O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 1 de maio de 2021

Penoso ver o Estádio da Luz assim

. 46 comentários

Bem sei que custará talvez "um Gilberto", mas seguramente menos que "um Pedrinho", porém penso que já era hora de o SLBenfica substituir as cadeiras vermelhas queimadas do sol por cadeiras novas, com uma cor uniforme e que não dê a ideia de estar ali um estádio antigo.

O Estadio da Luz foi "feito à pressa" e numa altura onde o importante era assegurar a obra - e os amigos todos lá metidos a facturar. Porém,  todo o estádio e o próprio complexo deveriam ser repensado.

A imagem exterior poderia e deveria ser melhorada e a qualidade dos materiais deveria ser repensada também por forma a presentar a qualidade, bem estar dos adeptos... e também a imagem do SLBenfica.

Estou certo que Luis Filipe Vieira ainda terá uns amigos na construção e na arquitectura que poderão "ser parceiros" (tipo Jorge Mendes) neste processo, o que o tornaria logo uma iniciativa prioritária. Infelizmente não se aceitam parcerias com titulos e taças, motivo pelo qual a ausência de liderança e competência desportiva são o que se vê... desde o treinador que já está ultrapassado e ainda ninguém lhe explicou, até ao presidente que está mais preocupado em proteger-se a si do que aos interesses do clube.

Como já aqui expliquei há uns dias, todos os nossos adversários são hoje em dia reflexo de lideres que levantam a voz, que não se calam, que se mexem e que, acima de tudo, não se permitem aburguesar eles mesmos e a toda a sua equipa. Até o SportingCP já se mexe nos meandros do futebol e assistimos à vergonha que tem sido a situação do Palhinha.

Por oposição a equipa do SLBenfica é o reflexo do seu presidente que pensa que ganha quando quer porque acha que construiu uma estrutura "dez anos à frente" e não percebeu que está cada vez mais atrás dos competidores... e como se pode ver até nas infraestruturas já parecemos um clube adormecido.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

46 comentários

  1. Aqui está uma sugestão que poderia e deveria ser aceite pelas cúpulas. Substituição das cadeiras queimadas pelo sol - por critério de uniformidade seriam todas - e embelezar as paredes exteriores, retirando-lhes aquele aspeto de cimento cru nada bonito à vista. Seria um investimento na "construção" que os sócios e adeptos perceberiam muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Vila Velha1/5/21 21:32

    Sou do Benfica , Amo o Benfica mas por mais Amor que tenha ao Benfica isso não me retira a honestidade.

    O Complexo da Luz foi muito mal planeado.

    O Estádio da Luz e os Pavilhões acabam por serem " Monos " da Cidade de Lisboa.Não acrescentam nada a não ser nos dias de Jogos.

    O Complexo da Luz é um Deserto quando não existe jogos.Não tem vida.Não tem animação.Não tem Benfiquismo.Não tem nada.

    Uma zona que podia ser um dos ex-líbris da Capital portuguesa é uma zona morta.A exceção é nos dias de Jogos.

    Sejamos honestos a estética exterior tanto do Estádio como dos Pavilhões é muito feia.

    Não existe nenhuma aproveitamento do espaço para dar exposição aos Patrocinadores.

    Não existe nada para cativar os Benfiquistas , os portugueses e os Turistas estrangeiros a visitar o Complexo da Luz.

    Mesmo durante os jogos não existe qualquer tipo animação , nenhuma interação com o público a não ser um espetáculo pobre de cheerleaders.

    Se não conseguem inovar ao menos façam uma cópia do que acontece nas várias modalidades nos EUA.

    A espécie de espaço comercial que o Complexo possuí foi também muito mal planeada e não é atrativa ao público.

    As marcas não se sentem cativadas a investir num espaço que parece dos anos 90 e não dos anos 2000.

    Não existe absolutamente nada em dias que não existe jogos para os Benfiquistas viverem o seu clube , conviverem , conversarem do Benfica.

    A estrutura que se auto elogia de estar 10 anos à frente está é 30 anos atrasada desportivamente e no " fomentar " a cultura Benfica.

    Esta é a triste realidade.









    Se não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/5/21 13:41

      O complexo não tem movimento sem ser nos dias de jogo, porque o povo português não tem poder de compra e a bem dizer, tirando o Media Market e a loja da Adidas, não há nada lá de jeito.
      Já nem falo nos restaurantes, cuja refeição, por mais sóbria que seja, não custa menos de 40 euros.
      Não havendo poder de compra, é difícil haver movimento.
      Veja-se por exemplo o caso do Sporting, em que até construiu um cinema e teve que fechar 1 ou 2 anos depois porque ninguém aparecia.
      Quando o dinheiro não abunda, é difícil haver movimento de pessoas.
      Mas se por exemplo for a um dia de semana (sem jogo) ao Arena de Amesterdão, é um corropio de pessoas, nas lojas, nos restaurantes, nos ginásios, nas salas de jogo, que até custa lá andar.
      Mas...o bolso do holandês não se compara ao do tuga, coitado, que luta com enormes dificuldades para sobreviver.

      Eliminar
    2. Anónimo4/5/21 15:39

      Para sua Informação os Cinemas não fecharam ...

      https://cinemas.nos.pt/cinemas/Pages/alvalaxia.aspx?gclid=EAIaIQobChMIneCfp6Cw8AIVzYBQBh1mdwbvEAAYASAAEgJ5cvD_BwE

      Pedro Alves

      Eliminar
  3. Concordo, com isto dos estádios vazios pudemos comparar o grau de manutenção dos estádios, e para ser sincero, fiquei muito decepcionado com o nosso estádio.

    ResponderEliminar
  4. Não sei o que é mais ridículo: se criticar a obra se pedir cadeiras novas quando não há público....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/5/21 13:34

      mas é precisamente agora quando não há público, que as obras de intervenções de manutenção/conservação devem ser feitas

      Eliminar
  5. se esses fossem todos os nossos problemas, só que não são nem os maiores e temos de começar é por esses.

    quanto à envolvente do estádio concordo mas se não foi feita em tempos de vacas gordas, não é agora que vão ser feitas já que decididamente não é o tempo, quer pela conjuntura internacional quer pela nossa em termos desportivos.

    quanto ás cadeira o argumento terá sempre de ser em termos de qualidade e conforto independentemente do seu melhor ou pior aspecto é que ele melhor ou pior aspecto só se vê porque o estádio esta vazio.

    mas vocês acreditam mesmo que os outros durante este tempo todo os outros não mexiam nos meandros, ou são muito anjinhos ou tem a memoria muito curta.
    então o caso do slimani, e isto é só um exemplo que durante estes anos todos o que não faltam é exemplos destes.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/5/21 01:00

    Fdx... não há mesmo nada bom ??? Nem uma coisinha ???

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/5/21 01:32

    Penso que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica representa de forma inteiramente adequada a qualidade da instituição e dos seus adeptos.

    ResponderEliminar
  8. Na foto o mais penoso antes de chegar às cadeiras é ver o Esferovit em campo e o Rod Stewart da reboleira no banco.
    Quanto ao estádio já merece uma renovação, interior e exterior, mas não só este momento pandémico não é o melhor como a direção está-se cagando, é preferível e mais rentável vir mais um flop de 20 milhões.

    ResponderEliminar
  9. Obviamente que o estádio precisa de uma remodelação! Entretanto em Alvalade mais uma inacreditável arbitragem, que falta de vergonha do apitador, sem qualquer pudor em ajudar o seu porto!! E que dizer de Manuel Machado, não é que o tipo ainda teve a lata de criticar o árbitro!! Agarra te à camisola do Marchesin e chora manel!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este blog é benfiquista ou lagarto??? Quero lá saber de lagartos ou tripeiros!!!

      Isto é BENFICA crlh!!

      Eliminar
    2. Entre osgas e porcos é como escolher entre a panela e a frigideira.

      Eliminar
    3. Comparar tudo aquilo que tem sido o porto e o Sporting, neste futebol português e achar-se que são semelhantes é andar distraído!!! Podia falar aqui de estratégia, mas a estratégia não é para todos...

      Eliminar
  10. Dá-me ideia que o (Vieira) apoiaste durante muito tempo, enquanto nós os antis alertávamos para o otário que estava à frente dos nossos destinos e mesmo o vosso mais que tudo esteve na sua Direção, revelou que nunca seria oposição e tal, tudo farinha do mesmo saco. Mas mais vale tarde que nunca.

    ResponderEliminar
  11. Penoso é ver a quantidade de jogadores fracos que o Benfica tem, seja na equipa principal, ou nas camadas jovens...

    Ter nome "Tavares" para os dirigentes do Benfica é sinónimo de qualidade, mas na realidade são bem fracos!
    Nuno, Tomás, David (pena a grave lesão) e Jair. Tanto tempo perdido com estas pseudo-vedetas e outros que de facto merecem uma oportunidade, raramente a têm...

    Estrutura 10 anos à frente...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/5/21 12:03

    Concordo com tudo, excepto no que respeita ao último paragrafo. Benfica by GB, o presidente do SLB não se mexe nem é oposição que se veja, não porque pensa que criou uma estrutura 10 anos à frente dos outros e que ganha tudo sem se mexer, não, não, ele tem este comportamento quieto e calado por outras razões que muitos imaginam e que mais cedo ou mais tarde se descobrirão. O pior é que perante toda a situação quem se lixa é o Benfica e os verdadeiros benfiquistas, como eu, a assistir.

    ResponderEliminar
  13. Magalhães2/5/21 12:11


    Não vale a pena fazer essa operação de mudar as cadeiras porque neste momento não há receitas de bilheteira, além disso, recordando o PAOK da época passada, a Champions League ainda não está garantida.

    Primeiro é preciso dinheiro para reforços de categoria, depois vêm as outras merdas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/5/21 14:12

      Mas seria se fossem precisas receitas de bilheteira para se mudarem as cadeiras!!!!!!
      Cabe a quem construiu o estádio, proceder à manutenção e conservação do recinto.
      É assim que acontece em todo o mundo...civilizado.
      Mas, talvez Portugal seja um caso à parte.

      Eliminar
  14. Águia Preocupada2/5/21 13:12

    Não é de agora. Sempre achei o Estádio da Luz - para mim será sempre este o verdadeiro nome - feio, inestético, INACABADO!
    Só quem é cego é capaz de dizer que é um dos mais bonitos do mundo, como já ouvi! Enfim, corujas há muitas!
    O estádio se fosse tapado com fibra de vidro e as paredes cobertas de uma forma elegante e bonita seria um chamariz para o turismo.
    Precisa ainda de uma área envolvente mais condigna. Aquelas plantas estão todas tortas, partidas, há ervas por todo o lado... É uma pena ver aquilo da forma que está!
    Mas tens razão, aquilo parece uma manta de retalhos sem a estética e beleza destas. Tem ar de abandono, de desusado.
    Para se colocarem as cadeiras novas e alindar o estádio, de onde viria o dinheiro para as universidades e hotéis desta vida?

    ResponderEliminar
  15. Previamente quero dizer que reconheço e valorizo o trabalho de quem gere e mantém este blog de referência. Tira-vos tempo para vocês e para as famílias.

    Mas tenho de manifestar a minha insatisfação pelo facto de, depois de uma vitória, o tema ser a falta de beleza e cuidado do Estádio da Luz, no seu interior e exterior. Bem sei que está a ser uma época muito aquém das expectativas, mas Benfica é sempre Benfica. E quando as camisolas vermelhas estão em campo, não há diferença de opinião que mude o desejo de ver o Benfica a ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dono do clube será o único que não manifesta esse desejo de ver o Benfica a ganhar...
      Por ele as camisolas já nem são vermelhas e o emblema passou a preto e branco!

      Eliminar
  16. zé alberto nunes2/5/21 13:32

    O novo Estádio da Luz, não sendo bonito, é grandioso, imponente. Diz muito aos benfiquistas e a própria UEFA já marcou para lá uma final da Champions.
    Mas quem tem alguma equidistância e não tem o coração perto da boca, percebe que a nova Luz é um estádio que fica muito àquem dos mais novos e modernos estádios europeus.
    Por dever do ofício, já estive no Arena de Amesterdão (Ajax) e no Allianz Arena (Bayern) e ambos estão muito, mas mesmo muito à frente do estádio da Luz. Em termos arquitetónicos, de conforto e funcionalidade.
    São realidades distintas e incomparáveis.
    O novo Estádio da Luz, custou creio que 160 milhões de euros (já com IVA).
    Enquanto que o Allianz Arena e o Arena de Amerterdão, custaram mais de 500 milhões de euros.
    Podem invocar que se tratam de 2 recintos de Países ricos, que não olham a despesas e custos.
    Mas o novo Estádio da Luz, tal como o de Alvalade, Dragão e Braga (os que conheço) podiam ser no mínimo, mais confortáveis e funcionais.
    Já nem falo da beleza (ou falta dela) arquitetónica.
    Por exemplo, assistir a um jogo no Dragão, principalmente no inverno em dias ou noites de chuva e vento, é das coisas mais desconfortáveis que já vivi.
    Agora, não me venham com tretas de que são estádios bonitos, confortáveis e funcionais, que não são.
    No Arena de Amesterdão, aonde já assisti a um jogo, até as cadeiras são aquecidas, passando nós todo o jogo com o traseiro bem quentinho. Até nos sentimos importantes por sermos tão bem tratados.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/5/21 13:48

    Quanto ao estado das cadeiras, nalguns sectores, não todos, muitas estão degradadas pelo pouco civismo de algumas pessoas.
    Há quem ponha os pés nas costas das cadeiras da frente, estragando e deteriorando.
    Tive durante cerca de 10 anos um lugar pago no piso 1, zona central e as cadeiras eram boas. Até estofadas eram.
    Mas atrás de mim, sentava-se um tipo que punha os pés nas costas da minha cadeira. Eu chamava-lhe a atenção, ele tirava os pés, mas 5 minutos depois punha-os lá outra vez.
    Todos os anos no defeso, tinha que pedir que mudassem a minha cadeira, pois o estado da mesma, ao nível das costas da cadeira, era péssimo.
    Ainda que os materiais sejam muito bons, se não houver civismo, pouco duram.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/5/21 14:07

    Não é só o sol que queima as cores das cadeiras.
    As pessoas também não têm civismo e estragam-nas.
    Mas à parte de tudo isto (tempo e falta de civismo), acho que a manutenção e conservação do Estádio são caríssimos.
    Não sei se este aspecto foi tido em consideração aquando do contrato com a construtora ou a empresa que zela pela conservação e manutenção do estádio.
    Até mesmo na tribuna e zona VIP, aonde as individualidades assistem aos jogos, ainda não há muito tempo (talvez 3 ou 4 anos) chovia em cima das pessoas que ocupavam parte da tribuna...
    Acho que foi um estádio construído à pressa, em contra relógio e que precisa regularmente de remendos, de intervenções rápidas para solucionar coisas que ficaram mal feitas ou que nem sequer foram pensadas.
    Em Portugal como sabemos, chove pouco e por isso os estádios portugueses foram pensados para um clima seco.
    O pior é quando chove continuamente...em que os estádios demonstram níveis de grande desconforto, mais a mais para quem paga bilhetes tão caros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helder Silva2/5/21 17:11

      O que me foi vendido aquando da construção do no Estádio é que os custos de manutenção seriam considetavelmente mais baixos. Foi talvez o maior argumento a favor da construção do novo estadio em detrimento das obras de melhoria do antigo

      Eliminar
  19. Anónimo2/5/21 14:29

    As cadeiras e os ecrãs não dão comissões!

    anti-antis

    ResponderEliminar
  20. Rui Venâncio2/5/21 15:24

    Continuamos a ser um povo de brandos costumes.
    Vi agora na imprensa que os adeptos do United cercaram o Hotel aonde a equipa estagia para o jogo com o Liverpool e já estenderam os protestos e a contestação ao estádio Old Trafford, contra os donos do clube, alegadamente por se associarem à nova Super Liga Europeia que está na forja.

    Por cá, e não obstante os caminhos nebulosos para onde estão a levar o Benfica, continua tudo na boa, a rapaziada protesta e vocifera umas coisas nos blog's e nas redes sociais e daí não passa.

    Por vezes, penso que nas veias dos portugueses corre água e não sangue.
    Somos mesmo mansos por natureza.

    ResponderEliminar
  21. Lá dentro, desde que as cadeiras não partam de ressequidas, quando o estádio enche não se nota nada.
    Pelo menos até haver dinheiro para as mudar todas.
    Se tivessem feito como outros clubes por essa Europa fora que cobriram as cadeiras com painéis tornando a vista mais atractiva nas transmissões televisivas talvez as cadeiras não apanhassem tanto sol
    Já cá fora, sempre achei o estádio um mono inacabado que até fere a vista. Só betão!
    E há tinta para betão, nem seria preciso grande investimento.
    Talvez por ser o negócio do pulha & amigos, há que estar à vista!
    Quanto às áreas comerciais, antes da pandemia, o que foi feito para chamar e dar comodidade aos adeptos?
    Sem visitantes, não há investimento/embelezamento das áreas.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo2/5/21 16:55

    se o negócio do Mendes fossem também cadeiras, elas seriam mudadas 4 ou 5 vezes por época...
    mas em Portugal por norma é assim, as coisas começam bem, alindadas, com bom aspecto, o pior é depois a manutenção.
    após 4 ou 5 anos de uso, parecem já ter séculos de vida

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/5/21 17:11

    Quem não se lembra aqui há coisa de 4 ou 5 anos, num jogo com o Sporting, a cobertura de uma das bancadas do topo sul, soltou-se e só não houve mortos ou feridos por pura sorte, porque o vento era tanto que as placas caíram no relvado.
    Aquele estádio, segundo me explicou alguém conhecedor, é do "tipo Lego" com vários blocos a encaixarem uns nos outros.
    São construções baratas, hoje em dia muito em voga, mas, reza-se a todos os santinhos para que não haja jogos sob intempéries.
    Ora como o futebol é um jogo de Inverno...
    Eu fui lá meia dúzia de vezes e fiquei dececionado. Com tudo. Até com a falta de comodidade e conforto.
    Para já não falar do tempo que demorei à saída do jogo a chegar à estação do Metro do Colégio Militar : mais de 30 minutos, a passo de caracol e com as pessoas todas em cima umas das outras.
    Se houvesse ali um tumulto ou uma zaragata mais acalorada, certamente que haveria pessoas esmagadas e mal tratadas.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo2/5/21 17:27

    O estádio não é feio.
    Parece é já ter no mínimo 50 anos.
    O antigo tinha melhor aspecto.

    ResponderEliminar
  25. Julio Mendes2/5/21 21:41

    A muitos de vocês provavelmente este nome nada diz, mas para os que já contam por cá mais de meio século, o nome de Domingos Claudino está ligado a um benfiquismo puro, genuíno e cuja paixão era a de apenas servir o Benfica.
    A relva do antigo Estádio da Luz foi considerada das melhores do mundo, por diversos adversários.
    O Estádio apresentava-se sempre como um esmero de dedicação e amor, lindo, arranjado, cuidado, aonde nos sentíamos bem.

    Hoje tudo trabalha por dinheiro, muito dinheiro e mal, já a contar para que sejam chamados para consertar aquilo que fizeram mal de propósito e assim cobrarem mais.

    Embora com imenso sofrimento, tenho-me desligado aos poucos deste Benfica.
    Todos conhecem actualmente o Mário Dias ou pelo menos já ouviram falar dele, apresentado várias vezes como o "pai" do atual Estádio da Luz.
    E agora pergunto eu, quem conheceu ou ouviu falar do Sr Domingos Claudino ?
    A História do Benfica tem vindo a ser revisionada, apagando todos os que verdadeira e genuinamente engrandeceram o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada2/5/21 23:16

      É verdade, no tempo do Sr. Domingos Claudino havia HOMENS com BENFIQUISMO NA ALMA E NO CORAÇÃO!
      Quando li o teu texto, lembrei-me de outra figura típica que em todos os jogos "passeava" galhardamente e com uma honra indescritível a Bandeira do Benfica à volta do estádio. Por isso, foi sempre o HOMEM DA BANDEIRA!
      Os tempos mudaram e estamos mais elitistas e comodistas... Mas desse benfiquismo e desses benfiquistas tenho muitas, muitas, muitas saudades!

      Eliminar
    2. Anónimo4/5/21 23:35

      O bêbado e o seu comparsa foram os responsáveis pela machadada que foi o desaparecimento do estádio da luz.
      Mais de metade da mística, do fervor genuíno dos adeptos, do misto de medo e respeito que era entrar no antigo estádio, tudo isso morreu com a bela obra do bêbado e do orelhas.
      Dois braços do sistema.

      João Barreto

      Eliminar
  26. Chamarem a este caganito Estádio da Luz é o mesmo que cuspirem na verdadeira Catedral. Esta coisinha que construíram em 2003 é um anãozinho. Uma das coisas que mais pesou em eu decidir ser benfiquista foi termos, na altura, o maior estádio de futebol da Europa. Hoje com este caganito, ainda por cima feiote e por acabar, duvido que decidisse ser do clube que sou. Este presidente de faz de conta cada vez mais afunda o nosso Benfica.

    ResponderEliminar
  27. O Estádio da Luz por fora é horrível....a vista que se tem para a parte debaixo das bancadas devia ser completamente coberta, assim parece sempre uma obra inacabada.

    ResponderEliminar
  28. também ja reparei nisso. Eu nunca entrei no estádio. Mas pela tv as bancadas estão brancas. parece as cadeiras do clube local daqui. velhas e sem tinta.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo4/5/21 08:08

    Pode não ser o mais bonito mas é muito funcional e prático. Ao contrário de alvalade nao estraga sistematicamente a relva e do dragão não é uma enorme corrente de ar.
    Foi o estádio possível em face da situação financeira em que estávamos.
    Masé um estádio de champions...pena as equipas não ajudarem.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo4/5/21 23:28

    O estádio é bem representativo do estado atual do clube, da equipa, da estrutura e do seu presidente.
    Decadente.

    João Barreto

    ResponderEliminar
  31. Engraçado é que critica-se porque não se melhora o estádio, mas se o fizer, a critica também já está feita porque vai ser para dar dinheiro aos amigos da construção. Como dizia o outro: se vejo é porque vejo, se não vejo é porque não vejo...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking