O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 8 de julho de 2016

O curioso mundo do Sport Vieira e Benfica. Parte 1.

Avatar
 ●  87 comentários  ● 

A passagem de Ricardo Serrado(novo director do Museu do Sporting) pelo Benfica foi marcada por uma tentativa clara de reescrever a história do Sport Lisboa e Benfica.

Ricardo Serrado e Luis Lapão(Curador do Museu) tomaram a dianteira nesse propósito. O resultado, entre outras barbaridades, foi a de inventar o nome de Júlio para Cosme Damião ou querer mudar a data de fundação do clube para 1908.

Mas o pior de tudo foi o que esteve em destaque no site do Benfica durante algum tempo e também segundo o que soube era para constar no museu. Passo a citar:

“Após ter realizado uma intensa investigação sem precedentes podemos afirmar o seguinte acerca da fundação do clube:

No dia 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de 10 indivíduos de Belém, cujos nomes são: António Rosa Rodrigues, Daniel Brito, Eduardo Corga, Henrique Teixeira, Carlos França, Abílio Meyrelles, Amadeu Rocha e Manuel Gourlade; sedentos por criar um grupo para jogar football association, realizaram ali o seu primeiro treino. São estes, em rigor, os fundadores do Sport Lisboa.

O Sport Lisboa não é, contudo, uma criação formal e não é uma realidade que acontece num único dia, ao contrário do que até há pouco tempo se pensava, corresponde, isso sim, inicialmente à vontade de um pequeno grupo de 10 indivíduos de criar uma equipa de futebol, os quais começam depois a recrutar outros de forma a fortalecer o seu grupo.

É neste contexto que se juntam aos 10 fundadores outros indivíduos, alguns deles pertencentes à Casa Pia de Lisboa, outros não, oriundos de vários extractos sociais, que fortaleceram o grupo e ajudaram na construção de uma identidade que está mais ou menos completa em Agosto de 1904.”Equipa de investigação histórica do SLB.

Este atentado à história do Sport Lisboa e Benfica teria sido consumado, com a bênção de Luis Filipe Vieira, e sem sequer ser apresentado aos sócios numa AG, se não tem sido a intervenção do presidente da AG do Benfica, Luis Nazaré.

A 11 de Abril de 2012, 3 sócios do Sport Lisboa e Benfica enviaram uma carta de indignação endereçada ao presidente da Direcção, ao presidente do Conselho Fiscal e ao presidente da Assembleia Geral. O único que fez alguma coisa e se dignou a agir foi o já citado Luis Nazaré.

Entre outras considerações, a carta trazia à atenção a vergonhosa manipulação da realidade histórica do clube. Dizia a carta dos nossos consócios:

"Primeira constatação: segundo esta “equipa de investigação histórica”, ao fim de 108 anos, a acta da fundação do nosso Clube, na qual consta a assinatura de 24 fundadores, não vale nada. O Benfica, afinal, não tem 24 fundadores, mas sim apenas 10. E Cosme Damião, por exemplo, deixou de ser um dos fundadores do nosso Clube. Ele, como outros 13, foram-se juntando ao longo dos meses e em Agosto estavam, finalmente, todos juntos. A reunião realizada na Farmácia Franco na tarde de 28 de Fevereiro de 1904 não teve qualquer relevância.”

Mas os factos eram graves demais e por isso a missiva prosseguia:

“Tudo isto seria cómico se não fosse bem triste e atentatório da história gloriosa do nosso clube. Ao fim de 108 anos, fazendo lembrar tristes actuações de outros clubes, a nossa história é alterada. Admitiríamos que o fosse, caso novos e irrefutáveis documentos tivessem surgido, mas nada do que esta “equipa de investigação histórica” apresenta é novo e permite diferentes interpretações.

A história dos primeiros anos do SLB foi feita por quem a viveu e está relatada de forma exaustiva na monumental História do Sport Lisboa e Benfica, em dois volumes, realizada no início dos anos cinquenta por Mário Oliveira e Rebelo da Silva, que tiveram oportunidade de contactar pessoalmente alguns dos fundadores e, nomeadamente, Cosme Damião. E essa mesma história está alicerçada em documentos existentes no Clube e que não permitem segundas interpretações.”

Os sócios terminaram a sua missiva com o seguinte apelo:

“Senhores Presidentes:

O Sport Lisboa e Benfica foi fundado há 108 anos por 24 jovens cujos nomes figuram na respectiva acta. A história do Clube não pode ser alterada (e falseada) em 2012, sem qualquer nova documentação de suporte. Apelamos pois a V. Exªs no sentido de ser reposta a verdade histórica, ao mesmo tempo que manifestamos a nossa viva preocupação pelas deturpações e erros que possam vir a ser igualmente cometidos no nosso futuro Museu Cosme Damião, curiosamente um dos fundadores do Clube agora proscritos.”

O legado de Ricardo Serrado seria trágico se não fosse a intervenção destes sócios(em nome de dezenas e dezenas de outros) e se Luis Nazaré, o único dos presidentes visados a reagir, não tem tomado uma posição a favor da reposição da verdade histórica do clube.

Mas se Ricardo Serrado já saiu, Luis Lapão ainda por lá anda. E curiosamente, o senhor Serrado saiu com uma missiva enviada a várias dezenas de funcionários do clube enxovalhando toda a gente menos…Luis Lapão a quem declara a sua admiração profunda.

Entre outros termos, Ricardo Serrado utilizou palavras para caracterizar diferentes funcionários do clube como “parvoíces”, “falsidade”, “trombas” ou “gritante incompetência”. Aliás, mais à frente caracteriza a responsável do CDI, Rita Costa, como “sem alma”, “controladora”, “incompetente” ou “obcecada pelo poder”, “venenosa” e com uma “liderança penosa”.

A estirpe de Ricardo Serrado fica selada com a entrevista dada à Sporting TV cujo link podem encontrar no blogue “O Belo Voar da Águia”(link).

A passagem deste tipo de indivíduos pelo Sport Lisboa e Benfica é trágica e rebenta com o amor ao clube que marcava as estruturas.

Luis Filipe Vieira, o responsável pela enchente de gente estranha ao benfiquismo no clube, pactuou até à exaustão com este senhor e com os seus atropelos à história do SL Benfica. Talvez um dia venham a público mais textos escritos por este senhor, num revisionismo repugnante ao nível do que de pior se faz no FC Porto.

Mas se foi o FC Porto que serviu de escola para Luis Filipe Vieira poder dominar a estrutura do SL Benfica, não é surpreendente.

Continua na Parte 2.

(Obrigado a quem defendeu a história do Sport Lisboa e Benfica.) 

À data de hoje...

Avatar
 ●  147 comentários  ● 
…para mim, o plantel ficaria assim:


A minha única dúvida está aqui:


É a única posição na qual estou curioso/ansioso para verificar a capacidade destes jogadores em cumprir a função.
Arrisco mesmo dizer que esta posição será absolutamente determinante para o sucesso da próxima época.
Em todas as outras posições não tenho dúvidas da enorme qualidade do nosso plantel.
De resto, não me parece que fique no plantel, ainda mais tendo em conta a renovação do Eliseu, mas preferia que a alternativa a Grimaldo fosse Marçal.

E vocês, em que é que discordam? :)

quinta-feira, 7 de julho de 2016

França - Portugal é a final.

Avatar
 ●  45 comentários  ● 

Só para ver as porteiras portuguesas rir com a azia dos chauvinistas do seu prédio já vai valer a pena vencer.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Final!!!

Avatar
 ●  94 comentários  ● 

Estar na final, mesmo com um futebol duvidoso, é de assinalar!!

Venha a França!!!!

Portugal - País de Gales.

Avatar
 ●  38 comentários  ● 

Onze oficial de Portugal: Rui Patrício; Cédric, Bruno Alves, José Fonte e Raphael Guerreiro; Danilo Pereira, João Mário, Adrien e Renato Sanches; Nani e Cristiano Ronaldo.

Querem o Taraabt?

Avatar
 ●  28 comentários  ● 

Dizem que o Sporting está interessado no Cardozo ou no Lima.

Se quiserem levem o marroquino como oferta. Certamente que o Midas da valorização o transformará no novo Ronaldo.

Ou será no novo Careca? (Grande Sousa Cintra que tanta boa disposição nos proporcionou! )

Benitez confirmado.

Avatar
 ●  31 comentários  ● 

" O Sport Lisboa e Benfica chegou a acordo com o atleta Benitez, com quem rubricou um contrato válido para as próximas cinco temporadas, ou seja, até ao final da época desportiva 2020/21.

O jogador cumpriu com sucesso, nos últimos dias, todas as formalidades inerentes a esta ligação, tendo integrado de imediato os trabalhos do plantel principal."

terça-feira, 5 de julho de 2016

Zivkovic confirmado.

Avatar
 ●  51 comentários  ● 

"O Sport Lisboa e Benfica chegou a acordo com o atleta Zivkovic, com quem rubricou um contrato válido para as próximas cinco temporadas, ou seja, até ao final da época desportiva 2020/21.

O jogador, que cumpriu com sucesso, nos últimos dias, todas as formalidades inerentes a esta ligação, integrará os trabalhos de pré-temporada do plantel principal no próximo dia 12 de Julho, estando, até lá, autorizado a ausentar-se para resolver questões pessoais."

Uma boa decisão?

Avatar
 ●  14 comentários  ● 

Tudo no post do "Planet Benfica".

Ler com muita atenção.

Rumores para se entreterem

Avatar
 ●  108 comentários  ● 
Benfica pode fazer chegar um jogador que já passou pela formação...
Sporting insiste em Cardozo como resposta a... Carrillo. William, JMário e Slimani já deram conta que querem sair já neste defeso.
FCPorto vai deixar sair Ruben Neves e Brahimi, apontando à entrada de Falcão.

Rumores... Divirtam-se

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Faz o que eu digo não faças o que eu faço...

Avatar
 ●  22 comentários  ● 
“Os fracos de espírito sentem sempre necessidade de justificar algum sucesso que tenham ou força momentânea que consigam com algo que lhes seja externo. No fundo sabem que o que alcançam não é por mérito próprio, mas de terceiros” - Diretor de Comunicação do SportingCP AKA Papagaio do Tolinho das Aldrabices

Dúvida: Estará a falar de Vieira ou disto...

Ricardo Serrado não foi o culpado.

Avatar
 ●  16 comentários  ● 

Quem lhe deu corda para assassinar a história do nosso clube é que é o verdadeiro responsável.

Ricardo Serrado, o sportinguista em quem Luis Filipe Vieira confiou a investigação para o museu do Benfica e que, entre outras coisas, quis trocar a data de fundação do Benfica para 1908 e até inventou o nome Júlio para Cosme Damião, é agora o responsável do Museu do Sporting.

Durante os últimos anos, com a bênção de medíocres como este Serrado, o Lapão e outros parasitas desprovidos de qualquer benfiquismo, os fundadores do Benfica passavam de 24 para 10 e afinal a fundação até tinha sido feita às prestações.

Entretanto, a história revista que até chegou a estar no site do Glorioso como sendo a oficial, era para ser exibida no Museu do Sport Lisboa e Benfica mas felizmente muitos dos “atentados” realizados foram minorados pelo grande historiador/benfiquista Alberto Miguéns e cujos relatos no “Em Defesa do Benfica” não deixam dúvidas quanto a quem se preocupou com a exatidão da história do Benfica e quem afinal queria era reescrever a história do clube para o “amachucar”.

Quando alertado sobre as tentativas de adulterar a história do Benfica, o presidente como em tantas outras coisas fingiu-se de morto. Valeu Luís Nazaré.

A tentativa de reescrever o que foi o Benfica ainda não terminou.

Apesar de Ricardo Serrado já ter assumido o seu verdadeiro “eu” verde, no Benfica ainda estão vários camaleões cujo objectivo não é servir os benfiquistas e o clube.

Já agora, teremos o Serrado novamente no Benfica daqui a uns meses, como tivemos Luis Lemos depois de ter ido fazer a campanha de “Peyroteo” Couceiro a presidente do Sporting?

domingo, 3 de julho de 2016

Xiça, até a organização do museu copiaram? Já enjoa tanta inveja...

Avatar
 ●  46 comentários  ● 
Razão tinha Rui Gomes da Silva no seu Facebook no outro dia: "maior que a inveja deles, só mesmo a nossa grandeza"

Está na Hora, Presidente!

Avatar
 ●  16 comentários  ● 

O valor mensal é enorme para as modalidades, é verdade! É, porventura, um precedente que depois acaba também por "contaminar" outros jogadores, mas bolas... trata-se do melhor do Mundo!

Presidente, quando vemos "arriscar dinheiro" (e bem!) em jogadores que depois acabam por ser furos autênticos como Taraabt, é caso para pedir que metade do dinheiro poupado com esse erro de casting, possa ser investido na recuperação do titulo nacional de futsal, no regresso dos pavilhões cheios em todos os jogos, e do orgulho de ver o nosso príncipe de volta à Luz.

Está na hora, Presidente:



ranking