O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 29 de julho de 2017

Rúben Dias no meio não é assumir que faltam quilos, centímetros e capacidade de choque?

Avatar
 ●  60 comentários  ● 
Começando onde o Shadows acabou num texto anterior, concordo, ir à Emirates para fazer estas figuras, é melhor andar por torneios mais modestos jogando contra equipas mais modestas.

Ou vamos para competir e prestigiar o clube, ou então é melhor não ir. Isto não é só a derrota pesada que se traz para casa. É a má imagem que se deixa de um clube Tetra-Campeão Nacional e recordista de vendas milionárias nos últimos anos.

E perdemos copiosamente, diga-se, com um Arsenal a meio gaz com muitas das suas estrelas de fora MAS...

De um ponto de vista egoísta, esta é uma derrota em que também se ganha muito... Ganha-se a real dimensão num teste a sério das fragilidades do Benfica neste momento, fragilidades essas, diga-se, que não apareceram hoje. Hoje foi apenas a confirmação do que já se sabia.

E sem querer fazer aqui uma análise profunda aos problemas da equipa, queria focar apenas duas ou três ideias:

A primeira é que não critico Rui Vitória por ter apostado em Buta no jogo de hoje. Rui Vitória desconfiou que Buta podia ser carta importante no Benfica deste ano em face de alguns sinais positivos em jogos anteriores e quis testá-lo num jogo a sério. Buta falhou, variadíssimas vezes diga-se, e é justo dizer que a certa altura perdeu também o sangue frio.

Buta morreu? Não creio! Pode estar ali um jogador de futuro mas, não para ser o lateral direito titular que o Benfica precisa neste momento. Isso julgo que Rui Vitória terá percebido hoje.

Eliseu. Dá para jogar em Portugal? Dá! Estou contente que tenha ficado mais um ano? Estou. Mas Eliseu não dá para jogos deste nível. Em Portugal, o uso (às vezes abusivo) do físico ainda disfarça algumas das suas lacunas técnicas mas, contra grandes equipas, contra adversários não só bons tecnicamente mas também fortes fisicamente, Eliseu afunda-se com alguma facilidade.

Os centrais. Luisão continua a ser o melhor a larga distância dos outros. E isto diz bem dos reais problemas da equipa.

O Benfica perde por causa da defesa? Também mas, não só. É justo lembrar que já o ano passado o Benfica sofreu várias derrotas pesadas contra adversários de nível médio-alto. E lembrar também que em alguns desses jogos houve vislumbre de desnorte. Hoje foi só mais um sinal de uma doença antiga.

O Benfica é uma equipa com dificuldade em jogar sem bola, com pouquíssimos jogadores com real capacidade de choque ou de fazer marcação em cima, com alguns jogadores que fisicamente já têm algumas limitações, e uma equipa que perde por larguíssima margem em quilos e em centímetros para várias equipas de alto nível.

Não chega ter uns Cervis ou uns Zivkovics ou uns Grimaldos ou uns Rafas muito bons com a bola no pé, mas que, quando não a têm, e especialmente contra adversários mais fortes, estão muitas vezes a lutar uma luta de pesos plumas contra pesos pesados em que mal conseguem cheirar a bola.

Ainda hoje se viu, e mais uma vez, que mesmo alguns jogadores “medianos” do Arsenal se comparados com o talento individual de alguns dos nossos jogadores, em termos físicos os nossos continuam a perder 10-0 e a bola é sempre deles.

E também não é Pizzi ou Sálvio seguramente que vêm equilibrar esta luta dos quilos e dos centímetros (apesar do seu inegável talento). Contra adversários deste nível o Benfica nunca ganha as segundas bolas.

Rúben Dias no meio não é precisamente assumir que faltam quilos e centímetros e capacidade de choque?

É esta análise que faço o desancar num Benfica Tetra-Campeão Nacional?! De maneira nenhuma. Não duvido que o Benfica irá ser este ano mais uma vez um sério candidato ao título nacional, especialmente reforçando-se em alguns lugares como julgo que agora será inegável acontecer, num campeonato onde joga quase sempre no meio campo adversário contra adversários muitíssimo mais fracos e sem grande capacidade de pressão no nosso meio campo.

Daquilo que já duvido mais é da capacidade real do Benfica em competir a um nível de Liga dos Campeões .

Talvez os Benfiquistas esperassem nesta altura que o Benfica se tivesse aproximado mais ainda da nata do futebol europeu. Este jogo hoje com o Arsenal e outros de um passado recente dão, a mim pelo menos, a sensação que as diferenças se acentuaram e que em vez de nos aproximarmos ficámos mais longe.

Em mim fica a sensação de um Benfica com capacidade para marcar um golo contra qualquer equipa do mundo mas, sem grande capacidade de segurar uma vantagem assim o adversário acelere um bocadinho.

E isto nunca são sintomas de uma grande equipa.



Arsenal 5 - SL Benfica 2

Avatar
 ●  59 comentários  ● 

Vamos assumir que a defesa do SL Benfica NÃO ESTÁ À ALTURA DO QUE O CLUBE PRECISA?

Centrais, guarda-redes e defesa esquerdo!

E já agora, se é para fazer estas figuras na Emirates...fiquem-se pela Guadiana.

FC Porto: Além do fair-play financeiro...dívidas e mais dívidas!

Avatar
 ●  28 comentários  ● 
"PESEIRO E A DÍVIDA DO FC PORTO QUE NÃO ESTÁ SALDADA: «SABEMOS AS DIFICULDADES...»

R - Saiu do FC Porto há pouco mais de um ano e com uma indemnização para receber. Está tudo saldado?

JP – Não vou comentar isso. Sabemos as dificuldades que o FC Porto tem. O clube está a regularizar a situação, dentro das suas possibilidades e dentro da relação que tenho com os clubes. Não está saldado, mas o FC Porto é idóneo, cumpre com os seus deveres. Não há alarme!" - Record.

---------------------------

"Lopetegui e o clube nunca chegaram a acordo para a rescisão, tendo o último Relatório e Contas referido um encargo de quatro milhões de euros com as indemnizações às equipas técnicas de Lopetegui e José Peseiro e ainda ao guarda-redes Helton." - Sábado.

--------------------------

Ai se fosse o SL Benfica!

Será que o FCP tem as contas da EDP em dia?

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Novidades no NGB.

Avatar
 ●  50 comentários  ● 

A nova temporada vai trazer ao NGB novos conteúdos.

Logo a 7 de Agosto, após a Supertaça, arranca a coluna semanal “Benfica no coração” assinada por Rui Gomes da Silva, ex-vice presidente do clube. Um benfiquista de gema que escreverá todas as segunda-feiras. Uma honra para o nosso blogue.

Também vamos ter uma rubrica chamada “Tesourinhos Dourados” da autoria do benfiquista “Benfica Sempre” que esmiuçará o maior escândalo de sempre do futebol português que foi o Apito Dourado(com algumas novidades) e que alguns teimam em querer branquear e apagar da memória.

Teremos ainda uma rubrica semanal que analisará as decisões mais polémicas da jornada anterior com especial atenção para a influência do vídeo-árbitro no desfecho dos jogos. Esta análise será feita por um ex-árbitro. Este rubrica terá início só em Setembro.

Entretanto nas próximas semanas surgirão mais novidades.

Mantemos o desafio a quem nos visita diariamente: todos podem escrever no NGB desde que o façam para defender o seu próprio ponto de vista. O endereço de mail do blogue está à disposição.

 

Não interessa que discordemos uns dos outros desde que o façamos para fazer do Sport Lisboa e Benfica uma instituição melhor.
 

Uma coisa é certa: o NGB continuará ao serviço do benfiquismo, da verdade no desporto e será uma porta aberta a todos que partilhem destes valores.
 

Queremos um Sport Lisboa e Benfica nivelado pela sua própria história gloriosa! Campeão nacional e na Europa a lutar contra os melhores. É o nosso lugar por direito próprio.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Desconversar devido a Renato?! Acham que a história se repete...no "azar" dos outros?

Avatar
 ●  115 comentários  ● 

Parece que afinal não podemos andar a "valorizar" jogadores dos outros.

Começando no Ramires, passando pelo Oblak ou até mesmo pelo Markovic...só para mencionar 3...Andamos a fazer o quê?!

Não brinquem com isto. O SL Benfica precisa de jogadores de qualidade e o Renato é um jogador de grande qualidade!

Quando vêm falar nos ordenados do rapaz, pergunto eu quanto tem ganho o Carrillo ou o Taraabt. Só para falar nestes 2. 

O SL Benfica não é um clubezeco de bairro. Não venham fazer vida de "rico" com vendas milionárias a cada temporada e depois venham dizer que "não temos dinheiro" para jogadores como Renato(empréstimo) ou como Garay.

As necessidades do SL Benfica são claras: um guarda-redes titular, um(pelo menos) defesa central de qualidade e experiente e um jogador da posição 8 experiente, com qualidade e que saiba defender. 

Não será certamente o Júlio César que nem no autocarro do SL Benfica consegue viajar muitas vezes com os problemas que terá capacidade para aguentar uma temporada ou dar segurança à defesa.

Não é o Luisão que, embora tenha feito uma boa segunda metade da temporada, dará garantias de solidez e velocidade na defesa. Aliás, relembro as várias "casas" que deu na primeira parte da temporada.

Nem muito menos é o Pizzi que é o 8 que precisamos. Não sabe defender, não tem capacidade para segurar a bola nem aguentar o confronto com um meio campo adversário mais musculado. É bom para os jogos no campeonato e não são todos...ou será por acaso que ninguém lhe pega?

Não precisamos de um defesa direito. Precisamos muito mais de um defesa esquerdo pois Grimaldo é fraco a defender e Eliseu(apesar da simpatia pelo episódio da lambreta) não é agora que me vai convencer.

Parece que anda por aí uma amnésia enorme quanto ao que foi a última temporada.

Lesões atrás de lesões, invenções atrás de invenções para colmatar essas ausências, uma Champions fraca devido à menor qualidade das opções disponíveis e um campeonato que não fugiu porque o FCP de Nuno Espírito Santo foi incompetente! Ou vamos achar que as vezes que o FCP desperdiçou a subida ao primeiro lugar não nos ajudaram?

É preciso que o Tetra não nos enebrie. Cada ano que passa temos de ser melhores pois a exigência de estar no SLB é essa. Quem quiser transformar o maior clube português num veículo de passagem de jogadores que vá para o Alverca ou para o Belenenses.

As ambições do SL Benfica nos discursos para "adepto ver" têm que se refletir no campo e em qualidade!

Ainda Renato Sanches.

Avatar
 ●  52 comentários  ● 


"Esta é uma história com final em aberto. Estive em Singapura e tive uma longa conversa com ele, partilhando ideias e pensamentos. Na verdade, ele não tem necessariamente de ir, ele quer é jogar e essa é a coisa mais importante. Todos nós partilhámos essa opinião. Ele é um jogador jovem e quer jogar com certa continuidade. Caso não seja possível então teríamos de o emprestar, no máximo, durante um ano, porque estamos convencidos que se pode tornar um bom e útil jogador para o Bayern", atirou Rummenigge, em conferência de imprensa." - O Jogo.

"Recorde-se que Fassone assumiu na noite de quarta-feira que é incomportável para o Milan contratar Renato Sanches por 40 milhões de euros, o valor que o Bayern Munique estará a pedir para concretizar uma operação que começa com um empréstimo de duas temporadas..." - Record.

-------------------------

O Jorge Mendes só serve para fazer bons negócios aos outros? Um empréstimo de uma temporada por um jogador que será extremamente útil? Ontem já era tarde.

O Renato é da casa, sente a camisola e como se viu no passado tem muito a dar ao esquema de Rui Vitória.

Torno a dizer: quem gasta quase 13 milhões de euros num Carrillo ou num Jovic, gasta 2 ou 3 para ter o Renato um ano.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Já foi entregue o troféu de campeão da pré-epoca?

Avatar
 ●  66 comentários  ● 

... ou ainda reina o estado apocalíptico de depressão nas hostes benfiquistas?

Entre os que desesperam por um guarda redes ao nível do Ederson... mas que não custe o que o Ederson custou ao City (o segundo guarda-redes mais caro de sempre)

... Passando pelos que desdenham todos os que tentam substituir o Nelson Semedo e procuram agora um melhor que ele... mas que não custe o que o Semedo custou ao Barça (o segundo lateral mais caro de sempre)

... Há ainda os que entendem que falta um central para substituir Lindelof. Aqui tem mais piada porque há os que o ano passado diziam que o sueco rendeu pouco, os que suspiravam por Jardel ao lado do sueco na re-edição do que se apelidou a melhor dupla de centrais dos últimos anos. O Jardel regressa... mas agora já não serve. E o que querem? Um central da qualidade do Lindelof... mas que não custe o que o Lindelof custou ao United (no top 10 dos centrais mais caros de sempre)

Pelo caminho há quem diga que Fejsa não serve (estes mereciam ser linchados em praça pública!)...

E nos avançados? Jonas, Mitroglou, Jimenez e Seferovic! Os três primeiros dispensam apresentações e último tem cumprido com distinção. E qual é a depressão dos benfiquistas? Um destes quatro vai ser vendido! É o apocalípse! Vender Mitro? Vender Jimenez... E porque não ficar com os quatro? Assim podemos sempre dizer que temos na bancada jogadores de qualidade...

Este raciocínio é o mesmo que se aplicou ao Coentrão. Temos Grimaldo, indiscutivelmente o melhor defesa esquerdo a atuar em Portugal... mas a ideia era irmos buscar o Coentrão, não só para não ir para o Sporting, mas também para termos um suplente para o Grimaldo. WOW! Suplente a custar mais de 1M€/ano... mas os benfiquistas pensam que são adeptos do Manchester City?

Pelo caminho todos se esquecem que o SLBenfica manteve Salvio, Pizzi, Fejsa e ainda lhe juntam um central que fez talvez a sua melhor época de sempre, Luisão.

Esquecem-se também que da equipa B sobem Ruben Dias, Kalaica, João Carvalho e Diogo Gonçalves, quatro jogadores de inegável qualidade.

A memória falha também para perceber que decorrido um ano,  Cervi, Rafa e Zivkovic são notoriamente melhores jogadores e darão, de certeza, mais e melhor à equipa.

Entraram jovens de tremenda qualidade como Chrien, Willock e Krovinovic, que obviamente irão precisar de tempo para "dar o salto" na dimensão de qualidade futebolística, pois o potencial não engana.

... mas claro que é bem mais fácil criticar, criticar criticar. É um desporto favorito para os benfiquistas que querem ver o clube desde o momento zero a golear todas as equipas e mais algumas. A expectativa mínima para a Emirates Cup é que possamos despachar o Arsenal por 3-0 e o Leipzig por 5-0. Se não for assim, é porque ainda temos que contratar mais 23 jogadores.

Em bom estado estaria o SLBenfica se já tivesse investido vários milhares de euros a contar com vendas de jogadores nucleares que irá efetuar. Em bom estado estaria o SLBenfica se estivesse impedido de contratar jogadores, mas se visse obrigado a vender os melhores.

Dos rivais ainda vamos ver sair Danilo, Adrien, William e Gelson, além dos que já sairam... Dificilmente entrará mais alguém.

Mas o que interessa mesmo é malhar na equipa! Carregar no treinador e no Presidente!

Já agora... Já foi entregue o troféu de campeão da pré-epoca?

... é que eu dou mais atenção ao trofeu que é entregue em Maio e para esse, vale pouco ganhar jogos na pré-epoca e ser campeão das contratações.

Qual seria a sua decisão?

Avatar
 ●  70 comentários  ● 

Jonas, Jimenez e Mitroglou. As 3 principais referências do nosso ataque nas últimas 2 temporadas.

Face à contratação de Seferovic, venderia algum destes 3?

Produção nas últimas 2 temporadas:

Jonas - 55 golos/ 80 jogos

Jimenez - 23 golos/ 76 jogos

Mitroglou - 51 golos/ 86 jogos

Mantinha os 3 e reforçava a rotatividade? Vendia algum deles?

Mbappé, Bale e Renato.

Avatar
 ●  57 comentários  ● 
Mbappé no Real Madrid, Bale no Manchester United e Renato Sanches no SL Benfica.

O cenário que não me importaria de ver nos próximos dias.

Poderá parecer que a hipótese Renato Sanches não é real para o SL Benfica mas eu diria que não.
As declarações dos responsáveis do Bayern nos últimos dias não deixam dúvidas de que estão receptivos para deixar sair o Renato.

Ninguém estará disposto a pagar os 48M de que se fala e sinceramente o Renato não vale isso nesta altura.

Falta o nosso clube ter a capacidade de chegar ao Bayern e pagar pelo empréstimo de uma temporada. O Bayern quer valorizar o jogador e não há outro sítio como o SL Benfica para o fazer.

Não me chocaria que o SLB pagasse 3 ou 4 milhões para o ter uma temporada. Ou mais qualquer coisa com a garantia de que o SLB o manteria por mais uma época desde que ninguém quisesse pagar os tais 48 milhões.

Quem espatifa 13 milhões em Carillo e Jovic pode muito bem pagar bem menos por um jogador de qualidade e que está perfeitamente identificado com o clube, o treinador e o sistema de jogo.

Haverá vontade para trazer o jogador?

terça-feira, 25 de julho de 2017

180 milhões por um jogador de futebol?!

Avatar
 ●  43 comentários  ● 
Está tudo louco.

Não duvido que só com a venda de camisolas no Oriente rapidamente o valor pago pelo jogador, a concretizar-se a transferência, seja rapidamente pago.

Mas a questão é esta: onde está o limite? Como disse e bem Mourinho, hoje pagam-se fortunas por jogadores normais.

Se a UEFA quer realmente colocar limites, que o faça. Só que escusa de criar um procedimento e ao mesmo tempo abrir outra porta para que se contorne mais um regulamento.

Quem está a encher os cofres com isto tudo? Os clubes? Nem pensar.

Veremos se há coragem para afrontar os comissionistas.

Nota: os "fora-de-campo" que publicamos têm chegado a muita gente além do universo do futebolês. A informação de que o número revelado de mortos em Pedrogão não correspondia à realidade já nos tinha sido feito chegar há cerca de 3 semanas. A verdade é que as pessoas da zona falam em cerca de 90 mortos. São mencionados casos em que os bombeiros nunca lá chegaram e que foi bem mais tarde que se procurou pelas pessoas e se encontraram os corpos. Sítios isolados habitados por idosos sem possibilidade de deslocação. Investigue-se.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Quem foi a fonte(leak) dos mails?

Avatar
 ●  67 comentários  ● 
Não posso ignorar que há uma forte corrente nos últimos dias que aponta a PJ como alegada fonte do leak de informação confidencial para o FC Porto.

Nada me fornece dados nesse sentido mas desde que Pinto da Costa fugiu para a Galiza no tempo do Apito Dourado...não há como não pensar em várias hipóteses.


Rascunho - versão 2.0

Avatar
 ●  44 comentários  ● 
No início do mês publiquei um post sobre o plantel de futebol. Quase um mês depois, eis as alterações:

Assim, para a baliza, escolheria:
Júlio César
Bruno Varela
André Moreira        Paulo Lopes
Para a defesa, escolheria:
Grimaldo
Eliseu
Nelson Semedo      Buta
Pedro Pereira
Luisão
Jardel
Ruben Dias
Kalaica
André Almeida
Eu colocaria no mercado Hermes e Lisandro.

Já deu para perceber que RV vê em Buta uma solução, mas eu manteria Pedro Pereira no plantel. Se é uma questão de confiança, é uma questão de trabalhar esse aspecto, tal como aconteceu com Gonçalo Guedes. De resto, não vejo mesmo necessidade de mais mexidas na defesa. Só mesmo se conseguíssemos aproveitar uma oportunidade de mercado imperdível, para trazer um defesa central titularíssimo. Como não estou a ver isso a acontecer...

Para o meio-campo, escolheria:
Fejsa
Pedro Rodrigues    Samaris
Krovinovic
Pizzi    
André Horta
João Carvalho
Rafa
Cervi
Zivkovic
Diogo Gonçalves
Chrien e Willock a rodar na primeira liga. Colocaria no mercado Felipe Augusto, Carrillo e Salvio.

Já deu para perceber que o Pedro Rodrigues não vai ser opção para esta época, e assim sendo manteria Samaris. Preferia que o puto fosse opção, mas enfim...

Para o ataque, escolheria:
Jonas
Seferovic
Mitroglou
Raul Jimenez
Arango seria para emprestar.

À data de hoje, era isto. :)

Conclusão: não mudei muito as minhas escolhas. Poderíamos de facto ir ao mercado buscar um grande guarda-redes para substituir Ederson, um defesa central titularíssimo para substituir Lindelof, e um lateral direito para substituir Nelson Semedo. Mas isso não seria ir contra o tal paradigma da formação de que tanto falamos? Estes três que saíram também eram relativamente inexperientes quando RV os lançou... Ou assumimos definitivamente o risco inerente em apostar nos jovens que formamos, ou estamos calados com essa conversa e compramos pela certa. Eu escolheria a primeira opção.
Mas se fosse para ir ao mercado colmatar as saídas… Garay e Javi Garcia (com a saída de Samaris) era quem eu gostaria que viesse. Escolhas financeiramente impossíveis, eu sei, mas deixem-me sonhar.
Quanto ao guarda-redes, estou completamente contra a contratação de mais um.
Siga a silly season

Nota: Como não controlo a caixa de comentários, aviso já que não respondo a comentários antibenfiquistas, ou fora de contexto. É uma posição pessoal, respeitando qualquer opção (semelhante, ou diferente) dos moderadores do blogue.

Começa a fase 3 da pré-temporada: as escolhas.

Avatar
 ●  64 comentários  ● 

Com base no que já viram, o que acham? Dos actuais 30 jogadores quem dispensariam à data de hoje?

E para que lugares acham que ainda precisamos de reforços?

Se ainda tenho dúvidas quanto a quem dispensar, não tenho dúvidas de que precisamos de 3 jogadores com experiência e qualidade para a baliza, para o centro da defesa e para o meio campo.

Qualidade e experiência. Na minha opinião, faltam 3 titulares para essas posições.

Júlio César já não dá as garantias necessárias. Bruno Varela ainda não tem o nível necessário para assumir a baliza.

No centro da defesa, quem acompanha o NGB sabe que nunca fui um fã de Jardel embora reconheça a boa época que fez no primeiro ano de Rui Vitória. Mas esteve encostado um ano e se não foi opção face a um Luisão envelhecido...não serve.

No meio campo, a mesma coisa. Quem nos lê sabe que não acredito em Pizzi como patrão e construtor do nosso jogo e como tal continuo a achar  que precisamos de um líder que paute o nosso jogo quando precisamos de defender ou atacar.

Começa a faltar o tempo para contratações. O Penta e uma boa Champions não se conseguem com soluções de segunda.

Lista de convocados:
Guarda-redes – Júlio César, Paulo Lopes e Bruno Varela;

Defesas – Lisandro, Grimaldo, Luisão, Kalaica, Eliseu, Pedro Pereira, Jardel, André Almeida, Hermes, Rúben Dias e Buta;

Médios – Filipe Augusto, Samaris, André Horta, Salvio, Krovinovic, Pizzi, Cervi, Willock, M. Chrien, Diogo Gonçalves e João Carvalho;

Avançados – Raúl Jiménez, Jonas, Mitroglou, Seferovic e Rafa

ranking