O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 1 de novembro de 2022

O caminho de DSO no SLBenfica chegou ao fim há muito tempo!

. 19 comentários
Nunca fui a favor de disrupções. Sempre assumi, e mantenho, que numa grande organização, é melhor esperar pelo momento certo do que criar uma ruptura onde só quem está de fora acredita que é possível conseguir ter exito, porque na verdade, quando se lideram organizações de milhões de euros, mais vale perder um ano ou dois numa trajectoria, do que a trajectoria num ao ou dois.

Rui Costa desde sempre quis a saída de Domingos Soares Oliveira, como a de Miguel Moreira... mas desenganem-se os mais "rápidos no gatilho": Nada tem que ver com a competência de ambos, na minha leitura que a esse nível ambos são gestores financeiros competentes, porém marcados pelo "pecado capital" de ter feito parte de um ciclo de gestão totalitário, que fez várias coisas boas, mas que fez muitas muito negativas para o SLBenfica.

O problema, para Rui Costa, é que não são gestores competentes... e emocionais.O Rui Costa, goste-se ou não, é um romântico: Acha (cada vez menos) que vai mudar o futebol português pela via conciliadora e que o SLBenfica se lidera na base da paixão e saber.


Rui Costa tentou, sem sucesso encontrar sucessores para Domingos Soares Oliveira. Este estaría disponível para sair, mas entre os vários que não quiseram arriscar "pegar no leme", houve um que lhe colocou uma condição: É impossível não criar rupturas prejudiciais para o SLBenfica e para quem ficar com a paste se se provocar uma ruptura do dia para a noite: Luis Mendes.

Para uns isto pode ser um líder borrado... para outros, como é a minha opinião, trata-se de alguém consciente e que, já por diversas vezes demonstrou ser benfiquista como nós, sendo muito recorrente vê-lo a assistir a jogos das modalidades e a vibrar como vibra o Presidente.

Ao contrário dos que falam para as redes sociais, que usam o passado de DSO - que nunca teve vergonha de se posicionar como um gestor profissional e cuja ligação emocional ao SLBenfica não era parte do seu cartão de visita - eu há muito que defendo a saída de DSO, mas por motivos de reciclagem da estratégia de gestão.

Ao cabo de tantos anos, é bom para o SLBenfica e para DSO ter ter uma nova mentalidade e que não se deixe influenciar por um passado e por relações pessoais e profissionais que, invariavelmente acabam por condicionar a sua actividade.

Não tenho a veleidade de fazer um "back flip" igual ao do Benitez - que já começou a criar rupturas ele próprio no Movimento "Servir o Benfica" (diz ele!). Não sou capaz de dizer qeu Luis Mendes é competente e ama o SLBenfica... até ver sou capaz de ver que Luis Mendes vive o SLBenfica de uma forma muito parecida à que vive o actual Presidente e considero-o responsável por ter assumido a sua incapacidade para "pegar" na pasta financeira sem seque ter passado ligado a uma organização desta dimensão.

Tudo o que, para Francisco Benitez era mau antes das eleições, com abraços a uns e uns cigarrinhos nos intervalos com outros começa agora a esbater-se e aos poucos vai-se vendo a luz para que Benitez possa colaborar com a direcção actual. Quando e se isso acontecer, apenas irá dar razão a quem - como o Shadows - sempre disse que a sua intenção não era ajudar o SLBenfica... era fazer parte dele.

Como resolver este embróglio?

Domingos Soares Oliveira é um gestor experiente. Goste-se ou não do muito que foi feito, tenha ou não sido colocado no SLBenfica, como muitas vezes aqui foi escrito, a mando do Novobanco (algo que para uns só agora veio à luz do dia, mas que o NGB o refere há mais de 15 anos), a realidade é que entre decisões questionáveis e uma postura que colocava o modelo de gestão favorável a Luis Filipe Vieira e à banca antes dos interesses do SLBenfica, DSO não tem perfil para continuar numa Direcção que, por colocar a paixão e a emoção à frente, vai cometer vários erros, em especial quando o "vento não estiver de feição".

O caminho certo sería ter alguém com a emoção e a paixão que Luis Mendes talvez tenha (não sei se tem), sem a dependência do passado que o condiciona no dia-a-dia, mas com a frieza e experiência acumulada que Domingos Soares Oliveira tem. Isso não existe... o mais próximo que temos dessa situação foi o "porco com asas" que Rui Costa criou ao ter um braço direito que vai fortalecendo - Luis Mendes - e um CEO da SAD que ele vai retirando dimensão aos poucos. Não nos enganemos: esta situação terá "custos" elevados.

Nunca achei que "grelhar" alguém na praça publica para o fazer sair fosse a solução. Isso era um comportamento típico de Luis Filipe Vieira e de todos os que se alimentam do futebol como sanguessugas. Prefería que fosse possível chegar a um acordo com Domingos Soares Oliveira, que terá sempre que passar por uma compensação financeira e um processo de saída amigável para não criar instabilidade por parte de alguém que domina muitos dados confidenciais. O silêncio tem um preço em todo o lado e já nos chega bem termos tido toda uma vida de emails exposta aos rivais e a todos os que quisessem conhecer.

O Romantismo de charneira


Curioso vai ser ver agora os tremendos "back flips" que se continuarão a fazer. Alguns já vão fazendo umas vitimas pelo caminho, que acham que não se deve converter Rui Costa num grande presidente porque tem feito coisas boas.

Mas afinal o que se espera de um Presidente? Que faça coisas más? Têm muita razão os que não querem abandonar as suas convicções em prol de abraços e de um "espirito de união silenciosa"... uns almoços e umas "palmadinhas nas costas". O pelo do camarote presidencial é grande, para servir o Benfica, pois claro... ou não.

Rui Costa acertou no unico que sabe: liderar a transição desportiva. Acertou no treinador, mas devemos ser prudentes porque já todos vimos que até o Amorim e o Villas Boas (fabricados pelo Sistema) pareciam o "novo Mourinho"... e a realidade mostrou o contrário.

Em Portugal ganha quem o Sistema precisa! E agora o Sistema precisa que ganhe o SLBenfica... desde o Tetra do SLBenfica, o foco está na centralização dos direitos televisivos e deste então não mais se ganharam dois titulos seguidos... Uma Liga ao rubro, a mais competitiva da Europa querem eles fingir... LIGA DA FARSA, é o que é.

Este ano querem "fabricar" um campeão novo... tudo via parecer dourado e todas as fragilidades e deficiências da liderança de Rui Costa estarão "embebedadas" por um titulo ganho sem apelo nem agravo. Lá para norte, vão-se inventar umas arbitragens favoráveis a uma equipa que navega com vento a favor e onde eles vão tentar que tudo pareça orquestrado.

O FCPorto não perde... o SLBenfica é que é corrupto! Claro... 23 titulos desde 1985 (ganharam mais de metade dos titulos disputados) e depois o SLBenfica é que controla tudo. Nestes 40 anos vimos de tudo acontecer, mas a narrativa é que o SLBenfica não ganha, rouba: Ja sabem: Acusa os outros do que fazes e poderás fazer toda a vida sem ser acusado.

Isto tudo para dizer que Rui Costa tem feito ZERO para alterar o estado destas coisas. Sim, soubemos contratar, ser astutos no mercado com jogadores-chave. Não se acertou em tudo, mas quem pode acertar?

O povão lidera, tem craques e agora ecráns e LEDs... siga: vamos celebrar como se celebravam os titulos do Vieira. Está tudo bem! Vamos dar abraços, almoçar a jantar juntos!

NÃO! No que mais interessa, Rui Costa falhou, falha e continuará a falhar:

- O Combate ao Sistema não existe
- O Luta para "varrer" o Proença e o Fernando Gomes não existe
- A identificação e apoio a um candidato sério para a Liga e outro para a FPF não está feita
- A oposição a um modelo de centralização que visa apenas o financiamento do FCP e SCP (rebentados financeiramente) não está feita.
- A luta pela justiça sem mácula contra quem expôs a vida pessoal e profissional de profissionais do SLBenfica e todo o clube.

Sem mudar isto, Rui Costa ganhará os campeonatos que o Sistema quiser e lhe interessar que ganhe, para que possam "orquestrá-lo" para que o Sistema perdure.

Depois, temos as coisas igualmente importantes, mas que principalmente servem para divertir alguns, como a Alteração dos Estatutos - que é importante mas não, como é óbvio se transforma em algo secundário quando se está a ganhar. Eu penso que Rui Costa quere legitimamente uns estatutos sérios para o SLBenfica. mas isso está longe de ser prioritário, ainda para mais com um mandato em curso que nem a meio vai.

Por fim a palhaçada da Auditoria. Essa sim de fazer rir... os que agora dão abraços andaram meses a fío a dizer que a Auditoria ia por a descoberto que Rui Costa "era parte" de esquemas iliícitos no SLBenfica.

Dizer isto era um insulto a Luis Filipe Vieira... um malandro nunca deixa outros malandros mamarem do seu... e era achar que Luis Filipe Vieira, como bom malandro, fazia as coisas de forma tão imprudente que qualquer auditor entraría nos registos e encontrava crimes económicos capaz de o levar à prisão. Que ingénuos...

Tudo o que Vieira fez, na prior das hipoteses, numa auditoria pode ser qualificado com má gestão, como incompetência... mas ser incompetente não é crime... CRIME FOI TER FICADO EM CASA NAS AGs DOS ESTATUTOS, nas eleições várias que ganhou enquanto ganhavamos campeonatos.

Se estou feliz pelas vitórias? MUITO!
Se celebro cada uma e estou grato pelo bom trabalho de Rui Costa e da equipa? MUITO!
Se mudei a minha opinião de que, da forma como está a ser feito será algo  efémero e que não se sustentará, acabando por voltar a prejudicar o SLBenfica e o próprio Rui Costa? TENHO A CERTEZA

Já vi este filme antes... e os que mandam no Sistema também: Dêem vitórias aos benfiquistas que eles permitem que se faça tudo o que essa gente corrupta que manda e decide o futebol português quiser.

GANHAR SIM, MAS SEM PERDER O FOCO QUE ESTAMOS NUM FUTEBOL CORRUPTO LIDERADO POR INTERESSES PARA QUEM O VENCEDOR É APENAS UM MEIO PARA ELES ATINGIREM OS SEUS FINS.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Com todo o respeito pela opinião contrária não estou de acordo co a posição deste post. É claríssimo que DSO está a ser vítima de uma campanha de invejosos dentro do clube. Os rivais do Benfica têm o D S O como alvo há já algum tempo porque sabem que ele teve um papel muito importante no poderio financeiro do Benfica. O sporting cobiça- o e o Porto quer a sua queda com urgência. Ambos têm o apoio da imprensa hostil ao Benfica. Seria uma lástima que uma campanha interna de invejosos aliados á referida imprensa e comentadores ajudassem os inimigos do Benfica.
    Rui Costa foi muito inteligente ao não ter abdicado do DSO. Não façam vocês o papel do diabo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário! Lúcido! O mesmo modus operandi foi usado contra Vieira. Nunca são as pessoas sob ataque, é sempre o SLB! Enquanto os benfiquistas não perceberem isso, serão esses benfiquistas cúmplices dos dragartsos!

      Eliminar
    2. Por isso é que zborden e fecepê o querem a liderar o processo da centralização dos direitos televisivos, é para ajudarem o BENFICA...Para quem fala do mago financeiro, esquece-se do prejuízo deste ano, apesar das vendas, apesar de 3 anos a seco. Esquece-se do uso indevido de fundos do clube para bodas, em suma, a velha ideia de que quem critica não é benfiquista.

      Eliminar
  2. Assino!
    Continhas com o "jorge" e "jorge" na rua como se diz na minha terra!
    Quanto ao Rui Costa, pois claro, o sistema saberá como o "encaixar".
    Até porque não lhe reconheço força para remar ao contrário.

    ResponderEliminar
  3. O Benfica NÃO PRECISA COMBATER O SSITEMA,

    O BENFICA PRECISA DE GENTE INTELIGENTE E SÓBRIA nos lugares de decisão.

    O Benfica precisa de Profissionalismo estúpido e estratégia Clara nos planteis.

    Guarda-Redes, os que estão, enfim estão bem e temos o Samuel, o Kokubo, o Marçel e o Gomes, Fechado por uma década.
    Laterais Direitos, os que temos são perfeitos e mais o Filipe Cruz e o Tavares, fechado por uma década.
    Centrais, fechado por uma década.
    Laterais esquerdos, na formação temos soluções de suplentes, falta um lateral de dimensão para substituir o grimaldo.
    No meio campo com a saída provável do Enzo precisamos de outro Enzo mas temos soluções suficientes para uma década.
    Nos extremos temos soluções internas para uma década, falta um outro Neres e está fechado.
    No ataque falta um tipo diferenciado porque temos soluções para uma década.

    Precisamos de "pouquíssimo" investimento.

    Lateral esquerdo (10) se o Grimaldo sair. 2 Médio Centro (35 - 25+10). Extremo Jesper Karlsson (15) e Avançado (20). Fechado por vários anos. Acredito que com um investimento de 80 milhões (penso que o Enzo vai sair pela clausula) temos um plantel para 5 ou 6 anos. O Enzo pode pagar a construção do plantel.

    O sistema que vá à... o DSO que vá ... basta-nos a paixão e inteligência do presidente. Um gajo que andou a engolir sapos para atingir a sua cadeira de sonho por uma década só pode ter uns tomates do tamanho da galáxia.

    Estamos no caminho certo.

    ResponderEliminar

  4. O Eusébio das contas?

    Queres correr com o Eusébio das contas?

    O gajo é tão modesto mas tão modesto que do Benfica só precisou que lhe pagassem o casamento da filha.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do ponto de vista formal é óbvio que é algo que não deveria nunca ter acontecido mas também é claro que só aconteceu com a concordãncia tácita ou não do antigo presidente e do conselho fiscal.
      Do ponto de vista dos valores em jogo por muito que choque o comum dos sócios são peanuts na remuneração de um quadro superior dirigente de uma multinacional. Sim porque sob a liderança dele o Benfica transformou-se numa verdadeira empresa do tipo duma multinacional.

      Eliminar
  5. Faltou: o DSO defende o produto (futebol). Não existe produto nenhum, ou eles ganham pentas e está tudo bem e há muita competitividade, ou está tudo mal. O candidato mais bem colocado depois do velho, mostra um ódio de morte ao SLB. Pior que o velho porque este já nasceu nele. Não existe produto. No ano do Lage fomos roubados e eles benificiafos e no final surge a tarja. Aquela gente só sabe ganhar roubado e só gostam de ganhar assim.

    Pp

    Este ano seremos campeões porque o sistema precisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou: E o ranhoso raivoso do cãoceição mesmo num jogo da champions não esquece o Glorioso!

      Eliminar
    2. É verdade mas isso não era a sua competência. Isso era com o vieira que esse sim não a estava a fazer. mas O Rui costa está a ocupar-se da sua area de competência assim como o DSO está da sua. Agora as coisas parecem mais nos eixos.

      Eliminar
  6. não criem confusões onde elas não existem. carrega benfica.

    ResponderEliminar
  7. o delicioso que é ver o maior contorcionista que por aqui anda a falar do contorcionismo dos outros.

    pois falaram aqui que dso era colocado pelo bes, não pelo novo banco nem percebes que são duas coisas diferentes e que o segundo nem existia quando o dso veio, mas não foste tu, muito gosta tu de ficar com os louros das coisas dos outros.

    pois agora agora é que chegaram à conclusão que não se deve mandar embora do pé para a mão alguém com tantos conhecimentos e importância e o melhor é fazer uma mudança gradual e a bem, mas quando determinado candidato quis fazer isso quando disse que se ele quisesse ficar contava com eles eis que as inteligências que agora dizem que é a política correta caiam todos em cima do homem a dizer que era mais do mesmo que o pulha do palheiro.
    e para esse bom mesmo era o picareta falante que disse que obviamente o demitia, pois e os outros é que são contorcionista.

    e eles a dar e a burra a fugir continuam sem perceber que quanto mais tarde for apresentado um candidato que não interesse aos corruptos melhor e de preferência que nem seja publico o nosso apoio.
    mas pelos vistos este querem é muito fogo de vista para depois ficarem pelo um por cento.

    mas já se sabe qual é o modelo dos direitos televisivos para nos opormos, dizer já não sem conhecer o modelo seria estúpido porque por um lados mostrávamos já a nossa posição e depois que argumentos é que íamos utilizar se o modelo não é conhecido.
    alias seria motivo para eles elaborarem um modelo que nos prejudicaria mas sem nenhum dos argumentos que tivéssemos utilizado.

    mas agora o pulha já é um malandro mas então não era o mais melhor presidente de sempre, e depois essa ideia que toda os criminosos são gente inteligente e não comete erros é para rir, olha vai perguntar ao vale e ao salgado o que acham disso.

    que goste de o ser é lá contigo agora não venhas é fazer dos outros parvos.
    uma coisa é se vai ser possível encontrar provas contra o pulha outra coisa é que se for possível provar aquilo que ele é acusado aquilo é crime não é má gestão.
    por muito que queira colocar lixívia pagar comissões a mais para depois elas reverterem para a sua própria conta não é má gestão é crime, é fraude, mas outra opinião não se esperaria dum contorcionista como tu.

    ResponderEliminar
  8. Subitamente o tugão volta a estar muito mal, muitos problemas, muitas injustiças, muita coisa a corrigir, muita coisa a evoluir, muita coisa em que a Liga tem que melhorar.

    O Benfica está invencível em todas as competições - nacionais e europeias -, mas não tem qualquer mérito na boca destes jornalistas e comentadores. A sorte do Benfica é o FC Porto e Sporting estarem mal, veja-se bem.

    Na boca destes pirómanos, o «Estado Lampiânico» voltou em força e há que combatê-lo de todas as maneiras possíveis, mandando fardos de palha e toneladas de trampa para cima de todos os incautos que acreditam nestas baboseiras inventadas com o único propósito de desviar as atenções dos seus próprios maus resultados.

    A Aliança Altis retornou mais unida que nunca contra o papão Benfica. Durante 3 anos tudo esteve absolutamente perfeito e mágico, mas neste momento a situação é inaceitável e inconcebível!

    Quem sai prejudicado com o Benfica em primeiro lugar é o foculportuguês. Se não forem os portugueses de bem - adeptos anti-Benfica - a defender o foculportuguês, quem irá defender?

    Um Benfica forte e pujante tira o sono a muita gente. E o juízo também.
    #40anosdisto #ligadafarsa

    ResponderEliminar
  9. Não concordando com muito do que escreveste, deixa-me que te diga que já tinha saudades dos teus escritos com regularidade. Que seja para continuar.

    ResponderEliminar
  10. Inteiramente de acordo. Uma boa reflecção sobre este Benfica no contexto desportivo no burgo.
    Rui Costa tem que saber, e resolver, as perguntas feitas no artigo. Os direitos televisivos são a oportunidade para o Benfica dar a estucada no poder corrupto do futebol português e há que saber usar a grandesa do clube em seu proveito e não a favor dos inimigos do SLB

    ResponderEliminar
  11. Gostei. Principalmente porque é escrito na boa onda que o clube atravessa. (Sem ironias).

    ResponderEliminar
  12. Parabéns, rapazes! Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia. Sempre a tirar méritos a Rui Costa credo...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking