"Comunicado sobre o Campeonato de Portugal
A Direção da Federação Portuguesa de Futebol deu por terminadas, a 8 de abril, as provas nacionais seniores não-profissionais que organiza.
Na mesma data, decidiu que analisaria «de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol».
O Decreto-Lei 18-A/2020, de 23 de abril, autorizou as federações a proceder às alterações regulamentares necessárias para dar resposta a constrangimentos causados pela emergência de saúde pública relacionada com a pandemia COVID-19.
A 24 de abril, a UEFA indicou às federações que deveriam ter em conta o mérito desportivo sempre que não fosse possível terminar em campo uma competição.
No dia 30 de abril, o Conselho de Ministros decidiu que só autorizará a realização de jogos da Liga NOS e a final da Taça de Portugal.
A FPF assinou com a Liga Portugal, a 1 de julho de 2016, um contrato que estabelece, entre outros pontos, que ascendem à II Liga dois clubes do Campeonato de Portugal, em função do mérito desportivo.
O Campeonato de Portugal é uma competição em duas fases. Na primeira, 72 clubes competem em 4 séries de 18 equipas. Os dois primeiros de cada série disputam um play-off para encontrar os dois a indicar à II Liga.
O Campeonato de Portugal foi interrompido em março, quando faltavam disputar nove jornadas da primeira fase e todos os clubes se encontravam com o mesmo número de jogos.
É manifesta a impossibilidade de utilizar o play-off para indicar à Liga Portugal os dois clubes com acesso à II Liga.
Assim, a Direção da FPF reconhece o mérito desportivo e indicará, de entre os líderes das séries à data em que a prova foi dada por concluída, os dois clubes com maior número de pontos.
Na época 2019/20 serão indicados para ascender à II Liga o Futebol Clube de Vizela, Futebol SAD (Série A) e o Futebol Clube de Arouca, Futebol SDUQ LDA (Série B)."
-------------------------------------------
Ou seja, o mérito desportivo é olhar para quem fez mais um ou dois pontos nas suas séries.
Retoma-se a 1ª Liga com 10 jornadas mas não se faz o playoff para decidir quem sobe à Segunda Liga.
Mais uma vez, as Associações do norte fazem o que querem.
Açores e Algarve são prejudicados, sem falar no Real.
Parabéns ao fantoche que se senta na AF Lisboa, que fica em silêncio enquando esta decisão é tomada. Pede a demissão, bandalho.
Carrega, Shadows!..
ResponderEliminarDe acordo Deveria de haver um playoff e a subida à segunda liga ser decidida em campo como na primeira liga! Carrega Benfica!
ResponderEliminarLutememcasa
Pelo Benfica
Rumo ao 38
Red 1
Mais outro caso que se vai arrastar pelos tribunais. E quanto à AFL, se esses cornos mansos comerem e calarem sem levantar ondas têm mais é que ser postos a andar, a bem ou a mal. Vendidos de merda.
ResponderEliminarmas aqui a culpa principal é do governo que só permitiu a excepção à primeira divisão e à taça de portugal.
ResponderEliminara partir deste momento toda e qualquer decisão esta inquinada.
resta saber se a decisão do governo foi tomada de moto próprio ou se resultou de um conselho para tal.
mas também vai ver que nem a afl nem os clubes que são prejudicados vão reclamar porque vão ser indemnizados financeiramente, como foram os clubes pelo facto do gil vicente ter subido, por isso e o que os dirigentes querem é dinheiro não é prestigio para os clubes.
Que por coincidência são mais duas equipas do norte a serem beneficiadas.
ResponderEliminarEsta norma aplicada de mérito desportivo sem a realização dos play-off não está em nenhum regulamento, e fere de ilegalidade esta posição tomada pela FPF à la carte, por muito que se possa argumentar como desculpa o caso de pandemia que se está a viver.
Os regulamentos das provas não podem ser alterados durante as competições ou por impossibilidade de se concluírem.
O Praiense, o Olhanense e Real podem e devem protestar porque têm a razão do seu lado e é mais um caso, a juntar a tantos outros, que os tribunais vão ter que decidir.
Fernando Gomes, mais uma vez, revelou bem o seu mérito de incompetência e as trapalhadas que tem andado a fazer. Este chico-esperto que não pense que a final da taça de Portugal, ainda que seja à porta fechada, deixe de ser algum dia fora do estádio nacional, porque nós, benfiquistas, não o vamos permitir, e não somos feitos da mesma massa que o tanso LFV, que até nesta história da conclusão da Liga, está a ser comido de cebolada.
Namouche
Estranho que não seja reconhecido o mérito desportivo na liga nos... Está bem, sim senhor...
ResponderEliminarAinda bem que é o corrupto (o do norte, não o do sul) que manda nisto tudo. Imaginem se não mandasse...
Parabéns pelo Post
ResponderEliminarE há ainda outros palhaços que se calam em ver reconduzido o Fontelas na arbitragem
"Retoma-se a 1ª Liga com 10 jornadas mas não se faz o playoff para decidir quem sobe à Segunda Liga."
ResponderEliminarRetoma-se a 1º Liga somente porque o clube do regime não está em primeiro lugar senão a 1º Liga tinha terminado.
Tens razão, mais uma vez as Associações do sul fazem o que querem.