O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de maio de 2023

Organizar a casa é já "marca de água" de Lourenço Coelho - O "fazedor" de campeões!

. 30 comentários

A "limpeza" que foi levada a cabo no verão e em Janeiro era absolutamente necessária para que possamos conseguir construir um plantel para o futuro. Essa mesma foi a prioridade de Lourenço Coelho e aquele que parece ser o braço direito de Rui Costa e Lourenço Coelho na execução dessa estratégia: Rui Pedro Braz.

Feita ou praticamente terminada a "limpeza", há poucos casos por resolver:

Tirando Tiago Gouveia e Tomás Araujo (veremos o caso do Henrique Araujo, que possivelmente terá que rodar de novo dado o insucesso do seu empréstimo e o "crescimento" do Musa), todos os demais serão agora processos de venda ou cedência definitiva dos passes, pois o SLBenfica tem outros jogadores que interessa mais ao clube que estejam emprestados como potencial futuro:

- Cher Ndour, Martim Neto (veremos se mais um ano na B, depois do ano perdido ou se pode ja ser emprestado), Henrique Araujo, Henrique Pereira, Pedro Santos... só aqui estão 5 de um total de 6 possíveis.

Depois temos outros casos importantes, porém que entendo que a equipa B pode ser a solução: Hugo Felix, Joao Veloso, Jose Melro, Lenny Lacroix, Diogo Spenser, Rafael Luis, Guilherme Montoia, Nuno Felix, Ivan Lima, Iuri Moreira e não sei se me esqueci de alguém... Para todos estes nomes se fixarem na B... muitos outros terão que seguir os seus caminhos fora do SLBenfica e de empréstimos.

Assim que haverá muitas decisões que tomar antes de começar a atacar o mercado, porém as perspectivas são positivas porque ha muito que já se resolveu antes.

Da formação, no ano que vem conteudo admito que haverá jogadores que o Roger vai querer manter "sob controlo na B" para que ascendam directamente ao longo da epoca como se passou com o Joao Neves. Eu tenho muita esperança no Hugo Felix. Veremos se acerto...

Uma coisa é certa, continuaremos a ter uma mistura de formação (juventude) com experiência. Sairão dois experientes como Otamendi e Grimaldo entre os tres titulares que devem sair (juntando-se o Ramos a estes dois que será uma venda do verão)... vai entrar seguramente experiência para a defesa, num ano onde se vai pedir ao António que assuma a liderança da defesa, que só assim estará no futuro preparado para assumir num clube de topo como fez o Ruben Dias que chegou agarrou no City. Uma saída agora sería (creio que não vai acontecer) um erro tremendo para a carreira dele.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Viva,

    Não percebo porque se passa os créditos do trabalho realizado no clube para Lourenço Coelho (não lhe querendo tirar o mérito que possa ter) mas é Rui Costa que pretende ter Lourenço Coelho como nº2 no SLB, é Rui Costa que aposta claramente na equipa técnica, mas tudo bem o importante é que alem de outras coisas positivas que aconteceram o SLB fez z limpeza de balneário exemplar e que deve continuar, ai concordamos.

    Acho ainda interessante não ter sido feito um post (entre tanta coisa que por aqui foi publicada) sobre o que esta equipa técnica fez em prol da formação, repara chegamos ao final da época e tens Florentino Luís, João Neves, António Silva e mesmo Gonçalo Ramos praticamente titulares indiscutíveis, Henrique Araujo teve minutos (dos casos que até discordo porque se optou por Musa e não por este menino), Samual Soares integrado, Ndour andou por ali, Morato, mesmo não sendo da formação era um jogador perdido e só não é titular indiscutivel porque se lesiona, mas é opção válida, mas pronto vocês é que sabem que tipo de artigo publicar.

    Julgo que Tomás Araujo e Tiago Gouveia vão ser testados e podem ficar no plantel principal, Ndour pode ser uma opção muito válida para o miolo mas falta ainda chegar a acordo com ele (se olharmos aos objetivos da formação só com a inclusão destes no plantel principal o objetivo estaria alcançado).

    Agora mesmo sendo muito adepto que se aposte na formação e me deixe orgulhoso, até porque defendo a sustentabilidade do clube, é importante continuar a efetuar contratações do nível de Enzo (que não se encontra facilmente) Aursens, Neres e mesmo Bah, julgo que há condições para o fazer, afinal fizemos uma Champions razoável, vendemos Enzo e em 2023/2024 vamos diretos à Champions encaixando com isso e logo à partida perto de 40M.

    Há ainda o caso dos nórdicos, vamos ver o que irá acontecer, mas é tempo ainda de festejar, ir para umas merecidas férias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Águia vermelha30/5/23 14:38

    Lorurenço Coelho " Fazedor de Campeões" ?? Vamos ver se alguém consegue perceber o que escreves. É que assim fica muito difícil!

    Tens escrito aqui dezenas quase centenas de vezes que quem decide quem é campeão em Portugal é o Sistema do futebol português.

    Nos teus últimos posts escreveste que o Sistema para a temporada 2023/2024 escolheu o Sporting de Braga para ser campeão.

    Ou seja pelas tuas palavras este ano o Benfica só foi campeão pois o Sistema assim escolheu e agora dizes que o Lourenço Coelho é fazedor de campeões.

    Afinal é o Sistema do futebol Português que decide quem ganha o campeonato e todas as outras competições em Portugal ou foi mérito de Lourenço Coelho a vitória do Benfica neste campeonato?

    Decide-te que eu quero tirar as minhas poupanças todas e fazer uma fortuna apostando no Braga para Campeão.

    Afinal em que ficamos?

    É o Sistema quem decide quem ganha os Campeonatos ou é mérito das pessoas que trabalham nos clubes que ganham como é o caso do Lourenço Coelho no Benfica?

    Ontem mais uma vez senti-me envergonhado com os dirigentes pequeninos que o Benfica possuí.

    Envergonhado mas nada Surpreendido!

    Numa festa particular que devia ser exclusiva para um grupo restrito de Benfiquistas festejar a vitória do Campeonato no Jantar da equipa de futebol no Convento do Beato lá estavam como convidados de honra Pedro Proença e Fernando Gomes. Utilizando o que tens escrito Benfica By Gb talvez fosse a maneira de Rui Costa agradecer ao Sistema a vitória neste Campeonato do Benfica convidado estas duas pessoas que nenhum Benfiquista gosta mas que os nossos dirigentes adoram.

    O próximo capítulo de agradecimento de Rui Costa ao " Sistema do Futebol Português " será aceitar tudo o que o Sistema decidir no que respeita à Centralização dos Direitos Televisivos??? enquanto a maioria Benfiquista está entretida com esta vitória no Campeonato. Não sou eu que digo isto , Benfica By Gb tu é que dizes isto.

    Se é verdade o que tens escrito , se é o que se apelida ou chamou de " Sistema " que decide os vencedores das provas em Portugal e tudo o que é importante no futebol nacional e os outros só tem uma função obedecer é o teu dever como cidadão e Benfiquista entregares as provas que tens na Polícia Judiciária para que eles investiguem e posteriormente os Tribunais condenem quem tiverem de condenar e ilibem quem for inocente para que o futebol português seja decidido no campo e não em gabinetes.

    Benfica By Gb se dizes o que dizes é que tens provas , ninguém são da cabeça ia inventar uma loucura dessas se tens medo ou receio de algo envia as provas anonimamente, Se não o fizeres és conivente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada30/5/23 18:19

      "no Convento do Beato lá estavam como convidados de honra Pedro Proença e Fernando Gomes"
      Sinceramente não sei porque carga d´água lá estavam esses dois demónios que tem um cheiro nauseabundo a corrupção por todos os lados!
      Já agora, alguém esclareça a minha curiosidade: Estou a ver a entrada dos convivas para o jantar e pareceu-me ver alguém (de costas) muito parecido com o dono do palheiro... Será?
      Se o convite aos dois estarolas já é ofensivo e lesivo dos interesses do Benfica, estar lá o charlatão seria um crime de lesa pátria! Espero que esta minha sensação não passe de "pareceu-me"!

      Eliminar
    2. o autor do post é o chamado cata vento vira todos os dias para o lado que sopra mais, neste caso que lhe dá mais jeito.
      acho que nenhum de nós deveria já ficar surpreendido com estes números de contorcionismo ao nível de um qualquer festival de circo de monte carlo.

      Eliminar
    3. Pareceu-lhe.
      Se fosse verdade, já estaria em todos os meios de comunicação, não acha?

      Eliminar
    4. 1) a história do sistema dar o campeonato ao Benfica é um devaneio do BbyGB. O “sistema” existe para defender o fcP. Só assim se explica a ausência a cláusula agravante mas expulsões de técnicos, no regulamento disciplinar da Liga. Só assim se explica a disparidade factual de minutos em superioridade numérica do fcP. Só assim se explica o rácio de faltas para amarelo do fcP e de faltas para amarelo dos adversários do fcP. Só assim se explica a coincidência de o fcP ser sistematicamente bafejado com castigos por acumulação de amarelos dos principais jogadores dos adversários. Só assim se explica que “jogar à Porto”, usando níveis de agressividade e coação irregulares, seja um conceito, apenas aplicável… ao Porto.
      Mesmo com o Benfica campeão, o que é facto é que o fcP, uma vez mais, chega ao final da época com muitos mais pontos do que o futebol que joga merece. Porque tem regras diferentes.

      2) apoiar Proença é um erro da direção do Benfica. Ponto. Convidá-lo para a festa de consagração é uma mera consequência do erro anterior. Apoiando-o, não há como não o convidar.

      3) sobre a centralização dos direitos televisivos, passaram despercebidas aqui no blog as declarações de um vice presidente do Benfica, há poucos dias atrás, sobre o assunto. Exigindo que se esclareça o business case do processo e deixando clara a posição do Benfica: não pode sair prejudicado.

      Recordar que, no documento de intenções da Liga, o exemplo de modelo apontado é o da Liga Espanhola. Não por comparação dos valores, mas sobre a forma como os valores foram distribuídos. Em suma, garantiram-se as receitas anteriores dos grandes e distribui-se o valor adicionado ao bolo pelos mais pequenos.
      É um modelo acertado, que não prejudica ninguém. Resta garantir esse pressuposto… e haver garantias que o bolo todo será maior que a soma das fatias.
      Padece de um mal: assenta na atual receita como referência. E é sabido que as condições atuais de Porto e Sporting vs Benfica não obedecem a lógicas de mercado - mas sim a cláusulas de equiparação dos dois face às condições conseguidas pelo Benfica.

      Eliminar
  3. Boa tarde. Na minha opinião relativamente à constituição do plantel para a próxima época:
    1 - Precisamos de um GR de categoria. O Ody poderá ser vendido.
    2 - Defesas laterais direito - Por mim mantinha os dois.
    3 - Defesa Esquerdo - Contratar um titular indiscutível e uma alternativa.
    4 - Centrais - ASilva e Morato, suplentes Araújo e João Vítor, despachar Veríssimo após lesão grave duvido que volte a ser jogador para o Benfica.
    5 - Medios Centro - contratar um medio para ser indiscutível Renato Sanchez poderia ser uma boa opção. Manter os restantes.
    6 - Extremos - despachar Rafa, tentar Guedes apostar em Tiago Gouveia.
    7 - Avançados - Vender Gonçalo Ramos, mais tempo de jogo a Musa, tentar contratar Harry Kane, Osimeh ou porque não o Eder Zito, ou fazer regressar Jonas.
    Apostar nos Tengsted e no Ketchup.
    Chiquinho poderia ser vendido mediante uma boa proposta (10K por exemplo), tentar renovar com Ndour e apostar nele.
    Temos de ser criteriosos nas aquisições e só contratar quem acrescente valor.
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ndour é um Cristante para menos. Mal de nós se algum dia for titular do Benfica

      Eliminar
    2. Harry Kane????Eder Zito????Jonas???Osimeh???? Cogumelos alucinógeneos ou Tinto de Pacote???

      Eliminar
    3. Eia ganda maluco! Fartei de me rir com este comentário cómico irónico. Teve piada. Abraço

      Eliminar
    4. Ganda padrada! Harry Kane? Isso que andas a fumar é para misturar com tabaco. Não podes meter tudo lá pa dentro de uma vez amigo!

      Eliminar
  4. AG para reeleição de Proença marcada para 1 de junho
    Passar entre os pingos da chuva !!! O sistema está instalado e é para continuar, O Fontelas também continua, o Fernando também, etc, etc.etc .situação que continuamos a ser cúmplices, este ano embalaram-nos com o campeonato, por esta eleição, pelos direitos televisivos, mas fartaram-se de dar sinais de que estavam lá, que assim o desejassem utilizariam como no futuro o farão as suas armas.: manipulação, intimidação, controle informação, e branqueamento de comportamentos ilícitos. Mas para os dirigentes do Glorioso está tudo bem, vão-se queixar quando eles voltarem, aí vão reclamar, mas de forma frouxa, como se pode reclamar de algo que fazemos parte !!! A cereja no topo do bolo, é numa festa que deveria ser exclusiva e privada para os Benfiquistas, estiveram lá, imagine-se numa mesa de honra, com pompa e circunstância o Pedro Proença e o Fernando, ainda que os convidem quando é Institucionalmente , formalmente e orgânico o fazerem ainda vai que não vai, agora para uma festa privada e de festejo do título, é colocarem-se a jeito.
    É lamentável não termos a iniciativa e apresentarmos uma lista, deixámos de liderar esses processos, faz muitos anos que não temos qualquer iniciativa desse tipo, o que é um indicador que preferem que fique tudo como está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo tudo o que diz, felizmente ainda há benfiquistas que não dormem e põem o dedo nas feridas do futebol português e nas cedências do Benfica.
      Este é mais um artigo elucidativo do que estão a preparar ao Benfica e o Benfica amocha. Incrível.
      As nomeações esta época foram uma afronta ao Benfica, nem a última jornada escapou, no antro da corrupção ao 3 minutos já estavam a jogar contra 10, o ASDias estava mesmo com ganas de chegar aos 11 golos. Uma vergonha.

      https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/pedro-brinca/detalhe/20230529-2053-chuto-para-a-frente-e-fe-em-deus

      Eliminar
    2. As eleições do pulha com maiorias confirma que com umas vitórias (muito menos das que o Clube PODE e DEVE ter) a rapaziada assina de cruz.
      Portanto, os eleitos podem fazer o que mais lhes interessa a si e ao sistema que o pessoal, desde que se vão ganhando a maioria dos jogos, mesmo com saldo negativo com os rivais directos, fácilmente aceita tudo.
      Há uns anos atrás, havia a moda de que quando as autoridades começavam a escavar certas vidas e fortunas, o pessoal passava a riqueza para o cônjuge e depois fingiam estar zangados, mandavam uns bitaites uns aos outros e separavam cama e mesa até a poeira assentar.
      Cada vez que vejo notícias sobre o "separado" dono do palheiro, coitadinho, lembro-me desses tempos.
      Para além dos proenças e nandinhos das facturas, juntem-se os searas amigos do corrupto, os vilarinhos que abriram a porta ao pulha aos bancos e à vigarice, os dso's que puseram os bancos a mandar também no Clube, etc. e temos um Benfica que leva porrada e ainda dá a outra face.
      Somos educados como dizia o Vilarinho um dia destes antes de se sentar à mesa.
      O presidente já avisou que mais difícil que ganhar o primeiro campeonato é ganhar o seguinte.
      Vamos ver se é uma premonição.
      Espero que esteja tão enganado como esteve em relação à por si prometida auditoria.
      Em relação ao tão desejado "39" vamos vendo como se monta o plantel para se perceber se é só para uso Champions ou também para o "39" mesmo.
      Até lá, carrega Benfica!

      Eliminar
    3. Não há problema. Publicam uma "news letter" a desancar naqueles em quem votaram, abanam a cauda todos contentes pela proeza e fica tudo resolvido.
      Não votei Rui Costa. Mas apesar de tudo esperei que alguma coisa mudasse. Não mudou nada e vai piorar.

      Eliminar
  5. Concordo 100% com o Águia Vermelha, principalmente na parte do Prença/Gomes.

    ResponderEliminar
  6. Tenho as máximas expectativas no que respeita ao rearranjo do plantel. Olhando para o que foi feito, acredito que os atletas que não fazem parte do projeto sejam alienados definitivamente. Aparentemente so ficaremos com os que depositamos algumas esperanças e que venham a ser úteis ao plantel A no futuro ou que venham a ser potenciados para venda com mais valias significativas.
    Acredito que sejam contratados (ou vindos por empréstimo) uns 4 a 6 jogadores todos de qualidade. Se encontrássemos um guarda-redes melhor que o Odysseas, eu trocava de guarda-redes, lateral esquerdo, pelos vistos lateral direito, algum jovem barato e com potencial real, um aursnes antes do feyenord, vindo de uma equipa desconhecida ele mesmo desconhecido, um médio de grande classe e capacidade e 2 jogadores para a frente, substituindo o guedes e o draxler, se sair o ramos penso que virá um outro avançado. Eu apostaria no desenvolvimento do Benchimol para o testar daqui a uns 2 anos.

    Eu criaria uma equipa B da máxima qualidade (14 a 18 jogadores) onde o estilo e fluxo de jogo fosse semelhante ao da equipa A para que esses jogadores pudessem mostrar-se de maneira consistente ao longo de uma época. Se os jogadores não criam uma equipa é difícil observar-se o seu real potencial, andam para ali aos tombos e tens que adivinhar no meio daquele caos tecnico-tático quais os que são bons, enquanto que se tiveres um modelo que potencie a equipa podes ver quais os que se destacam. A equipa B nunca deveria ser objeto de constantes mudanças, isso é para os sub19 e sub 23, se não
    é para ganhar que se façam as experiências nesses 2 projetos.
    Concordo até que deveria ser o treinador principal a escolher os jogadores que quer ver desenvolverem-se na equipa B, os atletas em quem ele e a sua equipa técnica identifiquem qualidades indiscutíveis.

    ResponderEliminar
  7. dos que estiveram na equipa b e que mencionas só o ndour e o martim neto tem qualidade para ser emprestados, ainda que provavelmente o roger queira ficar com o ndour.

    o antonio silva enterrou a equipa varias vezes, muitas mais que o morato, mas depois existe malta que ainda esta à espera que ele assuma a liderança da defesa ele há com cada ideia, mais facilmente o morato o faz mais cedo do que ele.
    de salientar que o ruben dias só assumiu a defesa quando teve o cepo do ferro ao seu lado que enquanto o jardel jogou foi sempre eles o patrão da defesa.

    a equipa tem falta de opções, tão evidentes que o treinador de restinguiu a quinze dezasseis jogadores mas depois existe malta que acha que ele vai meter mais gente sem experiência, ainda malta sem experiência sequer de futebol sénior ou equipa b, acho que esta malta ainda acredita no pai natal só pode.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem fala assim de António Silva não é benfiquista de certeza

      Eliminar
    2. diz ai onde é que se compra de medidor de amor ao clube que é para eu comprar um.

      os asnonimo botou faladura mas não contrariou o que eu disse é verdade ou não que o antonio silva enterrou a equipa varias vezes, mais até do que o morato nesta época, provavelmente as mesmas que o morato tem acumulado em varias épocas.
      mas emitir opinião critica sobre o antonio silva não se pode mas sobre o morato ai já não existe problema.

      Eliminar
    3. Jorge Leitão3/6/23 11:47

      No campeonato do enterranço, é normal que o António tenha ganho, bastando para tal comparar o n.º de minutos jogados. Ora, tendo isto em atenção, o melhor foi o João Víctor: não enterrou uma única vez.

      Eliminar
    4. mas compara o numero de erros do antonio silva por minutos totais jogados e faz o mesmo exercício com o morato por exemplo com todos os minutos que já jogou, nesta e noutras épocas, e depois vem cá falar.
      em termos absolutos o joão victor tem menos erros absolutos mas depois vai ver a relação erros por minutos jogados e muito pior que o antonio silva ou qualquer outro.

      Eliminar
  8. eu só venho aqui perguntar o seguinte:

    - o Porto pede o castigo de Neres para não jogar a proxima supertaça.
    1.º o Neres não tem nada de ser castigado pq o que se passou não passou de um bate boca com um colega de profissão onde não ofendeu nem o F.C. Porto nem os portistas. nada tem a haver com os insultos do ano passado dos jogadores do Porto às mães de todos os benfiquistas.

    2.º o Porto já dá como vencida a taça de portugal sem a jogar?
    ~
    3.º o Braga já perdeu a taça sem a jogar?

    benfiquista a serio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Tripeiros são Portuenses, os Porkistas são ANDRADES. O XICO Traques não sabe nem a história da sua cidade nem a do seu clube....BARRASCO.

      Eliminar
    2. O que Neres disse não é insulto. Cabe bem no âmbito da liberdade de expressão.
      Mais uma vez este incidente põe a nu os cartillheiros do Porto camuflados de jornalistas independentes.

      Eliminar
  9. De quem foi o mérito não sei, mas que foi bem feita essa limpeza lá isso foi.
    Por outro lado é incompreensível a contratação de Tungsténio e de Shelldrupp (ou lá como se chamam) quando estávamos numa altura em que necessitávamos de reforços que viessem acrescentar no imediato e não a prazo.
    Aliás vamos ver se algum deles alguma vez dará um bom jogador titular da equipa principal.

    ResponderEliminar
  10. boas:
    -vender gonçalo e consewguir emprestimo do sobakem da Roma
    -despachar chiquinho e devolver aurness ao miolo rodando com florentino e joão neves
    -kerkez para a esquerda
    - fabio carvalho era capaz de ser boa opção para acrescentar e os da formação

    não é preciso mexer muito mais, ainda acredito que o tengstad e no shelderup

    PS: tambem gostava de ter um gr com pelo menos um pe direito.


    SLBDOPOVO

    ResponderEliminar
  11. 'que só assim estará no futuro preparado para assumir num clube de topo como fez o Ruben Dias que chegou agarrou no City' - é perturbador ver a naturalidade com que se assume e diz que o SLB é um clube de passagem, que tem de vender, e que não é de topo.Assim vai o 'benfiquismo', que se arroga de 'realismo'.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo1/6/23 09:31

    Organizar a casa é perceber que cada vez mais tubarões europeus deixaram de ir ao Estádio da Luz e estão a pescar diretamente no Seixal. O Diego Moreira já foi e o próximo é o Cher Ndour. Andamos a formar jogadores para outros virem buscar antes de os agarrarmos e fecharmos contrato com eles. A época 23/24 ainda não começou e já estamos a perder valor...

    CF

    ResponderEliminar
  13. Vejam este menino de 18 anos, médio do Ferencvaros da Hungria, Krisztián Lisztes.
    https://youtu.be/yy-oWvMVsWk.
    Comprar antes que fique fora de alcance.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking