O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

A culpa de João Vale e Azevedo e de... Ronald Koeman

. 50 comentários


Estamos no final de 2020, um ano invulgar na história mundial recente devido à pandemia de COVID-19.

E caso não seja resolvida nos próximos meses, será também o ano em que o futebol perdeu o seu lugar cimeiro nas preferências dos amantes do desporto. Mas isso será "conversa" para outro post.

No que ao SL Benfica concerne, foi ano de eleições em que mais uma vez Luis Filipe Vieira foi reeleito, não tendo o segundo mais votado conseguido chegar à votação de João Vale e Azevedo quando perdeu com Manuel Vilarinho. Mas sobre as eleições já quase tudo se disse.

O que se confirma é que o SL Benfica continua o seu caminho de descaraterização iniciado por Manuel Damásio, o COVEIRO DO SL BENFICA moderno.

Não temos uma cara para quem os benfiquistas olhem com confiança mas com pedidos de responsabilização. Vieira não se vê desde as eleições. Rui Costa não se sabe o que anda a fazer desde que é vice-presidente. Aparece no banco da equipa de futebol não se sabe a fazer o quê, até porque ninguém conhece a composição do novo CA da SAD. 

A única coisa que parece estar confirmada é que DSO, apesar dos seus esforços (e de outros na FPF), está demasiado comprometido com o que se passa no SL Benfica e por isso não lhe foi permitido sair para outro cargo qualquer, sabendo que no mundo dos negócios há muito que não tem lugar, porque dificilmente outra empresa aceitaria que o seu CEO oficioso andasse a pagar despesas pessoais da conta do clube. É o que se tem que dizer quando as facturas são emitidas ao SL Benfica e não a DSO.

E nisto temos novamente um pesadelo no banco de suplentes, pelo menos para mim, chamado Jorge Jesus.

Recordo os mais esquecidos que desde o seu segundo ano de SL Benfica que fui crítico e que rejubilei de alegria quando saiu do nosso clube.

Não lhe reconheço qualquer competência especial, além de uma arrogância sem fundamento e a capacidade de rebentar fisicamente com as equipas.

Futebolisticamente, enganou no seu primeiro ano de SL Benfica. De resto, no futebol mundial, Jorge Jesus é irrelevante. Um zero. Por isso precisou de ir para a Arábia, onde nem aí triunfou, e depois para a terceira divisão do futebol mundial: o Brasil. 

No Flamengo usufruiu do maior investimento de sempre e de muitos jogadores vindos da Europa, com outra capacidade de trabalho e qualidade que os jogadores no Brasil não têm. Eu sou do tempo em que o Brasil era capaz de fazer 2 ou 3 selecções para ganhar o Campeonato do Mundo. Hoje nem uma.

Na Libertadores só nas meias finais lá teve alguma oposição e todos vimos a "caga" que teve na final em que foi dominado o jogo quase todo.

O plantel está cheio de jogadores banais e que não têm noção do que é vestir a camisola do SL Benfica.

Por isso temos um Otamendi que com todo o seu historial chega, enterra e ainda assim usa a braçadeira de capitão, como se fosse digno de usar a mesma braçadeira que tantos craques usaram com honra no passado.

Por isso temos de usar um Seferovic na frente, um Pizzi (as melhoras!) e outros jogadores banais como se fossem craques capazes de levar o SL Benfica mais além.

Por isso é que num ano em que 100 milhões já voaram, até na eliminatória da Champions perdemos com um medíocre PAOK.

E por esta mediocridade que governa o SL Benfica é que um clube como o FCP, com prejuízos acima dos 100 milhões de euros, foi campeão 2 vezes nos últimos 3 anos, e está na Champions, está nos oitavos de final, enquanto que o SL Benfica continua a espalhar a mediocridade por esses campos, como se viu contra 10 em Barcelos.

Pois amanhã não espero menos que uma vitória. 

Já sabem que por mim Jorge Jesus já tinha ido de volta para a terra das caipirinhas há muito. E saindo Jorge Jesus, ou Vieira entrega a gestão do futebol, ou então bem pode também, com 2 meses de mandato, ir com Jorge Jesus.

Vêm aí tempos críticos em termos financeiros para o futebol. 

LFV anda a comprar jogadores e a colocar a "conta" nos próximos 5 anos. Por isso é que o Lucas não sei quantos não veio ainda. E mesmo que esse prazo seja reduzido a 4 ou mesmo 3 anos, temos tudo para pagar e receitas nos mínimos de sempre.

E com as receitas televisivas já gastas até ao final do contrato. E que jeito daria agora ter esse dinheiro disponível para fazer face à crise financeira... mas não. Gastou-se quase tudo antes e o resto vai agora. Vamos a apostas?

Mas para alguns, a culpa continua a ser do Vale e Azevedo, o tal que tem como crime ter roubado o SL Benfica em 5 ou 6 milhões de euros. Quanto é que o SL Benfica já foi "convencido a gastar" nos últimos anos em comissões? 

Mas tem o mérito de ter sido ele a descobrir o melhor treinador do mundo.

E já agora Redmoon... o Koeman não é o treinador ideal do futebol. Mas fez com pouco o que labrego da táctica não faz com muito. E tem merecido oportunidades nos melhores campeonatos, coisa que o labrego da táctica nunca mereceu. E está no Barcelona, não tendo recusado o clube do coração mesmo com a crise directiva e financeira, e de balneário, que o Barcelona atravessa. 

É que para um grande clube, SL Benfica incluído claro está, é preciso ter classe como pessoa para estar no banco. Coisa que Koeman teve e tem e que o labrego da táctica não teve, não tem, nem terá.








Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

50 comentários


  1. Pronto Shadows, já destilaste o fel.

    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  2. Shadows só não estou muito de acordo com duas coisas,Brasil uma terceira divisão dos campeonatos que por aí se joga,a outra vamos Benfica ganhar lá essa taça,achas mesmo Shadows que o Benfica está jogando alguma coisa de jeito para ganhar ao Porto e mais os jogadores do Porto sabem que estão protegidos e podem malhar a vontade nos jogadores do Benfica se não for a jogar vai a cacetada remember Pepe.
    Quanto ao resto estou inteiramente de acordo,e deixo aqui rapidas melhoras ao Pizzi.

    ResponderEliminar
  3. a culpa sao dos socios com palas que nao tem cerebro para perguntar ao presidente pq nao vende jogadores? que assum que sao mancos......

    ResponderEliminar
  4. Para memória futura:

    "O LFV E O JJ VÃO SER OS CARRASCO DO BENFICA"!!!!!!

    Gomez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao pé do Vieira, Vale e Azevedo é um menino de coro.

      Eliminar
  5. Eles vao fugir que nem ratos todos os Vieiristas, de merda, que caucionaram a descida de qualidade do clube ao ponto nunca visto acharmos normal disputar o titulo com o braga isto é por demais vergonhoso, para todos os ratos que fogem tipo JOSE NUNO MARTINS, que depois de passar anos a enaltecer a gestao do presidente aldrabao saiu pela pequena porta ou a porta do cavalo pois o lugar do aldrabao presimente nao pode ter contestatàrios e o JNM atreveu-se a pensar que o dono pelintra do Benfica nunca teria a coragem de o meter no olho da rua .
    Eu por mim falo e digo que gente desta vao destruir o Benfica a prova do que digo é que a tàl MISTICA é um sonho e mudou para outros lados a tàl mistica hoje é so para o negocio, o aldrabao presimente teve segundo dizem as eleiçoes aldrabadas pois ninguem consegue conferir, ou recontar, todos os responsaveis pelos ditos 62% entregaram ao presimente aldrabao por 4 anos anos as chaves do jasigo do nosso clube, porque o clube dos 62% e do presimente aldrabao é negociar o Benfica a algum Principe arabe e assim vender os ossos da nossas memorias da MISTICA DO BENFICA aqui jaz o glorioso enterrado por Luis Filipe Vieira e os seus 62%
    O BENFICA MORREU VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o mesmo discurso do badocha e dos 71%... Será a mesma empresa?

      Eliminar
    2. Águia Preocupada22/12/20 16:53

      O quê? O JNM bateu com a porta? Ao menos tivesse a dignidade de denunciar os malefícios a que assistiu e ajudou a fazer. Essa gente, não merecem o ar que respira, tão insignificante é o seu carácter!
      Então, agora, quantos benfiquistas há dentro dos serviços do Benfica?

      Eliminar
    3. este wipinho deve sêr uma wipinha que anda contente com a vieirada mete uma rolha isso passa-te

      Eliminar
    4. Oh Artur, se acha que “o Benfica morreu”, então mude de clube.
      Faça companhia ao Shadows e fundem um novo. Até já têm diretor desportivo - que, ao contrário do Rui Costa, até lava os equipamentos e passa a ferro.

      Eu não votei Vieira, não gosto do futebol que praticamos, não gramo o Jesus e tenho muito ódio de estimação... mas “o meu” Benfica está vivo e bem vivo.

      Esta campanha já cansa e vem fora de tempo. As eleições já passaram e cabe a todos os Benfiquistas honrar o nosso passado democrático e apoiar os Órgãos Sociais - como aliás consta nos DEVERES dos sócios, conforme consta nos nossos estatutos, há muitas décadas.

      Tal como - e por vezes bem - acusam Vieira de querer reescrever a história do clube, também neste “governo sombra” se tenta fazer o mesmo, envenenando o presente com falsidades, conjecturas deturpadas e ataques pessoais.
      Este blog tem por vezes textos que só encontram par nas javardeiras de Francisco J Marques.

      Et Pluribus Unum, sabem o que quer dizer?

      Eliminar
    5. " Et Pluribus Unum, sabem o que quer dizer?"

      Ooh! Ooh! Ooh!...nem português escorreito quanto mais latim!

      Eliminar
    6. Bom comentário, Anónimo da 01:11, este é o nosso Benfica, é um Benfica de que gostamos menos, e gostamos de menos coisas, mas continua a ser o Benfica.

      Eliminar
    7. PERGUNTA AO PRESIDENTE.vou-te explicar uma coisa que qualquer adulto percebe: 1 vendes jogador 2-pagas comissao a empresario 3 abres conta off shore 4 empresario coloca la dinheiro. como se prova isto?nao prova.... o burro de carvalho foi assim que fez.aprendeu com quem?com ele proprio?achas que tinha inteligencia. SLB esta morto pq ninguem que manda no SLB responde ao que se lhe pergunta. nem da justificações

      Eliminar
    8. "o burro de carvalho foi assim que fez.aprendeu com quem?com"

      Vou-te explicar aquilo que qualquer adulto medianamente bem informado sabe:

      Aprendeu com o Álvaro Sobrinho que através da HOLDIMO usou o clube da latrina de Alvalade para lavar 20 milhões de "aeros" que sacou do BES ANGOLA...

      P.S.As perguntas e os pedidos de justificação fazem-se num local designado nas convocatórias das Assembleias Gerais.

      Eliminar
    9. Águia Preocupada23/12/20 11:45

      "As eleições já passaram e cabe a todos os Benfiquistas honrar o nosso passado democrático e apoiar os Órgãos Sociais - como aliás consta nos DEVERES dos sócios, conforme consta nos nossos estatutos, há muitas décadas."

      Honrar o passado democrático é obrigação em primeiro lugar dos tais Órgãos Sociais que há muito @agaram nisso porque são donos e não devem respeito a ninguém!
      Da mesma forma, cumprir os estatutos é obrigação dos tais Órgãos Sociais que nem sabem que eles existem!
      Mas para ti, essas obrigações são só para os sócios... Os "donos" não estão sujeitos a nada!
      Gente como tu, papa isto tudo sem pensar no mal que causa ao clube!

      Eliminar
    10. ao anonimo das 01.11 respondo que sou Benfiquista e nao preciso de nenhum pulha para me dizer de mudar de clube, cheira-me que possas sêr um desses avençados que tenta misturar tudo mas nao quér vêr a realidade
      Mentalidades condicionadas pelo Vieirismo e nao por Benfiquismo senao nunca teriam aceitado estas esleiçoes aldrabadas que nem se consegue contar O VIEIRA està a matar o BENFICA à 20 anos e so trambolhos avençados gostam disso.

      Eliminar
    11. Se a iliteracia pagasse imposto, tínhamos o problema do défice resolvido!

      Eliminar
  6. LFV...Há 20 anos a destruir o SL Benfica!!!

    Este país é por demais inculto... e pagam-nos pra nos manter assim, burros! Pra poderem fazer e desfazer sem escrutínio algum...
    É assim o povo português... desde sempre... a nossa história comprova isso mesmo...

    Futebolísticamente.. estamos de rastos... sem voz de comando quer na presidência, quer no banco... ninguém sabe bem o que fazer...

    Uma coisa sei... amanhã vai ser um jogo que vale mais que a Supertaça... ganhar ou perder nem é a parte principal, porque é uma final e tudo pode acontecer... o importante é COMO SE GANHA OU SE PERDE O JOGO!! ATITUDE , RAÇA, QUERER, DEIXAR TUDO EM CAMPO!!! infelizmente, sabemos bem das duas equipas quem tem mais destes fatores... ou vamos com tudo, ou vimos com um saco cheio, talvez nao de golos, mas de preocupações enquanto se mantiver este panorama de dirigismo e equipa técnica...
    Algo me diz que o Rod Reboleira amanhã vai inventar qualquer coisa na tática... 3 centrais...
    Uma coisa é certa pra mim... se não encarar o jogo num 442, esqueça... aquele meio campo do porto vai partir a equipa do SLB...
    Agora se lutarmos de igual pra igual... aí já outro galo cantará...

    Infelizmente, o regabofe impera... a jactância...

    Estes 92% que votaram neste estado de coisas devem estar a rejubilar com tão bons resultados e exibições... então na Champions é que estamos a arrasar!!!

    Nem pro Paok deu, e nem sabemos se dava pro Krasnodar a seguir...

    Amanhã e mês de Janeiro vai se jogar com as melhores do nosso campeonato... pró Braga já não chegou... pró porto a ver amanhã... depois temos porto, sporting e braga pelo menos mais 1 vez... arrasar o triplo...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Hugo, o LFV não anda a destrutir o Benfica, são os sócios, os canalhas que votam nele.

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo!!! Se LFV é o presidente é porque os sócios assim decidiram. O que vale é que é só mais 4 anos ( segundo o próprio este será o último mandato).... espero que nessa altura ainda estejamos com a cabeça fora de água.
      Quanto a JJ como é possível ainda haver benfiquistas a apoiar e a “adorar” este basófias.... se Vitória e Lage tivessem o orçamento que este teve, e tomates para correr com as “ primas donas” do balneário, eram nesta altura heptacampeoes....

      Pedro Almeida

      Eliminar
    3. "" O que vale é que é só mais 4 anos ( segundo o próprio este será o último mandato)....""

      Acarditas nisso? Se a justiça não o levar...vamos levar com o Vieira por muitos anos!!!

      Eliminar
  7. Posso estar enganado e espero estar enganado e vir aqui daqui a uns meses escrever parabéns campeões, pelo campeonato, pela taça, pela liga europa, pela taça da liga e pela supertaça, mas o futebol do Benfica, dentro e fora do campo, está colado com cuspo. Tão frágil e mediocre quanto isso.

    Duas notas: pode ser impressão minha, mas esquece lá relativizar ou branquear vale e azevedo. É escória como damásio.

    Mourinho já não é o melhor treinador do mundo. Longe disso.

    Um abraço e Boas Festas para ti e para a familia benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é o melhor treinador do mundo? Guardiola? Que treinou o Barcelona cheio de estrelas? Em que vieram mais meia duzia de treinadores inexperientes e continuaram a ganhar no Barça? É o Klop? Que so fez algo com a super equipa do Liverpool e do Borussia? Ou Mourinho que pegou no Porto e ganhou uefa e champions, pegou no Inter e ganhou o scudeto e champions, pegou num Real em trapos e quebrou a hegemonia do Barça?! Quem é o melhor? Aquele que só joga de uma forma e com grandes equipas ou aquele que se adapta e consegue grandes resultados com equipas medianas?

      Eliminar
    2. diz la ao gus se nao se queima ja hoje com a supertaça.

      Eliminar
  8. Águia Preocupada22/12/20 16:50

    "O plantel está cheio de jogadores banais e que não têm noção do que é vestir a camisola do SL Benfica."

    É aqui, caro Shadows, que reside a descaracterização contínua do SL Benfica.
    Anos houve em que tínhamos os tais Pringles e quejandos, mas davam em alma, em raça, em esforço e abnegação o que lhes faltava em talento!
    Hoje, estes pseudo craques que ganham milhões, comportam-se quais prima donas, birrentos e maus carácter! E pior, é não haver ninguém dentro nem fora do clube que os coloque no lugar. Os tempos mudaram até na pouca vergonha que vai sendo proporcional a tudo o que é mau no ser humano!
    Quanto ao resto,total acordo. O Benfica morreu e por muito que se queira, já não ressuscita! PAZ À SUA ALMA!
    Da mesma forma que o Benfica morreu, também o futebol está morrendo lentamente. Quem ganhou milhões, ganhou... Quem não ganhou aguente-se ou escolha outra profissão. O futebol, manipulado pela corrupção, pelo compadrio e pelas negociatas, já deu o que tinha a dar.
    Esta pandemia veio mostrar a muitos que o futebol é tão secundário nas nossas vidas, que mostra que o desinteresse é real!
    Qualquer dia, os abutres tomam posse do clube, desmantelam-no, vendem os seus activos e... FIM!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. Acho que o futebol sem público que vemos agora vai ser responsável por um retrocesso de muitos anos na vertente negócio, mas também no coração dos adeptos. Até porque a carnificina provocada pela pandemia, a nível económico, ainda só vai no início. No próximo ano vamos assistir muito tristemente a despedimentos e falências em massa. E já lá vão os tempos em que as pessoas deixavam de comer para alimentar a paixão pelo futebol.
      Também digo muitas vezes que o "meu" Benfica, o Benfica que não foi refundado em 2003, já não existe. Isto que temos agora é um sucedâneo e a minha insistência nestas discussões tem somente que ver com o sentimento de orfandade que ficou. Depois de conhecer a mesma e uma só paixão por toda uma vida, desde as mais tenras memórias, é natural que me sinta agora meio perdido.
      Não suporto LFV. Enquanto presidente do SLB é uma pessoa detestável, um mentiroso, um aldrabão, um tipo profundamente antidemocrático e desonesto. Devo dizer porém, que neste momento também nutro uma profunda aversão a todo o conjunto de sócios que aceita, se conforma e se identifica com ele e este estado de coisas. Ninguém tem culpa da pandemia, mas a pandemia não pode vir a ser usada como desculpa como o tem sido Vale e Azevedo há 20 (!!!) anos.

      Eliminar
  9. Pergunto a quem saiba, o contrato televisivo já foi mesmo todo antecipado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até 2026 foi...e o resto não tardará!

      Eliminar
    2. Antecipado para fazer face à dívida de longo prazo.

      Trocou-se receita a prazo por dívida a prazo.

      Não poluam a verdade!

      Eliminar
    3. Se a receita a prazo era pra pagar a dívida a prazo, então porque raio se antecipou a receita????

      Anda tudo a dormir nas contas... a gestão à BES já não engana ninguém... estamos mesmo a bater contra a parede a grande velocidade... se este mandato for o último, o que duvido muito, coitado de quem vier a seguir pra pagar as contas todas... e a pandemia vai servir desculpa, mas só pra alguns distraídos...

      Eliminar
    4. Hugo, para responder, teria que lhe explicar conceitos básicos de economia. O custo de oportunidade e sua relação com “o custo do dinheiro”.

      Não tenho tamanha veleidade, mas farei o possível para me explicar. Desde já desculpas se falho ou simplifico algum conceito.

      Numa economia aberta, qualquer um de nós tem acesso, hoje, ao dinheiro que tem hoje e ao dinheiro que vai ter amanhã.
      Este é o princípio que rege a alavancagem da economia. É por isso que se consegue comprar casas ou construir estádios. Não são pagos a pronto, são pagos com acesso a empréstimos.

      Mas há um catch. O dinheiro que vai ter amanhã tem um custo. Ao longo do tempo, não só tem que proceder à amortização do capital, mas tem também que pagar um extra - que é variável. Varia, de forma muito sumária, em função do risco. O custo aumenta conforme maior é o risco. O risco aumenta em função do prazo (mais tempo para pagar é mais risco), conforme a credibilidade (uma entidade credível tem menor risco) e conforme as condições gerais do mercado (que podem ser simplificadas na taxa de juro de referência, como Euribor).

      Posto isto, se o custo do dinheiro é variável... surgem ocasiões em que o custo do dinheiro pedido no passado é mais caro que o custo do dinheiro atual.

      E é mera boa gestão financeira avaliar sempre o custo de oportunidade do capital.

      O Benfica fez isso. Conclui que o custo de pedir adiantado o dinheiro da receita futura da TV compensaria o custo de pagar os empréstimos que contraiu no passado (para, por exemplo, construção do estádio).
      Isto é possível porque as contas do Benfica estão hoje muito melhor que estavam no passado. E porque o mercado está tremendamente apelativo, com Euribor em
      Baixo histórico.

      O Benfica faz esta operação... não porque precisa, mas porque PODE.

      Eliminar
  10. Dexem andar o barco porque ira encalhar em algum lado,talvez algum principe Arabe o compre porque para deixar de ser dos socios ja nao deve faltar muito,nao me importo que va parar as maos de algum principe desde que nao lhe mudem a sigla SLB e mais so assim o vieira e os seus fieis 62% vao ao maneta e isso que merecem camada de marretas entao nao estao a ver que o clube desportivamente deu passos gigantes atraz qualquer mija na escada joga de igual para igual connosco,pronto ja sei a ladainha dos 62% mas foi o Vieira que o extruturou e lhe deu credebilidade hoje somos um clube sempre com resultados financeiros positivos enquanto os outros dois rivais estao aflitos ate um deles intervencionado pela Ueffa mas este vai ganhando titulos que e isso que os seus socios querem e fazem melhor figura na Europa que nos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira é que deu credibilidade ao Benfica?
      Essa é para rir!
      Nunca o nome do Glorioso andou tanto na lama, descaracterizado até nas cores e no símbolo, metido em negociatas de finalidade duvidosa, em processos judiciais com que se gastam rios de dinheiro, invadido por pessoas de carácter duvidoso que o presidente privilegia e outros que nunca foram benfiquistas.
      Por cima disso tudo paira um senhor absoluto que tudo comanda, sem ter competência para nada do que decide, sem estratégia que não seja defender o tacho, os interesses de amigos e os privilégios que o cargo lhe confere.

      Eliminar
    2. Anónimo das 19.26.Desculpe mas discordo profundamente quando diz "mas foi o Vieira que o estruturou e lhe deu credibilidade hoje somos um clube sempre com resultados financeiros positivos e os outros dois rivais estão aflitos ate um deles interrelacionado pela UEFA " eu somente lhe direi Olhe que não...olhe que não...O n/ Benfica NÃO ESTÁ MELHOR QUE ESTES QUE MENCIONOU EM TERMOS FINANCEIROS,vá por mim.

      Eliminar
  11. O Fernando Aguiar era um cepo, mas comia a relva e, sobretudo, não se deixava comer em campo.

    O Pizzi é assim? Não! É uma bailarina.

    O único que sentia o Benfica na carne chamava-se Ruben Dias.

    Por último, quem é o treinador que tem sucesso com Gilberto, dois centrais velhos como o Afonso Henriques, o Tavares, o gasóleo Gabriel, o craque Pizzi, etc., etc., etc.?

    Esta época continuamos com uma equipa de trolhas e totós e não há tempo para treinar. Só que uns têm garra e matam-se dm campo, enquanto outros são umas borboletas esvoaçantes, sejam eles de Bragança ou o Conchichina.

    ResponderEliminar
  12. Caro Shadows,
    Concordo com tudo e nem vale a pena estar aqui a repetir os argumentos até à exaustão.
    O grande coveiro do Benfica, como também digo e repito, não foi Vale e Azevedo, ma sim Manuel Damásio. E mesmo Vale e Azevedo, com todos os seus defeitos, percebia bem mais de futebol do que Vieira. E não podemos esquecer que foi sabotado por muita gente do Benfica que defendia ferozmente um status quo em que o poder do FCP e as respetivas práticas criminosas estavam no auge. Claro que não defendo VA, mas não podemos é deixar que Vieira, mais de 20 anos depois, continue a fazer dele o bode expiatório de tudo, sobretudo quando acolhe no seu circule mais chegado e recheado de privilégios o próprio Manuel Damásio.
    Aos detratores de Koeman relembro que foi ele quem nos anos recentes ressuscitou a seleção holandesa. E, não sendo um treinador que me deixou muitas saudades, reconheço, relembro também que, se não me engano, foi o único treinador que o Benfica vendeu durante o consulado de Vieira.
    Infelizmente a historia deste período Vieira só se fará de forma completamente objetiva daqui a alguns anos. Nessa altura, todos aqueles que contribuíram para a sua manutenção no poder, apesar da destruição completa da grandeza desportiva do Benfica (e veremos que situação financeira deixa...), já cá não estarão ou jamais assumirão as suas responsabilidades.

    ResponderEliminar
  13. "... o Koeman não é o treinador ideal do futebol. Mas fez com pouco o que labrego da táctica não faz com muito."

    Realmente fez muito no Benfica... o melhor que fez foi sem dúvida em Lille... 4 defesas centrais, Alcides, Anderson, Luisão, Ricardo Rocha, Nelson e Leo, medios alas, Petit e Beto, 2 trincos...
    8 jogadores de cariz defensiva... o jogo mais nojento que tenho memória..

    "E tem merecido oportunidades nos melhores campeonatos, coisa que o labrego da táctica nunca mereceu"

    Mereceu oportunidades, devido ao seu passado glorioso como jogador! O melhor trabalho dele enquanto treinador foi no Southampton...

    No Barcelona um autêntico fiasco... não há-de tardar ser despedido... e vir finalmente o Xavi Hernández...

    ResponderEliminar
  14. qual foi a AGRESSÃO mais BRUTAL?
    a do SLIMANI ou a do COATES?

    NENHUM deles foi EXPULSO!

    os Vouchers, os Mails, as Toupeiras...

    e mais 'isto!'

    esta é a PERGUNTA de hoje à noite...

    do ALDRABICE EXTRA siquento noticioso...

    vão lá responder ao anão se faz favor...

    que já ninguém lhe liga...
    (tiveram que o colocar ao pé do Duarte Gomes para ser visto)

    devido ao evoluir do estado da 'doença' dele...

    curiosamente a mesma...

    do MONSTRO que ajudou a criar no Lumiar...

    que depois se virou contra ele...

    e eu desde o início disse aqui...

    que um dia...

    a CRIATURA se ia voltar contra o CRIADOR...

    nunca mais vi o anão aldrabão...

    mas parece que com o Sperding de novo...

    a ter COLÃO...
    (que deve estar a ser abafado por ele claro)

    o anão esperneou...

    e 'ressuscitou!'

    ResponderEliminar
  15. BENFIQUISTA A SERIO23/12/20 01:35

    era com esses 3 que o BENFICA iria tornar a ser o rei da europa. mas os ditos grandes benfiquistas e grandes parceiros (vilavinho e seus comparsas, olivedesportos e comunicação social portuguesa corrupta) fizeram-lhes a folha.

    ResponderEliminar
  16. Menos pessoal, é certo que a maior parte de nós não gosta do Vieira, que muitos de nós não gostam do Jesus, que alguns de nós não gostam de alguns jogadores, e que nenhum de nós está a gostar do futebol que praticamos; mas a não ser que me tenha enganado no Blog, isto até parece o "Geração Anti-Benfica".

    Não estarmos felizes com o que vemos não justifica quase desejarmos as derrotas do Benfica, se tal como muitos aqui defendem e que não rejeito a 100%, o objectivo do Vieira é afastar os benfiquistas do Benfica, então não me parece uma forma de resistência muito inteligente optarmos por afastar-nos do Benfica só para não lhe fazer a vontade, não faz sentido.

    É certo que a nossa confiança para logo à noite é muito pouca, mas fazerem do Blog o "Muro das Lamentações" também não é a melhor forma de mostrar apoio ao Benfica. Façam como eu, esperem pelo jogo de logo à noite, torçam pelo Benfica, e depois se vos apetecer vêm para aqui rasgar em quem vos apetecer, mas na sequência do jogo, não de algo que não deverá mudar de hoje para amanhã, como o presidente, o treinador, ou os jogadores todos.

    Força Benfica! Acreditem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mark,
      Obviamente não defendo as derrotas do Benfica numa lógica de quanto pior melhor. Todavia, convém não confundir as coisas. Ser-se anti-Vieira não implica ser-se anti-Benfica. Aliás, esse é exatamente o problema, ou seja, a captura do Benfica levada a cabo por LFV como se fossem uma só entidade.
      Eu sou um simples visitante do blog que ocasionalmente comenta os posts. Tenho sido coerente ao longo dos tempos, assim como alguns dos autores, independentemente da realidade do momento, porque os prolemas de fundo não desaparecem. Há muita gente que consegue passar toda uma vida a enganar os outros e vai-se safando sempre, mas para a maioria há sempre um momento, tarde ou cedo, em que a realidade das coisas, a vida os apanha. No caso do Benfica e de LFV acho que estamos a assistir à ante-camera desse momento. É certo que a pandemia tem também responsabilidades no processo, mas eventualmente o mesmo seria ou será sempre inevitável.

      Eliminar
    2. JJ e os jogadores do Benfica têm hoje uma boa oportunidade de demonstrar que mereces o nosso respeito, apoio e confiança: os nossos jogadores são melhores que os do FCP, só têm de correr mais que eles, ter mais raça em campo que eles e ter mais atitude competitiva que eles.... e isto só depende deles e de JJ.
      Eles que demonstrem em campo que estamos errados e que devem acreditar neles.

      Pedro Almeida

      Eliminar
    3. Lúcido e de muita pertinência.

      Assino por baixo

      Eliminar
  17. Partilho totalmente das opinioes expressas no post.
    Ser adepto do SLB e hoje em dia uma constante prova de esforco e resiliencia.
    Para gerir a vergonha a que somos sujeitos quase diariamente.
    Quando o Benfica atraves de LFV e associado a casos de policia, quando gente como Damasio se pavoneia e caga postas de pescada como se lhe devessemos alguma coisa, quando somos bombardeados por propaganda diaria que branqueia tudo o que de negativo se passa no Clube. Quando vemos estes "novos" pilares do Benfiquismo como Pedro Guerra, que nunca no passado deve ter sentado o cu gordo nas bancadas da Velha Luz, dar palestras aos socios e adeptos.
    Quando assistimos a continua desvalorizacao do plantel e alienacao das financas sem retorno desportivo.
    Quanto a JJ faco minhas as palavras do Shadows. Nao acredito que alguem fora dos lambe cus da comunicacao portuguesa, olhe para JJ sem um sorriso rasgado de gozo.
    E esta caricatura de SLB que temos hoje.
    Pergunto-me se vale a pena ter esperanca em mudancas ou se e mais realista preparar-me para aceitar que o SLB que aprendi a amar ha nao existe, morreu.

    ResponderEliminar
  18. O último homem com eles no sítio no clube foi Vale e Azevedo!

    Quem o destruiu são os mesmos que hoje em dia dão a palmadinha da sobrevivência a fcp e scp, bem como a Luís Filipe Vieira.

    - Valor irrisório do passivo do clube aquando da sua saída.
    - Projeto de remodelação do antigo Estádio da Luz, um dos mais motivos do mundo.
    - Acordo com um fundo americano que iria permitir injetar mais de 100M de euros para reforçar a equipa de futebol.
    - Negociação dos terrenos onde hoje em está situado o centro de estágio.
    - Equipa bastante competitiva face à realidade financeira da altura, contratou jogadores como Poborsky, Brian Dean, Scott Minto, Marchena, Fernando Meira, Van Hooijdonk, João Tomás, Maniche e Nuno Gomes(sem certezas..), entre outros.
    - Aposta arriscada em José Mourinho que viria a se um dos melhores treinadores do mundo.
    - Defesa ativa do clube contra todos os ataques, fossem de adversários, Liga, FPF, e principalmente na quebra do contrato com a Olivedesportos, caso em que o tribunal nos deu razão.

    Razões mais que suficientes para chegar à conclusão que caso este homem tivesse ficado no clube, o fcporto não teria ganho o que ganhou.

    Valha-nos agora o sabotador de competições e o pato bravo que utiliza o Benfica em prol dos seus interesses pessoais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista a sério23/12/20 23:22

      👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍

      Eliminar
  19. odeio dizer isto, mas não posso deixar de concordar com a generalidade do post.

    ResponderEliminar
  20. "E será também o ano em que o futebol perdeu o seu lugar cimeiro nas preferências dos amantes do desporto."
    De que países estás a falar? Se for na Europa o teu comentário é apenas ridículo.
    Noutros continentes? Nunca foi o desporto rei...apesar da insistência do LFV em que o SLB tem de ser um clube de 4 continentes.
    Se for por falta de títulos do SLB...então o futebol tinha acabado nos anos 90!!!

    Mais clareza e menos demagogia!
    Humfhumm...ainda nem sei pq continuo a visitar o blogue!

    ResponderEliminar
  21. JJ é um bom treinador! Todos sabemos disso. Não é um génio mas é um homem muito competente.
    O Bayern München é o campeão da Europa com um treinador competente. Não quero comparar em termos absolutos o BM ao Benfica (até porque o plantel é incomparável) mas quero enfatizar que existem várias formas para ganhar.
    Para mim o principal problema neste momento é o Benfica não ter jogadores para o futebol de JJ.
    Assim, ele precisa de reconsiderar se deve adaptar-se aos jogadores ou, rapidamente, ter alternativas para a sua ideia de jogo. No mínimo precisamos de um trinco alto, forte, box to box e conhecedor das leis do jogo e das compensações. Precisamos, igualmente, de um central rápido e capaz de recuperar perante bolas lançadas em profundidade. Precisamos de um lateral (esquerdo ou direito) que possa ajudar a defesa e que permita ao outro latreral jogar mais ofensivo. Preciamos de jogadores que equilibrem a equipa.
    Nada disto o Benfica tem hoje e por isso apesar de termos uma ideia muito interessante de jogo ainda não temos um futebol à altura dessa ideia.
    Ou JJ muda a ideia ou novos jogadores ajustam o futebol à ideia.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking