O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Crónica de uma ida a Alvalade: Os ENORMES e os Pequeninos!

. 34 comentários

 


Quem me conhece sabe que tenho um "voto de bloqueio" aos jogos fora em Portugal. Recuso-me pagar aos clubes que nos tratam mal, que tratam mal os nossos adeptos, que roubam o nosso dinheiro com bilhetes a preços inacreditáveis... mas ontem abri uma excepção e decidi comprar o bilhete e ir na "Caixa de Segurança" até Alvalade.

Começo pelos ENORMES adeptos benfiquistas! QUE ORGULHO! QUE PROFUNDO ORGULHO fazer parte desta familia de bravos, guerreiros e apaixonados pelo nosso Sport Lisboa e Benfica. Ao longo dos quase 5kms de trajecto a pé... em 90% do tempo só dava Benfica. Claro que lá aparecia um ou outro cântico contra o Sporting, mas quase que era um "must eterno". Seja como for, foi 1h30 de caminho a pé sempre com o Benfica na voz (que hoje me falta, por certo).

Durante todo o jogo SIMPLESMENTE NINGUÉM SE CALOU! Mandavam-me mensagens a dizer "na transmissão televisiva só se ouvem vocês". Até arrepiava ler isto... Ali estivemos todo o jogo, abraçámos e saltámos juntos, gente que não se conhecia nem sabiam quem eramos uns e outros... mas abraçamo-nos e celebrámos cada golo EM FAMILIA!

Não sei o que viram na TV, mas dalí só vimos um Benfica com personalidade durante os 97 minutos de jogo... e mais minutos o "artista de serviço" do Fabio Veríssimo quisesse dar.

Aos 5minutos, por ali comentávamos que ao contrário de outros jogos o Benfica entrou com personalidade! A querer impor-se e mostrar os dentes ao Sporting! Eu disse para quem estava ao meu lado: HOJE GANHAMOSE E ELES NEM UM MARCAM!

A comunhão com os jogadores é fantástica... aquela cebração do Darwin junto de nós, com o Ramos que só faltou vir celebrar connosco, foi maravilhosa. E no final, a foto não faz jus à emoção de muitos dos jogadores a olhar-nos nos olhos e a viver o momento, porque já a tirei quando estavam a terminar o tributo aos adeptos - é que há momentos que não são para viver através do ecran de um telemovel:


Não vou entrar em discussões tácticas nem na avaliação de cada jogador. Acima de tudo este SLBenfica hoje em dia vale pelo coletivo. Como disse esta manhã nesta thread do Twitter, o Nelson Veríssimo EVOLUIU MUITO como treinador e soube "tapar" a falta de modelo de construção (por falta de matéria prima) num grupo abnegado, unido e capaz de fazer das suas fraquezas a maior fortaleza. Muito mérito para o Nelson Veríssimo ao "dar a volta ao texto".

Porém ontem houve também muito coisa negativa...

Comecemos pelo jogo do Rio Ave com o Benfica B onde o Sandro Cruz foi alvo de um racismo inaceitável, mas que ao contrário do que acontece com outros clubes, ninguém da #LigadaFarsa veio sequer condenar a situação... isto como cumulo de mais um jogo com uma arbitragem MISERÁVEL que levou ao Henrique Araujo a EXPLODIR na Flash.

Mais tarde, Rui Pedro Braz na qualidade de Director Geral para o Futebol, em declarações à BTV, ampliou e apoiou o que disse o Henrique, numa declaração que merece ser ouvida: AQUI.

Rui Pedro Braz não sou ampliou o que disse o Henrique Araujo como, e bem, reforçou que mesmo tendo ganho em Alvalade "Limpinho" como assumiu o benfiquista Ruben Amorim, ainda assim fomos tremendamente prejudicados por uma arbitragem lamentável do Fábio Veríssimo que perdoou duas ou três expulsões a jogadores do SportingCP (duas delas ainda na primeira parte - Sarabia e Coates)... e ainda teve a coragem de dar 7 minutos de compensação para tentar que o SportingCP chegasse ao golo... e chegaram... ao golo do 2-0 numa fantástica jogada iniciada e terminada por Gil Dias.

Já todos sabemos que isto vai terminar num castigo exemplar ao Rui Pedro Braz. Exemplar e Expresso... como foi o do Rui Costa quando falou sobre as arbitragens, mas ao contrário dos castigos ao dirigentes do FCPorto - que nunca se materializam - e do SportingCP que ainda hoje o Frederico Varandas não foi castigado pelo que disse no Dragão (pelo contrário, foi brindado com várias arbitragens "amigas").

Termino com o que mais nojo me meteu durante toda a tarde:

- Os adeptos do SportingCP!

O ódio, o baixo nível a vergonha alheia que despertam é inqualificável por palavras sem cair no insulto. Cada vez que nos cruzámos com adeptos do SportingCP eram constantes as provocações e insultos. Ao chegar a Alvalade, imagine-se, quiseram vir agredir os adeptos da "Caixa de Segurança". Antes, durante e (imagine-se) após o jogo eram constantes os insultos e gestos grotescos contra os benfiquistas.

São mesmo adeptos de um clube com um tremendo sentimento de inferioridade face ao SLBenfica. Não há como evitar esse facto. No final do jogo havia adeptos à espera que passassem os benfiquistas que não regressaram na "caixa de segurança" para os insultar, provocar e ameaçar. 

Vi um casal ser provocado por quatro anormais e a rapariga ficar sem cachecol do SLBenfica - "não podes vir para Alvalade com esta merda" dizia um deles enquanto mandava o cachecol para o chão o pisava e cuspia. O casal nem sequer esboçou uma tentativa de revolta perante quatro anormais que nem sequer sabem estar em igualdade para se fazerem crescidos.

Mas ali tudo é ódio ao SLBenfica! Desde a entrada onde houve excesso de zelo brutal - tiveram que ser os funcionários do SLBenfica a intervir e dizer aos adeptos que, apesar da atitude abusurda dos seguranças de serviço em Alvalade, todos iriam entrar (e a horas) para ver o jogo. Caso contrário a tensão ia explodir perante a atitude dos seguranças. Muito bem o SLBenfica...

Porém temos que pensar se queremos continuar a tratar esta gente bem quando os recebemos na Luz. Porque tratam os nossos adeptos como gado com doenças... e quando os recebemos na Luz, a estes e a outros, são tratados como pessoas e respeitados como tal. Não tratamos mal, não dificultados acessos, não agredimos de forma gratuita, não intimidamos os de outros clubes que se sentam na bancada ou que circulam com cachecol do seu clube.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. O burro do Calado, ontem, no comentário após jogo, em vez de enaltecer RPB, disse que falou tarde demais e apenas porque ganharam o jogo. Poderá ter alguma razão na forma tardia como reage o Benfica, mas o burro não pode dar pérolas a porcos, porque foi o primeiro a pronunciar-se ao que de seguida os "outros" entraram a pés juntos no seguimento do que ele dissera. Que merda de benfiquistas que tantos tiros dão nos pés! Ele que tem janela aberta na tv que faça o seu papel e defenda o Benfica, o que tem deixado muito a desejar. Abençoado Mauro Xavier, esse sim, pode ser trauliteiro ou truculento da palavra, mas não se esconde e diz o que, no fundo, vai nas almas de todos os benfiquistas. Não concordo que se vá já dizendo que RPB vai ser severamente castigado pois isso é passaporte para a corrupção da FPF poder carregar à vontade, se até os sócios e adeptos já ditaram o veredicto! Queria era ver reclamações veementes de onde andam os processos instaurados ou por instaurar ao Contumil fruteiro e aos sapos. Nas férias grandes? É o mais provável...

    Saudações benfiquistas
    Carlos Mendonça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Calado??? Que grande merda de benfiquista!!! É uma vergonha!! Até mete nojo a falar do SLB. Mas não é o único comentador "afeto" ao SLB. Diamantino é por aí fora....

      Eliminar
    2. o portoença, o fontelas e o gomes das faturas,
      sabem que para aguentarem o tacho
      têm que garantir os dois primeiros lugares do comprionato
      aos amantes do altis

      e por isso metade dos apintadores/vares são
      amantes do azul celeste e outra metade adoram o verde garrafa

      SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER

      AINDA ONTEM LEVAMOS COM TRÊS ADORADORES DO VERDE GARRAFA
      QUE SÓ NÃO NOS XISTRALHARAM PORQUE AINDA NÃO REMATAM BOLAS

      E CAROS AMIGOS DIZIA ONTEM O PIQUENO OCTÁVIO
      QUE APESAR DOS ROUBOS AO BENFICA A VERDADE DESPORTIVA
      NÃO TINHA SIDO BELISCADA
      PORQUE O BENFICA APESAR DE TUDO TINHA GANHO

      Eheheheh

      ó octavio abre os olhos ó meu

      Atão, se as 4 expulsões tivessem acontecido
      achas octávio que o resultado tinham sido só dois???

      tinham levado era meia dúzia
      e aí o Benfica teria ficado com vantagem no confronto direto

      por isso obviamente
      a trafulhice alterou profundamente a verdade desportiva

      ESTE COMPRIONATO
      É UMA GIGANTESCA FRAUDE

      Eliminar
  2. ....Caro!um dia disse o fundador dos sapos:QUEREMOS SER TÃO GRANDES COMO O BENFICA!(está escrito)...vem de berço esse complexo de inferioridade(EU CHAMO-LHE TRAUMA).....já quantos aos provincianos de contumil:corruptos,lixo,peste negra,e principalmente criminosos encartados...abraço.

    ResponderEliminar
  3. Post muito bom, e que une os Benfiquistas. Senti orgulho em ser Benfiquista ao ler este post.

    ResponderEliminar
  4. Isto sim, é a equipa de futebol (masculinos) do Sport Lisboa e Benfica. Que precisa de ser reforçada e equilibrada, vamos lá! Pena já ser tarde para conquistar o que quer que seja, mesmo o 1º lugar dos últimos.
    Veríssimo, desta vez, agigantou-se na tática: um banho dela ao Amorim, para lhe refrear uns certos tiques de peneiras.
    Umas palavras para a cavalgadura do Nuno Santos. Alguém tratou a besta mal quando andou a comer as sopas do Benfica? Bebe chá de merda antes dos jogos com o Glorioso? Quando joga contra nós, ofende, provoca, dá porrada, comporta-se como um rufião de lupanar. É capaz de haver algum problema com o encarnado, há bicheza que sofre dessa doença. E eu que que o quis de volta a casa - agora, nem dado, que o Benfica é um clube em que a porcaria não fica bem. Aquele pontapé na cara ao Gilberto (não interessa a intensidade, o que conta é a intenção), num país de gente séria a comandar o futebol, dava muitos dias sem jogar. A direção do Benfica tem de fazer barulho e de exigir que o labrego seja castigado. De um clube com a cor verde-merda, não admira que muitos adeptos (eu diria uma boa parte) sejam uma merda.
    Só mais uma coisa: não será possível manter o Darwin por mais uma época, para ver se, à quarta, conseguimos ser campeões? É que o lucro (em euros) não é tudo, e nós gostamos muito do lucro desportivo, das vitórias e dos títulos, se é que o Rui Costa já se esqueceu disso.

    ResponderEliminar
  5. Tu deves ser do PCP, só pode!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou aquilo que me apetece ser, como o senhor, que pode estar certo ou errado na sua apreciação (vai ficar na rabiada por não poder confirmar a minha cor política, não lhe vou dar essa satisfação).
      Tratar-me por tu não lhe admito. Por três razões: primeira, porque não o conheço de lado nenhum; segunda, porque posso ter idade para ser seu pai, eventualmente, até, seu avô; terceira, porque o senhor não é benfiquista e, não o sendo, não deveria andar por aqui, um fórum que é de benfiquistas e para benfiquistas.
      Passe bem.

      Eliminar
  6. isto continua tudo minado, a Impunidade e o descaramento atingiram proporções inimagináveis, quando o Estoril-Fruta de 2017 não sai da gaveta, uma bancada q NÃO estava a ruir, uma invasão controlada e prevista para o intervalo pois a derrota estava iminente, zarpam logo para o porto minutos depois, quais regulamentos quais quê, mandam nisto tudo, no intervalo de 30 dias entre as duas partes, o fruta PAGA ao Estoril 700Mil€, valor em "dívida" q naão aparece nas contas dos 2 clubes...tudo abafado, comprado, vendido, traficado, e para desviar atenções, inventam processos de merda, com a PJ a gozar com o Glorioso, "mala chao", etc...pagam a jogadores favelados q digam em tribunal q um gajo do "Benfica", grito bem alto, "Olha q eu represento o Benfica", lhes pagava para jogarem para perder...o MP e a PJ gozam connosco, este país tem um problema com o Maior e Melhor de Portugal, só nos resta Unidos, lutar contra tudo e contra todos, sem Medo, Á BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  7. Sobre o texto:
    I - A narrativa maniqueísta da Disney só encaixa mesmo na Disney.
    Há muito ser ruím em todas as coletividades.
    Em Portugal, contudo, apenas um clube os usa de forma deliberada, anunciada e fomentada para alcançar objetivos.
    Como mais um tentáculo do mal!

    II- Agora, e sabendo que há vários scp no Benfica, e no estado lastimável em que o clube se encontra, desde há décadas,conseguem imaginar o que será possível realizar com Benfiquistas determinados a fazer do Benfica maior e melhor!!

    ResponderEliminar
  8. Este foi ver um jogo fora, já é o maior, tem de escrever um romance.


    Amadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este nao foi ver Um jogo fora, este VOLTOU a ver um jogo fora e tu ja agora estavas onde?

      Eliminar
    2. Este já tá pronto para ir para a Ucrânia como jornalista de guerra, ataque Biológico, prejudicar o Benfica para favorecer o Porto, vai nos descrever a guerra à Netflix..

      Eliminar
  9. GB tudo bem, mas não te esqueças que uma parte dos nossos adeptos imitaram o som do verylifght e isso me envergonha pois isso foi uma tragedy que nos chocou bastante e não deviam provocar com um caso assim sério,e depois não falem o porquê da lagartada nos odiar tanto eu entendo que o ódio deles pelo Benfica passou dos limites mas não é com imitações dos sons do very light que os apaziguamos esse assunto do very light foi muito sério um ser humano perdeu a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é realmente algo estúpido e reprovável. O adepto que morreu de certeza que tem família e que não tivesse. Temos que condenar essas lembranças, venham elas de onde vierem!

      Eliminar
    2. Eles não precisam de ser provocados para deixarem o verniz de «civilizados» e «diferentes» estalar por todas as costuras. Mas esse assobio nunca deveria ter sido imitado - é uma vergonha que rebaixa quem o imita.

      Eliminar
  10. Os adeptos teem respondabilidade na ma epoca. Assobiar a equipa aos 20 min de jogo na luz esta epoca foi de genio.

    ResponderEliminar
  11. E que raio, o elogio ao Veríssimo, ainda esperas que ele continue pró ano?
    Vais contentar-te com o 3° lugar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver que lugar na classificação final da próxima época vai conseguir o treinador que vem para o Benfica, seja ele quem for!

      Eliminar
    2. Mesmo. Qualquer votoriazinha muda o azimute.

      Nelson Veríssimo tornou-se num treinador e o Benfica joga à brava. Nao fossem os árbitros e limpávamos isto a brincar...

      Eliminar
  12. Vermelho vivo18/4/22 17:38

    Ficou provado que o BENFICA tem adeptos. Muito bem! O problema é outro. Pergunto: Há quanto tempo é que o BENFICA, não tem uma direção que verdadeiramente o defenda, quando é prejudicado?!! Direções silenciosas, façam o que fizerem ao clube! Os sapos, e os porcos, sabem disso, e como tal, não existe razão para terem medo. Continuam, e continuarão, pois sabem, que não vão existir represálias, ou sequer protestos, mas sim, silêncio. E não é este presidente, que outra coisa não é, senão o delfim do orelhudo, que irá mudar o paradigma.
    Conclusão: temos adeptos, que vão á luta em campo, mesmo nos jogos em casa dos que nos odeiam, mas não temos direção á altura! Repito a pergunta: há quantos anos, ou décadas, não temos uma direção que verdadeiramente defenda o clube?

    ResponderEliminar
  13. Cavungi197518/4/22 18:56

    Digo o mesmo que o José Rama, respeito pelo Nelson Veríssimo, mas esse elogio desmesurado, acho um pouco ao lado.

    ResponderEliminar
  14. Concordo em absoluto com o tratamento que damos a essa escoria verde e escoria azul quando vêm jogar ao estádio da Luz.
    Tem de ser olho por olho dente por dente a ambos!!!!
    E começar com essas dos cachecois verdes e azuis, serem retirados!!!!
    Já chega de "postura construtiva" no futebol português como diz o banana, chega de ser bonzinhos que somos sempre comidos!!!!
    Pesir a demissao do fontelas, da vaca lambida e do facturas da federação... ontem!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Para Sporting e Porto é ótimo que uma equipa que mete o autocarro e é massacrada durante 45 minutos em Alvalade ache que podia ganhar a Champions e a Liga e que só não acontece por causa dos árbitros. É a garantia de que vão voltar a ter uma equipa cheia de fragilidades em 2022/23. E sem Darwin. Recordo que, nalguns momentos, eram 11 jogadores à entrada da área a verem o Sporting a jogar. Resulta uma vez em cada dez. Entretanto, mais um anito a ver passar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "a verem o sporting a jogar"! ai, mama! Trata-te joi! Não gostaste? incha, sapo!

      Eliminar
    2. És tão adulto. Ahah. Mas vais para a piscina dos infantis. É a vida.

      Eliminar
    3. O zbording jogou? Pensa é que este zbording dos Proenças, Hugo Miguel e Fabios para o ano não tem Sarabia.o unico com classe dessa equipazita que foi cilindrada na Europa, sem Hugos pois claro.

      Eliminar
  16. Pedro Guilhões18/4/22 22:36

    " Entretanto, mais um anito a ver passar."

    2021-2002= 19 anos a ver passar!

    Umberto Eco dizia que a burrice é uma forma de administrar a estupidez com orgulho e assiduidade ...

    Será mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele também dizia que o "verdadeiro herói é herói por engano". É um bom resumo do jogo. Benfica ganhou bem, foi feliz, mas ganhará 1 em cada dez. Correu tudo bem, apesar do autocarro a que decidiram chamar leitura de jogo. 1a parte Benfica não existiu a não ser um pontapé para a frente que deu golo. A manter o estado de coisas em 2022-23 é mais um ano em 3o. Mas na Liga Europa podem fazer um brilharete.

      Eliminar
    2. Um sapo há de ser sempre um sapo. Não há volta a dar.
      Vir para um blogue benfiquista fazer comentários destes de ressabiado por terem perdido clara e inequivocamente, mesmo empurrados por dois árbitros verdes até ao tutano e sem pingo de vergonha, é de quem não tem noção do ridículo com que se veste.
      Mesmo depois de serem levados ao colo pelo macron e o verdíssimo toda a época, ainda têm a lata de se porem em bicos dos pés a falar em terceiros lugares de pois de terem levado no bojão em casa de uma equipa sem treinador, sem o seu melhor central, sem o seu maior desequilibrador e sem meio campo decente. Sapo que se preze, é sapo!

      Eliminar
  17. O Calado, sempre defendeu mais o Vieira, do que propriamente o Benfica aqueles lanches na catedral com o Gobern, Guerra com o Vieira era para isso que serviam para dizerem bem do querido líder, e o Calado fazia isso muito bem na CMTV.

    ResponderEliminar
  18. Bom post. A união de todos os Benfiquistas em volta de todas as nossas equipas é o segredo e a nossa maior força. Apenas apoiando mostramos aos jogadores o que é o SL Benfica e só assim eles nos retribuem.

    ResponderEliminar
  19. O texto está muito bonito e apela ao orgulho benfiquista. Tudo muito bem, mas dizer que os adeptos do Benfica são todos uns santinhos e os do scp são só mauzões, soa um bocado a falta de noção da realidade.

    Quando eu era adolescente cheguei a ir ver alguns jogos com os NN e testemunhei coisas que fizeram com que deixa-se de ir ver jogos com a claque. Não vale a pena pormenorizar as coisas que vi (inclusive num Benfica-Sporting, nas imediações do antigo Estádio da Luz, com casais de sportinguistas e até de casais em que um era do SLB e outro do SCP). Com isto não quero dizer que nas claques é só gente má, mas se em 1000 houver 10 ou 15 desordeiros, já é muita gente a fazer asneira e aí é que as autoridades deviam ter a coragem de intervir e ter mão pesada com essa malta.
    Uma coisa posso garantir, é que há energúmenos, delinquentes, criminosos, no fundo, gente má, em qualquer lado, estejam ou não ligados a claques e sejam eles verdes, vermelhos, azuis ou amarelos, e, se calhar, um dos principais passos a dar pelos clubes no combate à violência seria exatamente o de admitir que do nosso lado não há só santos e que há adeptos que devem ser banidos do futebol.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking