O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Terceira época e muito pouco selo de Rui Vitória no atual Benfica

. 102 comentários
Assumidamente, Rui Vitória chegou ao Benfica sem me entusiasmar nada. Mas acabou a primeira época tendo em mim um dos seus maiores fãs. Aquele célebre dia em que Jorge Jesus deu uma conferência de imprensa desastrosa em que virou as contas do campeonato completamente ao desancar em Rui Vitória de alto a baixo, aglutinou até os adeptos do Benfica mais céticos 100% em redor da sua equipa e do seu treinador. Aquela vitória tinha de ser nossa, pela honra do Benfica mas também a de Rui Vitória que mereceu aquela vitória como ninguém.

Mas isto é a parte emocional da coisa. Não cheguei seguramente ao fim dessa época a achar que o Benfica venceu esse campeonato por causa do olho mágico do seu treinador. Acho que foi muito mais uma vitória dos jogadores, do seu brio, da sua honra que foi posta em causa em certo momento, uma vitória que teve algo obviamente de Rui Vitória mas que não teve no seu treinador o elemento decisivo (ou talvez também tenha tido, já que o Joker Renato Sanches foi uma cartada sua).

Na época passada a conquista do Campeonato Nacional repetiu-se. E com toda a justiça, diga-se. Mas também é justo dizer-se que o Benfica fez um campeonato mais fraco do que na época anterior, tal como também é justo dizer-se que o nosso maior adversário, o F.C.Porto desperdiçou inúmeros brindes em que facilmente podia ter passado para a nossa frente e não passou.

Cheguei a comentar aqui em OFF entre elementos do blog que a sorte do Benfica é que o treinador do Porto era o Nuno Espirito Santo e estava a enterrar aquilo tudo. E vê-se este ano, como um Porto que nada comprou e que vendeu alguns dos melhores (e um Porto que alguns até deram como morto), parece uma equipa bem melhor aproveitando apenas e só o que já tinha, mas com um treinador que claramente percebe bem mais da poda.

Serve este texto para desancar em Rui Vitória ou para colocar em causa o mérito das suas conquistas? De maneira nenhuma. Rui Vitória tem, é importante lembrar, uma carreira construída a partir de baixo e chega ao topo em Portugal com um caminho imaculado e sem qualquer despedimento. Alguma coisa andará seguramente a fazer bem feita. E mesmo no Benfica, mal ou bem ainda não parou de ganhar. Facto, MAS...

Há algo que, apesar de todos os méritos que seguramente também terá, sustentam as minhas dúvidas e fazem com que, mais de dois anos depois, este continue a ser um Benfica onde se torna difícil (para mim) encontrar o tal selo de Rui Vitória que permita uma análise mais objetiva do seu trabalho.


     1. Rui Vitória mudou o sistema de jogo que encontrou ou as pedras que o compunham? Quase nada. Se houve tentativa de mudar foi este ano ao optar por um jogador como Seferovic (mais móvel) em detrimento de Mitroglou. E há esta fórmula Filipe Augusto que até ver não convence ninguém.

     2. Depois de mais de 70 milhões de euros gastos em contratações, quem continuam a ser, mais de dois anos depois, as grandes traves mestres da equipa de Rui Vitória? São Luisão, Jardel, Fejsa, Jonas, Sálvio, Pizzi, Júlio César (que muito brevemente terá de regressar à baliza) tudo jogadores que já cá estavam quando ele chegou. Até Eliseu e André Almeida já foram promovidos a traves metres, e também já cá estavam!       

     3. Desses 70 milhões que se gastaram COM Rui Vitória, quantos desses milhões foram investidos em jogadores que se afirmassem como jogadores titulares do Benfica e que melhorassem o que já havia? Foram as pechinchas Ederson, eventualmente a outra pechincha Grimaldo (“eventualmente” porque passa mais tempo na enfermaria do que no relvado e já era assim antes de chegar ao Benfica, e tem ainda MUITO por provar), e Mitroglou (jogador de 7 milhões de euros e investimento que o grego fez por justificar).

Mas...

     4. Que se fizeram então aos outros 60 milhões de euros? Foram gastos em Jimenez, em Rafas, em Cervis, em Zivkovics, em Carcelas, em Celis, em Pedros Pereiras, em Hermes, em Felipes Augustos, em Hortas, em Taarabats, em Carrilhos e outros, tudo jogadores longe de se afirmarem como titulares da equipa.


Pegando naqueles que chegaram com “Nome”, Reforços com “R” maiúsculo, reforços com objetivo de se tornar em novas traves mestres da equipa, de se valorizarem e renderem muitos milhões no futuro próximo, quantos destes se valorizaram, ou se quisermos, quantos destes evoluíram sequer sob o comando de Rui Vitória, tecnicamente e taticamente, sendo hoje melhores jogadores do que quando chegaram?

Jimenez e Rafa continuam a parecer dois corpos estranhos na equipa, sem rotinas ou enquadramento no modelo de jogo. Carrilho nunca deu sumo nenhum. Cervi e Zivkovic continuam numa de hoje jogas tu hoje jogo eu, porque nenhum deles evolui o suficiente para níveis capazes de fazer dois bons jogos seguidos e pegar de estaca para nunca mais perder o lugar.

Olhando para aquilo que seria em teoria o ponto forte da equipa que são a qualidade (e quantidade) dos extremos que Rui Vitória sempre teve ao seu dispor, é engraçado constatar que o melhor de todos continua a ser a LARGA distância dos outros o ódio de estimação de alguns, Sálvio, que já cá estava.

Das duas uma, ou andamos a contratar gato por lebre ou alguma coisa anda a ser mal feita no aproveitamento do talento que se tem adquirido. Esta equipa tinha obrigação de ser hoje melhor do que era há três anos atrás e não é.

Claro que não vou ignorar que pelo meio de tanto dinheiro que até hoje não se traduziu em novas traves mestre para a equipa, também se lançaram alguns miúdos como Nélson Semedo, Renato Sanches e Lindelof, tudo isto a jogar em favor de Rui Vitória, sendo este um tema para desenvolver num post a sair brevemente, já que este, e para variar, já vai longo.

Este é pois o balanço que faço deste reinado de Rui Vitória, um balanço com algumas coisas positivas, outras negativas, e seguramente ainda hoje com muito mais dúvidas do que certezas.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

102 comentários

  1. Impressionante! O Homem empata um jogo e deixa assi de andar na frente do campeonato (30 e tal jornadas depois) e leva logo com um Tratado de Derrota. Não uma simples crítica a um simples jogo que empatou e se calhar tb por culpa própria. nada disso. leva com uma tese, um tratado de incompetência, um auto de culpa! Impressionante as pérolas que andam a ser dadas a tanta gente que não sabe distinguir uma pérola de um tremoço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O texto levanta algumas questões, às quais, constato, não respondeste a nenhuma. Podias ter respondido a ver se eu também aprendia alguma coisa.

      O que tu faZES É A FUGA para a frente, porque para ti discutir o Benfica resume-se a apoiar a coiso e tal. É uma posição que respeito mas que eu não sigo.

      Já disse antes e repito: Do meio campo para trás este Benfica é banalíssimo. Escrevi-o muito antes da Vila do Conde. É a MINHA opinião, que oxalá a época desminta

      E quanto aos 70 milhçoes em reforços, tira Mitroglou e Ederson e diz me um titular de caras.

      Eliminar
    2. Querem começar a atirar pedras ... esperem para Maio , entao sim critiquem . Não sei o q é pior um dragarto ou um Benfiquista depressivo. Fdx foi um empate .

      Lucas

      Eliminar
  2. Ainda gostava de saber, que treinador querem vocês... O Jorge Jesus é que é bom, o Sérgio Conceição é que bom, O investimento louco que o Sporting fez esta época é que é correcto, no Benfica nada é bem feito... continuem nesta ridícula caça ás Bruxas, e vão se iludindo com o maravilhoso rumo ao abismo dos nossos rivais.

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jorge Jesus esteve cá seis anos e deixou obra feita. É ir ao museu e ver.

      Tivesse vieira competência e JJ ainda cá estaria a dar cartas. Ao menos o Benfica jogava à bola!

      Eliminar
    2. Faz-me um favor, encara esta mera resposta, como indiferença no seu estado mais puro.

      Pedro

      Eliminar
    3. Pedro, isso do rumo ao abismo faria sentido se o Benfica não tivesse investido desde que Rui Vitória chegou, mais de 70 milhões de euros em... não titulares (excepto Mitroglou e Ederson).

      Por sinal mais do que o Sporting investiu no mesmo período.

      Eliminar
    4. O investimento louco do Sporting é inferior a 5 milhões de euros, entre vendas e entradas é isso o investimento louco

      Eliminar
    5. O montante de investimento não é para aqui chamado nem pode servir de fita métrica para medir o sucesso. Este é medido pelas competições ganhas e aí não há nada a dizer, exceptuando a opinião dos desonestos.
      Senão terás de retirar o dinheiro que o Benfica já recebeu pelas vendas, cedências e empréstimos desses jogadores, adicionado ao valor que os restantes têm actualmente no mercado.

      Eliminar
    6. anónimo mesmo assim dá negativo... e os ordenados dos jogadores do ano passado e deste ano quem paga? Não é só comprar... há que pagar ordenados.
      No Benfica entre vendas e entradas dá quantos milhões mesmo?

      Eliminar
    7. JoTaPe

      O que JJ ganhou no Benfica já nos sabemos. Estamos muito contentes e orgulhosos do Presidente, dirigentes, treinadores, staff técnico e jogadores que trabalharam para em conjunto com JJ ganhar os tais tirulos.

      Da mesma forma que estiveram lá do lado do JJ Quando perdemos.

      É assim, faz parte. No Benfica ganhamos e perdemos TODOS JUNTOS

      Agora faz um favor à Malta. Volta para o teu museu e senta-te a admirar os títulos do JJ.

      SENTADINHO para não te cansares. Quando estiveres com o rabinho dorido. Pega num pano e limpa a prateleira de vidro que o teu Presidente lá colocou para o TITALO DE 2013

      José Pena

      Eliminar
    8. RedMoon, lê as vezes que forem precisas os RC dos 3 grandes, tenta ver para além do básico, admito a tua lógica em alguns pontos (mais concretamente, os 70 milhões em jogadores que decepcionaram), mas não existem estratégias perfeitas. Uma coisa te garanto, daqui a 5 anos, terás oportunidade de ver onde andam os nossos rivais, os tempos que aí vêm, não se compadecem com despesismo nem com "all-in" para acalmar massas insatisfeitas.
      Anónimo das 13h02, viver num fantasia, é melhor forma de fugir à realidade, deixa-te lá ficar, e ignora a minha retórica, eu até agradeço que o faças.

      Cumprimentos,

      Pedro

      Eliminar
    9. Nem a mulher a dias defendia melhor o amante do jotapeido que o próprio jotapeido, este caramelo do jotapeido que deve levar com o "cérebro" pelas náldegas a dentro todos os dias, devia lembrar-se que o grande Rui Vitória com uma equipa de miúdos de do Guimarães ganhou uma final da taça de Portugal ao treinador da treta, produto da CS, se o Rui Vitória apanhasse as grandes equipas que o treinador da treta amante do jotapeido apanhou no SLB neste momento íamos com 8 campeonatos ganhos seguidos, o treinador da treta amante do jotapeido perdeu campeonatos (e foi ajoelhado) para treinadores azeiteis de 3ª categoria, essa a que é essa. E Readmon toma juízo e deixa-te de desonestidades intelectuais!

      Rui Silva

      Eliminar
    10. Gostava de ver o que disseram os que hoje falam mal do Rui Vitória, qd o JJ veio do campo dos porcos com 5 batatas no cu. Gostava de ver.

      J.Silva

      Eliminar
  3. ESTE ESTÁ E VAI SER O CAMPEONATO DA VERGONHA:

    -uso dos mails e sms para pressionar liga e fpf contra um e a favor de dois

    -uso do DRAGARTÓÁRBITRO para beneficio de dois prejuizo de outro

    -uso da dupla lagartona fontelas/proença para beneficio de dois e prejuizo de um

    -uso dos chamados comentadores independentes, tipo rui santos (eheheh independentes)
    para beneficiar idois e prejudicar um

    -participações sistemáticas contra os jogadores do Benfica e nunca contra outros jogadores mesmo que partam pernas

    -uso de ciladas contra árbitros (ex jorge sousa) com a conivência da sporco tv ou captura pirata
    de conversas pelos auriculares

    -uso da sporco tv para beneficio de dois e prejuizo de um atraves da nao repetição de lances, ou repetição excessiva de lances, ou nao mostragem de lances. (Nao esquecer que o filho do oliveirinha está ligado à direcção do zbording)

    -uso dos comentadores da sporco tv para beneficio de dois e prejuizo de um

    -comportamento vergonhoso da sporco tv que nunca capta o som nem nunca mostra imagens das bancadas onde estao os adeptos do benfica. Comparem com o som colhido no estadio do dragao onde o som altissimo parece o som do Maracanã

    -uso dos jogadores emprestados por dois para neficio de um de cada vez

    -uso de treinadores dragartos espalhados pela primeira liga para super motivarem os seus jogadores contra um e adormecerem contra dois

    -uso das equipas amigas em beneficio de dois e prejuizo de um

    -uso de DOPING contra o benfica e de calmantes contra os dragartos

    -uso de jogadores que jogam ENORMIDADES contra o benfica e se apagam contra outros (nao me sai da memória a enorme exibição de um central do chaves contra o benfica)

    -uso dos jogadores emprestados pelos dragartos para provocarem os jogadores do benfica em cada momento mais importantes ou vulneráveis. (Eliseu tem sido sistematicamente provocado dentro do campo por bocas de jogadores dragartos para o levarem à exp6lsao sabendo que o grimaldo está lesionado. O do belem pisado foi um deles.)

    -uso de jogadores dragartos emprestados para provocarem dentro do campo jogadores do benfica préescolhidos

    -uso em todos os jogos das famosas malas voadoras (duas malas) pwra estimularem os adversarios do benfica mesmo que a liga nao tenha provado nada. (Foram perguntar aos presidentes eheheh tivessem perguntado àquela jogador do setubal que chorou na luz)

    - uso de guarda-redes aTONELados daqueles que defendem com os olhos ou fogem da bola (eheheh parecem aves eheh a fugir eheheh aves)
    -uso de claques legais para ilegalmente ameaçarem arbitros e familias ( aquela historia da trança em Arganil eheheh.....)
    Etc etc etc PÕE-TE FINO BENFICA PORQUE ELES NÃO TE VÃO DEIXAR GANHAR

    SÓ TEMOS UMA DÚVIDA
    COMO SÓ UM PODE IR À LIGA DOS CAMPEOES E AOS MILHÕES
    E DOIS PRECISAM DO DINHEIRO
    SERÁ QUE PARA NÃO SE ZANGAREM TERÃO UM ACORDO
    DE DIVIDIREM O DINHEIRO PELOS DOIS???
    E DESSA FORMA AJUDAREM SEMPRE AQUELE QUE ESTIVER MELHOR???

    COMO DIVIDIRAO O DINHEIRO???
    COMPRAM UM JOGADOR UM AO OUTRO COM PREÇO INFLACIONADO

    EHEHEH

    SOCIEDADES COMERCIAIS DESSAS SERÃO POSSIVEIS NO FUTEBOL???

    UM CASO PARA ESTUDO E REFLEXAO

    PS- ISTO ESTÁ UMA VERGONHA
    E AINDA FALAM EM EMAILS!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês passam a vida a queixar-se de q vos fazem o que na realidade são vocês a fazer aos outros.
      E cada vez que perdem um pontito ou outro arrancam na calimerice de que também tradicionalmente acusam outros.
      Basta ver o vosso asco ao var para vos perceber...

      Eliminar
    2. Cuauhtemoc29/8/17 12:37

      E por todas essas razões é que deviamos reforçar-nos bem para podermos ser penta contra tudo e contra todos. Agora se já temos todos esses handicaps e ainda internamente temos um plantel mais fraco, falta de vontade da direcção de o reforçar e ainda temos mais uma vez uma quantidade inacreditável de lesões que se voltam a repetir da época passada, assim é por-nos a jeito para nem á Champions irmos na próxima época, e olha que só vão os dois primeiros e mesmo assim o 2ª vai ter 3ª pré e playoff para ultrapassar.
      Eles não nos querem deixar ganhar e parece que 'nós' também não queremos ganhar...

      Eliminar
    3. Vai para o artista do dia, boi lagarto!

      Eliminar
  4. Enfim... que gente tão miudinha.

    Basta o Benfica perder 2 pontos e não estar em primeiro lugar que até o treinador colocam logo em causa... treinador esse que apenas foi bi-campeão nacional, venceu uma taça de portugal, uma taça da liga e duas super-taças, coisa pouca.

    Tenham mas é juízo.

    E dizem-se ser Benfiquistas, enfim... se a ignorância pagasse impostos, este país seria riquissimo.

    Carrega Benfica!

    Força Rui Vitória!

    A. Lopes

    ResponderEliminar
  5. As traves mestras da equipa foram vendidas:

    -Ederson
    -Nelson Semedo
    -Lindelof
    -Renato Sanches

    4 grandes jogadores que seriam titulares hoje sem qualquer dúvida...

    Quanto ao Jimenez, sempre que é titular marca, mas é o patinho feio!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jimenez para mim não é Patinho Feio. Acho que pode ser bem mais do que tem sido, mas nunca tem tempo de jogo na sua posição. Ainda contra o Rio - Ave entrou na hora do desespero para a faixa esquerda. É o caso de um jogador que custou MUITO dinheiro e tem sido mal aproveitado. Ou então já tínhamos melhor, não fazia falta e contratou-se na mesma.

      Os 4 que falas seriam titulares, claro, e esse mérito foi realçado no texto.

      Mas dos 70 milhões gastos nos últimos dois anos em contratações, tirando Ederson e Mitroglou, não há um jogador que tenha chegado para ser titular de caras.

      Eliminar
    2. Aos 4 apresentados podemos acrescentar o Gonçalo Guedes, que estava a fazer uma óptima época claramente um dos melhores no momento em que saiu..
      Tendo em conta os jogadores que saíram não podemos criticar essas "traves mestras", basta ver que se não tivesse saído ninguém o elemento a retocar na defesa seria o Luisão.. o número 8 seria o Renato..
      O vitoria deveria fazer do Samaris e Augusto um Fejsa?

      Quanto a mim parece factual que o SLB contrata de uma forma, pelo menos desportivamente, pouco lógica.
      Investe imenso de meio campo para a frente, basta ver que temos 2 jogadores no banco de 22M e 16M. No entanto de meio campo para trás investe tostões..

      As minhas questões para o RedMoon são:
      Será que estas contratações são feitas pelo Rui Vitória, foi ele que pediu o Arango?
      Foi ele que pediu para irmos comprar o Jimenez ao atlético por 22M e ñ comprar ninguém para a defesa?
      Foi ele que pediu + um avançado este ano? (não coloco em causa o jogador mt menos o negócio)
      Ou são as tais chamadas oportunidades de negócio do Sr Vieira, que vende o Semedo num "mercado louco" por 30M?

      Eliminar
    3. Rui, questões pertinentes e tal como tu, também concordo que a maior parte são compras da Direção com muito pouco de Rui Vitória.

      O que não invalida na mesma que de um lado ou do outro, algo esteja mal.

      Rui Vitória tem de tirar MUITO mais de Zivkovic, de Cervi, de Jimenez ou de Rafa (pelo menos estes).

      70 milhões em reforços para dois titulares é muito, muito curto

      Eliminar
    4. Perguntem ao Rui Vitória se não quria ter melhor plantel ? Se não queria ter mais umas estrelas no plantel ? Se queria ter vendido os jogadores que ele desenvolveu ? Claro que queria. O Rui Vitória ou outro qualquer que venha, fica um empregado do clube e trabalha com o que a direcção lhe dá. Muitos não tinham conseguido o que ele conseguiu com a matéria prima que lhe têm dado. O homem é o menos culpado. Temos de lhe agradecer.

      J.Silva

      Eliminar
  6. E é isto que temos

    Ao primeiro resultado menos positivo, aí estão os arautos da desgraça. Aqueles quecsempre souberam que Rui Vitória é afinal um vendedor de pipocas.

    Não chega ganhar uma taça de Portugal ao Benfica, não chega estar 5 anos num dos clubes com adeptos muito exigentes como o Guimarães, com equipas despedaças em Janeiro e ainda assim ir à Europa
    Não chega ser bicampeão em 2 anos consecutivos, ganhar taças de Portugal, da liga e supertaças. Tudo isto com equipas muito inferiores. Remendadas e cheia de lesões

    Tudo está mal e é culpa do Rui Vitória, o empate também, os 88 pontos de há dois anos tb, as lesões, a camisola cinzenta que parece um pijama

    A Águia já se lesionou? Cuidado Rui....

    Mandem-no embora já

    Metam um poste no meio do campo de treinos

    Metam lá um verdadeiro treinador que berra, que fala mal dos treinadores, que insulte tudo e todos, que se queixa dos orçamentos baixos do Benfica comparado com o Porto e Sporting

    José Pena

    ResponderEliminar
  7. O Rui Vitória não é um treinador brilhante, muito longe disso, mas é competente, principalmente no que diz respeito à união da equipa. É normal que os jogadores mais importantes para uma equipa são os que estão juntos há mais tempo, já conhecem as rotinas da equipa, já estão adaptados, já estão habituados ao campeonato português e ao treinador. Nem todos os jogadores são iguais, uns levam mais tempo do que outros na adaptação a uma nova realidade. Um dos problemas de Rui Vitória é aceitar tudo sem se queixar. Na questão dos jogadores que ainda não se conseguiram afirmar na equipa são casos diferentes, o Carrilho e Zivkovic estiveram um ano parado antes de chegarem ao Benfica, se Zivkovic foi contratado por ser um jogador promissor e com futuro e, já mostrou ter qualidade só as lesões o tem impedido de jogar mais, do Carrillo não se pode dizer o mesmo. O Carrilho é um jogador com potencial, claro que sim, mas já no Sporting era um jogador incompleto, era um jogador capaz de fazer um grande jogo e depois fazer 4 ou 5 maus jogos, no Benfica e com toda a concorrência nunca conseguiu mostrar o seu valor, foi contratado para dar uma "facada" ao rival por ter contratado o JJ. O Cervi é um jogador com alguma qualidade, mas está longe de ser um Gaitan ou um Di Maria, talvez tenha sido mais um contratado por ser dado como certo no Sporting. O Rafa é o que é, já era assim no Braga, é um jogador com alguma técnica, provavelmente deve ser o jogador mais rápido com bola, mas no futebol correr muito por vezes não é suficiente, mais um contratado para o impedir de jogar num rival. A moral da história é, não se deve contratar para impedir a contratação por parte dos rivais. O Rui Vitória aceita isso e, está errado. Depois ainda existe a questão dos empresários, neste caso um Jorge Mendes, alguns jogadores têm vindo parar ao Benfica sem saber como. Todos os problemas e dúvidas que se possa ter em relação ao Benfica e Rui Vitória serão esquecidos no momento em que o Benfica for ou melhor, se for campeão e, voltarão a ser lembrados no início da próxima época. O Rui Vitória para melhorar tem que dizer não a muita coisa, falta saber se tem coragem para o fazer, provavelmente não. Uma equipa para poder valorizar um jogador tem que deixar de contratar por contratar e não pode cometer o erro de contratar um jogador por apenas ter sido apontado a um dos rivais, ou o jogador tem qualidade ou não tem, se tiver é para contratar, se não tiver, é deixá-lo ir para um dos 2 dragartos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui Vitória tem muitos méritos, e alguns estão no texto. Eu não nego nada do que elogias. Eu quanto escrevo TENTO ser justo (nem sempre consigo), e não sonego informação.

      Tanto lá está o bom como o mau.

      O que eu acho, e vale o que vale, é que com outros treinadores se calhar alguns dos "flops" já seriam hoje jogadores com mais rendimento.

      Há ali muito talento a jogar muito poucochinho

      Eliminar
    2. O Carrilo era simplesmente o melhor extremo do Benfica e já o era no Sporting.
      Não é um jogador para defender, daí ele não render sempre o mesmo, pois os treinadores exigiam muito dele defensivamente.
      Estranho ele não ter-se afirmado no Benfica.Alguma coisa se passou.
      O jogador que veio do Braga era o melhor jogador deles.
      É outro que não se compreende porque não rende no Benfica.


      Comentador desportivo

      Eliminar
    3. Rui Vitória tem o seu mérito como é claro, mas actualmente está a tornar-se um treinador previsível e banal, previsível na táctica e banal no discurso.
      Não há um plano B, a táctica é sempre a mesma, essencialmente com 3 jogadores que têm que jogar sempre: Luisão, Pizzi e Jonas, não lhes dando descanso, não surpreendendo as equipas adversarias em muitos jogos, sem esquecer que quer o Luisão quer o Jonas já são trintões.
      Em jogos mais complicados, onde se sabe que o Benfica vai ter mais problemas para dominar o jogo, apenas 2 jogadores não servem, então um meio campo com Filipe Augusto e Pizzi é uma autêntica avenida, porque não jogou Rui Vitoria neste jogo com mais um homem no meio-campo fazendo descansar o Jonas? Porque não há um plano B?
      Porquê não se metem os jogadores nas posições onde rendem mais, como é o caso do Rafa e do Zivkovic? O Rafa é extremo esquerdo e ponto, é um jogador para actuar do lado esquerdo do ataque num 4-3-3 ou num 4-2-3-1, uma espécie de Simão Sabrosa. O Zivkovic é um falso extremo direito, um jogador para partir do lado direito e fletir para o meio, no Benfica joga constantemente sobre o lado esquerdo onde nunca vai fazer a diferença.
      Reforços continuam a faltar e ao contrario de outros treinadores que pedem e falam sobre reforços, Rui Vitoria nada, parece completamente manietado pela direcção, a própria direcção das duas uma ou não está interessada em reforçar a equipa e atacar o penta ou então o clube está completamente falido.

      Tony Montana

      Eliminar
    4. Só as lesões têm impedido Zivkovic de jogar mais vezes, Loki??? Então e o Red Pass Relvado de Dom Salvio???

      O Zivkovic, na época passada, teve uma lesão, que me lembre. Teve outra nesta pré-época. E foi isto.

      O RV é que escolheu o Salvio como titular indiscutível para a ala direita - e escolheu para o Zivkovic ou o banco ou a ala esquerda (onde rende metade)...

      Esta opção por Salvio em detrimento de Zivkovic é aliás, quanto a mim, uma das decisões mais contestáveis de RV. Ziv é muito mais jogador - muito mais colectivo, muito mais inteligente, com muito melhor leitura de jogo e muito melhor tomada de decisão! Aliás, confesso que não percebo como é que um treinador (RV) que diz que o decisivo no futebol é, cada vez mais, a 'inteligência e as decisões' depois põe a jogar Salvio e deixa Zivkovic no banco!...É que não percebo mesmo - se há jogador estúpido com má tomada de decisão é Salvio, se há jogador inteligente com boa tomada de decisão é Zivkovic...

      Eliminar
  8. Caro Redmoon,

    Se por um lado considero que a crispação de Jorge Jesus contribuiu para unir a equipa do Benfica, por outro não consigo ser redutor ao ponto de pensar que a extraordinária segunda volta que o Benfica fez nessa época se deve a JJ e que Rui Vitória não foi tido nem achado no assunto.
    Quando um lider é mau não consegue reverter situações dramáticas por influência externa. Cava é ainda mais o buraco onde já se está a atolar!
    Rui Vitória tem no meu entender enorme mérito, pois tem conseguido com muito menos fazer muito mais. Pois o valor dos jogadores contratados comparado com as vendas é muito inferior:
    Época 2015-2016
    Contratações principais:
    - Jimenez 22 M€
    - Mitroglou 7 M€
    - Carcela 2,5 M€ ( vendido por 4,5 M€)
    - Ederson 0,5 M€ ( vendido por 40 M€ apena 50% do Benfica)
    - Marçal ? M€ de prémio ( vendido por 4,5 M€)
    - Diego Lopes 1 M€
    - John Murillo 0,75 M€ ( jogador para valorizar e que vai dar lucro)
    - Taraabt 2,5 M€ de prémio ( um desastre)
    - Pelé ? M€ de prémio ( vendido ao Rio AVE no negócio Ederson
    Em janeiro vieram
    - Grimaldo 1,5M€
    - Jovic 7 M€ ( emprestado parece-me difícil de valorizar)
    - Saponic 2 M€ ( emprestado parece-me difícil de valorizar)
    Total – aprox. 50ME


    Vendas
    - Lima 7M€
    - Sulejmani 3 M€
    - Benito 3 M€
    - Funes Mori 3,6 M€
    - Ivan Cavaleiro 15 M€
    - Sidnei 6,5 M€
    - Maxi Pereira 0€

    Total – aprox. 40ME

    Promoção de jovens:
    - Nelson Semedo
    - Lindelof
    - Renato Sanches
    - Gonçalo Guedes
    - Vitor Andrade
    -
    Considerações:
    - a política de contratar jovens acentuou-se e nem todos resultam ( há que ter critério)
    - Mitroglou e Jimenez têm sido determinantes nestas últimas épocas e valem o dinheiro dispendido
    - Ederson saiu melhor que a encomenda
    - Taarabt foi um tiro no pé
    - Foram lançados vários jovens
    (continua)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nego nada do que dizes.

      O ponto do meu texto não é analisar números.

      É analizar o que é o Benfica de Rui Vitória mais de dois anos depois de chegar.

      70 milhões de jogadores novos, dois titulares de caras. Um onze feito maioritariamente de jogadores que já cá estavam.

      O que seria aceitável se o Benfica se revelasse neste momento como uma equipa com um onze extraodinário. Mas não é.

      Eliminar
    2. 70 milhões de jogadores novos, dois titulares de caras.
      e o porquê? não é difícil... porque os outros que se assumiram como titulares foram vendidos por milhões. Se quiséssemos seguir a lógica do copo meio vazio podia dizer-se que a basa que cá estava é que não serve porque os "inventados" por RV é que foram vendidos.

      Eliminar
  9. Época 2016-2017
    Contratações principais:
    - Rafa 16,5 M€
    - Cervi 4,5 M€
    - Zivkovic 5 M€ de prémio + comissões
    - Carrillo 7 M€ de prémio + comissões 8 emprestado e penso que vai render dinheiro )
    - Benitez 3,3 M€ ( incompreensível)
    - Celis 2,2 M€ ( vendido ao Guimarães por 1M€)
    - André Horta 0,5 M€
    Em janeiro vieram
    - Filipe Augusto 2M€ ( difícil de perceber)
    - Pedro Pereira 2,3 M€ + Djuricic
    - Hermes 3 M€
    Janeiro
    - Grimaldo 1,5M€
    - Jovic 7 M€ ( emprestado parece-me difícil de valorizar)
    - Saponic 2 M€ ( emprestado parece-me difícil de valorizar)
    Total – aprox. 45ME

    Vendas
    - Gaitan 25 M€
    - Renato Sanches 35 M€
    - Nelson Oliveira 6 M€
    - Carcela 4,5 M€
    - Talisca 2 M€ (empréstimo)

    Janeiro
    - Gonçalo Guedes 30M€
    - Hélder Costa 15 M€

    Total – aprox. 120 ME

    Considerações:
    - a política de contratar jovens manteve-se nos jovens
    - a contratação mais dispendiosa foi Rafa
    - manteve as apostas jovens de anos anteriores e lançou André Horta que não pegou
    - Cervi e Zivkovic mostraram poder jogar no Benfica evoluindo ( este ano será decisivo para ver se dão o salto )
    - Celis não se conseguiu impor
    - Danilo que veio emprestado não mostrou nada e saiu

    O impacto das vendas vai-se reflectiu-se nas contas com lucro em 2 exercícios.

    Época 2017-2018
    Contratações principais:
    - Seferovic ? M€ de prémio + comissões
    - Krovinovic 3 M€
    - Varela 0,5 M€
    - Svilar 2 M€
    - Chrien 1 M€
    - Mato Milos 0,4 M€ ( tenho dúvidas)

    Total – aprox. 12 M€

    Vendas
    - Ederson 40 M€ ( só 50% pertencia ao Benfica)
    - Nelson Semedo 30,5 M€
    - Lindelof 35 M€
    - Marçal 4,5 M€
    - Mukhtar 1,5 M€~
    - Talisca 2 M€ (empréstimo)
    - Rebocho, Bruno Gaspar, Roderick, Rui Fonte … 10 M€ ( por metade dos passes)
    - Pelé + Nuno Santos 3 M€ ( negócio Ederson)
    - outros 3 M€

    Total – aprox. 112 M€

    Considerações:
    - a política de contratar jovens manteve-se nos jovens
    - as contratações mais dispendiosas ainda serão feitas nesta semana ( é a minha visão)
    - vão ser lançados vários jovens ( Varela, Ruben Dias, Kalaica, Diogo Gonçalves e talvez João Carvalho)
    - acredito que Florentino Luis surgirá esta época como uma revelação
    - Seferovic poderá ajudar a resolver alguns problemas
    - Zivkovic, Rafa e cervi espero que evoluam consideravelmente
    - Jimenez se não for vendido será para mim um dos melhores jogadores desta época
    - Ruben Dias penso que jogará muitas vezes
    O impacto das vendas vai-se reflectir-se-á nas contas de forma muito expressiva.

    Depois disto é bom perceber que uma grande parte da marca de Rui Vitória já foi vendida e ainda assi m o homem não se queixa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma ajuda, Hermes foi custo zero, Krovinovic 1.2M, Benfica só pagou 5 milhoes ao Rio Ave, os outro 5 fora pele + nuno santos.

      Eliminar
    2. A quantidade de erros de casting é assustadora. Se em 10 se errassem 2, ainda se aceitava. A contratação de um jogador tem que obedecer a uma análise das capacidades físicas (morfologia, rapidez, resistência), técnicas, psicológicas (carácter/determinação/coragem), desejo de evoluir, e maturidade sentido de equipa.
      Adquirir jogadores "completos" é a solução. Este Svilar aparenta ser uma boa aposta, não entendo os Hermes, Pedros Pereiras, Celis, Fariñas, Benitez, etc etc.

      Eliminar
  10. Redmoon , o Jimenez , o Zivkovic e o Cervi nesse lote? Mas tu tens noção do que dizes?
    O jimenez com o pouco tempo de jogo que tem no Benfica e ja com uma lesao complicada , ja provou muito mais no benfica que o tal Fetiche Rafa , com golos decisivos até se estreeou com um frente ao Rio Ave em casa num jogo dificil para nós , deu nos os oitavos e fez nos sonhar frente ao Bayern , estava so a ser o melhor marcardor o ano passado até se lesionar , volta e da nos uma taça de portugal e é decisivo no titulo de ha dois e o ano passado em jogos contra Rio Ave e Academica e dizes isso e ainda este ano quase sem jogar da nos a supertaça ou o golo do descanso e tu vens falar do Jimenez?

    O zivkovic é craque mas anda com lesões que o impedem de prosseguir e jogar mais e melhor e esteve quase um ano parado, no dia que elas o abandonarem vais ver ele em forma.

    O cervi? A serio tomara tu no primeiro ano de Di Maria ou Gaitan ,ver o que Cervi já demonstrou seja atacar seja a defender.
    Como podes falar em Jardel grande trave mestra se andou uma epoca lesionado?
    E Rui Vitoria nao tentou mudar nada , apenas Mitroglou chegou mais tarde e Seferovic aproveitou oportunidade , e depois da lesão de Mitroglou , como querias que ele jogue com Mitroglou?

    Vamos ser factuais é que tudo que tu dizes acerca destes nao faz sentido absolutamente nenhum.

    Rui Vitoria é o que tem menos culpa , para mim so o culpo de apostar em Rafa , e deixa lo em campo quando devia ser o primeiro a sair!!

    Culpa tem ele que o Benfica nao abra os cordões à bola , mas ai sim ja concordo contigo , nao estamos para entrar em loucuras , sim mas andamos a comprar ou a testar taarabts , Cellis , Hermes , Milos V2.0, F Augusto , Danilos , Benitez , Aranjos , e muitos outros que nem nos outros clubes são titulares quando precisamos de um DE , DD , DC e um 6 no minimo!!!
    Esta do GAbi Gol nao lembra a ninguem se vier , se ha linha que nao precisa ser mexida é a avançada , mas parece que teem gosto em destruir o que está bem.
    Parece que teem gosto em nao querer dar um Xeque Mate naquela corja nojenta chamda Sporting Clube Comununicaçao Social do Porto. quando só nao nos matam porque nao podem!!

    e o Benfica vive no mundo que agora tudo que vem da B reluz , nem o Ajax esteve sempre tudo ouro nem o Barcelona , os jogadores tem capacidade podem ser bons , mas ninguém é igual a ninguém , o Sporting nao anda sempre a criar Figos ou C Ronaldo e depois é preciso avaliar tambem aspectos psicológicos.

    Este ano o porto nao tem um Espirito Santo que nao aproveitou o que tinha e andou emprestar jgoadores de Top Aboubakar , Ricardo Pereira , e quem saiu apenas andré silva e Ruben Neves
    O sporting mantem o mesmo e ainda tem Matthieu , Coentrao , B Fernandes , Doumbia e Acuña.

    O Benfica que é tetra o que faz? vende só os 3 melhores jogadores da Defesa , e nao acautela essas posiçoes com outros com a mesma qualidade , conhecem algum clube que faça isso? So os que nao teem dinheiro , mas afinal de contas o Benfica vendeu Guedes , Semedo , Lindelof , Ederson , por valores astronómicos nunca antes visto , e n há dinheiro para comprar jogadores ? como o Sporting fez ? como Braga faz (Cada um à sua dimensao) O neymar saiu veio o Dembele , o Real compra todos os clubes do mundo compra e o Benfica faz o que? Deixa os outros respirarem!! nao aceito nem compreendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que muitos dos que falas não são flops e valem muito mais do que têm mostrado.

      Esse é precisamente o meu ponto. Quem os vê a jogar a MAIORIA das vezes não vê ali craques nenhuns. E gostava de perceber porquê.

      Jimenez não conta. Ou só conta quando não há mais ninguém. E quando entra é para a confusão e tantas vezes para a jogar na linha.

      Zivkovic, Rafa e Cervi, craques como dizes? Ok, mas então e o Salvio, o patinho feio de tantos, continua a ser de longe o melhor dos 4?! Algo não está certo aqui.

      Zivkovic, Rafa e Cervi entram e saem da equipa a uma velocidade avassaladora e nenhum faz dois bons jogos seguidos.

      Culpa dos jogadores ou do treinador que têm?

      Eliminar
    2. Rafa? eu nao meto o Rafa ai , eu ja disse so culpo o treinador por deixar o Rafa entrar , ou pelo tempo que demora a tira-lo quando NAO JOGA NADA!! nem ajuda a equipa a desenvolver jogo , esconde-se , nao define , nao temporiza , nao sabe correr sequer atras do adversário.

      Eliminar
    3. Redmoon , mas Rui Vitoria fez de Semedo craque de Lindelof ,de Ederson , de Jardel melhor ainda , Luisão continua imperial desde que nao seja batido em velocidade , o Pizzi está craque como nunca antes visto , o Cervi para mim faz mais que dois bons jogos , o Mitroglou , o Carcela , o Renato Sanches , o Guedes , o Jonas , o próprio Jimenez , por isso o Rui Vitoria tem imenso mérito.

      Agora para mim precisa de alternativas , irra é dificil perceber que quando Rafa Eliseu F Augusto jogam todos juntos sao jogadores que nao fluiem o jogo do Benfica .

      Eliseu nao sabe receber a bola e sair de uma situaçao apertada e as equipas ja perceberam isso , e Felipe Augusto , so o benfica para comprar este tipo de jogadores.

      Faz uma estatistica e vais ver que os jogos que o Benfica perdeu pontos e em quantos Rafa jogou , e o Benfica nao joga igual , perdem se dinamicas , até o andré almeida parece que joga menos , porque o trabalho invisivel que Salvio ou até mesmo Zivkovic faz é completamente diferente.

      Salvio é o melhor nao fossem as lesões , o unico problema de Salvio é as lesoes e o querer provar que ainda consegue meter se na cabine telefonica , mas quando ele deixa o egoismo de parte salvio e o que combina melhor seja com Andre Almeida seja com Pizzi , com Jonas e ainda aparece na cara do GR.

      Por isso repito precisamos de um DC so temos luisao com quase 40 anos e Lisandro
      De - so temos eliseu visto que Grimaldo passa a vida lesionado
      DD - so temos Andre Almeida , e um Milos que deve ser mais um Hermes
      e de um trinco peguem no F Augusto e Samaris e vendam e comprem um Vddeiro 6 para alternar com Fejsa
      e por mim vendia Rafa e comprava um extremo esquerdo que so temos Cervi , o resto é tudo adaptaçoes rascas.
      é assim tao dificil perceber isto !!!!

      Eliminar
    4. Há sempre o outro lado red:
      tendo em conta que Zivkovic, Rafa e Cervi jogam na mesma posição, se calhar a culpa é do I Board que faz regras onde só jogam 11.
      "saem da equipa a uma velocidade avassaladora " chama-se rotatividade. Se jogasse sempre o mesmo fazia-se aos que não jogavam a critica que se faz ao carrillo... flop.

      Eliminar
    5. Zivkovic nunca foi um extremo/ala esquerdo, Nuno Martins. Sempre jogou como falso extremo/ala direito, até chegar ao Benfica. RV é que o pôs à esquerda, onde rende metade, por causa do Red Pass Relvado de Dom Salvio...

      Eliminar
    6. Sim. E viu-se no sábado como o Red pass afinal dá jeito.
      Eu considero o sálvio muito burro a jogar... mas negar a realidade não faço! O único titular é o Sálvio. Ponto.

      Eliminar
    7. Por acaso eu acho que o que se viu no sábado foi o Zivkovic a entrar com uma tarja 'sintam a diferença'...jogou mais em 15 minutos que todos os outros em 75 minutos.

      O Salvio faz bem as diagonais para a área e tem algum golo. Mas é tudo o que tem de bom - e o que tem de mau é muito mais prejudicial para a equipa do que o que tem de bom é benéfico. Com ele teríamos entregado várias transições rápidas ao Rio Ave, por exemplo...teria vindo mesmo a calhar, com o banho de bola que estávamos a levar do ataque posicional do Rio Ave, ainda levar com uns contra-ataques, com a defesa actual e um Varela que não controla a profundidade...

      Eliminar
    8. pois o problema do zivkovic nem foi o rafa nem o carrillo, esses não podem ser porque são jogadores inteligentes, nem perdem bolas nem nada, e a defender são extraordinários.

      Eliminar
  11. bla, blá blá blá,
    o ano passado foi assim, à 2 anos foi assim, o Benfica escorrega vocês batem, depois melhora e lá vamos nós ao marquês!
    Continuem a bater que é só isso que sabem fazer!
    Apoiar que é bom, está quieto!

    PS: acredito mais nos putos do Benfica que em qualquer aquisição que façam
    e nos putos meto os que vieram este ano também, Wilock, Krovinovic,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Pinheiro, nem tudo está bem quando se ganha nem tudo está mal quando se perde.

      Há muitas opiniões válidas ao longo das épocas, que continuam válidas independentemente do resultado final.

      Eu continuarei a criticar o que acho mal, mas ao mesmo tempo a desejar estar no Marquês todos os finais de época.

      Eliminar
  12. E que culpa tem o Rui Vitória do lfv enterrar dinheiro demais onde não deve? !

    _coal

    ResponderEliminar
  13. RV chegou ao Benfica sem entusiasmar nada e continua a não entusiasmar nada. Aliás, o que se vê é um Benfica em regressão e não em evolução. De grandeza só dentro de portas, teso que nem um carapau para atacar o mercado convenientemente, apesar das vendas de milhões. Isto são factos.

    Treinador fraco e sem carisma nenhum, teve o único mérito de aproveitar o grande trabalho que JJ fez durante 6 anos antes. Por mais que custe a muita gente, JJ ganhou muito, potenciou muito e deixou um Benfica a jogar futebol de alto nível. Isto são factos.

    Importa também desmistificar a questão dos jovens: NÃO foi RV que potenciou jovens como Renato, Guedes, Lindelof, Ederson ou Nelson Semedo. Foi o Benfica que os potenciou. RV acaba por ter fortuna quando, face à impossibilidade de recorrer ao mercado face às lesões, é obrigado a lançar soluções internas. Jamais esses miúdos teriam aparecido se não fossem as lesões, não me lixem.

    De facto, a propaganda quer fazer acreditar que quem potenciou os miúdos foi RV mas, do mesmo modo, eu posso também dizer que os jogadores acabam por ter sucesso fruto, não só do seu potencial, mas resultado do trabalho de JJ.

    RV tem estrela, isso sim, pelo momento em que chega. Queria ver este frouxo dar continuidade ao trabalho de um Quique Flores...

    Não é preciso o Benfica empatar para vir dizer que está tudo mal: há gente que anda a dizer isto há 3 anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jota Pê,

      Claro que o Benfica está teso que nem um carapau! Isso é mais que evidente e até já foi resgatado pelos bancos e pela UEFA!!
      Como é possível ser tão incoerente!!!
      Então o Renato Sanches, o Ederson e Nelson Semedo, alé de Lindelof e Gonçalo Guedes são resultado do trabalho de JJ?
      Curioso que os miudos lançados por JJ não pegavam e depois foram para Barcelona, Mónaco, Valência e aí jogam.
      Agora numa coisa concordo:
      - há 3 anos . melhor há 4 anos - que isto está mesmo mal!

      Eliminar
    2. Nem tudo está mal nem tudo está bem. O erro é sempre ver a coisa só pelos extremos.

      E mesmo que esteja tudo mal (e não está), enquanto RV ganhar, por mim pode ficar cá mais 40 anos.

      Eliminar
    3. Enquanto os adeptos associarem para o lado e não perceberem que temos no final de 2018 pagar 180m em empréstimos obrigacionistas ... Continuem a falar do porto intervencionada o JJ do Sporting. Basta. Onde para o dinheiro da vendas milionárias todos os anos . Pedro santos

      Eliminar
    4. Lá por dizeres que uma coisa é um facto não quer dizer que o seja Jota Pê ...

      Eliminar
  14. Impressionante.

    Rui Vitória tem muita mão nesta equipa. E foi inteligente o suficiente para não alterar o que de bom estava implementado. Há rotinas, principalmente defensivas, sobretudo a nível de profundidade, implementadas por Rui Vitória, que se calhar passam despercebidas.

    Não há um jogo sem oportunidades de golo. Há uma constante procura pelo golo, sempre. Depressa se esquecem dos jogos com o Jorge Jesus que nem atacávamos (lembram-se do 1-1 em Alvalade com o golo do Jardel? Tem tudo a ver com o jogo do ano passado em que também empatámos 1-1 mas tivemos sei lá quantos penaltys por marcar e outras oportunidades).

    O resultado é que comanda a maior parte das análises. Se tivéssemos empatado em Chaves teria sido o jogo de Chaves uma vergonha. Assim foi o de Vila do Conde, porque Seferovic na primeira parte falhou um golo depois de uma saída em falso de Cássio e porque na segunda parte o mesmo Seferovic voltou a falhar um golo isolado, Rafa falhou 2 golos cantados, Jimenez perto do fim quase marcava e se calhar ainda me estou a esquecer de alguma oportunidade.

    Estamos com dificuldade na saída de bola em construção, mas as equipas treinam e melhoram. Eles também sabem onde estamos melhores e onde precisamos de melhorar. Não precisam de ir a nenhum blog para saber. Fonix, ninguém de se lembra do tempo do Jorge Jesus do chutão para o Cardozo e ganhar 2ªs bolas. Mas esse é que era o mestre.

    Sem falar na coragem das apostas. Ederson, Nélson Semedo, Lindelof, Renato Sanches, etc. E toda a envolvência que a equipa tinha, numa defesa praticamente toda construída por Rui Vitória, sem que os jogadores tivessem tido o mínimo de rotinas por parte de Jorge Jesus.

    No ano passado à segunda jornada o Benfica empatou em casa com o Setúbal e foi o caos. Há 2 anos na 2ª jornada perdemos em Arouca e foi o caos. Este ano empatamos na 4ª jornada frente a uma equipa que até ao momento tinha feito o pleno de pontos e é uma desgraça.

    Benfiquista não aprende.

    Outra coisa. Que ninguém espere que o Benfica seja campeão todos os anos eternamente. Não é assim que o futebol funciona em lado nenhum. Não se demita um treinador simplesmente porque não é campeão. Nem Alex Ferguson tinha feito o que fez com essa mentalidade.

    Peço desculpa pelo testamento. Abraço e iremos vencer, não sempre mas mais vezes do que os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bom de Rui Vitória também está no texto. Eu quando analiso, TENTO não sonegar informação. A verdade está sempre algures no meio. Abraço

      Eliminar
  15. O golo anulado ao benfica por fora de jogo não aparece nos resumos das tvs. No jogo, pareceu-me q o avançado do slb recebe a bola atrás dos defesas do rio ave e que a bola não chega a ficar entre os defesas e o guarda-redes. Isto é, o avançado recebe a bola e a jogada ocorre entre os defesas e a linha de meio campo. No site da fpf o documento, http://www.fpf.pt/Portals/0/Documentos/Centro%20Documentacao/LeisJogo/Leis_do_Jogo_2015_2016.pdf, indica q há infracção de fora de jogo qd:
    "Um jogador na posição de fora de jogo só deve ser penalizado se, no
    momento em que a bola toca ou é jogada por um colega de equipa, o
    jogador, na opinião do árbitro, toma parte ativa do jogo:
    • interferindo no jogo ou
    • influenciando um adversário ou
    • tirando vantagem dessa posição
    "
    Se de facto a bola ficou entre a defesa e o meio campo e foi recebida pelo avançado atrás da linha da defesa, e o avançado teve de recuar para trás da linha da defesa para receber a bola, deve ser assinalado um fora de jogo?
    Se o jogador estivesse antes da defesa não estaria em posição mais vantajosa? O facto de estar fora de jogo sem que receba a bola tirando partido dessa posição, isto é, quando é obrigado a recuar para trás da defesa para receber a bola, deve ser considerado fora de jogo? É isso que a regra indica? Sendo, qual a vantagem de o indicar? Obrigado

    ResponderEliminar
  16. Sem dúvida boas questões. Alguns vão dizer que só surgeme stas questões pq o Benfica nãoo ganhou no Sábado, mas as questões levantadas são relativas a outros tempos.
    Concordo contigo em relação a RV e, sinceramente, o seu discurso não me agrada. É sempre igual... Obviament eque prefiro este discurso ao de JJ, por exemplo, mas às vezes gostava de ver mais sumo.
    Creio que a política de contratações do Benfica nos ultimos 2/3 anos tem sido bastante fraca, nomeadamente a consagrados. Claro que qd se coompram pérolas como Zivkovic etc não sabemoos se vão dar jogadores. Temos de ter paciencia c eles, dar-ljes tempo e deixa-los crescer ao lado dos grandes. O maior problema estão nas "trutas", nos jodadores de 24, 25, 26 anos que são contratados por Milhões e não rendem. Esses sim estão a falhar.
    A política do benfica é, e a meu ver bem, contratar miudos com potencial, mas terão sempre dee ser contratados 1/2 jogadores de grande qualidade para supprir os problem,as e ajudar os miudos a crescer...
    A política de desinvestimento do Benfica pode ter uam razao, mas eu não consigo ver qual... E este ano tem sido uma coisa inacreditável... Nao estamos mais fortes nem estamos a acautelar o futuro. o problema é que se as coisas correrem mal todos vão esquecer rapidamente (GB incluido) que a politica agora é apostar na formação...

    Andre Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que penso também.

      Quando se vê um onze do Benfica com ALGUNS jogadores banais, posições carenciadas, quando se percebe que se gastaram 70 milhões de euros e desses vieram dois titulares (um que já saiu e um por sair), algo tem de estar forçosamente mal.

      E quando se vai a ver o ONZE, a maior parte já cá está há uma carrada de anos.

      Eliminar
    2. Mais quais é que foram as trutas de 24 , 25, 26 anos que falharam?
      O Jimenez? O Mitroglou? O Seferovic?
      O falhanço destes últimos anos chama-se Taarabt, que foi de facto uma péssima escolha.
      Além disso temos o Carcela que jogou poucos jogos mas até foi útil e foi vendido com lucro.
      Rafa está em fase de afirmação e as restantes contratações foram jovens.
      Agora, o que mudou foi a politica de contratações. Essa sim mudou desde que o Benfica com uma equipa de grande nível [ Oblack; Maxi, Luisão, Garay, Siqueira; Matic, Enzo, Markovic, Gaitan; Lima, Rodrigo + Artur, Jardel, André Gomes, Cardoso, Pizzi, André Almeida, Salvio, Sulejmani, Djuricic, Fejsa ... não se apurou para a fase a eliminar da Champions.

      Eliminar
    3. O que me preocupa mais é ainda não haver soluções para defesa central, lateral direito e para o lugar de Feijsa que como vimos é insubstituível neste momento. Isto depois de termos feito vendas de 120 milhões de euros!
      Há 3 dias do fecho de mercado não há dinheiro para contratar jogadores de qualidade inquestionável? E tentamos empréstimos do Barcelona e não se fala em nenhum central?
      Se ficamos sem Luisão, Jardel ou Lisandro, 2 destes ao mesmo tempo, como é?

      Eliminar
    4. Jimenez não falhou, mas dum jogador que custou 22 M não seria de esperar mais? Tudo bem que amrcou algusn golos decisivos, mas isso chega? Queres mesmo falar de jogadores contratados nos ultimos 5 anos por mais de 5 milhoes de euros e que falharam?
      Rafa um ano depoisd e ser contratado ainda está em fase de afirmação?
      Carrillo foi barato?
      O próprio Samaris em termos de jogo jogado, afirmou-se?
      Para mim o dinhero investidos nestes jogadores teria de ser investido em jogadores que fossem titulares d e caras e trouxessem uma verdadeira mais valia. Estes trouxeram? Qd dás 22 milhoes por um jogador, em portugal não espperas que seja um esteio da equipa?

      Andre Jesus

      Eliminar
  17. benfiquista de gaia29/8/17 12:40

    esta do pizi estar lesionado ???HUM HUM...para os mais desatentos... .. pizi e portista dos sete costados.... alias ele foi metido a pressao no SLB e por preços astronomicos.......MAIS ...a nivel da imprensa mafiosa ..e sempre considerado o melhor do mundo e arredores...porque sera????....juntem os puzles........NOTA...nao costumo falar das casas dos vizinhos.......

    ResponderEliminar
  18. Li com atenção o teu post em que fazes um análise crítica e interessante ao trabalho do Rui Vitória.
    Saúdo o facto de reconheceres os seus méritos e não embarcares em críticas insultuosas, que por vezes aqui se leem.
    Estou de acordo com o facto de o mérito principal dos títulos ganho ser dos jogadores.
    O que também era verdade no tempo do Jorge Jesus, apesar de muitos quererem afirmar o contrário (ele próprio especialmente).
    Não posso porém concordar com boa parte das críticas que fazes, pelas razões seguintes:
    Atribuis boa parte do mérito do primeiro campeonato ao Jorge Jesus, seja porque dizes que deixou a equipa montada, seja porque os seus comentários fizeram com que a equipa se unisse a 100 %.
    Não deixando de concordar com o facto de que em face dos constantes ataques do Jorge Jesus ao Rui Vitória e à estrutura do Benfica, querendo recolher para si todo o mérito de tudo de bom que aí existia, fizeram com que o Benfica e os seus profissionais, dirigentes e Adeptos se unissem ainda mais, acho que o Rui Vitória se viu a braços com muitas dificuldades, pois pareceu que alguns jogadores pareciam ser mais leais ao Jesus do que ao Benfica (vê o caso dos sms trocados entre o Jesus e o Talisca antes do derby).
    Ora se pensares bem, o Talisca era o jogador que, em teoria, iria ser a grande figura do SLB naquela época e tinha talento para isso, logo só aí teve um rude golpe.
    Aliás o Benfica só arrancou para uma época fora do comum (com record de pontos) depois de o Rui Vitória ter arrumado com o Talisca e lançado o Renato Sanches que recordo, nunca tinha jogado na primeira divisão regularmente. Se a isso acrescentares que perdeu também o Lima e Maxi Pereira, bem substituídos pelo Mitroglou, pelo Semedo e depois pelo André Almeida, podes verificar que a principal qualidade do Rui Vitória é arranjar soluções e não problemas.
    Também não me parece muito justo alegar-se que a equipa ainda joga com a tactica do Jesus.
    Em teoria o 442 é o mesmo, mas a dinâmica é muito diferente.
    Um dos principais problemas da táctica do Jesus, na minha opinião, residia no facto de a equipa jogar numa vertigem ofensiva ininterrupta. Ou seja, quando a equipa estava no topo da forma com os melhores jogadores e bem afinada, dava gosto ver jogar o Benfica, porque dominava por completo, criava oportunidades em cadupa, sempre em alta rotação.
    O problema vinha depois porque não é possível a nenhuma equipa jogar assim 90 minutos, quanto mais uma época inteira. De modo que a equipa em certas alturas caía drasticamente.
    A título de exemplo vê os dois títulos perdidos no final da época.
    Com o Rui Vitória a equipa é muito mais harmonizada o que permite manter um nível alto durante muito mais tempo, inclusive com duas passagens da fase de grupos da champions …
    Sei que não podemos viver de méritos passados e que o importante é o presente, mas não devemos esquecer o passado, para não se cometerem os mesmos erros.

    ResponderEliminar
  19. Vou-te dar a minha opinião de Rui Vitória, acho que o gajo tem que ser muito bom na componente psicológica, só assim se explicam tantas vitórias, títulos e um recorde de pontuação na liga (nem Mourinho!).

    Porque tacticamente só houve duas vezes que no final do jogo disse: houve dedo do treinador. No Allianz Arena, onde se bateu com Guardiola e no ano passado em Alvalade onde comeu o Jesus tacticamebte.

    Tirando isso...n vejo de facto as capacidades de grande treinador. Tacticamente então, n vejo ali nada de entusiasmante.

    Tem outro grande mérito, que é abrir a porta aos miúdos da B, aí está a mostrar que, se tiveres valor, podes jogar na A.

    Não é com Rui Vitória que o Benfica dará um salto qualitativo. Em Portugal e sobretudo na Europa.

    Espero enganar-me. Cumprimentos, JVP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não é com Rui Vitória que o Benfica dará um salto qualitativo. Em Portugal e sobretudo na Europa", infelizmente vejo o mesmo! E isso deixa-me triste.

      Eliminar
  20. Meus caros
    Sou benfiquista e sócio do clube e vivo as vitórias com muita intensidade. Ultimamente estou triste com os benfiquistas porque se instalou uma auto crítica dentro dos próprios adeptos que não consigo entender. Tudo está mal mas somos tetra campeões.... e nos outros tudo esta bem feito. Bruno Fernandes é a última bolacha do mercado mas foi para o Sporting.... estranho não? Temos ex jogadores nos maiores clubes da Europa e isso é motivo para pensar que estamos na trajetória que penso que é correcta.

    ResponderEliminar
  21. Rui Vitória nada me intusiasmou também quando chegou. A minha escolha teria sido Marco Silva. Concordo que o que "virou" o rumo desse campeonato foi essa célebre conferência de imprensa do Jesus e, sobretudo, a resposta dada a seguir por Rui Vitória.

    Mas não só. E é aqui que discordo do autor deste artigo. Foi, mais ou menos, por essa altura que Rui Vitória desamarrou-se à "táctica" de JJ. A partir desse momento (que coincidiu com a entrada de Renato Sanches na equipa e a utilização de Pizzi à direita) o jogo do Benfica mudou. O Benfica começou a defender muito mais alto do que nos tempos de JJ e com Pizzi a ligar com Jonas na direita e as transições do RS o Benfica jogou um futebol que só raras vezes vimos com JJ.
    Na época que passou (sem RS e com Pizzi ao meio) o Benfica passou a jogar mais pausadamente sem grandes transições, construindo o jogo desde trás sem tanta pressa. Coisa que nunca se viu com JJ. Para isso, contribuiu ter os jogadores necessários para praticar esse tipo de jogo como Ederson, Semedo, Lindelof e Grimaldo. Uma vez que, no momento, nenhum desses jogadores pode dar o seu contributo ao Benfica e como não foram substituídos é natural que os processos tenham de ser mudadose adaptados aos jogadores disponíveis. Esse passo é que ainda não foi feito.

    Se ha coisa que Rui Vitória tem provado desde que chegou ao Benfica é a sua capacidade de adotar diferentes "estilos" de jogo consoante os jogadores que tem à disposição. Acredito que é uma questão de tempo até isso voltar a acontecer esta época.

    ResponderEliminar
  22. Acho que estás só a olhar para a pobre da árvore que quando troveja leva com os raios todos e a esquecer a floresta.
    Com as condições de desinvestimento e tiros para a água muito bem tem estado o homem.
    Se ele não reivindica ou se não o deixam é assunto que não sabemos porque estará no segredo dos deuses.
    Problema é que com uma equipa mais curta em termos de qualidade e com práticamente a mesma forma de montar a equipa, com as mesmas substituições nos mesmos minutos, os adversários já conseguem controlar os jogos com mais facilidade.
    Isto aliado à pulhice que se montou contra nós, obriga a que Rui Vitória se reinvente a si e à equipa ou senão os jogos fora pelo menos serão grandes calvários!

    ResponderEliminar
  23. Incrível, perdesse os primeiros pontos no campeonato e já se começa a rachar no treinador!

    Do teu ponto 2 foi o que mais me ri.
    Quais são as 'grandes traves mestres' do Real Madrid? ...que tem um novo treinador há 2 anos! E as do Barcelona?... também tem um novo treinador! E as do Bayern?? etcetc
    Então mas tem que se mudar a equipa toda só porque o treinador é novo?! Querem voltar às épocas dos camiões?!

    Dos 70 milhões que falas esqueceste de referir que Jimenez, por exemplo, tem estado tapado ora pela boa forma de Mitro ou agora do Seferovic. Cervi e Zivkovic, jovens apostas para o futuro... Tal como Rafa (que existe aquela esperança que expluda!), tal como o Pedro Pereira e até o Horta (que caiu bastante de rendimento após a lesão!)
    Carcela e Taarabat, tal como Carrilho foram jogadores um pouco 'impostos' e dai a marcha de guia que levaram!

    Ah, e já agora, essa dos titulares de caras onde incluis Ederson, nao te esqueças que ele era suplente de julio cesar até este se lesionar. Portanto, não há ninguém que vem para ser titular de caras e quem vem com essa na ideia, vem para o clube errado!

    Portanto concluímos que com o Rui Vitório o que se tem gasto é mais para apostas de futuro e não no imediato! E francamente apoio esta estratégia!

    Quanto a adquirir reforços com R maiúsculo como tu referes, quantos nas épocas passadas foram adquiridos com esse estatuto e afinal eram flops?! E quantos desses, com R mesmo verdadeiro, compras a um preço considerável e um salário equilibrado?!

    Eu também gostava que se contratasse um central tipo "Garay" que entrasse de caras no 11. Um lateral esquerdo feito, bem como um direito, bem como um medio defensivo que nao me deixasse aos 'ais' cada vez que tocam no Fesja... Mas, estão onde?!

    Nem sempre temos a sorte de ir buscar a 'custo 0' jogadores livres e que nos façam suspirar tipo o Jonas, o Aimar, etc...

    Por fim, só uma última nota; o Eliseu é mesmo um jogador fraquito, tão fraquito que há quem ande desesperado para o tirar da equipa... Enfim, porto e sporting as comadres tão amigas mas... há um ditado tão certeiro que diz "zangam-se as comadres descobrem-se as verdades", vamos ver o que o tempo o dirá. Até ´lá espero que este blog continue a coloca-los a olho nu já que a imprensa 'desportiva' está toda controlada/manipulada!

    Rumo ao Penta!

    ResponderEliminar
  24. Falando como alguém que à data era contra e que continua a acha que o JJ é o melhor treinador em PT. Mesmo assim parece-me que as valências de liderança de Rv se adequam mais è organização SLB, sad atual do que as do JJ.

    Normal que o campeonato seguinte seja pior... se o anterior foi o melhor campeonato de SEMPRE. Lógica pura.

    Quanto ao "selo": os jogadores que não faziam parte dos planteis de JJ e que podiam fazer parte desse "selo" RV foram vendidos por milhões. Num 11 com jogadores das 2 épocas de RV, Ederson, semedo, grimaldo, lindlof, renato, 1 qq PL, seriam jogadores com "selo RV"... ou seja 2 épocas mais de 50%!

    Como balanço nunca se pode considerar negativa a mudança. Continuamos a ganhar a maioria dos títulos. 2 passagens aos 8os da champions. Continuamos a vender e cada vez melhor. o que é apontado como negativo são picuinhices de quem ganha muito e passa a dar valor a coisas mínimas. Se os rivais fossem campeões (ou nós na década anterior), acham que se preocupavam com "ganhar o meio campo" ou tretas do género?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ps1: se com JJ (como disse o vitor pereira) havia uns jogos bons e se fazia valer esses jogos para "esconder" os maus... com RV é o contrário... as vitórias são sempre fruto do individual, mesmo que sejam golos e jogos completamente coletivos!
      Ps2: grande tanga essa de que só ganhamos porque o porto foi fraco! Fizemo0s mais de 80pts! eles não conseguiram ganhar todos os jogos... como NINGUÉM consegue. Parece que o porto partia com os jogos ganhos... parecem o NES a dizer que quando o jogo começasse o Benfica estava em 2º, como se o Benfica começasse a perder mas ao contrário. Ás vezes back to basic dá jeito: O jogo começa 0-0! O Benfica esteve a perder 3-0, com 3 golos roubados e ainda empatou!

      Eliminar
    2. Caro Nuno,
      Desculpa o apontamento mas dizeres que "o JJ é o melhor treinador em PT"!!!
      O Jorge Jesus é um bom treinador, mas apenas isso. Deve a projecção que tem ao Benfica, e se o Vieira o tem deixado cair quando perdeu dois títulos seguidos nas últimas jornadas apenas e só por culpa própria, nesta altura estava a treinar o Zamalek.

      Eliminar
    3. Não vou discutir 2015 novamente.

      Eliminar
  25. Concordo com algumas questões referidas no texto e acho que se está a encarar a nova época com muita sobranceria.

    Mas daí a alinhar na depressão colectiva que instalou entre nós após o último jogo, levando a pôr em causa tudo e todos, calma aí, acho isso no mínimo muito precipitado.

    Cabe -nos a nós sócios estarmos atentos e vigilantes mas não podemos embarcar numa carpideira de críticas ao primeiro desaire, isso será muito pouco credível.

    ResponderEliminar
  26. Setenta milhões de euros gastos nas duas anteriores épocas (média de 35 milhões por época), campeões em ambas...
    Nesta época gastos cerca de 10 milhões, vendas de Guedes, Ederson, Lindelof, Nélson Semedo, apenas Seferovic "trocou" com Jimenez/Mitroglou.
    Joga-se em Vila do Conde sem Jardel, Fedja, Grimaldo, Salvio...e o burro é RV?!
    Isto faz-me lembrar os Licás do Paulo Fonseca mas há sempre quem (como tu) prefira desancar no pobre do treinador e "pobre", esta época, aplica-se na perfeição.
    Cumps.

    ResponderEliminar
  27. Carcela e Taarabt já vinham do ano anterior.
    E acabaste por não responder à minha questão. Que culpa tem o Rui Vitória do lfv enterrar dinheiro demais onde não deve?! Querias que fizesse como o jj e viesse criticar os jogadores e chorar nas ci para contratarem jogadores?

    ResponderEliminar
  28. Podemos não ver dedo de Rui Vitória na parte tática (discutivel) mas na parte emocional e motivacional dos jogadores isso nota-se e isso é tão importante que, pelo que depreendo das tuas palavras, foi por essa questão ganhamos 2 campeonatos. A equipa do Porto vai dar o estoiro daqui a meia dúzia de jornadas e a do Sporting, ao primeiro deslize, matam-se uns aos outros. Essa é a grande diferença de ter um treinador que sabe liderar pessoas e outros que querem ganhar a qualquer custo para depois o mérito ser só deles próprios. Tenham calma que o pentágono vai ser nosso.

    ResponderEliminar
  29. Rui Benfiquista29/8/17 14:53

    Out....Mitro,Lisandro,Samaris,emprestar Diogo, P.Pereira, Horta, Buta e J.Carvalho...Willock e Kalaica na "b"..
    In...Maksimovic ou Nastasic,Siqueira,Douglas
    Depois sim veremos se o RV tem unhas se receber prendas destas.

    ResponderEliminar
  30. Rui Benfiquista29/8/17 14:54

    falta contratar um "6",e o "8" dou o beneficio da Duvida ao Krivonovic.

    ResponderEliminar
  31. Vou deixar a minha opinião pessoal, sobre os pontos fortes, e os pontos fracos de Rui Vitoria.

    Pontos fortes:
    - Bom gestor de recursos humanos.
    - Lança, ou aproveita os recursos existentes na formação, o que já acontecia em Guimarães, foi aliás essa a característica mais importante que levou o Benfica a contratá-lo.
    - Pé quente, disso não se pode queixar, e nas duas ultimas temporadas, há mais que muitos exemplos disso mesmo. O Benfica B Dortmund é um jogo surreal, e que define bem o tal pé quente.
    - Boas conferencias de imprensa, em Portugal é o treinador com maior eloquencia.

    Pontos fracos:
    - Com 2 anos de Benfica, alguém consegue verdadeiramente identificar a ideia de jogo do Benfica do Rui Vitória?
    - Deficiencias em termos de organização colectiva, algumas limitações do foro táctico ou técnico.
    - Nunca o Benfica apresentou uma apelativa ou sedutora qualidade de jogo, desempatam sobretudo as individualidades, ora a desequilibrar, ora a concretizar. No VSC Guimaraes, era penoso ver aquele Vitória, era mesmo "bater nela", e então sem individualidades. Ganhou a Taça ao Benfica de JJ? Em que enquadramento? O Benfica de JJ em semana e meia, perdeu o campeonato e a L Europa, cenário mais que favorável para o Benfica perder a sua 3ª final em duas semanas.
    - Falta de carisma, se eventualmente Rui Vitória saisse do Benfica, o benfiquismo não iria chorar baba e ranho com a sua perda.


    Quem verdadeiramente inverteu a tendencia dominante nos ultimos anos? O Jesus quando chegou ao Benfica, quais as classificações anteriores à chegada de JJ? 3º ou mesmo 4º lugar, com participações europeias muito pobres. O Benfica com JJ investiu muito no reforço dos planteis? Sim, mas por exemplo, o Quique não teve o David Luís, o Luisão, o Aimar, o Cardozo, o Di Maria ou o Suazo, e o que fez então?

    Isto entronca no Rui Vitória, o que faria Vitória se tivesse sucedido a Quique Flores? Muito provavelmente seria mais um. Porém, entrou num cenário favoravel, mas proporcionado pelo seu antecessor, aliás, Rui Vitória que sempre jogou num 4 3 3, no Benfica manteve o 4 4 2 de Jesus, e a identidade do treinador anterior.

    É notória uma enorme ingratidão com o trabalho produzido por JJ no Benfica, vejamos, o Benfica alcançou 10 finais europeias, Gutmann, Erickson, e Jesus são os unicos treinadores que alcançaram no Benfica duas finais europeias, Guttman e Jesus de forma consecutiva, tal não é meritório? O Benfica em 2013, alcançou finalmente uma final europeia, já não o fazia há 23 anos, e o Jesus não tem aqui uma enorme quota de responsabilidade? Foi fácil? Não sei se terá sido fácil eliminar a Juventus em Turim, com uma extraordinária lição de organização defensiva. O JJ é boçal, é um iletrado? Estamos de acordo, mas ele não é treinador de futebol? Mas, caricato, foi a boçalidade, ou a fanfarronice de Jesus que em meados da temporada 2015/16, uniu o benfiquismo, e directa ou indirectamente "segurou" Rui Vitória, esse campeonato quase foi "oferecido" pelo JJ, a ponte dessa temporada, foi jogada em Braga (novamente com o tal pé quente), se o Benfica perde ou empata esse jogo em Braga, teria resvalado para o 4º lugar, e seria o principio do fim do Rui Vitória no Benfica.

    Há cerca de 10 treinadores portugueses com mais qualidade, comparativamente a Rui Vitória, isto na vertente técnica táctica, ou mesmo em termos de carisma: Jardim, Mourinho, Marco Silva, Villas Boas, Paulo Sousa, Jesus, Paulo Fonseca, Sérgio Conceição, NES (sim o Nuno é mais treinador) ou mesmo Vítor Pereira.

    Curioso, em 32 equipas presentes na fase de grupos Champions, há 6 equipas treinadas por Portugueses, só Itália se compara a Portugal, com os mesmos 6 treinadores italianos na fase de grupos da Champions, depois segue-se Espanha e Argentina, cada um com 3 treinadores, isto vem sobretudo confirmar a qualidade do treinador Português.

    Janos Biri

    ResponderEliminar
  32. Caro Redmoon,
    É por análises como esta que continuo a achar obrigatório ter alguém capaz de enriquecer o debate com seriedade e pertinência. Sempre pela positiva.
    Podemos todos discordar mas há sempre o sentido e o exercício de "pensarmos fora da caixa".
    Como seria interessante que outros blogues, incluindo os dos rivais, fizessem o mesmo.
    Tudo aquilo que é apontado no texto são constatações. Existe subjectividade no que poderia ser feito de diferente mas não no que já está registado na história.
    LR

    ResponderEliminar
  33. Pois.
    Posts longos.
    Posts que não dizem nada.
    Posts de desabafo...
    Posts em que não se percebe o que se quer dizer...
    Posts com contradições...

    Em resumo: um post evitável (mais um).

    Acácio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois.
      Comentário repleto de anáfora(s).

      Em resumo: um comentário evitável (mais do que).

      Eliminar
    2. A repetição é uma anáfora, não são anáforas.

      Eliminar
  34. ESTE ESTÁ E VAI SER O CAMPEONATO DA VERGONHA:

    -uso dos mails e sms PARA PRESSIONAR LIGA E FPF contra um e a favor de dois

    -uso do DRAGARTÓÁRBITRO para benefício de dois e prejuízo de outro

    -uso da DUPLA LAGARTONA Fontelas/Proença para beneficio de dois e prejuizo de um (se o videoárbitro existisse no tempo do vigarista do slb Proença o Benfica tinha mais TRÊS campeonatos no mínimo. O vigarista Proença ROUBOU o SLB no fora de jogo escandaloso na Luz, no penalti do Yebda, num famoso jogo em Penafiel e num famoso jogo no Bessa, isto assim de memória. Se tivesse vergonha abandonava o cargo. Séria era a minha santa avó)

    -uso dos chamados comentadores independentes, tipo rui santos (eheheh independentes!!!!!!!) para beneficiar dois e prejudicar um. Esse é mais lagartão que o fundador do Sporting. No domingo estava feliz na sic o pequenino Rui Santos, mais conhecido pelo perna curta do campo grande)

    -participações sistemáticas do clube dos depósitos na madeira contra os jogadores do Benfica e nunca contra outros jogadores mesmo que partam pernas (eheheh verdade desportiva!!!!!!)

    -uso de ciladas contra árbitros (exemplo jorge sousa) com a conivência da sporco tv ou captura pirata de conversas pelos auriculares

    -uso da sporco tv para beneficio de dois e prejuizo de um através da não repetição de lances, ou repetição excessiva de lances, ou não mostragem de lances, conforme for mais conveniente. (Não esquecer que o filho do oliveirinha está ligado à direcção do zbording)

    -uso dos comentadores da sporco tv para beneficio de dois e prejuizo de um

    -comportamento vergonhoso da sporco tv que nunca capta o som nem nunca mostra imagens das bancadas onde estão os adeptos do benfica. Comparem com o som colhido no estádio do dragão onde o som altíssimo parece o som do Maracanã

    -uso dos jogadores emprestados por dois para beneficio de um deles de cada vez (esta foi a última invenção da coligação fruta/depósitos na madeira)

    -uso de treinadores dragartos espalhados pela primeira liga para super motivarem os seus jogadores contra um e adormecerem contra dois

    -uso das equipas amigas em beneficio de dois e prejuizo de um

    -uso de DOPING contra o benfica e de calmantes contra os dragartos. (é só ver o que eles correm contra o slb e contra os outros. A não ser que gostem de marrar no vermelho)

    -uso de jogadores que jogam ENORMIDADES contra o benfica e se apagam contra outros (nao me sai da memória a enorme exibição de um central do chaves contra o Benfica. Nunca vimos coisa igual. Um super-homem)

    -uso dos jogadores emprestados pelos dragartos para provocarem os jogadores do benfica em cada momento mais importantes ou mais vulneráveis. (Eliseu tem sido sistematicamente provocado dentro do campo por bocas de jogadores dragartos para o levarem à expulsão sabendo que o Grimaldo está lesionado. O do Belem pisado foi um deles. Vão ver a origem desse jogador dragarto)

    -uso de jogadores dragartos emprestados para provocarem dentro do campo jogadores do benfica pré-escolhidos

    -uso em todos os jogos das famosas MALAS VOADORAS (duas malas) para estimularem os adversários do benfica mesmo que a liga não tenha provado nada. (eheheh foram perguntar aos presidentes eheheh tivessem perguntado àquele jogador do setúbal que chorou na luz. Esse é que sabia o que tinha perdido. Ainda hoje estamos emocionados)

    ResponderEliminar
  35. -uso em todos os jogos das famosas MALAS VOADORAS (duas malas) para estimularem os adversários do benfica mesmo que a liga não tenha provado nada. (eheheh foram perguntar aos presidentes eheheh tivessem perguntado àquele jogador do setúbal que chorou na luz. Esse é que sabia o que tinha perdido. Ainda hoje estamos emocionados)

    - uso de guarda-redes aTONELados daqueles que defendem com os olhos ou fogem da bola (eheheh parecem aves a fugir eheh a fugir eheheh como aves.)

    -uso de claques legais para ILEGALMENTE ameaçarem árbitros e famílias ( aquela historia da trança do cabelo em Arganil eheheh.....)

    Etc etc etc
    PÕE-TE FINO BENFICA PORQUE ELES NÃO TE VÃO DEIXAR GANHAR

    SÓ TEMOS UMA DÚVIDA
    COMO SÓ UM PODE IR À LIGA DOS CAMPEOES E AOS MILHÕES
    E DOIS PRECISAM DO DINHEIRO
    SERÁ QUE PARA NÃO SE ZANGAREM TERÃO UM ACORDO
    DE DIVIDIREM O DINHEIRO PELOS DOIS???
    E DESSA FORMA AJUDAREM SEMPRE AQUELE QUE ESTIVER MELHOR???

    COMO DIVIDIRÃO O DINHEIRO???
    COMPRAM UM JOGADOR UM AO OUTRO COM PREÇO INFLACIONADO???

    EHEHEH

    SOCIEDADES COMERCIAIS DESSAS SERÃO POSSIVEIS NO FUTEBOL???

    UM CASO PARA ESTUDO E REFLEXÃO

    PS- ISTO ESTÁ UMA VERGONHA
    E AINDA FALAM EM EMAILS!!!!! PUTA QUE OS PARIU.
    COM VERDADE DESPORTIVA O CLUBE QUE PAGOU A ÁRBITROS PARA OS AJUDAREM A VENCER (DITO PELO FALECIDO PRESIDENTE DO CLUBE DOS DEPOSITOS NA MADEIRA) AO FIM DESTAS QUATRO JORNADAS, TERIA ESSE CLUBE
    MENOS QUATRO PONTOS.

    CONTRA O ESTORIL ENTÃO AQUILO FOI UM ASSALTO COMO NÃO HÁ MEMÓRIA. OS DOIS CENTRAIS DO CLUBE DO XINÊS FIZERAM UM PENALTI CADA UM QUAL DELES O MAIS VERGONHOSO E O BATAGLIA FOI POUPADO A QUATRO EXPULSÕES DIRECTAS OU A TRÊS POR DUPLO AMARELO
    UM ESCÂNDALO A NIVEL MUNDIAL PROTAGONIZADO PELO LAGARTÃO GODINHO.
    APENAS GANHARAM UM DOS QUATRO JOGOS COM MÉRITO. NOS OUTROS TRÊS HOUVE MOSCAMBILHA
    EHEHEHEHEH VIVA A VERDADE DESPORTIVA DRAGARTA

    ResponderEliminar
  36. É uma mera opinião pessoal meu caro RedMoon tão pertinente como qualquer outra. Mas não deixa de ser engraçado o 'timing'... Sempre assim acontecerá (lembram-se no consulado do treinador que 'perdeu 3 campeonatos'?). Todos nós teremos por certo ideias diferentes, mas a questão não se resume apenas e só ao momento presente que coincide com a perda dos primeiros pontos. É muito mais abrangente e a questão que sempre se coloca é a do balanço final; se é positivo ou negativo.
    Vejo muitos já resignados, quando ainda estamos no início e já nos estão a 'fazer o funeral'.
    Demos tempo ao tempo e assim teremos oportunidade de constatar se 'alguns indícios negativos do presente' continuarão a verificar-se no futuro. Afinal a época é longa...

    ResponderEliminar
  37. O Rui Vitória é "somente" um treinador. O problema é termos um presidente egoísta e não Benfiquista que não percebe nada de futebol. Os sócios não vêem o óbvio? Claro, eles sempre podem dizer que o Benfica fez um tetra e que ganhou 12 em 16 troféus nos últimos quatro anos e que fez grandes vendas de jogadores - este é o lado positivo. O lado negativo é que em 14 anos de presidência o Vieira perdeu oito campeonatos, entre outros troféus, o passivo aumentou de 80 milhões de euros para 400 e tal milhões, o anti-Benfiquismo cresceu exponencialmente, o rival corrupto e criminoso da cidade do Porto ganhou bastante com o Vieira no Benfica (2003, 2004, 2011 a 2013), a comunicação social virou-se contra quem lhes dá de comer: o Benfica. Agora, o Vieira quer abdicar de um pentacampeonato?! A culpa ainda é do Vale e Azevedo?

    ResponderEliminar
  38. Excelente artigo Redmoon.

    Andamos a desinvestir desde 2014,quando ganhamos o 1o titulo e levamos uma razia na equipa.
    Dou alguns meritos a RV, meteu os putos a jogar quando nao havia alternativas e guiou a equipa em modo cruzeiro ao tetra. No entanto jogamos cada vez pior, nao ha jogo colectivo e apenas vivemos das individualidades do ataque. A defesa esta ao nivel de um Guimaraes.
    Contra as equipas fraquinhas em casa damos show mas fora e contra equipa bem orientadas jogamos mal ou nem se quer jogamps, somos comidos por um qqr rio ave ou CHaves. Nao ha jogo interior e so bola nas alas e cruzamento para a area
    Tinham o bruno gaspar por 4M ou menos( havia para la umas clasulas ja dizia o lfv) e deixaram no ir para italia. O marcal idem, nos a precisarmos de um defrsa esquerdo e vendem no por 4.5m ao lyon.
    Isto nao foi mau planeamento de epoca,isto nao houve sequer planeamento num ano em que so vai o 1o a hampions e o 2o vai a pre eliminatoria.

    Wey

    ResponderEliminar
  39. Tenho um RESPEITO ENORME PELA PESSOA RUI VITÓRIA E pelo treinador que agrega e nos dá o TETRA!
    TOTAL!

    O futebol que o Benfica pratica desde a sua chegada é em geral previsível. Vejo o Nápoles e o Dortmund e fico encantado!

    O Benfica é organização e coesão, espírito de equipa, ISSO É FANTÁSTICO, mas eu amo a arte!

    O Mónaco é ousadia com putos desconhecidos! Vê-se trabalho, organização, vê-se uma ideia de jogo. O Marco vamos ver este ano como é que é! Mas é indiscutível a sua capacidade.

    O jogo do Benfica chega a ser """"um deserto""""". Obviamente que tendo alguns jogadores bem valiosos no contexto de um futebol pobre como é o nosso, ganhar 80% dos jogos é para qualquer um. Como disse o Mário Wilson mas num outro registo, aqui hoje qualquer treinador arrisca-se a ganhar mais de 80% dos jogos.

    Será um problema da qualidade dos jogadores? Então para já: Kalaica, Grimaldo, André Orta, João Carvalho, (Pedro Rodrigues), Diogo Gonçalves, Pizzi, Jonas e Salvio. CAPACIDADE DE TER BOLA!
    Desde a chegada de R Vitória as minhas idas à luz são esporádicas, gosto do Benfica, mas gosto MUITO MAIS DE FUTEBOL. Gosto de ganhar, MAS GOSTO MUITO MAIS DE FUTEBOL, DE ARTE.

    Mas atenção este é um desejo de mais, o meu sonho seria ver este treinador a dar-nos um futebol perfumado e entusiástico como foi por exemplo com JJ.

    Querer o melhor para todos nós é querer o mal de alguém? NÃO!!!!

    ResponderEliminar
  40. Eh pá...vocês vejam lá se convencem o Riccardo Zhora a escrever aqui mais que duas vezes por ano.

    É o único dos bloggers que percebe alguma coisa de futebol jogado.

    ResponderEliminar
  41. As traves mestres não podem ser os que foram lançados pelo Rui mas que foram depois vendidos não é? Mitroglou jogou mais que alguns dos que falas...

    Ederson, Semedo, Lindlof e Guedes não jogariam?

    O grande investimento não foi feito para o imediato, e fala saber se vai dar o devido retorno.

    Espero bem que o Benfica não caia no erro de ir buscar emprestados com salários milionários. Isso é que é hipotecar qualquer hipótese de ter retorno.

    ResponderEliminar
  42. Redmon provavelmente já nem vais ler isto mas aqui fica a minha opinião sobre este assunto.
    É verdade que o SLB tem comprado poucos ou nenhuns jogadores para titulares. Se excluirmos alguns casos pontuais a maioria dos jogadores fazem estágio no banco e depois vão entrando ou não na equipa.
    Se fizermos uma avaliação de jogadores por posição talvez percebemos quanto custa um jogador para tirar o lugar a um atual titular sem haver quebra na equipa. Quanto custa um salvio, Jonas, cervi ou outros? Mesmo onde os nossos jogadores já não têm tanto valor de mercado como eliseu, quanto custa um titular de caras para ali? Ou um central?
    O SLB já não é um clube onde se compra para titular pois o valor intrínseco dos jogadores é tal que fazer isso custa muito dinheiro.
    Nos estagiários umas vezes acertamos outras não

    ResponderEliminar
  43. Achar que o SLB ganhou um título de campeão nacional porque JJ deu uma conferência e os jogadores deram as mãos é do mais idiótico que tenho lido em toda a minha vida, inclusive a política americana, a outra tese é que o SLB ganha jogos pela qualidade dos jogadores e não do treinador, jogadores que aparentemente são maus, levaram baile do rio ave.

    O Real Madrid empatou este fds sem CR, há quem diga que com ele talvez tivesse ganho, que mau treinador devem ter, porque só ganham jogos com a qualidade dos jogadores, e nem são todos, precisam do melhor do mundo.

    ResponderEliminar
  44. É mesmo isso. Nenhum jogador evolui com o RV. Nem jogador nem equipa

    ResponderEliminar
  45. calma,
    Rui vitóri vi-nos levsr ao penta campeonato.
    Quantos treinadores teve o benfica que em duas épocas venceu 2 campeonatos?
    mais quantos treinadores teve o Benfica até hoje que em 2 épocas venceu 6 títulos? Sim é certo que a taça da liga só existe há 10 anos, mas mesmo descontando esse título dá 5 e isso é muito.
    Eu confio em Rui Vitória.
    Carrega Benfica, rumo ao 37, isto é, o pentacampeonato.

    ResponderEliminar
  46. Não li estes comentários todos mas apenas alguns. Sem me alongar muito, deixo apenas este comentário. Devíamos beijar o chão que o RV pisa. O SLB teve mais de 40! Mais de 40, repito! Lesões! Quem seria campeão em qualquer liga do mundo com 40 lesões? Em cima de vendas de jogadores fundamentais, como Renato ou Guedes. Nem o Real ou Barça sobreviveriam a isto. Os nossos rivais, se tivessem a mesma "sorte", nem à Europa iam. Nós fomos campeões!

    O nível o ano passado baixou? Claro. Sem jogadores é difícil. Quando chegamos à fase decisiva da época tínhamos meia equipa fora de forma e ritmo, tipo Grimaldo, Fejsa, Mitro, etc., porque vinham de lesões prolongadas. Faltou o Jonas meses a fio. O Jimenez idem.

    Falar que o Jimenez e o Zivkovic não renderam o que deles era esperado? O Jimenez foi decisivo em vários jogos. Assumiu a titularidade em Outubro e lesionou-se, estando fora quase 3 meses. Como é possível afirmar-se assim? No final da época voltou a agarrar o lugar e decidiu. Já o sérvio, esteve 6 meses sem jogar antes de cá chegar. E falhou a pré-época toda! Pq ao primeiro jogo se lesionou para 2 meses. Um jogador que vem de tão longa paragem e não faz pré-época é fatal. Ainda deu um ar da sua graça mas percebe-se que não conseguiu mais devido a essas condicionantes.

    E dizer que nada mudou? O estilo de jogo nada tem a ver com o seu antecessor. Somos muito menos espetaculares mas muito mais equipa. Passamos sempre na Champions. Nunca perderíamos as duas ligas que o mentecapto da Reboleira perdeu, isso é certo. O RV está lá para ganhar. Vendem tudo, não exige nada e ganha. E lança jogadores. E valoriza-os. E rende na Europa. Mas para o comum dos adeptos do SLB nunca vai servir. No primeiro dia que perder (e isso provavelmente acontecerá pois ninguém vence sempre) vai perder em 2 segundos qualquer credibilidade. Os títulos vão valer zero. Porque na realidade nunca caiu no goto. Vejo isso desde o dia um na Luz. Passei-me várias vezes com comentários nas bancadas. Ao ponto de me dar vontade de sair e ir para casa para não estar para ouvir aquilo.

    Lamento mas este post é um chorrilho de asneiras. Claro que tens direito à tua opinião. Vivemos num mundo livre. Até num mundo onde a opinião se democratizou em demasia e onde todos falam sobre tudo, na sua maioria sem competência para falar. E no futebol então isso é gritante. A maioria acha que por estar na bancada anos a fio percebe imenso da poda... e na realidade percebe tanto como eu de lagares de azeite.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking