O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 27 de maio de 2017

Zhora, Messi, Rui Vitória e Taça de Portugal.

. 5 comentários
Artigo da autoria do benfiquista "Taça da Cerveja":

"No seguimento do post do Zhora, aproveito para tecer alguns comentários sobre como vi o que aconteceu esta época (que só termina no próximo Domingo).

Concordo com o Zhora quando refere que aquilo que Messi trás ao futebol não é igual ao que Ronaldo consegue, de forma inata, produzir. Acho, contudo, injusto que tal desvalorize, de certa forma, o que o Ronaldo faz (e no aspeto que pretendo focar, pode ser transposto para o Pep ou Mourinho).

Todos, e cada um de nós, temos as nossas qualidades, fraquezas, ponto forte e fracos... La Palice... o que penso que devemos aprender a fazer, o que no fim do dia devia importar, é a capacidade de cada um no aproveitamento do que tem de melhor, na melhoria do menos bom, na capacidade de se destacar, de forma justa, com as armas e fragilidades que cada um possui!

É neste sentido que acredito que o desporto deve ser vivido e sentido, sabendo que apenas um pode ganhar, conta muito o esforço e o trabalho que se consiga colocar em campo... também conta muito todas as capacidades inatas com que nascemos, sendo que Ronaldo e Messi serão excelentes exemplos... um apresenta maior genialidade outro maior rigor e capacidade de trabalho...o melhor dependerá dos olhos de quem os vê, da matriz de análise de cada um, sendo que o mais importante será reconhecer que ambos podem ser magnifícos exemplos.

Seguindo esta lógica, vi nesta época a confirmação de que a principal capacidade de Rui Vitória, pelo menos para mim, é a gestão do balneário. Esta será uma capacidade inata pois é de difícil aprendizagem. Penso também que há trabalho a realizar e esforço a empreender no sentido de melhorar os processos táticos da equipa... Equipa que corre o risco de ser substancialmente diferente na próxima época e como tal todos os aspetos a melhorar serão importantes.

Vi também, uma equipa que demonstrou uma capacidade de inter-ajuda sem igual e que, considero, ter grande responsabilidade no TETRA. Muitas vezes quando se refere que o campeonato nacional é dominado pelos três grandes não se reflete na real capacidade que qualquer equipa tem de fazer um jogão... não no sentido da qualidade que possam ter ou não ter mas no sentido de colocarem no campo todo o trabalho e esforço que são capazes... isso não é valorizado devidamente... o SLBenfica conseguiu mais uma vez uma excelente época com uma série de jogos extremamente difícies (por exemplo, Braga ou Rio Ave).

Essa inter-ajuda foi também responsável, na minha opinião, por jogos menos conseguidos em que a necessidade de reforço nalguma posição, desequilibra a capacidade da equipa de colocar os seus processos em campo... sobretudo quando o adversário consegue colocar mais pressão no meio campo e se nota a falta de um médio mais forte como, o Renato da época passada... Sem querer desvalorizar o trabalho do Pizzi que foi excelente

Custa-me imaginar uma equipa sem Ederson, Semedo e Grimaldo... ficando dois destes três, penso que tudo ficará bem...

Acredito que do lado dos corruptos, a principal razão do insucesso foi o curto plantel... e este nunca se ter tornado numa equipa. Já do lado do lumiar, foram tantos os erros, que nunca assustaram.

Espero que para o ano, o Rui consiga manter a união da equipa, que se reforce a posição 8 e que LFV pense com cuidado nas vendas... o sucesso na Liga dos Campeões tem valido quase 30 milhões / época + 40 de televisão + 20 de publicidade temos os custos fixos pagos pelo que não será necessário entrar na loucura de querer fazer tudo ao mesmo tempo... mais quando acredito que aos corruptos é impossível evitar a entrada no fair play financeiro, que deverá mais ou menos representar a apresentação de um plano de reestruturação mas sem grandes impactos na preparação da próxima época... acredito também que as mexidas nos bastidores serão imensas e para o ano teremos 34 jogos ao nível de um Braga ou Rio Ave.

Acima de tudo, espero que Domingo o Glorioso consiga colocar em campo todas as suas forças, capacidade de trabalho e genialidade e trazer a taça para casa. Se assim for, podemos depois discutir o que mais gostamos: se dos que colocaram mais esforço, se dos que apresentaram maior velocidade, se dos que conseguiram maior promenores técnicos, etc."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

5 comentários

  1. Em linha shadows, neste momento Rui Vitória é para os adeptos um "agridoce", a evolução táctica do homem está em evolução, jogava 4-2-3-1 e passa para 4-4-2. Arrojo táctico n é levar os jogadores à exaustão física e psicológica, de criar confusão em todo o lado, de se assumirem profetas de um jogo que não têm segredos. Já o disse, Rui vitória não é o melhor do mundo o Benfica tbm não o é, casamos bem! O segredo do vitória é a união de balneário e a capacidade de leitura de cada jogador, Hernâni, Renato, Pizzi, Fejsa, Ederson, Lindelof, Semedo, Cervi, Sálvio, ...mais muito mais, uns descobertos, outros nunca jogariam pela idade ou pelas leões graves, os Benfiquista ainda não viram o Treinador que têm, ganhar a Taça de Portugal com este treinador será NORMAL!!!! E quando os Malheiros do futebol português analisam o rui vitória e dizem que alguns jogadores só jogam pq outros se lesionam, todos sabem que quando recuperam os "melhores" os miúdos continuam na equipa não nascem 10 X e jogam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os malheiros do futebol português dizem que o Benfica não tem processo e só ganha porque tem melhores jogadores, por essa lógica o Guardiola e Mourinho podiam apenas contratar coxos , para que precisaria o Real de ter CR, Bale, DiMarias, Iscos, Marcelos, ou Barça de Messi, Suarez, etc...

      Benfiquistas que acham Rui Vitória curto para o Benfica, ou um treinador mediano são perfeitos idiotas, especialmente depois de dois anos a bater recordes.

      Futebol espectáculo tipo ginástica artística é para o mestre da tática, porque aqui ganha quem marcar mais golos e não sofrer.

      Eliminar
  2. Grimaldo nao sai.. os outros dois ha uma grande possibilidade de sair

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe Monteiro: E sabes se está previsto entrar alguem de renome?Ou este Ano é para abater passivo?

      Eliminar
  3. Viram o golão do Diogo Goncalves?

    Os sapos do record ficaram tão aziados! :):)

    Quando Portugal empatou "Portugal aproveita fifia do guarda redes"
    Final do jogo "Videoarbitro e autogolo metem Portugal nos oitavos"

    Uma pessoa tem que ser rir!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking