O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 31 de julho de 2017

A resposta à possível interdição da Luz

. 38 comentários


A 5 de Junho de 2017 publicámos um post sobre o tema devido à proposta do FC Porto na AG da Liga para interditar com um mínimo de 4 jogos e um máximo de 12 jogos o estádio do clube que apoiasse qualquer grupo organizado de adeptos.

Essa norma não passou na AG da Liga de Clubes.

A notícia de que o SL Benfica pode ver o estádio interditado neste início do campeonato é mais um ataque vergonhoso de algumas pessoas do IPDJ.

A bem do esclarecimento cabal deste assunto, reponho o texto de então. Mas desde já aviso que não vamos deixar este assunto ficar por aqui.

Diz o ponto 1 do artigo 14º da secção III da lei 39/2009:

"1 - É obrigatório o registo dos grupos organizados de adeptos junto do IPDJ, I. P., tendo para tal que ser constituídos previamente como associações, nos termos da legislação aplicável ou no âmbito do associativismo juvenil."

Em primeiro lugar, o que é um grupo organizado de adeptos?

Todos os que viajam no mesmo carro? Todos os grupos de amigos com 20 ou mais pessoas? Todos as excursões? Todos os grupos que organizem almoçaradas antes do jogos?

Este conceito de “grupo organizado” é vago e…estúpido. Se há alguma lei que defina o que é um “grupo organizado” peço que me enviem pois desconheço qual a definição legal de “grupo organizado”.

Sei que esta lei foi feita a pensar nas claques de futebol mas como tantas outras leis em Portugal, está mal feita e colide com outros direitos dos cidadãos.

Diz o artigo 46 da Constituição Portuguesa, no seu ponto 3

"3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela."

Todos os que se deslocam aos estádios com amigos são grupos organizados. Se eu ou qualquer outro regularmente vamos ao futebol com um grupo de amigos/conhecidos, era só o que faltava que a lei viesse agora obrigar-nos a qualquer registo para o fazermos.

O referido artigo 14º continua no ponto 2:

“2 - O incumprimento do disposto no número anterior veda liminarmente a atribuição de qualquer apoio, por parte do promotor do espetáculo desportivo, nomeadamente através da concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações, apoio técnico, financeiro ou material. “

Todos os ASSOCIADOS do Sport Lisboa e Benfica estão LEGALMENTE REGISTADOS E QUALIFICADOS para serem apoiados pelo clube de que fazem parte e cujos direitos e deveres estão consagrados nos Estatutos.

O clube, por exemplo, que facilita a deslocação aos jogos através da iniciativa “Comboio Benfica”, está a conceder um apoio/regalia a todos os que dela quiserem usufruir dentro do estabelecido pelo próprio clube.

É um exemplo mas há mais. 

Não há lei nenhuma que possa condenar o Sport Lisboa e Benfica por conceder apoios, vantagens, benefícios ou regalias a ASSOCIADOS ou a DETENTORES DE LUGAR ANUAIS.

O que aqui deveria estar em causa, e que não vejo qualquer interesse em que se discuta, é se quem resolveu registar-se está a cumprir os requisitos obrigatórios.

No caso do FC Porto, pode o clube condenado desportivamente por corrupção, confirmar que:

- Mantém um registo sistematizado e actualizado dos filiados no grupo organizado de adeptos do respectivo clube?

- Envia trimestralmente cópia do registo ao IPDJ, I. P., (que o disponibiliza de imediato às forças de segurança)?

No seguimento destas questões, reza ainda o ponto 3 do artigo 15º da lei 39/2009:

"3 - O registo referido no n.º 1 é atualizado sempre que se verifique qualquer alteração quanto aos seus filiados e pode ser suspenso pelo promotor do espetáculo desportivo no caso de incumprimento do disposto no presente artigo, nomeadamente nos casos de prestação de informações falsas ou incompletas no referente ao n.º 1."

Quantas vezes é que o FC Porto fez isto nos últimos anos? O registo reflete o números de membros dos Super Dragões ou tem apenas poucas dezenas de membros registados?

Neste âmbito, e já olhando para o ponto 3 do artigo 16º da lei 39/2009:

"3 - Nos espetáculos desportivos integrados em competições desportivas de natureza profissional ou não profissional considerados de risco elevado, nacionais ou internacionais, os promotores dos espetáculos desportivos não podem ceder ou vender bilhetes a grupos organizados de adeptos em número superior ao de filiados nesses grupos e identificados no registo referido no n.º 1 do artigo anterior, devendo constar em cada bilhete cedido ou vendido o nome do titular filiado."

Quantas vezes é que o FC Porto cumpriu isto? 

Onde estão os registos de venda de bilhetes IDENTIFICADOS por nome? Quantos bilhetes têm sido cedidos pelo FC Porto aos Super Dragões? São esses bilhetes cedidos em número superior ao número de membros registados e devidamente atualizados trimestralmente?

Como é fácil de ver, quem tem que apresentar trabalho para impor a lei a QUEM ESCOLHEU REGISTAR-SE são o IPDJ e a LIGA DE CLUBES.

Há grupos organizados que resolveram registar-se e portanto estão sob escrutínio desta 39/2009.

Podem o FC Porto, o IPDJ ou a Liga de Clubes afirmar com provas de que têm exigido e cumprido o que lhes é exigido face aos grupos organizados que estão registados?

Da parte do Sport Lisboa e Benfica, penso que poderemos esperar que todos os ASSOCIADOS possam continuar a ser apoiados como é o seu direito.

Espero que a AG da Liga de Clubes não entre por outro caminho com morte anunciada como foi aquela norma ridícula que visava afastar dos programas de tv comentadores ligados aos clubes."
-------------------------------

Compreendo que o SL Benfica hoje tenha que fazer alguma coisa para que o primeiro jogo do campeonato não seja fora da Luz, mas já que ignoraram o que SCP e FCP andavam a preparar, apesar dos avisos, é imperativo que isto não passe em claro.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Pela lei só podes ter "jogos à porta fechada".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escreveu e disse...este grande anónimo e enorme jurista, infiltrado!

      Eliminar
    2. Unknown

      O Shadows é um grande cartilheiro e come cabrito assado todas as semanas.

      Eliminar
    3. Benny Hill31/7/17 14:29

      Calma, o Benfica agora vai mandar uma resposta e os gajos do IPDJ vão-se f....

      Eliminar
  2. Eu só faço uma pergunta: o Benfica é o único nestas circunstâncias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 80 autos arquivados é mesmo o único.

      Eliminar
  3. Das duas uma, ou a direcção do SLB está com receio de levantar ondas por ter o rabo preso ou então está numa daquelas posições do “ somos superiores a isto tudo e não vamos dar resposta”. Não compreendo como se luta contra o clube da fruta quando este mandava nisto tudo e agora nem a boca se abre a levar tareia de todos os lados. Eu quero lá saber do politicamente correto e “tratar das coisas nos locais próprios”, etc. Se o ataque é publico que se dê a resposta de modo a ser conhecida na China. Estou farto de promessas de respostas desde os vouchers que tardam em aparecer. SB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica não tem nem o rabo preso, nem tem a posição que é superior a isto tudo, esse tipo de comportamentos e posições são lá para os lados do clube do putedo e das suas put@s que andam ao ataque lá para os lados de Alvalade.
      O Benfica reage quando tem que reagir no tempo e no modo que achar que é melhor na defesa dos superiores interesses do clube e não quando os outros querem; não está em causa ser ou não ser politicamente correcto... entendes ou necessitas de um desenho.
      Se achas que um processo judicial contra quem lançou as falsidades de modo a condenar quem os lançou e repor a verdade dos factos, não tem mais cobertura e amplitude mediática que um desmentido que mais veemente que possa ser, não tem peso legal... então não necessitas de um desenho mas de uma colecção de banda desenhada.

      Pico Sarapico

      Eliminar
    2. Nem mais

      O Baganha e o IPDJ, serão mais uns que terão de responder tarde ou cedo por colocarem uma instituição pública ao serviço de entidades privadas e seus interesses pessoais.

      A CMVM, Autoridade da Concorrência, FPF e Liga são outras tantas.

      Mas o seu dia chegará no momento certo, no lugar certo

      João Sereno

      Eliminar
  4. Desde já e tendo em conta a FACTOS concretos, não se passa NADA; Já que nem o IPDJ nem o BENFICA confirmam que essa "possibilidade" referida em forma de noticia por um ÚNICO dos muitos pasquins ao serviço do recentemente constituído departamento de propaganda e falsidade ao serviço do clube do putedo e das sua put@s seja real. Sim, porque o que tem acontecido desde que essa "possibilidade" foi plantada no JN é que NENHUM órgão de comunicação social além de fazer eco da mesma, conseguiu confirmar tal "possibilidade" como um FACTO.

    YMY

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez o amigo esquece-se de contar a história toda, por conveniência ou simples "cegueira" ideológica do estado lampianico...A interdição não se deve única e exclusivamente devido ao facto do apoio a grupos de apoio que estão à margem da lei, que só por si é crime, mas devido à não conformidade dos planos de segurança e emergência do estádio. Já foram notificados mais de 80 vezes no último ano pela PSP mas não fizeram nada e as autoridades também não. A segurança do espectadores e intervenientes no espectáculo está assim em risco...Por conveniência tu, e "fontes próximas da direcção" têm desviado as atenções para o apoio aos grupos de adeptos...a cartilha abrandou um pouco mas ainda vai demorar a ser extinta...

    Fica o esclarecimento

    saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHAHAH Epah isto é tão bom que só me faz rir. Tão um gajo ta farto de argumentar que é ridiculo um estadio que recebe uma final da champions aprovado pela UEFA estar a ser interdito por questoes de segurança, e os dragartos vem dizer que não é essa questão mas sim as claques e que andamos a desviar o assunto, e vem agora este cromo dizer precisamente que afinal não tem a haver com claques mas com segurança. Vcs decidam se, são tão ridiculos que só se contradizem. AHAHAHHAHAH

      Eliminar
    2. Qual interdição? aquela que nem o IPDJ confirma! ou aquela que o próprio JN não consegue comprovar e provar?

      O Próprio

      Eliminar
    3. És mesmo atrasado mental, vens para aqui falar do que lês nos blogs dragartos e não sabes do que falas, explica lá essa questão de ser notificado 80 vezes para ver se aqui a malta percebe como funciona isso!
      Quanto às cartilhas, se explicares o que isso é e como funciona "só com o Benfic" agradeço!

      Eliminar
    4. ""devido ao facto do apoio a grupos de apoio que estão à margem da lei, que só por si é crime""

      Eu ri-me. Mais alguem se riu?

      Eliminar
    5. Gostei muito do apoio a grupos de apoio...mas o que mais me surpreende é a MERDA que enche a cabeça destes indigentes que nem se interrogam e pensar como é que foi possivel a UEFA AUTORIZAR jogos de selecçoes nacionais, e uma final da Liga dos Campeões num estádio que não reune condições de segurança !

      Eliminar
    6. Alerta Vermelho31/7/17 17:52

      De facto, quando os atrasadinhos mentais dos lagartos, pegaram fogo às cadeiras do estádio, devido à azia de terem perdido o jogo, a segurança foi posta em risco. Essa foi a ocasião, em que a segurança do estádio, mais esteve em risco. Qual foi a punição que sofreram esses criminosos? Bola! Grandes palhaços, vocês pensam que não temos memória?

      Eliminar
  6. O Benfica que abra os olhos.
    Existe um movimento concertado para destruir o Benfica liderado pelo Sporting e apoiado pelo Porto. Em vez de se auto satisfazerem com tiradas sobre o número de adeptos e a grandeza do clube deveriam estar atentos ao que realmente se passa. A estratégia do Sporting é acusar de alguma maldade o Benfica quando de facto são eles que a estão a praticar. O Benfica nos ulltimos anos deixou que o Sporting tomasse de assalto a maioria dos órgãos de poder e a comunicação social. É essencial denunciar o polvo do Sporting e começar a combatê-lo. O presidente do IPDJ é só um dos tentáculos. Seria muito interessante conhecer os emails que esse senhor trocou com os dirigentes do Sporting e associados. O que é que o IPDJ fez quando uma claque legal do Sporting incendiou um estádio de um rival e saiu a cantar " eu quero ver o estádio da luz a arder"? Depois disso já o fizeram impunemente outra vez e nenhum castigo(excepto uma penalidade monetária ridícula) ou responsabilidade foi atribuída ao clube , seus dirigentes e dirigentes da claque. Que segurança é essa e que valor em termos práticos tem então em legalizar claques?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá colocar os pontos nos I´s e repor a hierarquia dos factos que escreves.
      Se há alguém que está ao nosso dispor e serviço são as nossas put@s de Alvalade e não o contrário como erroneamente escreveste. Se tens dúvidas informa-te e vais ver que assim tem sido ao longo das últimas décadas da existência patética dos vossos vizinhos da 2 ª circular, mais concretamente após a saída de João Rocha do Sporting, depois dele, só mesmo o Dias da Cunha é que não nos deu hipóteses de utilizar e abusar das nossas put@as para todo o serviço. De resto as gajas só fazem aquilo que nós mandamos.

      Carlos Carneiro

      Eliminar
  7. Independentemente da questão que levantam e que é pertinente, penso que a notícia apenas serve para desestabilizar o Benfica. Vejamos:
    1) A notícia é publicada no Sábado, após a nossa derrota com o Arsenal. Como todos sabemos, o IPDJ, como organismo estatal, está fechado aos fins-de-semana. Pelo que só vejo uma hipótese, a notícia foi guardada para ser publicada num dia que fosse mais interessante...
    2) A notícia foi publicada pelo JN. Todos sabemos a quem pertence o JN e quais as ligações desse jornal, pelo reforça a ideia de notícia encomendada.
    3) O presidente do IPDJ é reconhecidamente adepto do Sporting Clube de Portugal.

    No final, e apenas lendo o que foi divulgado na notícia de sábado, acredito que haja eventualmente alguma falha nos regulamentos internos da segurança do Estádio da Luz, e que o IPDJ tenha notificado o Benfica para rever a situação (notificação que o Benfica desmentiu). O título da notícia é mais dramático do que a própria notícia. E nós sabemos qual é o objectivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Augusto Baganha não é apenas adepto, como foi também jogador de basquetebol tal como o Adriano seu irmão mais velho, e não só mas também, fez parte da Comm.de honra do Brunalgas campeão de lançamento de "ostras verdes" à distância...

      Eliminar
    2. Ou seja mais uma vez os grupos impressa e global media. Os suspeitos do costume.

      Eliminar
  8. Deixa Lá ver se percebi...Estas a exigir que o Porto cumpra a lei que entendes que não se deve aplicar ao Benfica,certo?

    ResponderEliminar
  9. Bom post. Muito pouco a dizer. Expões bem o ridículo destas argumentações.

    Se eu e a minha esposa formos ver um jogo somos uma claque? O registo das claques é obrigatório... Mas não é obrigatório ter claque. É dessa desonestidade intelectual que partem as acusações.

    Se o Benfica quisesse até podia dar lugar gratuito e oferecer viagens aos sócios... Ninguém tinha nada a haver com isso.

    Mas também não me custa a acreditar que tudo isto seja mais uma tanga do grupo jn / ojogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Martins, se tu e a tua esposa, numa arrecadação do estádio tiveres guardado tarjas, bandeira ou qualquer outro material ou se quando quiseres acompanhar os jogos fora, tiveres privilégios a nível de bilheteira ou transportes, ou ainda se resolveres fazer e vender merchandising alusivo ao teu apoio e ao da tua mulher, sim o benfica e os estado português tem muito a ver com isso.

      É a tua desonestidade intelectual, não quero chamar outra coisa para não ofender quem "come e acredita" no que escreves, que provoca estas situações. E sim a legalização não resolve os problemas, está mais que provado, as claques "legais" continuam com muitas ilegalidades, mas pelo menos disfarçam, no benfica nem isso, arrogantemente dizem essa lei não é para nós é só para ou outros.

      Eliminar
  10. Mais de 80 autos policias não dizem nada?
    é esse o "ataque vergonhoso"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex Rocha31/7/17 14:30

      O que esses polícias querem é almoços à borla na Catedral da Cerveja.

      Eliminar
  11. Fantástico, Shadows. Parabéns pelo post, está tudo dito!

    ResponderEliminar
  12. acho curioso que se esteja a escamotear que o Benfica apoia claques não legalizadas. A gota de água foi a morte do adepto Italiano. O Benfica tem de legalizar as claques se as quer apoiar, se não estão legais porque as apoiam ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe sempre me disse para não brincar na rua porque podia ser atropelado. Na italia o gajo gostava de brincar com o pau e em Portugal deu-se mal. Já tiraste a coroa de flores do lixo?

      Eliminar
    2. Em que é que a legalização da claque impede estas de praticarem actos criminosos?
      A claque do Sporting é um exemplo gritante. Já incendiaram duas vezes o estádio da luz sem qualquer consequência; o chefe da claque tem um processo em cima por crimes violentos á mão armada. E tudo isto com claques legalizadas. A legalização das claques é totalmente irrelevante para assuntos de violência. O facto da claque do Benfica não ser legalizada não impediu os seus membros de serem identificados, julgados e condenados quando praticam crimes. Não posso dizer o mesmo das claques "legalizadas" dos rivais em qu muitas vezes praticam crimes que ficam impunes nem impedem de actos de violência como os que motivaram a morte do tiffosi italiano que foi importado pela claque do Sporting para ir praticar actos criminosos junto do estádio da luz e que lamentavelmente acabou como acabou.

      Eliminar
  13. SHADOWS

    Em primeiro lugar, o que é um grupo organizado de adeptos?
    Todos os que viajam no mesmo carro? Todos os grupos de amigos com 20 ou mais pessoas? Todos as excursões? Todos os grupos que organizem almoçaradas antes do jogos? Este conceito de “grupo organizado” é vago e…estúpido. Se há alguma lei que defina o que é um “grupo organizado” peço que me enviem pois desconheço qual a definição legal de “grupo organizado”.

    LUIS FELIPE VIEIRA
    Claques ilegais: "Claques? Não sei que palavra é essa. Sei o que são sócios organizados. Nunca soube que o Benfica tinha claques. Se disserem que naquele espaço não estão sócios do Benfica... São todos sócios do Benfica e têm os mesmos direitos do que eu".


    Plot twist o shadows é o Vieira! XD XD XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Militânciadamentira

      Mentira não é apenas uma estratégia para adiar o colapso, tornou-se um modo de vida e não é só dos dirigentes mas também dos próprios sócios e adeptos.

      LFV sempre a enterrar o Benfica na lama.

      Eliminar
    2. O Shadows não pode ser o Vieira, porque sabe escrever. Por outro lado o Shadows se calhar é o gajo que escreve o que os discursos do Vieira...? Ná... o Shadows é o Rui Gomes da Silva.

      Eliminar
  14. A iliteracia cria problemas a certas pessoas que só percebem se for escrito a vermelho

    ResponderEliminar
  15. O que vale é que o ID são uma cambada de IGNORANTES, VOLTO A REPAREM, IGNORANTES, uma espécie de Associação Recreativa, não têm massa intelectual para avançar com o quer que seja. Meninas que saem à rua com decote mas não tem mamas, é só osso, causando desconforto e risos nos demais.
    Estou a rir com o IPDJ e muito. ...esquece shadows!

    ResponderEliminar
  16. Você teria que explicar como, senão por falha de segurança, um clube que não tem claques organizadas - que são as únicas que podem levar bandeiras gigantes para os jogos - se permite a dar entrada a bandeiras gigantes. É que fora as claques organizadas essas bandeiras são proibidas, nunca entrariam no estádio.

    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfxEN77txsqKTXw4DO_xpBbs1QWzndvs63w8sj4mmZy9wwa5AN

    JV

    ResponderEliminar
  17. Boa defesa do nosso blog que condiciona as decisões dos órgãos que regulamentam as decisões com opiniões assertivas e correctamente abordadas. Saudações em defesa da nossa causa!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking