O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 5 de novembro de 2017

Qualidade em formação!

. 15 comentários

Estive a ver, mais uma vez, a ver o jogo da nossa equipa B!

Resultado aparte, até porque o Benfica e o Penafiel tiveram que levar com um árbitro péssimo e que teve influência direta em diversos lances, e vários deles que resultaram em lances de golos... o que me interessa, sim, é analisar a matéria-prima da equipa do SLBenfica.

A equipa do SLBenfica está carregadinha de qualidade, porém evidencia o óbvio: perante equipas com jogadores mais experientes / rodados, são várias vezes superados em momentos que causam impacto no resultado.

Eu não ligo nenhuma ao resultado final dos jogos da equipa B, pois olho para esta equipa como um espaço de aceleração de etapas de jogadores com qualidade acima da média.

O SLBenfica é, possivelmente, a equipa com a média de idades mais baixa da II Liga e hoje entrou em campo com Florentino, Gedson e João Felix, três miudos ainda a cumprir o último ano de junior (aliás, o Felix está no primeiro), tal como José Gomes, que jogou na frente e João Filipe, que entrou na segunda parte. Ou seja, um total de 5 juniores em campo, que quase todos jogaram na passada 4a feira contra o Manchester United para o Youth League.

Resultado aparte, a qualidade existente em muitos destes jovens é tremenda, constituindo-se claramente como elementos de grande qualidade, porém ainda em formação.

Aos acima indicados, que seguramente terão um futuro muitíssimo promissor pela sua qualidade, junto ainda o Heriberto, Willock e Parks, que também estiveram muito bem. E junto também como o Chrien e o João Carvalho que hoje não jogaram.

O lado menos positivo deste jogo destaco a linha defensiva. Alex Pinto é tremendamente agressivo mas ainda com várias lacunas de posicionamento, precisamente o inverso de Kalaica e Ferro que perdem em agressividade o que têm em qualidade de posicionamento. Este desequilibrio penaliza bastante os resultados da equipa.

Mas mantenho, estamos perante uma equipa que hoje teve em campo um jogador de 17 anos, quatro jogadores de 18 anos, dois jogadores com 19 anos e cinco jogadores com 20 anos. Acima destes apenas Alan Junior com 24 anos.

Muita qualidade, ainda me formação. É prematuro pedir a estes jogadores para terem outra capacidade/força física em virtude da idade ainda muito jovem, o que limita a ascenção imediata de alguns destes elementos, apesar da sua tremenda qualidade. É também muitíssimo compreensível as, ainda recorrentes, falhas no processo de decisão e poscionamento, que retiram consistência ao jogo.

Não resisto, porém, a dizer que Gedson, Willock, João Felix e Florentino são jogadores tremendos!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Pronto, voltou a cegueira... A equipa B não ganha a ninguém mas só lá vemos vedetas. Não te mancas, pois não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes ler?

      Eliminar
    2. PARA QUANDO O BLOQUEIO A ESTE SAPO?

      José Pena

      Eliminar
  2. Concordo com tudo! Esta derrota não reflecte o trabalho da equipa B, tínhamos um meio campo de juniores (sinceramente foi uma surpresa até que agradável).

    Claramente, Gedson e Heriberto são para ficar no plantel principal. Willock não esteve tão bem como a semana passada mas é um dos grande talento, Alex Pinto treme a defender e treme a defesa adversária a atacar, e Florentino mais 2 aninhos e é craque!!!

    Fica uma boa exibição com um mau resultado, só aguentamos 5 minutos em vantagem, algo a trabalhar!

    ResponderEliminar
  3. Para uma pessoa que vê os jogos da equipa B, o que fica é a discrepancia entre o futebol e o resultado. É o claro preço da juventude.

    Ainda n vi um jogo este ano em que o Benfica tivesse sido a pior equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor equipa nunca ganha? Estranho. Devem ser os árbitros...

      Eliminar
  4. Há muita qualidade. O filão parece inesgotável. O Félix, vi um vídeo no Youtube, e chegou-me. COm um treinador a sério, vai ser do outro mundo. É estilo Kaka.

    Depois há a questão de formar para ganhar na Europa. Veremos se chegará esse dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " vi um vídeo no Youtube"

      És tu e a prospecção do clube. Com o resultado que se sabe...

      Eliminar
  5. Por falar em equipa b, para quando um treinador a serio? Ajudava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podemos entregar a equipa b ao manso Vitória?

      Era dois em um: ele, que diz que é mestre em desenvolver jovens, na equipa b e na equipa sénior um treinador a sério. Boa ideia?

      Eliminar
  6. Não custa pensar muito que apesar das saídas, se juntarmos o que temos nos A com os B, na idade certa, poder-se-á facilmente espantar a Europa.
    Um Svilar, Diogo Gonçalves, Dias, Grimaldo, Florentino, Félix, e por aí poderão ser de classe mundial

    ResponderEliminar
  7. O Willock, falta maior intensidade sem bola, mas não tenho acompanhado os últimos jogos. Talento tem a pontapés, mas falta saber se gosta de sacrifício.

    ResponderEliminar
  8. Discordo em absoluto do teor do post.
    Qualidade, no futebol moderno, não é sinónimo de qualidade técnica individual. É, sim, capacidade técnica, táctica, mental e física, pois só assim se conseguem resultados.
    Infelizmente, dentro da nossa casa, por haver muitos a extasiar-se com fintinhas, rodriguinhos e outras merdinhas, não vamos a lado nenhum!
    Os adversários compensam a menor valia técnica com tudo o resto - que é aquilo que não temos... e a avaliar pela amostra vamos continuar a não ter! - e vão conseguindo resultados.
    A equipa B vai em 3 derrotas consecutivas, depois de vitórias "com o credo na boca", e parece que está tudo bem.
    A equipa A, carregadinha de qualidade, até para ganhar a um "mija na escada" é pela diferença mínima, e sempre a sofrer até ao fim.
    Não se tratem, não...
    (José C. S. Branco)

    ResponderEliminar
  9. Vou-te dizer uma coisa, vi a equipa B a jogar Contra a Oliveirense em Aveiro, é uma equipa mal orientada, com um ou outro jogador interessante, de resto uma equipa vulgaríssima, se de Agosto até agora os jogadores evoluíram para patamares altos?
    Não sei n imagino quem, mas se estás á espera de ver algum desses jogadores na A???
    Muito mal vai o Benfica...

    ResponderEliminar
  10. O Gedson é o 8 que a equipa A precisa

    Lembram-se como o Benfica melhorou no TEI quando Renato Sanches entrou?

    Salvaguardando as devidas diferenças

    José Pena

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking