O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Às vezes o retorno da lealdade também pode ser um bom pontapé no cu

. 24 comentários

André Almeida foi MERECIDAMENTE homenageado no último jogo pelos seus 12 anos no Benfica? Claro que sim. Confesso que sou adepto destas homenagens, e felizmente Rui Costa tem tentado trazer de novo para o Benfica um certo romantismo que LFV tudo fez para destruir.

Mas não faltou quem viesse logo aproveitar o momento para “mandar” a bicada, que este Almeida sim é dos nossos, que beija o símbolo mas sente realmente o símbolo, ao contrário de outros (o Enzo), que beija o símbolo hoje mas está a forçar a saída amanhã.

Eu confesso que tenho uma visão muito pragmática destas coisas, mas o que eu pergunto é: Será que André Almeida não poderia ter feito o mesmíssimo que Enzo fez, tivesse ele o talento de Enzo, tivesse ele sido eleito o melhor jogador jovem de um mundial, tivesse ele a elite toda do futebol atrás de si a despejar baldes de dinheiro, e pudesse ele ter ido para o Chelsea ganhar em 8 épocas o mesmo que ganharia em 56 anos de Benfica?

Ah sim, é facílimo elogiar a lealdade de um jogador (e atenção que não estou a dizer que ele não merece elogios. Como já disse, MERECE.), dizer-se que este sim é dos nossos, quando na verdade qual foi a hipótese nestes 12 anos que o André teve para sair para um clube maior e que o fizesse ter uma conta bancária com mais dois zeros? A história do André no Benfica é também muito as suas circunstâncias, como acontece com qualquer outro jogador!

Perguntem às estrelas do amor à camisola dos anos 70 e 80 do futebol português, senão preferiam ter tido na altura uma Lei Bosman que lhes tivesse permitido ter feito carreiras lá fora, e que hoje pudessem ter vidas financeiras bem mais desafogadas em vez das vidas difíceis que quase todos têm?

E isto leva-me para Enzo... Portou-se bem? Claro que não! Mas fez o mesmo que muitos que o criticam hoje teriam feito no seu lugar. O Enzo é um miúdo de 21 anos, que saiu da Argentina e largou amigos e família, e que veio para a Europa à procura do seu sonho, onde se inclui conseguir independência financeira o quanto antes.

E quando aterrou em Portugal para jogar no Benfica, o Benfica tinha algum lugar especial no seu coração? Claro que não! Aterrou aqui porque fomos nós que pagámos! Defendeu a causa do Benfica porque é profissional, e se tivesse sido o Porto a contratá-lo teria defendido a causa Portista da mesma maneira.

Hoje o Enzo está no Chelsea, vai colocando uns posts no instagram mas sempre com os comentários restritos, porque de facto há muitos Benfiquistas a querer comentar e a querer dizer ao Enzo exatamente aquilo que pensam dele e da sua saída, e de como seres humanos como ele nunca tiveram lugar no Estádio da Luz.

Mas mais uma vez, é tudo uma hipocrisia, e dos adeptos também. Porque se dissessem a um Benfiquista hoje, ou ao Schmidt ou ao Rui Costa, que há outro Enzo qualquer na Somália que pode chegar ao Benfica por 13 milhões, que vai espalhar magia nos nossos relvados durante 6 meses, e que daqui a 6 meses vai forçar a saída para o City numa venda de 120 milhões, alguém vai dizer que não? O TANAS, iam dizer que SIM, e era para assinar JÁ, não fosse outro clube chegar primeiro!

E sabem porquê? Porque bem mais importante do que ter no Benfica um jogador que sente o Benfica desde pequenino, é ter um que tem uns pés magníficos, que dá alegrias aos adeptos dentro do campo, que é um profissional a 100%, e que quando vai embora ainda deixa os cofres do clube cheios. Venham mais destes, digo eu!

A verdade é que nos clubes portugueses, por muitos anos só ficam os jogadores medianos, aqueles que jogam o suficiente para não ser mandados embora mas que também não jogam demasiado para serem tentados por clubes melhores e mais ricos! Houve algum que escolhesse ficar no Benfica se pudesse jogar no Barcelona? Quantas vezes já aqui escrevi que se Eusébio fosse 30 anos mais novo tinha jogado no Benfica seis meses e hoje tinha uma estátua em Madrid?

E se amanhã e sem surpresas alguém vier à Luz e quiser pagar 10 milhões pelo Schmidt, também vamos exigir que fique por lealdade e porque sempre o tratámos tão bem? Mas e se no próximo ano a época correr mal a Schmidt, e os adeptos começarem a assobiar, e o Rui Costa tiver de despedir o treinador e fazê-lo sair pela porta pequena como acontece quase sempre com os treinadores? Aí deixamos de o tratar bem? Aí acaba-se a lealdade? Ou a lealdade só se exige dos funcionários para com os clubes nos bons momentos, mas não dos clubes para com os funcionários, mesmo quando as coisas começam a descambar?

Para acabar, podia aqui lembrar Pizzi... Esse também não merecia uma festa de homenagem? Esse também não foi um jogador importante no Benfica durante 9 anos, e que dentro do que eram as suas capacidades, não deu sempre o melhor de si? E qual foi o prémio no final pela sua lealdade e dedicação? Não saiu pela porta pequena e com o nome manchado, e não se arrisca ainda a ser assobiado por alguns adeptos quanto regressar à Luz com a camisola do Braga?

Pois, às vezes, o retorno da lealdade demonstrada também pode ser um valente pontapé no cu, e é bom perceber isso, porque isto tanto vale para os Pizzis, como para os Almeidas, os Enzos e os Schmidts da vida, e até para os mais bajulados e melhores jogadores do mundo de sempre como Cristiano Ronaldo o foi. São amados enquanto os seus golos dão alegrias aos adeptos, mas assim que a torneira dos golos se fecha, percebem como o ódio e a indiferença podem estar ali logo ao virar da esquina.

Na minha visão, lealdade sim, mas primeiramente para com aqueles que sabemos que estão connosco desde o início, nos bons e nos maus momentos, e que vão continuar a lá estar quando todo este circo da bola acabar e percebermos que nunca fomos assim tão importantes. A esses sim é que interessa ver felizes e resolver-lhes a vida financeiramente o mais depressa possível.

A isso chama-se ser profissional de futebol. Se no fim disto tudo ainda se puder adicionar algum romantismo à coisa, tanto melhor. Mas mal do jogador que ponha o romance acima do resto, e que acredite que o amor vindo da bancada vai durar para sempre.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Compreendo o sentimento do post. Quanto ao Enzo, nao apenas quis sair, como pelo que se sabe - a ser verdade - tentou forcar o Benfica a aceitar a proposta do Chelsea, de formas pouco eticas. E so' por isso, e' um escroque sem valores. Compreendo que queira enriquecer, tendo direito a isso. Tambem sairam Joao Feliz, Renato Santos, Ruben Dias, Gaitan, etc. Mas fizeram-no com respeito pelo clube. Questao de circunstancias? Talvez. Mas ate' prova em contrario, todos sao inocentes. Enzo deu prova em contrario.

    Sabendo o que sabemos agora, acho que o Benfica fez bem em contratar o Enzo? Sim. E' hipocrisia criticar o Enzo? Nao. Um parvo e' um parvo, um Enzo e' um escroque.

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada7/2/23 12:39

    Percebo e compreendo perfeitamente este teu post. Em tese, podes ter total razão no que escreves. Mas, se o futuro não se pode confundir com ses, também a lealdade não se pode confundir nem substituir ao respeito.
    Respeito é o que se exige a qualquer profissional e a qualquer cidadão. E respeito foi o que o menino Enzo não mostrou. Nem pela profissão, nem pelos colegas, nem pelos adeptos, nem pelo clube.
    Com a minha idade e anos de benfiquismo militante, não me lembro de um rufia tão refinado como este argentino.
    Ele, como muitos outros, é profissional e tendo uma carreira curta tem todo o direito de tentar resolver a sua vida como bem entender. O que nem ele nem outros tem é o direito de faltar ao respeito como este pirralho fez!
    Penso que é altura de esquecermos o miúdo e tudo fazermos para que esta situação não se repita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/2/23 11:24

      Concordo com tudo, excepto com a "carreira curta"! Já há décadas que ouço isso e nunca concordei! Para haver comparações sustentadas e em relação aos restantes trabalhadores e até outros atletas, tem que se incluir pelo menos duas variáveis, a saber:
      1 - tempo de trabalho
      2 - montantes auferidos durante esse período
      que são duas condições "sine qua non"!

      Eliminar
  3. Anónimo7/2/23 12:55

    o problema não esteve no dinheiro , no terem feito a cabeça ao jogador ou em outra qualquer coisa que vocês queiram justificar! o presidente foi claro: o problema sempre esteve na atitude de ir ganhar os 7M limpos e ficar mais 5 meses no SLBenfica comprometido e lutar por títulos e ele não quis!

    Não perdia um euro! As únicas diferenças? Ir para Inglaterra, vestir de azul, e jogar para o meio da tabela.

    A falta de lealdade não se resume a apenas pensar e querer dinheiro, porque no fundo, para este menino ,ficava até a ganhar.

    ResponderEliminar
  4. Red, não nos conhecemos e vais desculpar-me a comparação. Nada de pessoal, apenas um exemplo.
    Se és casado e se quando fores velho, se não o és ainda, e a mesma mulher continuar a viver contigo, será porque não teve pinta ou ambição para arranjar um bilionário, porque gosta de ti ou pelas duas coisas?
    O André, só ele e os que lhe estão muito próximos saberão.
    A nós, não querendo entrar pelos "ses", só temos que lhe proporcionar a homenagem que ele "aparentemente" merece!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/2/23 13:10

    Uma aula de religião e moral numa hora desta...Vai te catar pá.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/2/23 14:35

    RedMoon concordo e também discordo de uma ou duas coisas achas que no Benfica Porto ou Sporting os jogadores mais importantes já ganham demasiado o mundo do futebol enlouqueceu eu como a maioria dos portugueses não ganhamos numa vida inteira o que o Pizzi por exemplo ganhou num ano e no entanto nunca passei fome eles desculpam-se que acabam cedo a profissão é um facto mas muitos deles não tiveram controlo e no que fazer com tanto dinheiro habituaram-se a viver a rica qualquer jogador acima da média em qualquer dos três grandes com cabecinha ganham o suficiente nos anos que jogam para levar uma vida confortável para eles e família.
    Do Enzo nenhum benfiquista leva a mal em querer ganhar num ano o que ganhava em 7 em Portugal estamos danados da forma que se comportou então junho está ao virar da esquina não podia esperar um pouco mais porra só tem 22 anos tem tanto tempo pela frente para se tornar bilionário e com o seu talento podia lhe aparecer um clube superior ao Chelsea até acho que no Chelsea em termo de títulos nada ou pouco vai ganhar agora dinheiro vai apodrecer de rico que é o que estes jogadores de agora querem amor aos clubes isso é coisa do passado quem quer ficar rico no futebol não tenham pressa basta jogarem dois dos seus últimos anos das suas carreiras nas arábias pronto ficam com a tal reforma dourada que sempre sonharam.

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo. Nos dias de hoje, muito provavelmente o Eusébio, e também Coluna, Simões, Chalana, Humberto Coelho e tantos outros só ficariam 6 meses no Benfica. Os tempos são outros mas parece que há muita gente que ainda não percebeu isso. Basta lembrar aqueles que dizem que querem um Benfica europeu como o foi nos anos 60. Agora um exercício muito estúpido: imaginemos um simples adepto do Benfica que recebe uma proposta de 1 milhão de euros por ano para ir para as bancadas do dragão apoiar o fcp. Quem é que iria recusar??
    Alguém disse um dia que "o dinheiro compra tudo" e é mesmo verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada7/2/23 16:37

      "Agora um exercício muito estúpido: imaginemos um simples adepto do Benfica que recebe uma proposta de 1 milhão de euros por ano para ir para as bancadas do dragão apoiar o fcp. Quem é que iria recusar?? "

      EU!

      Eliminar
    2. Anónimo7/2/23 21:17

      Percebemos mal, ou não recusarias 1 milhão de euros por ano para ires para o estádio do ladrão apoiar o porco? Peço desculpa pela pergunta e se todos aqui compreendemos mal. Mas, se é isso, então o dinheiro realmente compra pessoas como tu, "é mesmo verdade". Não nos queiras é meter a todos no mesmo saco. Se de facto é mesmo isso, porque ainda não estou em mim: recuso-me a aceitar que uma pessoa que se diz adepta do Benfica (parto do princípio que és adepto do Benfica) aceita receber um cêntimo que seja para apoiar porcos, lagartos ou outros.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada8/2/23 14:17

      Ui Anónimo das 21:17! Causou-me arrepios essa tua dúvida. Percebeste mal e ou não sabes ler!?

      "Quem é que iria recusar?? " E eu respondi: EU!

      Está entendido? Jamais apoiaria esses crápulas, vigaristas, criminosos e corruptos!!!

      Eliminar
  8. Anónimo7/2/23 14:58

    "Será que André Almeida não poderia ter feito o mesmíssimo que Enzo fez, tivesse ele o talento de Enzo, tivesse ele sido eleito o melhor jogador jovem de um mundial, tivesse ele a elite toda do futebol atrás de si a despejar baldes de dinheiro, e pudesse ele ter ido para o Chelsea ganhar em 8 épocas o mesmo que ganharia em 56 anos de Benfica?"
    Quem tiver pedras ou calhaus a atirar que atire e depois se cale para sempre! Obrigado Almeidinha!!!!!

    ResponderEliminar
  9. tão todos certos e todos errados...

    ResponderEliminar
  10. Não podia estar mais de acordo RedMoon.
    Já aqui comentei que uma coisa é o que nós pensamos sobre a realidade, outra coisa são os nossos desejos e outra ainda, bem diferente provavelmente, é o que se passa realmente por de trás das cortinas.
    Pela primeira vez em décadas vi um presidente do Benfica a justificar de forma completamente inatacável um processo e a respetiva decisão. E honestamente não entendo como se pode estar a passar a ideia de uma quase derrota num caso que resultou na maior venda de sempre de um jogador para a Premier League.
    Sobre o comportamento de Enzo, apesar de achar feio o seu comportamento (e ainda mais desprezível o dos empresários, embora de uma lógica oportunista compreensível), apetece-me dizer que até parece que esquecemos facilmente como era a nossa cabeça quando tínhamos 21 anos. Com essa idade eu já trabalhava e era obrigado a sustentar-me, mas pensava mais em saídas noturnas, copos e vida amorosa do que numa vida totalmente regrada e focada no longo-prazo. Agora imaginem qual não deve ser o impacto da fama (à escala mundial) e da perspetiva de muitos e muitos milhões na cabeça dum "puto" de 22 anos. É caso para dizer que, ainda assim, muito juízo têm os jogadores que chegam a este nível (e também por isso é que chegam a este nível).
    Preocupam-me bem mais a falhas de comunicação do clube a outros níveis, com potencial para causar danos muito superiores.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/2/23 17:32

    Apenas uma consideração

    Romantismo são jogadores como o Shéu, Pietra, Diamantino, Carlos Manuel, João Alves, Humberto Coelho, etc.

    Ter um jogador como André Almeida no Benfica por doze anos não é romantismo, é LIRISMO.

    ResponderEliminar
  12. O Benfica nos últimos anos deixou de ser um clube com objetivo de vencer títulos e transformou-se num entreposto de jogadores do carrossel Mendes.

    Nos últimos tempos com Rui Costa a diretor desportivo o Benfica tem servido como plataforma giratória de jogadores que depois passam de clubes amigos do Mendes para clubes amigos do Mendes. Fizeram ou fazem parte desse carrossel Monaco , Valencia , Wolwes , Benfica etc etc. Não é por acaso que o Gil Dias é contratado pelo Benfica por exemplo.


    Os jogadores no Benfica tem sido mera mercadoria , depois não nos podemos fazer de vítimas quando jogadores com melhor qualidade quererem sair do Benfica o mais rápido possível.

    Não era por acaso que o Benfica contratava paletes de jogadores e muitos eram imediatamente emprestados.

    O que valeu ao Benfica é que a Fifa implementou medidas para contrariar esses carrosséis e essas concentrações de jogadores em certos clubes, como foi o caso do limite de jogadores emprestados.

    Com essas medidas notasse hoje no Benfica que a torneira de jogadores comprados para emprestar imediatamente sem nunca jogar no Benfica e que não tinham a mínima qualidade teve de fechar.

    Com Rui Costa a diretor desportivo comprava-se uns 15 jogadores no Verão e desses 15 só uns 9 faziam a pré-época os outros eram para serem logo emprestados e nunca mais se ouvir falar deles.

    Outro problema que o Benfica vai ter foi a " brincadeira " que se andou a fazer na formação nos últimos anos onde os jogadores com mais potencial eram todos encaminhados " pela direção " para um certo empresário. Senão eram encostados.

    Esse empresário com a faca e o queijo na mão agora pede mundos e fundos para esses jogadores renovarem e a maioria vai mesmo sair para outros clubes. Vamos ter os jogadores mais promissores da formação a sairem todos. Este ano vai sair uma fornada dos putos que ganharam a youth league a custo zero devido à brincadeira que o dono do palheiro e diretor desportivo fizeram.

    Que o Benfica tenha melhores dias e se livre do muito lixo humano com cargos importantes no Glorioso de uma vez por todas.





    ResponderEliminar
  13. que textos absolutamente merdoso, só consegui ler até onde entrou o "se". meu caro lua vermelha, sejas lá tu quem fores, por aqui, costuma dizer-se: "se a minha avó tivesse colhões, era o meu avô". Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  14. No FUT€BO£-N€GÓCIO as relações humanas não são prioridade, sucedendo mero adereço de aparência já pago e incluído no pacote...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo7/2/23 19:53

    Meu caro Red...., a mediocridade é uma situação onde as pessoas se conformam com o que é considerado como "suficiente" ou "bom o bastante". Isso leva a uma falta de qualidade em tudo o que é feito, seja em trabalhos, relacionamentos ou até mesmo nas escolhas que fazemos na vida. Quando não há exigência, não há motivação para ir além do que já foi estabelecido como padrão. Quando não há um esforço para fazer as coisas bem feitas, o resultado é sempre insuficiente. Além disso, a mediocridade leva a uma rotina previsível e entediante, onde não há espaço para a criatividade e inovação.
    é importante destacar que a mediocridade, a falta de qualidade e a ausência de exigência não são inerentes à natureza humana. São sim frutos de escolhas conscientes e podem ser mudadas com esforço e dedicação. É preciso ter coragem de sair da zona de conforto e exigir mais de si mesmo e dos outros, para assim alcançar um resultado mais satisfatório e uma vida mais realizadora.
    Tudo isto que aqui está escrito, definem quer o Enzo, pela coragem de exigir mais (o sonho comanda a vida), quer o Almeida pela mediocridade e quer ainda os que eram responsáveis pela gestão desportiva do SLB pela ausência de exigência. E já não falo em muitos dos que vêm aqui com juras de benfiquismos e não se importam de aplaudir/defenderem nulidades (falo de desempenho futebolístico) que campearam e campeiam vestindo a camisola do SLB, só porque segundo eles, os apelidam de "grandes benfiquistas", quando é importante destacar que a mediocridade, a falta de qualidade e jamais vestiriam a camisola do SLB se houvesse padrões de exigência como atualmente o Roger Schmidt e a sua equipa introduziram no SLB.

    ResponderEliminar
  16. os jogadores que tiveram uma carreira longa de anos no clube e com relevo de conquistas deveriam todos ter uma despedida no estádio com publico, independentemente da opinião que os adeptos tenham dos jogadores.
    fazer isso com estádio vazios como foi feito com vários jogadores sempre pareceu uma despedida clandestina e com medo daquilo que os adeptos poderiam fazer.

    só não acho que tenhas utilizado os melhores exemplos de comparação, a década de setenta e oitenta, até porque foram décadas onde saíram vários jogadores para o estrangeiro humberto, joão alves, chalana, carlos manuel, jordão, etc etc e muitos deles até regressaram, alguns ficaram porque não quiseram sair outros porque não tiveram interessados.
    podias era ter falado das duas décadas anteriores essa sim é que ninguém saiu mesmo que quisesse ou tivesse propostas.

    ResponderEliminar
  17. Eu gostava que alguém me explicasse esta história que passo a vida a ouvir de independência financeira. Dêem-me o valor do contrato que ele tinha com o Benfica a ver se eu era financeiramente dependente de mais alguém. Que me digam que querem mais, muito mais, ok posso aceitar, mas por favor acabem com estas histórias de independência financeira, não gozem com os pobres que andam a alimentar estes tristes "dependentes".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa história da independência é realmente estúpida, eu ganho na vida toda uns 750 mil euros e estou bem, qualquer ser humano normal com dois dedos de testa se tiver acumulado rendimentos líquidos de 3 milhões de euros tem uma vida de milionário em toda a sua existência, mas lá está tem de ser inteligente.

      Eliminar
  18. Para mim a lealdade é uma treta. Tudo o que foi feito com o Enzo foi bem feito, com o Almeida idem, o Pizzi foi a cena de ter ido contra o treinador ao qual estou eternamente agradecido.

    ResponderEliminar
  19. está tudo certo menos uma coisa. Não mentir nem fazer os adeptos de burros. se não fossem os adeptos estes jogarzinhos nem nas obras tinham trabalho

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking