91'), Andreia Norton (63'), Lara Martins, Marta Cintra (90'+4'), Andrea Falcón (82') e Beatriz Nogueira.
11 do Sporting: Hannah Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Bruna Lourenço, Alícia Correia (Fátima Dutra, 90'), Joana Martins (Maiara Niehues, 64'), Brenda Pérez, Cláudia Neto (Jacynta Galabadaarachchi, 90'), Maísa Correia (Olívia Smith, 52'), Ana Capeta (Fátima Pinto, 64') e Diana Silva (Andreia Bravo, 106').
Suplentes: Carolina Jóia, Gabriela Vinhas, Fátima Dutra (90'), Rita Fontemanha, Fátima Pinto (64'), Olívia Smith (52'), Maiara Niehues (64'), Jacynta Galabadaarachchi (90') e Andreia Bravo (106').
Golos: Kika Nazareth (55') | Andrea Norheim (73')
A TVI tem a bela iniciativa de transmitir este jogo em horário nobre, mas depois borra a pintura pondo o palerma do Dani a fazer comentários. Ele nem os nomes das jogadoras conhecia.
ResponderEliminarSempre achei que ele era uma "amélia" enquanto jogou futebol, mas isso não lhe serviu de nada na hora de comentar uma partida de futebol feminino...
Se calhar, sabe os nomes das do Elefante Branco!
Eliminarbem lembrado, Lawrence.
Eliminarloooool
Este Lagarto chamado Dani é um palerma! E nem sabe disfarçar......
Eliminarmais um que foi para a tv deitado.......... ate cao despachou
Eliminaralguem ja respondeu pq razao gastaram mais dinheiro para arranjar um LE do que ter ficado com o grimaldo? para as papoilas: mantinham o teto salarial e davam em premios. agora nao sou como 99% dos que aqui andam sempre com amen.
EliminarDetesto o futebol feminino; se ao menos se organizasse de modo independente ainda seria algo para quem goste, agora incluido nos clubes! tradicionais acho p+essimo-
ResponderEliminarEntão porquê?
EliminarTambém detesta as modalidades? Ou o futebol de formação?
É mais um espaço em que se pode apoiar o nosso Benfica, no qual as jogadoras estão a dar tudo para elevar o nome do nosso clube, e nos qual estão a mostrar seguir os valores pelos quais o clube se rege.
Fico à espera de saber a sua resposta, porque se odeia só porque são mulheres... o seu problema aí é outro :)
Porquê? É alérgico a mulheres? Olhe, quem não gosta não come... Mas não estraga, tá?!
EliminarFez um óptimo resumo do jogo. Gostei do jogo, ainda muito atabalhoado, muitas bolas perdidas, muitas falhas no remate, onde se nota as faltas da Pauleta e da Cloe. Mas a Kika é realmente uma força da Natureza.
EliminarGostei da vitória e sendo sobre o nosso eterno rival sabe sempre melhor. Mas o Sporting tem uma equipa com bons valores o que só valoriza a nossa vitória e o futebol feminino.
Um reparo que lamento ter de fazê-lo: Porque é que a TV Pública não transmitiu o jogo? Só o futebol masculino é que é de interesse nacional? Estamos a regredir em vez de progredir.
Ah! Mais um reparo: Por onde anda Rui Costa que não esteve presente? É mais um a quem só interessa o masculino? Ou foi ajudar à descarga de mais um camião de jogadores ou de maços de tabaco?
Anónimo14/9/23 16:14.
EliminarOs homens que odeiam as mulheres. Congratule-se. homem Muito ao contrário de uma espécie em vias de extinção. é uma em franco desenvolvimento.
Mais um palerma que deu à costa, há com jumento.
EliminarQuem será o Rubiales cá do burgo?
EliminarFilipa, Excelente análise.
ResponderEliminarPoderia fazer tb essas análises aos jogos da equipa principal.
Foi uma vitória justa e merecida mesmo com uma Sra lagarta a apitar o jogo: a falta que dá origem ao livre que dá o golo do Sporting não existe; demasiadas faltas das leoas e poucos amarelos para essas tantas faltas.
Tanto o narrador como o comentador da tvi não conseguiram esconder a sua dor pelo Sporting, não foram isentos como se exige.
Benfiquista a sério
Obrigada. De momento irei focar-me mais no futebol feminino, mas sempre que o tempo o permitir irei também abordar outros temas.
EliminarCompreendo.
Eliminarseja muito bem-vinda à blogosfera benfiquista.
benfiquista a serio
A Patão não tem mãos para aquilo. Depois, nota-se claramente a ausência da Ana Vitória e da Cloe, bem como da Pauleta. Quem veio, com exceção da Laís, mostrou muito pouco. O ataque da equipa foi bola na Kika e vê lá se resolves. Muito pobre!
ResponderEliminarQuanto ao Sporting, foi o habitual: postura mais defensiva a tentar aproveitar o contra-ataque.
Não sei se a Patão tem ou não mãos para "aquilo"! Mas sei que a Mariana Cabral é o ceição no feminino!!! Sempre a refilar, sempre a protestar... Dez réis de gente e a genica que a moçoila tem, hein!?!
EliminarNão acho. Acho que a Falcón e a Alidou acrescentam muito valor à equipa. Para já não falar da redes, lugar em que estávamos bastante carenciados.
EliminarAinda a estou a ver e tarde vou esquecer, a extraordinária defesa em voo que ela fez a negar o golo à Cláudia Neto.
Bom era conseguirmos a Telma Encarnação para o nosso lado.
Um excelente fim-de-semana para todos.
Genica têm a Amado e a Lúcia. Nunca acaba.
EliminarParabéns às meninas do Benfica, e honra para as meninas do Sporting.
ResponderEliminarnão é tanto estarmos mais frágeis é mais com as ausências não conseguirmos disfarçar as fragilidades que já existiam e neste caso penso que esta não é a treinadora necessária para as corrigir.
ResponderEliminarquanto ao comentários não é admiração nenhuma se eles nem no futebol masculino tem qualidade iam ter no feminino onde o conhecimento individual das jogadores é muito menor.
Uma excelente análise ao jogo. Podia a vitória ter caído para qualquer uma. ambas as equipas tiveram probabilidades, mas aí brilharam as guarda redes, duas excelentes jogadoras, com apenas a particularidade ter a do Benfica ter brilhado a grande altura no capítulo das grandes penalidades. Sem dúvida a mulher do jogo.
ResponderEliminarSente-se muito a ausência da Cloe e da Ana Vitória na produtividade da equipa, e uma interrogação se impõe: quase um ano depois não foi suficiente para debelar as lesões da Pauleta e da Valéria?
Não gostei de não ver Rui Costa presente, por contraste com Frederico Varandas a marcar presença.
Não gostei das opções de Filipa Patão para a equipa inicial deixando de fora a Falcón, nem tão-pouco com as substituições efectuadas.
Gostei das equipas, onde me parece ser esta época, o Sporting uma equipa a levar muito em conta.
Parabéns às meninas, com especial enfoque às de vermelho trajando, por mais uma de entre tantas, alegria trazida para a vermelha nação .
E agora no fim-de-semana, ao ataque para a glória habitual das mulheres maravilha.
Vai Benfica!
Filipa, excelente análise, eu gosto de ver futebol feminino , é futebol puro, mas com arbitragem assim e comentadores como esses da TVI, tenho receio na progressão. Então os rapazes que estavam na narração e comentários, vai lá vai, confundem futebol com jogar a bola. Tristes!
ResponderEliminarSou do Sporting, não vi o jogo, só soube o resultado no dia a seguir, mas os meus parabéns ao autor deste texto, tiro-lhe o meu chapéu. E parabéns pela vitória.
ResponderEliminar