O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 6 de março de 2019

Exclusivo: O renascimento de uma equipa (Parte 1)

. 119 comentários


Regresso aos posts no NGB para abordar 3 temas, que na minha opinião, são de grande interesse para todos os benfiquistas.

Serão 3 posts com os títulos:

- O renascimento de uma equipa

- Breve análise às contas da SAD

- O futuro do futebol do Benfica

Os 3 posts serão publicados seguidos, para facilitar o seguimento do raciocínio.

O renascimento de uma equipa 


É impressionante como a realidade nos acaba sempre por surpreender e até por superar a ficção. Recuemos apenas 2 meses … quem no final daquele dia 2 de janeiro ousaria antecipar o que se iria passar desde então?

Viviam-se tempos difíceis no Benfica. 

Mais do que o miserável desempenho do futebol (o que só por si já era muito mau), era a ausência de soluções para o Benfica sair daquele registo de mediocridade. Pouco depois consumou-se o inevitável. 

Sabia-se que a aposta na continuidade de Rui Vitória era temporária… uma luz que mais cedo (como foi o caso) ou mais tarde se iria apagar. Um técnico que já tinha saído das graças dos adeptos, que teimava em não proporcionar um futebol empolgante, situação que a ausência de resultados já não permitia disfarçar, com uma posição fragilizada no balneário e que, evidentemente, já não era a aposta pessoal do presidente. 

Era, como foi, o bode expiatório ideal para o insucesso em que se tinham tornado os 12 meses anteriores do futebol do Benfica. 

Passados 2 meses, o Benfica lidera o campeonato depois de uma série impressionante de vitórias, com resultados robustos, exibições convincentes e uma equipa confiante e em comunhão com os adeptos. 

Como foi possível esta mudança? Aparentemente, deve-se a um treinador competente, com carácter e humildade, que conhece os atletas e o clube e que teve a audácia de seguir os seus instintos e de fazer as escolhas certas – BRUNO LAGE.

Ironicamente, quem menos fez para promover este desfecho é quem agora vem colher os frutos deste milagre – o presidente do Benfica. O mesmo que entre luzes, tentativas desesperadas de resgatar JJ, promessas ocas de contratar José Mourinho e loas à memória de Rui Vitória precisou do empurrão dos sócios para dar uma merecida oportunidade a BRUNO LAGE… técnico com o qual contactava regularmente e cujo mérito tinha a obrigação de conhecer.

Apesar desta liderança que gere o Benfica de forma desapaixonada e que, por não sentir essa chama imensa: 

- não consegue perceber o potencial da marca e não sabe qual o lugar que o clube deveria ocupar no mundo do futebol 

- Apesar desta liderança que privilegia os rankings das transferências e aposta no campeonato do betão em detrimento do verdadeiro sucesso desportivo 

- Apesar desta liderança que, para satisfazer interesses alheios ao clube e para salvar a sua posição (e a aparente sensação de poder que daí resulta), conduz o Benfica para uma estratégia de downsizing competitivo 

- Apesar desta liderança que prima pela ausência de ambição e de audácia e se carateriza por uma gritante miopia estratégica 

- Apesar desta liderança que promove um benfiquinha sem relevância no mundo do futebol

...BRUNO LAGE conseguiu reerguer a equipa qual fénix e conseguiu voltar a colocar os benfiquistas a sonhar com o que é seu por direito: um lugar na elite do futebol mundial.

BRUNO LAGE conseguiu vencer pela primeira vez na Turquia, vencer 3 clássicos em menos de 1 mês (2 deles fora), alcançar uma goleada como não se via há mais de 40 anos, virar um resultado com o Porto na condição de visitante (algo inédito também nos últimos 40 anos), lançar 3 jovens da formação em verdadeiras provas de fogo (isto sim é aposta na formação)… 

Mais importante, conseguiu recordar a todos os céticos que um Pep Guardiola ou um José Mourinho também um dia treinavam uma equipa B até lhes ter sido dada uma oportunidade de mostrarem a sua genialidade.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

119 comentários

  1. Para LFV conhecer o mérito e competência de Bruno Lage, tinha que perceber de futebol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca foi um dos fortes do presidente do Benfica. Só ele não reconhece esse aspecto.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho6/3/19 17:49

      Obra do acaso! Já se esqueceram que BL seria o treinador provisório?! O que aconteceu foi que o destino deu uma mãozinha! Sempre a ver se branqueiam as asneiras do Vieira! Gente assim, que se preocupa com a manutençao das personalidaes da direcção, ao invés de se preocupar com os resultados obtidos em campo, demonstra claramente que por muito que o afirme, não é BENFIQUISTA, e que fez do BENFICA, o seu modo de vida! Por outras palavras, são mercenários!

      Eliminar
  2. Josefino6/3/19 10:23

    Shadows, és tu? O mais lamentável nisto é que ja todos embandeiraram em arco. Tal como aqui neste blog se defendia ou via com naturalidade a dispensa de Samaris, também agora se endeusa um treinador, sem dúvida competente, mas que precisa mais de moderação para crescer, que de histeria colectiva. A bazófia de alguns nas redes sociais, faz pensar que a moderação emigrou e que outros nos odeiam precisamente porque nâo sabemos ganhar. Uns falavam na turma da picanha, outros no iogurte grego, o que podias falar nos posts é na possibilidade do plantel ter feito a cama ao anterior treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa ao Scaramanga por "meter a colher" mas tu estás a confundir blogues. No NGB nunca ninguém defendeu a dispensa do Samaris. Há quem goste mais ou menos, mas dispensa não. No meu caso, sempre defendi a renovação pois é um excelente elemento no grupo e como se tem visto de grande qualidade como jogador e capitão.

      A tal turma da picanha foi uma realidade que contribuiu decisivamente para o fracasso da última temporada e da primeira metade desta. Isso juntamente com a gestão miserável de Vieira quanto aos reforços e/ou falta deles.

      Eu não sei quem embandeirou em arco. Estamos sim satisfeitos por vermos a equipa a preocupar-se em ganhar jogos, em jogar bem e em respeitar os adeptos que PAGAM para os ver.

      Eliminar
    2. Eu sou a favor da renovação com Samaris.

      Bruno Lage precisa desse espaço para crescer, veremos é se o presidente do Benfica lhe dá esse espaço.

      Eliminar
    3. ricardo a.6/3/19 11:20

      O talento, a qualidade e a competência sempre estiveram lá. O que varia é a forma como é potenciado o colectivo. Isto aplica-se a Samaris, Ruben Dias, Pizzi, Rafa... Outros há que melhoraram o desempenho, mas não escondem algumas fragilidades, Cervi, Seferovic, André Almeida.

      Eliminar
    4. Anónimo6/3/19 11:48

      Samaris quer ficar com ordenado justo? Ok, perfeito. Os corruptos oferecem ordenado obsceno só para o levar? Bom proveito. Obrigado Samaris. É isto.

      Pp

      Eliminar
    5. Samaris pede cerca de 1,5M/ano. O Benfica paga 5M/ano a Salvio e a Jonas, cada um. Porque não renovar com Samaris?

      Eliminar
    6. Porque Samaris é uma bota. Qual é a dificuldade de perceber isso? Está num colectivo mt forte onde Almeida até parece um Cafú, mas isto não vai ser sempre assim. Ainda há umas semanas ofereceu um golo ao Sporting. É um jogador que não tem pés. Pede 3 M brutos e temos Vukotic, Gabriel, Florentino e Fejsa.
      Qual é a dúvida?
      Faz meia dúzia de jogos, e querem renovar um jogador com 30 anos por 3 M brutos?
      É este o vosso tipo de planeamento? É assim que funciona o futebol na vossa cabeça?
      Depois querem ir À final da Champions...

      Eliminar
  3. Rui Benfiquista6/3/19 10:31

    Engraçado, como agora todos pensavam no Lage menos o Vieira, é verdade que ele queria outro ( JJ e ou Mourinho ), mas acabou por ser o Lage, ele ja assumiu isto tudo , e eu aqui neste Blogue tal como varios comentadores exclusivos do Blog, e muitos dos que aqui vêm comentar pedimos a cabeça do Vieira pelo fato do nao investimento quer em termos de treinador quer em termos de jogadores.
    Agora o Lage parece e oxala a chama continue e ganhe tudo o que ha para ganhar, é o homem do momento e qualquer um faz um post ou vem aqui comentar contra o Vieira e assumindo-se como um defensor da colocação do Lage.
    SEJAMOS HONESTOS, BEM OU MAL, FOI O VIEIRA QUE O ESCOLHEU, 3 OPÇAO, OK QUE SEJA, MAS QUAL FOI A PESSOA AQUI QUE DISSE EM PRIMEIRO NOME O LAGE.
    Eu pedi a cabeça do Vieira no fim do ano, e o mesmo nao acabou, pk achei que com o Lage foi desistir, e sem contratações foi o assumir a desistência do campeonato, agora estamos em primeiro , com os miudos do Seixal que o Vieira sempre defende, e acaba-se por malhar nele mais uma vez.
    Haja paciencia, o meu Benfica não é assim, somos diferentes, criticar quando tem de ser e defender quendo tbm tem de ser, depois vem aqui um Benfiquista repor a verdade , ou é Vieirista ou o comentario nao passa, como alguns comentários que estiveram e posteriormente forma retirados do Post do Rgs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Benfiquista, agradeço o seu longo comentário. Quanto à moderação de comentários não comento pois não a faço. O que pedi aos moderadores do blogue é que nos meus textos não deixem entrar comentários insultuosos ou com ataques pessoais seja a quem for. Estou aqui para debater o Benfica e a sua gestão e tudo o que ultrapasse isso não aceito.

      Os factos sobre as escolhas para esta temporada não deixam dúvidas sobre o que o presidente do Benfica quis ou não fazer. É natural que agora lhe sejam atribuídas responsabilidades por tudo o que tem corrido mal desde o princípio da temporada 2017/2018.

      Quanto ao seu último parágrafo, acho lamentável que no Benfica de hoje se procurem incinerar benfiquistas só porque têm opiniões diferentes. Sejam eles de quem tendência ou corrente forem. O que não há qualquer dúvida é que quem tem que responder por cada decisão que toma é o presidente do Benfica. Ele é que está a ser julgado em permanência. Chama-se a isso democracia e liberdade de opinião.

      O que desejo é que nas próximas eleições tenhamos várias opções por onde escolher. O clube só tem a ganhar com a diversidade.

      Eliminar
    2. Rui Benfiquista6/3/19 11:43

      Meu caro Scaramanga, sem mais delongas, onde escreveu "É natural que agora lhe sejam atribuídas responsabilidades por tudo o que tem corrido mal desde o princípio da temporada 2017/2018.", nao é legitimo escrever que caso sejamos campeões tbm lhe atribuir esse mérito??.
      Eu tal como escrevi no texto original, tbm lhe pedi a cabeça aqui, neste mesmo Blogue, pk associei o nao comprar um Treinador de renome e jogadores ao fracasso, caso o Benfica e espero que assim seja Campeão com os ditos reforços internos ja no plantel e os 3 made in seixal, eu engula-rei os comentários que fiz ( e oxalá engula..)e nós teremos de lhe dar os parabéns, pk as escolhas foram dele e a defesa dos miúdos do Seixal tbm foram dele.
      SEJAMOS HONESTOS.
      O tema que deveríamos estar a falar é o facto do Lage ter sido uma agradável surpresa para mais de 98% dos Benfiquistas, contam-se pelos dedos de uma mão quem aqui neste Blogue deu o Lage como a soluçao ideal , como tal toca a fazer Post de união e nao de divisao.
      E sim gostava de ver candidatos com perfil que nao o RGS para lutar contra o Vieira nas próximas eleições.

      Eliminar
    3. Rui Benfiquista, é claro que os méritos devem ser atribuídos a quem os merece. A questão aqui prende-se com o facto de que o presidente do Benfica não planeou nada disto. Pela segunda temporada consecutiva quase ninguém das contratações de Verão serviu, não aprendeu nada com os erros da época 2017/2018, e quis manter até à última Rui Vitória.
      Como já li e ouvi da boca do próprio presidente do Benfica, foi o antigo treinador que quis sair. Senão ainda lá estava. Se Bruno Lage era o "chosen one" não teria sido colocado no lugar sem hesitação?

      Eu afirmo sem qualquer hesitação que não conhecia a valia técnica de Bruno Lage. O que para mim é óbvio é que o presidente do Benfica também não.

      Debater o nosso clube para fazer dele melhor não divide ninguém. Pessoalmente, os únicos benfiquistas que me incomodam são os que transformam qualquer discussão entre apoiar o atual presidente ou não. Felizmente não és desses. Obrigado.

      Eliminar
    4. Rui so podes ser primo do ventoinha tu eras aquel que era contra despedimento do chouriço e agora vens dar para expert o lol pá vai para tua terra pá tu és daquele que muda de opinião com quem muda de cuecas pá..
      Eu tou feliz pelo Bruno e pela equipa mas direção ainda me está atravessada na minha garganta por isso puta que os pário a todos nem Benfiquistas são pá

      Eliminar
    5. Rui Benfiquista6/3/19 15:40

      ó TIago deves estar a confundir-me, eu era contra a saída do Rui Vitoria, só pode ser piada, era a favor e defendi a chegada do JJ, e assumo que coloquei o pé atraz Aquando da escolha do Lage,
      critiquei o Vieira por estar a minar sem contratações de Treinador e jogadores.
      Mas com o que tenho visto , tenho de dar a mão a palmatoria a escolha do Lage e aos jogadores que estavam na prateleira e no Seixal.
      O Mérito está no Lage e a sua equipa técnica, que colocou o Benfica a jogar como já nao víamos desde o JJ.

      Eliminar
    6. Com o JJ??? Só podes estar brincar certo??? Eu gostava ver o Lage a treinar o Enzo o Aimar e ter estes jogadores dentro do plantel para os puto poderem crescer só podes ser bom quando treinas e jogas contra os melhores quando não é assim nunca sabemos o que vale ponto. O JJ teve algum mérito no primeiro ano no segundo tinha sido despedido por mim e cebolades nunca tinha posto os pés no meu SLB toda gente sabia que homem não era o ideal mas era e é um yes man por isso ta onde tá..
      Com ontem ficou provado não impossíveis para ganhar Champions a chapa 4 do Ajax devia fazer abrir os olhos ao ventoinha mas não para ano vais ter doze da b eu gostava de saber quem são porque eu sigo o Benfica eu não vejo essa qualidade toda mas OK

      Eliminar
  4. O Bruno Lage, é o treinador ideal para o Benfica, conhece a casa como poucos, conhece os jogadores todos, sabe quais os mais e menos de cada um, o que lhe permite escala-los para jogos importantes, sem medos!!
    Acho que o próximo passo que o Benfica devia tomar, será o de formar treinadores, para quando se der uma eventual saída do treinador actual, quem o vier substituir seja um total e profundo conhecedor da nossa realidade!
    Isto sim, será apostar a sério em formação, jogadores + treinadores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Lage está a mostrar qualidades de treinador de topo. Espero que as mantenha.

      Eliminar
  5. Epá, eu nem gosto particularmente do LFV, e, verdade seja dita, aquela manutenção do RV quando todos sabíamos que ele deve ter saído (aquele tal momento da visão de uma luz) foi completamente escusado. Mas, calma lá também... o Lage não estava no Benfica? Aliás, não tinha saído e acabou por regressar?! Então porque é que não dão mérito ao LFV por o ter ido buscar novamente?!

    Tenho muita dificuldade em aceitar crítica só porque sim...

    Tenho mais dificuldade em entender a renovação pornográfica com o Sálvio. Ou a palhaçada com o Jonas no início da época. Ou o que se está a passar com a renovação do Samaris. Ou os 5 ou 10 Rakip's que todos os anos passam pela Luz. Isto sim é que deve ser esmiuçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oie Mesquita,

      Essa dos 5 ou 10 Rakip's não foi idêntico quando foste buscar Lindelof, Nelson Semedo pe que não eram ninguém ?

      Agora é facil de dizer que Jonas foi uma renovação desnecessária, mas a meu ver mereceu por tudo o que fez pelo clube, já Sálvio....

      Abraço

      Targarien

      Eliminar
    2. Peço que leiam o texto seguinte sobre as contas. Obrigado.

      Eliminar
    3. Quantas vezes é que escrevi no NGB sobre as condições físicas miseráveis quer de Jonas quer de Salvio?! Sobre a postura miserável do Jonas para obter a renovação com o seu amigalhaço Luisão? Agora já todos questionam...

      Eliminar
    4. Rui Benfiquista6/3/19 11:44

      É Verdade Shadows e eu fui um dos teus apoiantes, e fomos criticados por todos.

      Eliminar
    5. @ Targarien

      Leste o que escrevi?! Eu não disse que não concordava com a renovação com o Jonas, não concordo é com a palhaçada que se fez em torno disso. Eu se renovava e se assumia, ou não se renovava e se assumia. Não se andava era a engonhar e a tentar despachá-lo e, só quando se percebeu que a massa adepta não aceitava a não renovação, se renova com numeros inexplicáveis (pois, nesse momento, já não era o Jonas que queria o Benfica, era o LFV que queria o Jonas).
      Eu não disse, nem acho, que a renovação com o Jonas tenha sido desnecessária.

      Quanto ao Nelson Semedo e ao Lindelof, por favor... queres mesmo que eu faça um apanhado de todos os jogadores que o LFV (sim, o LFV e não "o Benfica") "comprou" nos últimos anos para se aproveitarem, e vou ser bastante otimista, uns 10%? Custa assim tanto entender que existie um negócio gigantesco de comissões e comissõezinhas em volta dessas transferências?! Lembras-te do Bébé?

      Eliminar
    6. Mesquita,

      Jonas tinha proposta para sair, pediu mais e o clube aceitou, vamos deixar o resto, simplifique-se.

      Eu sei que compramos jogadores às paletes, então na era de Jorge Jesus meu deus, mas isso tem sido invertido um pouco agora com o Seixal ou não concordas ?

      Olha a contratação do Chiquinho fizemos mal ? Quem sabe para o ano que vem volta, temos opção de compra.

      Vamos ver as contas do clube, esse é que é a questão se estão positivas, como sabemos que estão é o mais importante, maus negocios haverá sempre então não se criticou aqui tanto os valores pagos por Jovic ? Jimenez ? Carrillo ? Rafa ? e tantos outros e ainda vão dar retorno, as contas estão positivas

      Eliminar
    7. O Fiacha somos único clube juntamente com Real que paga os jogadores duas vezes quem ganha com isso??? Ainda bem que falas do chinquinho pensa antes de falar rapaz

      Eliminar
  6. Anónimo6/3/19 10:38

    Viva,

    Não percebo como agora se tenta constantemente mandar a baixo LFV sendo que vale tudo, agora está na moda o treinador, não foi ele que segurou Jorge Jesus contra tudo e contra todos levando o SLB a ganhar mais dois campeonatos ? Não terá sido ele teimoso e ter acertado ? Tentou fazer algo idêntico com Rui Vitória, deu-se mal e percebeu, fora de tempo (ou talvez não veremos) que era hora de mudar de treinador, colocou o técnico da equipa B como interino, percebeu que tinha valor e ao 2 jogo informou que seria o treinador nos próximos cinco anos, isto também são factos, embora possa ter anunciado que quando Bruno Lage fez o primeiro jogo na semana seguinte havia treinador não foi o que aconteceu ? Se os média queriam Jorge Jesus ou Mourinho que se demarcou logo….

    De quem é o mérito então de Bruno lage estar no SLB ?

    Continuação de bons post, estou curioso com o das finanças ;)

    Abraço

    Fiacha / Targarien

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Se Rui Vitória não tem demonstrado disponibilidade para sair, onde estaríamos agora? Um líder tem que decidir e não esperar pela derrocada.

      O texto sobre as contas será publicado às 12h30m. Obrigado.

      Eliminar
    2. A tomada de decisão do LFV em dispensar o RV, foi igual à tomada de decisão do RV em lançar miúdos: quando não havia mais nada a fazer, lá o fizeram...

      Eliminar
    3. Mesquita,

      Bem fez o SLB não se precipitar e colocar Bruno Lage como técnico interino e teve tempo para pensar e ver quem era a melhor escolha, lá calhou ser o bruno Lage....O Ferro agora será titular indiscutível (a meu ver) e não foi por lesões de jardel ou Conti ? A questão é que Ferro era um jogador preparado e não estou nada chateado que tenha entrado assim :P

      Eliminar
    4. Isso Mesquita! Parabéns por escreveres isto que de tão óbvio parece não entrar na cabeça de alguns!

      Eliminar
  7. Várias observações pertinentes.

    No entanto, acho que, talvez não para já, mas tem sido preparada e pensada a formação também de treinadores no CFC. Renato Paiva e Luis Nascimento também vêm nessa linha. As capacidades de Bruno Lage não passaram despercebidas. Acho é que essa posta não viria tão cedo.

    Acho incrivel estarmos a atacar o resto da época apenas com Seferovic. A ausência de Jonas da convocatória só vem confirmar que não conta. Não tem capacidade fisica para ser atleta de alto rendimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que acontecerá se Seferovic ou João Félix se magoarem? É um dos pontos que revela incompetência na gestão do plantel.

      Eliminar
    2. E o que acontece ao Barcelona se o Messi se lesiona...pq da mesma forma o SLB tb tem alternativas, Jota, jonas e outras opções da equipa B...
      Serão do mesmo nível? Dificilmente, como acontece com todos os grandes jogadores das grandes equipas!

      Eliminar
    3. Anónimo6/3/19 11:47

      Se Seferovic e Félix se lesionarem, Laje já deu a resposta mais do que uma vez, temos o Jonas, Jota, Rafa e agora até o Nuno Santos que acabou de subir. Ou andam distraídos ou tentam arranjar mais uma questão para criticar. Incompetente é quem não acompanha o que acontece no clube e usa essa ignorância para criticar.

      Eliminar
    4. Rui Benfiquista6/3/19 11:47

      Sim, eu tbm vejo dessa forma que tu vês, mas soou-me ao ouvido, que o Lage queria determinado jogador, que nao era fácil, ou nao foi possível traze-lo, e ele que preferiu ficar com estes do que vir quem ele nao queria, sempre no pressuposto que a "b" será a melhor solução.

      Eliminar
    5. Vais por o Sapojic que nem de baliza aberta marca o puto zé golo que marcar ta quieto e só mesmo

      Eliminar
  8. "Breve análise às contas da SAD"

    Vamos lá ver se não vem aí mais uma análise da grande saúde financeira quando não houve guito para comprar um único activo de jeito em janeiro e ficámos mais uma vez á mercê do facto dos putos pegarem de estaca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensando melhor, comprar em Dezembro para quê? Se no Seixal há bem melhor!

      E há lá mais com muita qualidade, que grande trabalho está a ser feito!

      Eliminar
    2. Anónimo6/3/19 12:36

      Muito bem!!

      Faz a diferença toda tomar os comprimidos. Temos aqui um exemplo antes e depois de os tomar.

      Eliminar
    3. Sim, admito. Ninguém é perfeito!

      Eliminar
  9. Acho que deviam ter cuidado com a saúde, tanto ódio visível em tudo o que escrevem demonstra que algo não vai bem.
    Se chover o Vieira tem culpa obviamente, se fizer sol ele tentou que chovesse e falhou, obviamente. É fácil ser do contra, difícil é parecer sério....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/3/19 11:48

      E não fales na neve, que tem sido uma desgraça. São avalanches umas atrás das outras e o Vieira não faz nada para acabar com isso.

      Eliminar
    2. João Malta6/3/19 12:13

      O Vieira é que é sério! Há gente com uma lata!

      Eliminar
    3. Não se está a referir a mim certamente, Islander. Limito-me a analisar factos.

      Eliminar
    4. Factos? Nem brincando! Como o mouriMou ter vindo de uma equipa B? Ou o Vieira tentar contratar o Mourinho? Ou ter tudo acordado com jj? Factos? Quando dá jeito qualquer mentira da imprensa passa a ser verdade, é isso? Baixa um nível na manipulação do discurso que isto não é o Sporting....

      Eliminar
  10. Completamente de acordo Rui Benfiquista. Inacreditável este tipo de exercício. Se o Benfica ganhar, é apesar do Vieira, se perder, claro, a culpa é do Vieira. A verdade é só uma: ninguém pensava, nem nos melhores sonhos, que Lage nos conduzisse à atual situação - se calhar nem ele próprio - , o resto é conversa e... futebol.
    Já só falta dizer que a aposta no Seixal sempre teve a oposição do Vieira...
    O problema desta oposição a Vieira, sempre salutar numa instituição que se quer democrática como o Benfica, é o problema em geral das oposições: se as coisas correm bem o mérito nunca pode ser de quem lá está, pois sabem que ficam mais longe da vitória eleitoral, logo tem que se criar uma narrativa que desvalorize, descredibilize, desacredite quem está no poder. Sempre foi assim, assim continuará a ser. O problema, é que a sua aplicação exagerada, como é o caso, cai-se no ridículo com a consequente perda de credibilidade. Vieira tem muito por onde se lhe pegue, a maior é julgar que o Benfica é ele, já estava na hora de sair, mas com oposição deste quilate vai ficar muitos e muitos anos... infelizmente. Sou contra a eternizarão no poder nas instituições, é típico terceiro-mundista, no Benfica devia haver limitação de mandatos para se evitar situações destas mas receio que não tenhamos ainda maturidade suficiente para gerar alternativas sérias e responsáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que está a confundir o texto ou o seu escritor. Não sou porta voz de ninguém, muito menos de candidatos ou atuais dirigentes.

      O que seria das democracias se só existissem eleições se houvesse oposição "credível" a quem está a governar?

      O que é ser credível? Se existisse uma check list de credibilidade, o que teria sido do então director Luis Filipe Vieira em 2001, nomeado por Manuel Vilarinho? Historial de benfiquismo ou viver o dia a dia do clube? Presença nas Assembleias Gerais(eu não falhei uma) a lutar contra Vale e Azevedo?

      Peço que evitem entrar por aí. Duvido que quem tem mais de 400 milhões de dívidas à banca portuguesa e precisou de (mais)uma benesse em Dezembro possa apontar falta de credibilidade seja a quem for. O Benfica tem 115 anos de história e não 15.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho6/3/19 18:22

      Não me diga! Então e o Vieira não tem culpa nenhuma de na época passada, ter virado as costas ao penta?! Então e também não era dele o demérito, de continuar a ter RV, como técnico principal?!
      Vieira afinal é um santo! Nunca tem culpa quando as coisas correm mal, e é sempre uma pobre vitíma, comparável ao hacker Rui Pinto, que agora faz o choradinho, que o tratam como um Bin Laden!

      Eliminar
  11. SLB4ever6/3/19 11:14

    Eu cá não acho que LFV não colhe frutos nenhuns desse milagre! Aliás, ele nem merece os louros de nada de bom que tem acontecido com a equipa principal. Alguém que nos boicotou o penta, que não reforça a equipa com jogadores de qualidade, uma vez que "dinheiro não era problema", que nunca considerou BL como uma forte possibilidade de vir a ser o T1 e que, mesmo depois de ele começar a operar "o milagre", ainda teve a coragem de sabotar o seu trabalho dizendo que o treinador seria anunciado em breve sem nunca referir que seria BL! Como podemos, nós, os verdadeiros Benfiquistas, continuar a apoiar um presidente que foi eleito para defender o clube a todos os niveis e que, perante tantos ataques terroristas da santa-aliança, fica mudo e quedo? Bruno Lage é o simbolo da esperança; É ele o mago que tem enfeitiçado os terrenos de futebol por este Portugal fora; O maestro e compositor que colocou a sua orquestra afinada e que nos tem oferecido belos festivais de futebol!
    Luis Filipe Vieira, sim; estamos atentos a tudo que ele (não) faz e julgá-lo-emos em consequência.
    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temo bastante pelos próximos meses e pela sangria aos jogadores que se estão a revelar.

      Eliminar
  12. Anónimo6/3/19 11:34

    Realidade alternativa vs realidade

    RV não era bode expiatório. Era o culpado! Basta comparar com o que acontece após a mudança.
    "Aposta no campeonato do betão em detrimento do verdadeiro sucesso desportivo" - Depois do surgimento de tanta malta do seixal ainda se fala em campeonato do betão? Era melhor não terem colchões!
    "estratégia de downsizing competitivo " - na realidade é o maior orçamento de sempre.
    "gritante miopia estratégica " - na realidade ter as soluções dentro de casa!
    "lançar 3 jovens da formação em verdadeiras provas de fogo (isto sim é aposta na formação)" - mas então não erra aposta no betão? Ou a formação começou em janeiro 2019?

    Terminando com "recordar a todos os céticos que um Pep Guardiola ou um José Mourinho também um dia treinavam uma equipa B até lhes ter sido dada uma oportunidade de mostrarem a sua genialidade." - quem apostou e quem eram os cepticos? É que não vejo aqui o nome de BL:
    https://geracaobenfica.blogspot.com/2019/01/quem-escolhe-para-novo-treinador-do-sl.html
    https://geracaobenfica.blogspot.com/2019/01/esta-por-horas-o-perfil-ha-muito-estava.html
    Aqui já se propunha BL mas é ver os comentários:
    https://geracaobenfica.blogspot.com/2019/01/e-porque-nao-bruno-lage.html

    Agora todos queriam BL desde o inicio da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse que queria. Não conhecia a sua valia como treinador. Quem está lá dentro é que tinha a obrigação de a conhecer e fazer dela a primeira escolha e não a quarta ou quinta.

      Eliminar
    2. Anónimo6/3/19 14:18

      Isso é mentira. Foi a direcção que foi buscar o Laje no verão com um contrato de 5 anos para liderar a equipa B, provavelmente porque não faziam ideia do que ele valia.
      Se ouviram o que disse Bagão Félix, outro Félix, na Bola TV, ainda RV era treinador, no habitual almoço de amigos em que ficou sentado ao lado de Vieira e discutiam a pouca produção da equipa, Vieira disse-lhe que o substituo já estaria dentro de casa. Provavelmente estaria a referir-se ao chefe dos tratadores da relva.

      Eliminar
  13. Para certas pessoas perceberem a gestão que temos tido desde Vilarinho, tinham que perceber alguma coisa de gestão.

    Lá vem outra vez a falácia do lugar que o SLB deveria ocupar no plano europeu.
    Agora que o SLB demonstra uma certa estabilidade financeira e organizacional clamam por um Benfica europeu e são até capazes de exigir a LC. Sim também exigiram o tri e o tetra, depois como o SLB não se quis endividar mais gritaram que Vieira não quis o penta.
    Para certos críticos é muito fácil gerir dinheiro para gastar não para o ganhar.

    O Benfica europeu não é um objectivo assim tão fácil como parece. No mercado actual ter uma equipa competitiva só se consegue de uma de duas maneiras, ou se investe nas camadas jovens (Benfica, Ajax) e se consegue tirar daí dividendos ou se arranja um investidor que injete dinheiro a sério num clube (City, MU e PSG, por ex.).
    LFV optou, desde 2006 por investir na academia.
    Até a academia começara produzir em série a aposta foi no mercado sul americano.
    JJ foi o treinador que potenciou esses jogadores.
    Mas chegou a um ponto em que o Seixal já estava produzir para a primeira equipa.
    Os primeiros resultados dessa política de "fabricação" de jogadores começou a dar resultados com a venda de Cancelo, Bernardo, Hélder Costa e Ivan.
    JJ não apostava neles e o Benfica viu-se obrigado a mudar de treinador pois estava chegada a altura de apostar na formação. Daí a saída de JJ e a entrada de RV.

    Quem acha que isto tudo aconteceu apesar de Vieira é mal intencionado.
    Uma das coisas boas que temos que reconhecer a LFV foi ter sabido rodear-se de uma estrutura profissional que lhe dá garantias estratégicas e operacionais.

    Se não fora esta aposta do SLB na "fábrica de jogadores" não poderíamos falar agora de uma situação financeira estável que permite ter ordenados mais altos e almejar segurar pérolas para sermos competitivos na Europa.

    Mas há que culpar Vieira, sempre. Vieira desde 2004 ou 20015 afirmou que tinha um sonho que passava por conquistar a LC.
    Como agora não há mais nada onde se possam agarrar, alguns iluminados agarram-se a esse desejo para criticar Vieira. Agarram-se aà manutenção de jogadores como se isso garantisse uma LC.
    Verdade que temos grandes jogadores e outros mais a despontar mas em que é que isso nos garante a LC?

    Cansa ver tanta crítica injusta. Cansa ver tanta desonestidade argumentativa.

    Podemos criticar LFV, claro que sim. Afinal ele foi o homem que viu uma luz, para além de outros erros. Mas temos que ser honestos e dizer que desde que Vilarinho e LFV vieram para o SLB houve um rumo definido que começa agora a dar frutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto! E mais não digo.

      Eliminar
    2. Anónimo6/3/19 14:25

      Podemos criticar Vieira, mas apenas quando há razões válidas para isso. Criticar por criticar não é sério nem honesto.
      A luz que ele viu chama-se intuição e não foi qualquer erro, pelo contrário. Tanto assim foi que ganhámos 7 jogos seguidos e qualificamos para a final four. Onde esteve o erro? Há ainda muita gente que ou não sabe o que é intuição nem como funciona.
      A altura do Lage ainda não tinha chegado. Substituir um treinador que nos trouxe muitos troféus por um treinador da equipa B acabado de chegar não é fácil.
      As pessoas que sabem como a intuição funciona sabe que tudo tem o seu tempo.

      Vejam o que acontece quando se age por impulsão e não por intuição. Olhem para o vizinho, onde está e como lá chegou.

      Eliminar
    3. Caro anónimo 14:25, eu considero que ter mantido RV depois da luz, ou intuição como bem lhe chamas, foi um erro. Creio que o tempo de RV à frente do SLB estaria terminado.
      Compreendo o porquê de LFV ter querido manter RV, pois até fez o mesmo com JJ e resultou.
      Na mesma considero um erro.
      Há que recordar que um dos "traumas" de LFV foi ter despedido o Fernando Santos em condições idênticas.
      Claro que hoje em dia dou graças por ter cometido esse "erro" pois assim teve margem para colocar BL e posteriormente manter BL.

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho6/3/19 18:35

      Além do mais, o que seria do pobre do Jorge Mendes, se a direcção do BENFICA, resolvesse reter talento, para apostar numa equipa para a Europa?! O coitado, ficaria a chuchar no dedo, e perderia a teta chamda BENFICA, á qual está agarrado que nem uma lapa! Não é fácil?! Mas desde quando é que o BENFICA, é uma reforma dourada, para que quem por lá passa não tenha que trabalhar no duro?!

      Eliminar
  14. Rodrigues6/3/19 11:51

    Que isto fique bem claro: o Vieira escolheu o Lage para treinar o Benfica porque já não acreditava que fosse possível sermos campeões. Bruno Lage era a escolha mais à mão, ou seja, a que dava menos trabalho e a mais baratinha.
    Conclusão: tiro saiu pela culatra e bateu na tromba do Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja Bruno lage, consegue ser aquilo que desde a mudança de JJ, LFV procurava: vencer apostando no Seixal...e isso é considerado um tiro em Lfv? Coerência procura-se! Confundem erros de escolha, com designios e orientação do projecto desportivo/ financeiro do SLB! Pela minha parte, seja por caminhos mais ou menos tortuosos, a escolha de Bruno Lage é o tiro certeiro que a direcção do SLB procurava e por ela será julgada em proximas eleições. Para já conta com o meu voto...

      Eliminar
    2. Então se calhar o melhor é o Vieira despedir imediatamente o Lage para ver se consegue atingir os seus verdadeiros intentos, que são, "para que fique bem claro", destruir o Benfica e beneficiar o amiguinho do norte e negociar o betão, e fazer negociatas e boicotar o Benfica e blá blá blá, pardais ao ninho...

      Eliminar
    3. E foi por isso que o contratou para a equipa B no início do ano por 5 anos, certo? Por ter a certeza que ele não prestava? Brilhante...

      Eliminar
    4. Rodrigues6/3/19 15:33

      Todos sabemos que a luz das arábias se chamava Jorge Jesus. E só não veio em janeiro porque tinha que pagar milhões em impostos. O Lage era, segundo o grande líder, um remendo até ao final de uma época perdida. O Lage conseguiu deitar esse esquema todo abaixo com a sua competência e o grande líder teve que engolir em seco renovando e melhorando o contrato como treinador principal do Benfica. Corrijam-me se estiver a ver mal a coisa...

      Eliminar
    5. Alerta Vermelho6/3/19 18:47

      Exactamente caro Rodrigues. Agora os que engraxam diáriamente os sapatos a Vieira, tentam desesperadamente fazer uma colagem, querendo atribuir-lhe mérito, e visão alargada, por uma feliz obra do acaso!

      Eliminar
  15. A ver se entendo o raciocínio de alguns...

    O Benfica tem provavelmente a melhor formação do mundo, com instalações do melhor que há. Resposta: Foi sorte do Vieira, ele quer destruir o Benfica, mas como é tão burro enganou-se e o Centro do Seixal caiu-lhe do céu e agora quer receber o louros do sucesso da formação. E não tem nada que fazer mais campos, vê-se logo que o que ele quer é negociar o betão.

    O Benfica não foi penta. Resposta: culpa do Vieira, não tinha nada que ser o único presidente a conquistar o tetra. O tetra não presta para nada, não tem valor nenhum. E se foi tetra é porque lhe caiu do céu. Teve sorte, pois quer destruir o Benfica, mas é tão burro que não consegue.

    O Bruno Lage regressou no Verão pela mão de Vieira, com contrato de 5 anos e a começar pela equipa B. Resposta: vê-se logo que o que Vieira queria era dar cabo da equipa B, mas o tiro, mais uma vez, saiu ao lado, e o Bruno Lage, contra tudo e contra todos mostrou que afinal é um grande treinador, embora essa não fosse a intenção de quem o foi buscar. Mais uma vez, o Bruno Lage caiu do céu no colo de Vieira e este tem que lhe ficar eternamente agradecido.

    O Benfica tem a estrutura mais profissional em relação a todos os clubes de Portugal, com as melhores condições quer a nível de instalações, quer a nível financeiro, coisa que não existia quando Vieira entrou no Benfica. Resposta: Uma vez mais teve muita sorte, caiu-lhe tudo do céu, o que ele queria era destruir o Benfica e beneficiar o seu amiguinho do norte, mas como é tão burro, o Benfica chegou ao estado em que está, voltou a ser o melhor em Portugal por pura sorte.

    O Benfica ganhou? Resposta: muita sorte, caiu do céu e o mérito é de todos menos do Vieira que o que queria era boicotar tudo, mas como é tão burro, não consegue.

    O Benfica perdeu? Resposta: eu bem disse, a culpa é do Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente!!!

      Claramente LFV tem que ser penalizado pois tem falhado na tentativa de destruir o SLB.

      Eliminar
    2. Adenda: Está a chover? O Carnaval foi adiado? Malvado do Vieira, sempre ele...

      Eliminar
    3. Anónimo6/3/19 12:23

      O Benfica não é campeão europeu, culpa do Vieira!

      O que diriam os adeptos do City, Arsenal, PSG, Juventus, etc etc, clubes com um poderio financeiro fora do alcance de um clube português.

      Claro que para o autor, o Benfica tem todas as condições para ter as mesmas receitas do City, mas não tem e a culpa é do Vieira.

      JDS

      Eliminar
    4. Ganda LOL! Meireles, o teu comentário resume na perfeição o que vai na cabeça de uma pequena franja de benfiquistas. Sim, pequena franja. Felizmente que a maioria dos benfiquistas sabe que, apesar de algumas borradas, de algum populismo, de alguns tiros no pé, Vieira tem segurado o Benfica. Reparem que após 2 anos de ataques cerrados ao bom nome da instituição, continuamos com os mesmos patrocinadores e acabámos de dar a volta por cima e estamos perto da Reconquista, que como todos sabem, foi um termo dado a esta época à revelia do Vieira...

      Eliminar
    5. Benfiquista Meireles, não leve a mal mas já respondi a essas questões em outros comentários a este texto.
      Agradeço o seu comentário.

      Eliminar
  16. Excelente post com o qual concordo em absoluto.

    ResponderEliminar
  17. Mas que saga contra o demónio na terra chamado Vieira. Não dar créditos ao Vieira pelo Bruno Lage estar ao leme da equipa é de bradar aos céus. Se não é dele, de quem é? (já li neste blog, não neste post, que a responsabilidade é afinal do blog, o que sinceramente é de arrepiar). O Bruno Lage era um velho conhecido da estrutura do Benfica pois já tinha trabalhado nas camadas jovens. Saiu, por sua iniciativa, para abraçar um projeto com o Carvalhal em Inglaterra. No início da época o Vieira faz regressar o Bruno Lage ao Benfica para assumir os destinos da equipa B do Benfica e assim continuar a trabalhar com os jovens do clube mas num outro escalão. As coisas na equipa A não correm bem com o Vitória ao leme. O Vieira tenta segurar o treinador tal como fez com o JJ que nos deu o Bicampeonato (metade do Tetra). Sai o Vitória e o Vieira chama o Bruno Lage para segurar os destinos da equipa temporariamente (geralmente este papel é passado a um dos adjuntos da equipa A) enquanto procura um novo treinador. O ÚNICO nome que o Vieira assumiu que se quisesse vir para o Benfica viria sem ele pestanejar foi o Mourinho, todos os outros foram nomes avançados pelos pasquins desportivos nacionais, os mesmos que dizem que o 16º qualificado do campeonato espanhol vai tentar assegurar o Florentino Luís na próxima. Nunca ninguém ouviu o Vieira falar em Luís Castro, Jesus, Rui faria ou outro qualquer e desafio alguém apresentar alguma declaração do Vieira que prove o contrário. O Bagão Felix já disse num programa que durante um jantar onde falou com o Vieira o mesmo lhe terá dito que, e passo a citar, "Sabes... Nós temos a solução em casa". O Vieira também já afirmou várias vezes que apesar do Bruno Lage não ter sido a primeira escolha passou a sê-lo ao fim do segundo jogo, quando lhe garantiu que seria o treinador principal efetivo.

    Se a responsabilidade do Bruno Lage estar no Benfica e agora como Treinador Principal não é do Vieira, então é de quem? Quem é que obrigou o Vieira a escolher o Bruno Lage? Como o fez? Alguém que me consiga responder a isto se conseguir. Por mais que vos doa, e dói, o Vieira é o responsável pelo Lage estar à frente da equipa principal, tal como o Lage e os jogadores serem os o principais responsáveis pelo Benfica estar neste momento no 1º lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o seu extenso comentário RDS.

      Lamento informá-lo que essa sua narrativa não podia estar mais longe da realidade. Rui Vitória sai, não por vontade do atual presidente.

      Foram contactados Mourinho, Faria, Jardim e Luis Castro. Todos por razões diversas não aceitaram ou não puderam aceitar. Sem mais opções perante a insatisfação dos adeptos, Bruno Lage foi colocado na equipa para aguentar o barco e não como opção de futuro.

      Não foi por acaso que o atual presidente e a sua propaganda alimentaram o nome de Mourinho mesmo depois de o treinador lhe ter dito NÃO e até lhe ter perguntado se ía hipotecar o estádio para lhe pagar!

      Bagão Félix tem tanta credibilidade como as opções que tomou enquanto ministro das finanças, opções essas que agora critica. São posturas.

      Só o Benfica me interessa debater e defender. As histórias da carochinha para adepto básico dispenso.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
    2. Quantos treinadores despediu o Vieira a meio de uma época? Sinceramente não me lembro de nenhum, talvez tenha existido 1.. ou 2. Essa sempre foi a política do Presidente do Benfica, não despede o treinador a meio de uma época, concorde-se ou não.
      Fala em todos esses nomes mas não apresenta uma única evidência do que afirma. Nada. Nicles. Zero. Ou como dizia o outro... "Bola". Tem evidências? Mostre-as se quer ser credível, senão pode passar por adepto básico que acredita em tudo o que lê na CS nacional. O próprio Luís Castro afirmou que nunca foi contactado. Mas você tem a certeza que sim. Ele também não é credível. Só você. Certo? A única coisa que fez na sua resposta foi apresentar os nomes que foram repetidos na CS até à exaustão.

      Eliminar
  18. Desafio-o a ir ao Estádio da Luz no proximo jogo, escolha um benfiquista à sorte e conte-lhe esta sua opinião.
    Não vai conseguir acabar, ninguem está para ouvir coisas contraditorias na mesma frase e a teoria do downsizing quando os resultados do betão (formação) estão à vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/3/19 14:29

      Não só não irá ouvir tudo até ao fim como até poderá ter uma surpresa desagradável na reação física indignada do ouvinte.

      Eliminar
    2. Estou lá todos os jogos, Jorge Silva. Redpass pago por mim e sem precisar de convites de ninguém. Provavelmente, o benfiquista Jorge Silva estará sozinho na sua bancada pois é difícil encontrar quem não julgue negativamente o atual presidente pelo ano do penta falhado.

      Eliminar
  19. Existe aqui algum conflito de opiniões no ngb....
    - andaram a pedir a saída do vitoria, o LFV inicialmente nada fez
    - quando LFV despediu vitoria, devia vir Mourinho pela experiência, outros pediam JJ, outros achavam que devia se apostar em treinadores estrangeiros
    - quando Lage entrou diziam quase todos que ele não era a solução, que era apenas para tapar o buraco, mas quem devia estar onde está lage era o Paiva e etc
    - 2 meses volvidos LFV foi uma besta porque devia ter partido logo para considerar o lage como opção prioritária para o lugar, e que LFV só faz propaganda para o betão e que só quer saber dos euros...

    Irra lá para os ventos e para os barcos a vela....decidam-se... Sim tu és um deles scaramanga, samaris agora e para renovar antes pouca gente sequer se lembrava dele, o Gabriel era um flop....Pizzi era um zero o grimaldo péssimo (estas para o Shadows) que os miúdos iriam se estragar porque o plantel estava mal construido, que deveria se ter contratado com mundos e fundos jogadores top já para o imediato.
    Hoje toda a gente se esquece que so tem formação porque o LFV investiu no betão e deu ao clube uma estrutura de formação que faz inveja a muitos clubes de topo, criou uma academia como poucas existem, que manteve o lage porque resolveu seguir a opinião de Rui Costa (sim a opção lage nasceu de rui costa) ao invés de embarcar numa milionária contratação de JJ como esteve prestes para acontecer, resolveu reforçar a equipa com jogadores da B ao invés de milionarias contratações, da equipa B que foi criada por si para dar competição ao jovens talentos e servir de suporte a equipa A l, criou uma equipa sub 23 para reter jovens que tivessem qualidade mas que tardassem a se mostrar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada! O Benfica está cheio de Scaramangas...

      Eliminar
    2. O blogue é composto por vários benfiquistas. Da minha parte, subscrevo algumas opiniões e discordo de outras. O que defendo está plasmado nos meus textos.

      Corrijo a sua informação porque é incorrecta. Bruno Lage foi escolhido pelo atual presidente depois de pelo menos 4 recusas. O treinador indicado pelo administrador Rui Costa era Luis Castro.

      Eliminar
    3. Caro Scaramanga está enganado....Rui Costa muito antes do Vitória sair já se encontrava com o Lage a ultimar pormenores de plantel para perceber o que ia encontrar, tal como tb sei que o Vitória iria sempre sair em Janeiro, apenas aquele jogo veio a agilizar a coisa....eu sei do que falo...se sabes mais ...explica como, eu sei porque basicmente foi a minha frente

      Eliminar
  20. Anónimo6/3/19 12:24

    Este blog as vezes parece que vive numa realidade paralela. Tal é a vontade de criticar sempre qualquer acto da actual direcção do Benfica.
    Meus caros consócios Benfiquistas, apreciem é o momento actual da nossa equipa e acreditem num futuro risonho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/3/19 13:37

      Sim, porque não se pode festejar e criticar ao mesmo tempo......

      Criticar o presidente por ter mantido um erro grosseiro por tanto tempo, e agora querer ser visto como o obreiro e estratega desta evolução tao drástica, não deve ser motivo de crítica, porque o grande chefe não pode ser criticado NUNCA!!!!!

      MaTic

      Eliminar
    2. Ou Matic criticar pudemos sempre, mas há que manter coerência e ser factual...que se analisares tudo o que foi escrito deixa a mulher um total descrédito da realidade do que era o Benfica no final dos anos 90 e do vinho que traçou ate hoje, esquecer essa realidade e não ter noção daquilo que fez o Benfica grande no passado e na atualidade....já dizia o outro Benfica até debaixo D'Água.... Para bom entendedor, um Benfica adormecido não deixa de ser Benfica apenas se supera alguém que o acorde.....e se hoje falamos na possibilidade de lutarmos no futuro por uma Champions bem podem agradecer a LFV porque antes dele só sonhavas com o campeonato e pouco mais

      Eliminar
    3. A merda do corrector mudou a frase "a nu" para "mulher"

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho6/3/19 19:09

      Numa realidade paralela, vivem aqueles que sonham transformar os adeptos e sócios do BENFICA, num rebanho de carneiros, desprovidos de qualquer opiniâo, e que aplaudam seja lá o que for, além de pagarem! Existe muita gentinha que apenas está no BENFICA, pelo apadrinhamento do Vieira, e que quer ficar lá até se reformar, como sabe que caso o Vieira saia, sairá também,tem o desplante de fazer comentários destes! Essa gente, nem sequer é BENFIQUISTA, são é mercenários!

      Eliminar
  21. Anónimo6/3/19 12:26

    Só uma correção. O Benfica não ganhou pela primeira vez na Turquia. Aliás, no primeiro jogo em território turco até ganhamos. O que Lage fez foi ganhar lá pela primeira vez em competições oficiais.

    ResponderEliminar
  22. Tipo haja alguém que caia na realidade e admita o LFV pode ter falhado em muita coisa e pode cmeter imensos erros mas porra se hoje falamos como falamos foi porque o homem teve o seu mérito, tivemos 11 anos sem nada e foi com ele que ganhamos.....tivemos décadas sem jogadores a saíram da formação que tivessem um mínimo de qualidade, hoje até nos nos trocamos com a qualidade que aparece quase ao dar um pontape numa pedra, tivemos quase 20 anos a jogar quase apenas com um português em campo sistematicamente hoje jogamos com 5 no mínimo.....mas que querem mais que o homem faça?
    Quando for eleições escolham o RGS e rezem para que o homem ao menos não estrague o que foi feito, porque senão cá estaremos milhares de benfiquistas para vos questionar...."Era está merda que vocês queriam?"

    Eu vi Damásio limpar as finanças ao clube e vi vale e Azevedo rebentar com o património, ao menos LFV fez nos o favor de dar alguma coisa, se ganhou algum com isso, porra....ao menos mereceu por tudo o que fez pelo clube....
    De um clube dormente "teso" e sem abrigo...tornou o benfica no que e hoje


    Que cambada de gente de sem memória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Décadas? Não pense que todos desconhecem o Benfica nos seus primeiros 100 anos de história.
      Quem dirige o futebol do Benfica desde 2001 é o atual presidente. Em 18 anos, consegue 6 títulos. Muito pouco.

      O atual presidente, entre outras coisas, deu 10 anos de prejuízo ao Benfica com um contrato paupérrimo com a Olivedesportos. O Benfica, lembro, recebia menos de metade que a mesma empresa pagava ao FCP.

      Há méritos no atual presidente? Muitos. O que receio é que esses méritos se desvaneçam com outras coisas. A seu tempo.

      Não sei porque fala em Rui Gomes da Silva, pois nada tenho a ver com qualquer candidatura. Eu sou Benfiquista, com muito orgulho e amor. Dispenso claques de presidentes ou de candidatos. Dispenso também que se cataloguem benfiquistas, estejam ou não no clube, por delito de opinião.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
    2. O Scaramanga mas queres me dar liçoes de historia do Benfica??

      Meu caro desde 1994 até agora dizme a média de portugueses em campo por jogo.....és capaz?
      eu ajudo-te, desde esse fatidico titulo (ultimo na decada de 90) a media de portugueses em campo era de 4 apenas essa media foi baixando ate chegares ao 0 em campo uma época inteira....nao te lembras......vai estudar....
      Media de Portugueses em campo que começou a subir quando Vieira disse que gostava que um dia a seleçao fosse feita por jogadores do Benfica, e aos poucos foste tendo jogadores tugas a jogar...sempre no minimo 1 em campo, apenas com JJ essa media foi alterada e nos bem sabemos porque.

      O Contrato da Olivedesportos.....porra quando se fala sem saber, fala-se tao atoa.... esse contrato podes agradecer a Vale e Azevedo, porque quando rasgou o contrato com eles levou o Benfica a tribunal, e para que o Benfica nao ficasse sem receber nada Vilarinho entrou em campo e arranjou um meio termo, nao negociava renovaçao de contrato com a olivedesportos até sairem os resultados em tribunal e quando saissem iriam se sentar a mesa e analisar a proposta....o que aconteceu......nesses 10 anos o Benfica criou a tv e mandou pastar a Olivedesportos....e não recebia menos de metade do porto, nao sejas caneco, o Porto tinha era um contrato que dizia que tinha o mesmo que o Benfica....vais ver as discussoes da epoca...

      Os meritos do Presidente desvanescem quando as pessoas começam tb elas a inventar muita coisa....la esta uma mentira contada muitas vezes....um dia chega a verdade

      Falei em RGS porque ate agora é a unica opçao para o lugar sem ser o LFV, podes nao fazer claques ou o quer que seja.....mas olha que pelo o teu texto........ so te digo le muito acerca do Benfica, ve em que condiçoes muitas coisas aconteceram....e abstem te falar em dinheiros.....é que para contabilidade...a unha do dedo mindinho do eagle da 15-0 ao teu corpo todo

      Eliminar
    3. Caro Scaramanga.. Eu não quero ser indelicado com esta correção e espero que não leve como tal. Vieira e Olivedesportos? Nem pensar. Os contratos com a Olivedesportos foram todos assinados pelo Damásio. Quem os rasgou, após descobrir que o Porto recebia bem mais foi o, pasme-se, Vale e Azevedo (a única coisa que fez de bom pelo clube) para depois assinar pela SIC. O Vilarinho quando chega ao Benfica rescinde com a SIC e assina novamente com a Olivedesportos. O Vieira foi renegociando os contratos com a Olivedesportos, conseguindo níveis parecidos com os rivais (uns anos menos outros mais) até 2012 quando não renova o contrato passando os jogos para a BTV.

      Eliminar
    4. Uma correçao RDS nao tinhas contrato assinado com a SIC....recebias ao jogo, vai te informar com cronicas da época, o Vilarinho vê se obrigado a voltar a olivedesportos por ordem dos advogados que aconselharam a isso, nao esquecer que esta questao esteve em tribunal ate 2008 e que ai o benfica ja nao aceita renovar por tantos anos e isto andou a ser negociado ano apos ano ate o ano em que acabou o contrato....
      O Porto nunca recebeu mais que o Benfica recebia o mesmo que o Benfica, tinha a mais um valor acessorio por motivo das competiçoes europeias...

      Resumindo Damasio assina de cruz
      Vale e Azevedo rasga sem justa causa
      Vilarinho é obrigado a retomar o contrato, naquela altura ainda em vigor
      Vieira deixa o contrato caducar nao voltanto a assinar a renovaçao do mesmo e abre a Benfica TV

      Eliminar
    5. Segundo o que veio a publico até o Rangel admitiu em tribunal que havia um contrato com a sic de 5 anos (1999-2004).
      Há, inclusivamente, uma notícia no Público que fala disso:

      https://www.publico.pt/1999/06/12/jornal/benfica-agarrado-a-sic-134784

      Este contrato, inclusivamente, seria inferior ao que a Olivedesportos pagava ao Benfica.

      Em 2001 o Vilarinho rescinde com a sic. Para evitar o arrastar do processo que entretanto a Olivedesportos moveu contra o Benfica e o pagamento da indemnização pedida (no valor de, cerca de, na moeda atual, 8,5M€) volta a assinar contrato com esta empresa.

      Segundo uma publicação de Domingos Amaral, que acredito ter feito a sua investigação, estes foram os valores (em euros) pagos entre 2001 e 2012:

      Benfica: 3,5M; 14,1M; 9,5M; 8,7M; 7,6M; 9,2M; 8,4M; 10M; 8,8M; 8,4M; 8,4M
      Porto: 5,9M; 6,4M; 6,2M; 7M; 6,9M; 7,2M; 7,1M; 8,3M; 8,4M; 11,4M; 12,3M
      Sporting: 7M; 6,6M; 7,1M; 9,7M; 8,1M; 9M; 11,2M; 10,7M; 9,6M; 11,1M; 12,5M

      Ainda segundo o autor, o valor pago no primeiro contrato foi apenas de 3,5M porque o conflito com a Olivedesportos ainda não estava completamente resolvido, enquanto que os 14M do ano seguinte terão-se devido a um adiantamento de verbas de anos seguintes.

      Na época em que o Benfica avança com os jogos na BTV a Olivedesportos estaria disposta a pagar 22M pelos direitos televisivos, algo recusado por Vieira, enquanto assinou com o Sporting e Porto por valores a rondar os 18M.

      Isto, entre o que me lembro e o que pesquisei, foi o que consegui apurar.

      Eliminar
  23. Um aparte.... scaramanga diz-me que equipa B foi treinada por Mourinho.....e que sinceramente não me lembro só me lembro de ele ter saído diretamente da equipa técnica de van Gaal para treinar o Benfica, mas como vocês sabem tudo......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem ser os "factos" que dão jeito á comissão eleitoral do RGS.

      Eliminar
    2. LEIRIA....que era a equipa B do Porto. Aliás quando foi contratado pelo Porto levou 3/4 jogadores...será isto?

      Eliminar
    3. Referir o Mourinho estar numa B é uma figura de expressão. Não era treinador principal e nem era visto como opção por quase ninguém. Se é isso que o incomoda, então desculpe!

      Eliminar
    4. Scaramanga tomar os outros por estupidos e dizer que é uma figura de expressão nao o faz ter mais ou menos razao apenas traz a lume a realidade....pouco sabes do passado do benfica quer em termos de historia quer em termos desportivos.....porque a historia do benfica nao foi so desportiva nem o desporto do benfica foi so futebol....

      Passar bem

      Eliminar
  24. Apenas indo aos pontos mais claros:

    A realidade mostrou que estavas errado. Confirmou se que o plantel tinha qualidade (tinha e tem) e que a ideia peregrina de comprar dois jogadores feitos para dar nome e vender camisolas eram um perfeito disparate.

    Mourinho nao andava numa B. Estava no Barcelona, mesmo que apenas como adjunto.

    Hoje não, mas nesses primeiros dias de janeiro, se alguém pudesse escolher entre mourinho e Lage, ninguém no seu perfeito juízo escolhia o segundo.

    Se o Benfica não estivesse tão bem classificado no que chamas de campeonato do betão, não haveria agora (ou em tão larga escala) os Félix e Dias e Ferros e tantos outros. Sem investimento no Seixal não haveria frutos - se bem que tu preferisses jogadores feitos de craveira internacional.

    O insucesso do clube este ano terá como rosto a pessoa que dará também no sucesso. Os líderes não se podem esconder. No final do ano, ganhando o campeonato, o merito será do presidente ou de Lage ou dos dois?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento mas a realidade diz o contrário. Félix, Ferro ou Florentino não faziam parte das opções para o princípio da temporada. Aqueles que foram os escolhidos como opções ou não serviam, ou estão sempre lesionados ou até já foram dispensados.

      Referir o Mourinho estar numa B é uma figura de expressão. Não era treinador principal e nem era visto como opção por quase ninguém.

      Eu já disse que não reconhecia a Lage estes méritos, mas eu não estou todos os dias no Seixal a vê-lo trabalhar. Quem lá está também não via nada pois não pensou nele.

      O mérito é de Bruno Lage, mesmo que alguns queiram colar-se.

      Eliminar
    2. Creio que há aí muita desatenção. Desde já alguns anos que o presidente diz que os reforcos vêem do Seixal. Não tenho quaisquer dúvidas que Ferro e Félix eram ate para RV peças a ter em conta.

      Reafirmo, em janeiro ninguém trocava Mourinho por Lage (nem eu), mas também muitos não trocariam por Rui Faria, JJ, Jardim, Fonseca ou tantos outros. Lage estar onde está é mérito seu por ter mostrado o seu valor, e do presidente por o ter convidado a voltar ao clube, e por lhe dar a equipa para a mão. Aliás, louvo até a sinceridade de LFV qdo admite que Lage esteve um pouco à experiência.

      Já agora, a minha crítica sobre a crítica ao betão mantem se

      Eliminar
  25. Caros Benfiquistas,

    A narrativa de alguns escribas e comentadores deste blog é fantástica e passa sempre, mas sempre, por menorizar a actual estrutura do Benfica como se esta não tivesse responsabilidades nos fracassos, mas também nos êxitos.
    Nesta narrativa aparece invariavelmente como pano de fundo uma critica destrutiva a roçar o insulto ao presidente Luís Filipe Vieira, em que entre outros “doces” é acusado de boicotar as vitórias do Benfica! O boicote de LFV é aliás uma certeza partilhada e sublinhada e que acredito irá fazer escola a nível internacional!
    Esquecem-se, em primeiro lugar, de dizer onde o Benfica se encontrava quando Manuel Vilarinho – na minha opinião o mais importante presidente da história do Benfica desde os anos 80, pois salvou o clube das garras de Vale e Azevedo – lhe pegou em Outubro de 2000, numa altura em que a credibilidade do clube era um zero absoluto. Foi Manuel Vilarinho que iniciou o processo de recuperação do Benfica e trouxe para o clube LFV, o qual desde 2003 é o presidente Benfica.
    Estádio, Pavilhões, Museu, Caixa Futebol Campos, Sede … são infraestruturas construídas desde então e é também desde que Manuel Vilarinho assumiu a presidência que o Benfica recuperou a credibilidade e se tornou um clube cumpridor, sem vencimentos em atraso, sem credores à porta e com uma estratégia para o futuro.
    Foi com LFV que o apito dourado foi denunciado e que só não resultou na descida de divisão do FC Porto porque o nosso sistema judicial é o que é estando minado de corruptos. O FC Porto foi sentenciado de corrupção [ nunca se esqueça!] e só erros processuais e juízes amigos do Porto permitiram uma tentativa de lavagem destas práticas.
    Não é fácil recuperar um clube financeira e desportivamente, ganhando em capo de forma limpa e construir uma infraestrutura que permita concretizar uma estratégia de sustentabilidade, principalmente quando um dos adversários – FC Porto – tem como valores ao ódio, a intimidação, o tráfico de influências e a corrupção.
    Foi com esta direcção que o FC Porto na ânsia de ganhar se tornou um clube intervencionado pela UEFA e tem um endividamento monstruoso e foi também com esta direcção que o Sporting está em pré-falência.
    O Benfica tem neste momento uma estratégia, património e resultados desportivos e financeiros [ sim estes são fundamentais para se poderem ter equipas competitivas].
    Aos arautos da desgraça relembro que jamais se deve menosprezar treinadores como JJ e RV, pois ambos nos deram títulos e ajudaram a quebrar a hegemonia do FC Porto, mas agora deve-se apoiar Bruno Lage pois é o nosso treinador.
    Bruno Lage não apareceu como treinador do Benfica por iniciativa própria, nem vingaria sem suporte da estrutura do clube, agora que estamos perante um treinador de excelência disso ninguém duvide. Talvez para os mais distraídos seja necessário referir que Bruno Lage tem contrato de 5 anos com o Benfica e que este contrato foi assinado por LFV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Rodrigues, agradeço a sua extensa análise. Nem todos se dão a esse trabalho. No entanto, o Pedro mistura uma série de acontecimentos que têm de ser analisados em separado e não em "tulha". Muito do que escreveu sobre "recuperação de credibilidade" faz parte de uma propaganda que tem sido vendida aos benfiquistas e que tem pouca adesão com a realidade.

      Tivemos Vale e Azevedo, mas antes tivemos um Vilarinho que, esse sim, destruiu muito valor no Benfica. Começando por liquidar um plantel campeão, por infiltrar Artur Jorge no clube e por entregar a Pinto da Costa o poder na Liga de Clubes.

      O atual presidente não tem moral nenhuma para falar dos tempos de João Vale e Azevedo pois não estava no Benfica nem se interessava pelo mesmo.

      Falarmos no Apito Dourado e no papel salvador do atual presidente é brincar com a memória do que se passou.
      Quando o Porto de Pinto da Costa atacou Hermínio Loureiro e Ricardo Costa, Luis Filipe Vieira calou-se, deixou cair a Liga e apoiou de seguida um dos vice-presidentes de Pinto da Costa nesse mesmo período do Apito Dourado. Só quem não estava no futebol é que pode ignorar os vários episódios protagonizados por Fernando Gomes enquanto responsável do FCP.

      Há muito a debater e a falar. Certamente que não será Luis Filipe Vieira, que em 18 anos a gerir o futebol do Benfica venceu apenas 6 campeonatos, que estará acima de escrutínio constante pelos benfiquistas.

      Obrigado Pedro Rodrigues.

      Eliminar
    2. Caro Scaramanga...

      Está aí a fazer alguma confusão ou então trocou os nomes. Vilarinho vem depois do Vale e Azevedo que entrou em 2000 e saiu em 2003 para dar lugar ao Vieira. Antes do Azevedo tivemos foi o Damásio que realmente delapidou muito do património do clube com gastos pessoais, dele e da sua "1ª dama".

      E são 6 Campeonatos, 7 Taças da Liga, 2 taças de Portugal e 3 Supertaças.

      Era só mesmo para fazer esta correção.

      Eliminar
    3. "Tivemos Vale e Azevedo, mas antes tivemos um Vilarinho que, esse sim, destruiu muito valor no Benfica. Começando por liquidar um plantel campeão, por infiltrar Artur Jorge no clube e por entregar a Pinto da Costa o poder na Liga de Clubes." Corrige lá isso!

      Eliminar
    4. Manuel Damásio!! Claro que sim! Nem sei porque escrevi Vilarinho que, mesmo com uma ou outra opção menos feliz, merece o reconhecimento de ter deixado o clube melhor do que encontrou.

      De realçar que o dinheiro com que sustentou a despesa corrente do clube retirou-o sem cobrar um cêntimo de juros ao Benfica. Nenhum dos outros "heróis" salvadores lá meteu um cêntimo. Só ele e Vítor Santos que pagou do seu bolso Roger.

      Eliminar
    5. Scaramanga,

      Desculpe mas não posso concordar com o que diz relativamente à Liga.
      Todos sabemos que o Porto durante anos teve o apoio de váriso clubes da 1ª liga por favores aos presidentes à custas desses clubes ( Leiria, Nacional, Académica, Setubal, Maritimo até determinada fase, Portimonense, Boavista, ... e o Sporting ) e por isso tem dominado a Federação, a Liga e principalmente a arbitragem. Nesse caso em concreto o Benfica estava isolado e nada poderia fazer, por isso dizer que é culpa da direcção do Benfica é incorrecto.
      Sobre o apoio a Fernando Gomes, também sou absolutamente contra.

      Eliminar
  26. (continuação)
    Não sei se foi LFV o principal responsável pela subida de Bruno Lage à equipa principal, nem me interessa, pois eu considero que além do presidente existem muitos outros dirigentes de valor no Benfica. O que me interessa é que ele é o treinador do Benfica e que foi escolhido por esta direcção e não é JJ, nem Marco Silva, nem Mourinho, nem Paulo Fonseca …
    Mais, Bruno Lage mostra e sabe que tem o apoio de toda a estrutura e que é ele e não outro o escolhido, por mais veneno que os dragartos tentem destilar.
    Da mesma forma que à época foi um erro mandar Mourinho embora, agora é importante realçar o acerto na escolha de Bruno Lage.
    E também há que enaltecer o trabalho fantástico que foi feito e está a ser feito no Seixal. Nada disto é por acaso e neste particular se alguém repete até à exaustão a importância do Seixal é LFV.
    LFV e a actual direcção têm também responsabilidade no desinvestimento da época passada, como é evidente, pois provavelmente não esperariam que o FC Porto conseguisse recuperar da forma como aconteceu, nem … aquele golo furtuito do Herrera, mas sim é a eles que se devem imputar responsabilidades sem irmos pela via jocosa do “boicote” ao Penta.
    Agora o que disse na altura mantenho, se esse desinvestimento tiver contribuído para o Benfica ficar mais sólido financeiramente e ser capaz de manter os principais jogadores na equipa , então terá valido a pena- veremos!
    Sobre João Félix, Ruben, Ferro, Florentino, Jota … espero que LFV cumpra a promessa e para mim não devem ficar nem até ao Verão nem mais 2 anos devem ficar e cumprir contratos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "espero que LFV cumpra a promessa e para mim não devem ficar nem até ao Verão nem mais 2 anos devem ficar e cumprir contratos.", Yep!!!
      Tendo as contas controladas, é isto.

      Eliminar
    2. Sim Moléculas,

      Isto só é possível com as contas controladas.

      Eliminar
  27. 95,52 % o resto é tudo une corrida de auto congratulação. Eu sabia, eu vi, eu disse.....mas não fazem corno. Quem toma as decisões é que nunca tem mérito. Quando faz bem teve sorte, e fez o que "todos" sabiam e disseram mas quando faz errado é o pior e está contra nos. Isto é um rebanho pequeno porque os 95,52% é que decide. Há treinadores de sofá mas pelos vistos também há uns quantos Presidentes de sofá. Cá estão e cá ficam ano após ano após ano após ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mantenha o pantel actual todo mais o caio lucas, o mbabu (se for necessário), um lateral esquerdo (se for necessário, acredito que o nuno tavares esteja quase preparado) e 1 ou 2 avançados, e estou a ver a situação do Jonas muito "coisa", provavelmente fará sentido no fim da época ir fazer uma perninha ao mundo árabe ou à china. Saindo jonas, precisamos de 2 avançados, vá buscar o Mitro pelos 7 milhões de novo e outro atleta tecnicamente ao nível do jonas.
      Abraço.
      PS: salvio e fejsa estarão na altura de saírem?
      Outro abraço

      Eliminar
    2. Moléculas,

      No modelo de jogo de Lage, não sei se cabem jogadores de área como Mitroglou, pois a dinâmica da equipa é conseguida por grande disponibilidade e mobilidade de todos os jogadores.
      Jimenez sim esse encaixaria nesta equipa que nem luva, mas o Wolves vai-se chegar à frente com 38 M€.

      Eliminar
    3. O Godfather é um eleitor daqueles que todos os governantes e outros líderes eleitos preferem ter. Não questionar, não perguntar e aceitar como verdade tudo o que lhe impingem. Desculpe mas ser benfiquista não é isso.

      Eliminar
    4. Questionar ? Três posts cheios de certezas não é questionar amigo. Não estava à espera de outra resposta. É sempre a mesma de quem só está do contra. Vocês é que sabem e que têm a visão clara e limpa de fanatismo. O mundo é que está errado. E a prova disso é serem poucos à pensar assim. Os iluminados. Até já aqui li que a estrutura deve estar atenta ao blogue visto certas decisões que tomaram. Enfim. Se querem viver na bolha entre vocês, muito bem. Agora o mínimo de respeito era não vir festejar os sucessos com o resto dos idiotas. Quem será que era assim ? Eu é que sei e os outros estão todos errados. Ahh pois é o BdC. Olha, vou continuar cego e a apoiar quem trabalha com o risco de cometer erros. As "operação coração" estão longe e não foi graças a escribas.

      Eliminar
    5. Disseste tudo @Da Godfather

      Eliminar
  28. Tudo a bater no Vieira por ter na estrutura um tipo como o Lage! Voces são inacreditáveis. E que tal um post sobre o silêncio da Comunicação Social ao facto do Porto já ter perdido 9 pontos desde que o Pepe chegou ao Porco? De o Peidolas ter renovado contrato ao Conceição quando a coisa no balneário começou a aquecer?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking