O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 14 de janeiro de 2018

A Marca de Vitória...

. 23 comentários

Só os limitados que pensam saber tudo (e mesmo esses podiam ter lido a entrevista do Rui Vitória ao Record e percebiam) não percebem porque o treinador do Benfica apostou no 4-4-2 na primeira época, foi introduzindo algumas variações na segunda época e assumiu um novo modelo de jogo, em 4-3-3 nesta temporada.

Foi isso que fez com que não tivesse que contratar camiões de jogadores (e com isso aumentar para o dobro a folha salarial). Foi isso que fez com que não ficasse a 12 pontos do primeiro lugar na primeira ou segunda época (faz lembrar alguém?) e é isso que o faz ter uma equipa a entrar a segunda volta a jogar o melhor futebol dos grandes.

O SLBenfica de Rui Vitória não faz contratações de jogadores de 30 anos, e muito menos em Janeiro! Talvez porque o treinador do Benfica não tenha descoberto a magia das comissões por fora...

O SLBenfica de Rui Vitória não tem vergonha de apostar nos miudos da formação, mas aponta-lhes o caminho da exigência. Não jogam porque sim, jogarão quando e se forem melhores do que os que estão em campo...

Reparem no Diogo Gonçalves... é absolutamente impossível entrar quando Cervi enche a ala esquerda e Salvio (que tantas vezes aqui critiquei) parece em crescendo de forma e a jogar como se tivesse 20 anos. No entanto, quando Cervi esteve menos bem no início da temporada... o Diogo teve o seu espaço e soube aproveitá-lo.

Vejam como o João Carvalho aparece a entrar em campo no derby... e a entrar com grande confiança! Tal como Ruben Dias assumiu, com a lesão dos companheiros, o lugar de central para não mais sair. Muitos apontavam Svilar como uma obrigatoriedade na titularidade... mas Rui Vitória soube dar o espaço a Bruno Varela, gerindo a sua titularidade de uma forma que critiquei, mas talvez o tempo tenha dado razão ao treinador do SLBenfica.

São "apenas" 4 jogadores da formação que fazem já parte ativa do plantel do SLBenfica. E dificilmente ficará por aqui...

O SLBenfica em 4-3-3 de Rui Vitória recebeu grandes contratações neste mercado de inverno:

- Jardel sobe de forma de jogo para jogo
- Jonas é, neste momento, "apenas" o melhor jogador da Liga
- Ruben Dias tornou-se indiscutível
- Krovinovic parece um maestro a guiar uma orquestra cada vez mais afinada
- Cervi está imparável na esquerda e beneficia da estabilidade física de Grimaldo
- Fejsa está a ter uma temporada sólida fisicamente e a crescer de jogo para jogo
- ... e o tão criticado André Almeida é cada vez mais uma solução do que um problema.

O mérito, em muito do que acima aponto, é todinho para Rui Vitória.

Ali ao lado, na equipa B, Alex Pinto, Ferro, João Felix, Florentino, Heriberto, José Gomes... estão a bater à porta da equipa com uma força que fica impossível ignorar. Talvez ainda este ano sejam opções reais.

O SLBenfica, se tiver a sorte de não ter lesões complicadas, irá fazer um percurso - com a mão indiscutível de Rui Vitória - rumo a um histórico Penta-campeonato.

As contratações para esta equipa podem perfeitamente não acontecer, pois nesta fase, dificilmente o SLBenfica receberia um jogador que entrasse na equipa de forma inquestionável.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Por isso a campanha na LC foi tão boa, foi tudo planeado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PErdeu jogadores nucleares e foi roubado até mais não. O jogo com o cska foi uma das maiores vergonha que vi na champions. Penalty clar
      íssimo que dava o 2-0 ao Benfica, não é marcado e de seguida penalty completamente inventado para o cska.

      Contra o Basileia penalty não assinalado que dava o 2-1 para o Benfica.

      Até contra o MU nos tiraram pontos.

      Ignorar isto é ser desonesto.

      Nas taças, não tivémos a "sorte" (sorteio maipulados) de não apanhar equipas da 1ª liga os jogos todos, como o zmerding das putas.

      Eliminar
  2. "O SLBenfica de Rui Vitória não tem vergonha de apostar nos miudos da formação"

    Não tem vergonha porque não tem opção.

    "Bruno Varela, gerindo a sua titularidade de uma forma que critiquei, mas talvez o tempo tenha dado razão ao treinador do SLBenfica."

    Varela já passou a ser bom guarda redes?

    "Ali ao lado, na equipa B, Alex Pinto, Ferro, João Felix, Florentino, Heriberto, José Gomes..."

    Lá vem o fetiche propagandista apontando gente que possivelmente nunca passará pela equipa sénior... Aliás, se fizessemos um apanhado dos teus fetiches com a malta do seixal durante os últimos anos, não encontraríamos um único jogador que não ande por clubes terciários...

    "As contratações para esta equipa podem perfeitamente não acontecer, pois nesta fase, dificilmente o SLBenfica receberia um jogador que entrasse na equipa de forma inquestionável."

    Isto é para ROFL, right? O Benfica está teso pá! Ainda não entendeste isso? Nenhum jogador entraria de forma inquestionável na equipa? HAHAHAHAHAHAHHAHA isto é comédia pura! Mas este tipo está bom da cabeça??

    Propaganda a todo o vapor! Ainda falam da lagartada e dos corruptos!

    Carácter. Carácter, precisa-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá estás tu a defender quem nos quer mal!dassssssssssssssssssssssssssss

      Eliminar
    2. Pequenote aka JotaPê sabes que te aprovamos os comentários só mesmo para se rirem à tua custa, certo?

      És, como dizer, um triste bandalho

      Já agora, volta por voltas das 14.30 - vais ter um presente aqui no blog

      Eliminar
    3. És bom é a mamar piça ó anão patético. Não davias estar a dar um banho de língua ao cláudio ramos?

      O teu zmerdolas lá levou na bilha no futsal.

      Que merda de clube..dass...

      Eliminar
  3. Muito bem analisado

    E não custa nada fazer uma opinião focada, com discernimento sem estar amarrado a ódios pessoais ou a agendas de “outros”

    Não custa nada ser optimista

    Não custa nada ser Benfiquista

    Obrigado Benfica by GB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me permite, faço minhas as suas palavras!

      Eliminar
  4. Ruben Dias tornou-se indiscutível no banco quando Luisao estiver Bom fisicamente. LOL.

    ResponderEliminar
  5. O timing destas postas é ridiculo, GB nas derrotas anda caladinho que nem um rato, não é agora que o Benfica precisa de apoio, mas sim nos maus resultados.
    É uma das razões porque ainda respeito o Shadows apesar de discordar dele, continua quixotesco na sua cruzada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito, é diferente de não concordar.
      Eu respeito todos,não concordando com algumas análises.

      Eliminar
    2. E tu de mão dada com o Shadows por conta de ódios pessoais e uma agenda pessoal de um “candidato”

      Amanhã tu e o Shadows deliciam-se novamente com o “dia seguinte” e depois andam o resto da semana a falar mal do Presidente, do Treinador, dos jogadores, do passivo e das cuecas do roupeiro acusando-o de vieirista

      Continuam com a cabeça enterrada na areia

      Eliminar
    3. Anónimo14 Janeiro, 2018 13:32

      Estás a confundir-me com alguém, aqui o que mais me acusam é de ser Vieirista e cartilhado, nunca de andar de mãos dadas com o Shadows.

      Eliminar
  6. Viva,

    Sempre defendi RV e sem duvida que era uma questão de tempo, tanto que o vi aqui a ser criticado por tantos motivos entre os quais não pensar pela cabeça dele, or não ter algo trabalhado dele, ai está o 433 que só não foi possivel trabalhar na pré-época pela saida de vários jogadores nucleares e não termos disponiveis de inicio J. César, Grimaldo, Jardel, Fejsa e até Krovinovic, logo faria todo o sentido manter o 442. Depois jogadores aburguesados sendo um deles Jonas....ainda hoje o defendem....Sálvio e o Redpass é vêlo jogar cada vez mais.

    Depois que não se apostava na formação, são dois os titulares indiscutiveis entre outros que tiveram oportunidades, e Mitroglou faz falta ? Ainda a bater nessa tecla ? E Zivkovic que é um talento sem duvida está a fazer falta ? Enfim podia continuar por aqui fora, mas muitos argumentos cairão com o decorrer da época.

    Reparo ao teu comentário, há mais jovens que podem integrar o plantel principal como Y. Ribeiro, Pedro Rodrigues, Gedson Fernandes, Buta Parks, André Horta isto assim de repente que o central russo está cada vez melhor, Pedro Amaral muito certinho, mas pronto não pode subir tudo e tem que ser de forma gradual.

    Abraço

    Targarien

    ResponderEliminar
  7. Muito bom jogo em Braga.

    Jonas é um craque na nossa liga.

    Até poderias ter razão, mas trocas-te todo com o Varela. Perdemos pontos por causa dele e ontem poderia ter acontecido o mesmo.

    Ainda estamos em 3.° e não dependemos de nós.

    ResponderEliminar
  8. Boas
    O GB por amor santa até parece que está tudo bem se o Benfica tem assim tantas alternativas o que dizer do Porto A—B vão as duas em primeiro lugar?
    Eu entendo quando temos que agradar alguém mas a realidade é outra nos benfiquistas temos olhos na cara não é por ter ganho ao Braga já somos os maiores?
    É claro que ainda estamos muito longe mas vamos acreditar que seja possível e com esta equipa porque não vai vir ninguém.

    ResponderEliminar
  9. A marca do Vitória é ter um plantel de qualidade, que mesmo com algumas lacunas, dá para jogar em qualquer modelo tático.
    Culpa tem este treinador de apenas ter aberto os olhos em Novembro, qd andamos desde a época passada a levar banhos de bola com equipas que sabem trocar 2 passes curtos.
    Não me esqueço, ainda esta época, de meio-campos formados por Samaris e Felipe Augustos; Não me esqueço do pedido expresso de Douglas para a lateral direita; Não me esqueço de ter riscado Krovi da Champions; Não me esqueço que jogadores talentosos como Rafa Ziv, Cervi e por aí fora, pouco ou nada evoluíram com este treinador. Ou são jogadores de talento inegável, ou não têm quem lhes aponte o caminho a melhorar. É só ver o que o Guardi faz com um Ederson, e o que Vitória pedia-lhe para fazer: Chutão para a área dversária em qualquer circunstância.
    Rafa, apesar de não ser um génio da bola, tem categoria para ser um jogador de bom nível. Emprestem-no a um Wolves ou a um Marco Silva, e depois falamos.

    Este treinador nunca terá o meu apoio. Não há nada que o distingue, a não ser, ser treinador do meu clube. Ah, não teve problemas em mudar de sistema tático. É de salientar pq tivemos aí um bicho por 6 anos, que só jogava de uma forma.

    ResponderEliminar
  10. Não há planeamento nenhum.
    Há uma gestão casuística do plantel e dos sistemas de jogo.
    Uma adaptação às circunstancias.

    Mas isso é o que sucede sempre no futebol.
    Um bom treinador é o que vai adaptando a forma de jogar da sua equipa aos jogadores que tem e à sua forma.

    No futebol não existe um plano que se define no início de época e que se possa cumprir escrupulosamente independentemente dos resultados e das circunstâncias.

    Nem sequer num jogo isso existe. Porque se existisse, os treinadores eram dispensáveis durante o jogo. Definiam o plano e podiam ir ao cinema.

    Em relação aos sistemas de jogo é a mesma coisa. Os treinadores que se agarram a um único sistema de jogo, podem ter sucesso durante algum tempo, mas invariavelmente terão também grandes fracassos. Penso que esse é um dos problemas do JJ que só sabe jogar no seu 442.

    O Rui Vitória está a lutar pela sua sobrevivência. Ganhando o seu tri entra na galeria dos grandes treinadores da história do Benfica, e iguala em 3 anos o que JJ conseguiu em 6.

    CP


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RV a lutar pela sua sobrevivência? Se há algo pela qual RV não luta é pela sua sobrevivência. Comentário mais idiota!
      Adaptação às circunstâncias? Mas não é isso que toda a gente faz sempre enquanto está viva?
      O sistema 433 foi pensado muito antes da época começar. A adaptação a novos sistemas leva tempo porque não estamos a lidar com robots, mas com humanos!

      Eliminar
  11. O conteúdo dos teus post's é consideravelmente pior que as opções tacticas e técnicas do nosso treinador em alguns jogos... Já sigo este blog á alguns anos e nunca vi tanta trampa escrita como nos ultimos dois meses!É a trampa do 8 do sombras ( para quem está tudo mal) e do 80 que és tu para quem está tudo bem e temos o melhor treinador do mundo e arredores... epá tem juizo e vai dar banho ao cão! Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  12. De acordo, vamos ver quem jogará ao lado de Pepe. Obrigado Rui Vitória, Sanches não foi sorte,Ederson não foi sorte, Guedes não foi sorte,Semedo não foi sorte ,Azar foi Bernardo, Azar foi Cancelo,...LC para quem fala, lembrar os lesionados e Baixa de forma,e ....Zivkovic' s enfim,para muito começam a ver o campeonato desde a última jornada.
    CALADINHOS E BATER PALMINHAS AO VITÓRIA, YES MAN IT'S YOU!

    ResponderEliminar
  13. Caro BGB,
    Oportuno e mais que justo o seu post. A Cesar o que e de Cesar, a RV o que e de RV.
    Tambem critiquei RV no passado. Nao penso que seja o melhor treinador do mundo, mas quem e o melhor treinador do mundo? Futebol e o momento e circunstancias. Aquele a que chamo o "porco das madeixas" (e claro que nunca gostei dele)foi e continua a ser endeusado por propaganda. Se fosse realmente tao bom como a propaganda apregoa ja estaria ha muito num grande clube europeu.
    Mas tambem nunca me convenci que fosse ele RV o maior problema. Esta epoca comecei a ter serias duvidas sim mas sobre quem esta mais acima na "estrutura" que lidera o SLB, duvidas essas que subsistem.
    A minha principal critica a RV residiu em ter insistido demasiado no 4-4-2, por exemplo na Champions, quando aquele modelo estava claramente a nao funcionar. Nessa altura partilhei da opiniao de muitos Benfiquistas de que RV nao tinha ideias proprias, que lhe faltava a tal "marca" de que fala no seu post.
    No entanto, a realidade das ultimas prestacoes, a evolucao da equipa, a integracao gradual e com sucesso de jovens jogadores, a evidencia de justica e consistencia nos criterios de escolha dos jogadores, e tudo o mais que escreve no seu post e com as quais concordo, comecam a questionar fortemente as minhas duvidas.
    Sou um Benfiquista emocional, que sofre muito com o clube, mas que procura manter um certo equilibrio e racionalidade, especialmente em momentos de grande frustracao e tristeza (como os muitos que infelizmente ja tivemos esta epoca). Porque sei que escolher bodes expiatorios para as nossas frustracoes nunca da bom resultado.
    Os mais recentes resultados e exibicoes da nossa equipa com o solidificar do novo sistema, o despontar de jogadores como Joao Carvalho (em quem acredito muito), a afirmacao clara de Ruben Dias, e tambem a qualidade de muitos jogadores da equipa B, faz-me ter esperanca. Quem diria ha semanas atras que estariamos, como penso que estamos, a jogar o melhor futebol da liga?
    Quer ganhemos ou nao o Penta, o futuro parece risonho. Hoje estou certo que RV e a melhor solucao para esta e, pelo menos, a proxima epoca. Assim quem esta acima na "estrutura" o saiba apoiar com ambicao, Benfiquismo, ideias claras e competencia.
    E bom ser do Benfica.

    ResponderEliminar
  14. Para Shadows e seus acólitos que continuam com a cabeça enterrada na areia

    Jonas e André Almeida. Um não sabe cruzar, até porque também não sabe atacar, e o outro porque jamais poderá jogar sozinho na frente de ataque, continua sem marcar...ficou ontem pela enésima vez provado.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking