Roger Schmidt já mostrou ser um treinador convicto das suas ideias. Após uma época como treinador do Benfica, já podemos dizer que quando acredita que funciona, vai até ao fim com a sua crença... e até ver com resultado práticos no final da época passada e no retomar desta atual.
Contudo, e estando a falar sob pena do mercado ainda me vir a calar, não deixa de ser interessante perceber que o treinador tomou algumas opções que mostram alguma indefinição. Falo da posição de defesa esquerdo. Na passada jornada, frente ao Estrela da Amadora, Schmidt achou por bem adaptar Aursnes à posição de lateral esquerdo para fazer frente à ausência de Jurásek mesmo tendo Ristic no banco... um lateral de raiz.
Confesso que não sou o maior fã de Ristic, mesmo não achando que é um mau jogador. Confesso também que fiquei muito surpreso por o sérvio não ter sido o lateral titular nesse encontro. Cheguei a pensar que Ristic poderia ter algum problema físico (já aconteceu no passado), mas a verdade é que não só esteve no banco, como esteve a aquecer, por isso, posso deduzir que estivesse em condições de ser opção.
Isto leva-me por fim a pensar no que se quer para a lateral esquerda. Roger Schmidt, nas suas equipas por norma gosta de laterais de largura, rápidos, fortes e que explorem a profundidade. Bah é assim e Jurásek é assim. Segundo consta, Jurásek é uma aposta pessoal do treinador e será ele o titular. Se puxarmos o filme mais atrás, podemos ver que todo o jogo interior que Grimaldo dava, naturalmente se vai perder por essa não ser uma característica do checo. Contra isto, nada a dizer. Se o treinador pensou em mudar o registo ao contratar o lateral ex-Slavia, é porque tem um plano. Por mim, tudo bem.
O que me preocupa é a escolha de Aursnes na ausência de Jurásek e a respetiva justificação ao dizer que pretendeu dar as dinâmicas do passado. Quis um lateral mais associativo, mais participante e que ajudasse a construir. Ora é aqui que fico com a pulga atrás da orelha porque se quis isso ao colocar ali o Aursnes, não só pensa que Ristic não lhe dá isso, como também voltou a pedir uma coisa que o reforço que custou 14M€ não lhe pode dar.
As questões são:
Estas são as questões a que chego após as escolhas de Roger Schmidt no passado Sábado frente ao Estrela da Amadora. Claro que tudo isto deixava de fazer sentido se o treinador dissesse que Jurásek estava lesionado e o Ristic não tinha condições físicas para assumir os 90'. Mas não, Roger Schmidt disse que queria alguém que conhecesse bem as dinâmicas do passado naquele corredor. E isso, parece desfazer, pelo menos para já, aquilo que se pensou para o corredor esquerdo quando se contratou Jurásek (que poderá a vir a ser útil, mas ainda precisa de crescer no seu jogo).
Entendo perfeitamente o que queres dizer, como entendo o que o Mister Roger Schmidt quis com o Aursnes a defesa esquerdo! Se analisarmos bem o Grimaldo era quase um extremo e o Aursnes dava o equilíbrio necessário à equipa e permitia que o Grimaldo não se preocupasse em voltar rapidamente à sua posição uma vez que a mesma era compensada com o presença de Aursnes.
ResponderEliminarMas o problema foi que J. Mário não fez de extremo e o Di Maria ocupou preferencialmente o lado oposto!
Quando o D. Neres entrou aí sim ganhamos profundidade e é a equipa melhorou e teve as tais rotinas que R. S. fala.
O perigoso da coisa é que quando realmente for preciso utilizar o Ristic, ele pode não querer jogar!
Não vejo que Ristic é Jurasek consigam alguma vez dar a dinâmica que Grimaldo deu!
Oxalá que Schmidt seja um treinador com convicções! O que me tem parecido é que terá também alguma teimosia que não me agrada pois não vejo que o clube seja beneficiado com essas convicções.
ResponderEliminarVou aguardar pelos próximos episódios mas para já acho que não tem agido bem de forma a manter um balneário sadio, disciplinado e empenhado.
GRAVE É O QUE A COFINA ESTÁ A FAZER AO TREINADOR DO BENFICA!!!!!COMENTADORES COM ATITUDES DE XENÓFOBIA PARA COM O TREINADOR ALEMÃO,ESSE VITOR PINTO A ÁGUAS E O ANAFADO LAGARTO JÁ SÓ A TIRO NA NUCA.....POR FAVOR NÃO DEIXEM ESSES BANDIDOS ENTRAREM NA NOSSA CASA NEM PISAREM UM CENTIMETRO DA CATEDRAL....
ResponderEliminarPenso que a questão está relacionada com a dificuldade que o nosso treinador está a ter em gerir os egos dos principais obreiros do titulo passado. Quer mete los a todos na equipa para agradar e isso está a prejudicar a equipa. Só assim se explica que na supertaça tenhamos jogado sem avançado e que frente ao Estrela, o unico def esquerdo disponível não tenha sido titular.
ResponderEliminarPelo meio João Mario sem utilização no Bessa mas titular contra o Estrela para controlo de danos.
O único que pode ficar de fora mesmo sendo um jogador que a qualquer momento decide um jogo é o Neres. Qualquer dia cansa se e pede para sair.
Há que tomar decisões, esta é uma nova epoca e se jogadores importantes o ano passado ou reforços deste ano tiverem que sentar, que assim seja.
Têm que jogar os melhores. Ponto final.
Ultima palavra para a horrivel gestão fo caso Odysseias.
Primeiro uma Vieirada quando renovam contrato ate 2027 quando tinha contrato ate 2025 e ja todos viamos que precisavamos de um redes melhor.
Depois toda a novela para contratar outro redes, que chega ja com a epoca em andamento.
Por ultimo esta historia de ter sido encostado para jogar o Samu, que todos sabemos que nao é opção para titular e que não é melhor que o grego.
Teria que sair da equipa? Sim, mas nem tinha começado a epoca. Tinham no tentado colocar num clube qualquer. Não é agora por ter tido 1 jogo mau.
É a minha opinião.
Lembrar que ja Bruno Lage tinha pedido um redes por considerar que Ody era insuficiente. Ha quantos anos foi?
Pois....
Se alguém poderia conhecer as dinâmicas do passado seria o Ristic. Ele não chegou ontem ao Clube.
ResponderEliminarO Aursnes também as conhecerá mas falta-lhe o traquejo da posição.
O que deve ter pesado foi o facto de ter que deixar o Aursnes no banco depois da boa época que fez.
O que nos leva às "vacas sagradas"!
Ainda o vamos ver a jogar a defesa direito se o Bah se lesionar ou cumprir castigo!
Neste registo de coisas aparentemente contra-natura do treinador, não sei se não houve encomenda para despachar o Vlako e poupar o alto salário que aufere, agora que há outro para o lugar.
Nem mais...
EliminarJá jogou no lugar do Bah, na época passada quando dinamarquês esteve lesionado ou castigado, e por sinal deu muito boa conta do recado.
Eliminaressa justificação não faz sentido.
ResponderEliminaré verdade que o grimaldo era um jogador que combinava mas combinava a jogar pelas alas a ser extremo.
aurnses é isso mas a jogar sempre por dentro por defeito de ser medio centro e nunca vai à linha porque não tem pé esquerdo.
a coisa até poderia fazer sentido metendo o neres a jogar pela esquerda invertendo a situação do ano passado, lateral à linha e extremo por dentro, para extremo à linha e lateral por dentro mas não meteu o joão mario e passou a jogar com lateral e extremos os dois por dentro.
mas se não queria o mihailo então fazia como fez ao gilberto mandava embora e optava por outro.
Um post sobre futebol?! Alguém se enganou... Pensava que iriamos saber se o Choramiti já processou o Sbordém, ou ser brindados com mais uma teoria da constipação sobre o campeonato estar decidido, etc...
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarAntes demais bem vindo que venham mais post para nos fazer refletir e debater o nosso clube.
A primeira questão julgo ser pacifica acredito que seja temporário sim até porque com o regresso de Jurásek, será este o titular.
Ristic, eu na altura até comentei que se fosse o jogador pedia a demissão no dia anterior, vamos aguardar mais um tempo, tenho Roger por uma pessoa correta e justa quem sabe Ristic ainda nos venha a dar muitas alegrias, a época é longa ainda é muito cedo.
Jurásek precisa obviamente de mais tempo, uma das nossas mais valias Kokcu ainda está a enquadrar-se com as ideias do técnico e do que se pretende dele, está a caminhar no bom sentido, mas Jurásek com o tempo poderá ser melhor avaliado, muito cedo. Sempre gostei muito de Grimaldo mas podendo estar errado nunca teve um rendimento tão bom como na época passada.
Aposto mais numa vinda para lateral direito, a acontecer do que para lateral esquerdo, o mercado está a encerrar, felizmente logo a resposta não tarda será esclarecida.
Já agora e não sabendo se é verdade ou não, bem a estrutura ao recusar vender Florentino, Neres e Morato, ninguem fala disso mas merece a meu ver um elogio, claro sinal que o projeto aponta mais ao plano desportivo.
Abraço e foco total para o jogo seguinte
durante 6 anos o vlako.nunca parou o carro para dar autografos ..fes-lo onten...tem a cabeça pesada.....força SMITE....agora o rui costa que pague do bolso dele o ordenado choruro que renovou recentemente..com o infiltrado vlako.........fiz uma aposta com um presidente de uma casa do SLB ..que se aparecesse um club a pagar um euro pelo vlako.eu pagava-lhe um jantar...
ResponderEliminarEstavas lá para ver?
EliminarGrimaldo quem não se recorda dos inúmeros golos que sofremos porque defendia mal como oh caraças valendo-nos o Cervi que o auxiliava muito e que nos safava de males maiores, como dizia aí um acima esta época passada foi o ano em que o Grimaldo explodiu porque sabia e queria tirar proveito disso com um novo contrato e conseguiu filho duma mãe não chorem tanto por ele porque o jurassek vai jogar muito mais com o tempo o Schmidt conhece-o bem sabe do seu valor.
ResponderEliminarEm relação à lateral esquerda, podemos vir a ter um problema se o Jurásek não se mostrar à altura do lugar., pois, para mim, o Ristic pode ser muito voluntarioso, grande profissional, mas parece-me pouco para o Benfica.
ResponderEliminarQuanto a toda a celeuma criada à volta do Neres, parece-me que muitas das vezes as pessoas nem sequer se dão ao trabalho de ler notícias, ou de prestar atenção ao que diz o treinador nas conferências de imprensa. Senão vejamos: na supertaça contra o porto, o Neres não jogou porque tinha um problema no joelho, depois seguiu-se o jogo do Bessa em que o jogador treinou condicionado durante a semana e onde o treinador no final do jogo disse que o jogador ainda estava com problemas no joelho, que ainda não podia jogar os 90 minutos.
No fundo, e partindo do princípio que o Neres já estaria a 100% para jogar os 90 minutos com o E.Amadora (o que nós desconhecemos) apenas neste jogo é que se poderia levantar essa questão de o Neres não ser titular. E se ele tivesse entrado e não fizesse nada? E se o Benfica já estivesse a ganhar quando ele entrasse, será que a sua entrada iria ter o mesmo impacto positivo no jogo?
É quase como aqueles que após o jogo contra o porto exigiam que o Musa tinha que ser titular, ignorando por completo que alguns jogadores conseguem ter um impacto mais positivo na equipa quando entram numa fase do jogo em que, por exemplo, os defesas da equipa adversária já estão mais desgastados, e com a entrada de um jogador forte, lutador, aguerrido, como é o Musa, pode fazer mais estragos no adversário se entrar já com o jogo em andamento. Mas o que digo em relação ao Musa não é o que penso em relação ao Neres, que é um craque, e que, se estiver a 100% tem tudo para ser titular. O problema é que no meio campo do Benfica a qualidade abunda. E para mim, há um jogador que se estiver a 100% tem que ser ele e mais 10 neste Benfica: o Florentino. Acho que a equipa precisa de estabilidade naquele meio campo, de um verdadeiro trinco e o Tino é o mais competente nessa função. Quanto aos outros craques para o miolo, é gerir da melhor maneira, fazer rotação, eles que se esfolem todos pelo lugar, agora o Tino tem que jogar.
Seja bem vindo, caro Bruno Francisco. Espero que contribua com mais posts a falar de futebol que é algo que tem faltado muito, não só aqui mas também noutros blogues. Claro que termos as estruturas do Futebol em Portugal como aquelas que temos, e termos Direcções nas quais muitos benfiquistas não confiam na plenitude, ajuda muito a que o tema dos posts não seja propriamente o futebol dentro do campo.
ResponderEliminarUm abraço e saudações benfiquistas
Bem Vindo.
ResponderEliminarAcho que o Ristic não conta para o treinador, sendo isso verdade porque é que a Direção há 3 ou 4 semanas atrás não trocou de laterais esquerdo suplente. Porque não temos um lateral direito suplente?
Questões.
Pelos vistos porque temos o Aursnes 😜
EliminarE continua a saga de falta de jogadores para umas posições e jogadores que se estorvam para outras.
ResponderEliminarHá quantas épocas andamos nisto?
E o curioso é que as posições em déficite são mais baratas que aquelas onde temos sobejo.
Porque será?
Menos dinheiro involvido = menos comissões nas off-shores?