O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 25 de junho de 2022

FC Porto: O clube do regime, desde a ditadura à democracia

. 44 comentários

O FC Porto, fundado em 1906, desde que saiu das mãos do seu fundador José Monteiro da Costa (falecido precocemente), entrou num caminho de que apenas nos tempos de Américo de Sá se livrou: o caminho do “vale tudo”.

Desde cedo, ainda no princípio do que seria o Estado Novo, que o FC Porto e os seus presidentes quiserem obter na secretaria aquilo que não conseguiam em campo.

O clube protegido pelo regime golpista


Aproveitando-se de afinidades políticas com alguns dos militares que saíram de Braga e fazer o golpe militar para derrubar o poder democrático, em 28 de Maio de 1926, o então presidente do FC Porto Sebastião Ferreira (com apoio de Urgel Abílio Horta, que lhe sucederia ainda em 1928) menos de dois anos após o golpe conseguiu para o FC Porto o Estatuto de Utilidade Pública.

Só quando Cândido de Oliveira foi treinar o FCP (1952/53 e 1953/54) os clubes de Lisboa ficaram a perceber que o FCP beneficiava de isenções e menos taxas que todos os outros clubes. Poucas instituições, em 1928, eram de utilidade pública pois estas tinham benefícios em termos de impostos e facilidade, para o FCP, em assegurar (e segurar) atletas de várias modalidades. Após insistentes pedidos para existir equidade o Estado Novo permitiu que num pacote de cinco clubes o SL Benfica conseguisse, em 1960, o que o FC Porto beneficiava desde 1928.


O antigo Estádio das Antas foi praticamente todo pago com dinheiros públicos, entre apoios da CM Porto e do Governo, com o pretexto de que Lisboa tinha o Estádio Nacional e Braga tinha o Estádio hoje conhecido como 1º de Maio.

Até a inauguração do Estádio das Antas aconteceu no aniversário do golpe que deu origem ao Estado Novo: 28 de Maio de 1952.

Campeonatos adulterados para salvar o FC Porto da descida de divisão

No início dos anos quarenta o F.C.Porto beneficiou da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a segunda divisão, após se ter classificado em terceiro lugar no seu campeonato regional, que na altura apurava as equipas (os dois primeiros) para a prova nacional.

Assim, um clube sem grande apoio popular fora de uma pequena área do país, provavelmente seria hoje o Boavista da cidade do Porto.

Democracia não trouxe nada de novo

A revolução de 1974 pouco mudou quanto ao tratamento de privilégio concedido pelo poder político ao FC Porto.

Com golpe de Pinto da Costa e Pedroto (o pai do atual ódio no futebol português), o FC Porto assumiu uma postura ainda mais vergonhosa passando a querer controlar políticos e dirigentes do futebol. Era Pedroto que defendia que se comprassem árbitros, como o disse a João Rocha, o presidente do Sporting que o mandou passear após essa exigência.

Apenas em 1994 o poder político, com Eduardo Catroga e Cavaco Silva, teve coragem de afrontar essa escumalha batoteira com as famosas penhoras nas Antas.

Fora isso, o FC Porto passou impune aos roubos vergonhosos dos anos 90.


O FC Porto passou impune ao Apito Dourado, conseguindo até que Escutas autorizadas por um Juiz fossem consideradas inválidas.

O FC Porto conseguiu eleger como presidente da Liga e depois da FPF o seu director financeiro que figurava numa dessas escutas num diálogo sobre “deusas”.

O FC Porto consegue usar a preço de saldo um Centro de Estágio que custou quase 20 milhões de euros dos nossos impostos.

O FC Porto conseguiu reabilitar as Piscinas da Campanhã com dinheiros públicos, com o apoio de Rui Moreira, o tal que fugiu de um programa de televisão para não ter que comentar as Escutas do Apito Dourado.

O buraco financeiro enorme de um clube pequeno

Mas grandeza não se compra. Muito menos capacidade financeira para ser um clube grande.

O FC Porto nunca atraiu as massas. Por isso, mesmo quando fez o seu maior contrato de sempre com a Altice, constava no estudo da operadora que o FC Porto tinha uma base de adeptos de “800 mil fãs, grande parte deles nos arredores da cidade do Porto”.

E na verdade, mesmo hoje, o FC Porto ainda é o segundo clube mais popular da cidade do Porto, atrás do SL Benfica. Curioso não é?

O FC Porto de hoje é um clube falido.

Todos os contratos que havia para antecipar foram antecipados.

O FC Porto já está a oferecer partes de passes de jogadores em troca de pequenos financiamentos a curto prazo.

Com um passivo de quase 600 milhões de euros, sem novas receitas, o FC Porto inventou agora mais um empréstimo obrigacionista, sendo que grande parte dos 40 milhões de euros serão para Tesouraria e necessidades imediatas de liquidez.

A única salvação do FC Porto será o contrato de Centralização de Direitos Televisivos.

Um contrato que o favorecerá pagando aquilo que o FC Porto não vale e, sendo um contrato a longo prazo, vai permitir ao FC Porto pedir a reestruturação do passivo com pagamentos a serem descontados directamente ao contrato de TV.

O regime tem feito tudo para aguentar o FC Porto. Só que classe, nível e grandeza não se vende no supermercado.

O FC Porto é gerido por gente reles, protegidos por escumalha da sociedade, e que se não tivessem a protecção política já estariam onde merecem: na sarjeta.

Mas penso que estamos esclarecidos quanto a quem é o verdadeiro clube dos regimes.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

44 comentários

  1. Vemos aqui apresentada uma das raízes mais profundas do FcP sempre travestida e dissimulada ao longo dos tempos com mil e uma artimanhas. Por isso os DIREITOS TELEVISIVOS do BENFICA têm de ser discutidos, decididos e ratificados em ASSEMBLEIA GERAL do BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neoblanca-mos29/3/22 02:14

      Por: Jocar
      Para ler e repensar na estratégia tenrinha que o Benfica está a seguir e cujo final é, em muito breve, o clube dos mafiosos estar à frente do Benfica em número de títulos.
      Não são só os abraços ao mafioso por parte do Presidente do Benfica que mais mossa fazem ao nosso Clube, é esta inoperância, este amorfismo, este não assumir da grandeza e importância do Benfica no futebol nacional, esta falta de liderança, este deixa andar e logo se verá.
      Uma vergonha o silêncio do Benfica.
      Mas não é de admirar, quando o delfim Rui banana Costa do trafulha que quis implementar no Benfica métodos mafiosos aprendidos nos tempos em que era unha com carne com o padrinho do norte, quando já se sabe que a cópia é sempre pior que o original, mais não faz que seguir as linhas traçadas e deixadas pelo trafulha LFV, o caminho do Benfica é só um: o abismo.

      https://observador.pt/opiniao/centralizacao-dos-direitos-televisivos/

      Eliminar
    2. Li o artigo no "Observador". Daí penso que devemos todos os que querem um futebol sério, atraente e verdadeiramente competitivo, estar-lhe a si Jocar, muito gratos para a chamada de atenção (leitura e reflexão) do mesmo! O artigo é um enormíssimo contributo para o tema (desejo a breve trecho de certos clubes, diga-se) da centralização dos direitos televisivos do futebol em Portugal! Visto que as respostas às questões colocadas pelo ex-atleta de râguebi do Benfica Ferreira Queimado, autor do dito artigo), são um longo caminho que os mais desejosos da centralização não querem reiterada nem comprometidamente percorrer, não poderá evidentemente haver qualquer centralização dos tais "direitos" dado os comportamentos anti desportivos repetidamente assumidos há décadas no futebol Português e tudo leva a crer que se prolongarão por longo período de tempo, se é que algum dia irão acabar!
      Penso que os gestores do Blog, Shadows e GB deveriam realçar o assunto e dar conta do que escreveu Ferreira Queimado, a quem desejo apresentar os meus cumprimentos e as maiores saudações Benfiquistas! Está a dar uma enorme contribuição à actual direcção do Benfica quanto à matéria da centralização dos direitos televisivos e à posição que a mesma deve assumir, dadas as circunstâncias de tudo o que de vergonhoso, ilegal e negativo ocorre há décadas no futebol Português!

      Eliminar
  2. CONTRA A CORRUPÇÃO A ESTUPIDEZ A COBARDIA, UM PLANTEL ARRASADOR!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é que era, mas em vez disso demos-lhe a mão no ano do possível penta, para que não afundassem de vez.

      Eliminar
    2. Um plantel arrasador é uma das coisas de que precisamos. Mas não chega. Em situação tão gritante de desigualdade, nem o Man City ganhava.

      Eliminar
  3. Somos Benfiquistas até á morte, e erros próprios assumidos, o FRAUDE CORRUPÇÃO & PUTÊDO é a face negra do futebol em Portugal nos últimos 40 anos. apito dourado, serviços de prostitutas e viagens ao brasil para N árbitros! conseguiram vincular o poder político e judicial a uma enorme Impunidade, com a subserviência da CS, tomam a amarelinha há décadas, num futebol q não tem verdadeiro controlo anti-doping, do guarda abel aos bonecos enforcados nos viadutos, das pedras ás bolas de golfe, do Catão aos super-cagões, do Estoril-Fruta 2017 ao colinho do ASD, toda uma cultura de ódio criada por um velho CORRUPTO senil direccionada ao Glorioso, isto é uma guerra contra o SLB, e só unidos é que a poderemos Vencer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correr com toda a corja vieirista subserviente do Corrupto-mor.

      Eliminar
  4. Apenas uma nota extra sobre a penhora das Antas, não foi o Governo que afrontou os corruptos. Foi o Chefe do Serviço de Finanças, que cumpriu a Lei Tributária e mandou penhorar. Esse cumprimento de Lei, isento e sem olhar a quem, é que despoletou algumas reações internas na AT e no Governo. Convem dizer que esse Chefe do Serviço era um funcionário público honesto. E, apenas a titulo de curiosidade, era adepto do SCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois mas existe quem diga que foi uma combinação com o corrupto mor para mais uma vez se fazer vitima e manter mais viva a guerra contra a capital do império.
      e se for verdade a simpatia do tal chefe das finanças se calhar até nem será assim uma teoria muito inverosímil.

      Eliminar
    2. inverosímeis só acusações ao benfica. de resto tudo é verosímil.

      Eliminar
    3. Conana, as acusações ao Benfica são todas investigadas até ao absurdo. Até agora, não se encontrou nada. Repito, NADA. Já os crimes cometidos - publicamente! - por outros, nada acontece. Neste clima de impunidade total, só me espanta os Benfiquistas aceitarem tudo tão pacificamente.

      Eliminar
  5. So tenho a dizer isto que o Benfica nao va nessa das centralizacoes dos jogos temos de fazer algo para impedir Rui Costa e seus pares de acederem a centralizacao dos jogos feito isso o porto tem que passar pelas ruas da amargura para que os seus adeptos vejam que o presidente mais titulado do mundo inteiro nao era nenhum santo milagreiro so com trafulhices mantem o fcp la em cima porque sem essas trafulhices nao tinham construido grandes equipas como construiram,pronto ja sei me vao aquecer os ouvidos com o Vieira esse tambem e outro pulha mas esse nunca ganhou nada de jeito so se preocupava com o betao.

    ResponderEliminar
  6. O que eu gostava de ver os azulengos que costumam vir aqui chatear, contestarem o post e que o seu clube não foi o principal clube do regime (porque há mais dois que andaram de braçinhos dados com a «outra senhora», e nenhum é encarnado)! Tudo isso está mais que visto e documentado e escrito - eles é que são ignorantes ou fingem não saber as coisas .

    ResponderEliminar
  7. Este post no tempo em que vivemos, com o Benfica enterrado em processos judiciais, jogadores aliciados para perder, catálogos de prostitutas, números de telefone de árbitros e suas amantes, sacos azuis para corromper arbitros, corromper o sistema de justiça, com um presidente na cadeia e outro que para lá caminha, dar uma de impoluto, só pode ser uma anedota.
    Tinha-o em melhor consideração Shadows.

    Cumprimentos

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Putin também acusa o Zelensky de ser nazi. Abre os olhos, Pedro Carneiro.

      Eliminar
    2. Sr Pedro, já está a contar com os dois milhões que o Porto foi condenado a pagar por truncar emails. Vamos aguardar por todos os processos judiciais, os reais e os INVENTADOS. Se o Benfica não alinhar com os direitos televisivos os processos aumentam? Quer apostar?

      Eliminar
    3. Ora aqui está um focul esclarecido: Apenas se ainda não viu que trocou o nome do clube. Tudo o que diz é verdade, mas é do clube das quengas. De resto muito bem explanado!

      Eliminar
    4. Águia Preocupada25/3/22 22:40

      És carneiro e burro. Tudo o que mencionas é tudo quanto vocês andam a fazer há mais de 40 anos.

      - Prostitutas é lá no Calor da Noite da ex primeira dama Carolina Salgado.
      - Números de árbitros e moradas, foram vocês os pioneiros seguidos do SCP (Paulo P. Cristovão.
      - Além dos números, onde eram os empregos deles e das esposas, escolas dos filhos eram e ainda são modos operandi de um tal clube regional com o nome de CRAC.
      - Pagamentos a árbitros... Viagens ao Brasil, quinhentinhos e malas, é com esse clube regional.
      - Presidente preso... E o que aconteceu àquele impoluto que fugiu para Vigo?

      E fico-me por aqui, porque o rol é tão recheado, que estaria aqui horas e horas.
      Eu tenho vergonha das patifarias que o bandido fez ao e no meu clube. Já tu tens orgulho, defendes e parece que estás esquecido. É esta a grande diferença!


      Eliminar
  8. Não gostas come só as batatas, excelente informação ��

    ResponderEliminar
  9. O clube do regime era a lagartagem, o crac pouco riscava. Clube da Legião Portuguesa e depois de banqueiros, Pinto Magalhães.Depois vieram os gangsters e as putas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e dos quinhentinhos! Não te esqueças de dizer!

      Eliminar
  10. Era leitor assíduo deste blog, muitas das vezes partilho a vossa opinião, mas não chega já de tapar o sol com a peneira?? Chega de falar dos rivais, vamos falar do BENFICA!! E tanto que há a falar dentro do nosso clube... Por exemplo, porque não falarmos do próximo treinador? Ontem quando todo o país festejou o golo da Macedónia ninguém se apercebeu que o próximo treinador do Glorioso assinou contrato nesse preciso momento? E sim, estou a falar de Roberto Mancini, o mesmo que até há uns anos atrás disse que gostaria de treinar o Benfica... Não será este um assunto mais interessante a ser debatido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens informação privilegiada?

      Eliminar
    2. Gs conseguiste ultrapassar a CMTV que dao noticias sempre em primeira mao mas desta vez conseguistes ser primeiro ultrapasando-os parabens.
      Que venha la o Mancini.

      Eliminar
    3. Era o treinador ESTRANGEIRO pelo qual o nosso presidente, no momento da saída de JJ, nutria maior simpatia e a Macedónia fez lhe um favor... Aguardemos 1 mes

      Eliminar
    4. GS podes vir a ter razão mas tb se falava de Schevechenco(Ucraniano) amigo do Rui Costa dos tempos do Milan.

      Eliminar
  11. Porque nao escreves umas coisitas do Howard King? E porque nao dizes que as escutas do apito dourado foram validadas na justica civil, apenas nao o foram na justica desportiva? O que nao impediu de retirar 6 pontos ao Porto? Entre tantas mentiras que escreveste ao menos dizias umas reais verdades.
    Mas és um cobardito e frustrado que adormece e acorda a pensar no fcp. Nao precisas de aprovar isto, tou-me a cagar, só queria que lesses e visses que muita gente, mesmo a que nao comenta aqui, vê a figurinha triste que fazes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 6 pontitos foi para inglês ver, à la foculporto do apito dourado! Quem te disse a ti que se os corruptos precisassem desse pontos eles eram retirados? És um ingénuo!

      Eliminar
    2. Águia Preocupada25/3/22 22:46

      Figurinhas tristes fazem vocês. Olha basta olhar para o vosso representante criminoso macaco além do velho bufento/peidorrento para se ter a ideia da classe que impera nesse clube!

      Eliminar
    3. O que o anónimo adorador de proxenetas "se esquece" é que esse mesmo Howard king foi condenado em Inglaterra a pagar indemnizações por inventar essas histórias sobre vários clubes. Claro que a narrativa convém para tentar compensar o estigma que têm para todo o sempre de clube corrupto e de arruaceiros, mas por muito que tentei, jamais apagarão essa vossa mancha. Pelo contrário, até vão fazer uma estátua ao fugitivo de Vigo quando ele bater a bota.

      Eliminar
  12. 6 pontos que não alteraram a classificação. Por muito que te doa,tudo o que ele escreveu é factual.

    ResponderEliminar
  13. Shadows queria pedir-lhe, quee uma ou duas vezes no ano publique estes artigo, para que os jovens conheçam a verdadeira identidade e a genese desta dita escumalha, cuja comparação com a mafia calabresa é uma brincadeira, o FCP é verdadeiramente um clube de faschistas e chupistas que vivem à custa do trabalho alheio e sempre a chorar que sãaao vitimmmmmmmmmmmas é uma injuria aos animais chamar-lhes porcos

    ResponderEliminar
  14. queres ver que os outros da segunda circular não foram também eles o clube do regime fascista ou interessa a alguém não dizer isso.

    aquilo que no entanto não dizes é que bem ou mal até há década de sessenta nós e os corruptos éramos clubes amigos, tirando alguns anos de desavenças.
    portanto até ai nunca os nossos dirigentes se acharam prejudicados pelo clube corrupto e não estamos a falar de dirigentes como o pulha.
    e já agora eles tinham tanta facilidade em reter jogadores que os melhores dos clubes do porto, e do clube corrupto, vinham para cá jogar francisco ferreira, fernando caiado, angelo etc etc.

    não sejas como os corruptos a vigarizar a historia antes dessa vigarice dos alargamentos à medida já eles tinham sido campeões nacionais e não tinham sido uma única vez como o boavista.

    mas espera lá e os outros não estão também falidos até parece que são só os corruptos queres ver.

    sim porque eles não tem agora, ou mesmo antes, sozinhos um contrato de direitos televisivos que paga aquilo que eles não valem.
    sim porque o contrato que eles tem nem é a longo prazo nem nada e nem fariam outro podendo reestruturar na mesma a sua divida, ou arranjar mais uma camaras para dar mais uma benesses.

    a decisão da centralização dos direitos televisivos deve ser tomada apenas, e só, perante o facto de nos beneficiar, ou nos prejudicar, tomar decisões a pensar se é benéfica para os outros é estúpido e é decisão de clube pequeno e que vive em função dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom comentário, o Shadows insiste em demonizar o Porto e em santificar o Sporting.

      Eliminar
    2. qualquer dia o melhor é mudarem o nome para nova geração adeptos e amigos dos outros da segunda circular, e com tantos que são funcionários do clube até dava para fazer quórum.

      Eliminar
  15. Não entendo como é que a centralização dos direitos televisivos vai beneficiar o fcp, se como se prevê o bolo não será maior que as fatias somadas (não há maneira de valorizar o futebol português), as receitas dos 3 grandes vão diminuir. O fcp já recebe o mesmo que o Benfica, se a distribuição das receitas tiver em conta o número de sócios e adeptos, nesta hipótese até seriam mais prejudicados que o Benfica, isto comparando com o cenário atual.
    De resto a verdade está toda explanada sobre quem era e é verdadeiramente o clube do regime.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eles ate podem beneficiar da centralização, o que eu duvido, mas já que o acham então convém é fazer prova disso em vez de o andarem a dizer constantemente sem nunca o conseguirem provar.
      mais se eles o fossem não seriam os únicos a beneficiar da centralização os outros do outro lado da segunda circular também o eram mas curiosamente desses nunca falam.

      a nossa decisão tem de ser com base se nos beneficia ou se nos prejudica, o que acontece aos outros a nós pouco deve interessar.

      Eliminar
  16. Mas a distribuição deve ser mais em função dos últimos resultados, mesmo que conseguidos na base da protecção das entidades que dominam o futebol, todas pertencentes ao CRAC.

    ResponderEliminar
  17. N acho q a centralizacao dos direitos seja o q possa salvar o fcp. Os contratos serao de mais curta duração e, se correr como acho q vai correr, menor valor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem no mundo quer as jogatanas tugas? Só na cabeça do brilhantimas é que isso é possível. A oferta de jogos é enorme e quem quer joguinhos de 30 a 45 minutos como os de cá? O Benfica devia saltar fora destes arranjinhos, o Benfica sustenta o circo e quem manda são os do costume, arranjem-se se puderem.

      Eliminar
  18. É cada filme deste alucinado. Nem Holywood conseguiria melhor.

    ResponderEliminar
  19. post incompleto.
    Faltam:
    - 1 Taça dos clubes campeões europeus (1987)
    - 1 Super Taça europeia (1987)
    - 2 Taça Intercontinental e considerada pela FIFA por Campeão mundo de Clubes (1987,2004)
    - 1 Taça Uefa (2003)
    - 1 Liga dos Campeões (2004)
    - 1 liga Europa (2011)
    - 1 Youth League (2018)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking