O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 9 de março de 2017

10 notas para discussão

. 37 comentários

Alguma vez acreditei convictamente de que iriamos passar esta eliminatória com o Dortmund? Na verdade não. Nestas coisas, não me venham cá com histórias de que as chances são 50 – 50. Quando se quer falar de chances reais, consulte-se as casas de apostas que raramente se enganam. A vitória do Dortmund sobre o Benfica ontem estava cotada a 1.25, ou seja, atribuía-se 80% de hipóteses ao Dortmund de ganhar. Em 100 jogos ganhariam 80, é essa a história.

E quando as nossas chances são essas à partida, só podemos acreditar numa coisa, na nossa capacidade de nos superarmos, de sermos mais do que transparecemos à partida. E há inúmeras histórias dessas na história gloriosa do Benfica. Arsenal, Bayer Leverkusen, Juventus, jogos em que, também longe de sermos favoritos, superámos medos e sentimentos de inferioridade, e jogámos à bola...

Atacas tu, ataco eu (mesmo que menos vezes do que tu), porque nós também temos jogadores para atacar, para ter critério na saída da bola, para fazer três passes seguidos sem a perder, para chegar lá à frente e criar perigo, colocar o adversário em sentido. Podemos perder, mas há formas de perder...

Quando ouço Rui Vitória ontem dizer que até ao golo do Dortmund a coisa esteve equilibrada, caramba, isso é o mesmo que ouvir o treinador do Tondela dizer que na Luz até aos 65 minutos a coisa esteve equilibrada porque estava 0-0 e tinham sido capazes de fechar todos os caminhos para a sua baliza, mesmo que o Tondela só tenha chegado à nossa baliza em lances de bola parada, e que depois, levando o primeiro golo levaram logo quatro de seguida, que é aquilo que acontece em inúmeros jogos cá do burgo, entre os Davids e os Golias...

Em relação ao jogo de ontem, algumas notas para discussão:

1. Ofensivamente temos jogadores para muito mais. Quem tem jogadores como Zivkovic, Cervi, Jonas, Rafa, Sálvio, Mitroglou, não pode dizer que é por falta de capacidade técnica que não se chega lá à frente com perigo mais vezes.

2. O jogo ofensivo das equipas não se faz obviamente só de alas e tecnicistas, e quando se participa em jogos desta dimensão com Samaris e André Almeida no miolo, pressentimos que algo está errado com o filme que estamos a ver e que estamos a ser enganados de alguma maneira.

3. Ah e tal que ontem não houve Fejsa. Mas houve Fejsa na Luz contra este mesmo Dortmund, e aí o vendaval foi ainda maior e foi um milagre termos chegado a Dortmund ontem em condições sequer de discutir a eliminatória...

4. Mitroglou é presa fácil quando joga sozinho na frente e quando o jogo exterior do Benfica não cria nenhuma envolvência. Foi um jogador a menos, quer ontem, quer há três semanas no jogo da Luz. Mas isto não é culpa do Mitroglou. Ponham lá o Benzema que passaria pelas mesmas dificuldades.

5. Este sistema de jogo do Benfica foi construído por causa e à volta de Jonas, e Jonas tem sido peça ausente na grande maioria do tempo. Dá para refletir.  

6. Há equívocos óbvios quando o Benfica SABE de antemão que a forma tática que adota em Portugal não serve para jogar ao mais alto nível na Europa. Estas adaptações táticas de última hora para os grandes jogos europeus revelam-se quase sempre como remendos baratos, põe a nu a falta de automatismos, apelando quase sempre à entrega e ao espírito de sacrifício dos jogadores, bem mais do que assentes em qualquer ideia de jogo. 

7. Bem sei que isto agora não interessa para nada, mas lembro-me do início de época quando tivemos Jonas, Mitroglou e Jimenez no estaleiro, e tivemos de jogar alguns jogos com Guedes e Rafa na frente... Lembro-me de ter pensado nessa altura, é com estes dois que teremos de jogar em alguns jogos na Europa: Mobilidade, mais presença no meio campo, imprevisibilidade lá à frente.

8. Voltamos ao meio campo e a Samaris e a Almeida... E já agora a Pizzi e a Fejsa... E destes quatro há apenas um com capacidade de ter a bola no pé e ser pressionado ser dar logo um chutão para a frente... A sério que é preciso continuar a discutir onde está o problema?

9. Rui Vitória... Quando a equipa revela dificuldades e algum desnorte, também não é ele que inventa soluções e inverte a tendência... E isto tem sido evidente, especialmente nos grandes jogos, onde se pode incluir Nápoles e mesmo grandes períodos de jogo com o Besiktas. Este tipo de vendavais a que já assistimos algumas vezes este ano não se estagnam com mais recuperadores de bola, estagnam-se sim com mais jogadores capazes de ter a bola no pé. E desses não há, tal como já aqui dizemos há muito tempo.

10. Ah, e depois sempre esta sensação de que há jogadores a jogar para serem vendidos o mais rapidamente possível, e depois sim poder-se por a titular aquele que temos no banco e sabemos ser (ou estar momentaneamente) melhor do que aquele que se vendeu. E sim, Lindelof e Jardel podia ser um destes casos.

E agora vamos ao Belenenses, que é aquilo que interessa.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. Anónimo9/3/17 10:15

    Já o disse e vou voltar a dizer:

    Enquanto o Grimaldo, Jonas e Fejsa não jogarem com regularidade não vamos onsolidar o nosso Futebol e criar o espírito optimista e confiante que precisamos para ser campeões...

    Outras vacas sagradas a mais no 11:

    Sálvio - Hoje parece-me que o Carrilho como aposta desde o inicio estaria um jogador excelente;

    Pizzi - Incrível como não temos um jogador para o substituir;

    Luisão - A dupla que o ano passado fechou a defesa (Jardel e Lindelof) continua no Benfica, só falta coragem.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Enquanto o Grimaldo, Jonas e Fejsa não jogarem com regularidade não vamos onsolidar o nosso Futebol"

      Epá, por favor! Vamos lá parar, de uma vez por todas, de insistir nestas mentiras. O Benfica até podia ter o Ronaldo e o Messi pois, enquanto não houver um treinador, esta equipa NÃO JOGA NADA! Ponto. Não vale a pena continuar a dourar a pílula: Rui Vitória é um fraco treinador e não tem capacidade para mais. Mas ele não tem a culpa de lhe terem dado um automóvel para o qual ele não tem mãos.

      "Luisão - A dupla que o ano passado fechou a defesa (Jardel e Lindelof) continua no Benfica, só falta coragem."

      Só falta coragem e obviamente a vieira que, preocupado com os seus negócios pessoais, não tem tempo para demitir o incompetente que "lidera" a equipa: Rui Vitória.

      Eliminar
    2. Porco jotape, se não tens nada de interessante para dizeres,xô cão!!!
      Aqui não temos palha para ti baza para o teu buraco que o teu campeonato já acabou há muito tempo.
      Em relação ao jogo de ontem, não fomos competentes, nem competitivos. Estes jogos só são ganhos por equipas que têm para além de campeonatos onde defrontam equipas altamente competitivas, as condições económicas dessas equipas estão a anos luz da nossa liguinha...
      Rumo ao bi-18

      Eliminar
  2. Não é bonito quando um treinador diz que temos que ter mais critério com bola/na saída de bola do que na primeira mão, para depois deixar os jogadores que têm mais critério com bola no banco?

    Estou a falar de Zivkovic e Jonas, obviamente.

    Em vez deles, com a inevitabilidade dos dogmas de fé, jogou Dom Salvio, que tem a visão de jogo duma toupeira com cataratas e a tomada de decisão dum orangotango com paralisia cerebral; e o Cervi, porque tem muita 'resistência' (sic), não fosse dar-se o caso do jogo de futebol se transformar, inesperadamente, numa maratona...

    Apesar de uma primeira parte surpreendentemente repartida, entrar no estádio de uma das melhores equipas do mundo à Paços de Ferreira, para aguentar o 0-0 e esticar nas correrias sem critério dos extremos, tinha tantas probabilidades de sucesso como a candidatura de José Manuel Coelho à presidência da República.

    Pó crl com o stôr de ginástica, gestor de egos e/ou de ordens superiores! Estou farto de humilhações e banhos de bola em todos os jogos grandes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/3/17 12:35

      Bom bom era antes que nem a fase de grupos passavas..

      JorgeGN

      Eliminar
    2. 1. Ninguém falou em antes - se o passado fosse relevante, o Sporting ainda era um grande. Estou a criticar o presente, não comparei o presente com o passado, fosse ele de JJ, Souness ou Quique...

      2. Mas por falar em passado, já não via um futebol tão pobre, tão desprovido de processos colectivos no momento ofensivo, tão de equipa pequena e tão ao sabor da sorte e do rasgo individual desde os tempos do 'salir a ganar' com 'muchas ganas'...

      3. Não fugindo à tua obsessão com os tempos do JJ, para além de jogarmos um futebol mil vezes superior, com identidade e processos colectivos fortes, dependendo muito menos do rasgo individual e da sorte, foi nessa altura que ultrapassámos o Fruta Corrupção Pancadaria no ranking da UEFA e chegámos ao 5o/6o lugar. Deve ter sido pelos resultados nas competições internas...oh wait...nos primeiros 5 dos 6 anos, foi só uns quartos da Champions, uma meia final da Liga Europa, uns quartos da Liga Europa e duas finais da Liga Europa consecutivas...diz lá quando foi o período anterior de 5 anos em que tivemos estes resultados europeus??? Fico à espera...

      4. JJ é PASSADO! Metam isso na cabeça de uma vez por todas! Quem critica o futebol actual do Benfica, não quer o JJ de volta: quer de volta um futebol à Benfica!

      Eliminar
  3. Anónimo9/3/17 10:41

    Gosto mais deste post do que o do Shawdows, pois este demonstra mais sobriedade.

    Quanto ao jogo em si na minha modesta opinião o Benfica teve nesta 2ª a falta de sorte que teve em demasia na primeira, caso Cervi ou Luisão tivessem marcado também estaríamos a falar de um resultado e jogo diferente.

    Quanto arbitragem se tem-se cumprido as regras do jogo Dembele de facto teria que ser expulso e jogo iria mudar certamente de figura, mas isto é um erro disparatado de um jogador do Dortmund que o arbitrou não admoestou com o respectivo cartão amarelo que seria o segundo, para além que existe um lance claro de grande penalidade

    É pena que o treinador mais uma vez tenha demonstrado deficiências no plano táctico no decorrer do jogo, acho que no planeamento da partida estava correcto o esquema pensado, os intervenientes é que tinham que ser outros, eu pessoalmente não teria jogado com Salvio mas sim com Gimenez como falso extremo direito e em vez de Samaris com André Horta, pois era necessário musculo no meio campo, para além que por Eliseu teria que jogar o P.Pereira, pois perdeu lances por questão física demais evidentes.

    Já na primeira mão o treinador não tinha estudado minimamente o adversário ao jogar com 2 médios para 3 do Dortmund, é um erro amador e que não é quadunavel para com os pergaminhos do Benfica, lá emendou o erro na 2ª parte.

    Na velha estória de comparações entre o que tínhamos e o que temos, perdemos a nível táctico e ganhamos no factor humano, não me julguem mal eu também acho que o ciclo de JJ já tinha terminado desde o empurrão com cardozo para a final da taça um dos sub-capitães e com mais peso no balneário, essa foi a gota de água para o balneário depois de já mts outros episódios.

    Só que o Rui Vitória ainda está no processo de crescimento e maturação e crescimento como treinador e se temos um plantel que sofre quase sempre uma a duas saídas por ano importantes é necessário alguém que monte um esquema de jogo que prevaleça a posse de bola e saiba jogar em ataque rápido, Rui Vitória chegou a treinador principal do Benfica demasiado cedo, esperemos que quando estiver em ponto rebuçado, nem os adeptos já estejam cansados dele, ou que as suas ambições já sejam pequenas para um clube como o Benfica e mesmo com toda a gratidão do mundo saíra como mais um activo que LFV vai fazer questão de fazer $$$, sem beneficio desportivo para o Benfica mais do que poderia ter sido.

    Vítor Manuel Oliveira era e ainda é a minha escolha por tudo o que tem feito no futebol Português e por ser o individuo que facilmente iria honrar os pergaminhos do clube de respeitador e ambicioso como o actual treinador mas com mt mais Know how e o processo de treinador finalizado.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/3/17 10:42

    O Benfica não pode nem deve se dar ao luxo de ter jogadores e treinador ao mesmo tempo em formação, bem sei que o ditado é aprender até morrer, mas são demasiado visíveis as lacunas do plantel do Benfica que não foram suprimidas pela direcção do Benfica, por falta de pulso e peso de um treinador pouco calejado e com eles no sítio.

    O Renato Sanches foi uma pedrada num charco que salvou uma época, a menos que surja e se aposte noutro puto/atleta que saiba transportar o jogo ou com o esquema que está montado irremediavelmente perderemos este campeonato, primeiro porque a equipa perseguidora é o FCP e coacção e ajuda arbitral voltou em grande para proveito de uns e prejudicando o mesmo de sempre, segundo porque este ano quando se for a Alvalade os atletas do SCP já não vão ter a pressão, nervoso miudinho, pois não tem nada a perder só a ganhar ao contrário do ano transacto.

    Ou se arrepia caminho e se aposta na base de sucesso do ultimo terço do campeonato passado, no que a defesa diz respeito e as lesões desapareçam de vez em jogadores fulcrais, como André Hora, Grimaldo, Jonas, Fedja ou teremos um ultimo terço penoso, eu acredito que é possível, mas é preciso sorte audácia, coragem e crer muito mais que os outros.

    Portanto Senhor Rui Vitória muita ponderação nas suas escolhas, independentemente de tudo terá o meu apoio até ao fim, mas deixe as vacas sagradas de parte e premeie o esforço e dedicação dos que apresentam mais faculdades físicas e humanas para que o TETRA de facto não seja apenas um sonho!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  5. Bardamerda para a dura realidade (consumo interno).
    Não temos capacidades para o tudo incluído, temos que nos cingir à meia pensão e limitado ao território nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não temos capacidades para o tudo incluído, temos que nos cingir à meia pensão e limitado ao território nacional."

      O típico bom benfiquista actual, pouco exigente e perito em criar distrações para o patrão não sair beliscado.

      Como não temos capacidade para fazer bem na Europa (vulgo incompetencia), cingimo-nos ao poucochinho cá dentro, não é? Eis o Benfica.

      Eliminar
    2. Caro JotaPê.
      a sua opinião é tão válida como as restantes que aqui são escritas.
      Por alguém defender que o seu clube não joga peva, que o treinador é limitado e que há jogadores endeusados quando, a época transacta, a sua ausência foi decisiva para a conquista do campeonato, não tem de ser intitulado de burro, desonesto, anti-benfica, mais isto e aquilo. Quem não souber conseguir conviver com a crítica, tem de se juntar às ideias de bruno de carvalho...
      Sou benfiquista há mais de 60 anos.
      mas não me considero um fanático bacoco.
      tem, a meu ver, razão no que escreve.
      os grandes clubes fazem-se de grandes objetivos. E crescem na vontade que quererem sempre mais e mais.
      A épocas das vacas sagradas foram sempre épocas de pouca produção e de fome...
      De repente, lembro-me que o benfica, esta época, já sofreu 3 ou mais golos em, pelo menos, 5 jogos.
      Não sei se alguma equipa da Europa, considerada de grande valor, aconteceu tal...Este é um dado estatístico preocupante.
      Das equipas em prova na fase a eliminar na Champions, para já, o Benfica é, de longe, a quipa com menos remates (sejam eles enquadrados, ou não, com a baliza). Este é, para mim, um dado estatístico preocupante.
      Das equipas em prova na fase a eliminar da champions, o benfica é a equipa que mais remates consentiu à sua baliza. Este é, para mim, um dado estatístico preocupante.
      isto, são factos.
      o resto, é o amor ao clube a falar mais alto. Não critico. Apenas peço mais respeito aos tão apaixonados.


      Eliminar
    3. Para ti, JP, um argumento que facilmente desmonta tudo aquilo que escreveste: Bardamerda para aqueles como tu que estão contra o Benfica. Bardamerda.

      Eliminar
  6. Espírito crítico, objectividade, isenção e clareza... o artigo que escreveste!
    Qualquer pessoa sem agenda vê isso tudo!

    ResponderEliminar
  7. Não é a falta de jogo exterior, é sim falta de jogo interior, e falta de jogadores na passagem ao jogo exterior!
    Eliseu( aos 20 minutos tem 3 bolas que mandou para fora, e 3 lances que põem jogadores do Dortmund em linha, totalmente descordenado com o resto do sector defensivo! ) não podemos ter um jogador num corredor sem qualidade de perceber o jogo e fazer um passe, um tabela, uma simples desmarcação, tudo que faz, faz quase sempre mal.
    Luisão, que até conseguiu cortes importantes, mas na hora de sair com a bola ou em posse não tem critério, é o chuto para a frente em balão ( como quem, desta ta livre) e de novo bola nos alemães.....e o controlo da profundida foi sempre um sobreasalto....
    Salvio, o jogador mais fraco no pensamento do que fazer com a bola, em caso de dúvida ( que são 90% das vezes) parte para o lance individual e perde consecutivamente a bola, e existe um lance que podia desmarc o semeso na linha, e tenta o jogo interior onde tava ele para 3 deles!
    Não são apenas estes 3 elementos, existe ainda falhas no centro do terreno, mas se queriamos ter critérios com posse de bola, jamais podiamos deixar Ziv e Jonas de fora.... Horta começou bem, e após lesão tem alternado entre banco e bancada!!!!! Espero que seja um abre olhos ao nosso treinador, que em jogos grandes somos comidos seja em posse ou transições, temos é um enorme Keeper

    ResponderEliminar
  8. Ponto um: tu não percebes nada de bola.

    Ponto dois: as comparações que fazes entre B. Leverkusen, Juventus, Arsenal etc são nojentas porque não têm qualquer ligação entre si. Utilizas essa argumentação apenas para tentar dar força ao que escreves. Nada mais. Falas da Juventus mas "esqueces" olimpicamente que foi uma eliminatória dificílima, em que defrontámos uma boa equipa colectivamente (mas neste aspecto éramos muito bons também) pontuada por jogadores estratosféricos - a segunda mão foi um misto de sorte, Oblak, muita garra e uma enorme qualidade táctica. Mas não passámos do meio-campo! Acho que foi dos jogos em que mais sofri na minha vida.

    Ponto três: para ti, táctica são combinações numéricas. 442 433 4411 352 532 bla bla bla Mas dizer que o modelo de jogo foi construído à volta do Jonas é mais uma mentira que revela desconhecimento e desonestidade intelevtual: o Benfica joga com dois avançados há quase oito anos. Oito anos. A equipa B joga com dois avançados. Várias equipas da formação também.

    O problema do Benfica não é apenas táctico, isso é entrar em contradição com o que tu próprio escreves aqui. Desde logo como disseste há inúmeras equipas na Europa com melhores jogadores e treinadores. O Dortmund é um caso desses.

    E essa história de que o Benfica dá chutões epá é outra mentira... O Benfica dá chutões porque o adversário nos obriga a isso. Ainda ontem foi evidente: quando houve possibilidade a bola saiu sempre no pé. Mas os outros também jogam!

    Finalmente, é por causa do que afirmei agora que o Mitro tem de jogar: porque é sempre para ele que o passe longo é dirigido. Ou seja, o passe longo não é problema. Desde que a equipa esteja preparada para esse momento.

    O Benfica foi eliminado porque defrontou uma equipa fortíssima colectiva e individualmente. Com um treinador bastante melhor do que o nosso - e não digo isto com base em resultados. Afirmo com base nas ideias de um e de outro.

    As críticas que faço são apenas estas e são antigas: o treinador é fundamental para o sucesso. NÃO ESTOU A FALAR DOS RESULTADOS QUE O TREINADOR FEZ ESTOU A FALAR DAS IDEIAS E DO SEU MODELO DE JOGO.

    Sendo assim é necessário afinar cada vez melhor o processo de seleção dos treinadores. O RV tem sido importante na ligação entre todos os escalões mas perdemos qualidade na vertente estratégica e técnico-táctica em relação ao JJ.

    Mas a mudança foi bem feita! ainda que mal gerida, na altura.

    Para mim, nada mais há a comentar. Parabéns ao Dortmund... Excelente equipa, excelente treinador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu a pena ler os comentários até aqui abaixo para encontrar este. Muito obrigado, concordo com praticamente tudo.

      Eliminar
    2. Não me dou a luxo de comparar estes três treinadores porque todos passaram por processos diferentes e com jogadores diferentes, o jogo de futebol não é ballet, no final não há nota artistica, RV jogava em 433 e vem para a Luz e apanha uma equipa formatada a um modelo de jogo que é demais exigente e específico como era o de JJ com jogadores formatados por 6 anos de trabalho.
      Em 2 anos pulverizou os resultados de JJ na europa, bateu recorde de golos no campeonato e de pontos, neste segundo ano a meio do campeonato já levava uma bela vantagem e tudo isto com metade da equipa no hospital da luz.
      Sempre disse que JJ era um bom treinador, mas também fez jogos miseráveis contra Rio Aves, Nacionais, Académicas... o rolo compressor foi a Tel Aviv jogar contra o poderoso Hapoel e trouxe 3 na bagagem, e com uma equipa de luxo, luxo, luxo...
      E quantos jogos ganhámos no último ano de JJ sem Gaitán??
      Depois já aqui também li o mito que JJ potenciava jogadores e RV não, Gaitán nunca esteve em tão bom plano como no ano passado antes de se lesionar, o jogador que no ano passado mais era elogiado na primeira fase do campeonato (André André) tinha vindo das mãos de RV, com JJ nunca se ouviria falar de Renato, Lindelof, Semedo, Ederson, Grimaldo, Cervi, Guedes... tiveste um lateral campeão mundial e europeio que não calçou, tinhas Emerson como lateral.

      RV tem feito omeletes para um batalhão com meio ovo, gostava de ver RV com a equipa que tinha Markovic e Rodrigo no banco.

      Eliminar
  9. Relativo ao último parágrafo que subscrevo, a escolha foi por ser dócil, não questionar nada nas deficiências do plantel e da estrutura, ser subserviente e elogiar quem manda.

    ResponderEliminar
  10. Vi o jogo num streaming de um canal inglês e os comentadores, depois de no pré-match terem dito que o SLB iria ter muitas dificuldades frente ao Dortmund, não só por ser uma excelente equipa, mas ainda mais por jogar no seu reduto, ao intervalo, teceram largos elogios ao Benfica, chegando a afirmar que apesar do golo madrugador dos alemães, os encarnados tinha conseguido equilibrar a partida, tendo inclusive acabado a primeira parte com ligeiro ascendente sobre o adversário, tendo tido as melhores oportunidades de golo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando acabas de ser humilhado e o teu espírito crítico fica nos píncaros. Priceless. O típico actual benfiquista.

      Eliminar
    2. Humilhado anda a ser o teu clube há 15 anos e tu ainda andas aqui. E não sei quem é esse Priceless...

      Atualmente, o Benfica não dá para muito mais do que isto, por isso não houve humilhação nenhuma. Perder com equipas mais fortes não é humilhação. E o meu comentário reflete apenas a visão de terceiros e essa visão não confere com o catastrofismo que por aqui se lê.

      Queres saber o que é humilhação? Pergunta ao teu dono JJ sobre os 0-5 no dragão...

      Eliminar
    3. Masterpiece9/3/17 17:49

      Esse mete nojo está esquecido que o amante com um Ferrari nas unhas (Júlio César; Rúben Amorim, Luisão, Sidnei, David Luiz; Javí Garcia, Ramires, Di María, Carlos Martins; Aimar, Cardozo) estampou-se no dia 8/4/2010 em Anfield Road com o Liverpool ( (4-1 ), e que no mesmo ano levou o Ferrari ( Roberto, Maxi,Luisão,D.Luiz,Coentrão, Javi Garcia, Aimar,Salvio, Gaitan, Saviola,Alan Kardec ) até Israel, e levámos 3-0 do Hapoel de Tel Aviv ( ? ) e fomos eliminados na fase de grupos; e para fechar o ciclo foi mostrar o Ferrari ( Artur; André Almeida, Luisão, Garay e Siqueira; Fejsa e Matic; Enzo Perez, Djuricic e Gaitán; Cardozo) a Paris " enganou-se no caminho " e perdemos por 3-0 com o PSG !

      P.S. O Jotapê deve estar a falar é dos Ferraris da Dinky toys ou da Corgi toys ... :)

      Eliminar
  11. Tenho vergonha do futebol k jogamos.Apenas + 1humilhação/vexame na Liga dos Campeões nos mandatos de lfv.Ou seja o habitual.Dortmund 1boa equipa Europeia(sem ser nenhum papão ou um colosso)contra 1equipa mediocre/banalissima do Sport Vieira & Friends não confundir com o grandioso SLB.De 1lado 1verdadeira equipa de futebol k aproveita a qualidade individual para o seu jogo colectivo, em que o seu futebol se baseia no colectivo e em processos trabalhados e treinados durante a semana(Dortmund) contra 11jogadores que tentam fingir que são 1equipa de futebol,sem processos colectivos que vive dos fogachos individuais e de pontapé para a frente sem nexo nem objectivo(Sport Vierinha and Friends).Depois junta-se a isso 1tremenda incompetência gigante de lfv e da sua estrutura k na sua genealidade propagandista e da baźovia furada pensa que 1equipa de futebol não precisa de médios centros de qualidade.Junta-se a isso negócios mt estranhos via lfv via Mendes via Atlético em k se compra jogadores que o Atlético reza a todos os santinhos para que algum clube se interesse por esse refugo e lá chega o santo milagreiro do Benfica a pagar o dobro ou triplo do real valor de mercado para que esse jogador seja no Benfica o suplente do suplente do suplente.Depois gasta-se 18milhões em Rafas lol quando existem jogadores 2vezes melhor no mercado internacional e com preço + em conta.Não satisfeito lfv ainda faz em Janeiro todos os anos um roadshow com o catálogo na mão a pedinchar por meio mundo que algum clube compre os melhores jogadores do Benfica destabilizando e afetando psicologicamente os jogadores do plantel.Não contente com isso lfv ta sempre directa e indirectamente a pressionar os jogadores "vendáveis" para os tentar vender o mais rápido possível numa pressão inadmissível para quem é Presidente do Benfica.Lindelof tem sofrido a época toda essa situação e como ninguém é de ferro quem sofre com isso é o seu rendimento desportivo e Lindelof tem sido infelizmente um bom exemplo nesse aspectoNelsón Semedo embora menos também sofre dessa pressão que o destabiliza.Sempre que se aproxima jogos da Liga dos Campeões leva com a pressão extra se fizer um bom jogo que vai ser imediatamente vendido para um colosso.Por mais que os jogadores sejam fortes psicologicamente isto afecta-os e baixa o seu rendimento dedportivo.Lfv com a ânsia e desespero de vender tudo o que mexe torna-se o maior problema do Benfica quando um Predidente deve ser solução e não problema.O Benfica é a única equipa do Mundo que luta pelo campeonato e tem isso como objectivo que no mercado de Janeiro em vez de tentar colmatar as suas lacunas faz o oposto e fica com uma equipa +fraca.Depois temos a catrefada de lesões mas lfv acha tudo normal lol lol.Depois temos 1dupla de centrais em que o melhor não joga no seu lado (Lindelof) e leva com a pressão de tem de ser vendido para anteontem e outro que não tem pernas para alguns jogadores do campeonato nacional quanto +para jogadores rápidos como Auba ou Dembele mas k tem lugar cativo.Depois temos 1Presidente(será que podia ser Presidente do SLB???)K vende jogadores ao desbarato e por tuta e meia( quase em oferta gratuita) bons exemplos disso são Bernardo Silva ou Garay e depois vai comprar jogadores por +de 20 milhões para serem o suplente do suplente do suplente.Isto numa outra qualquer empresa cotada em bolsa como é a Sad do Benfica dava despedimento com justa causa por parte dos accionitas.Salvio é outro que joga por decreto.Para fazer jogadas inconsequentes de estilo quer levar a bola para casa é ele perito.Mais 1vez foi um a menos em campo.Hj levamos + uma humilhação e 1vexame e só não foi maior porque o Dortmund teve pena e nunca acelerou mt o jogo(nem precisou de aumentar o ritmo para nos vergar a uma goleada).Este Sport Vierinha and Friends dá dó e pena ver como joga tão mal e é tão mas tão fraquinho.Estamos 20anos atrasados em relação às equipas médias/boas Europeias da Liga dos Campeões.continua

    ResponderEliminar
  12. Parte 2 Continuação.

    Semedo a mostrar que ainda tem de crescer mt como jogador.É que 1lateral direito tem em 1lugar de saber defender e o Semedo tem várias lacunas nesse aspecto que ficaram bem expostas hj.Tem culpas no 1golo e no 4 tem uma paragem (adormece por segundos) que depois o impossibilitam de cortar o lance e a pressão descomunal feita por lfv e estrutura com a mensagem de que tem de o vender para anteontem mexe com ele e com outros e o seu rendimento é imediatamente afectado.Mas por outro lado é dos poucos jogadores do Benfica que acrescenta algo no aspecto ofensivo.

    Eliseu é mediano/fraco.Para o campeonato tuga serve já que a competição é fraquinha nestas andanças é muito limitado para uma equipa com ambições.

    Não temos um Trinco que seja opção de qualidade para o sempre e eterno lesionado Fejsa (tem lesão crónica no joelho que o impossibilita de jogar muitos jogos seguidos (se fizer 4 jogos a alta rotação seguidos já se pode considerar um milagre).

    Depois não temos nenhum jogador Box-to-Bo.Numa equipa profissional é inacreditável e inaceitável esta situação.O que demonstra bem o desgoverno e a uncompetência de quem gere o Benfica.O ano passado sofremos do mesmo mal até do nada suegir Renato Sanches mas nem todos os anos surge o milagre Renato.A direção sabendo disso nada fez e não reforcou essa posicão.Além de mostrar uma incompetência incompativel com uma boa gestão e com o Benfica demonstrou que não aprende com os erros.

    Não temos nenhum jogador "abre latas ofensivo" que possa fazer a diferença individual a este nível.O último era Gaitán.Nenhum jogador do actual plantel tem capacidade para sozinho fazer uma jogada de golo.

    A equipa não consegue fazer 4 passes seguidos certos.

    Continua

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9/3/17 13:01

    ...caro sr,o seu texto/opinião vale o que vale,partindo do principio que teria de analisar em 1º lugar a realidade financeira dos dois clubes(se por um lado desportivamente o Benfica tem um historial superior,perde de goleada nas finanças)..claro que isso só,não é tudo,mas é a diferença quando se chega a esta fase da competição...veja agora os resultados de franceses,italianos e ingleses (paris s germain,napoles,arsenal)mesmo estes muito mais "ricos" que o Benfica...eu sei que até Portugal foi campeão europeu com muitos pernas de pau,mas isso acontece de 100 em 100 anos...caro REDEMOON,quando(em minha opinião)o sr,se debruçar em analise ao Benfica,despindo a camisola anti Vieira,acredite que terá muito mais credibilidade,até porque é um bom conhecedor do fenómeno futebolístico...

    ResponderEliminar
  14. 3 parte continuação

    Infelizmente ( magoa e doi o coração dizer isto ) mas é a pura da verdade: Este Sport Vieirinha and Friends é uma equipa da Quinta divisão Europeia.

    Uma equipa banal que vive da bem montada propaganda e de algumas mentiras/inverdades de lfv aos Benfiquistas para dourar a pilula mas que nestes jogos a doer claudica sempre.


    Cinco pequenas notas: 1- Parabéns à malta portuguesa que teve apoiar no Estádio a equipa.

    2 - Temos uma equipa mediocre,um Presidente abaixo do mediocre e um treinador que tacticamente é limitado.

    Logo só podia dar goleada que só não foi de propulsões biblicas graças a Ederson e ao Dortmund não ter marcado uns uns 3 ou 4 também em Portugal e de hoje ter tido pena de nós e por isso mesmo nunca acelerou muito o jogo.

    Se não fosse isso, estariamos hoje a falar na maior derrota ( no conjunto dos dois jogos) de sempre na Europa.

    3 - Ridículo e patética a situação de todo o plantel ir no Autocarro e Júlio César e Jonas irem de carro.Se não estão em condições que não sejam convocados.Como é que um Gr pode defender e atirar-se ao chão se nem de Autocarro é aconcelhável ir.Depois do jogo estavam novamente no carro mas depois foram no Autocarro.Até nestas coisas se observa um total desnorte e uma tremenda incompetência.

    4 - Triste de nestes ( jogos mais difíceis , já com o Sporting e Porto é a mesma coisa ) ver sempre a equipa a jogar à clube pequeno onde a preocupação é ter toda a equipa atrás da linha da bola para não sofrer nenhum golo e pontapé para a frente tendo fé que vamos ter um momento de sorte e marcar um golo.Quem joga assim com o único objectivo de não sofrer um golo acaba em 90% dos casos por perder.O que tem sido infelizmente o nosso caso.

    5 - A pressão de vender tudo o que mexe e de descartar jogadores como se muda de cuecas todos os dias dá aso a este tipo de declarações.Depois de uma goleada sofrida , de uma humilhação e das competições estarem na fase desiciva Jiménez o que fala é que vai conversar com o Presidente e empresário para saber se vai sair ou não do Benfica.

    ResponderEliminar
  15. Noto claramente uma mudança de atitude do Treinador em relação ao ano passado onde nada tinha a perder e não teve medo de enfrentar as dificuldades e para cada lesão encontrava uma solução e foi dessa postura de tirar o chapéu que nasceram Renato Sanches , Semedo , Lindelof , Ederson e inclusivé o Guedes esteve muito mais presente.

    Esta época nota-se que algo mudou....
    Não há apostas nos miúdos da B , tirando o Zé do Golo quando todos os avançados estavam lesionados, e o Yuri Ribeiro na taça da liga , optando-se no campeonato a quando da lesão do Grimaldo e do Eliseu pelo André Almeida com os péssimos resultados obtidos.

    Esta mudança de Paradigma do Rui Vitória terá obviamente uma origem e ela ou nasce da Conquista do Titulo e de outros resultados históricos e nesse caso o sucesso pode-lhe ter subido á cabeça e estar a prejudica-lo , ou há ordens directivas para que certos nomes sejam promovidos no 11 titular de modo a acontecerem vendas.

    Certo é que em relação á época passada , defensivamente passamos do 80 para o 8 e nessa zona não saiu ninguém....
    Da sólida linha defensiva composta por André Almeida - Lindelof - Jardel - Eliseu
    Passamos para Nelson Semedo - Luisão - Lindelof - Eliseu ( Grimaldo antes da lesão )

    Se á direita Semedo Ataca melhor que o André mas defende pior que ele , principalmente no jogo aéreo , a esquerda melhorou com Grimaldo mas com a Lesão voltamos ao Eliseu , o CENTRO DA DEFESA é uma autoestrada , Lindelof não rende na esquerda o que rende na Direita e Luisão apenas joga porque não há a coragem de o sentar no banco.

    Miolo na época passada segurissimo com Fejsa e Renato Sanches , passamos para o habitual Fejsa com Pizzi onde a perda de segurança é mais que evidente , principalmente porque o Pizzi é um jogador com menos poder de choque e menos cérebro a actuar em zonas tão recuadas....Aliás aquelas suas paragens cerebrais por norma acabam em atrasos disparatados para isolar os adversários.
    O Horta tem talento mas não tem físico , lesões atrás de lesões , é um jogador a menos , Samaris é fraco a defender , é mais um 8 e mesmo ai não deslumbra , Agora o Filipe Augusto não me parece mau mas já veio com algumas mazelas físicas e já está lesionado de novo...

    A organização do Jogo a época passada tinha em Jonas a peça chave pela qualidade com que vinha buscar jogo e lançar as jogadas de ataque e obviamente com a imensa inteligência do Gaitan e com um Pizzi na Direita que não comprometia e aparecia muito na cara do golo e fez muitos.

    Com a lesão do Jonas e a saida do Gaitam perdemos a referência na frente a na organização do jogo.
    No inicio desta época vivemos muito da irreverência do Guedes que vinha buscar jogo e criar , muito bem acompanhado pelo Cervi.
    Desde a saida do Guedes que se sente um vazio de ideias na frente e apenas Zivkovik mostrou ter talento para entrar no 11 , ao mesmo tempo que Cervi perdeu um pouco o Fulgor.
    Salvio passou a ser titular indiscutível , apesar de estar muito irregular e neste momento extremamente egoísta , está a ser um peso para o 11 e deveria ser suplente...
    Rafa esperava-se muito , mas tirando o jogo com o SCP , pouco ou nada mais fez....Carrillo é um jogador muito fraco e limitado na minha opinião , no Ataque temos apenas Mitroglou com um pouco mais de forma , Jonas e Jimenez devido a lesões têm estado completamente fora de opção , sendo que acho que o Jimenez ficou na lista negra em Janeiro por não ter querido ir para a china.....

    Enfim , vamos ver se conseguimos o Tetra , mas não vai ser nada fácil ainda por cima que a direcção se deixou dormir na questão Arbitragens....

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9/3/17 13:27

    Mas alguém com bom senso acredita que é possível jogar bom futebol com um plantel com este meio campo:
    Pizzi
    Fejsa
    Samaris
    André Horta
    Filipe Augusto (Danilo)

    O Porto acordou a tempo e percebeu que não ia aguentar a época inteira só com o André Silva!

    O Jiménez foi "vendido" em setembro, após a entrevista surreal do LFV à TVI. Nesse momento o jogador acabou.
    Assim como o famoso roadshow pela china.

    ResponderEliminar
  17. O Benfica não pode ser aquela parte das palavras do Pizzi no final do jogo: "Saímos de cabeça levantada".

    Não foram as palavras mais felizes, não correspondem à totalidade das declarações do Pizzi, não era com certeza exactamente isso que ele queria dizer no sentido literal, mas o discurso após uma tareia, cabazada, aviação, chamem o que quiserem, tem de ser o de assunção de culpas e da vergonha por terem participado naquilo.

    Já sei que há alguns que dirão que o PSG mamou 6-1 quando com 5-1 ainda passava, e que o Arsenal foi brindado com um duplo 5-1, mas quer dizer se ambos tivessem levado uma dúzia, nós se tivéssemos perdido por 7-0 como em Vigo íamos sentir-nos orgulhosos, é isso?

    Não é o fim do Mundo, nem pouco mais ou menos e a Champions nem é sequer um objectivo realista para nós, mas temos que mudar o discurso e mostrar mais emoção e paixão pela instituição que é o Benfica, com o devido respeito não somos um Tondela ou um Arouca.

    ResponderEliminar
  18. Podes ter os melhores médios ofensivos e avançados do mundo. Sem construção cuidada a sair de trás, não há génio que faça a diferença. Para se jogar como um grande, é preciso que a saída, seja feita com ponderação, paciência e qualidade. O Benfica não faz isso. Há ordens claras que a à mínima pressão, chutão para a frente. Ontem foi extraordinário o *à vontade do Luisão em chutar para todos os lados, menos para os pés dos colegas. O primeiro canto oferecido- Réplica do Napoles. Responsabilidade clara do treinador- são dois chutões do Eliseu e Luisão que não percebi muito bem para quem. É sintomático da abordagem do nosso treinador. O mais irónico ainda, é que temos um guarda-redes com uma qualidade de passe que faz corar qualquer Luisão ou Eliseu. E muitas vezes, foi o ele o único capaz de querer sair a jogar pelas laterais.

    Lisandro, é reconhecido a sua qualidade na saída, tal como o Pedro Rodrigues na equipa B. Na próxima época, é preciso querer mais bola e querer ser mais mandão. Neste momento há 0 automatismos. Delinea-se uma estratégia jogo após jogos onde não há base ideológica sobre como se deve jogar. Basta o adversário ser mais forte, que o Vitória utiliza logo o plano C de chutão para a frente. Entre levar 4 a jogar assim, e levar 4 a jogar olhos nos olhos, escolho a segunda. O Benfica não é um Braga na Europa.

    ResponderEliminar
  19. O problema tem nome: Rui Vitória. Não tem capacidade técnica nem tática para fazer a equipa jogar.
    Custa-me muito admitir e ver o nosso SLB neste estado futebolístico. Não existe capacidade de jogar com bola, não existe capacidade de pressão. Vamos jogando apoiados na qualidade de jogadores que vão fazendo a diferença, mas apenas isso. Para o nosso campeonato vai chegando porque na verdade só duas ou três equipas têm argumentos para nos fazer frente. E tem-se visto a miséria. Quantos jogos tivemos esta época que possam ser considerados com equipas do topo da tabela? Desses em quantos tivemos capacidade de jogar e de nos superiorizarmos ao adversário? Assim de cabeça, o único que não borrámos a cueca foi em Guimarães. O resto é demasiado mau. E não se vê melhoras.
    Àqueles que acham que está bem assim e que a culpa está na falta deste e daquele e que no fundo até ganhámos aos lagartos e empatámos com os tripeiros e fomos campeões e assim é que é, só vos digo que a sorte não dura sempre e nenhum tondela vive de brilharetes com autocarros. Funciona uma, duas, três... até dez vezes se calhar mas quando a sorte desaparece enches o bornal.
    O que tenho visto até com equipas pequenas do nosso campeonato é a quase incapacidade total de jogar á bola. Basta pressionarem o nosso meio campo e acabou Benfica. A diferença está apenas nas equipas que têm capacidade de nos pressionar ou não. Não vejo com Rui Vitória a diferença a ser feita por nós. Vai sendo sim mas individualmente nada mais. E Rui Vitória mostra cada jogo total incapacidade para dar a volta e trabalhar outros sistemas de jogo. É sempre do mesmo e siga. Não sabe mais. Admiro-o como homem, trouxe-nos o que JJ não tinha: Carácter e educação, mas como treinador não dá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isto também! Aqui subscrevo mesmo tudo, sem tirar nem pôr.

      Eliminar
  20. vens citar eliminatória contra contra grandes clubes que deram resultado mas depois parece que não as vistes de certeza.
    contra a juventos jogaste tão ao mais recuado ainda e produzistes o mesmo. contra o arsenal não viste de certeza o jogo tres centrais na primeira parte nem saíste do meio campo foi um massacre e não foram cinco ou seis porque o neno parecia o homem borracha só passamos a jogar bem quando o golo entrou.

    guedes e rafa no ataque, alguns jogos? um e foram sessenta minutos até o rafa se lesionar isso serve de exemplo a alguma coisa. já agora quem marcava os golos é que rafa é bom é em malabarismos porque golos é uma coisa estranha para o homem.

    ResponderEliminar
  21. Tens a sensação que o Luisão vai ser vendido? Tens a sensação que o André Almeida é melhor lateral que o Nelson Semedo? Tens a sensação que Lindlof é pior que os suplentes?

    ResponderEliminar
  22. Caro REDMOON, concordo com a globalidade do teu post.

    Permito-me resumir o essencial, do teu post e da realidade do Futebol do n/ BENFICA,...
    temos Plantel c/ evidentes lacunas GRAVES nos Centrais e nas posições nº6 e nº8, mas ainda assim, COM QUALIDADE PARA MUITO MELHOR FUTEBOL do que Rui Vitória tem conseguido apresentar, QUASE SEMPRE!
    E aqui (Rui Vitória) PARECE MESMO ESTAR "o n/ buraco principal e mais grave"!!!

    Gostaria muito de estar errado e constatá-lo proximamente (com todo o gosto assumiria o meu erro de análise), mas estou convicto (tal como muitos Benfiquistas) que... OU RV ACORDA... E RECTIFICA MUITAS OPÇÕES...,
    ou vamos perder o Tetra e, quando muito, fecharemos a época forçados a contentar-nos com a Taça!
    Todos nós, sócios/adeptos Benfiquistas, CÁ ESTAREMOS SEMPRE PARA APOIAR A EQUIPA E RV, mas...
    há que mudar muita coisa no n/ Futebol,... E A MAIORIA DAS MUDANÇAS... TERÃO DE OCORRER NA CABEÇA DE RV!!!
    Sob risco de... 1 ÉPOCA DE QUASE FRACASSO DESPORTIVO, talvez reduzido à vitória na Taça!

    No entanto, lamento assumi-lo, RV tem já demasiadas demonstrações de PARECER O ELO MAIS FRACO do n/ SLB!
    Com a grande maioria do Plantel disponível (àparte o "saudoso" Grimaldo), lamento ter de reconhecer que Rui Vitória parece mesmo decidido a QUERER PROVAR E COMPROVAR QUE... NÃO TEM PERFIL PARA TREINAR O N/ BENFICA!
    É inacreditável o aparente autismo e obsessão em JOGADORES EM MÁ FORMA (Lindelof, Sálvio, Carrillo), JOGADORES SEM CONDIÇÕES PARA TITULARES (Luisão, Eliseu, A.Almeida) e... 1 "modelo de jogo" ESGOTADO!

    Todos nós, apaixonados sócios e adeptos Benfiquistas, sempre admiradores do BOM FUTEBOL que o amor ao BENFICA nos faz sonhar e acreditar, temos vivido 1 passado recente massacrante e 1 triste realidade que parece 1 doloroso e deprimente calvário DE INTERMINÁVEL MAU FUTEBOL!

    Já todos teremos perdido a noção da imensidade de jogos do n/ SLB PLENOS DE MAU FUTEBOL, FRAQUÍSSIMOS DE DINÂMICA E DE CRIATIVIDADE ATACANTE, 1 MODELO DE JOGO AMORFO E ESGOTADO POR TÃO POUCO OBJECTIVO no ataque à baliza adversária!

    A obsessão doentia em "tabelas a mais... OBJECTIVIDADE ATACANTE A MENOS" atinge níveis vergonhosos e miseráveis NO Nº DOS N/ REMATES À BALIZA! As sucessivas estatísticas comprovam-no de forma inequívoca, HABITUALMENTE REMATAMOS POUQUÍSSIMAS VEZES... E QUASE SEMPRE MAL E SEM CONVICÇÃO!

    Esta confrangedora VERDADE é extensível às BOLAS PARADAS (cantos, livres directos e indirectos), onde AS DEFENSIVAS são em regra 1 AFLIÇÃO... e as OFENSIVAS são QUASE SEMPRE DEPRIMENTES e até METEM DÓ!!!
    Estas FRAQUEZAS são gravíssimas por demasiado recorrentes e constituem FONTE DE CONFORTO aos n/ adversários, COMPROVANDO A QUASE NULA QUALIDADE DE TRABALHO TÉCNICO de Rui Vitória nestes itens tão fulcrais no Futebol.

    Next,...
    2ªFª ganhar ao Belém! Espero que de forma clara e, POR FAVOR Sr.RV, COM BOM FUTEBOL!
    Mto obg!

    Abraço Benfiquista,
    RSG

    ResponderEliminar
  23. Mais uma lúcida análise do RedMoon. Parabéns!
    Nós queremos o tetra, Rui Vitória! Há que aprender com os erros, para corrigirmos o que houver a corrigir. O pontapé para a frente não é maneira de jogar para um clube como o Benfica. Relativamente aos cantos e livres, a impressão que dá é que não os treinamos, tal o treme-treme quando os sofremos e a ineficácia com que os marcamos. Qualquer equipa da 2ª liga faz melhor, a nossa equipa B faz melhor. Há aqui qualquer coisa que não joga!
    O tetra, Rui Vitória!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking