O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Comunicado do Sport Lisboa e Benfica.

. 70 comentários

"O Sport Lisboa e Benfica foi hoje notificado do despacho proferido pelo Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a deferir o registo do novo regulamento de segurança de utilização do Estádio da Luz e, em consequência, a garantir a possibilidade de aí serem realizados espetáculos desportivos. 

O Sport Lisboa e Benfica congratula-se com o sentido do referido despacho e o reconhecimento, uma vez mais, de que o Estádio da Luz reúne todas as condições de segurança e que os espetáculos desportivos aí realizados respeitam todas as disposições legais aplicáveis, como não podia deixar de ser.

As noticias vindas a público e as pressões que têm sido levadas a cabo junto das mais diversas instituições no sentido de afastar os sócios e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica do apoio às suas equipas, revelam-se hoje uma vez mais frustradas.

O Sport Lisboa e Benfica continuará a respeitar todos os seus sócios sem qualquer tipo de discriminação e espera agora pela primeira grande enchente da época, na sua estreia na Liga NOS, dia 9 de agosto no jogo com o Sporting de Braga que se realiza no Estádio da Luz. 

Lisboa, 31 de julho de 2017" - SL Benfica.

Até quando sobreviverá a festa dos títulos que contraria toda a lógica dos números?

. 36 comentários
Se o Campeonato Nacional se iniciasse hoje, e tendo como fonte deste estudo o site da transfermarkt, seria assim:

Valores Totais do Plantel
1º FCPorto                 204.70 milhões de euros
2º Sporting                196.15 milhões de euros
3º Benfica                  170.65 milhões de euros




Valores Totais do 11 provável se o Campeonato se iniciasse hoje:

1º Sporting
Patrício                  16
Piccini                    3
Coates                   7
Coentrão              5
Mathieu                3
William                  25
Adrien                   25
B. Fernandes       7.5
Gelson                  20
Acuña                   7
Bas Dost              16
TOTAL:          134.5 milhões de euros

2º FCPorto
Casillas                 2
Ricardo                 9
Felipe                  10
Marcano              8
Alex Telles          9
Danilo                  20
Oliver                  14
Corona                12
Brahimi               18
Aboubakar         10
Soares                 7
TOTAL:            119 milhões de euros


3º Benfica
Júlio César                0.750
André Almeida         5
Jardel                         4
Luisão                        1
Grimaldo                  9
Fejsa                         12
Pizzi                           20
Sálvio                        17
Cervi                         8
Jonas                        7
Sferovic                   3
TOTAL                   86.75 milhões de euros


Percentagem do valor do 11 tendo em conta o valor total do plantel

1º Sporting    68%
2º Porto         58.13%
3º Benfica     50.83%


(este último gráfico dá para várias interpretações: por exemplo que o Benfica terá um banco mais forte sendo isso um fator positivo, ou que o Benfica tem gasto mais dinheiro do que os rivais em jogadores que não se afirmam como titulares, o que visto por esse prisma é um fator negativo. Pode-se também perceber que o Sporting aposta quase todas as suas fichas no 11, não tendo um banco de suplentes tão valorizado. Já o Porto, tem um 11 bem mais valorizado do que o Benfica, que ainda assim representa apenas 58% do valor total do seu plantel, sugerindo um plantel forte e equilibrado)

Uma última nota para dizer que sendo provável que o Sporting ainda venda algum jogador este ano, tal trará o valor de plantel do Sporting para valores semelhantes aos do Benfica. 

O que não alterará muito é a diferença abissal de valores do 11. Neste momento, é importante notar, o valor do 11 do Benfica é de apenas 64% do valor de mercado do 11 do Sporting, isto, claro, a fazer fé nos dados sempre discutíveis da transfermarkt e no escalonamento do 11 que não tem de ser obviamente aquele que sugeri..

Vieira comenta a possível interdição da Luz

. 113 comentários

"O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, disse hoje confiar que o encontro com o Sporting de Braga, da Liga de futebol, se vai disputar no Estádio da Luz.

"O Benfica não foi notificado e acho que mais dia menos dia as coisas vão ficar claras. É o estádio de preferência da seleção e que recebeu uma final da Liga dos Campeões. Deve haver alguma confusão nos regulamentos, mas tenho a certeza de que o jogo com o Sporting de Braga vai ser no estádio da Luz", disse.

No domingo, o "Jornal de Notícias" noticiou que o Estádio da Luz poderia ser interditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) por o Benfica dar, alegadamente, apoio a claques ilegais.

"Sei que o Benfica tem sócios organizados, mas nunca ouvi falar em claques, são sócios do Benfica e têm tantos direitos como eu", afirmou.

Em declarações aos jornalistas no centro de estágios do Seixal, Luís Filipe Vieira disse que "neste momento vale tudo para o Benfica não ser campeão".

"Nos últimos cinco anos o Benfica não foi campeão de nenhuma pré-época, mas ganhou quatro campeonatos e perdeu um a minutos do fim", disse, acrescentando: "Estamos fechados e focados que vamos ser 'penta'"". - Expresso.

Nem mais, conforme já tínhamos escrito AQUI e AQUI.

Além disso, se a Luz levanta problemas quanto à segurança...o SL Benfica deve recusar-se a ir jogar a estádio que montam bancadas temporárias, que não têm saídas de emergência ou que estão acessíveis apenas por estradas de terra, por exemplo.

Que estádio em Portugal tem mais condições de segurança que a Luz? 

É o Alvalade XXI que obriga os espectadores a circularem por túneis até chegarem à bancada?

É o do Dragão que fecha as saídas de emergência durante os jogos na zona dos adeptos visitantes?

Não brinquem com coisas sérias.


Este é o senhor do IPDJ que quer interditar a Luz!(Mastergroove)

A resposta à possível interdição da Luz

. 38 comentários


A 5 de Junho de 2017 publicámos um post sobre o tema devido à proposta do FC Porto na AG da Liga para interditar com um mínimo de 4 jogos e um máximo de 12 jogos o estádio do clube que apoiasse qualquer grupo organizado de adeptos.

Essa norma não passou na AG da Liga de Clubes.

A notícia de que o SL Benfica pode ver o estádio interditado neste início do campeonato é mais um ataque vergonhoso de algumas pessoas do IPDJ.

A bem do esclarecimento cabal deste assunto, reponho o texto de então. Mas desde já aviso que não vamos deixar este assunto ficar por aqui.

Diz o ponto 1 do artigo 14º da secção III da lei 39/2009:

"1 - É obrigatório o registo dos grupos organizados de adeptos junto do IPDJ, I. P., tendo para tal que ser constituídos previamente como associações, nos termos da legislação aplicável ou no âmbito do associativismo juvenil."

Em primeiro lugar, o que é um grupo organizado de adeptos?

Todos os que viajam no mesmo carro? Todos os grupos de amigos com 20 ou mais pessoas? Todos as excursões? Todos os grupos que organizem almoçaradas antes do jogos?

Este conceito de “grupo organizado” é vago e…estúpido. Se há alguma lei que defina o que é um “grupo organizado” peço que me enviem pois desconheço qual a definição legal de “grupo organizado”.

Sei que esta lei foi feita a pensar nas claques de futebol mas como tantas outras leis em Portugal, está mal feita e colide com outros direitos dos cidadãos.

Diz o artigo 46 da Constituição Portuguesa, no seu ponto 3

"3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem coagido por qualquer meio a permanecer nela."

Todos os que se deslocam aos estádios com amigos são grupos organizados. Se eu ou qualquer outro regularmente vamos ao futebol com um grupo de amigos/conhecidos, era só o que faltava que a lei viesse agora obrigar-nos a qualquer registo para o fazermos.

O referido artigo 14º continua no ponto 2:

“2 - O incumprimento do disposto no número anterior veda liminarmente a atribuição de qualquer apoio, por parte do promotor do espetáculo desportivo, nomeadamente através da concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações, apoio técnico, financeiro ou material. “

Todos os ASSOCIADOS do Sport Lisboa e Benfica estão LEGALMENTE REGISTADOS E QUALIFICADOS para serem apoiados pelo clube de que fazem parte e cujos direitos e deveres estão consagrados nos Estatutos.

O clube, por exemplo, que facilita a deslocação aos jogos através da iniciativa “Comboio Benfica”, está a conceder um apoio/regalia a todos os que dela quiserem usufruir dentro do estabelecido pelo próprio clube.

É um exemplo mas há mais. 

Não há lei nenhuma que possa condenar o Sport Lisboa e Benfica por conceder apoios, vantagens, benefícios ou regalias a ASSOCIADOS ou a DETENTORES DE LUGAR ANUAIS.

O que aqui deveria estar em causa, e que não vejo qualquer interesse em que se discuta, é se quem resolveu registar-se está a cumprir os requisitos obrigatórios.

No caso do FC Porto, pode o clube condenado desportivamente por corrupção, confirmar que:

- Mantém um registo sistematizado e actualizado dos filiados no grupo organizado de adeptos do respectivo clube?

- Envia trimestralmente cópia do registo ao IPDJ, I. P., (que o disponibiliza de imediato às forças de segurança)?

No seguimento destas questões, reza ainda o ponto 3 do artigo 15º da lei 39/2009:

"3 - O registo referido no n.º 1 é atualizado sempre que se verifique qualquer alteração quanto aos seus filiados e pode ser suspenso pelo promotor do espetáculo desportivo no caso de incumprimento do disposto no presente artigo, nomeadamente nos casos de prestação de informações falsas ou incompletas no referente ao n.º 1."

Quantas vezes é que o FC Porto fez isto nos últimos anos? O registo reflete o números de membros dos Super Dragões ou tem apenas poucas dezenas de membros registados?

Neste âmbito, e já olhando para o ponto 3 do artigo 16º da lei 39/2009:

"3 - Nos espetáculos desportivos integrados em competições desportivas de natureza profissional ou não profissional considerados de risco elevado, nacionais ou internacionais, os promotores dos espetáculos desportivos não podem ceder ou vender bilhetes a grupos organizados de adeptos em número superior ao de filiados nesses grupos e identificados no registo referido no n.º 1 do artigo anterior, devendo constar em cada bilhete cedido ou vendido o nome do titular filiado."

Quantas vezes é que o FC Porto cumpriu isto? 

Onde estão os registos de venda de bilhetes IDENTIFICADOS por nome? Quantos bilhetes têm sido cedidos pelo FC Porto aos Super Dragões? São esses bilhetes cedidos em número superior ao número de membros registados e devidamente atualizados trimestralmente?

Como é fácil de ver, quem tem que apresentar trabalho para impor a lei a QUEM ESCOLHEU REGISTAR-SE são o IPDJ e a LIGA DE CLUBES.

Há grupos organizados que resolveram registar-se e portanto estão sob escrutínio desta 39/2009.

Podem o FC Porto, o IPDJ ou a Liga de Clubes afirmar com provas de que têm exigido e cumprido o que lhes é exigido face aos grupos organizados que estão registados?

Da parte do Sport Lisboa e Benfica, penso que poderemos esperar que todos os ASSOCIADOS possam continuar a ser apoiados como é o seu direito.

Espero que a AG da Liga de Clubes não entre por outro caminho com morte anunciada como foi aquela norma ridícula que visava afastar dos programas de tv comentadores ligados aos clubes."
-------------------------------

Compreendo que o SL Benfica hoje tenha que fazer alguma coisa para que o primeiro jogo do campeonato não seja fora da Luz, mas já que ignoraram o que SCP e FCP andavam a preparar, apesar dos avisos, é imperativo que isto não passe em claro.

domingo, 30 de julho de 2017

Jimenez e Rafa custaram 20 milhões por cabeça... E Jorge Jesus já cá não estava!

. 70 comentários
1. Razão para depressões? Claro que não! Porque felizmente jogamos cá dentro contra adversários quase sempre bem mais fracos que nós!

Aquilo que mais uma vez demonstrámos num bom torneio internacional é que uma coisa é lá fora e outra coisa é cá dentro!

Ah e tal que somos Tetra Campeões! Pois somos! Mas é cá dentro... Porque lá fora mostramos que o Tetra Campeão Nacional é de um campeonato que está a milhas da competitividade de outros campeonatos!

Noto que alguns até estranham porque é que o Eliseu serve para jogar cá dentro e está como peixe fora de água a jogar lá fora. É que cá dentro o adversário ataca o seu flanco 3 vezes em 90 minutos. Na primeira o Eliseu ganha o lance, na segunda atropela o adversário e vê amarelo, na terceira perde o lance e o adversário quase faz golo. Lá fora o adversário ataca-o 30 vezes. Na primeira o Eliseu ganha o lance, na segunda o Eliseu atropela-o e vê amarelo, e daí até ao fim o Eliseu tem ainda mais 28 lances para defender em que se atropelar o adversário vê o segundo amarelo e vai para a rua.

Mas também hoje se viu por exemplo que com Grimaldo ganha-se um melhor lateral do ponto de vista ofensivo mas, também não é por causa dele que a solidez defensiva vai aumentar por aí além. É melhor do que o Eliseu? É... Mas também não é ele que vai estancar os rombos no casco de uma defesa que já mete água por todos os lados sem ele.

Mas repito, para jogar cá dentro há muitos problemas que nem se põe... É para atacar e para jogar no meio campo adversário e muitas das fragilidades não são postas a nú.



2. Depois noto também que para alguns frequentadores deste espaço, a conversa da falta de centímetros e de quilos no Benfica é conversa de jogador de rugby... E vêm sempre com os exemplos do Iniesta, do Messi e do Xavi para mostrar que o físico perde sempre para a técnica...

Mas também só falta começar a confundir artistas como o Xavi, Iniesta ou Messi com o Cervi, o Rafa ou o Zivkovic...

Talvez não tenham percebido que uma equipa que tem os três que o Barcelona tem pode defender de uma maneira totalmente diferente das outras equipas... Permite asfixiar o adversário coletivamente na perca da bola porque, assim que recupera a bola pode descansar porque são capazes de manter a bola em seu poder eternamente sem que o adversário a cheire sequer...

Ora, o Benfica também tem artistas mas não tem este tipo de jogadores... O Benfica não tem artistas de posse de bola... O Benfica tem artistas de jogo vertical e contra ataque rápido, que são armas bem diferentes...

Uma equipa como o Benfica que não tem grandes artistas de posse de bola não se pode dar ao luxo de defender à Barcelona... Pela simples razão que o desgaste físico dessa ação não é complementado com posse de bola longa a seguir que permita à equipa descansar... Uma equipa como o Benfica que, contra grandes equipas não é capaz de fazer três passes seguidos sem perder a bola, se vai defender à Barcelona vai andar numa correria louca os 90 minutos porque assim que recupera a bola a entrega ao adversário logo de seguida.

Ora, o Benfica tem de defender... à Benfica. E contra adversários mais fortes sofre por não ter jogadores fortes, de passada larga, que cubram zonas maiores de terreno em menos passadas e menos esforço... Como disse, somos quase sempre uma equipa de pesos plumas a jogar contra pesos pesados, jogadores que se desgastam imenso em tarefas contra natura e que quando têm a bola, ou chegam à baliza adversária em dois ou três toques ou é certo e seguro que a vão dar ao adversário.

Ah e tal que o Benfica do Jorge Jesus tentava (pelo menos tentava) defender à Barcelona! Pois tentava! Mas esse Benfica tinha Aimar, lá está, um jogador de posse de bola e que permitia ao Benfica respirar.

Quando Aimar perdeu gaz, até o Benfica de Jorge Jesus alterou a sua forma de defender! Lá está, Aimares e Iniestas e Ruis Costas não aparecem todos os anos e em todas as equipas!

Faltam quilos e centímetros e pujança física ao Benfica? Pois claro que faltam, e são precisos como pão para a boca para compensar e dar outro desafogo físico a alguns artistas que também temos.



3. Por último, ah e tal e a formação. Mantenho a minha teoria de sempre: Nenhuma formação do mundo substitui craques todos os anos sempre a manter a mesma qualidade MAS...

Nada contra a formação! O que acho é que os da formação devem entrar para segundas linhas para terem tempo e espaço para crescer.

Se se vende um titular contrata-se um titular, a não ser que já se tenha um suplente com provas dadas. O que não se faz, digo eu, é vender um titular e andar a pescar e a experimentar putos da B a ver se algum pega. Isto é o Benfica, não é o Alguidares de Baixo!

Mas também não faltará quem venha lembrar do ah e tal do Semedo e do Lindelof e do Ederson. Mas lá está... O Lindelof era o quarto central do Benfica, o Ederson era o suplente do Júlio César, e o Semedo beneficiou da venda de Maxi, e diga-se, deu sinais extremamente positivos logos nos primeiros jogos da pré-época.

Mas andam por aí alguns que continuam a acreditar que da formação virão todas as soluções e todos os milagres! E já nem vou discutir a teoria de que a formação vinha aí porque as contratações de 8 milhões tinham de acabar.


Jimenez e Rafa custaram 20 milhões por cabeça... E Jorge Jesus já cá não estava!

ranking