O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 3 de março de 2021

As boas pessoas nunca devem ser esquecidas

. 15 comentários
Alfredo Quintana:

Apesar de ser atleta do FCP, nunca se deixou contaminar pelo ódio aos adversários.

Correcto, foi um exemplo na forma de encarar o jogo e os adversários.

Uma fatalidade levou-o demasiado jovem. Estes casos, em atletas, devem levar a que se questione os suplementos dados aos atletas hoje em dia.

Saudades é o que deixa a todos os que apreciam o desporto com rivalidade, mas sem ódio.

Maria José Valério:

Era um simpatia, uma verdadeira senhora.

Além de figura de proa da música noutros tempos mais civilizados, hoje em dia era conhecida dos mais novos por ser do Sporting e por cantar o hino do clube.

Nunca ninguém lhe ouviu ou viu qualquer deselegância para com o SL Benfica. Pelo contrário, adorava que os benfiquistas brincassem com ela, respondendo sempre com boa disposição e simpatia.

Também ela deixa saudades, pois consigo morre mais um pouco do que deve ser a convivência entre adeptos de clubes rivais.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Anónimo3/3/21 23:56

    O Alfredo Quintana era um magnífico guarda-redes que vi sobretudo a actuar na seleção nacional de handebol e faz-nos lembrar o "nosso" Féher. Que descanse em paz!
    Quanto à Sra. não a conheci muito bem, mas segundo parece também era uma boa cidadã e as boas pessoas como ela deixam as suas boas marcas na sociedade e nas pessoas que procuram a boa convivência, mesmo ou sobretudo tendo em conta as diferenças que possam existir. Que descanse em paz também!

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada4/3/21 00:39

    De Quintana nunca tinha ouvido falar. Mas é sempre arrepiante ver o fim abrupto num jovem que tanto teria para dar ao clube, ao desporto e à sociedade.
    Estão a acontecer demasiados casos, que deveriam ser motivo de análise. Não assistir a isto sem preocupação e a exigência de que se tomem medidas que visem maior acompanhamento médico.

    A Maria José Valério era realmente alguém de quem todos gostavam. Encontrei-a num almoço no Estádio da Luz em que festejava o seu aniversário. Perguntei-lhe porquê em casa do "inimigo". Respondeu com uma estridente gargalhada e um olhar de paz e de quem gostava da boa e sã convivência.
    Embora sendo eu benfiquista, lamento que não tenha visto o seu Sporting ser campeão, algo que há 20 anos esperava e ansiava. A vida às vezes troca-nos as voltas e ela morreu na praia!

    Que ambos descansem em paz!

    Meus sentidos pêsames às famílias, amigos e aos seus clubes!

    ResponderEliminar
  3. Paz as suas almas,Maria Jose Valerio tanto anos sem ver o seu Sporting campeao e logo agora que o vai ser nao chegou a ter esse prazer pronto que festeje la em cima com os anjos,e que os ca de baixo aprendam de uma vez por todas a viverem sem odios porque ninguem fica ca para sempre,do Quintana nao o conhecia porque nao sigo os jogos de Andebol,pronto quando se e bom nao importa o clube afinal a gente boa em todo o lado.

    ResponderEliminar
  4. Duas boas pessoas que eram adeptas de dois clubes que não o nosso. Duas pessoas que nos encaravam como rivais e não como inimigos. E nós a elas. E a rivalidade saudável é tão boa e dá tanto gozo.

    Também nós perdemos com a partida de pessoas assim. Que gozo dá ganhar, se do outro lado não houver alguém que saiba perder?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/3/21 09:18

    Como Sportinguista, apraz-me dizer que felizmente ainda há quem veja o desporto como ele é. Desporto. Se há algo que esta pandemia nos mostrou é que andamos aqui de passagem. Podemos ser rivais, mas não inimigos. Se os dirigentes não mudam as mentalidades, que sejam os adeptos a forçar essa mudança.

    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Excelente post Shadows.

    E' assim que deve ser a sa convivencia entre nos adeptos de clubes rivais (nao inimigos).

    Tambem eu estive no estadio da Luz na festa dos 50 anos de Eusebio.

    Saudacoes Leoninas

    ResponderEliminar
  7. Um dos primeiros pensamentos que me ocorreu quando ouvi a notícia da morte da Maria José Valério, foi "Coitada... mas talvez tenha ido tranquila, o Sporting só não será campeão com muita incompetência somada a roubalheira".

    Do Quintana, uma pena, um homem jovem, pai, e que não partilhava do fanatismo (negativo) de grande parte dos adeptos e de alguns desportistas.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/3/21 10:14

    Um post justo e honesto.
    O Benfica e os benfiquistas devem ser sempre assim: competitivos, mas respeitadores de todos os adversários.
    Na hora em que somos confrontados com a fragilidade da vida, convém lembrar que sem os nossos adversários e sem a sua valia, tudo o que conquistámos enquanto clube não teria qualquer significado.
    Que descansem em paz.

    CF

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/3/21 12:02

    O malogrado Quintana, sei-o de fonte segura, teve nas mãos uma proposta de um clube rival que lhe garantia mais do dobro do que auferia no Porto e recusou gentilmente, por, dizia ele, sentir-se muito bem no Porto, clube e cidade.

    Quanto aos ditos "suplementos vitamínicos" dados ou tomados de livre vontade por muitos atletas, devo dizer que tal se tornou numa selva, com escassa regulamentação/legislação sobre a sua comercialização e respectivas condições.

    Hoje em dia, qualquer supermercado de bairro tem um cantinho com produtos para aumentar a massa muscular, o rendimento e performance desportiva, muitos deles com esteroides anabolizantes, que, como se sabe, são meio caminho para mortes precoces e graves problemas de saúde.
    Mesmo os ginásios através dos personal trainers, incentivam as pessoas a toma-los, para resultados mais rápidos. E também pelas percentagens que têm sobre as vendas.
    Enfim, é o que temos, embora no caso de atletas pertencentes a grandes clubes e com acompanhamento médico activo, não creio que isso se verifique. Mas tudo é possível, tudo é possível quando a sede de protagonismo e alto rendimento se torna para muitos uma obsessão.

    ResponderEliminar
  10. Leio muito por aqui e nem sempre concordamos. Lamento, como decerto lamentarás que a ideia que percorre este teu post não seja a dominante. Gostei. E deixa-me acrescentar, mesmo quando não concordamos, há uma coisa que devo dizer: tanto eu como tu cultivamos uma coisa que é "amor ao clube" que hoje parece tão esquecida, sobretudo por gente com tanta responsabilidade. Eu sou pelo meu e contra nada nem ninguém, assim como me parece que sejas pelo teu. A honestidade nunca fez mal a ninguém. Bom post. Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Lamento a morte dos dois. Os meus sentidos pêsames à família do portista e da sportinguista. A vida das pessoas é coisa muito séria e, por isso, superior a todas as rivalidades.
    Uma pena termos assistido aos gozos inenarráveis aquando da morte de Eusébio e depois na hora da discussão da trasladação do corpo para o Panteão Nacional. Não sei se em algum blogue dos rivais assinalaram e/ou lamentaram as mortes de Coluna, Rogério Pipi, Ângelo, Bastos.
    Felicito o Shadows pelo texto, que só pode orgulhar aqueles que encaram o desporto como ele deve ser encarado. Este texto faz a diferença para o que vimos com Eusébio, Shadows.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/3/21 13:46

    Partilho do sentimento e da sensação de perda.

    De facto o Quintana parecia boa pessoa, sobretudo com educação. Não é fácil perceber como é que com tantos centros de medicina, não se consegue, ainda, nos atletas de alta competição, antecipar situações destas. Quando jogava à bola nos anos 80 íamos ao CMD: "faz umas flexões, não és marreco, mija para um copo e siga pa bingo".

    A MJV representava um tipo de educação e forma de estar que se vai perdendo com os da geração dela, fossem adeptos do desporto, ou não, havia uma atitude de respeito. De facto, poder rivalizar saudavelmente é diferente de odiar e hoje muitos praticamos este comportamento. Basta ver as caixas de mensagens, ou os blogs.

    Paz as suas almas.

    Sócio do SLB rumo ao 38

    ResponderEliminar
  13. A vida e a morte, de qualquer pessoas mas sobretudo de gente boa, é sempre de lamentar mas momentos para prestar homenagens devidas. Muito bem.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking