O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Modalidades: Títulos apesar dos Orçamentos ou Orçamentos apesar dos Títulos?

. 39 comentários

Muitos sócios do SLBenfica se têm questionado sobre uma menor performance de títulos do SLBenfica nos ultimos 3 anos nas modalidades onde, especialmente para o Sporting, se têm perdido bastantes titulos.

Há uma coisa que os sócios e adeptos do SLBenfica não podem esquecer é o que representam as modalidades para cada um dos clubes. Vejamos os exemplos de SportingCP e SLBenfica - não comparo com o FCPorto porque o seu "domínio" é restrito ao hoquei e andebol onde não ganham por nada que não seja um controle total da arbitragem.

Dois pontos fundamentais:

- O orçamento para as modalidades do SportingCP é de 20,6M€ e o do SLBenfica é de 12M€. Uma diferença impressionante de 60%. São mais 8,6M...

- A aposta declarada nas modalidades visa "enganar" os sócios com a falta de títulos no futebol. Ou seja, como não conseguem superiorizar-se aos rivais no desporto com maior expressão, fazem um "all in" nas modalidades e criam uma estrutura absolutamente obstinada em fazer tudo o que for preciso para ganhar onde os rivais menos investem - porque todas as modalidades (seja em que clube for) dão prejuizo.

Ou seja, ao terem um estrutura que tem como ÚNICO OBJETIVO a vitória em todas as modalidades para poder com isso criar uma dimensão de clube com titulos e de clube de escala e dimensão comparativa com o SLBenfica, então são - nas modalidades - atentos a todos os pormenores.

Reparem ontem no jogo de futsal:

- Começaram por ter os próprios adeptos a "apertar" a equipa e, dado que não estavam identificados, rapidamente o Sporting sai a terreiro a acusar o SLBenfica para meter a pressão das autoridades desportivas em cima do SLBenfica, para abrir espaço a comportamentos lesivos dos seus adeptos.

- Depois durante o jogo, usaam a agressividade para tentar que o SLBenfica entrasse na mesma linha de ação (numa arbitragem condicionada - o mesmo árbitro há quatro anos, no quarto jogo... e sempre com titulos para o Sporting).

- Por fim, os adeptos saem a terreiro a condicionar o jogo com paragens impostas com comportamentos que não visaram mais que cortar o ritmo de jogo quando o Benfica estava por cima. O mesmo comportamento precisamente que tiveram os jogadores que até foram apanhados a molhar o campo para obrigar a paragens. Felizmente nenhum jogador se magoou a serio - o que poderia acontecer.

Ora, se alguém considera que este tipo de comportamentos (que também vimos no vólei) são aleatórios e não são devidamente coordenados e orquestrados por uma estrutura orientada a usar cada "buraco" da lei para tirar proveito próprio... pois desenganem-se!

Eu, pessoalmente, não critico a atitude e os esquemas... eles fazem o que a lei permite. O que critico é que a FPF e o SLBenfica não atuem em conformidade. O que critico são posturas altamente parciais de comentadores como o que fez o jogo de ontem na RTP que passou o jogo todo a comentar como se fosse na SportingTV.


Quanto aos adeptos do SLBenfica, bom... se considerarem que o SLBenfica devia sobre investir nas modalidades para lutar esta luta irresponsável e que só afunda o clube a nivel financeiro... pois é uma escolha de cada um. 

Por mim que o Sporting ganhe os titulos todos que quiser enquanto existirem (que desta forma será por cada vez menos tempo), pois este tipo de investimentos são a fundo perdido, na medida em que nenhuma modalidade gera receitas suficientes para pagar o seu orçamento, vivendo do orçamento do futebol e das quotizações, no caso do SLBenfica, porque no Sporting é mesmo prejuizo directo às contas do clube porque nem o futebol  nem as quotas geram receitas que cheguem.

Até lá, conhecendo isto... cabe-nos estar na Luz a apoiar no próximo domingo, contra tudo e contra todos para lutar por um titulo que, ainda em desigualdade, será sempre disputado até ao fim.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

39 comentários

  1. Nuno Martins14/6/19 10:45

    Mais uma lavagem cerebral aos Benfiquistas para esconder a incompetência de lfv e seus colegas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha para o teu clube seja ele qual for

      No futebol somos campeões 5 vezes em 6 anos

      Resultado de uma estratégia que demorou tempo mas mostra agora os resultados

      Mentor Luís Filipe Vieira o nosso Presidente

      Eliminar
    2. Incompetência com o 37 no bolso, volei no bolso, atletismo masculino, basquetebol e Futsal na luta, taça futebol feminina, equipa B lá em cima, Seixal a dar cartas, fornecedor principal de todas as selecções nacionais. Vendas de emprestados, cento e tal milhões.

      Renovações atrás de renovações da equipa principal. Nos outros é vê-los fugir.

      É, repito, o 37. Soube tão bem.

      Eliminar
    3. Nuno Martins14/6/19 15:46

      Se ficam contentes por o Benfica se ter tornado com lfv mera figura decorativa na Liga dos Campeões é um direito vosso , agora eu detesto ver um SLB minúsculo na Liga dos Campeões e com prestações miseráveis e humilhantes ( 6 jogos - 0 pontos ).

      Quase sempre corridos da Champions na fase de grupos.

      Se ficam contentes com isso , eu não.

      Eliminar
  2. Para ganharmos titulos nacionais não precisamos de aumentar o orçamento, já para titulos europeus sim. E era o que devia acontecer. as razões do cepórtem não me dizem nada, a falta de competência, principalmente nas contratações é gritante.
    Domingos Almeida Lima conhecemos e agradecemos o seu - longo - trabalho no Benfica mas há mais alguém com poder de decisão? não estou a falar de LFV. Tem nome?
    A nossa obrigação é ganhar titulos e como vemos há titulos europeus - vários - para se ganhar, e assim os titulos nacionais ficam muikto mais perto.
    Como no futebol, também nas modalidades a europa não é opção assumida. Infelizmente!!!

    ResponderEliminar
  3. Opa cada um investe o que quer segunda aplica essa tua teoria com futebol feminino onde o Benfica tbm tem um orçamento maior que do Braga que joga na primeira divisão mas aí tu não dizes nada porque o importante no desporto é ganhar o resto é tudo para encher chouriços..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está enganado, no futebol feminino o Benfica tem uma massa salarial inferior ao Sporting e ao Braga, onde gasta mais é nas infraestruturas que não sendo nossas têm que ser arrendadas e isso não fica barato.

      Francisco Maria Pinto

      Eliminar
  4. Ontem, na transmissão da RTP, há um momento na 1ª parte hilariante:
    O Fernandinho sofre a falta do Varela (que até deu amarelo) e o comentador fica uns 2 minutos a dizer que não tinha sido falta. Passado 1 min de jogo, é marcado livre direto contra o Benfica, por uma falta inexistente, e o mesmo tipo diz "não vamos estar sempre a falar na arbitragem, mas sim focar-nos no jogo" - ahahahah, podiam disfarçar uma bocadinho melhor.

    Mas nada bate:
    1) o comentário à forma de festejar do Cardinal, onde se enaltece o quão bom jogador ele é (onde o que se vê é o gajo a gritar "chupem, filhos da p*ta" aquando do 3-3)
    2) quando, nessa mesma altura o pavilhão começa a cantar o "...de manhã começa o dia a f*der os lampiões..." e o gajo diz, vejam bem esta fantástica atmosfera no pavilhão.

    Só dá vontade de rir. Cambada de traumatizados onde, mais importante do que ganharem, é o Benfica perder :)

    Adorei na festa do 37, quer no estádio, quer no Marquês, apenas termos entoado cânticos sobre nós! Quem lhes dera... :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também penso que é impossível um clube ganhar tudo sempre, em todas as modalidades!
    Temos de saber e aceitar perder, desde de que estejamos sempre na luta até ao fim é aceitável.

    Nem com o Eusébio o Benfica ganhava sempre, ele nunca foi Tetra, nem Penta.. mas ganhou 11 campeonatos!

    Em 2019 ganhamos o campeonato em:
    - Voleibol
    - Futebol 11

    Estamos na final de:
    - Futsal
    - Basquetebol

    Somos competitivos em:
    - Andebol - Aqui estamos a subir
    - Hoquei - ano pior, mas onde claramente somos os mais dominadores

    Além de que temos formação em todas estas modalidades, penso que a aposta deve continuar em formar bons atletas que possam servir o clube e tentar ganhar sempre mas sem quebrar o equilíbrio financeiro.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmar%C3%A9s_dos_Tr%C3%AAs_Grandes_nas_principais_modalidades_coletivas

    Só estamos mesmo mal no Andebol, no futsal temos menos 11 a competir que o Sporting

    ResponderEliminar
  6. Mais um argumento de cartilheiro cheio de inveja... O desporto e um clube não vive só de futebol até concordo despachar um Salvio um Jonas e investir nas modalidades... No futebol femenino não falas tu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como no futebol feminino não ganhaste nada este ano, bota a falar nele. Faz sentido.

      Eliminar
  7. Um texto com o qual estou totalmente de acordo.
    Uma correção, o orçamento dos lagartos é de 20,6M, mas com o prejuízo de 4M que têm nas modalidades, o orçamento com os desvios fica perto dos 25M. Dinheiro que como muito bem diz o texto, é roubado ao futebol profissional. Porque apenas têm cerca de 8M de quotizações. Esta é a realidade.

    Espero que o Benfica continue a aumentar o orçamento para as modalidades, com as quotizações a aumentar e agora com o desporto feminino. Vejo-os a dar o estouro e prevejo que irão começar a ganhar cada vez menos ultrapassados não só pelo Benfica mas também por clubes mais pequenos! Ganham muito em desportos onde não têm concorrência.
    Terão o que merecem, porque o Karma é o destino que se merece.

    ResponderEliminar
  8. ........sendo certo que os "lagartos", tentam disfarçar os fracassos do futebol com investimentos "loucos" nas modalidades, e, entendendo os orçamentos que o SLB tem para as mesmas.........faço uma pergunta........quando começam os treinos do futebol???....quais os reforços do futebol????.....

    ResponderEliminar
  9. Rui Benfiquista14/6/19 11:48

    A minha duvida é.....qual o orçamento responsável?
    O do Benfica..o do Sporting...?
    O do Benfica e o Sporting vive acima das possibilidades?
    o do Sporting e o Benfica pode gastar mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres um pouco de bom senso e souberes fazer contas consegues responder às tuas próprias perguntas.

      Eliminar
    2. Vamos ver daqui a três dias quem é que tinha razão

      Eliminar
  10. pois eu acho que o SLB devia investir mais um pouco nas modalidades para secar a conquista de titulos dos nossos rivais, pois utilizam as vitorias nas modalidades para respirarem um pouco. Neste momento temos dinheiro para investir, por isso considero que o reforço das modalidades serviria para secar e agudizar os nossos rivais, e evitavamos pagar impostos sobre lucros, que certamente acontecerão já este ano em elevado valor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo totalmente. Desconhecia e fiquei surpreendido com a diferença de orçamentos. Até porque aquilo que se viu nos jogos do apuramento de campeão foi um equilibrio entre as equipas. Ontem foi o Sporting a virar uma desvantagem mas nos jogos anteriores o Benfica já fez o mesmo. Ou seja, a diferença entre orçamentos não se reflecte na equipa. Nisso, parece-me que o Benfica só demonstra boa gestão.

      Eliminar
  11. Rui Carlos14/6/19 12:10

    Infelizmente, não temos razão para choradeiras a propósito do jogo de futesal de ontem. Bastava aguentar a vantagem por mais 32 segundos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. futesal é muito bom

      Eliminar
    2. Que pena que tu não estivesses a jogar. Viste o jogo? O que achaste de todo o "programa"?

      Eliminar
  12. Bem... tanta mentira pegada!

    Sinceramente - por essa ordem de ideias, a diferença de orçamentos no futebol também visa obter os mesmos resultados! Benfica investe muito mais no futebol que o Sporting e por essa razão lá conseguiu uma vitória no Campeonato!

    Contudo o Sporting esta época até venceu 2 troféus - Taça da Liga e Taça de Portugal pelo que a falácia de desviar atenções para as modalidades já que no futebol nada se ganha - cai por água a baixo...

    A questão é essa mesmo - o vosso presidente nem seque aparece para ver as modalidades - pelo que há um claro desinteresse nas mesmas! O Benfica tem feito de tudo para retirar o brilho e a fama que as modalidades têm trazido ao Sporting - e tentam trazer para o FUTSAL as mesmas "armas" e "métodos" que usam no futebol!

    Usar as pressões sobre arbitragens e outras cenas...

    Enfim... gosto de ver o vosso estilo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo.

      Eliminar
    2. Donde se depreende que o melhor de facto é dedicarem-se a essas modalidades, carica e carolo incluidas e deixem o futebol de onze para quem sabe, porque sem auxílio dos bois do apito vocês ganhavam os dois troféus que falas era guelras.

      Eliminar
    3. Que pressões? Vídeos montados? Vídeos que supostamente mostram agressões dos adversários e afinal apenas se vê um par de palermas a mandar umas bocas? Falar nos árbitros do futebol de praia que poderão arbitrar o jogo de futsal seguinte? Ir buscar casos da época anterior?

      Realmente, o Benfica tem de deixar de fazer estas pressões.

      Os métodos do futebol é ir dar 2 ao Dragão, 4 a Alvalade e 4 a Braga.

      Meu Deus, o valor que a taça da Liga adquiriu, ainda por cima obtida sem uma única vitória no tempo adequado. Ui! Como os correios passaram a ser importantes!

      Eliminar
    4. Deixa ver se percebo. Um clube só tem interesse nas modalidades se tiver um presidente que vá ver os jogos todos. É isso?
      O Benfica no futebol esteve a competir com um clube que tinha, no ano que passou, um orçamento bastante superior, para além dos pagamentos a árbitros e de toda a corrupção que foi sendo denunciada em vários blogues.
      Já para não falar nas malas consecutivas que foram sendo oferecidas aos adversários do Benfica, que é público.

      Se trouxéssemos para o futsal as mesmas armas que o Sporting tem trazido, já tínhamos sido campeões este ano assim como o ano passado. Sem calotes!
      Mas tudo isso vai acabar. Preparem-se!! No money, no clowns!

      Eliminar
    5. Pois, mas a lagartagem esquece-se que as pressões que a vossa claque "legal" (que em breve estará toda junta no chilindró!) fez sobre a própria equipa principal, por várias vezes durante a época passada, com jornalistas a tirar fotos e tudo, e que culminou no ataque a Alcochete! Estes meninos visitam só a equipa principal ou fazem mais visitas? investigue-se! tudo bons rapazes!

      Eliminar
    6. Estes lagartos são fartar de rir! Então é o Benfica que desvaloriza as modalidades?!Ou será porque a cultura portuguesa vive basicamente para o futebol?Por causa dessa conversa, ontem tive a brilhante ideia de fazer uma sondagem no trabalho bastante interessante: a única pergunta era se conheciam o Racing Paris(para quem não sabe é um dos clubes com mais títulos internacionais, bem mais que o Sporting, por muito que insistam na mentira que só estão atrás de Real e Barça,existem vários clubes com mais,como o CSKA, Lokomotiv,o referido Racing,entre outras)? Em 40 pessoas inquiridas, apenas 1 conhecia realmente a história do clube,o meu chefe, alguém já na casa dos 50! Mostrei os resultados a todos no final e questionei, principalmente os do Sporting, que valorizam tantos as modalidades, como era possível não conhecer uma das maiores potências europeias nesse capítulo? A realidade, como comprova a sondagem, é que o peso das modalidades no panorama desportivo nacional é(infelizmente) muito residual! O facto de os sportinguistas pintarem o cenário de forma diferente só comprova o complexo de inferioridade em relação ao Benfica, por mais cambalhotas que queiram dar! Posto isto, onde o Benfica participa, é para ganhar..desde que não se rebente orçamentos,e mais importante, que não se retire recursos do futebol, porque esse é que me leva ao Marquês! As outras são muito bonitas e tal..mas o meu tempo perco a ver Premier League,NBA,NFL, NHL...desporto a sério!!!

      Eliminar
    7. O nosso Presidente não precisa de aparecer nos pavilhões das modalidades, isso é coisa de clube pequeno onde só o presidente conta. As modalidades no Benfica são da responsabilidade de dois Vice-presidentes e esses estão sempre presentes nos jogos.
      E o Benfica tem muito mais modalidades do que o Sporting, aliás é o único clube com equipas seniores masculinas e femininas em todas as modalidades.
      E no global o Benfica tem muito mais títulos nas modalidades que o Sporting!
      E quanto às duas Taças… nem sequer chegaram para levar 500 sportinguistas à Câmara Municipal… é o karma de 17 anos sem vencer um campeonato!

      Francisco Maria Pinto

      Eliminar
  13. Enquanto houver este ambiente de coação corrupção violência e impunidade não vale a pena incestir muito mais do que se tem feito

    O investimento deve ser no futuro e aguentar o presente fazendo com que os inimigos desapareçam de vez

    No futebol está para breve

    ResponderEliminar
  14. A quantidade de lagartos que aqui vem espreitar e despejar a sua verborreia é sintomático da mentalidade daquela gente: não os contenta as poucas vitórias que vão conseguindo; o que lhes dá alento e anima é o ódio ao Benfica, é o oxigénio que os vai mantendo vivos. Sem Benfica não haveria Sporting.

    ResponderEliminar
  15. Por mim as modalidades podem acabar todas,o que me apaixona é mesmo o futebol neste o Benfica da 100 a 0 aos lagartos é aqui que eles se roem de inveja e nos odeiam por isso porque não têm a nossa dimensão tanto a nível interno como externo,pois como tem o direito de serem felizes como toda a gente que vão sendo com modalidades secundárias. Ferreira

    ResponderEliminar
  16. E as modalidades femininas não contam, onde somos melhores em quase tudo? E o atletismo não é uma modalidade? E a canoagem? O judo? O Benfica tem apostado nas modalidades olímpicas como nenhum clube português. Não conheço nenhum clube a nível mundial com equipas competitivas em tantas modalidades como o Benfica. Ser competitivo não significa ganhar sempre e em tudo. Mas como se vê pelo panorama dos outros clubes, não é fácil ter muitas modalidades e ser ao mesmo tempo competitivo em todas elas, ou quase todas.

    ResponderEliminar
  17. O que se passou ontem foi que, mesmo roubados, insultados, agredidos, alem da sistemática e continuada pressão do banco do sporting sobre os árbitros,o SLB conseguiu virar um resultado com todo o mérito, conseguiu que o GR adversário fosse o melhor jogador destes, aguentou 5 livres de 10m sendo que 3 foram oferecidos pelo árbitro aos seus amigos lagartos, sei do que falo, sou de Coimbra ando no Futsal a alguns anos, conheço meuito bem o árbitro e sei que é sportinguista doente, mas apesar disto tudo o SLB a 38 segundos do fim não conseguiu travar o pivot adversário que faz sempre aquele movimento, assim como o Merlim, e sofreu um golo perfeitamente evitavel se fosse bem defendido. Mas o 5º é nosso.
    Quanto aos comentadeiros da Televisão Pública...sem comentários.
    Já agora, perceberam a estratégia do treinador dos lagartos ? Critica,sem criticar, a equipa de arbitragem dos jogos que o SLB venceu, dizendo mesmo que as vitórias foram justas...mas não deixou de criticar implicitamente os árbitros, porque sabia que ia ser benefeciado e que o Joel Rocha se vinha queixar, como aconteceu , e agora depois do jogo de ontem veio dar o coice no JOel dizendo que a diferença entre os dois estava mesmo aí...nas queixas. Vindo de gajos que simulam tentativas de agressão e insultos aos próprios atletas, para culpar o SLB, está tudo dito sobre esta corja...

    ResponderEliminar
  18. É lidar. Incha dragarto. 18 anos.

    ResponderEliminar
  19. Continuas a fazer jus ao teu nick Grande Besta. O sombras a escrever que os benfiquistas não são parvos e tu a tratá-los como completos atrasados mentais. O robinho, jogador mais caro de sempre do futsal português negociou uma sandes de torresmo e uma caneca de cerveja por cada peça de teatro que faz na quadra. O gr do andebol trocou o Barcelona pelo benfica porque lhe deram uma caixa de chocolates.
    Enfim... És o que és.

    ResponderEliminar
  20. Por mim, os zmerdings chegavam lá no domingo e davam com o nariz na porta. Não está ninguém, ide para casa.

    Não percebo esta mania dos benfiquistas de Lisboa em continuar a valorizar um clube que não vale nada e tem um complexo de inferioridade do tamanho de Saturno.

    Eles são a merda que são, é esquecer. Valem tanto como o Oquei de Barcelos.

    ResponderEliminar
  21. É preciso ser justo e reconhecer que também nas modalidades o Benfica tem ganho muito títulos na última década, até mais que os nossos rivais, apesar de num ou noutro ano as coisas não correrem tão.
    Mas o balanço global da última década é claramente positivo. É certo que para nós nunca chega, nem nos serve de consolo quando quando não vencemos no futebol, mas é preciso perceber que tudo tem o seu tempo e o tempo das modalidades do Benfica darem um salto de maior qualidade ainda está para vir.
    As modalidades (todas) precisam de mais e melhores infraestruturas para se desenvolverem, como aconteceu no futebol com a construção do Seixal.
    O que é preciso é avançar logo que possível com a construção de Centro de Alto Rendimento, projectado para Oeiras, para elevar a formação nas modalidades ao nível da formação no futebol.
    É claro que quando isso acontecer virão os ódios de estimação do costume a falar do "investimento no betão"… mas como diz o povo "os cães ladram, mas a caravana passa".

    Francisco Maria Pinto

    ResponderEliminar
  22. O treinador campeão de futsal agradece ao presidente pelo apoio e palavras mas o shadows acha que LFV não quer saber das modalidades

    Quem terá razão? Hmm

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking