O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 23 de março de 2018

O revisionismo como arma de propaganda.

. 92 comentários


Um mito urbano repetido nos últimos anos, e que vi relembrado em algum comentário ontem ou anteontem, é que os benfiquistas tinham-se apercebido do vigarista que era João Vale e Azevedo e tinham corrido com ele em eleições.

Só que isto não poderia estar mais longe da verdade. Não só os benfiquistas não correram com João Vale e Azevedo como a poucos dias das eleições ele estava em condições de ser reeleito!

O que impediu o seguidor do coveiro do SL Benfica, Manuel Damásio, de ser reeleito?
Dois "pormaiores": Mário Jardel e Eusébio da Silva Ferreira.

Manuel Vilarinho não conseguia ganhar vantagem face a João Vale e Azevedo e então anunciou que se fosse eleito, traria Mário Jardel para o Sport Lisboa e Benfica. Não só o prometeu como reafirmou:

"Para acabar com as dúvidas, desfazer boatos e como garantia de que a notícia Jardel não é virtual, prometo aos sócios que, a não ser verdade tudo o que afirmei acerca de Mário Jardel e do Galatasaray, oferecerei ao Benfica Futebol SAD a quantia de cem mil contos". A BOLA (26/10/2000)

Não só Mário Jardel não veio, comprovando a mentira pregada aos sócios, também os 100 mil contos nunca ninguém os viu e o brasileiro acabou por ir para o Sporting onde foi campeão e marcou 67 golos em 62 jogos.

Mas juntamente com o "trunfo" Jardel, há outro momento chave: Eusébio aparece num dos últimos jantares da lista de Vilarinho, não apoiando explicitamente mas dizendo que tinha ido dar um abraço a um amigo.

Foi o suficiente para, apesar de muito nervosismo na noite das eleições, Manuel Vilarinho conseguir ultrapassar JVA e vencer. Mas mesmo assim, o vigarista ainda recebeu 38% dos votos!

Ou seja, os benfiquistas, mesmo com evidências, não estavam com vontade de afastar João Vale e Azevedo da presidência do clube. De tal forma que os jornalistas nessa noite de eleições estavam em força...na sede de campanha de Vale e Azevedo.

Curiosamente, um dos argumentos que usavam contra Vale e Azevedo é que o SL Benfica não "rasgava" contratos referindo-se à decisão de Vale em rescindir unilateralmente os contratos com Joaquim Oliveira.

Dizia Vilarinho: "Se queremos projectar uma imagem altiva do clube temos de respeitar os compromissos assumidos" - A Bola (19/10/2000).

Só que poucos dias após as eleições, o Tribunal da Relação de Lisboa dava razão ao SL Benfica e considerava os contratos com a Olivedesportos nulos. Ou seja, teria sido a quase certa morte da Olivedesportos e a libertação do SL Benfica do sistema.

Como sabemos, Vilarinho voltou a entregar à Olivedesportos os direitos do SLB por 10 anos e a preço de saldo, permitindo assim que tudo o que não era pago ao SLB fosse canalizado para alimentar o clube do Apito.

Dos presidentes que vi, o único a ser "corrido" foi Fernando Martins, e os sócios que votaram nesses tempos tinham razão...

Isto só para manter viva a memória de todos e em especial dos que muitos anos depois podem ter a  tentação de querer reescrever o que se passou para criar uma versão mais "friendly" seja lá para quem for. A propaganda de quem está no poder é sempre uma arma difícil de combater.

Já agora, e indo a reboque de um artigo do Alberto Miguéns, também não deixa de ser curioso a facilidade com que benfiquistas de sempre como Ricardo Araújo Pereira ou João Miguel Tavares são enxovalhados, chamados de pseudo-benfiquistas, de oportunistas e outros mimos. 


Enquanto isso protege-se quem gosta de comentários ofensivos para o clube e os seus adeptos, e até se chama isso de "benfiquismo".


Enquanto isso quem cuspiu no clube quando o Sport Lisboa e Benfica mais precisava dele é convidado para um dia de festa do clube ou para o camarote presidencial.


Sim, estamos a falar de Pacheco como poderíamos falar de outros. Quando o SL Benfica passava um momento difícil, Pacheco não só virou as costas ao clube que lhe tinha dado tudo como levou outro ingrato: Paulo Sousa.

Nos tempos mais recentes, até na fundação do Sport Lisboa e Benfica queriam mexer. Agradeçam ao Alberto Miguéns tal não ter acontecido.

Podem fazer de tudo para reescrever a história do SL Benfica só que os benfiquistas de gema e de sempre têm uma memória à prova de revisionismo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

92 comentários

  1. João Maria23/3/18 13:52

    Parabéns pelo artigo

    ResponderEliminar
  2. Bom post para abrir muita pestana.
    Apesar de não concordar com muita coisa que escreves, apoio as tuas abordagens em relação à nossa direcção.
    Nós benfiquistas podemos achar que tudo é bonito dentro do noso clube, mas não podemos nunca achar que as pessoas que estão à frente do clube só pensem nos interesses do mesmo, como nós adeptos achamos.
    Não é anormal o que eles fazem, acho mais anormal que Nós adeptos, andemos aqui a mandar areia para os olhos como se nada se passasse.
    Rumo ao p3n7a!

    ResponderEliminar
  3. Caro Shadows

    É injusto pois se esse tal Alberto Miguéns não deixou alterar a História da Fundação, em 2012, só contribuiu com 33 por cento pois isso também se deve ao jornalista Manuel Arons de Carvalho e ao antigo dirigente (Segundo mandato de Adolfo Vieira de Brito e Direcção de Duarte Borges Coutinho) Armando Abreu Rocha, infelizmente falecido. e se formos rigorosos ao actual presidente da Mesa da assembleia Geral, Luís Nazaré que concordou com o triunvirato. Se ele numa reunião não tem obrigado a troika que queria alterar a Gloriosa História a recuar o assunto seria muito mais complexo pois teria de ser levado a uma assembleia Geral. Com Luís Nazaré chegou uma reunião de seis horas!

    Saudações Gloriosíssimas

    Alberto Miguéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se o grande Alberto Miguéns não tem estado lá para corrigir ou impedir isso e muitas outras coisas que se foram sabendo...a decisão final subindo à presidência tinha passado! Ou será exagero meu?

      Eliminar
    2. Caro Shadows

      Acerca desse episódio até foi um Benfiquista anónimo (por já não me lembrar do nome) que me informou que no portal do Clube estava uma História que lhe patecia não encaixar no que conhecia. eu depois contactei esses dois extraordinários Benfiquistas que citei. Para que um dia não se diga que durante nove meses ninguém tentou adulterar a Fundação do Clube essa versão ainda circula pela internet copiada por alguém no slbenfica.pt. Guardem-na para memória futura:

      https://benficapower.wordpress.com/historia/

      Tetrasaudações Gloriosas

      Alberto Miguéns

      Eliminar
  4. Voltou o medidor de benfiquismo? Mas só de quem critica... os que não criticas são vieiristas!

    Revisionismo? Um exemplo: "Só que isto não poderia estar mais longe da verdade. Não só os benfiquistas não correram com João Vale e Azevedo como a poucos dias das eleições ele estava em condições de ser reeleito!" Independentemente dos motivos (até podia ser por o homem ser careca)... foram os benfiquistas que votaram nessas eleições que colocaram VA fora! Em todas as eleições há motivos (pormenores ou pormaiores) para votar num ou noutro. O Sócrates só perdeu porque levou o pais à bancarrota... quer dizer que não foram os portugueses? O Santana só perdeu porque era bronca atrás de bronca... Quer dizer que não foram os portugueses?

    Revisionismo é querer fazer passar o JMT como grande benfiquista (quando nem ele se considera) aproveitando um like anti (que também obviamente não é benfiquismo nem de benfiquista e que também será revisionismo tentar passar isso como sendo)... para que assim as criticas que o JMT faz sejam as de um "grande benfiquista".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Martins,

      O post é claro e não te deixa margem para inventares.

      E não mistures política nisto porque senão terei que te lembrar os coros que se levantaram contra a detenção de Sócrates e que hoje são os primeiros a dizer cobras e lagartos do mesmo. Ou terei que te lembrar que até músicas Sócrates teve compostas a seu favor. E ainda teve quase 30% dos votos...

      Os benfiquistas foram atrás da isca Jardel complementada por uma aparição supresa de Eusébio. Se tal não tem acontecido, João Vale e Azevedo tinha sido reeleito. Se calhar ainda brincavas com carrinhos e não te recordas bem desses tempos...mas por isso é que fiz questão de os relembrar.

      Eu falo em JMT, em RAP, como poderia falar noutros que são Benfiquistas, ponto. São tratados com mais agressividade que quem traiu o clube, traiu o presidente que lhes deu a mão como Paulo Sousa, e que depois voltam em ombros.

      Por isso, vir dizer que os benfiquistas "correram com"...só vi isso com Fernando Martins.

      Eliminar
    2. Nuno Figo23/3/18 15:43

      “Os benfiquistas foram atrás da isca Jardel complementada por uma aparição supresa de Eusébio. Se tal não tem acontecido, João Vale e Azevedo tinha sido reeleito”

      Isto não é um facto. É uma opinião, assente na tua bola de cristal, Shadows.

      Eu - como muitos benfiquistas que conheço e na altura decidimos - votei em Vilarinho apenas e só para afastar Vale e Azevedo.

      O teu discurso assenta pois numa premissa que não é mais que uma opinião tua.
      À qual tens todo o direito... mas não é a história.

      Eliminar
    3. Eu votei no jardel, não é preciso bola de cristal...

      Eliminar
    4. O post é claro... Mas não é factual! Uma mentira pode ser clara que não possa a ser verdade... São conceitos diferentes.

      Eu não misturei política e futebol... Dei dois exemplos opostos para evitar as virgens!

      Os benfiquistas foram atrás de um argumento... Como em todas as eleições as pessoas vão atrás de determinados argumentos... A mim convencem me determinado tipo de argumentos, a outras pessoas convencem outros argumentos... mas quem decide é quem vota. Dizer que não dou quem votou que decidiu... não é sequer inteligente.

      Só insisto no jmt porque eu já o li e já o ouvi a dizer que é "adepto de sofá" (ou semelhante). Se ele próprio não se considera um grande benfiquista porque insistes tu em considera lo? Apenas para aproveitar a critica. Simples.

      O figo explica te bem o que são factos e o que é opinião...e quem faz revisionismo.

      Eliminar
  5. E o traidor ainda diz que voltaria a faze-lo:

    https://www.youtube.com/watch?v=qc4VB5j38Qo&t=329s

    Sem caracter mesmo!

    Enfim...

    Pablito

    ResponderEliminar
  6. Esse Pacheco e Paulo Sousa metem-me NOJO

    ResponderEliminar
  7. Mas o que é que tu queres? eleiçoes antecipadas ? é quem o Rangel , esse Benfiquista de gema? o RGda Silva? esse tótó que nao faz nada ,e que é comido nos programas todos que participou ?
    Nem com abatimento de passivo , nem com o clube com um Tetra ,nem com clube campeao europeu em varias modalidades nem assim , aguentam o sucesso do Benfica.

    Dizer que o RAP é benfiquista conceituado é para rir, por ordem dele ainda tinhamos o Jesus , o que ele ja fez no Benfica mesmo?
    Esse cromo do JMT , que pediu ao Centeno para ver jogos na Tv ? , o mesmo que nao critica os outros
    que metem ministros onde querem?
    Bom bom é o Benfiquista de gema Nélson Évora , ou entao o grande Benfiquista Manuel Damásio , ou melhor ainda o grande Benfiquista Bruno Costa de Carvalho!!

    Manuel Vilarinho era o tal que tirou o poder ao JVA e deixou em LFV , e que eu saiba ainda ontem o vi , ao lado do Vieira , que eu saiba ainda ontem eu vi Néné elogiar o presidente , ha uns anos vi o Antonio Simões a elogiar , vi o Eusébio , o Coluna , temos o Shéu , o Chalana , o Pietra esses grandes benfiquistas todos elogiaram a postura e o trabalho do LFV , vejo os jogadores todos a dizer que so eles sabem o quanto o Benfica trabalha e blinda o balneario , dando todas as condiçoes aos jogadores que é so chegar ali e jogar.

    Mas os grandes entendidos sao os cromos que nunca deram um chuto numa bola , nunca tiveram que gerir um clube e que para eles as decisoes tomam se d coraçao , em vez de forma racional , mais nunca tiveram que lidar com um clube que é todos os dias atacado e invejado. E se o é , é porque paramos a hegemonia e o apito dourado que permitia isso.

    Mas voces criticos da treta so veem o que está a frente dos olhos , pensar um bocadinho nao , tentar perceber as coisas , nao.
    O que importa é mandar abaixo.
    Eu vou me rir como tudo . quando o benfica descer o passivo em 100 milhoes , os tais que diziam que o Benfica com vieira so aumentava passivo.

    O Benfica anda a ser atacado forte e feio , e a ser discriminado comparado com os outros disso e em vez d unirmos , 3 ou 4 posts sobre um Like do novo treinador do SLB , sobre o Pacheco , sobre o Jose Manuel Antunes , sobre o Fernando Gomes , qual é amanha? o Post ?
    Nem um post sobre o Feirense Vs SLB nem o resumo.
    Mas para falar mal do Pizzi , do Jonas , do Luisão e do Sálvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, olha, mais um tipo de carácter para quem para ganhar vale tudo. E depois deve ter andado a ganir por causa do apito dourado...

      Eliminar
    2. Será que custa tanto entender o que está aqui em causa?
      Saindo do assunto do post, como já o acabaste de fazer, não estamos a avaliar se o LFV faz algo de útil ou não pelo benfica, se calhar em 10, faz 9 coisas bem, o que é excelente mas não é isso que está em causa, estamos a falar dos meios que se utilizam para chegar a esses fins, pode vir quem quiser falar..jogadores, treinadores, etc..mas achas que eles têm noção do que passa nos bastidores?
      Não vem deste ano, isto já vem desde o primeiro mandato, o LFV sempre agiu com acções por vezes duvidosas, não dignas do que nós benfiquistas queremos, isto em nada está relacionado se ele põe o Benfica no topo ou não.
      O Escobar também foi grande para o seu povo, todos o adoravam...

      Eliminar
    3. Benfica Live, escusas de ficar nervoso. O post é só uma lembrança para os benfiquistas mais novos que não se lembram ou não viveram aqueles tempos. E para aqueles que podem ter a tentação de reescrever o que se passou.

      Eleições porque carga de água? Sabes de alguma coisa que eu não sei?

      Vilarinho não tirou o poder a ninguém. Jogou 2 cartadas que lhe valeram um sprint final forte e se não tem sido isso tinha perdido.

      O post não é sobre LFV e por isso não sei porque vais buscar essa algarviada toda sobre elogios.

      Meu caro, custa-te lembrar a verdade? Lamento. Já agora, quando estiveres com o Pacheco que deve ser teu amigo para não lhe dedicares uma palavra, manda-lhe um empurrão para o raio que o parta, sff. Obrigado.

      Eliminar
    4. Pelos vistos tu és daqueles que gosto que metam um dedo no cu para ficares feliz certo?

      Ja abaixo os Cem Milhoes? tbm ja era tempo certo para quem anda ha 14 anos a dizer sempre o mesmo certo?

      A Radio era para quando?

      O FDP ja foi despedido?

      Amigo tu nao das lições a ninguém porque tu ves Futebol desde que entrou o LFV para o Benfica porque ate la eras um Lagarto só pode

      Eliminar
    5. Nuno Figo23/3/18 15:45

      “Jogou 2 cartadas que lhe valeram um sprint final forte e se não tem sido isso tinha perdido.”

      Incorreto. É uma opinião tua.

      Eliminar
    6. Nervoso eu? eu adoro é as vossas suposiçoes ou teorias, eu sou do Benfica , e sim por acaso sou conhecido do Pacheco do tempo que jogava no Atletico Clube Portugal , e digo te ja que a forma como o trataram tambem não é de benfiquista , nem dos valores do Benfica, mas essa parte nao da jeito referir!!

      Mas mais , para falarem mal do pacheco ,entao tambem deviam fazer o mesmo com o Joao Vieira Pinto (o meu idolo de pequeno) , porque por ele ja estava no sporting , e quase todos os anos quis sair , nessa altura , primeiro Sporting , depois Atletico e depois Deportivo.
      O que muda?
      no entanto passou mais nao sei quantos anos dentro do SLB , e nao vi ninguem o mandar para o raio que o parta!! nem ao Rui Águas que mesmo depois de ligaçao ao porto , apos arrumar chuteiras , aparecia sempre conectado ao Sport Lisboa e Benfica!!

      Os jogadores de futebol , funcionam assim ,cá é que cai o carmo e trindade , um dos meus maiores idolos , o Roberto Baggio , passou pelo Milan ,Inter e Juventus , no entanto é / foi idolatrado por todos esses clubes!!
      Chama lhe traidor , chama lhe que quiseres!!

      Os jogadores cometem erros ,e vao continuar a cometer , mas tambem eles sao humanos e nao sao robots e tentam fazer o melhor para vida deles!! uns corre bem outros corre mal ,agora ficar com uma cruz para o resto da vida por uma má / boa decisao. nao contem comigo para atirar pedras , graças a isso tivemos Simão Sabrosa que devia tudo ao querido sporting , desde que nao desrespeitem ou sejam mal educados ou ingratos , por mim tudo bem , so faz falta quem lá está , porque os jogadores passam e a instituiçao mantém-se!!!

      Quanto ao Vilarinho , o Vilarinho que eu saiba foi a eleiçoes com JVA , logo foi ele com apoio dos adeptos que destitui o JVA do poder , com ou sem cartadas!!

      Eliminar
    7. O pessoal do Call-Center anda sempre em cima do acontecimento. Passam tudo a pente fino!

      Eliminar
    8. Alerta Vermelho23/3/18 17:46

      Pois é caro Viriato. Fazem o patrulhamento diário. Tal é o pânico! Esta gente (pouco BENFIQUISTA), quer lá ficar para sempre! São lapas! No seu desespero, tentam constantemente enfiar gelados pela testa adentro dos outros, o que ainda os enterra mais, pois isso ofende a inteligência dos adeptos!

      Eliminar
    9. Tiago Da Fonseca23 Março, 2018 15:41
      Pelos vistos tu és daqueles que gosto que metam um dedo no cu para ficares feliz certo?
      Olha eu por acaso , nos ultimos anos sem me fazerem nada disso , ando bastante feliz, ja tu , acredito que nem festejes os ultimos anos afinal de contas , sentes que estao a meter um dedo sabe se la onde e , por isso isso de festejar , é como se te estivessem a meter o tal dito cujo , entao nada de festejar!!

      Acabar com o passivo ja era tempo , sim e equipas competitivas e cumprir prazos e fornecedores , ficava para mais tarde , talvez ano 2020.
      Eu fico pasmo com a quantidade de ingratidão e o quanto nao teem a minima noção como se gere negócios. mas gostam de opinar!!

      Nao percebi essa do FD*P ja foi despedido!! por isso nao posso responder

      E eu lagarto? LOOOOL epá nem vou comentar o quanto ridiculo é essa afirmação. Mas se te faz feliz , força.

      Amigo Tiago eu sou do Benfica desde que me lembro de um tal Jonas Thern , Stefan Schwarz e claro Mats Magnusson

      Eliminar
    10. É assim nos temos que ser sérios e não querer fazer toda gente burra certo um pessoa tem olhos na cara esse tal Benfica que tu te lembras tive eu em Wiena a ver a final da taça campeões europeus grande Thern um sr trinco mas não era esse o tempo para ti e para muitos que o Benfica não tinha nada mas ia as finais europeias? E agora é que estamos bem quando fizemos zero pontos? Eu sempre paguei as cotas mesmo nos maus tempos do Benfica e tens gente no Benfica que não pagava a mais de vinte anos e esses mesmo vão a Btv cheios de moral, mas qual moral tem essa gente? O FDP é aquele que chamou ao mundo Benfiquista de FDP e polvo e outras coisas e axas q esse gajo pode treinar no Benfica

      Eliminar
    11. Uma coisa bonita dos Vieiristas acima de Benfiquistas é como andam sempre com um medidor de benfiquismo no bolso. Caríssimo, na hora de medir o benfiquismo dá jeito que não se tenha ido frequentar as piscinas do Campo Grande como sócio. Tudo o resto é culto da personalidade à boa maneira da Coreia do Norte. Eu percebo a confusão, como o vosso querido Líder aprendeu tudo sobre dirigismo nas missas do Papa, ele tende a misturar a Instituição com as pessoas. Nada de mais...

      Eliminar
  8. Assim como ontem bati palmas ao post do Sr Rui Dias, hoje bato palmas a este teu post, é bom não esquecer, assim como é bom fazer com que mentiras contadas muitas vezes não se tornem verdades.
    Mas sublinho, até maio temos de ser 1 só ...
    A equipa de futebol precisa de nós para atingir aquilo que os antis mais temem.
    Não esquecendo as outras modalidades, é no futebol que temos de vencer.
    Pois se ganharmos este ano, será épico.
    Não, não vai ser o fim de ninguém, mas será a vitória mais saborosa dos 5.
    Vamos honrar o nosso lema, aquele que está no símbolo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem pensar em outra coisa que não o Penta! Este post foi só para corrigir os desvios que queriam fazer à história do clube...

      Eliminar
  9. Não resisto a umas perguntas:
    1. Se Vale e Azevedo perdeu as eleições, isso não significa que a maioria dos Benfiquistas quis correr com ele?
    2. Quando o Benfica renovou com a Olivedesportos, havia outras empresas que estivessem interessadas em adquirir os direitos televisivos pelos mesmos valores ou superiores?
    3. Sabendo que cabe recurso das decisões da Relação para o STJ, podia o Benfica dar-se ao luxo de ficar sem verbas das transmissões televisivas até que houvesse uma decisão final?
    4. O Ricardo Araújo Pereira e o João Miguel Tavares, são benfiquistas mais importantes que os outros?
    Uma nota: o facto de muitos não concordarem com as opiniões de RAP ou de JMT, não significa que os estejam a enxovalhar. Aliás com respeito a RAP respeito bastante as suas opiniões, apesar de nem sempre concordar.
    Já quanto a JMT não tenho a mesma opinião. A sua linha de pensamento e argumentação é hipócrita e mal intencionada (e não me refiro só ao que escreve sobre o Benfica)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Zeca, sabes bem que o adepto vai atrás da cenoura do título. E naquela altura era usual um candidato apresentar jogadores como trunfo.

      Os que mudaram o voto nos últimos dias e votaram Vilarinho foram atrás do Jardel e do Eusébio. Quem frequentava o edifício das Portas de Sto Antão, o Ponto Vermelho ou outros locais de reunião como o campo de treinos em frente ao estádio recorda o que isso pesou.

      O Benfica tinha os direitos na mão, podia vender os jogos como quisesse, mas resolveu entregar novamente a Joaquim Oliveira por um valor fixo que durou 10 anos. Cerca de 8M enquanto a mesma empresa pagava quase 20M ao FCP, que em audiências valia e vale nem um terço do SLB.

      O Benfica tinha que organizar a casa e em vez de optar por um financiamento bancário a longo prazo que claramente tinha acesso e lhe daria tempo para se reorganizar, preferiu antecipar valores com aquele contrato e que serviram para decepar o clube de muito dinheiro durante 10 anos. Só em contas redondas, o SLB já valia, em valores da altura quase 20M. O Oliveirinha pagava 8M. Faz as contas e vê em 10 anos quantas dezenas de milhões foram parar a outro lado em vez de virem para a Luz.

      Todos os benfiquistas são importantes. Concorde-se ou não com as suas opiniões que podem ser ou não cínicas, hipócritas ou mal intencionadas.
      Eu tenho insistido nestes 2 porque nos últimos tempos têm sido chamados de tudo porque assumiram uma posição divergente da opinião da direcção. Enquanto isso escumalha como este Pacheco é recebido de braços abertos. Mas tens muito mais na BTV, por exemplo. Gente que em tempos conspirou contra o clube e hoje aparecem como comentadores "muito benfiquistas".

      Não estamos nos escuteiros nem vamos cantar abraçados o kumbaya. Futebol é paixão, é sangue quente e é gostar mais do clube que quase tudo.

      Eliminar
    2. José Alexandre Martins23/3/18 15:47

      Completamente de acordo com este comentário. Há felizmente senso comum entre os benfiquistas e isso deve dar-nos confiança sobre qualquer cenário.

      Eliminar
    3. Shadows se nao te importares gostaria da saber qual a tua resposta a pergunta q fez o Zeca Diabo no ponto 2.

      É fácil dizer q se tinha os direitos televisivos na mao para vender a quem quisesse nao respondendo a quem.....se bem me lembro na altura, e eu ja nao tinha propriamente idade de andar na escola, ninguém se chegava a frente para os comprar, ja o VA tinha dificuldade em vender jogo a jogo a SIC e isso por valores ridículos......

      Zé Mario

      Eliminar
  10. Caro Shadows,

    O artigo pretende apenas relatar a história, ou é alguma tentativa de colagem a personagens actuais?

    A propaganda de quem está no poder é sempre uma arma difícil de combater.

    populismo
    po.pu.lis.mopupuˈliʒmu
    nome masculino
    1. simpatia pelo povo
    2. POLÍTICA doutrina ou prática política que procura ganhar vantagens com o apelo a reivindicações ou preconceitos amplamente disseminados entre a população
    3. POLÍTICA doutrina ou regime de carácter paternalista assente na ideia de que a liderança política deve ser exercida em estreita ligação com o povo, sem a intermediação de partidos
    4. corrente artística que escolhe como temática os costumes ou o modo de vida popular

    O populista, Vale a Azevedo encaixa que nem uma luva no ponto 2, já o Azevedo do outro lado da segunda circular, encaixa em quase todos, mas talvez colasse, o ponto 4 em primeiro e a negrito na sua escala.

    Se a ideia era algum tipo de colagem, acho que basta vermos, alguns exemplos de "estados" governados por populistas.
    Ex: Venezuela e Sporting.
    Tanto os cidadãos como os adeptos desse clube, são imbuídos de um espírito positivo, ganhador, uno e reivindicativo, depois... é o que todos sabemos...

    Já no nosso clube, os sócios, elegeram o presidente actual, várias vezes e como base principal os títulos e o trabalho efectuado no clube. Não me vou alongar dissecando o trabalho actual, porque sei que estou a falar para os benfiquistas de gema e de sempre, que têm uma memória à prova de revisionismo.

    Saudações,
    GG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GG, fique claro que não pretende colar nada nem ninguém dos dias de hoje. Pretende apenas lembrar que os benfiquistas, mesmo com um vigarista ao leme do clube, estiveram quase a dar-lhe novo mandato. E que quem o substituiu só entrou porque mentiu quanto a Jardel e teve a presença de Eusébio como tónico vital para ultrapassar JVA.

      Vejo é que há gente nervosa, não entendo porquê nem com quê.

      Eliminar
    2. É isso mesmo Shadows. O Call-Center anda nervoso.

      Eliminar
    3. É evidente que há muitas vezes a tentação de fechar os olhos a certas coisas e isso aconteceu com Vale e Azevedo e, a meu ver, está a acontecer para os lado de alvalade.
      Sei que defendes que muitos Benfiquistas fazem o mesmo a respeito de Vieira!! Mas eu não me incluo nesse grupo, tenho bem consciência dos defeitos da gestão de Vieira, apenas considero que entre o deve e o haver o saldo é muito positivo a favor do Benfica, sem embargo de Vieira também ter beneficiado desse saldo! Tento sempre ver as coisas de uma forma equilibrada, pois tenho a noção do perigo dos fundamentalismos.

      Eliminar
    4. Viriato , porque não voltas para o fórum do jornal Record ? Essa do call center é de quem não tem argumentos !!!! Rumo ao Penta !!!!!

      Eliminar
    5. @Shadows,
      nervoso por pensar pela minha cabeça e dizer o que penso?
      Achar que indirectamente estás a tentar colar a direção actual ao teu retracto histórico?
      Todos os que leem, percebem onde queres chegar, pois não seria por dois ou três não saberem desta história, que faria sentido toda esta dissertação. Talvez os tais do gelado com a testa pensem isso, eu não!

      @Viriato de Viseu,
      como vivemos num país democrático e podemos dizer o que pensamos, sem sermos expulsos de sócio... ao leres o meu comentário, podes dizer que trabalho no call center da luz, e na mesma proporção e liberdade, ao ler os teus, dizer que de benfiquista tens pouco.

      Uma e outra coisa são mentira... eu sei!

      @Zeca Diabo, tu e muitos de nós não pensam assim.

      Ps: maravilhoso ver esta equipa de sub 21 tuga, a partir a loiça toda, com benfiquistas ao leme. Talvez no fim do jogo, a nossa formação tenha direito a um post.
      Fica o repto Shadows ;)

      Saudações,
      GG

      Eliminar
    6. Caro Fortuna,
      Vê-se claramente que o Fortuna tem andado fora. Há anos, para aí meia-duzia, que não entro nos comentários do recoreco.

      Quanto ao meu Benfiquismo...olha, sou sócio com um número um pouco acima dos 6 mil. (SEIS MIL) E o teu.?

      Eliminar
    7. "Uma e outra coisa são mentira... eu sei!"

      Rumo ao Penta
      Saudações,
      GG

      Eliminar
  11. > "Dos presidentes que vi, o único a ser "corrido" foi Fernando Martins, e os sócios que votaram nesses tempos tinham razão..."

    Assim rapidamente, porque razão foi Fernando Martins corrido?
    Já suspeitava que o tipo não devia ser boa fruta, é sempre muito elogiado pelo turista de Vigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Martins andou demasiado colado a Pinto da Costa. Foi-lhe fatal. João Santos apresentou um projecto ambicioso(e que cumpriu) prometendo um SLB para a Europa e os benfiquistas em vez de betão preferiram os resultados dentro do campo.
      Relembro que após Fernando Martins sair, soube-se que o fecho do Terceiro Anel estava por pagar e a direcção de João Santos teve de encontrar 250 mil contos para pagar à Teixeira Duarte que ameaçava com processos.

      Eliminar
    2. A equipa do Padre das Antas continua a fazer do hotel do (falecido) Fernando Martins o seu Quartel-General em Lisboa, como paga por serviços prestados à Paróquia...

      Eliminar
    3. Zé Diogo23/3/18 20:22

      " andou demasiado colado a Pinto da Costa "

      Demasiado colado, não é o mesmo que " ter abertos as pernas " ao presidente assumidamente corrupto da Costa?

      Será que estou a pensar mal, ou o negócio da hotelaria foi colocado em primeiro lugar em detrimento da defesa dos interesses do Benfica ?

      Há coincidências do caraças não há ?

      Eliminar
  12. e os mails? hoje passei plo mister do cafe..e surreal...nao pode ser verdade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. surreal é achares que passas. Ontem, hoje e amanha esse tasco é apenas um reflexo do sporting "não ganhámos porque eles..." ao passo que para algum dia voltar a ser Sporting têm de dizer "não ganhámos porque nós..."

      Kazhim

      Eliminar
    2. Mais revelaçoes que São uma delicia.

      Para mim não são nada espantosas e a procissão ainda vai no adro. A ponta do iceberg.

      De vieira não se esperava outra coisa: decalcar o nojo que aprendeu a norte e escarrar no nome do Sport Lisboa e Benfica.

      A malta gosta, deixa estar.

      Eliminar
    3. O que os cafés e os artistas mais desejam é que os benquistas passem por lá e achem tudo surreal. Porque surreal é a manipulação da realidade de fazer envergonhar o Goebbels.

      Eliminar
  13. benfiquista de gaia23/3/18 14:58

    SHADOWS...falta por a cereja no topo do bolo ... correram com MOURINHO...e a tatica foi sempre a mesma ......utilizada ate a data de hoje.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próprio mourinho já afirmou que ele é que não foi correcto com o Benfica.

      Os lacraus é que rasgaram cartões de sócio quando souberam que o zmerding o tinha contratado lol

      O mourinho está ligado ao maior escândalo do futebol português. O resto é tabaco..

      Eliminar
  14. Grande texto Shadows, parabéns!!!

    Águia D'ouro

    ResponderEliminar
  15. Há aqui algumas confusões óbvias:

    1) Apesar do "caso Eusébio", o que mudou a onda para Vilarinho foi o debate televisivo, a 3 dias das eleições.
    2) Nesse debate, Vilarinho acusa JVA de delapidar terrenos do clube, que Souness chamou mentiroso a JVA, que JVA é igual a Roquette (não percebem nada de futebol), etc. Reduzir tudo ao Jardel é um enorme exagero.
    3) A SIC foi acusada pela lista de Vilarinho de apoiar JVA, e havia certa animosidade com a comunicação social. Esse foi o principal motivo para não haver muitos jornalistas na sede de campanha de Vilarinho.
    4) "não estavam com vontade de afastar João Vale e Azevedo da presidência do clube." - Esta não percebi... Vilarinho teve mais de 60 mil votos do que JVA - foi uma grande vitória de Vilarinho. Relembro que nessas eleições pela tarde demorava-se 2 horas na fila. Se isto não é vontade de mudança...

    Quanto a RAP e a JMT... não percebo também... será que é por tomarem frequentemente a palavra nas AG do Benfica? Ou por serem águias de ouro? Não sei o que fizeram tanto pelo Benfica para serem considerados tão importantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confusões tuas, meu caro.

      A promessa de Jardel e Eusébio mudaram as eleições. Aliás até te dou um link de quem viveu por dentro o que se passou. JVA teve 38% dos votos. Para aldrabão não estava nada mal...
      https://www.rtp.pt/noticias/opiniao/antonio-esteves/as-eleicoes-do-benfica-ja-la-vao-16-anos_957471

      Quanto a RAP ou JMT, não sei quantas vezes falaram nas AGs nem sou defensor oficial ou oficioso deles. Aliás, e ao contrário de RAP, todos sabem como fiquei feliz por JJ ter ido embora. Lembras como JJ era adorado pela "maioria"? Hoje vê o que se diz e escreve sobre ele. São os mesmos. Desse problema de coluna vertebral não sofro...

      No entanto nunca ninguém os viu pelos corredores da SIC ou da TVI a gozar com quem gostava de futebol ou "dos benficas da vida", nem os viu escrever artigos sobre notícias menos felizes com quase 20 anos sobre o recém eleito presidente Vieira, nem os viu servirem de cicerones a Pinto da Costa quando o FCP visitava o Estrela da Amadora, nem os viu a defenderem o próprio Vale quando o mesmo já estava atrás das grades por roubar o SLB, nem os viu fazer negócios com os rivais em transferências de jogadores, nem os viu desprezar o SLB e o presidente Jorge de Brito quando o clube mais precisava deles. E se Jorge de Brito tinha sido quase um pai quer para Pacheco quer para Paulo Sousa...

      Portanto anónimo, agradeço o teu comentário mas o revisionismo não passa por aqui.

      Eliminar
    2. Essa do revisionismo não percebi... as coisas não são preto e branco.

      Eu conheço esses links e trata-se de uma visão de um profissional, fora da vida associativa, e aliás eu votei nessas eleições do clube. Eu acompanhei isso tudo de fio a pavio. Eu não ponho em causa o Jardel e o Eusébio, mas não se deve pôr em causa a importância desse debate televisivo quase nas vésperas das eleições. Foi um desastre para JVA porque lhe marcou definitivamente a imagem de mentiroso.

      É absolutamente inegável que houve uma força para tirar JVA do clube, os 60 mil votos provam-no. E 22 mil pessoas, recorde de votantes, naquela altura num único local de voto significa que o seu nº seria muito superior hoje. As filas à tarde chegavam ao Colombo.

      E se é verdade que teve 38%, Vilarinho teve mais de 60 mil votos do que VA. A tua confusão está na % de votos de JVA.

      Estás a valorizar a % de JVA quando nesses anos o clube estava completamente dividido entre a ala populista e a ala mais racional, por assim dizer, liderada por Luís Tadeu desde 1997. Aliás, relembro que JVA foi eleito com apenas 51% de votos. Aí já estava o clube completamente dividido.

      Não podes reduzir essas eleições de 2000 a um caso isolado, quando foi o populismo que se apoderou da grandeza do Benfica para se converter numa força que só beneficiaria o fcp.
      Foi o populismo que meteu Artur Jorge no Benfica. E se calhar é esse populismo que ainda se mantém em parte no clube.

      JVA teve 38% dos votos, mas já tinha sido esmagado por Damásio entre promessas de regresso de Rui Costa e etc. e tal. O efeito é o mesmo. "o escudo é um escudo". Não é a vigarice e a aldrabice, é o populismo. O populismo de JVA é que foi derrotado, nada mais e ainda assim tinha bastantes adeptos.

      Há uma diferença, é que é inegável que antes das eleições a JVA tentaram colar a vigarice ao populismo. Um famoso papel de "mentiroso" no debate. E nas contínuas deserções dos órgãos sociais do Benfica, a polémica SAD, que pouca gente entendia, até Souness lhe chamar "homem perigoso", às piadas no Herman99, e depois ao Celta de Vigo, as enormes e conplicadas AG do Benfica de JVA, valorizadas pela SIC, à crise desportiva do início dessa época (eliminação ridícula contra o Halmstads a um mês das eleições, apenas 3 vitórias (!) em 8 jogos no campeonato, e no total 3 vitórias em 10 jogos), e sim Eusébio e Jardel, tudo contribuiu para o desvio na %. É a minha opinião como sócio.

      Partes do princípio que o populismo de JVA ganharia sem o Jardel e o Eusébio de Vilarinho; eu parto do princípio que Vilarinho ganharia sempre, por tudo o que escrevi, sobretudo muito aliada à crise no futebol, ainda que só tivesse uma % equivalente àquela que JVA teve em 1997, perto dos 50%. Fruto da completa divisão no clube.

      Eliminar
  16. José Alexandre Martins23/3/18 15:29

    A Olivedesportos recorreu dessa decisão e obteve parecer favorável no Supremo. Julgo que foi nessa instância que Vilarinho decidiu enveredar pelo acordo. Bastante estranho que se esteja a argumentar a favor da decisão de JVA em romper os contratos de direitos televisivos. É à falta de melhor termo um populismo muito pobre usado como contraponto para criticar a direção. Perspetivam-se três linhas de pensamento: os vieiristas, os vilarinhos e os outros. Os outros, nos quais eu me incluo, diriam que o SLBenfica pode fazer melhor que Vieira mas não pode voltar ao velho benfiquismo de Vale e Azevedo e Vilarinho. Mas parece ser uma perda de tempo argumentar com Shadows.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Alexandre,
      "Os outros, nos quais eu me incluo, diriam que o SLBenfica pode fazer melhor que Vieira mas não pode voltar ao velho benfiquismo de Vale e Azevedo e Vilarinho."
      é isto!!

      Eliminar
  17. Parabéns. O post é para relembrar quem tem idade é para ensinar a quem é novo. Lembro-me perfeitamente desses dias e do Jardel....mas o George (de modo a evitar o pagamento da indemnização ao Mário).

    Agora vamos ao Penta!

    Sócio do SLB rumo ao Penta

    ResponderEliminar
  18. Caro Shadows, estás enganado na parte em que te referes ás intenções de voto dos benfiquistas, estiveram muitos nessas eleições a votar no Vilarinho, para tirar o VA da presidência, e bem na minha opinião, foi inclusivé tema de conversa nas filas de voto. E, na opinião de muitos com essa mesma ideia, o grande sinal até foi o célebre frente-a-frente do "beba lá um bocado de água...".

    Quanto á parte da direcção de Vilarinho e Vieira terem entregue o ouro ao bandido (olivedesportos) mesmo estando ganho o processo em tribunal - que VA esgrimiu muito bem, reconheça-se - escreves bem. Consta que nem os juristas do Benfica entenderam tal passo a trás...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entregaram o ouro ao bandido porque o processo não foi ganho em tribunal, foi perdido na Relação e a Relação é que conta.

      Eliminar
  19. Sobre o Jardel e as Eleições do Vilarinho, posso dizer isto:

    - O pré-contrato com o Jardel existiu, assinado com o seu agente e Manuel Vilarinho e eu sei porque o vi e li, com os meus próprios olhos.

    - Sim, foi uma campanha construída com a ajuda da TVI - na altura comandada pelo José Eduardo Moniz, pelo Fernando Seara, contra o candidato apoiado pela SIC, que transmitia os jogos do Benfica na altura.

    Quem me contou a história e como se procedeu à preparação do anuncio do Jardel e do apoio do Eusébio foi o Fernando Seara, publicamente, a mim e a mais meia duzia de pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. benfiquista de gaia23/3/18 16:55

      tenho NOJO de BENFIQUISTAS tipo .....seara....

      Eliminar
    2. Na verdade a decisão do TR foi favorável ao SLB e por unanimidade. Por decisão do Vilarinho o caso nem sequer foi ao STA. O mais provável era a sentença do TR ser confirmada. Foi uma péssima decisão. Salvaram a Olivedesportos da falência. O resto é conversa fiada.

      Eliminar
    3. Se me explicares como um processo transita do TR para o STA, eu até te dou algum crédito!

      Eliminar
  20. Obrigado, shadows e um enorme Bem-haja ao Glorioso Alberto
    1º o Benfica.
    Vivas à Instituição
    BenficaTodosTempos

    ResponderEliminar
  21. Nuno Figo23/3/18 15:51

    O que não pode ser verdade é o Clister do Café continuar a divulgar e-mails privados e a incorrer no crime de devassa de comunicação privada.

    Processo crime, já.

    ResponderEliminar
  22. Faz-me uma certa confusão este tipo de publicações. Estamos nós a lutar para ser PENTA campeões e tu Shadows vens aqui falar de Vilarinhos e Vale e Azevedo. Os benfiquistas correram com o Vale e Azevedo. Ponto final. Como é possível denegrir a imagem do Vilarinho com a suposta promessa de 100 mil contos ou do Jardel... Que interessa isso mesmo? Prometeu algo que não cumpriu? Ui.... isso é raro em Portugal. Cumpriu numa coisa: tirar o Benfica da miséria. Mais importante do que um título e 67 golos (30 de pénalti?) foi ter construído as bases para um Benfica TETRA CAMPEÃO e em busca do PENTA! Alimentou o clube do Apito Dourado tanto que passados menos de 20 anos estão na falência e intervencionados. Grande alimentação.

    Não consigo entender este tipo de publicações. Que ganha o Benfica com isto? Estás sempre a falar dos benfiquistas que falam do Vale e Azevedo como o bicho papão... que o Vieira "salvou" o clube.. mas o unico que vejo estar constantemente a invocar o Vale e Azevedo e curiosamente sempre a defender o homem és tu.

    Who cares? Que interessa o Vale? Saiu há quase 20 anos. Não Shadows, por mais que tentes não vais convencer um único benfiquista que o Vale é melhor que o Vieira e Vilarinho. Nenhum mesmo. A não ser tu próprio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Shadows não quer convencer ninguém que JVA é melhor ou pior, simplesmente ele relembra que os Presidentes do Benfica não estão acima da instituição e convinha que não se misturassem coisas. É importante perceber que foi JVA quem robou os dinheiro que o Alverca pagou pelo Ovchinikov, e não o Benfica quem robou.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho23/3/18 18:21

      Meu caro, sabes qual é uma das muitas razões para que se estuda História? Estudar história serve para que não se venham a cometer os mesmos erros do passado!

      Eliminar
  23. Bom artigo Shadows!!!!

    A desmontar a cartilha dos Vieiristas...
    Ass. JP

    ResponderEliminar
  24. Excelente texto sintetizando a realidade dos factos ocorridos. Já havia acontecido um boato, uma mentira vil, que tinha decidido as anteriores eleições no clube, pendendo para João Vale e Azevedo e derrotando o candidato que votei então, Luís Tadeu.

    Infelizmente leva-me a admitir que no nosso clube, deixou de haver racionalidade no exercício do escrutínio eleitoral desde a eleição de Manuel Damásio e os candidatos mais recentes lhe dão continuidade.

    Sou mais um sócio que não se revê nesta direcção de encapuçados transvestidos de benfiquistas, alavancada pela estrutura bancária nacional, com total conivência política, onde revela grande interesse e exploração nos principais clubes do país. Caso para dizer que andam os 3 de mão dada, política, sistema bancário e os clubes, com a conivência do povo e dos adeptos, que mais não são que clientes alvos do ávido produto.

    Há uns dias li alguém a recordar o Movimento de Cidadania Benfiquista, que alegria seria que voltasse encabeçado por Luís Tadeu e Bagão Félix, despertando os sócios de vez com a incineradora instalada desde este milénio a dirigir o clube, Vieira e sua corja, não espantando toda a má reputação que têm trazido ao clube que não o sentem, por não serem benfiquistas, daí o apelidarem de marca, aí Shadows somos muitos que não gostamos dessa analogia, por ser redutora, nem os dois ilustres benfiquistas mencionados por mim a aceitam e todos sabemos a sua actividade profissional, por isso os encartilhados não venham com merdas propagandistas de mercado.

    Afonso S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como sportinguista confesso: Luis Tadeu foi o único candidato a presidente que realmente me assustou, felizmente as suas propostas (estas sim, muitos anos à frente da concorrência), não conseguiram passar o escrutínio das bases...

      Eliminar
    2. Não percebi o texto. Então apelidas de corja uma direcção que foi eleita repetidamente pela esmagadora, repito, esmagadora maioria de Benfiquistas, direcções essas que têm feito um papel extraordinário no desenvolvimento do clube como mostram todas os números e estatísticas, por mais voltas que dêem aos números.

      Se isso não fosse uma realidade palpável alguém pensa que estaríamos a ser atacados como acontece hoje? Só se atiram pedras às árvores que dão frutos. Será por isso que se ataca tanto a direcção actual?

      Um benfiquista que está contra o desenvolvimento do clube com todas a vitorias e conquistas ocorridas nos últimos anos não pode ser benfiquista. Pode ser qualquer coisa mas eu não lhe chamaria benfiquista.

      Luis Tadeu e Bagão Félix? Pelo amor de Deus. Por muito benfiquistas que sejam, que são, ninguém quer um Benfica como uma delegação da Santa Sé. E depois ainda pede mais racionalidade?
      No fim de contas, quem precisa de fazer propaganda?

      Eliminar
  25. Obviamente que a máquina está muito bem montada, se com JVA nem máquina havia, agora com isto do "unidos contra tudo e contra todos", és um dragarto e trampas do género, a coisa é realmente "exigente", não será impossível mas...
    A capacidade do povo ver nos sinais é zero, a capacidade de pessoas que usam o cérebro somarem 1 mais 1 nem sempre é evidente pela natural tendência de nos alinharmos contra ou a favor em vez de fazermos uma justa investigação dos acontecimentos e atitudes. Perdi a esperança sabes, vejo o nosso Benfica nas mãos de, quero chamar-lhes assim, incompetentes, gente sem amor ao ao clube e ao futebol e sem uma ideia de crescimento desportivo e sustentabilidade financeira. (ahh somos tetra seu dragarto!!, O BENFICA SOZINHO GERA QUASE MAIS RECEITAS QUE O PORTO E SCP juntos, portanto qual a dúvida?, qual a dificuldade?)
    Este último soundbyte do abatimento do passivo é uma mão cheia de nada, estratégia politica para calar alguns. Esse abatimento realmente importante deveria ser feito pelas mais valias anuais das vendas de atletas e não pela antecipação de receitas da NOS que no meu entender não deve ser feito porque são fundamentais para o pagamento anual dos ordenados e demais encargos. Isto serve mais uma vez como cortina de fumo para encobrir a perca de mais valias das vendas para terceiros "incertos".

    Do que vejo de LFV e da sua "atracção pela mentira" (hoje diz uma coisa amanhã faz o seu oposto) e o fenómeno de secagem da oposição mais as amizades e apoios "inaceitáveis" deixa-me super triste!!, ver o nosso clube nas mãos desta gente. Mas a maioria é que sabe e eu simplesmente sou democrata. Mas apesar de amar a democracia também sei que o povo, os cidadãos têm muito que caminhar em termos de crescimento autónomo no acto de analisar e pensar. Obviamente, sendo honesto, LFV tem legitimidade para fazer o que "bem entende", as eleições e as assembleias gerais assim o determinam, mas estou realmente triste, a minha alegria é que o Benfica voltou a jogar futebol, e pronto isso chega-me, que os donos do clube façam o que bem entendem - Sócios e Direcção. Em Portugal isto é natural: Sócrates, Isaltino, Valentim, etc etc etc, siga a vida. O clube não acabará, com tanto dinheiro a coisa certamente se irá compondo, mas com outra gestão estaríamos certamente num patamar inimaginável para a maioria.

    SIGA...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que por vezes me irritam os seus comentários, que me dão sempre a impressão de serem de "bota abaixo", mas dou-lhes os parabéns por este!
      Muito do que diz é verdade, mas também é verdade que os candidatos que têm aparecido, nas sucessivas eleições que Vieira tem enfrentado, não têm causado propriamente impressão de credibilidade (pelo menos a mim).
      Eu ao contrário de muitos sou defensor desta mudança de estratégia que ocorreu com a entrada de RV, e gostaria muito de continuar a ver o Benfica a lançar jovens talentos todos os anos, parece-me o caminho para a sustentabilidade.
      E também gostaria muito de ver Vieira sair pelo seu próprio pé e abrir espaço a outros candidatos credível e com uma visão estratégica para o clube.
      Mas todos sabemos que isso não sucederá! As massas movem-se por outros valores, como mostra o post e o seu comentário!

      Eliminar
    2. Zeca sou ZERO bota abaixo, AMO É MUITO O BENFICA, e tenho esta mania de olhar com muita atenção para aquilo que se passa à minha volta.
      Concordo que nunca apareceu uma alternativa credível a LFV (e isso é realmente grave), quando votei em Rangel sabia bem em quem estava a votar (topo a vibe das pessoas a léguas de distância - veio a confirmar-se)!, foi em desespero de causa.
      Claro que concordo com a nova estratégia - será estratégia ou mais do mesmo discurso para "boi dormir"? Quanto a RV só agora começo a respeitar o trabalho do homem, porque até ao 4.3.3 era um sofrimento ver a equipa jogar em mais de 50% dos jogos.
      Todos os meus escritos aqui são "actos de amor", moléculasdemorpelobenfica.

      Eliminar
    3. Já somos bastantes a analisar a situação do clube desse prisma.

      E para quem apregoa a "esmagadora maioria de votantes" nas eleições deste milénio ou é pura ingenuidade ou é encartilhado, estivessem tão cómodos na direcção do clube e não se tinha prosseguido a alteração estatutária e a introdução do voto electrónico, tão idóneo e credível, de todo manipulável, até hoje está por responder as minhas questões quanto à segurança e credibilidade do sistema adoptado que muito jeito lhes tem servido. Depois os números, face ao universo sócios está muito longe de ser maioria, quanto mais esmagadora, onde até as paredes das sedes das Casas do Benfica têm direito a voto e não é simbólico, vale 50 votos, tal como o assumido lagarto DSO, mas enfim já todos conhecemos a máquina propagandista sempre a mascarar as trafulhices.

      Então na última AG o voto às contas do clube, foi uma paródia, até espectadores tivemos direito a verem se votámos sim ou não à aprovação e o anúncio do resultado foi para lá de patético.

      Afonso S.

      Eliminar
  26. Mais Eusébio do que Jardel e se os Benfiquistas vacilaram até à última é porque tinham de escolher entre duas flores malcheirosas e sabiam-no.

    Agrada-me este post porque por vezes penso que sou maluco e que sonhei a questão da Olivedesportos. E de como os sucessores, quer Presidente quer "Directores Desportivos", deram a mão a quem queria e quer o nosso fim.

    E ainda um dia falaremos sobre quem assinou o cheque do negócio Ovchinikov que nunca chegou às bandas da Luz...

    ResponderEliminar
  27. Para quem não se lembra, as eleições foram a 20-10-2010 e a campanha foi patrocinada por 2 televisões, a SIC apoiava e dava tempo de antena a Vale e Azevedo e a TVI a Manuel Vilarinho. As sondagens iniciais davam uma clara vitória a Vale e Azevedo....a TVI em Agosto de 2000 tinha Share de 7% ou 8%, mas a 4 de Setembro foi a data da reviravolta em Portugal, foi o inicio do Big Brother!!! Em finais de Setembro e em plena campanha eleitoral o share da TVI rondava os 40%.
    O aumento explosivo de audiencias da TVI devido ao Big Brother, arrastou o aumento de audiencias para todos os outros programas desse canal, passando Manuel Vilarinho a ter uma visibilidade e um reconhecimento público que até aí não tinha.
    Fico ofendido, como sócio do Benfica, que se julgue que os Benfiquistas alteraram a sua intenção de voto devido ao Jardel ou à presença do Eusebio num jantar.....Bolas!!! Não somos assim tão estúpidos!!!!!!
    Foi o aumento de audiencias da TVI que apoiava o Manuel Vilarinho que trouxe mais informação e visibilidade do candidato e permitiu aos benfiquistas exercer a sua opção com mais conhecimento.
    Como eu dizia nesses tempos por brincadeira em conversas entre benfiquistas......Foi o Zé Maria que tirou o Vale e Azevedo do Benfica!!
    Rumo ao Penta!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Foi o Zé Maria que tirou o Vale e Azevedo do Benfica!!"

      Este comentário tem entrada direta para os golden moments deste blog :)

      Eliminar
    2. .. e foi o Vilarinho que tirou o Zé Mário do Benfica...

      Eliminar
    3. E provavelmente a sic queria os jogos duo Benfica e a tvi não queria isso... o interesse não erra informar...

      Eliminar
  28. Boas Shadows, é verdade hoje em dia toda a gente sabia que o JVA era um trafulha e nunca ninguém votou nele.

    O que é certo é que graças a esses dois factos, o anúncio do Jardel, e o apoio do Eusébio, e também convém dizê-lo, à dispensa do João Pinto, as eleições caíram para o lado de Vilarinho.

    O mesmo se passa com os tempos actuais, se porventura, (oxalá não, atenção), se se descobrir que LFV esteve ou está envolvido em actos de corrupção, vamos todos descobrir que nunca ninguém o apoiou. Espero só é que este cenário não se concretize.

    Quanto ao Pacheco, apesar de ser um fã dele, confesso que quando nos traiu custou-me menos do que o Paulo Sousa. Na altura em que o Pacheco saiu, já ele tinha perdido protagonismo na equipa e caso o Futre tivesse ficado, dificilmente "calçaria". Mas nessa fuga concretizada pelo Pacheco e Paulo Sousa, outros houve que quase fugiram, o próprio João Pinto que citei anteriormente, mas outros também que encostaram o Jorge de Brito às cordas mas passaram no meio dos pontos da chuva.

    Se fiquei desapontado com a saída do Pacheco? Fiquei, mas não considero uma alta-traição, fez-se à vida... e felizmente para nós deu-se mal.

    Cumps

    ResponderEliminar
  29. Isto é tanto comentário comprido que tive de avançar para o fim. Não sei se alguém escreveu acerca do debate televisivo entre os dois candidatos. Quero recordar quatro coisas aos jovens :
    1) Havia muita gente com medo de debater com VA. Vilarinho ganhou em toda a linha.
    2) Eusébio (trabalhava no Benfica) e, por amor ao Glorioso, deu a cara.
    O Jardel foi apenas eleições, mostrar o candidato.
    3) Só depois de VA sair os tribunais deram razão ao Benfica em relação aos contratos televisivos.
    4) O clube, completamente teso, quis aproveitar o euro 2004 para fazer o necessário novo estádio. Foi isto que implicou o desgraçado contrato com a olivedesportos.

    Jorge Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim mas o desgraçado contrato com a oljvexesporros acabou dê-se reeditar à bem pouco tempo e não foi para construir nada, apenas serviu para reconstruir a olivedesportos.

      Eliminar
  30. O grande erro do Vilarinho não foi não trazer o Jardel, mas não ter mantido o Mourinho... pq tinha um grande benfiquista e que o queria meter no lugar à força...

    Houve imensos grandes benfiquistas que se fartaram de fazer mal ao clube... a incompetência também se paga caro! E não estou a referir ao Toni que ele teve o seu tempo e também fez muitas coisas boas.

    E claro, houve muitos grandes benfiquistas que apoiaram ou votaram no Vale e Azevedo. E isso faz deles menos benfiquistas? Ou apenas estavam iludidos? A maioria da imprensa na altura apoiava o vale tudo porque sabiam que era um ladrão! Nojos e rascordes só serviam tal como agora para manipular a opinião pública!

    ResponderEliminar
  31. Bom post e abraço ao Alberto Miguéns, que gosto de acompanhar!

    ResponderEliminar
  32. para muitos tudo o que fez mal ao clube passa a ser bom desde que depois seja patrocinado por esta direcção, e depois ainda dizem que os outros é que são carneiros, mas depois qualquer benfiquista que critique a direcção, concorde-se ao não com a critica, passam a ser pseudo-benfiquista.
    depois é preciso é união deve ser por isso que o pacheco voltou, qualquer dia querem o outro para treinador.

    ResponderEliminar
  33. Subscrevo na íntegra. É preciso de vez em quando reavivar a história recente do Benfica e este artigo é um grande contributo para isso. Parabéns.

    ResponderEliminar
  34. benfiquista a serio25/3/18 06:35

    só acrescento mais o seguinte:

    quantos campeonatos ganhou o porto enquanto VALE E AZEVEDO foi nosso presidente? ZERO.

    VALE E AZEVEDO IA ACABAR COM O SISTEMA, POR ISSO, OS ANTI-BENFIQUISTAS COM A AJUDA DE CERTOS DITOS BENFIQUISTAS PRENDERAM-NO.

    VALE E AZEVEDO ESTAVA 20 ANOS À FRENTE DE TODOS OS OUTROS, POR ISSO, OS OUTROS (ANTI-BENFIQUISTAS) MANDARAM-O PRENDER E O BENFICA FICOU ASSIM A PERDER E A ESCUMALHA A CONTINUAR A MANDAR NO FUTEBOL CORRUPTO PORTUGUES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHAHAH És pouco retardado és.

      O porco não ganhou nenhum para n~ão dar nas vistas. Jás tinhas ganho qwuantos quase de seguida?

      Nesses 3 anos pagou o que devia. 2 ao zmerding pelo projecto roiquete e 1 ao boavisdta por todos os jogos que perderam de propósito. Está nas escutas o major a dizer que ia descansar o boavista contra o calor da noite.

      Eliminar
  35. O importante foi correr com o JVA o resto é irrelevante....
    Quando houver novas eleições que apareçam os candidatos e veremos....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking