O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


Considera que Rui Vitória deve mudar de modelo táctico?

quinta-feira, 1 de junho de 2017

"A melhor maneira de chegar a lado nenhum é seguir a multidão." - por Rui Gomes da Silva.

Avatar
 ●  + 13 comentários  ● 

"VIDEO-ÁRBITRO?
TENHO MUITAS DÚVIDAS (PARA NÃO DIZER CERTEZAS)

1. A MELHOR MANEIRA DE CHEGAR A LADO NENHUM É SEGUIR A MULTIDÃO 

Entre os princípios que tenho na vida, há um que explica muito do que sou e porque nunca hesitei em poder ter razão antes do tempo!

A melhor maneira de chegar a lado nenhum é seguir a multidão.

Vem isto a propósito da última panaceia de quem, querendo que o Benfica não ganhe, ... já tentou tudo para o Benfica não ganhar ... e o Benfica ... continua a vencer!

Perdidas as guerras das transmissões (4 anos de Benfica TV, ... tetracampeões), do Conselho de Arbitragem, do responsável pelos observadores, da Liga (e, por definição, a Salazar, também), perdidas todas ... restava a do vídeo-árbitro!

Uma guerra já contra o nosso penta, sem responder a tantas questões e sem explicar porque é que outros, com mais meios técnicos e financeiros, o recusaram!

De entre os raros corajosos que levantaram os problemas do vídeo-árbitro, Paulo Garcia, com quem tenho a honra de partilhar 2 horas da minha vida, todas as segundas-feiras, na SIC, fê-lo (no seu Facebook, há 1 semana) com a frontalidade e a perspicácia reconhecidas (com a vantagem de apenas dever o seu estatuto à extraordinária competência profissional ... como provou na passada terça-feira, numa grande entrevista a outro fantástico profissional, comunicador e vencedor, que dá pelo nome de ... Rui Vitória).

Mas vamos – com a devida vénia – ao texto em causa (sem o reproduzir na íntegra, apenas por limitação de espaço):

2. O TEXTO DE PAULO GARCIA

"Ando há muito tempo a ser desafiado para dar opinião sobre o vídeo-árbitro.

Tenho tentado não o fazer ... por razões … inerentes ao meu trabalho ...

Porque elas tardam a ser esclarecidas vou tocar pela primeira vez ... 

Não sei se será a última ... 

O vídeo-árbitro é um computador, uma aplicação informática que atua … na componente-jogo, sem interferência humana?

Ou o vídeo-árbitro é humano, utiliza apoio tecnológico, julga, avisa, sugere, influencia as decisões do árbitro?

Se é assim, quais os critérios utilizados para a sua nomeação?

A entidade reguladora do vídeo-árbitro exigiu … uma gravação áudio-vídeo, de tudo o que se passar dentro da sala … de operações?

Quem julga e classifica este vídeo-árbitro?

Quem são os observadores?

As imagens que podem influir na decisão do vídeo-árbitro chegam na totalidade a casa das pessoas através da transmissão em direto do jogo?

Mas há ou não mais imagens à disposição só para análise do vídeo-árbitro?

O público … (e os telespectadores) pode ver uma eventual decisão alterada no momento, sem que percebam … o porquê dessa decisão, por não terem acesso a essas mesmas imagens para além das que estão a ser transmitidas pela televisão?

Dos considerados erros grosseiros, quantos seriam corrigidos pelo vídeo-árbitro …?

Ou ... até onde é que o vídeo-árbitro está disposto a arriscar …?

É exequível e há a garantia da existência das mesmas condições tecnológicas em todos os estádios?

Todos têm condições tecnológicas para as tais 18 câmaras?

Como é que se oficializa algo tão importante sem um único teste público credível?

Qual o critério de nomeação dos árbitros para a Primeira Liga (de 1ª e 2ª categorias, já que os de 1ª também terão, em simultâneo, o estatuto de vídeo-árbitros)?

E há árbitros que cheguem?

Tudo isto ... quase obriga os árbitros de 1ª a só arbitrar na 1ª Liga, e os de 2ª na 2ª Liga, porque o número de árbitros, em especial de 1ª, é limitado.

Quem serão os outros vídeo-árbitros ...? 

Quem são … os seus observadores?

Que poder e conhecimentos têm deste tipo de intervenção?

Quem os nomeia?

O Conselho de Arbitragem? 

Se passa a haver observadores para o vídeo-árbitro, para que servem os observadores … dos árbitros? 

Qual o critério para o conceito do que será o erro grosseiro'? 

Das 17 leis que consagram o futebol, 16 dependem do critério do árbitro.

Quem julga e decide a partir de agora?

Quais os sinais obtidos, analisados e ratificados sobre a pressão alta da competição?

Das experiências efetuadas …, quais ajudaram a que se considere estarmos na iminência do fim do erro (do dito grosseiro e dos outros)?

[Se] os fiscais de linha continuam a ter a mesma conduta no fora de jogo … para a sua classificação … vão continuar a contar as decisões acertadas e aquelas que não o são (os lances de fora de jogo bem ou mal assinalados)?

Que sentido faz, com o vídeo-árbitro, … a regra do fora de jogo continuar a ser controlada e aplicada pelo árbitro auxiliar?

[Será] justo que as equipas possam ser prejudicadas pelas precipitações do fiscal de linha (e o que é que estes lá estão a fazer)?

E o silêncio dos árbitros sobre tudo isto … calados em nome dos benefícios ou dos prejuízos na sua ação enquanto juízes?

Por fim, … a pergunta mais pertinente de todas: pode ou não o jogo ser controlado, não pelo árbitro, mas pelo vídeo-árbitro, … pode ou não o vídeo-árbitro arbitrar o jogo desde a sala de operações, influenciando, controlando, interferindo, minuto a minuto e através da escuta, no trabalho do árbitro?

Se pode, para que é que o futebol precisa do árbitro?

Pensou-se nisto tudo?

A evolução que tanto se deseja está nesta nova tecnologia?

Acredito que seja essa a intenção ...

Mas está a soar a ... metam lá isso e depois logo se vê.

Ou essa dita evolução tecnológica … num efeito bumerangue, pode ser fatídica …

Gostava de perguntar aos maiores inimigos das novas tecnologias ... a FIFA e a UEFA ... o que os fez passar a defensores acérrimos daquilo que odiavam?

[Descartando] … opiniões de especialistas, … intervenientes diretos do espetáculo que apontavam para … mais tempo para estudar a solução.

Porque que é que a Alemanha recuou – depois de vários testes online – mesmo que muito pressionada para avançar? 

Porque é que, quem decide, viu no futebol português e holandês os palcos certos para a experiência?

A quem serve a … ligeireza? 

Lembrei-me do enorme prejuízo financeiro que revestiu a … relva sintética …, dos milhões perdidos em empresas … subsidiadas pela própria FIFA e UEFA, … um dos maiores rombos financeiros da história do futebol …

Poderemos estar perante outro enorme embuste ... na batalha pela credibilidade e seriedade do futebol. 

Há ... um manancial de esperança e direitos de autor a gritar paternidade um pouco por todo o mundo … Seria … o erro humano mais grosseiro da história do futebol.

E tinha (e acreditemos que ainda tem) tudo para, com calma, sem antecipações precoces ... dar certo."

Não posso deixar de concordar, quase a 100%, com Paulo Garcia.

Daqui a 1 ou 2 anos – se o Benfica continuar a ganhar, como espero – terão outras ideias ... até uma delas resultar, não é Jorge, Bruno, Francisco, Nuno, …?

3. A TAÇA ... A DOBRADINHA, ... O TRIPLETE

Já com vídeo árbitro ... mais um título!

Estranho, agora, que os do costume não venham com as contas do número de títulos ...

Como no domingo, no Jamor, ... Benfica, ... até debaixo de água!!!"

- texto publicado no jornal "A BOLA".

13 comentários blogger

  1. Ponto interessante o da Btv, desde que retiramos poder à porkos, que a influência dos corruptos diminuiu... essa capacidade de influência não pode ser permitida nunca mais, sobretudo quando o acionista da porkos é tb o acionista de referencia dos corruptos. É importante que para o ano continuemos na Btv e para bem devíamos todos desligar a porkos para que fique bem visível qt vale o Glorioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dinheiro das mensalidades vai para a nos, que detem 50% da sport tv, nao se iluda

      Eliminar
  2. http://www.record.pt/multimedia/infografias/detalhe/como-seria-o-atual-benfica-se-nao-tivesse-de-vender.html

    Vendemos dois onzes com possibilidades para lutar pela Champions, e o passivo sempre na mesma. É incrível. É mesmo magia de Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só é pena as dezenas de troféus no futebol e modalidades não se enquadrar na tua narrativa. São os efeitos colaterais da magia do Vieira...

      Eliminar
    2. Eu também vi um Porto a ganhar por todos os lados, e hoje por hoje está nas ruas das amarguras por não terem sabido gerir o clube. Faz-me muita confusão ver tanta venda milionária, e estarmos na estaca 0 quanto ao abatimento do passivo. Veremos o futuro.

      Eliminar
    3. Pois, mas o porto que tu viste a ganhar por todos os lados não o fazia de forma limpa e sustentada como o Benfica tem vindo a fazer. Estaca 0? O que está no Seixal e na BTV não nos foi oferecido como aconteceu com esse porto de que falas.

      Eliminar
    4. Por acaso era engraçado uma publicação com essa imagem para se dissecar a narrativa ridícula de que se lutaria pela Champions com algum desses onze. Os dois onze não têm grandes alterações às equipas que realmente tivemos. E nunca chegámos perto de lutar pela Champions. São excelentes jogadores, mas que juntos numa equipa não lutariam por nada, como aliás foi o caso no Benfica. Basta ver que Luisão, Garay e Coentrão formaram grande parte da defesa com o Matic na frente, e não lutámos pela Champions. Com o Gaitan por lá também. Enfim, é de não ter mesmo noção. Excelentes jogadores mas que nunca fizeram ou fariam frente a equipas com Messi, Suarez ou Neymar, Xavi ou Iniesta, ou Ronaldo, Benzema, Bale, ou Ribery, Alonso ou Robben, Dybala, Higuain, Chiellini... etc etc etc.

      Teríamos de facto uma grande equipa para ser facilmente campeão português e provavelmente ganhar uma ou duas Liga Europa. Como aliás, podíamos ter feito. De resto? É sonho. Com esses jogadores não ganharíamos a Champions.

      Para mim a melhor defesa que poderíamos ter com esses 10 jogadores que aí estão é a defesa deste ano:

      Ederson -> Melhor que Oblak, e nunca cuspiu no prato que comeu.
      Nelson Semedo -> Não se compara ao João Cancelo, ainda estou para ver quando o Cancelo irá valer de facto 15M€.
      Grimaldo -> Neste momento o Coentrão não é nada comparado com Grimaldo, no topo de cada um, preferia o Coentrão.
      Luisão + Lindelof -> Prefiro esta dupla à dupla Luisão + Garay, David Luis + Lindelof pouca maturidade.
      Fejsa -> Prefiro a Matic, se fosse apenas para um jogo, se fosse uma temporada preferia o Matic, menos lesões.
      Pizzi -> Muito mais qualidade tática que Renato e entre Pizzi e Witsel ou André Gomes, prefiro o Pizzi. De longe o jogador mais influente.
      Bernardo Silva -> Mesmo encostado à direita é melhor hoje em dia que muitos. Embora para mim o Salvio esteja logo a seguir. E nem sequer aparece no grafismo.
      Gaitan -> Muito mais jogador no Benfica que o Di Maria foi. Taticamente muito melhor.
      Jonas -> A parte de Saviola e Aimar, dos melhores que alguma vez passaram pelo clube nos ultimos anos.
      Cardozo -> Se é para olhar a jogadores que por cá andaram... Não sei se não preferia o Cardozo ao Mitroglu. Com Jonas seria temível como foi com Saviola.

      De resto falta aqui muitos mais que por cá passaram. Mas não lutarias pela Champions.

      Eliminar
    5. Olha que não!01 junho, 2017 18:45

      Este Jorgen, o melhor amigo do Artista lagarto, só diz disparates.
      O Estádio, o Seixal cada vez maior, os plantéis todos, as modalidades todas, o Museu, a BTV e todo o know-how acumulado ao longo dos anos, o valor da marca que é cada vez maior, a imagem mundial cada vez melhor do clube, não valem nada na opinião deste manhoso ignorante!
      Já não é uma questão da ignorância ser atrevida, neste caso também é burra!

      Eliminar
    6. Jorgen e onde se ia buscar o dinheiro para comprar uns se não se vendessem os outros? Explica lá inteligente...

      Eliminar
    7. Nuno Martins, vai lá ao gabinete do Vieira fazer-lhe um cafuné. Detesto Yes mans. Tu não tens liberdade nessa cabeça.

      Eliminar
    8. Jorge otxenta e otxo. Tu não és yes man, és só parvo. Por acaso gostava de saber as habilitações literárias deste artista. Tu tens muita liberdade nessa cabeça..está vazia.

      Eliminar
  3. Continuo com a mesma opinião. O artigo do Paulo Garcia apenas demonstra retórica, demagogia e parcialidade. Isto porque muitas das perguntas têm respostas implícitas na própria pergunta e porque uma pessoa informada como o Paulo Garcia sabe metade das respostas.

    ResponderEliminar
  4. Quando perceberes o porquê dos EUA a CHINA e JAPÃO liderarem os países mais endividados do mundo em termos de dívida total, talvez entendas porque é que a dívida do SLB aumentou apesar das vendas fabulasticas nos últimos 10!



    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.
Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.

recentes

ranking

Em Defesa do Benfica