O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 28 de junho de 2022

FPF: Campeonato de Portugal = Taça de Portugal. Campeonato da Liga = Campeonato Nacional

. 18 comentários

"Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal". (Relatório de Actividades da FPF 1938-1940)

 

O troféu OFICIAL da Taça de Portugal atribuído pela FPF já era bem claro, e a FPF SEMPRE listou os vencedores do "Campeonato de Portugal" e da "Taça de Portugal" no mesmo troféu:


Site da FPF:

Na listagem dos Campeonatos Nacionais (Liga NOS) incluíram:
- Campeonato da Liga I Divisão (1934/1935 - 1937/1938)
- I Divisão / I Liga (desde 1938/1939 até à data presente)

Na listagem da Taça de Portugal incluíram:
- Campeonato de Portugal (1921/1922 - 1937/1938)
- Taça de Portugal (desde 1938/1939 até à data presente)


Na listagem da 2ª Liga (2º escalão do futebol portugues) também foi cumprido o que foi decidido em 1938 pela FPF. Na listagem incluíram: 

- Campeonato da Liga II Divisão (1934/1935 - 1937/1938)
- II Divisão (1938/1939 - 1989/1990)
- II Liga (desde 1990-1991 até à data presente)
https://www.fpf.pt/pt/Competi%C3%A7%C3%B5es/Futebol-Masculino/Liga-Portugal-2/Vencedores

 

 


 Fonte: Printscreen do Site da FPF, apresentado no blogue de Alberto Miguéns 

 


- O Troféu do "Campeonato de Portugal" é igual ao Troféu da "Taça de Portugal" e o Troféu do "Campeonato da I Liga" é igual ao Troféu do "Campeonato Nacional da I Divisão". 

- A UEFA considera o Campeonato de Portugal como o vencedor do CUP Winner (Vencedor da Taça do país), atendendo à informação que a FPF lhes comunica. 

- A FPF considera desde o seu Relatório Oficial de Actividades de 1938 que o "Campeonato de Portugal" foi substituído pela "Taça de Portugal" 

- Os historiadores Ricardo Ornelas e Ricardo Serrado (Director do Museu do Sporting) consideram que o Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal são a mesma competição, tal como Alberto Miguéns tem defendido no seu Blog (link 1, link 2, link 3, link 4)

 

Links no NGB sobre o assunto:

26 de outubro de 2016

Os 4 Títulos "imaginários" do Sporting!

12 de novembro de 2016

É OFICIAL! Campeonatos Nacionais: Benfica 35 vs Sporting 18

14 de novembro de 2016

UEFA nega Sporting e Bruno de Carvalho quanto aos Campeonatos: Caso "Peyroteo"

16 de dezembro de 2016

OFICIAL: Federação confirma, Sporting tem 18 títulos e não 22

17 de dezembro de 2016

Oficial FPF: Benfica tem 35 Campeonatos Nacionais e 28 Taças de Portugal 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. Pergunta...:

    Quem actualiza o Site do Atlético Clube de Portugal?

    Vendidos!!!

    Mudou de:
    "Dos dois clubes que deram origem ao Atlético Clube de Portugal o Carcavelinhos é aquele que conta com mais participações no principal escalão do futebol português. A estreia aconteceu na temporada 1935/1936, já depois de ter conquistado o grande título da sua história, o Campeonato de Portugal (prova antecessora da Taça de Portugal e a mais importante do futebol luso na altura) em 1927/1928."
    in https://www.atleticocp.pt/site/o-clube/carcavelinhos-football-clube/

    Para:
    "Ao longo dos seus 30 anos de existência, o Carcavelinhos conquistou vários feitos no panorama do Futebol Português, destacando-se naturalmente o Campeonato de Portugal de 1927/28, à data a mais importante competição de Futebol em Portugal QUE COROAVA O CAMPEÃO NACIONAL. Não sendo uma das equipas favoritas à vitória na competição, foi com alguma naturalidade que chegou às meias-finais do Campeonato de Portugal, depois de eliminar por 3-0 o Beira-Mar e 8-1 o Salgueiros, para defrontar e vencer o Benfica por uns também esclarecedores 3-0. A final realizou-se no dia 30 de Junho de 1928 no Campo da Palhavã em Lisboa, tendo o Carcavelinhos Football Club batido o Sporting Clube de Portugal por 3-1"
    in https://www.atleticocp.pt/pt/historia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas na época essas equipas festejaram o título como "campeões de Portugal". Se foram campeões, deixaram de o ser depois?

      Eliminar
    2. ?????? u que tal pressionarem o rui costa a dispensar o entulho da Luz. O Mendes só é amigo para comissões? benfiquista nasce burro ou vai emburrecendo?

      Eliminar
  2. ESCÂNDALO!!!

    ResponderEliminar
  3. PARABENS
    quem não perceber isto
    é porque não quer perceber

    está aqui tudo

    UM CAMPEÃO NACIONAL
    DE UM CAMPEONATO NACIONAL

    TEM QUE GANHAR UMA PROVA
    ONDE TODOS JOGAM CONTRA TODOS
    EM DUAS VOLTAS (CASA E FORA)

    ORA OS 4 TÍTULOS DE CAMPEÃO NACIONAL
    QUE O SPORTING QUER GANHAR
    NÃO FORAM GANHOS NA FORMA ATRÁS DESCRITA

    LOGO NUNCA PODERÃO SER CONSIDERADOS

    GANHARAM UMA PROVA TIPO TAÇA

    PS- TUDO O QUE SEJA FORA DISTO, É REVISIONISMO HISTÓRICO
    CONTRARIANDO A ACTA DA FPF DE 1938

    ResponderEliminar
  4. Se o Sporting alega quatro campeonatos que foram transformados em tacas o Benfica dessa altura nao tem nenhum campeonato para reverter em seu favor ou foram so os lagartos que ganhavam tudo nessa altura,cada vez estou mais baralhado com a lagartada porque so ao fim de tantos anos reclamam isso agora.

    ResponderEliminar
  5. Oh Eagle mas afinal os andrades vão ficar com mais títulos de campeão?

    ResponderEliminar
  6. Façam o favor de deixar essa pseudo-guerra iniciada pelo Bruninho e fomentada pelo Varandas nas mãos do Sporting.

    Agora passemos a assuntos sérios como o reforço do plantel, porque os reforços que vieram não são de grande qualidade.

    São jogadores medianos que substituem outros jogadores medianos.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com o brunalgas que vieram incendiar tudo! são esses "campeonatos"; é o adepto do Benfica do verylight, adepto que cometeu um crime e esteve 16 anos na cadeia; depois o "encontro do altis" cavalgou, cavalgou e cavalgou e intoxicou novamente quem sabia e quem não sabia nada sobre este e outros temas na tv lixo sobretudo e chegámos a esta situação! Haveria outros temas para juntar a estes (altamente lesivos dos interesses e bom nome do Benfica), mas não o vou fazer, porque nunca entrei no hotel altis! e contra essa gente saímos sempre derrotados; é como tentar falar com determinadas pessoas da nossa pobre sociedade (não sociedade pobre!)! As fpf, liga etc foram sempre assobiando para o lado ao longo destes tenebrosos anos de revisionismo da história à boa moda das maiores ditaduras de um lado e de outro!

      Eliminar
  7. com gentinha como Fernando gomes pedro Proença fontelas gomes a batota esta lhes no sangue nas nádegas nalgas ás de copas bunda ou traseiro.

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada28/6/22 20:53

    Deixem os verdes serem felizes, coitados! Viverem uns dias felizes só de 19 em 19 anos ninguém merece!
    Esta luta/guerra patética faz-me lembrar os ciumes entre duas vizinhas minhas que esgrimem comparações como: "A minha filha tirou o curso com notas mais altas que tua..."
    E os lagartos temendo que o Benfica chegasse ao dobro dos títulos deles, tiveram que lançar mão de qualquer coisita que os salvasse de tão grande humilhação.
    O problema deles é mesmo o Benfica!!!
    O clube da fruta há muito que os ultrapassou e eles não se importam mesmo nada! Par eles, o Benfica é que não pode ter o dobro... Vivem com o Benfica atravessado na garganta, nas "nalgas" nos entrefolhos, enfim... Nem dormem!

    ResponderEliminar
  9. A trapalhada foi feita logo na altura. Agora durante muitos anos os três campeonatos da liga que o Benfica venceu não contavam para a atribuição de títulos de campeão, pois era uma prova fechada a 3 ou 4 associações e disputada antes do campeonato de Portugal (uma prova aberta a todas as associações nomeadamente o seu respectivo campeão regional)

    Aliás, e porque razão um campeonato tem que ser necessáriamente todos contra todos e as duas voltas? Como é que toda a vida se apurou o campeão europeu? Não era com os vencedores de todos os campeonatos a eliminar?

    Até admito que o Bruno queria só aparecer, agora existe um fundo de verdade e o Benfica está a contar com mais 3 títulos que não contam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trapalhada é reescrever a história, usando argumentos parvos.

      Há dois formatos de competição: taça, em que os jogos são a eliminar. Liga, onde os adversários competem uns contra os outros, amealhando pontos.
      Uma Liga pode ter 1, 2 ou 3 voltas. Até pode ter playoff para apurar vencedor. Depende das regras.

      A nomenclatura das anteriores competições é a que é, e irrelevante. Podiam chamar-lhe “Disputa suprema do Império Galáctico”. O que é relevante é o modelo em que se disputaram.
      Como é irrelevante se eram a principal competição ou não. Se a Taça era, no passado, mais importante que a Liga… pois haja respeito e honra aos seus vencedores.

      A FPF, no passado, achou por bem consolidar os títulos disputados em Liga e em Taça.
      As competições disputadas no formato Taça passaram a ser somadas como “Taças de Portugal”. As Ligas foram somadas como “Campeonatos de Portugal”.
      Esta decisão existe, está nas atas da FPF, foi aceite por todos. Nunca foi posta em causa. Respeita todos os vencedores das duas competições.

      Posto isto, a pretensão do Sporting não tem nenhuma lógica. O antigo “Campeonato de Portugal” era disputado no modelo Taça. Parabéns aos antigos vencedores dessa… Taça. Que seria até, por sinal, a competição mais importante da época.
      Mudar a história é até faltar ao respeito a quem a disputou e a quem a conquistou.


      Quanto à comparação que faz, não vejo a relevância.
      A principal competição da UEFA era, de facto, disputada em formato Taça - a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Mais tarde, transformou-se na Liga dos Campeões Europeus - mas, curiosamente, apesar do nome, a competição é disputada em Liga na fase de Grupos, e depois em modelo Taça, a eliminar, entre os oitavos de final e a final.
      A UEFA optou por juntar os títulos da antiga Taça, para efeitos históricos.
      Refira-se que não havia, nem há, alternativa a essa competição UEFA. Da mesma forma que as vitórias na antiga Taça UEFA (modelo Taça) foram somadas à Liga Europa (modelo Liga + Taça).
      Só a Taça das Taças não foi consolidada em palmares algum, porque a competição foi extinta.
      Isso não retira honra a quem a conquistou. Na verdade, a Taça das Taças foi até, durante muito tempo, mais respeitada que a Taça UEFA.

      Misturam-se, como é habitual nestas coisas, ideias erradas, barulho das luzes e argumentos sem nexo.

      O facto mais relevante em apreciação é muito simples: a Federação já tomou, há muitas décadas, a decisão de como melhor classificar os antigos campeonatos.
      Nada aconteceu, dessas décadas para cá, que ponha em causa uma decisão ponderada, votada e fechada, sobre que competições devem ou não ser somadas. Decisão essa tomada há décadas, por responsáveis que viveram a competição, que assistiram, em vida, ao surgimento do futebol em Portugal, das suas competições e instituições.

      Eliminar
    2. quando se é apenas caixa de ressonância de outros depois acabam por dizer parvoices.
      é que por esse argumento, de ser uma prova fechada a apenas 4 associações, então tínhamos de anular os dez campeonatos seguintes a esses quatro iniciais já que as regras eram exatamente as mesmas.
      e assim lá iam metade dos campeonatos do clube diferente.

      Eliminar
    3. Anónimo2/7/22 20:39

      Era exactamente isso que ia escrever, João Carlos. A estupidez revisionista é tanta que até ignoram que só jogavam no campeonato os apurados dos regionais e isto aconteceu até... 1946.

      No campeonato de 1945 o Estoril acabou em 7º e o Vitória de Guimarães em 8º e a Académica em 9º - em 1946, o Estoril não participou no campeonato porque não se apurou nos regionais. O Vitória e a Académica participaram.

      A prova não era fechada a nada - havia era pouca competitividade para se apurarem muitas equipas. Até 1941, CONTINUARAM apenas as 4 distritais principais e que tinham equipas competitivas (Lisboa, Porto, Setúbal e Coimbra), exactamente como acontecia desde 1935, depois alargaram para Faro e Braga e em 1946 para Portalegre e Aveiro.
      Ao contrário do que se insinua, a competição da 1ª Divisão FOI EXACTAMENTE IGUAL DESDE 1935 A 1946, essa conversa do experimental é para tolos.

      Eliminar
  10. Caros elementos do blog Geração Benfica, por favor, não deixar passar a vergonha que se está a passar no ciclismo do Porto. A Comunicação Social faz de conta que nada se passa, mas a equipa do Porto está para se extinguir devido a casos de doping. Nada que não nos surpreenda, no entanto convém passar a mensagem.

    Já nas restantes modalidades os atletas de um certo clube têm sempre uma condição física superior aos adversários.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. O que mais me deixa espantado é a vontade lagarta (por oposição a “vontade Sportinguista”, porque são coisas diferentes) de ganhar… títulos na secretaria.

    Mas estes patetas não percebem que tudo isto faz deles os Calimeros de Portugal? Já não basta serem os filhos dos meninos ricos, com perdões bancários de 90 Milhões de euros?

    Enfim… espero mesmo que todas as propostas sejam rejeitadas.
    Até porque senão vai ser um caos no Marquês que não se pode, para celebrar todos os 12 ou 13 títulos de “campeão” ganhos esta tarde.

    ResponderEliminar
  12. A chico espertice saloia disto até inerva.
    Foi criada uma nova competição que por acaso vingou e ganhou notoriedade mas a anterior continuou. Portanto se continua devem esses trofeus ser registados no trofeu que respeita qual a duvida.
    Um clube é campeão do trofeu que conquista seja ele liga, taça ou supertaça.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking