O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 27 de junho de 2021

Portugal eliminado

. 67 comentários
A vaca não muge duas vezes.

Fernando Santos conseguiu a tempestade perfeita em 2016, mas esperar que isso acontecesse duas vezes era sonhar muito alto.

Fernando Santos é um treinador mediano mas tinha na mão um conjunto muito bom de jogadores. Falhou.

Falhou quando ao quarto jogo ainda não tinha corrigido o problema que era o Bernardo não recuperar e fechar o jogador extra que aparecia no seu lado. Deu golo da Bélgica. Dalot mostrou em como era muito melhor opção que Nelson Semedo.

É uma oportunidade perdida para um grupo de grande qualidade e perante um Europeu em que sinceramente apenas a França tem qualidade muito acima da média.

Fernando Santos é um treinador de segunda a quem saiu o Euromilhões. É um treinador de retranca e que não sabe mais.

É pena.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

67 comentários

  1. Ao menos acabou a parvoice das televisões que fazem do ronaldo a seleção. Quando não marca parece invisível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com Nandinho Santos há muito que a selecção não me diz nada. Com chamadas sucessivas dos seus protegidos de sempre, de que o WC desta época é o exemplo mais flagrante, não me revejo nesta selecção e muito menos neste seleccionador.
      Dito isto, pelo menos acabou a pouca vergonha das televisões, todas, sem excepção e acabou a sopeira presidencial que faz uns biscates de comentador de futebol, como hoje se viu, numa situação inenarrável de o irem ouvir ao intervalo e no fim do jogo, uma coisa típica de país do terceiro mundo e que diz bem de quem nos governa.
      Uma vergonha.
      E mais uma vez as televisões, todas sem excepção, qual ou quais melhor(es), são todas iguais, a esticarem o micro prá sopeira presidencial.
      Vrrrruuuummmm!
      Acabou!!!

      Eliminar
  2. Só espero que Fernando Santos tenha o minimo de vergonha na cara e saía pelos próprios pés.
    Já chega disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé das Couves27/6/21 22:45

      Ah ah ah ah espera sentado!
      É o único que garante 90min ao Ronaldo em todos os jogos para assim tentar bater recordes.
      Uma vergonha de treinador que com os melhores jogadores do mundo não assume o controlo de jogo desde início com pressão forte para marcar o mais cedo possível! Por mais que deteste o comportamento em campo do Sérgio Conceição a seleção precisa de um treinador como ele!

      Eliminar
    2. Estás enganado infelizmente
      Continuará tudo na mesma do frutabol tuga
      Beato Santos
      Nandinho das faturas
      Cachecol do porko
      Rolha da liga
      Ovelha asquerosa
      Bufas corrupto
      Boiceição
      Vagandas
      Orelhas
      Jasussss
      Mendilhao
      Ronaldete
      Burro penalties
      Pepe caceteiro
      Mais um ano podre do frutabol

      Eliminar
    3. Ó anónimo das 22:46 não fumes mais dessa merda tens o cérebro todo moído.

      Eliminar
    4. Acho que Fernando santos é um óptimo seleccionador e líder mas um mau tático, pouco inteligente a ler o jogo e demasiado conservador e medroso no estilo de jogo. Como selecionador deveria além de escolher os melhores jogadores (o que faz bem) deveria também escolher para cada jogo um treinador de campo que os há bons em Portugal.

      Eliminar
  3. Completamente de acordo
    A equipa não tem estratégia não tem sistema de jogo
    Vão 11 lá para dentro e derenrasquecem

    ResponderEliminar
  4. Imerecido! Estiveram todos bem. R.Sanches continua bárbaro. Mais um talento benfiquista desperdiçado pelo clube.

    Não vale a pena arranjar culpados porque neste jogo não os houve. Os belgas marcaram na única oportunidade que tiveram. A diferença de remates é abismal. Bola no poste, oportunidades claras desperdiçadas.
    Nem se notou nenhuma diferença a nível físico, já que os belgas tiveram dois dias de descanso a mais. Pelo contrário, Portugal acabou o jogo muito melhor.

    Não se soube explorar convenientemente a lentidão e veterania dos centrais belgas, com transições rápidas e bolas nas costas da defesa. Aquilo que os médios e avançados italianos vão fazer quando os defrontarem. Os belgas têm bons jogadores do meio-campo pra frente mas são permeáveis a defender. Com a Itália não vão ter hipóteses.

    Discordo que a França seja a única seleção acima da média. Tanto a Itália como a Alemanha são fortíssimas e grandes candidatas. Veremos quem vai estar na final.

    ResponderEliminar
  5. ...Caro SHADOWS!...sinceramente penso que mais importante para alguns setores de adeptos(jornalistas incluídos) do TRÊTAS seria bater o PÍFIO recorde,que afinal agora já não são os tais 109,ou pelos vistos(como se diz cá na minha aldeia)tambem anda por aí um craque do CANADÁ!!!já Eu no meu momento de treinador de bancada,penso que a diferença foi não ter acontecido o penalty da ordem!(o Alemão não foi na conversa)...já como Português estou ansioso para que regresse A MINHA SELEÇÃO E DE MILHARES DE PORTUGUÊSES(A VERDADEIRA)!AQUELA EM QUE NÃO CABE ESSE PORCO/BADALHOCO DO PEPE QUE ENVERGONHA PORTUGAL...aceite um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa tua seleção joga uma merda e com o PEPE..
      Agora imagina o que seria sem ele

      Eliminar
    2. ....ai COSTA!!!A VIDA ...COSTA!(00:58h)...Eu fazia um desenho,ou melhor escrevendo:EU "EXPILICO",você só "COMPILICA"...já dizia o ETERNO BADARÓ....

      Eliminar
  6. Águia Preocupada27/6/21 22:21

    Ó Shadows, podes não gostar do santinho e eu também não gosto! Podes não gostar da ronaldete e eu também não gosto!
    Mas não podemos ser tão negativos na critica. Hoje, sobretudo na segunda parte, o que se jogou e as oportunidades conseguidas, davam e sobraram para ganhar o jogo. Hoje, houve muita falta de sorte.
    É verdade que demos a primeira parte de avanço. Mas o que eu vi da Bélgica, sinceramente não me impressionou nem me deu a ideia de que estamos perante um verdadeiro favorito à conquista de Euro!
    Não acho que tenha sido assim tão mau como em outros jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem de bruyne e hazard no seu melhor não terão hipóteses

      Eliminar
  7. Jogadores fora de forma e com pesos nos pés...... só dão da perna nos seus clubes. Excepto o Renato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno fernandes, william carvalho e bernardo apresentaram-se em muito má forma física. Jota apareceu muito disparatado e individualista, félix como sempre mais preocupado com o espelho, semedo como sempre sem classe para a seleção. Patricio tanto salva a equipa como a enterra. Os outros fizeram o melhor que podiam.

      Eliminar
  8. Fernando Santos anda bater que tu Bates bem , o sapateiro em pessoa

    ResponderEliminar
  9. Finalmente acabou!!!
    Farto das tvs e tudo o resto... só dá seleção...

    Uma equipa que passa em 3o!!! Em 3o!!! E quer ser campeã... só se tivesse a vaca de ir pró grupo dos fracos como em 2016... mas assim dá justiça... nem mereciam ter passado, quanto mais ganhar...
    Até logo e o país que respire agora mas é o que é preciso... O PS vai levar muita gente à pobreza extrema e anda tudo distraído com a bola...

    ResponderEliminar
  10. O mais curioso é que até parece que houve uma branca generalizada na esmagadora maioria das pessoas, incluindo a comunicação social - passo a explicar: desde o Euro 2016 já houve o Mundial 2018... e foi exatamente assim que se passou... uma prestação a roçar o medíocre, uma incapacidade total de querer assumir os jogos, de querer impor a nossa qualidade e de tentar ganhar os jogos desde o início. E claro que o responsável é Fernando Santos, porque jogadores para muito mais isso sem dúvida temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente.
      Os famosos números de Portugal de Fernando Santos desde o Mundial 2016 (só fases finais de Euros e Mundiais e em tempo regulamentar):

      18 Jogos

      4 Vitórias (22%)
      - Gana
      - País de Gales
      - Marrocos
      - Hungria

      10 Empates
      4 Derrotas

      Eliminar
  11. FERNANDO SANTOS RUA JÁ! GAJO MAIOR BS QUE PORTUGAL TEVE NO COMANDO.

    PALHINHA VERGONHA!
    DIOGO JOTA MAIOR MERDA QUE ESTA LÁ! jogar com isto é jogar com menos um jogador em campo.
    RONALDO JA NEM CORRE LOL!

    Fernando Santos ganhava vergonha na cara e saia.

    Já agora PORQUE que o Felix não jogou neste Europeu (tirando o jogo de hoje).
    Porque que RAFA ESTAVA NA BANCADA?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada27/6/21 23:19

      O David Borges acabou de dizer na SIC com todas as letras, que Ronaldo está a tirar o lugar a outros que o merecem muito mais. Diz e eu concordo, que tem que jogar os melhores mas dentro destes os que estiverem em melhor forma. Haver estatutos de imprescindíveis não é correcto!
      Volto a dizer que com Ronaldo a equipa retrai-se, encolhe-se, intimida-se e não joga o que pode e sabe. Tem que andar tudo a reboque dos recordes do mandão da selecção!
      É tempo do moço (Ronaldo) se sentar no banco e entrar já bastante tarde nos jogos! Eu se jogasse, jogava o que achava melhor e c@g@va no Ronaldo e nos seus recordes. Não me punham a jogar? Pedia escusa da selecção e convocava uma conferência de imprensa e colocava tudo em pratos limpos! Haja alguém com coragem e t@m@tes!

      Eliminar
    2. Melhor comentário.

      Eliminar
    3. O problema é o Ronaldo não ser dos nossos.O que fez o Félix? o único que jogou bem foi o Renato.Eduardo Baratts

      Eliminar
    4. Quantos minutos jogou o Félix??? Metido no tempo dos aflitos para o SACRISTÃO, no tudo ao monte e Fé em Deus...

      Eliminar
  12. O verdadeiro cagão que perdeu pela mesma maneira que adora ganhar.
    Com esta equipa não havia razäo nenhuma para jogar a retranca.
    Espero bem que saia, merecemos um treinador que pegue no verdadeiro valor desta geração.

    ResponderEliminar
  13. Também sou da opinião que o tempo de Fernando Santos acabou, mas não percebo as críticas em relação ao jogo de hoje. Fomos infinitamente superiores aos belgas. Jogassem sempre assim e ninguém pedia a cabeça do selecionador.

    ResponderEliminar
  14. O Dalot nao deu muito mais que Nelson Semedo. Ganhaste alguma consistência defensiva (pudera, com Eden Hazard em baixo de forma...) mas perdeste poder de ir a linha no lado direito.

    A equipa jogou bem. No golo da Belgica e verdade que Bernardo nao desceu, mas tambem a abordagem do Patricio foi horrenda. Aquilo era para ser defendido em qualquer baliza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frango é o termo técnico. Foi um grande remate mas foi a 20 m e entrou no centro da baliza . Um bom GR tem de defender isto.

      Eliminar
  15. 2 derrotas, 1 empate e 1 vitória. Europeu fraco de uma boa equipa.

    ResponderEliminar
  16. " Dalot mostrou em como era muito melhor opção que Nelson Semedo."

    O que é que o Dalot mostrou neste jogo que Nelson Semedo não tivesse mostrado em jogos anteriores?...só se é por ter mais caparro, porque técnicamente é muito limitado; e onde estava o Dalot no golo da Bélgica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia estar lá o André Almeida esse sim é jogador.

      Eliminar
    2. Também não vi nada do dalot, mas isto sou eu que prefiro ver jogos que ouvir"especialistas"...

      Eliminar
  17. Dalot melhor que Nelson Semedo?…,Shadows és tu?

    ResponderEliminar
  18. Resultado injusto? É verdade. Mas, assim de repente, lembrei-me de uma final que o SLB jogou contra uma equipa da mesma cidade onde se disputou este jogo e com este mesmo árbitro. Na altura não me lembro de ver lamentações nem manifestações de sentimento de injustiça da CS e dos adeptos em geral, exceto dos benfiquistas.

    Pelo menos acabou a diarreia diária da CS a falar da seleção e do endeusamento (por isso mesmo, exagerado) feito a alguns dos seus jogadores.
    Ah, e também acabaram as férias à pala da macacada.

    ResponderEliminar
  19. Jorge Leitão27/6/21 22:51

    Dalot foi um craque, de facto. O golo nem apareceu pelo lado dele nem nada, nem levou um amarelo, nem teve o Pepe sempre, qual bombeiro, a tapar os buracos que surgiam por aquele lado.

    Olha, pede ao Vieira que o vá buscar para a nossa defesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem fez falta foi o cancelo, não a defender, onde é fraco, mas a atacar. Sem cancelo deveríamos ter o ricardo do leicester que é o 2º melhor lateral direito que temos.

      Eliminar
  20. Faltou uma pontinha de sorte, fomos melhores que a Bélgica toda a segunda parte e tivemos oportunidades suficientes para empatar e até dar a volta ao marcador.

    Obviamente que não é só falta de sorte, mas também de treinador. Fazemos sempre um jogo de contenção e de controlo do adversário e só colocamos os melhores jogadores de ataque e mudamos a postura quando estamos a perder. Mas obviamente jogar ao ataque com consistência e confiança só é possível com muito treino e com uma ideia de jogo ofensivo e de posse desenvolvida durante anos e nunca abdicar dela mesmo contra as seleções mais fortes. É preciso preparar os jogadores e a equipa emocionalmente, fisicamente e mentalmente para jogar ao ataque e ser eficiente em todas as fases de jogo. Trata-se de preparação neuro-física-linguística que o bronco do Fernando Santos está a leste de perceber.

    Mandar para dentro de campo jogadores que não têm jogado, que não estão enquadrados uns com outros e preparados nessa ideia de jogo só quando estás a perder, sob pressão da situação, e esperar que consigam ser eficientes é mesmo apenas viver de fé...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sorte não conta. O nosso problema é jogarmos sempre com a sorte. Desta vez tivemos foi hazard,

      Eliminar
  21. O Mendes manda, o Bernardo joga e ponto final. Os jornalistas mandam e o Palhinha joga e ponto final. E ideias de jogo a sério? Não há…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Palhinha levou um amarelo!

      Eliminar
    2. Faltou o 2º ou o VERMELHO quando ARRUMOU com o De Bruyne...

      Eliminar
  22. Quando o 0-0 é o único plano que existe...

    A. Silva deveria ter jogado desde o início deste europeu, ao marcar 28 golos pelo Frankfurt.

    Este santinho só acorda, quando se mete a perder, como foi o caso com o Uruguai no Mundial...

    Foi o estratega do euro 2016, ok. Com muita sorte, mas ganhou! O único na história! Mas o sentimento de gratidão, não o pode acompanhar mais!

    Precisa-se de um treinador jovem, ofensivo que exponencie todo o talento desta geração!

    Obrigado Fernando Santos, Pepe e Ronaldo. Hora de dizerem todos adeus!!
    Necessita-se uma nova liderança e espírito de grupo! Tempo de o capitão bazar e outros jogadores dizerem presente e assumirem-se de uma vez por todas!!

    Ps: a selecção é irrelevante, quero é ver o meu Benfica pujante e para isso, a escumalha que lá está como presidente, tem de abandonar e já!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos é que não venham os Williams e João Mários desta vida como o iluminado quer

      Eliminar
    2. Esperemos é que não venham os Williams e João Mários desta vida como o iluminado quer

      Eliminar
    3. De acordo. Seria um crime se o benfica contratasse esses dois jogadores.

      Eliminar
  23. Ganhou quem procurou ganhar desde o princípio e depois defendeu, exactamente aquilo que nunca fizéssemos com este lorpa como seleccionador! Os amigos comentadores agora vão engolir o sapo que propagandearam durante cinco anos. É triste ver uma seleção com tão bons jogadores a jogar sempre uma miséria até estar a perder, nem que seja com o cascalheira!!!!

    ResponderEliminar
  24. José Ferreira27/6/21 23:13

    Também estou um tanto de acordo na análise a FS. Como responsável devia ter percebido desde o começo o quanto é melhor Renato, Palhinha e Dalot. Talvez fossemos melhor classificados no grupo e almejado um outro emparelhamento nos Oitavos. Também acho que Bernardo não defende o suficiente e isso é da competência do treinador. Todavia, parece que está na hora de mudar até porque o Sr Eng já ganhou nestes últimos anos aquilo que nunca ganharia numa vida a fazer ou executar projetos. É preciso sangue novo e mais coragem para não se estar á espera da última meia hora a fim de resolver o desafio.

    ResponderEliminar
  25. Ouvi há pouco na RTP3 a melhor definição de todas: "Portugal é um aluno de 19 que insiste em ter 12".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em treze jogos que ultimamente fizemos com as equipas fortes (frança, espanha, alemanha, inglaterra e itália) só ganhámos 1. Isto não é registo de equipa candidata a nada.
      O que se passa é que os nossos comentadores e jornalistas são mitómanos. O estar sempre a dizer que ronaldo é o melhor do mundo só revela essa falta de lucidez. Por isso achamos que somos uma das melhores equipas da europa. Não somos. Somos sim a 6 ou 7 equipa da europa como aliás o ranking diz.

      Eliminar
  26. Jogaram os que as pessoas queriam e foram à vida

    Shadows o Dalot em vez do Semedo so se este estiver muito mal, so se for para destruir porque a atacar foi uma nulidade

    Hoje bai mereceram mas em jogos a eliminar é assim, passar dias vezes em 3, wuabdo em situacao nornal nen da fase de grupos passavam era sortea mais e desta vez a vaca cornelia ficou em Portugal por causa do covid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quis dizer: hoje nao mereciam, mas em jogos a eliminar é assim. Passar duas vezes em terceiro, quando numa situação normal nem da fase de grupos passavam era sorte a mais

      Eliminar
  27. Alerta Vermelho27/6/21 23:54

    Caro Shadows, o que já acontece duas vezes, é ser eliminado a seguir á fase de grupos.Aconteceu no Mundial, contra o Uruguai, e acontece agora. Este é que é o verdadeiro padrão.

    ResponderEliminar
  28. jogaram os que todos queriam e foi quando vieram embora, deve ter sido coincidência.

    ainda não perceberam que só ganhamos o europeu porque a filha da dona dolores se lesionou na final senão mesmo com aquela passadeira estendida até à final nem assim o conseguíamos.

    ResponderEliminar
  29. Finalmente acabou esta fantochada!

    Há que ver a coisa pelo lado positivo, pelo menos o macaco e a sua quadrilha deixam de passear e fazer vida de lorde à conta da bateira. E pelo que se consta vem com os bolsos cheios depois dos bilhetes que andou a cobrar à porta dos estádios a 1000€ cada um.

    Pode ser que assim já consiga pagar o que deve.

    Bye bye seleção de alguns.

    João Barreto

    ResponderEliminar
  30. "o problema que era o Bernardo não recuperar e fechar o jogador extra que aparecia no seu lado. Deu golo da Bélgica. Dalot mostrou em como era muito melhor opção que Nelson Semedo."

    O problema és tu, Shadows. Diz lá, mais uma vez, em que é que o Dalot é melhor que o Semedo? O que é que o Dalot deu hoje à equipa? O que é que acrescentou à defesa? Por onde foi o golo da Bélgica? Se estivesse lá o Semedo, o que não se diria, o que não dirias tu... Meteste essa merda na cabeça, percebeste que disseste um disparate, mas para não dares o braço a torcer dizes que o Dalot era muito melhor opção que o Semedo. Viu-se. Foi do dia para a noite. Esteve fantástico a defender e a atacar, o Dalot. Não é uma nódoa, não senhor.

    O Dalot é um flop, tal como o Bruno Fernandes e o Palhinha, que tu querias tanto ver a titular! O que é que o Palhinha deu? Zero. Mas desses não falas tu. Bates no Semedo, é mais fácil. O Danilo fez mais nos poucos minutos que jogou, a fechar, a defender, do que o Palhinha em todo o jogo. E claro, é o que já se esperava: nestas competições os árbitros mostram amarelos. Aqui o Palhinha não tem padrinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palhinha lá partiu o tornozelo ao de bruyne mas desta vez levou amarelo , algo que cá não se passa.

      Eliminar
    2. ........tudo o que disse é verdade, o Shadows defende melhor os "activos" dos "dragartos", do que eles próprios..........

      Eliminar
    3. O Bruno Fernandes na seleção mete impressão. É mais um a querer ser mais um patrão (mais um ão) e depois é uma seleção de patrões e operários quase nada! Veja-se as pregações do Fernandes no United aos colegas e "ainda agora chegou". Na seleção há egos qb a quererem ser a ESTRELA da companhia!! A seleção Portuguesa de 1966 tinha uma estrela, mas no campo era como todos os outros em humildade. Era uma equipa "et pluribus unum" com jogadores de vários clubes

      Eliminar
  31. Pois, o problema foi do Bernardo Silva. Não fecha.
    Em vez do Bernardo devia ter jogado o porteiro do meu prédio. É excelente a fechar.
    E segundo a lógica, não perdíamos o jogo.
    Alfa Relos

    ResponderEliminar
  32. Quando alguém consegue dizer que dalot demonstrou qualidade e razões pra ser titular em vez semedo neste jogo, demostra todo o seu vasto e incrível conhecimento futebolistico, nada de estranhar a quem apelida de anão ao maior génio que algum dia existiu no futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalot esteve muito bem quando foi chamado.

      Eliminar
  33. Dalot? Tá bem, abelha. Queres ter razão à força, pena as outras pessoas terem olhos.

    ResponderEliminar
  34. Jogamos mal ? Não!
    Jogamos bem? Não !
    Jogamos o que nos deixaram e o que conseguimos, contudo insuficiente para uma equipa que tem 6 jogadores no TOP 50 e 10 no TOP 100.

    Vejamos, os nossos jogadores TOP ( Bernardo, Ronaldo, Jota, Bruno e Felix ) NÃO JOGARAM NADA neste Europeu.

    Por pior forma que estejam o problema é tático, o Nando conseguiu anular estes craques, repare-se o Jota encostado à linha, o Bernardo o maior criativo na linha com obrigações defensivas; o CR7 dado "à morte" para os centrais adversário; o Bruno a construir.

    Nada bate certo, é percebemos como jogam nos clubes:
    Jota: s/ preocupações defensivas, num ataque a 3, com ctriangulações (ninguém o acompanhava somente o Renato)
    CR7; joga sobre a 1/2 Esquerda nas costas dos defesas
    Bruno, Joga com um 6 e um transportador de bola nas costas e atrás de um avançado
    Bernardo, joga livre sobre a direita, com De Bruyne ao lado e "cai" no centro da área

    Será que a coisa teria resultado se em vez de jogarem os 4, jogassem só 2 mas nas suas posições?

    Este selecionador faz o 11 pelos nomes, a tática é circunstancial.

    Infelizmente irá continuar.

    Para mim, o sucessor deveria ser :

    Sérgio Conceição
    Manuel José
    ou
    Jorge Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso desses sucessores é brincadeira, mas a sério seria Guardiola!

      Eliminar
  35. Agora as atenções centram-se na investigação da CMVM ao Rei dos Frangos e Vi€ira e na detenção de mais um amigo do Vi€ira: Joe Berardo.

    anti-antis

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking