O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Gonçalo Guedes: O que estava errado no Benfica?

. 63 comentários



Para os mais sensíveis sobre falar-se do passado recente do Benfica (antes de Rui Vitória), podem mudar já de blog, porque o que vou aqui partilhar convosco é a minha leitura de porque raio o Benfica consegue vender o Renato e o Guedes por um mínino de 65M€ e que podem ir até 110M€ (com objectivos).

Estamos a falar de dois jovens que saem do Benfica sem sequer cumprirem uma época a 100% como titulares do SLBenfica e que rendem valores astronómicos.

A resposta a isto chama-se: Montra! Mais conhecida por Champions League e uma excelente relação de parceria (ou seja, onde todas as partes ganham) com os empresários mais influentes e os clubes compradores com mais recursos financeiros.

Quem considera que é possível apostar em jovens com elevadíssimo potencial sem apostar nas competições europeias, é o mesmo que querer vender produtos numa loja sem ter uma montra, sem prateleiras....

... Quem considera que é possível apostar em jovens com elevadíssimo potencial sem ter uma relação com os melhores e mais influentes empresários onde não vamos querer apenas ganhar nós, é o mesmo que querer vender uma casa através de uma imobiliária sem lhes pagar...

... Quem considera que é possível apostar em jovens com elevadíssimo potencial sem ter uma relação com os clubes com mais recursos financeiros sem ter uma postura flexível e negocial onde seria sempre possível ter obtido mais, mas na verdade vamos querer é obter mais vezes, é o mesmo que querer ir ao banco pedir dinheiro e acreditar que não precisamos dar garantias e falhar pagamentos e esperar que nos continuem a emprestar mais.

Acho interessante que os adeptos considerem sempre que os jogadores são mal vendidos. O Guedes, como todos os outros, para os adeptos, se foi por 30M podia sempre ir por mais dinheiro se...

Mas depois esquecem-se que não só os jogadores valem aquilo que derem por eles, como o potencial de evolução/retorno financeiro dos jogadores não é o que queremos ter deles, mas sim o que o mercado (leia-se, compradores) conseguem obter de volta.

O Guedes, por exemplo, é um jovem de 20 anos - que nem sequer é titular da seleção nacional A ou melhor, nem faz parte do grupo ainda - e que nos próximos meses iria "enfrentar": Jonas e Rafa em crescendo além da capacidade finalizadora de Jimenez e Mitroglou... tudo isto para 2 lugares. Já nao contando com a subida de produção em nível brutal de Zivkovic e a relevância de Cervi e Salvio.

Ora, olhando a isto... digam-me lá o que acham que seria realmente o potencial de aumentar (ou até manter) esta dimensão de potencial de retorno financeiro com o jogador. Se o Gonçalo jogasse menos tempo ia valer 30M em Julho? Se o Gonçalo se lesionasse? Se o Gonçalo não saísse (agora ou em Julho) ia render no próximo ano o mesmo que este ano (vide o que aconteceu com Adrien e William cujas saídas foram bloqueadas ou Slimani que forçou a saída)?

O Benfica tem outro posicionamento. Sabemos que os jogadores nascem (1x apenas), crescem e formam-se na Luz e saem para outros campeonatos, outros rendimentos e grande retorno financeiro para o Benfica, de modo a termos capacidade para continuar a descobrir os "Zivkovics" e "Cervis", manter os Jonas e Fejsas... e ainda fomentar termos os melhores da formação em Portugal como Pedro Rodrigues, João Carvalho, José Gomes. etc.

Não há formulas mágicas, mas tirar espaço a estes jogadores com outros experientes mas que não rendem mais que estes (nem desportiva nem financeiramente), ignorar os recursos financeiros que advêm da exposição a boas carreiras na Champions e hostilizar empresários acreditando que só nós é que devemos ganhar, explorando o seu trabalho e considerando que os compradores devem sempre pagar o limite das nossas expectativas, simplesmente não funcionará como modelo sustentado.

Na vida, como nos negócios, a solução é o equilibrio e a postura de parceria.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

63 comentários

  1. AS MAÇÃS PODRES DA ARBITRAGEM A QUE ESSE SR DA FRUTARIA
    SE REFERE DEVEM SER AS QUE SE
    INDICAM A SEGUIR

    EX-SUPER DRAGÕES, CLIENTES DO CAMAROTE PRINCIPAL
    QUE OFERECEM CAMISOLAS AOS SUPER DRAGÕES, ETC

    PARA ESSE SENHOR O PARAÍSO
    SERIA QUE OS ABAIXO INDICADOS
    APINNNNNTASSEM TODOS OS JOGOS
    DA FRUTARIA E DO SLB ATÉ AO FIM DO CAMPEONATO

    ASSIM É QUE ESTARIA BEM

    """Luís Ferreira (árbitro do Apinto Dourado) AF Braga
    Artur Soares Dias AFPorto
    Manuel Oliveira AFPorto
    Jorge Sousa AFPorto
    Rui Oliveira AFPorto
    Rui Costa AFPorto
    Vasco Santos AFPorto

    Aqui está a lista do "Apinto Dourado 2"????

    Engraçado que são sempre estes árbitros
    com quem o Benfica perde pontos,
    quase sempre com casos polémicos,
    e com arbitragens habilidosas.

    Nos últimos escândalos de arbitragem
    a favor do Porto também é com esses árbitros
    que o Porto ganha pontos de forma irregular.

    Os 7 Magníficos do APINNNNNTO DOURADO 2???????””””

    SÓ NAS ÚLTIMAS 3 JORNADAS
    A FRUTARIA DEVERIA TER PERDIDO 6 PONTOS
    3 EM PAÇOS E 3 COM O RIO AVE

    COMO FOI POSSÍVEL
    AQUELE CORTE A MURRO DA BOLA
    EM PAÇOS SEM SER PENALTI?????

    ARTUR SOARES DIAS FECHOU OS OLHOS
    COMO JÁ TINHA FECHADO NO FAMOSO PENAFIELGATE

    COMO FOI POSSÍVEL
    LAYUN TER ESCAPADO A TRÊS EXPULSÕES
    NO JOGO CONTRA O RIO AVE???

    COMO FOI POSSIVEL FILIPE TER ESCAPADO
    A UMA EXPULSÃO CONTRA O RIO AVE
    COMO FOI POSSIVEL ACEITAR
    O PRIMEIRO GOLO EM FORA DE JOGO

    FOI POSSÍVEL PORQUE JORGE SOUSA FECHOU
    OS OLHOS COMO JÁ TINHA FECHADO
    UMA VEZ NO NACIONAL DA MADEIRA
    NOS 2 FAMOSOS PENALTIS DO MARCANO
    NÃO ASSINALADOS

    MARCANO QUE ARREOU DUAS SACHOLADAS
    EM DOIS NACIONALISTAS
    TAL QUAL FEZ AGORA LAYUN

    SEIS PONTOS TINHAM IDO À VIDA
    E MAIS TRÊS QUE FORAM ROUBADOS
    AO SLB À MÃO ARMADA, CONTRA O BOAVISTA

    AQUILO NÃO FORAM ERROS

    AQUILO FORAM GAMANÇOS

    PORTANTO SEM OS APINTADORES DO NORTE, CARAGO
    (QUE A FRUTARIA TANTO DESEJA)

    O SLB JÁ SE TINHA DISTANCIADO 9 PONTOS
    9 PONTOS 9

    SÓ NAS ÚLTIMAS TRÊS JORNADAS

    PS-enquanto isso o cai cai silva continua
    a fazer as suas patéticas quedas pelos campos de portugal
    enquanto a estrutura clama por 764985 penaltis
    (perdão já temos de corrigir porque enquanto escrevia isto
    já reivindicaram mais 2)

    não jogam nada
    mas querem ganhar à moda antiga

    ResponderEliminar
  2. epah...ahahah! lol! montra??
    chama se MENDES! capice? MENDES!
    antes de se espumarem, calma, nao digo que ambos nao teem valor, mas e' pa, por favor, acham que sme o MENDES alguma vez vendiam por esses valores?
    tenham juizo...perguntem mas e' ao estadista pra onde vao esses milhoes todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é o Mendes. Aos dirigentes do Bayern, PSG e de outros grandes colossos europeus basta-lhes só que Jorge Mendes bata à porta e catapultam-se logo das suas luxuosas cadeiras para um sprint que faz corar Bolt. Não vá alguém chegar primeiro. Preço? É o que Jorge Mendes quiser! Um dia destes - garanto que vou pôr em campo todo o meu arsenal lobista - vou conseguir que o Jorge Mendes venda o meu podengo ao Manchester United. Quero que o Mourinho se lixe!

      Eliminar
  3. Esta agora, mas então tu a uma lavandaria chamas montra europeia? 😄😄😄😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar da lavandaria sobrinho? Entra sujo e sai limpinho. O dono da sad do pateting é uum angolano corrupto lavador de dinheiro profissional e tens a lata de abrir essa boca de sapo? Se fores um comedor de tripas ainda pior, pede ao alexandre pinto e à nandinha que eles explicam-te.

      Eliminar
  4. Eh pah isso está tudo certo companheiro, mas esse dinheiro de que falas, mais os 125 milhões que se fala na Bola, é de quem? Se o Benfica continua a aumentar o cabrão do passivo, vai para onde? Existe aí algum lugar com "papers" e quem é o dono dos papers?
    É uma pergunta razoável ou não?
    Portanto toda a argumentação cai quando o dinheiro nem vê-lo e centenas de jogadores com contrato e passivo a aumentar, faz sentido o que escrevo?
    Tu não percebes nada disto e coiso e tal... (...) QUERO VER O PASSIVO A BAIXAR SIGNIFICATIVAMENTE COM ESTAS VENDAS MILIONÁRIAS, PODE SER ???? !!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes explicar porque queres ver o passivo a diminuir?


      Zé Pincel

      Eliminar
    2. Caro Moléculas, claro que aquilo que escreve não faz nenhum sentido para alguém que saiba o mínimo dos mínimos de contabilidade e finanças :) e assim mais uma vez e pelo o que escreve, dá para aferir que continua sem perceber nada de nada o que é passivo e as diferentes variáveis que o compõe: umas podem o levar a aumentar, outras a diminuir. Mas pelo menos hoje, não incorreu no erro comum e habitual dos ignorantes que normalmente confundem passivo com endividamento, quando este último é somente uma das suas varáveis.

      Se tivesse conhecimentos mínimos de contabilidade e finanças perceberia que falar de passivo sem o correlacionar com activo é o mesmo que alguém nada percebe como funciona o nosso aparelho respiratório e vai dai só menciona o Co2 (dióxido de carbono) que expelimos quando respiramos e os seus malefícios para o nosso organismo sem NUNCA o correlacionar com a entrada de O2 (oxigénio) e os seus benefícios para o nosso organismo quando igualmente respiramos.

      Já agora informo, pois calculo que também não saiba, que basta a desvalorização de um activo para que o passivo aumente na mesma proporção e o contrário também é verdade.

      Por exemplo, imagine alguém que compra uma casa num descampado verdejante por 200 mil euros (seu activo) num local em que não está servido de transportes, escolas, serviços etc e muito menos está previsto que isso aconteça. Mas que passados uns tempos é aprovado para o local um mega-projecto de desenvolvimento que engloba tudo isso. Dou-lhe a certeza que logo nesse mesmo dia a mesma casa valoriza 20 mil euros, logo o activo também valoriza em mais 20 mil euros. Entretanto tudo isso é construído o que leva a que uma casa nesse mesmo local se valorize por si só em mais 100 mil euros (o activo também aumenta mais 100 mil euros); ou seja, sem o proprietário sem nada fazer ou saber, passou de uma activo de 200 mil euros para um activo de 320 mil euros... entretanto fazem-lhe uma oferta para comprar a casa por 400 mil euros, mas ele não aceita, porque a cada dia que passa tem a convicção que a sua casa tem tendência a valorizar ainda mais, até porque o único terreno que ainda não está ocupado com construção na zona é mesmo aquele que está defronte de sua casa onde está previsto um jardim... só que passados uns meses afinal o que foi aprovado foi uma fábrica industrial com todos os inconvenientes dai inerentes... logo no mesmo dia da aprovação o seu imóvel desvalorizou para os 100 mil, valor inicial do imóvel, o problema é que nem assim o quer comprar e até hoje já com a dita fábrica em plena carburação a melhor oferta que lhe fizeram pelo o imóvel foi de 65 mil euros.

      Em conclusão no espaço de meses e sem o proprietário nada fazer viu o seu único activo valorizar e desvalorizar. E nunca neste espaço de tempo assumiu qualquer divida (endividamento)

      Já agora quem ler este pequeno exemplo é capaz perceber melhor, o porquê da venda hoje de Gonçalo Guedes e não amanhã... sabendo que a excelente explanação do Benfica By GB neste seu texto, já o explique muito bem :))

      2 Neurónios pelo menos

      Eliminar
    3. Moleculas enquanto tiveres projectos de ampliação da Academia e criação do lar do Atleta, mais a concretização de parcerias a nivel mundial para criação de academias do SLB pelo mundo, o clube jamais irá baixar o passivo.....podes sim é ver o ativo aumentar, e é isso que o Benfica tem feito.

      Em termos de comparação vê quanto o Benfica devia à banca em Milhares ou Milhões de contos no ano 2000 e depois vê quanto é que o Benfica deve agora????

      Para te dar uma ajuda ...o Benfica deve exatamento o mesmo, a diferença foi que o Benfica de 2000 para cá constituiu a SAD construiu um estádio novo, construiu uma Academia e rentabilizou toda a Formação do Clube tem uma TV e hoje é dono de tudo, em 2000 estavas com tudo já para ir para o "prego".....investimento gera lucro desde que seja bem feito, e por muito que nós queiramos admitir, Vieira tem conseguido rentabilizar todo o lucro que tem tido, as pessoas tem que aprender um pouco mais acerca do que é o Passivo de um clube e o porquê dele existir..

      Eliminar
    4. Caro Zé!!!

      Talvez para pagares menos juros e o dinheiro que é entregue aos bancos seja usado ou para pagar melhores ordenados aos atletas de eleição ou adquirir outros... 20 milhões em juros dá para muita coisa!!

      Eliminar
    5. Pedro eu sei bem o que é activo e passivo, sei fazer contas, percebo o valor do trabalho que é realizado.
      O que digo é o SEGUINTE!
      Quando as receitas e os gastos ordinários são sempre deficitários ano após ano, sendo necessária a realização de receitas extraordinárias, O PRINCIPIO E A ACÇÃO estão mergulhados na ausência de bom senso.
      Viva o Benfica.

      Eliminar
    6. Ó Pedro como é que falas em lucro?, se o passivo exigível aumenta, fónix pah! (aumentam os juros ficamos mais limitados)

      TEMOS QUE TER AS RECEITAS ORDINÁRIAS E OS CUSTOS ORDINÁRIOS EQUILIBRADOS e aproveitar as receitas extraordinárias para investimento e baixa do passivo, PELO AMOR DE DEUS PAH, pensem nisto porra! Somos Um clube e Uma empresa com um potencial do CRL, estabilizem lá esta merda, ganham todos mano! Fogo! Sejam agressivos no controlo disto para depois se viver à grande COMPLETAMENTE NA BOA, daqui a 2 ou 3 anos...

      Eliminar
    7. Quando falo em passivo, falo em passivo exigível não falo em dados contabilísticos, perceba-se isto! Falo em divida real à banca, financiamento real, pilim que devemos a outrem - banca ou fornecedores.
      Os activos são "valores" que te permitem aumentar o endividamento, estamos dentro do mesmo paradigma. A "valorização dos activos" é uma formula para se aquietar a mente e continuar num processo de investimento ad eternum (edificado por exemplo). PRIMEIRO EQUILIBRAR AS RECEITAS E OS CUSTOS! As vendas dos jogadores são receitas extraordinárias. Se continuas a desbaratar os ganhos das vendas em mais compras estúpidas, os lucros desaparecem. A compra e venda de jogadores tem dado prejuízo, caso não fosse isso o passivo exigível baixaria.
      O ideal seria que os proveitos ordinários fossem superiores aos custos (SEMPRE), isso seria sustentabilidade real!
      Isso é que é verdadeira sustentabilidade. Neste caso a urgência de realizar receitas extraordinárias implica que o clube tenha que vender, a politica desportiva é dependente da financeira, isso é grave num clube que pretende vencer.
      Vamos lá pensar sobre isto, não quero ofender ninguém!

      Eliminar
    8. Moleculas rele os post do Eagle, activo e passivo sao coisas mais complicadas do que simples contas de somar e subtrair

      Eliminar
    9. @Pedro, eu amo Benfica, eu sei isso tudo, mas eu tenho uma interpretação de activos muito peculiar, vê assima, por favor e tenta entender-me.

      Eliminar
    10. É por causa destes artistas da nova escola de economia é que há grandes empresas que de um dia para outro dao em falencia e no dia anterior eram as melhores do pais ou do continente. Sao os mesmos que inventaram o crescimento negativo!!!
      Compras uma casa a credito por 100 cos os juros vaite custar 150, o teu activo é 100 obrigado passivo 150, amanhã vendes a casa y so 80 resultado, falencia, mas o passivo nao interessa pra nada...

      Eliminar
    11. Desculpa Lá Moleculas, mas o Benfica poderia baixar todo o seu passivo bancário de hoje para amanha, mas depois ias ver o Benfica a disputar o campeonato nacional de seniores contra o sintrense ou contra o Alcobaça, é isto que não percebes....o Benfica não tem assim tão grandes fontes de rendimento que lhe permitam manter competitivo dentro e fora de portas nem tem forma de manter alguns jogadores mais que 2 ou 3 anos sem ter que recorrer a banca....lê o recente posto do Eagle e vais entender aonde quero chegar

      Eliminar
  5. Eu vou só fazer uma pequena pergunta!
    O que é que vocês fazem quando estão a jogar FM e um colosso europeu quer comprar um jogador vosso?
    A mim é assim, aumento-lhe o preço para um valor que acho que não são malucos até esse ponto, apesar de saber que por metade disso é logo vendido, esse colosso bate o que lhe peço, pois, vendido.
    30 milhões por um miudo de 20 anos que está no plantel a jogar com intermitências à ano e meio?
    é um grande negócio, impossivel de recusar e dessa forma e com essa venda retiramos a hipotese de outros clubes levarem titulares (Nelson, Grimaldo, Lindelof e Fejsa) que para mim têm sido muito mais importantes esta época para chegar ao Tri, é que para o lugar do Guedes há, Rafa, Cervi, Zivkovic e Carrillo e Jonas e Raúl e sálvio e quem sabe, Diogo Gonçalves e João Carvalho.

    ResponderEliminar
  6. JubasJúnior25/1/17 11:48

    SOU SPORTINGUISTA E VENHO A ESTE BLOG BENFIQUISTA PEDIR O FAVOR DE PUBLICAREM ESTE COMENTÁRIO QUE ME CORTAM NOS NOSSOS BLOGUES

    "Gostava que alguem da direção do nosso clube viesse explicar porque estando nós a 10 pontos do 1º lugar e a 6 do segundo, segundo que o próprio nosso treinador já disse ser o nosso foco, repito gostava que alguem explicasse porque razão todos os dias atacamos o nosso vizinho e nem uma palavra se ouve sobre o nosso concorrente ao segundo lugar, o fcp.
    E isso é de estranhar quando todos vimos que o fcp se tivesse havido verdade desportiva tinha perdido 2 dos três últimos jogos.
    Não se aceitar estar focado num objectivo muito dificil e nada fazer nada dizer sobre a roubalheira arbitral que tem estado a levar ao colo o nosso rival do norte. É uma situação que não se compreende.
    Será que não queremos o segundo lugar???? ou será que estamos a cumprir algum acordo relativamente ao jogo que lá fomos ganhar na penultima jornada do ano passado??? eles deixaram ganhar e nós este vamos retribuir???? se não é parece.

    ResponderEliminar
  7. Primeira analise com pés e cabeça que leio relativamente à transferencia do Gonçalo.
    Contudo acho que mais do que a transferência do Benfica, o que os adeptos estão chateados é com a falta de informação?consistência? daqueles que comandam o destino do nosso clube.
    Qual é a necessidade de se dizer que o Benfica irá ser uma equipa Made in Seixal com 5/6 jogadores da formação, quando se sabe de antemão que os melhores da formação serão vendidos à primeira oportunidade (neste caso nao me refiro à venda do Gonçalo porque considero os valores bastante razoaveis tendo em conta a qualidade que existe no plantel mas por exemplo nos casos do Bernardo e do Cancelo que só nao via quem não queria). A não ser que a ideia seja formar uma equipa made in seixal de Varelas, Luis Martins, David Simões e Yarteys..
    Qual a necessidade de se dizer que não é preciso vender em Janeiro e passamos o mês inteiro a ouvir falar dos raides do nosso presidente para vender x,y,z? Noticias feitas pela comunicação social? Caso seja, Ninguem desmente? Só falam quando o BC manda umas postas de pescada?
    Acho que acima de tudo o que os Benfiquistas querem é que a Direcção seja consistente no seu discurso.
    Muitas pessoas que falam do passivo e muitas sem conhecimento básico do assunto tem bastante razão quando se queixam desta situação. Actualmente temos um serviço de divida que ronda os 20M, ou seja, todos os anos tem que sair em dinheiro real das nossas contas 20M de euros. Ter mais 20 milhoes ou ter mais 15 milhoes em caixa no fim de cada ano representaria mais 4 jogadores com um nivel salarial de 2M Liquidos por ano. O que permitiria manter jogadores de alto nivel por mais um ou dois anos e quem sabe vende-lo por valores maiores. Já que o nosso campeonato nao é atractivo desportivamente durante muito tempo para esses jogadores teriamos que apostar na parte financeira também para os manter mais uns anos. O proprio Renato ontem na entrevista disse que já queria outro tipo de desafios..ao fim de 8 meses. O que é verdade no Benfica actual nao podemos aspirar a mais do que campeonato nacional e quartos de final da Champions.
    Isto é mau, claro que não? Contudo acho que nao esgotamos a nossas armas todas e muito menos atingimos o nosso ponto optimo, há muito para melhorar e deve ser melhorado. E que as pessoas não adormeçam à sombra da bananeira com aquilo que atingiram no passado.
    Estamos nos a tornar numa academia de Excelencia para o futebol da alta roda, não apenas em termos de scouting Di Marias, David Luizes, Fabios etc mas agora tambem com os nossos formados
    Renato- Bayern
    Gonçalo PSG
    Bernardo e Cancelo provaveis num Barcelona no verão
    Andre Gomes - Barcelona
    Oblak Atletico
    E irão a seguir Lindelof, Nelson (embora nao seja formado), Ederson

    Contudo tem que exitir uma estratégia para maximizar o rendimento desportivo destes jogadores e ja não há desculpa de falta de planeamento a longo prazo.

    ResponderEliminar
  8. "Quem considera que é possível apostar em jovens com elevadíssimo potencial sem ter uma relação com os melhores e mais influentes empresários onde não vamos querer apenas ganhar nós, é o mesmo que querer vender uma casa através de uma imobiliária sem lhes pagar"

    Discordo desta premissa. Todos os clubes têm acesso a todos os jogos de todos os campeonatos, e todos podem ver os jogos do Gonçalo Guedes; não precisam que um empresário vá ter com eles e lhes diga "Epah, tenho aqui um puto desconhecido que vos vai interessar". Que serviço é que o empresário prestou neste negócio? Qual foi o grande valor acrescentado dado pelo empresário? Nenhum, obviamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu achas que os clubes têm lá uns gajos a ver todos os jogos de todos os campeonatos a toda a hora? E esses gajos são todos peritos em futebol? Não sairá mais barato e mais fiável pagar uma comissão a um empresário de confiança que conheça o mercado e que sabem os clubes representar os melhores e mais promissores jogadores? Acho que o exemplo da imobiliária até é bem esgalhado.

      Eliminar
  9. A isto chama-se acordar para a vida! Felizmente o Benfica acordou, e antes dos outros.

    ResponderEliminar
  10. Finalmente alguém, por aqui, com dois palmos de testa...
    Carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar
  11. Bons dias,

    Perfeito! Concordo plenamente. Excelente análise, equilibrada e realista.

    É natural que a saída de um jovem talento da nossa formação, como neste caso do Gonçalo, nos provoque um sentimento misto. Por um lado temos pena de vê-los sair, por outro trata-se de uma venda absolutamente astronómica! Quantos jogadores de 20 anos são transferidos por 30 Milhões? Ainda por cima no mercado de Janeiro.

    Ao contrário do que uma leitura mais superficial e emotiva possa sugerir, o Benfica não ficou mais fraco com esta venda. Pelo contrário, encaixamos uma pipa de massa e temos soluções tão boas ou melhores que o Gonçalo para a posição de segundo avançado - Jonas e Rafa.

    A razão não tem de ser inimiga da emoção, digo eu.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  12. Totalmente de acordo em tudo o que foi escrito acima! Existe a parte financeira que tem que ser salvaguardada mas não tem sido apenas essa que tem sido tida em atenção.
    O Benfica, aquando da saída do JJ, estava num ponto zero em que apenas tinha um jogador com valor para realizar dinheiro que era Gaitan (Salvio estava lesionado e continua por se perceber se vai voltar a ter propostas como se falou antes da última lesão). Para um clube que necessita de vender um ou dois jogadores por ano era uma situação complicada se se mantivesse, daí o bom acto de gestão de não querer continuar com quem não queria apostar claramente na formação (apesar da novela de tentar manter JJ após se perceber que estava encaminhado para o outro lado da 2a circular). No final da época venderam-se 2 jogadores importantes da equipa mas ficaram uma série deles com um potencial de valorização muito grande e ainda se manteve os mais experientes (com relevância para o esforço de manutenção do Jardel).
    Neste momento, com a venda do Gonçalo Guedes o clube fica com menos pressão para vender no final da época e mantém o nucleo duro da equipa para o que resta desta temporada. Temos por isso hipótese de nos mantermos numa muito boa posição na luta por todos os troféus nacionais e para fazer uma boa figura na Europa.
    No final da época se vendermos um ou dois jogadores jovens, temos mais dois ou três que já estarão com uma experiência de entre ano e meio a dois anos de equipa A (Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Grimaldo). Temos ainda jogadores já com um ano de casa e a começar um segundo onde podem assumir grande importância na equipa e com grande potencial de valorização (André Horta, Cervi, Zivkovic, Rafa). Temos algumas incógnitas já com meio ano a um ano de equipa A (Hermes, Celis, Carrilo) e temos uma série de jovens com grande potencial que precisam de saídas da equipa A para entrarem (Kalaica, Pedro Rodrigues, Gilson, Florentino, Gedson, João Carvalho, Diogo Gonçalves, José Gomes).
    Partindo do zero (saída de JJ) em 2/3 anos teremos os jogadores da formação a fazer também 2/3 no mínimo na equipa A. O ponto de partida desta viragem foi muito baixo dai a necessidade de vender estes jogadores com pouco tempo de equipa A. Mas mantendo-se uma boa gestão dos recursos, e tendo um treinador como Rui Vitória que não tem problemas em apostar em jovens, eles de certeza que passaram a estar mais tempo na equipa antes de darem o salto.

    ResponderEliminar
  13. É uma grande venda.

    Agora quero ver dinheiro a ser metido de lado para abater passivo, já que não precisamos de ir ao mercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres construir o Hotel Benfica, o Centro de Alto Rendimento, aumentar o Seixal, construir o Centro para Seniores e vais buscar o dinheiro aonde? Chegas-te tu à frente?
      Nos não damos calotes às Doyens para construir pavilhões.

      Eliminar
  14. Top. Tudo dito.

    Abraço

    João

    ResponderEliminar
  15. BbyGB, tudo isso é verdade mas qual a real necessidade de vender os jogadores que se podem valorizar, como disseste ali em baixo, com mais jogos na equipa principal, ou dito de outra forma, estando mais tempo na montra?

    É que, como foi dito, tudo isto soa mais a vontade de o clube em vender do que do jogador em sair, ao contrário dos casos do vizinho.

    Ou ainda, porque é que tendo Guedes/Ziv/Rafa eu preciso de Sálvio? Se é para valorizar, Salvio saindo por uns 10M, não permitiram meter 15 no GG ou no Ziv (que é outro a quem não nos devemos claramente habituar)? Sim, o clube vende o que o mercado dá. Mas quem dá 30M por um jogador de 20 anos, ou espera que ele venha a valer mais, ou espera nunca se livrar dele.

    E se o negociador implacável é assim tão implacável, porque não vendas como as de Rodrigo e André Gomes em Janeiro com efeitos a partir do Verão...

    Para mim, o mais estranho neste negócio é a necessidade de o clube vender, e bem abaixo dos valores da cláusula, um jogador que ainda pode ser útil nesta fase da época. Ele foi o Semedo (ainda pode ser), o Lindelöf (ainda pode ser), "ainda bem" que o Grimaldo se lesionou, senão era outro do catálogo, o Jiménez, que ainda mal começou a justificar a contratação, já se falam em milhões da China... Enfim, quem gosta de ver o nome do clube associado a estas negociatas é continuar a marrar com quem não se revê.

    E qual a necessidade premente de encaixe é que eu gostava de perceber, mas o Benfica Eagle já prometeu post e, sem qualquer ironia, aguardo-o.

    BF

    ResponderEliminar
  16. É extraordinária a ginástica e as figurinhas a que muita gente se presta para validar este tipo de negociata.

    Quando interessa, Guedes é um jogador genial ao nível de Ronaldo e vai valer 500 milhões. Quando o negócio é uma falácia e se topa a léguas que são mais uns milhões da treta para maquilhar contas e dar comissões aos do costume e alimentar o elefante branco em que o Benfica se tornou, Guedes já foi uma grande transacção... Boa venda e, imaginem, com objectivos!

    Enfim, é os Hugos Giles que temos, sempre à procura do "reconhecimento"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem calma jotapé. Pró ano é que é!!!! Vota Brunalgas!

      Eliminar
    2. Masterpiece25/1/17 16:08

      Arre macho...sabe lá tu o que é um elefante branco !

      Eliminar
    3. calma que isso já passa.. em Agosto começa outra vez..

      Eliminar
  17. GB tens toda a razão do Mundo. Subscrevo inteiramente as tuas palavras. Toda a gente gosta do Gonçalo. Todos queríamos que ele ficasse e que se tornasse a nossa pantera "negra" por muitos anos (vamos ter de aguardar pelo Zé Gomes). Todos nós queremos ter miúdos que sintam o Benfica a jogar. Agora, também sabemos que não temos o poderio do Real Madrid, do Barcelona, do Bayern ou de outro qualquer que tem um Chinês, um Tailandês ou um Russo a patrocinar essa grandeza do clube. Resta-nos continuar a crescer...

    ResponderEliminar
  18. Tudo dito. É um gosto ler os teus posts, porque são coerentes com o que sempre defendeste para o nosso clube. Parabéns para ti e para nós, família benfiquista.

    ResponderEliminar
  19. O mercado é como é mas a verdade é que tens um visionário na estrutura, pois pq por estes dias já se diz que a estrutura GANHA CAMPEONATOS! tens um plantel equilibrado, onde a idade não importa, é a vontade que mais importa. Existe um respeito pela instituição como já não viamos à muito, compramos bem com coerência, apostamos na formação, mas no porto tbm aconteceu isso, e o que aconteceu? Cuidado !! Nós deviamos reduzir divida e encurtar margem para agentes,essa deve ser a grande discução.
    O bom jogador vende-se, importa é não ter as calças na mão, nós temos!

    ResponderEliminar
  20. Já Rui Vitória tem vindo a demonstrar um falta de carácter considerável, que fica bem expressa no seu discurso, consoante a "música".

    No fim do último jogo, dizia que era ele quem tomava decisões e que achava que GG não era indicado para aquele jogo. Que é como quem diz que "não o ponho a jogar com medo que se lesione e inviabilize mais uma transferência e comissões aos do costume. Hoje, já diz que "não podemos formar e mostrar e depois querer esconder". Ou seja, estamos a formar para o negócio e para alimentar o elefante branco.

    Como eu disse num post anterior, hoje confirma-se que também Rui Vitória, ao conviver com esta gente que (se) gere, já se tornou adepto da mentira e da demagogia fácil. Pessoalmente, apesar de o achar mau treinador, ainda tinha consideração por ele, pois aparentava ser um homem respeitador e franco. Depois desta, ardeu. Passou para o outro lado. Gente desta no meu clube, não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Masterpiece25/1/17 16:14

      Arre macho...mas alguém está interessado na tua opinião!

      Bebe mais tintol que isso passa, de preferência um Conde de Vimioso 2014 !

      Eliminar
    2. Numa palavra: Sálvio. Jogo, atrás de jogo em sub-sub-rendimento para ver se uns turcos ou uns chineses lá abriam os cordões...

      BF

      Eliminar
    3. Ainda bem que não está no teu clube, JotaPê... já lá tens o JJ

      Eliminar
  21. A resposta a isto chama-se: Montra

    :-)

    Engraçado que nem um, nenhum dos tais Clubes Gigantes Europeus o quis comprar, se mostrou interessado. A verdade é que como falhou a venda dos stocks para a China houve a necessidade de fazer dinheiro e foi-se então bater à porta de um clube que é propriedade dum sr do Quatar!!

    Nem o PSG tinha interesse, necessidade, nem o jogador queria sair... mas a falta de dinheiro obrigava a que se tivesse de vender. E, claro, haverá sempre um
    Entreposto onde se colcoa a mercadoria para lavar, branquear Pi Lim (pilim, money, graveto...).

    Foi o que aconteceu.

    Manuel Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Torres, vai-te Quatar. Sabes lá tu o que aconteceu...

      Eliminar
    2. Foi bater à porta? Até porque o PSG nem seguia o GG nem nada, desde há 3 anos, desde a última vez que os juniores os bateram na Youth Cup! Que acéfalo!

      Eliminar
  22. O C.Arbitragem está de cabeça perdida

    Depois da reunião secreta, do pápa da fruta
    com o fontelas
    foi um sempre em frente (sempre em frente?!' onde é que já ouvi isto?)vergonhoso nas nomeaçõs

    de rajada a frutaria teve:
    -soares dragão dias
    no paços de ferreira
    (que correu lindamente!!!!)

    -jorge dragão sousa
    no frutaria, rio-ave
    (que tambem correu lindamente!!!!!!!!)

    e agora para o estoril x frutaria
    vai o manuel dragão de oliveira
    (que auguramos vai tambem correr muito bem)

    ps-deixa cá ver se adivinhamos os
    próximos apintadores da frutaria

    ora deixa cá ver, deixa cá ver

    -para a frutaria x maior impotencia desportiva
    vai ser soares dragão dias

    -na jornada a seguir
    rui dragão costa

    -e depois vasco dragão santos

    -e depois rui dragão oliveira

    -e depois luis ferreira

    - e depois volta-se a repetir o ciclo

    eheheheheheheeh

    assim é que está bem

    eheheheheheeh

    ENTRETANTO O SLB
    TAMBEM JÁ SABE QUE TERÁ ESTES APINTADORES NOMEADOS
    PARA OS SEUS JOGOS

    AO BENFICA TIRAM
    E À FRUTARIA DARÃO
    OU NÃO FOSSEM ELES TODOS UNS PATRIOTAS

    COMO JÁ ALGUEM PERGUNTOU
    APINTO DOURADO 2 ?????????????????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explica lá então rapaz, porque para os jogos do SLB só apitam o Bruno Paixão, Esteves, Capela, Almeida, Mota Tiago, Fábio, Ferreira, Godinho, Pinheiro?!

      Explica mas não gaguejas, nem metas aqui os chamados jogos 'grandes', pois aí os árbitros são isentos, imparciais, tipo o benfiquista de Lordelo a apitar o SLB - SCP no tal jogo de andebol do Pizzi e do N. Semedo.


      Manuel Torres

      Eliminar
    2. já nem disfarçam
      depois do assalto com o boavista
      as nomeações amigas
      melhor
      super amigas

      Eliminar
    3. é realmente escandalosa esta sequência de nomeações da cidade do porto para o fcporto em casa e fora.
      só falta mesmo colocar o PC a apintar
      ao menos seria tudo mais transparente

      Eliminar
    4. Masterpiece25/1/17 20:30

      E pá, mas a estes o SLB não os meteu debaixo de " meninas de mau porte ", filmou e depois mandou as cassetes VHS para casa, tal como o teu clube fez ao Vitor Pereira...aquele que era adepto do zborde mas quando apitava jogos entre o teu clube e o dele, enganava-se sempre a favor do fêcêpê...

      Cantas muita bem, mas não m'alegras !

      Eliminar
  23. Há que fazer mais na Champions. É obrigatório conseguir fórmula para manter os jogadores por mais tempo. Eles podem sair, mas têm que dar muito mais ao clube, do que têm dado. É só isso que pedimos. Nas últimas vendas, 90 por cento dos jogadores nem sequer desejariam sair do Benfica. O Benfica é que os empurra, um a um, como estamos a ver neste mês de Janeiro.

    ResponderEliminar
  24. Excelente, eu não diria melhor. Ponderado e assertivo em todos os pontos.

    Agora só espero que LFV se lembre de ter atenção em baixar o passivo para os níveis da facturação anual. Se o fizer e continuarmos com uma equipa competitiva, vai ser o melhor presidente de que me recordo...de longe.

    MCC

    ResponderEliminar
  25. Análise realista e equilibrada do GB. Em primeiro lugar torna-se necessário perceber um mínimo de gestão de um clube para poder analisar mais em profundidade esta problemática em que todos os items estão interligados e deverão ser vistos em conjunto, numa perspectiva 'fria' e pragmática desligada completamente de ser a favor ou contra os poderes vigentes.
    Em 2.º estamos fora das principais Ligas europeias, pelo que como mercado 'acessório', os principais clubes estão sempre dependentes daquilo que o mercado determina. Bastas vezes é injusto, favorece os clubes europeus mais ricos. Mas será que alguém apresenta alternativas credíveis e viáveis?
    Uma enorme fatia de prestígio do Benfica no Mundo advém dos seus 'trajectos europeus'. Esquecer esse factor é estagnar e regredir.
    Para isso é preciso uma política de constante investimento desportivo e de infraestruturas, para além de uma cada vez maior internacionalização da marca.
    Talvez influenciados por 'noticias feitas à medida', a preocupação maior é o Passivo, sem analisar todos os factores que lhe deram origem e aos valores constantes 'do outro lado' do Balanço.
    É todavia desejável que, aparte isso tudo, seja prosseguida uma política que o vá reduzindo para valores mais consentâneos com a conjuntura. Mas não da forma que apelaria de ingénua e irrealista que poria em risco o conseguido até aqui.
    António Guerra

    ResponderEliminar
  26. As mulheres dominam o futebol, Rui Jorge para suceder a jj. Atenção record e afins.
    A demagogia do Rui vitória é ganhar e ganhar e ganhar,pode ser mau treinador, mas ganha e dá oportunidade a todos, o resto ê conversa.


    ResponderEliminar
  27. Grande venda!!
    Ponto final.

    ResponderEliminar
  28. alerta vermelho25/1/17 18:38

    O problema é que muitos adeptos, devido ás entradas e saídas constantes e permanentes, não compreendem que a nível de Champions,não dá para mais do que passar a fase se grupos. Recordemos que ainda há pouco tempo queriam entrar em crise depois do jogo com o Nápoles, e alguns mais radicais, já falavam em casa a arder.
    Explique-se aos adeptos que a nível de Champions(porque a equipa nunca está consolidada fortemente), não dá para mais que isto, até para se protegerem para a próxima época, evitando já que os adeptos se insurjam quando os resultados não surgirem na Champions. Dito de outra forma, enquanto durar este paradigma, nenhum adepto pense que temos qualquer hipótese de vencer a Champions, pois é ainda mais difícil, do que o zmerding ser campeão de Portugal! Estamos reduzidos a uma espécie de mercado abastecedor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo!
      O Benfica é uma espécie de mercado onde os clubes endinheirados da Europa se vêm abastecer.

      Eliminar
  29. Extraordinária a análise do Pedro Sousa no programa "mais transferências", relativamente à poupança do sporting na venda do elias e do andré. Segundo ele, o sporting poupa 9 milhões de euros!!!! O Benfica ainda está a poupar dinheiro com o Di Maria, o Javi, o Ramires, o Aimar, etc...

    ResponderEliminar
  30. Águia de Prata25/1/17 20:29

    Mas afinal para que serve a clausula de rescisão? no caso do G.Guedes éra de 60milhões e é vendido por 30. Não estou a tentar por nada em questão, é que não percebo, alguém me explica? obgr.

    ResponderEliminar
  31. É uma lástima a venda de jogadores com 19/20 anos da formação do Benfica!
    Deixem de deitar foguetes a cada negócio (ou negociata) de jogadores pelo clube.

    A questão é, porque é que o Benfica não tem condições para manter jogadores da sua formação até aos 22/23 anos no seu plantel.

    O Benfica não pode ser um supermercado de jogadores!

    A cada compra, a cada venda, saem milhões de euros do clube que não são escrutinados, que aparecem num bolo no R&C e que se desconhece o seu destino e os seus destinatários!

    Acho que a estratégia de comprar jogadores jovens com potencialidade é a certa. Valorizá-los e depois de alguns anos vendê-los. Foi o que se passou com o Di Maria, Gaitán, Enzo Perez....

    Agora vender os diamantes da formação, em bruto, é um CRIME!

    Imaginem o Benfica daqui por 2/3 anos com o Guedes, o Renato, o Bernardo Silva. Ou mesmo agora, esta época. Teria uma equipa sem rival em Portugal e com capacidade para ombrear com os grandes da Europa.

    E não me digam que um clube português não tem capacidade para isso.
    Tem sim! Seriam caros? Seriam sim! Mas poderiam ser vendidos depois, com 22/23 ou 24 anos, bem a tempo de fazer uma carreira noutro clube.
    Provavelmente, daqui por 2 ou 3 anos valeriam o dobro do valor por que foram vendidos.

    Na formação do Benfica poderiam nascer meia dúzia de Messis e outra meia de Maradonas que o Benfica não beneficiaria nada em termos desportivos.

    E isso para mim é uma LÁSTIMA!!!

    Não branqueiem esta péssima gestão desportiva da direcção do Benfica!
    Quem falou na espinha dorsal da selecção? Quem disse que o Benfica não necessitaria vender jogadores?

    Os que agora aplaudem vão ser os primeiros a criticar esta venda se em Maio o Benfica não terminar o campeonato na 1ª posição!

    Acordem!!!

    O Benfica não é isto, não pode ser isto!!!

    Não pode vender os seus "filhos" por um prato de lentilhas!!!

    Saudações benfiquistas,
    CP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica é TRICAMPEÃO vai a caminho do TETRA, nos últimos anos foi a duas finais europeias e passou duas vezes a fase grupos da LC; época após época faz duas a três vendas milionárias de excelentes jogadores e logo os substitui por outros que rapidamente fazem esquecer os que saíram.
      Se isto é branquear uma péssima gestão desportiva, então que continuem assim por muitos e muitos anos. O que eu não quero é excelentes gestões desportivas á Bruno de Carvalho ou á Pinto da Costa LOL.

      VASELINA NISSO

      Eliminar
  32. " João Leal Amado, professor de Direito do Trabalho, na Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra, é da opinião de que "as cláusulas de rescisão parecem uma coisa sagrada, mas não o são".

    "Do ponto de vista jurídico, num litígio pode discutir-se se a cláusula de rescisão não é excessiva nesse caso, mesmo subscrita de boa-fé", afirma o académico, para quem "mesmo sem conduta incorrecta por parte do clube, pode sempre discutir-se" porque "há coisas que nem o próprio clube pode dispor totalmente, nomeadamente a liberdade de trabalho consagrada na Constituição e a ordem jurídica".

    Segundo o catedrático de Direito do Trabalho, tem havido muitas dúvidas do ponto de vista jurídico em relação à razoabilidade de cláusulas com valor elevado, pois "muitas vezes é desproporcionado e não tem relação nem com o montante que o clube despendeu para contratar o jogador, nem os salários ou o período de contrato".

    Serve esta dissertação ou precisa que lhe expliquem o porquê dessa cláusula estar plasmada nos contratos de trabalhos dos jogadores profissionais de futebol ?



    ResponderEliminar
  33. O Zivkovic não 'subiu de produção a um nível brutal', o Zivkovic começou a jogar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking