O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 27 de agosto de 2023

Exame Passado, com pouca Distinção

. 11 comentários


O Benfica visitou e venceu o Gil Vicente. Para a história fica mais um jogo em que o Benfica conseguiu fazer o melhor e o pior no mesmo jogo. Na primeira parte entramos a dividir o jogo e a partir do momento em que definimos e acertámos a pressão, conseguimos estar sempre por cima. Não deixa de ser interessante que mesmo com João Mário, Kökçü e Di Maria em campo a capacidade para criar situações de perigo seja tão baixa. Falta último passe, falta definição no último momento e pelo que dá para perceber tem que ver com a adaptação dos reforços (Cabral e Kökçü) que muita vez ainda não se movimentam no sentido do que vimos o ano passado.

O avançado brasileiro então parece completamente perdido. Ontem ajudou a fechar o corredor esquerdo algumas vezes mas foram poucas as vezes em que tocou na bola perto da área. Ainda assim, num cabeceamento poderia ter marcado.

De resto, Di Maria jogou vários minutos a mais. Tem a qualidade que mais ninguém tem em Portugal mas a verdade é que estava exausto e estava a contribuir muito pouco para as operações do Benfica. Ainda para mais com o jogo partido que em tempos já foi a sua praia, mas hoje já não o é.

No momento defensivo o Benfica ao não saber controlar a bola acabou por passar muito tempo atrás das tentativas do Gil Vicente na segunda parte. Roger Schmidt tentou renovar o meio campo com as entradas de Chiquinho, Neves e Neres mas nem isso resultou e parece que a capacidade de ter bola ainda se perdeu mais.

Neves acabou por assistir para o golo de Musa que estava em campo há apenas 36 segundos. É um verdadeiro Super-Suplente!

Em suma, o Benfica continua com dificuldades em controlar os jogos depois de os estar a vencer. Foi assim com o Gil Vicente e foi assim com o Boavista. Bah está bastante abaixo do que já mostrou ser capaz e Aursnes que não é lateral de raiz acabam por condicionar a manobra defensiva. Kökçü também ainda não está entrosado neste momento do jogo.

Roger Schmidt tem agora de enfrentar a última semana de mercado onde parece vir a existir várias mexidas no plantel. Algumas saídas óbvias e certamente algumas entradas, nomeadamente para as laterais defensivas. A partir daí é trabalhar para estabilizar um 11 que dê dinâmicas certas e vencedoras à equipa.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. A teimosia do Schmidt com o Samuel Soares ainda nos vai sair muito caro. Não entendo porque não se vê o óbvio: Samuel Soares não tem nem nunca terá qualidade para ser gr do Benfica. É muito fraco entre os postes. Todas as bolas que vão á baliza são golo. Achei piada á imprensa e oponião generalizada que elogiou muito a sua prestação contra o estrela em que não houve um único remate á baliza. Até o João Victor na baliza teria feito um grande jogo.
    Lembrem-se do jogo com o burnley. Toda a gente falou no frango mas eu chamo a atenção para o outro golo sofrido em que ele está a metro e meio do poste e deixa entrar a bola junto ao poste num remate de fora da área. Não tem reflexos? Não vê bem?
    Se não aprecia o Vlachodimos só tem que pôr o tribunal que custou 10M e é gr da Ucrânia com muitos jogos na chamou-nos e q foi contratado para isso.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.

    Muito dificilmente farei posts a discutir as preferências de um treinador do Benfica.
    Isto porque dá pano para mangas, e todos nós temos a nossa costela de treinador, que passamos ao lado de uma brilhante carreira. Além de que, nunca será consensual.
    Agora, cria-se uma narrativa de que o treinador é um "borrado"... Ou será que os adeptos é que ficam "borrados" quando legitimamente uma equipa adversária nos causa problemas? Não vamos passear o campeonato a golear...
    A época passada começou com um percurso longo de vitórias e imaculado, e depois terminamos o último terço do campeonato a tremer como castanholas.

    Não sei o que vai acontecer daqui em diante, mas o que sei é, que farei críticas acérrimas, se a equipa não der tudo em campo. Agora se dá tudo em campo...Mesmo quando sofremos golos, há sempre mérito de quem o faz e deméritos de quem os sofre!

    Pode parecer estranho, mas mesmo quando marcamos é assim! Mérito nosso, e demérito do adversário! Aceitem a vitória (sofrida), e vou ver no futuro se 'outros' ali vão passar com distinção.

    Mais, aqueles que acham que não jogamos bem, ou que o treinador isto e aquilo, não deve ter visto os jogos dos adversários directos de certeza...
    Não ganhamos no Bessa, onde por alguma culpa própria, e uma boa dose de arbitragem nojenta, o Benfica perdeu pontos.
    Os super treinadores, mestres da estratégia e da comunicação, conseguiram as suas vitórias, esses sim todos BORRADOS, e com bastantes ajudas!

    Não criem ruído quando não há necessidade!
    É disso que o Crime Organizado está à espera... Da cortina de fumo mais uma vez. Acordem!

    ResponderEliminar
  3. Jogo algo estranho, em que vencemos pela margem mínima, mas em que pareceu que podíamos golear.

    Começámos a meio gás como habitualmente, depois começámos a dominar o jogo como também já é habitual, e na sequência disso pusemo-nos em vantagem o também já é hábito. Depois na segunda parte voltámos a entrar não muito bem o que também é relativamente habitual, conseguimos aumentar a vantagem e por pouco não a aumentámos ainda mais, e eis que o Samu (e a defesa) falha(m), o jogo fica com o resultado em aberto, Roger Schmidt ia mexendo na equipa nuns casos com bons resultados noutros nem por isso, marcámos o golo da tranquilidade perto do fim, e mesmo no final sofremos o castigo merecido por não termos sido suficientemente impositivos e autoritários ao longo do jogo.

    Mais do que erro do Samu, e das falhas dos defesas que continuam a passar no meio dos pingos da chuva, das decisões cada vez mais questionáveis de Roger Schmidt, e até a lentidão ou pouca orientação na formação do plantel por parte dos dirigentes, nós ontem permitimos mais de dez remates ao Gil, o mesmo já tinha acontecido com o Boavista, no jogo do Estrela não me lembro, mas com o FC Porto também foi assim. Uma equipa que queira dominar em Portugal, jamais pode aceitar conceder mais de dez remates, excepto se esses adversários tiverem um nível mais elevado. Neste grupo de quatro equipas que defrontámos desde o início da época, só o FC Porto está nessa categoria, os outros adversários apesar da sua valia e qualidade, e da sua história que tem também momentos de glória, não estão ao nível do Benfica, para mim nem sequer estão num nível médio alto do futebol português na actualidade.

    Uma pequena nota para a questão dos amarelos, pelo mesmo critério que o Kökçü foi amarelado, o Gil tinha acabado com menos um ou dois.

    ResponderEliminar
  4. Em contraponto, um exame passado com distinção máxima, o dos atletas do SLB João Ribeiro e Messias Batista!
    Campeões do Mundo em canoagem!
    PARABÉNS aos atletas e a quem lhes dá as condições!

    ResponderEliminar
  5. Desculpa continuar em off-topics mas volto a PARABENIZAR o Fernando Pimenta pela prata na canoagem!
    E força para os mundiais de maratonas!
    Concordância com a opinião de condecorar o(s) treinador (es)!

    ResponderEliminar
  6. O Boavista fez mais de 10 remates à baliza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fez 11 remates no total, 4 deles enquadrados; contra o Estrela foram 8 no total, 2 deles enquadrados; ontem foram 14 no total, 7 enquadrados; e contra o FC Porto foram 13 remates no total, felizmente só um foi enquadrado. 4 jogos, 46 remates consentidos, 14 remates enquadrados, 5 golos sofridos, parecem-me situações a mais frente a adversários varios degraus abaixo (excepto o FC Porto, obviamente).

      Eliminar
  7. o bah anda a jogar mal, pois mas nem alternativa tem, alias nem precisa de se esforçar que tem sempre o lugar garantido.

    o treinador é péssimo a substituir neste jogo tardou a ver o óbvio e já não foi a tempo só colocou as trancas depois da casa roubado, mas também muito ajudou o guarda redes ser mal batido mas ai a culpa tambem é dele porque criou um problema maior do que aquele que ele tinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, discordo.
      Bah anda a jogar mal porque não tem qualidade. Ele sabe isso é não consegue esconder falta de confiança sobretudo a defender, onde é mau demais para jogar no Benfica, mas também cada vez mais no ataque , onde até não é mau.

      Eliminar
    2. cada um tem a sua opinião a realidade é que o bah o ano passado jogou muito melhor do que aquilo que esta a fazer este ano e os defeitos eram os mesmos.

      Eliminar
  8. A culpa foi do Samu. Deixem jogar o Pedro Mantusas!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking