O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Direitos Televisivos: Façam o que quiserem na Liga! O dinheiro não estará nos jogos daqui a 3 anos!

. 17 comentários

Já aqui o disse algumas vezes e reforço: A Kings League, um projecto do Gerard Piqué e de um dos mais reconhecidos streamers de Espanha e da America Latina (Ibai Llanos), tem ganho seguidores um pouco por todo um mundo e eu sou um deles. Porém, a meu interesse neste projecto é muito diferente que a maioria tem. Eu vejo aqui uma experiência socio-desportiva


Com a Kings League descobri o Twitch e daí comecei a investigar tanto a plataforma, como os streamers que decidiram (e muitos são pagos para isso) usá-la como principal canal de partilha de conteudos. Para quem não conhece, recomendo vivamente a leitura atenta aqui.

A televisão mudou há uns anos quando se introduziram os canais pagos, depois as gravações e mais tarde a interação em tempo real podendo decidir o que ver e rever e quando. Isso introduziu um factor fundamental: o telespectador passou a decidir o que consome e quando.

As plataformas de streaming como o Twitch levam o factor interactividade para outro patamar: Televisão gratuita, interactiva, em comunidade, onde o espectador influencía quem gera conteudos, onde a gamificação está presente em todos os factores e onde se permite uma variedade de formatos onde qualquer um pode ter um estudio em casa, sem gastar muito dinheiro, e gerar conteudos para milhões de pessoas a partir do seu quarto ou garagem.

Em vários países, o streaming é já uma realidade e muitos jornalistas e comentadores das mais variadas areas, mas tambem muito em especial no desporto, têm os seus próprios canais onde fazem diretos e interagem com a audiencia sem as "amarras" das televisões. Geram os seus próprios conteudos e são pagos em função da audiência a que chegam e dos patrocinadores que podem gerar.


Nos países mais "desenvolvidos" nesta matéria, até jogadores e dirigentes já usam canais de streaming para chegar aos adeptos.

Em Portugal, obviamente, pelas amarras e pelo sistema corrupto que está montado, isto é uma miragem. Poderia, perfeitamente, ser uma forma de os jornais e jornalistas desportivos entrarem noutra dimensão de expressão e relação com o adepto do futebol e das modalidades, gerar as suas próprias receitas e até aliviar a carga de custos dos jornais que terminam a sobreviver às custas da relação de dependência com os clubes.

Porém, queiramos ou não... o futuro dos miudos que hoje em dia têm dificuldade em criar a paixão pelo futebol como nós criámos há 30, 40 ou 50 anos atrás... será este tipo de plataformas. Os jovens de 20 anos consomem tudo através das plataformas.

Em Portugal ainda há a ilusão que as "plataformas" são as redes sociais. Fomos os "ultimos" a deixar o Facebook como referência de rede social... e seremos talvez os ultimos a matar os lobbys dos media e em embarcar no movimento do streaming.


O potencial de receitas, escala e nivel de engagement através destas platafomas é brutal. Em especial para clubes de dimensão como o SLBenfica, mas também para fomentar o clubismo local.

Há muito que defendo que a única forma de aumentar significativamente o "bolo" das receitas televisivas tinha sido ter-se feito esta aposta no streaming e na digitalização e geração massiva de conteudos para consumo digital, como fizeram os vizinhos espanhois e tambem os "irmãos" brasileiros. Não foi feito... acabará por acontecer, mas tarde, muito tarde.

O lobby dos media estará contra isto. Ao contrário do que se passa noutros países, onde quiseram fazer parte, dar dimensão e envolver-se com os criadores de conteudo, aqui em Portugal vai tentar-se desvalorizar, criticar, limitar... mas será apenas tentar parar a onda com as mãos.

Ao SLBenfica, como o fizemos com outras iniciativas anteriores, cabe liderar este movimento e impulsionar esta mudança. O streaming e os direitos e conteudos do SLBenfica e de tercerios não podem ficar limitados nos acordos que se estão a fazer, porque isso será tentar amordaçar a limitar o desenvolvimento futuro para manter o controlo nas mãos dos "patrões" do futebol e dos media.

Isso já não existe. Em breve, o poder terá quem melhores e mais conteudos seja capaz de gerar e ter os melhores e mais dedicados geradores de conteudos e agregadores de massas de seguidores e subscritores.

Vou esperar para ver, pois há três ou quatro iniciativas IMEDIATAS que o SLBenfica deveria JÁ estar a fazer e que está tudo a dormir.

Podem continuar preocupados com as negociações que serão o que serão (impostas e sem grande margem porque a realidade é a que é). Podem continuar preocupados com as auditorias para "ficar bem" porque os malandros "não passam factura". Podem também lembrar-se agora, depois da asneira feita em 2012, que os estatutos deviam já estar revistos (quando neste caso até so se aplicarão para o proximo mandato, pelo que até às eleições há imenso tempo).

Eu da minha parte só quero três coisas:

- Demarcação da actual direcção da Liga e apoiar um outro candidato com um projecto de transformação que passe pela "limpeza" dos quadros dirigentes e reestruturação do modelo competitivo.

- (mais importante ainda que o anterior) Demarcação da actual direcção da FPF e apoiar um candidato com um projecto sério para credibilizar o futebol português, dar dimensão aos projectos desportivos dos clubes ditos "não-grandes" e funcionar como forte impulso à formação, canalizando financiamento e prioridade aos clubes formadores.

- Aposta no Digital com um projecto urgente e claro que passe pelo streaming de conteudos não só ao nivel do próprio clube, como criar condições para ampliar a comunidade através dos vários projectos de podcast já existentes, que possam ganhar dimensão e ser remunerados (patrocinados) e com isso apresentarem cada vez mais qualidade em diferentes idiomas para chegar a mais publico (ou com tecnologia de tradução simultânea) etc.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Eu acho que a melhor aposta seria no Pornhub, mas o fecep aí é forte. O Onlyfans também é uma possibilidade

    ResponderEliminar
  2. Não entendo até que ponto vai a parvoice.

    Primeiro, vamos lá parar com a publicidade à Liga do Sr. Corrupto dos lados de Espanha? O Piqué e o Ibai são do piorzinho que há no mundo do "desporto" no que toca a dinheiro sujo.

    A utilização das plataformas digitais em nada tem a ver com a OBRIGATORIEDADE da centralização dos direitos televisivos. Vais ter de centralizar, o que significa que os direitos que são do Benfica deixam de ser do Benfica e o clube receberá uma parte acordada do bolo, nada mais. Depois disso, quem comprar os direitos de transmissão da Liga decidirá o que fazer e como fazer.

    Podemos e devemos ter uma voz ativa não só no modelo de distribuição do dinheiro, o resto será quem comprar que decide.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como ja escrevi noutro comentario abaixo... já la vao 15 anos de blog (a cumprir a 8 de Maio) e continuo sem perceber porque raio ha gajos que comentam sem ler. Isso é fixe? Pareces aqueles que saem à rua com uma roupa ridicula mas ele que é o unico que acha que é swag.

      Em primeiro lugar o post nao faz qualquer tipo de valorização de pessoas ou da sua conduta. Depois enquanto o blog for meu, eu falo do que eu quiser. "vamos la parar" com quê? Nao, rapaz... aqui escrevo o que eu quiser.

      Por fim, bem sei que o texto é longo e às tantas para certas pessoas pode ser complicado manter a concentração ou entender o conteudo, mas faz um esforço, vais ver que nao escreves alarvidades como os dois ultimos paragrafos.

      Eliminar
    2. O "posso, quero e mando" tem sido apanágio do blog e dos seus ao longo dos anos. Alias, muito pouco benfiquista o espirito.

      O "rapaz" é demonstrativo de complexo de superioridade. Algo, aliás, muito pouco benfiquista o espirito.

      A "não valorização de pessoas ou da sua conduta" é algo que o espirito benfiquista eleva ao seu maior esplendor. Os valores e as condutas são tudo. Esses que gostas de publicitar não são muito diferentes daquilo que muito criticam por aqui.

      Alarvidade têm sido escritas todas as semanas por aqui. Este é o blog conhecido durante muitos anos por insultar jogadores e treinadores do Benfica. Basta reler aqui o que foi dito sobre muitos dos que hoje estão a fazer uma das melhores épocas da História do clube para ver as alarvidades. Basta reler por aqui muito do que foi dito de muitos dos jogadores que deram o inédito tetra ao Benfica para perceber onde estão as alarvidades.

      Eliminar
  3. Completamente de acordo com a ideia... É o futuro, eu já sou fã.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Balelas para encher chouriços.
    Podemos alterasr alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ate te explicava, mas como "sao balelas",o melhor é deixar-te na ignorancia. Es mais feliz assim

      Eliminar
  5. Falar da Twitch sem compreender o que e esta plataforma e ignorância e pegar nisto e defender uma aposta do club nesta plataforma e então uma completa loucura ....
    A Twitch não e mais que uma plataforma tipo YouTube onde quem ganha o papel são os donos da plataforma ....e serve esta plataforma como complemento a um canal de um clube não serve como canal ....o Benfica ao longo dos anos tem apostado em todas as plataformas desde YouTube até ao tiktok pois são plataformas que permitem visibilidade e interação com as comunidades a Twitch apesar da semelhança as anteriores tem sempre uma questão pertinente os ganhos .....os clubes hoje em dia não tem conteúdo para Twitch ainda assim o Benfica criou uma plataforma a bplay para essa questão e os resultados 3stao longe de ser animadores..... Gostava então que o autor me dissesse em curtas palavras no que e que a Twitch e diferente das restantes plataformas e no que e que o Benfica teria a ganhar em ver a sua marca diretamente associada à Twitch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desde 2008 nisto e ainda me surpreendo com alguns comentarios.
      então V. Exa arranca para uma dissertação sobre a minha incapacidade para entender o Twtich e depois demonstra que não percebe um boi de como funciona a plataforma?
      Quanto às respostas às tuas perguntas, recomendo ler o texto em vez de ver os bonecos. Porque nao só eu não recomendei qualquer plataforma em específico - ainda que entenda que o twitch se adapta muito mais à realidade futura que o youtube, por exemplo.

      Eliminar
  6. A questão não é a plataforma A,B ou C....é a maneira como hoje em dia e no futuro se consomem os conteúdos. Parece-me que é esse o ponto do Shadows que alerta, e bem, que o Benfica devia estar na crista da onda nesta matéria.

    ResponderEliminar
  7. O Benfica já tem um canal na Twitch, onde os seus jogadores de FIFA, fazem alguns conteúdos

    ResponderEliminar
  8. mas o facto dessas tres coisas que falas serem importantes e poderem ser implementadas não quer dizer que as outras, que tanto criticas se calhar apenas porque não foram ideias tuas, também não o sejam e mais todas podem ser implementadas ao mesmo tempo porque tanto as que tu indicas como as outras não são mutuamente exclusivas.

    é possível que no futuro, não será é em tres anos isso é de certeza, não sejam os direitos televisivos a gerar mais dinheiro mas vão continuar a gerar muito dinheiro e a ser uma das principais fontes de receita pelo simples facto de ao contrario doutros conteúdos que não tem limite no tempo o jogo é ao vivo e depois ninguém paga para ver o que quer que seja em diferido quando já sabe o resultado.
    e os direitos televisivos não se resumem ao que passa numa tv a transmissão de um jogo por steaming esta englobado nos direitos televisivos.

    independentemente de concordarmos com a centralização dos direitos, eu não concordo, continuo a achar que teremos de lutar por conseguir o melhor que seja possível, mesmo que isso seja menos do que tempos agora, porque nos próximos anos ainda vai ser uma das maiores fontes de receita.
    mais tentar o melhor possível em nada inviabiliza andarmos a tentar outras fontes de receita que furem o acordo e sejam fora dele.

    essa tua posição parece a daquela malta que aposta tudo só numa coisa e depois se, por motivos vários, a coisa falha ficas com uma mão cheia de nada porque só apostaste numa coisa é de visionário realmente.

    ResponderEliminar
  9. Qual dinheiro? Nós benfiquistas não nos podemos só preocupar com o dinheiro mas sim com a implicação direta despoetiva que advém da centralização desses direitos.
    Efeitos práticos, sim, muito provávelmente fará da Liga Portugal uma competição mais competitiva. Mas por baixo... Vai aproximar os grandes dos pequenos, mas por força negativa, torná-los-á menos grandes, digamos assim.

    ResponderEliminar
  10. Entretanto convinha não ser gozado, mais uma vez, no próprio estádio.

    ResponderEliminar
  11. Há coisas que não mudam! Deve ser do ADN!
    Adivinhando o resultado, fruto de muitos anos já "a virar frangos", dediquei-me a ver um filme no AXN.
    A treta de, durante a semana, através dos esquemas de treino ir fazendo a cabeça aos jogadores de que o empate sabe a vitória dá nisto.
    A motivação para ganhar o jogo não está lá. Tem sido sempre assim seja qual fôr o treinador.
    E, não o tendo ainda dito, não concordei com a extensão do contrato do dito.
    Pode sair muito caro ao Clube.
    O borgesso também pôs a equipa a "jogar o triplo" e depois o encantamento foi-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os erros repetem -se seja com os contratos, seja com o endeusamento do treineiro.

      Eliminar
  12. Bom post, mas... na semana da recepção aos porkos num jogo decisivo, fazer um post a falar de tudo menos do jogo importante que se avizinhava é chamar o azar. E o azar aconteceu mesmo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking