O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 15 de janeiro de 2022

Jardel e a teoria dos Campeonatos oferecidos a quem dá jeito

. 52 comentários

«Em 2002, tive uma overdose e fiquei sete dias acordado, usando cocaína. Para vocês que me estão a ver, isso não é exemplo nenhum. Contratei mulheres, fiquei naquela vida achando que não ia acontecer nada comigo, que estava tudo bem» Mario Jardel no Big Brother

Isto foi na época 2002/2003, que venceu o FCPorto e o SportingCP (mergulhado nos problemas que sairam a publico nessa altura) ficou a mais de 20 pontos.

O jogador que no início dessa época (portanto após o titulo do SportingCP em 2001/2002) estava já imerso, infelizmente, em tremendos problemas de droga, tem tido a coragem de alertar os jovens para a sua situação.

Porém a questão que devemos retirar daqui é: então mas em 2001/2002, com Jardel a jogar sob o efeito da cocaina - como referiu já no programa - os controlos antidoping nunca detectaram? Que não detectassem até 1999 em plena altura quente do Apito Dourado e controlo total pelo FCPorto é facil de entender... 

... porém a forma como o SportingCP foi "levado ao colo pelas arbitragens" nesse ano e, pelos que conta o Jardel, também pelas instituições encarregues dos controlos antidoping, só vem demonstrar o que aqui vimos dizendo há muitos anos e que os benfiquistas teima em ignorar:

Em Portugal, o vencedor da Liga é quem os poderes instituidos da FPF e da Liga quiserem que seja ou, melhor dito, precisem que seja. Nessa altura, como agora, foi preciso fingir que o FCPorto não tinha o controlo e dominio da Liga e FPF (como todos sabemos: Tinha e tem) e depois de um penta foi necessário deixar ganhar outros: Boavista (de Paulo Gonçalves) e duas vezes o SportingCP enquanto o FCPorto se reorganizava e preparava para mais seis campeonatos em sete anos (apenas interrompidos por aquele campeonato surreal do Trapattoni no ano do Del Neri no FCPorto

Assim que quando quisermos que o SLBenfica ou qualquer outro clube ganhe campeonatos em campo... antes temos que correr com esta corja toda que domina o futebol em Portugal

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

52 comentários

  1. Bom dia
    É verdade que o SCP foi extremamente benificiado nesse campeonato. De referir tb que, segundo consta, os problemas do Jardel com a droga começaram depois de sair do Porto. Não sei se é verdade.
    Sobre os poderes instituidos decidirem quem ganha os titulos, é preciso ter cuidado com essas afirmações, afinal de contas o Benfica é o clube com mais campeonatos e taças de Portugal. O que se passoh no tempo do Tetra do Benfica? Quatro anos que quase rebentaram financeiramente com o Porto...
    O próprio Eusébio reconheceu que quando jogava no Beira-mar levantou o pé ao jogar com o seu Benfica... Ninguém é inocente! Houve um tempo em que o presidente da FPF era escolhido à vez entre o Belenenses, Sporting e Benfica. Isso faz parte da história do futebol Português.
    Se o Porto tivesse metade da força que alguns benfiquistas e calimeros pensam que tem, nunca o Benfica teria ganho 4 títulos seguidos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Jardel não tivesse problemas com drogas ainda no Porto não teria ido para a Turquia e sim para um campeonato de topo, aliás o empresário dele falou disso, não tente aldrabar que não engana ninguém.

      Eliminar
    2. Eu disse no texto que não sei se é verdade, não queria aldrabar ninguém. Como não aldrabei quando disse que em tempos áureos o Eusébio facilitou frente ao Benfica.

      Eliminar
    3. 3.2 milhoes de contos ou 16 milhoes de euros hoje em dia, era a clausula de rescisao do Jardel. E essa foi batida pelo Galatasaray. O resto sao especulações.

      Eliminar
  2. Nesse ano dos lagartos campeões, dos 42 golos do brasileiro, 17 foram de Penálti!!
    Benfica-Sporting 2-2 - Duarte Gomes assinalou um penálti surreal... falta de Jardel sobre Caneira ou J.M. Pinto e o palhaço marca penálti. Já antes tinha expulso o grande Andrade!

    Assim é fácil ser campeão...

    Futebol português é uma GUERRA e temos de a combater como os talibãs a combatem!

    Rui Costa tem de:

    . Cortar relações com Liga, Federação e Apaf
    . Assumir um Black out total em toda a imprensa, à excepção da BTV!
    . Meter em Tribunal Ministério Público e cofina

    Vamos acordar e deixar de ser "bonzinhos"

    Podemos não ganhar, mas deixamos de ser MANSOS!!

    ACORDEM CRLH!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mete em tribunal o MP? Ahahahah

      Eliminar
    2. Tens razão dioguinho...

      Exigir uma indemnização ao Estado por esta filha da put... do MP...

      Satisfeito???

      Eliminar
    3. Cortar relações, entrar em black out, e retirar a confiança á F.P.F. APF e a toda a IMPRENÇA, isso era ter tomates e no sitio mas outros valores se levantam que não beneficia o S.L. Benfica por isso vamos ver os marcos ferreiras coroados amarais etc. etc. desmentirem as leis que os apitadores deviam seguir, contra o Benfica interpretam uma lei a favor dos sapos e corruptos interpretam outra, Rui Costa é o presidente do Benfica foi eleito pelos sócios mas não foi para se esconder e ficar no anonimato, foi para defender o Benfica contra toda a escoria, mas também de quem esta de corpo e alma no Benfica sejam jogadores ou treinadores e respetiva direção fazer uma limpeza remodelar a equipa de futebol e seguir com a cabeça limpa sem fantasmas que não aguenta a preção de estar no Benfica ficar calado para não estragar a sua imagem esta no sitio errado. o Benfica esta acima de todos até das imagem.

      Eliminar
  3. GB vamos ser lúcidos, não é possível fazer nada em relação a essas instituições, estão lá e fazem o que querem, ponto, É ASSIM!
    MAS... MAS... MAS o Benfica que os fluxos financeiros que gera (gerou) ao construir uma equipa/plantel á Bayern supera todos esses constrangimentos. ONDE PODEMOS na realidade controlar o processo é cá dentro. Neste momento o nosso plantel tem condições com alguns acertos de ser de qualidade. Existem jogadores de qualidade no meu entender: Samuel Soares (numa perspetiva a 2 anos) ia buscar o André ao Paços para 3º guarda-redes, Lázaro (Filipe Cruz. Fábio, João Tomé que faz muito bem a lateral dta) - o Gilberto evoluiu bastante temos que reconhecer, Otamendi, Vertonghen, Veríssimo, Morato, Araújo, (gosto imenso do Ganchas e do Pedro Álvaro), Grimaldo, João Mário, Weigl (??), Paulo Bernardo, Gedson (acho errada a sua venda), Rafa, Everton (parece ter-se libertado), Rado (teve iniciativas muito interessantes no um contra um, não sei como é a sua prestação comunicativa e relacional), Gonçalo, Pinho (pareceu-me tecnicamente muito interessante), Darwin e Roman. O Florentino não sendo um génio era jogador que nunca comprometeria, enfim...

    Contratava um guarda-redes de qualidade, um lateral esquerdo ou 2 caso o grimaldo saia, um médio defensivo ou 2 caso weigl saia.

    Ficava de olho em N'Dour, Camará, Neto, Brito, bem como Gouveia, henrique araújo e henrique pereira. E ainda Neves, Nascimento, Semedo, Djú, Moreira. E outros. Se o Benfica conseguir equilibrar o plantel com aquelas aquisições que falei - GR, LE (2) e médios (2), podemos construir uma equipa de qualidade a curto, médio e longo prazo. HAJA INTELIGÊNCIA E PROFISSIONALISMO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevi esta trampa e a seguir levo com um banho de realidade, SIGAAAAAAAAAAAAA

      Eliminar
    2. Até podiam ganhar já este ano. Com a competência do Veríssimo e a liderança do Rui enCosta já não perdem até ao fim do campeonato.

      Eliminar
  4. Lá vêm os papadores de gelados com a testa dizer que isso são teorias da conspiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quiseram publicar. mas certamente te lembras do Cláudio Caniggia

      Eliminar
  5. Para dares justiça a essa tua análise devias referir os casos de dopping que correram pela luz... Nuno Assis a cabeça.. Mas há mais.. Depois dizes que o sistema só da títulos a Porto e Sporting? Então é os campeonatos ganhos pelo benfica? Não será que foi também o sistema? Ou esses são limpinhos limpinhos... Os outros é que são sujos nós somos puros como agua.. ridiculo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais mais? Coloquem aqui os nomes de atletas do Benfica!

      Eliminar
    2. bruno pires atenção qual é a coisa qual é ela, que foi condenado por praticas de CORRUPÇA que lhe fora retirados seis pontos, e um velho bufas fugi-o para Vigo avisado pelos mesmos JUIZES que não quisera fazer buscas em palermo e seria preso, dava concelhos matrimoniais a pais de ARBRITOS na casa da madalena, oferecia putas aos ARBRITOS para ficarem acordados á noite para fecharem os mesmos de dia nos jogos dos CORRUPTOS pagava viagens aos irmãos calheiros ida e volta pois faziam cá muita falta, envelopes com quinhentinhos etc. etc. isto todo junto ganha muitos campeonatos pois as moscas saíram deram lugar a outras, mas a merda ficou cá toda como temos vindo a assistir nos jogos no Benfica interpretam umas leis nos corruptos e dragartos outras contra factos não temos poder de decisão.

      Eliminar
  6. Zé Manuel15/1/22 12:06

    Como esta tanga toda aconteceu há 20 anos, recomendo a todos ouvirem a canção 20 anos interpretado pelo José Cid.

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo.

    Agora não é com postura de punhos de renda que vamos mudar o que quer que seja.

    Rui Costa mais que ninguém sabe como funciona a FPF, pois sofreu na pele a humilhação de quase ter sido corrido para meterem lá o Deco.

    Que por acaso fez o primeiro jogo oficial pela seleção no dragão. Que por acaso foi frente ao Brasil. Que por acaso foi dele o golo da vitória...

    Só pode acaso...

    Mas algum acredita nesta merda?

    O Rui Costa e restante estrutura que se deixem desta postura de mansidão, de silêncio e comecem a chamar os bois pelos nomes, a denunciar, a alertar a massa associativa para a corja que prolifera na FPF, liga e arbitragens.

    Alguém acredita num presidente da FPF que sai diretamente do FCP para a FPF, quando é do conhecimento de todos o tipo de envolvimento deste com PDC no caso apito dourado?

    Alguém acredita no presidente da FPF que nunca abriu a boca nas duas finais europeias onde o Benfica foi gravemente prejudicado?

    Alguém acredita no presidente da FPF que organiza uma claque de apoio à seleção com um criminoso como Fernando Madureira?

    Alguém acredita no presidente da FPF e em relação à forma como tem feito de tudo para afastar Eusébio como ídolo intemporal de todos os Portugueses?

    Alguém acredita no presidente da FPF e na atuação vergonhosa com a empresa do seu filho(UNILABS) nas testagens aos jogadores do FCP?

    Alguém acredita no presidente da FPF que promove o VAR e linhas de deteção dos foras de jogo sem escurtinio e fraudulentas?

    Alguém acredita no presidente da FPF e no CD presidido por José Manuel Meirim, nas multas e castigos completamente absurdos impostos ao Benfica em relação às outras equipas?

    Rui Costa tem que tomar medidas e em primeiro lugar reunir com as entidades e questionar o que pretendem do Benfica, o porquê da dualidade de critérios gritante em todos os assuntos relacionados com o clube.

    Pedir as demissões de Fernando Gomes, Proença e Fontelas e jogar sob forma de protesto até que esta corja decida ceder.

    Reunir com a federação espanhola e ponderar alocar futebol e modalidades para as competições daquele país, nem que para isso tenhamos de começa no último escalão.

    Recorrer a tribunais internacionais e contornar a justiça corrupta nacional quando e sempre que for possível. Vejam-se da inércia nos casos da apito dourado, Rui Pinto (que não só não é condenado como ainda colabora com a justiça..) e noutra escala de palhinha.

    Por fim fomos tetra até ao ano em que tivemos a independência da nossa BTV a partir daí e assim que entregámos novamente os direitos à NOS / Oliveirinha, nunca mais ganhámos nada à exceção do campeonato com Bruno Lage que logo se percebeu que "não estava no programa".

    Agora pensem...

    João Barreto

    ResponderEliminar
  8. Porque é que vens utilizar o drama real de alguém para vir destilar veneno? Essa historia ja toda a gente conhece, o Jardel disse mesmo que ele drogava-se quando ia ao Brasil, alias é conhecida a historia que o sporting mandou pessoas ao Brasil a casa dele para o ajudar. E foram por causa de problemas destes que o Porto o vendeu e mais tarde o proprio Sporting nao o conseguindo ajudar o despachou tambem. Devias era falar como foi possivel na altura o Toni nao o conseguir trazer pro Benfica deixando-o fugir pro Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma vez o Jardel teve resultado positivo em teste anti doping? Ou nuna foi testado, mesmo quando toda a gente sabia que consumia cocaína, tanto no fcp como no sporting?

      Eliminar
  9. Desculpem o"off topic", mas li há pouco o que aconteceu novamente ao defesa Ruben Semedo na Grécia! É lamentável! Será que o "Destino marca a Hora" ou no caso dele é a hora, à lei da paulada, a marcar o destino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada15/1/22 16:34

      Não sei o que se passou. Mas pelo teor do teu texto, deve ter sido mais do mesmo.
      Como diz o ditado:

      "Quando um cão é danado,todos lhe atiram pedras"

      Ele também se colocou a jeito. E agora à mais pequena coisa caiem-lhe em cima.
      Tenho pena pois trata-se de um bom jogador. Mas quando a cabeça não tem juízo!...

      Eliminar
  10. Eu entendo que há muita suspeição em tudo.

    Mas dizer que apenas os títulos dos outros são suspeitos, apenas revela uma grande falta de verticalidade.

    O que se passa na Liga Portuguesa é há muito conhecido: a Liga sofre de um mal chamado de distribuição de poderes. E para isso, Benfica, Sporting e Porto têm de ir ganhando, pois já se viu que apenas Benfica e Porto não chega para manter as audiências e, hoje em dia, as audiências ditam a necessidade.

    O exemplo do Jardel não é exemplo para ninguém. Da mesma forma como o Benfica teve jogadores com doping (Nuno Assis), Porto e Sporting também tiveram.

    Tudo isto para dizer: a história de Pedro e o Lobo é bem verdade. Quando quisermos falar algo sério, aí já perdemos toda a seriedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falhaste redondamente na intenção do post. Jardel dopou-se porque quis, tal como Nuno Assis. A diferença é que o Jardel não foi apanhado quando foi alvo de muitos controlos.

      Eliminar
    2. Eu percebi a intenção do post: ganha quem a Liga quer que ganhe. O que eu disse, é que funciona para todos os lados. Não só quando o Benfica não vence.

      Eliminar
    3. fomedebola o que achas de haver duas leis no futebol em Portugal, interpretação para roubar o Benfica.
      os marcos ferreiras aquele de foi despromovido por deturpar assas mesmas leis vem mais uma vez deturpar ou inventar leis, pois o problema neste pais é não se cumprir as leis e cada um faz a sua como lhe der jeito ou para agradar a quem lhe paga, por umas patacas judas com um beijo traio o seu melhor amigo de seu nome jesus, mas judas enforcou-se saio de sena, mas esta escoria que traem e deturpam as leis em seu beneficio destilando ódio por patacas ou favores em divida.

      Eliminar
  11. Se tu receberes por cada baboseira que escreves, deves estar tão rico como o dono do palheiro.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma novidade, o ano desportivo de 2002 começou em Janeiro desse ano, deixa-te de delírios pois o Jardel nessa época de 2002-2003 nem jogou nos nossos rivais, com uma overdose de cocaína e sem dormir 7 dias, a única coisa que se ganha ficar todo "arrebentado", desportivamente.
    Compreendo que o teu patrão RGS te pague para andar a dizer parvoíces por aqui, mas tens que mostrar trabalho decente, não basta andares a desviar a atenção do pessoal para outras guerras idiotas, olha para o teu padrinho vieira, que também fez o mesmo e, ao fim de uns tempos a coisa deu para o torto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O casa grande também não jugava, esse afirmou em público perante milhões ate disse a cor da amarelinha ´, ó anonimo vai mas é enxerte de pulgas para não escrever tantos disparates como o antigo arbitro marco ferreira de seu nome o tal que foi despromovido por deturpar as leis.

      Eliminar
  13. Farmácia Franco15/1/22 16:09

    Toda a gente sabe que o verdadeiro clube do regime, a seguir ao Porto, era o Sporting, não era por acaso que tinham lá dirigentes e comparsas amigos do Salazar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual era o clube que não os tinha? Era a sociedade de então. Silva pais, vice do Benfica, era só o director da pide

      Eliminar
  14. O próprio MP está em guerra aberta com o Benfica. A intenção deles é colocar todos os campeonatos ganhos pelo Benfica em causa, de modo a manterem uma constante destabilização já iniciada em 2017 com patrocínio do chico marques e FCPOrco Canal.

    ResponderEliminar
  15. Águia Preocupada15/1/22 16:41

    Porquê falar de algo que já aconteceu há 20 anos e que talvez ainda continue a acontecer?!

    "Quem tem telhados de vidro não deve andar à pedrada"

    E nós também já tivemos a nossa parte.
    Isto é como os dragartos do norte que falam, berram, vomitam, com o que se está a passar com o dono do palheiro e por consequência com o Benfica como se não tivessem às costas o peso do "Apito Dourado"
    Ninguém tem moral para falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o Benfica que foi condenado por praticas de corrupção, não foi au Benfica lhe retirara seis pontos, não foi o presidente do Benfica que foi avisado para fugir para Vigo porque ia ser preso, não era o Benfica que recebia os pais dos árbitros para lhe dar concelhos matrimoniais, não era o Benfica que pagava as viagens á família calheiros, não era o presidente do Benfica que recebia árbitros e juízes em casa na ali para os lados da madalena, não eram os jogadores do Benfica que corriam atrás dos árbitros em campo, e muiiiiito mais.
      Nota: luis Felipe vieira esta a ser investigado por lapidar património do Benfica nao por praticas de corrupção desportiva como muitos avençados o querem fazer crer.

      Eliminar
  16. "então mas em 2001/2002, com Jardel a jogar sob o efeito da cocaina - como referiu já no programa - os controlos antidoping nunca detectaram?"

    Estás a assumir que se drogou entre Setembro de 2001 a Maio de 2002? Sabes quando se drogou? Ele disse a data específica? Porque não partes do princípio que se drogou em Outubro de 2002?

    Claro que, não fosse Jardel drogar-se, o Benfica seria campeão? É isso, não é?

    Nem todos são otários aqui... Poupa-nos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha o nosso amigo jotapé regressou em grande, viste ontem o marco ferreira a deturpar as leis do jogo e aprendeste logo ou é o vosso ADN.
      Jardel foi um dos melhore jogadores tinha faro sabia antecipar onde a bola ia cair ora mas muita coisa era reação da dita cocaína, mas o pior foi o que se ouvi-o nas escutas do APITO DOURADO isso sim deu muiiiitos campeonatos.

      Eliminar
  17. GB as vezes dizes coisas acertadas. Outra vezes idiotas. O Cannigia no Benfica quantas vezes acusou? Enfim

    ResponderEliminar

  18. Dizes que "em Portugal, o vencedor da Liga é quem os poderes instituidos da FPF e da Liga quiserem que seja".
    Portanto, sendo o Benfica o mais titulado significa que foi o mais beneficiado pela FPF. E que ao regressar em 2005 foi levado ao colo na era Vieira/Jesus/Rui Vitória/Lage.
    Só te enterras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. joixndr ouviste as escutas do caso do APITO DOURADO pois caro os campeonatos esta escarrapachados ai isso sim, como tem sido sempre.

      Eliminar
  19. Uma pessoa que seja séria intelectualmente nao pode entrar nessas teorias ... então o Benfica nestes ultimos 8 anos ganhou também de forma ilícita!!!

    Nao há inocentes em lado nenhum... mas pelo que se lê aqui, só é mal feito pelos outros pq dentro da nossa casa nao há rabos de palha e é tudo limpinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ó anonimo queres comparar o cu com as calças, o APITO DOURADO mostrou uma ponta do leque mas o que se vai passado é o restante leque, ontem mais uma vez esse leque deu jeito INTERPETAÇAO os roubos continuam.

      Eliminar
  20. Estou aqui a ver um jogo no inácio que parece ser entre uma equipa de encarnado e uma equipa de coxos com 11 defesas.
    Se era suposto ser o Benfica, acho que quem dá ainda o treino e a tática é o borgesso da Reboleira.
    Tudo como dantes no quartel dos veraneantes!
    Nem o seporovic nem a bailarina sul-americana tiram uma.
    O Gilberto já fez 50 centros e nem um se aproveitou.
    Não há ali alegria, faca nos dentes!
    Só para picar o ponto e venha o guito!
    Mais uma parte de avanço como é hábito!

    ResponderEliminar
  21. Pedro Faria15/1/22 18:56

    100% de acordo,
    Então o tetra foi comprado certo?
    Então nos últimos 20 anos, termos ganho uns 10 titulos são TODOS compradinhos certo?
    Certo?

    Ou só o nosso Presidente é que era incolume e o paragono da verdade? Aquele que rouba rouba rouba e rouba tudo e todos, mas no futebol era idoneo, certo?
    Certo?!
    CERTO?!

    ResponderEliminar
  22. Mais uma grande exibição do colosso Benfica!

    O importante é apoiar!

    ResponderEliminar
  23. enquanto tivermos sócios bigbrother mais preocupados com os outros do que com o que se passa na nossa casa vamos continuar nisto.
    alias mesmo no clube mais preocupados com quem esta fora e não decide do que com quem lá esta dentro.

    só tem aquilo que andaram a defender anos e anos.

    ResponderEliminar
  24. E mesmo sob o efeito da cocaína marcou 42 golos, como se isso fosse beneficiar o jogador! Falemos antes do Estorilgaite, dos túneis, etc etc. O Vieira era ladrão para o Benfica como tinha que ser para os outros para o Benfica ganhar e manter a carneirada a dormir!

    Ah, e de lembrar que o Jardel era trunfo do Vilarinho e que o João Pinto saiu do Benfica a pontapé. Coisas de tempos que se calhar estão mais próximos de ser uma realidade do que se imagina!

    ResponderEliminar
  25. O Veiga fez o papel dele, arruinou a vida deste infeliz, que era fraquíssimo de cabeça.
    Assim não fosse o SCP, com Boloni, João V Pinto e Jardel, teria ganho o bis e quem sabe o tri.
    E assim se faz. Não o Benfica impoluto. Nunca. Nós nem somos de cá.
    Get a life !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sporting do Boloni ate ganhava a Champions, como ganhou o Porto no ano que seria desse suposto Tri.

      Eliminar
    2. Não é descabido pensar assim. Com Jardel de cabeça limpa e aguentando Quaresma e Ronaldo... Já com Liedson, Rochemback, etc

      Eliminar
  26. Oh GB, existe uma grande diferença entre o Vieira ser "apoiado" por ti, e tu seres "a-poia-do" Vieira. Do meu ponto de vista, tu és mais a segunda opção.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking