O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Olhar sem as tretas de que "está tudo bem".

. 86 comentários

Ser do SL Benfica é isto.
Não está tudo mal. Isso é evidente.

Uma equipa que lidera o campeonato ou que tem na sua mão a possibilidade de seguir em frente na Champions não pode dizer que está tudo mal.

Mas a exigência de estar no Sport Lisboa e Benfica é que não chega qualquer coisa. Queremos e esperamos sempre o melhor. É esse o ADN do nosso clube.

Se estivesse tudo muito bem, amanhã não precisavamos do resultado pois não tínhamos desperdiçado estupidamente 4 pontos com o Besiktas. Além disso, sou só eu que me lembro do descalabro de Nápoles?

Também não tínhamos 50 mil lesões sem estar à vista o fim desse flagelo desta temporada. Podem culpar o "azar". Mas o "azar" não é médico, preparador físico, fisioterapeuta ou nutricionista.

Além disso, não esperem que nos esqueçamos do "score" da equipa de Rui Vitória quando se trata de jogos de maior grau de dificuldade. Dos derbys e clássicos venceu apenas um.

Nada disso desmerece o facto de o Benfica ter sido campeão nacional e ter feito uma boa campanha na Champions. Mas isso faz parte do passado. Não é um sistema de compensações que permite fazer pior esta temporada ou desculpa qualquer mau resultado.

O Benfica tem várias fraquezas e não é por fingir que elas não existem que não se vão notar.

Perceber onde estão essas fraquezas é o primeiro passo para que alguns erros não se repitam. Diferentes adversários requerem diferentes abordagens e jogadores. 

O treinador do século XX eleito na FIFA, Rinus Michels, proferiu a determinada altura 2 frases essenciais para um treinador de futebol: 

- "Professional football is something like war. Whoever behaves too properly, is lost."

- "It is an art in itself to compose a starting team, finding the balance between creative players and those with destructive powers, and between defence, construction and attack – never forgetting the quality of the opposition and the specific pressures of each match."

O que falta a Rui Vitória para deixar definitivamente a sua marca no Sport Lisboa e Benfica é isto: arriscar, moldar a equipa às necessidades do momento e ser capaz de largar algumas limitações que lhe estão a ser impostas.

Com o Nápoles e com o Sporting será uma boa altura para fazer isso.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

86 comentários

  1. Concordo com grande parte do teu post, mas não concordo com o penúltimo parágrafo sobre Rui Vitória. Moldar a equipa ás necessidades do momento contra a tempestade de lesões que nos atormenta é a meu ver um dos seus maiores méritos.

    Acerca de tudo o resto concordo totalmente. Tem de existir uma postura critica no Benfica, disposta a fazer das fraquezas forças e a melhorar ainda mais os nossos pontos fortes. Só assim se evolui. Esconder o "lixo" debaixo do tapeta é apenas e só um adiar dos problemas... o que é preciso é resolvê-los.

    Agora pede-se concentração máxima para as próximas duas finais que poderão ditar um pouco daquilo que vai ser a época até ao seu final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a referir-te a ser capaz de encontrar alternativas para as posições afectadas pelas lesões. Eu refiro-me a ser capaz de ajustar o esquema inicial de acordo com as necessidades do jogo.

      Eliminar
    2. Certo. O Rui tem, de facto, falhado no momento de dar um novo sangue à equipa durante o jogo. Muitas vezes a ideia é boa, mas apenas não tendo em conta o momento de forma dos jogadores e partindo do principio que todos rendem o mesmo em qualquer momento da época. O que não acontece. O "confiar em todos os elementos do plantel de igual forma" levado à letra tem essa "desvantagem", por outro lado em termos de liderança de grupo faz com que todos dêm o "litro" e não percam a motivação. É um aspeto a melhorar, mas que não belisca a sua qualidade comprovada com o argumento que eu dei no primeiro comentário e que é quanto a mim uma competência valiosa.

      Já agora e se me permites, deverias escrever "momentos do jogo" para não se confundir com os momentos da equipa, o que é bem distinto :)

      Eliminar
    3. Nem eu estou a colocar em causa o RV ou a qualidade que já demonstrou na gestão de pessoas. No entanto, penso que continua a ter de demonstrar algo mais na gestão...dos momentos do jogo. Assim está bem? :)

      Eliminar
    4. Como referi anteriormente acho que o RV tem falhado na "eficácia" das substituições. Concordo contigo nesse aspeto.

      Quanto à frase, penso que assim fica bem mais elucidativa :)

      Eliminar
  2. benfiquista de gaia5/12/16 14:22

    ORA AI ESTA.....(largar as limitaçoes que lhe sao impostas) mas eu vou mais longe......1..pizi tem que sair do onze....2.sportv..repeticoes so se for contra o SLB...a favor ..zero...exemplos:.. quando pizi falha um passe (e sao bastantes) nada...lances como o 2 golo do maritimo nada...NOTA.ao RUI VITORIA tambem concordo que nao vai ter vida facil...lutar com quem lhe paga ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sporttv a favorecer o Pizzi? Nem eu que não vejo em Pizzi nada de especial diria isso. :)

      Eliminar
  3. Ricardo Mendes5/12/16 14:51

    "Dos derbys e clássicos venceu apenas um."

    De recordar que, esse jogo que venceu, fez um único remate à baliza e praticou o mesmo anti-jogo de que agora se queixam que o Marítimo fez.

    O Benfica não ganha nenhum dos dois jogos que aí se aproximam. É um facto que RV se acobarda/treme com equipas mais organizadas.

    A minha única dúvida será saber quem é que se vai lesionar desta vez. A sorte é que também não estou a ver o Besiktas a passar em Kiev, portanto, um empate chegará para irem para o Marquês festejarem a passagem na última jornada num grupo da 3ª divisão europeia.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, olha lá que o teu clube tem sido um fartote de boas prestações na Europa. E títulos em Portugal então é uma coisa do outro mundo!

      Queres esquecer que o teu treinador passou 6 anos a ser humilhado na Europa e que está a fazer o mesmo no Sporting?

      E já agora...tu festejas o quê?

      (Lagarto ou Sportinguista? Fica a pergunta para responderes)

      Eliminar
    2. OU comedia Mendes, levaste um banho de bola até o Benfica marcar, depois do Benfica marcar, remeteu-se à defesa e o Zmerding a jogar em casa e a precisar de ganhar tudo o que conseguiu fazer foi ter uma oportunidade de golo.

      Na luz ficaram 3 penaltis contra o Zmerding por marcar, como nas antas ficaram 2, como em alvalade ficaram mais dois para o Porto, e mais um para o Benfica, é adicionar os penaltis (sim no plural) fora da area, a mao do Tone e mais outra duzia de variada roubalheira sempre que o Zmerding estava a rasca, e assim se explica como é que uma equipazeca que nem no TOP50 entra conseguiu disputar um campeonato com uma equipa top10.

      Quanto à champions, a sorte da anedota do Zmerding é que o Legia não teve a sorte que voces tiveram de andarem a jogar com as reservas do Dortmund, pq até o Légia, esse sim clube da 3º divisão europeia, conseguiu roubar pontos ao Real Madrid a jogar a passo, coisa que a anedota do Zmerding não conseguiu mesmo a jogar com um a mais, que o Ronaldo ficou em ESpanha, porque senão, a anedota do Zmerding já estava a ver navios.


      Quando é que foi a ultima vez que o Zmerding ganhou um campeoanto limpo? OS dos roquete não foram, foram oferecidos pelo pinto... temos que recuar ao tempo do preto e branco.

      Por estas alturas nem levados vergonhasamente de andor lá vão.

      Eliminar
    3. alerta vermelho5/12/16 17:13

      Da terceira divisão Europeia é o teu clubezeco,que além de ninguém o conhecer, leva três a zero do Skanderbeu! Vou começar a fazer uma listagem das bacoradas que escreves, pois és uma fonte inesgotável!

      Eliminar
    4. Ricardo Mendes5/12/16 17:47

      Shadows, não queiras comparar as equipas que o Sporting apanhou e as que o Benfica defrontou. Se te lembrares bem, sem palas, constatarás que o Sporting a época passada foi empurrado para fora da champions pelas arbitragens tendenciosas, onde bolas na cara são transformadas em penaltys.

      Uma coisa é jogar este ano com o actual campeão europeu e com Borússia de Dortmund, outra são equipas de 3ª linha europeia como o grupo do Benfica, onde já deveriam ter carimbado o apuramento, obrigatoriamente. Mostram que não são tão grandes quanto querem parecer.

      Noutro contexto, já que aqui se fala tanto do Jesus mal educado, e do RV "Gentleman", era de bom tom uma publicação do "gentleman" a insultar o árbitro e a mandá-lo para o "Carvalho". Caiu-lhe a máscara? Sabes que se isto acontecesse com o Jesus, tinha sido expulso e já estava suspenso não sei quantos jogos. Dois pesos, duas medidas?

      Boa sorte para Terça ;)

      Eliminar
    5. Oceano Vermelho5/12/16 18:30

      Qual é o jogo que o Sporting não ganha, seja qual for a modalidade, em que o árbitro não o prejudicou? Qual?

      Ainda bem que o Nápoles é da terceira divisão europeia. Isso fará do novo Iniesta, de seu nome João Mário, atleta do Inter de Milão, vulgo aquecedor de banco, que levou 3 batatas desse clubeco de 3.ª divisão, o quê? Um jogador de 4.ª divisão?

      Eliminar
    6. Ricardo Mendes desculpa nao quero ser grosseiro mas sofres do mesmo mal do teu presidente arre que sao mesmo burros nao querem ver mesmo as coisas como elas sao porque disvirtuem tudo sera que o Benfica e Rui Vitoria sao assim tao maus,gostava de ver j.lagarto debater-se com um elevado numero de jogadores lesionados como tem tido RV gostava palavra que gostava.

      Eliminar
    7. Ricardo, boa sorte para terça? Não sejas mentiroso...! :)

      Eliminar
    8. alerta vermelho5/12/16 23:20

      Ricardinho otário, para o teu clubezeco apanhar equipas teoricamente mais fáceis, tem que ter ranking. Os resultados conseguidos no passado, é que fazem com que se vá para certos potes, e se evite certas equipas, e se calhe com outras, o que prova que o teu clubezeco é um anãozinho na Europa. Ou será que pensas que é só sorte e azar? É caso para se dizer cresce e aparece! Primeiro tens que conseguir resultados! Mais ridículo ainda é não teres a noção de que o teu clubezeco não é nada na Europa! Aliás, até estás a ir á CHAMPIONS sem sequer campeão ser, porque se não fosse assim, nunca lá ias! Desculpa, mas consegues ser uma enciclopédia de disparates!

      Eliminar
    9. Ricardo Mendes6/12/16 01:08

      Frank, já paraste para pensar que o elevado número de lesionados também poderá ter origem na metodologia de treino de RV? A época passada, aconteceu o mesmo.

      Shadows, eu vou ver o jogo rodeado de amigos Benfiquistas. Acredita que me é indiferente o resultado ;)

      Eliminar
    10. "Ainda bem que o Nápoles é da terceira divisão europeia. Isso fará do novo Iniesta, de seu nome João Mário, atleta do Inter de Milão, vulgo aquecedor de banco, que levou 3 batatas desse clubeco de 3.ª divisão, o quê? Um jogador de 4.ª divisão?"

      👍

      Eliminar
  4. Olha me este armado em poliglota e cheio de cultura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a ver? Ao ponto que isto chega! :)

      Eliminar
    2. Jorgen80 ele lê umas coisas quando não está implicativo. Bom texto, camarada. É isso mesmo! Há coisas boas neste Benfica de RV como há más. Com o outro era igual. Não há que esconder e dizer que está tudo bem, quando não está.

      Eliminar
  5. Shadows, desta vez concordo contigo mas lembro uma coisa que tu geralmente esqueces: as melhorias não se fazem de um dia para o outro, mas ao lngo do tempo.

    Rui Vitória já mostrou que aprende e é capaz de dar a volta a certas situações. Vamos a ver o que faz agora, mas sabemos que não é o último passo dele (seja para o bom ou para o mau).

    Também tem sido traído mais por erros individuais (incluíndo o penalty de Lindelof, que é só o nosso melhor defesa) do que por erros colectivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu acredito que o RV será capaz de perceber isso. Mas esta temporada não tenho visto essa capacidade.

      É o mesmo esquema jogue contra quem jogar e em especial no meio campo a equipa pagou nos maus resultados que fez por essas descompensações.

      O Lindelof vai continuar a jogar menos bem enquanto for obrigado a jogar do outro lado.

      Eliminar
    2. Quase que concordo moñas a insistencia em nao fortalecer o meio nos grandes jogos ja nos custou muitos pontos. E o RV insiste sistematicamente neste erro e os resultados sao conhecidos.

      Eliminar
  6. Com humildade, espírito de sacrifício, união e respeito pelos adversários seremos campeões nacionais, ou melhor tetracampeões nacionais.
    Carrega Benfica, rumo ao 36.

    ResponderEliminar
  7. Tao fofinhos na capa....as papoilas saltitantes....ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre saltitantes, nos últimos 3 anos sempre a saltitar.

      O Gato das Botas

      Eliminar
  8. As duas citações do Rinus Michels assertivas. Penso que o que falta ao Benfica nos "jogos de dificuldade elevada" é alguma ineficácia em lidar com a pressão psicológica do momento, e essas situações personificam-se num jogador: Pizzi. Pizzi nos jogos a doer gosta de vir atrás buscar jogo, distribuir para o lado - por outras palavras não assume jogo. E nisto eu não concordo com alguns Benfiquistas sobre o André Horta. O André Horta com os erros inerentes à sua inexperiência não se esconde atrás dos companheiros de equipa. Penso que também perante a falta de alguma atitude, o Raúl seria melhor em detrimento do péssimo momento de forma de Mitroglu.

    Em relação ao Rui Vitória, lugares comuns como humildade tornam-se banalidades. Ser ferveroso não é sinónimo de mal educado, garra não é sinónimo de violento e boa educação/liderança não é sinónimo de satisfazer a vontade de todos . Um equipa tricampeã não deve ser somente humilde e com elevada carga de falsa modéstia. Deve ser, acima de tudo, uma equipa confiante que sabe que pode entrar nos jogos difíceis com condições para os disputar e ganhar.

    O Gato das Botas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gato, não chega entrar confiante. Sem preparação, conhecimento do adversário e plano B para o caso de as coisas não estarem a correr pelo melhor, a confiança não serve de nada.

      Pizzi é um problema se só tiver o Fejsa atrás dele. E contra equipas mais evoluídas Pizzi dilui-se.

      Eliminar
  9. "largar algumas limitações que lhe estão a ser impostas"
    Não diria melhor e parece-me que é aqui que reside um grande problema, problema esse que é camuflado quando jogamos com equipas inferiores.
    Quais as imposições?! Sálvio, Gimenez... e por fim, algo muito mal explicado a não utilização de Danilo (será este jogador pior que Célis (aka Binya)?
    Reafirmo algo que sempre defendi, RV é um excelente gestor de jogadores, capaz de motivar e trabalhar jogadores oriundos das camadas jovens, mas na componente de jogo, a sorte é a matéria prima de que dispõem, pois os resultados nos jogos a doer são sobejamente conhecidos à excepção do ultimo derbi com o fcp na luz, onde o Casillas foi o heroi do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol

      Se não gostam das opcoes do Rui digam. Agora culpar outros é simplesmente parvo. Aliás, considerarem que o Vitória se deixa influenciar por terceiros fora da estrutura técnica é o pior insulto que lhe podem fazer. Portanto se o querem criticar deixem-se de rodeios e de serem mariquinhas só com insinuacoes ridiculas.

      Eliminar
    2. A utilização de alguns e a não utilização de outros deixa muito a desejar. Isso e a insistência no meio campo só com Fejsa e Pizzi contra equipas mais fortes é o que aponto a RV.

      Salvio cada vez dura menos, não defende e ainda assim só sai quase à força. É um exemplo mas não é o único.

      Eliminar
    3. 71460_5/8,

      Acha mesmo que o RV não é pressionado para que o Salvio jogue sempre ou o mais possível?
      Acha que o Vieira não tem dedo na coisa?!
      Calma, eu sou daqueles que dou valor ao trabalho feito por Vieira, mas sou critico na política de vendas (aka negociatas estranhas).

      Eliminar
    4. Shadows,

      Sim, temos também o Luisão que tem que jogar ou entao...
      No entanto custa-me nao existir uma alternativa ao Fejsa. Custa-me ver Samaris que neste momento não é um 6, nem um 8. Porque não a central? Eu acho que seria uma excelente adaptaçao, como aconteceu no passado. Apesar de termos Jardel e o Lisandro.
      Mas custa não termos aquele jogador que qd mais precisamos paute o jogo, que defina a jogada que pense (ai Rui Costa...) que não nos deixe perder contra os Besiktas, que seja um verdadeiro patrão quando a equipa mais precisa, em jogos contra os Maritimos.
      Assumo não ser fã do Pizzi e nao tenho receio em assumi-lo. Pois ser bom contra mais fracos é facil. E quando mais precisamos não está lá. O Pizzi nao se assume contra os do "seu tamanho" e isso acho que define e muito um jogador À BENFICA e um jogador NAO BENFICA.

      Eliminar
    5. Eu ainda não vi quem possa estar melhor que o salvio ou o pizzi no meio neste momento.

      Todos os outros extremos foram testados e não deram mais garantias.

      Celis foi um erro de casting e o Danilo a oito não me convenceu.

      O grande problema foi o salvio ter sido forçado a jogar todos os jogos devido às lesões e as alternativas não terem correspondido.

      Já o pizzi tem jogado cada vez melhor. Nos jogos grandes o que tem falhado tb aconteceria com o Renato. Os outros têm de ajudar mais.

      Eliminar
  10. "largar algumas limitações que lhe estão a ser impostas"
    Não diria melhor e parece-me que é aqui que reside um grande problema, problema esse que é camuflado quando jogamos com equipas inferiores.
    Quais as imposições?! Sálvio, Gimenez... e por fim, algo muito mal explicado a não utilização de Danilo (será este jogador pior que Célis (aka Binya)?
    Reafirmo algo que sempre defendi, RV é um excelente gestor de jogadores, capaz de motivar e trabalhar jogadores oriundos das camadas jovens, mas na componente de jogo, a sorte é a matéria prima de que dispõem, pois os resultados nos jogos a doer são sobejamente conhecidos à excepção do ultimo derbi com o fcp na luz, onde o Casillas foi o heroi do jogo.
    Amanhã e Domingo lá estarei a apoiar o meu SPORT Lisboa e Benfica

    ResponderEliminar
  11. Concordo em absoluto com o Shadows, algo que tenho dito de forma repetida nos últimos dias neste blog mas infelizmente há benfiquistas/Vieiristas do ano 2000 que pensam que o sistema de compensações tem que imperar perante as fraquezas evidentes que a equipa demonstra actualmente! Só falta dizerem que o Shadows é mais um lagarto infiltrado... Parece que é uma nova tendência psicótica de benfiquistas em estado de negação!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criticar uns e fazer ao mesmo tempo o que se critica não é para todos.

      Sistema das compensações??

      Eliminar
    2. Parece que criticar queima...

      Eliminar
    3. A critica é necessária q.b. tal como o sal e a pimenta, mas deve ser usada com inteligência e parcimónia...

      Eliminar
    4. O meu conceito de critica é numa ótica construtiva e não destrutiva. Mas cada uma sabe de si.
      Pois as vezes estamos tao focados em determinado tipo de coisas que não vemos o obvio.

      Eliminar
  12. Sinceramente, já cansa este discurso crítico sem lógica alguma... até respondia, mas o facto de teres vindo para um Blog benfiquista com frases em inglês, armado em Gustavo Santos, fico-me pela indiferença.

    Cumprimentos,

    Sérgio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem lógica...? Só se for para ti. E vai chamar Gustavo ao Camões que eu não te ofendi! :)
      Usa o google tradutor para traduzires, meu caro.

      Eliminar
    2. Não preciso do tradutor, Obrigado pela sugestão. Talvez penses, que se publicares frases em inglês, pareças mais erudita. Continua com a tua retórica, eu não dou para esse peditório.

      Cumprimentos,

      Sérgio

      Eliminar
  13. Oceano Vermelho5/12/16 17:07

    Jorge Jesus borrava-se de medo de Vilas-Boas e de Vítor Pereira. Por outro lado, quando se via em desvantagem, entrava em paralisia: não berrava, não gesticulava, ficava sem saber o que fazer para inverter a situação.

    Rui Vitória é um treinador inseguro e medroso, sem uma personalidade vincada e com pouco carisma. O gesto de beber água em barda quando está aflito, puxar as calças para cima, suar em bica, etc., são sinais disso. Procura compensar essas falhas com um discurso (mais) elaborado e uma forma diferente de estar. Por isso, com uma exceção, assume uma postura retranquista nos ditos grandes jogos. Além disso, tem múltiplas deficiências como treinador, nomeadamente a nível tático.

    Estas características fazem de Vitória uma pior pessoa? Não. São traços de personalidade. Cada um tem a sua e não lhe é superior.

    Porém, para treinador do Benfica não serve. Mas eu também não percebo nada disto... bola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves andar a ver outro campeonato.
      RV não é nem inseguro nem medroso. Isso era o outro.
      Tem personalidade vincada e carisma. Quem não tem era o outro que tem personalidade de taberneiro.
      Não assume uma postura retranquista, tanto assim que o Benfica bateu o recorde de golos.
      Não tem as deficiências tácticas que tu apontas.
      Com tanto burrice só acertas numa coisa, não percebes mesmo nada disto, por isso era melhor estares quieto e voltares para o Camarote Leonino onde passas o teu tempo a namorar os lagartos.

      Eliminar
    2. Oceano Vermelho5/12/16 18:26

      Meu caro, vou onde quero e posso. Namorei durante dezenas de anos com um 'lagarto': o meu pai.

      Não, ando mesmo a ver este campeonato.

      Não mudo de opinião consoante o vento, meu caro. Desde o início que digo que Vitória não é treinador para o Benfica e mantenho. Tem a sorte - como, no fundo, todos os treinadores vencedores têm - de possuir recursos humanos, para a nossa liga, extraordinários e que dão para engolir a maior parte dos clubes que dela fazem parte. Por isso mesmo, deveríamos entrar em todos os jogos jogando olhos nos olhos e não enfiados lá atrás, como acontece, inexoravelmente, frente a Porto e Sporting.

      Que maravilha será se ele domingo me mostrar que estou enganado!

      Eliminar
    3. Bom bom e o j lagarto enquanto treinador do Benfica entregou dois ou tres campeonatos em bandeja bordada a oiro ao fecepe,e eliminado por um braga rasca,perde uma final com o Sevilha perde um campeonato no porto nos ultimos minutos por uma substituicao estupida,queria ver j,lagarto e o padre nuno sem seis dos seus melhores jogadores este ultimo estava no fundo da tabela o lagarto mesmo com arbitragens encostadas ao umbigo andava la para o meio da tabela,por todas estas circusntancias julgo que vitoria com todos os seus defeitos e virtudes se tivesse o seu maximo goleador Jonas de seu nome o Benfica teria muitos mais golos teria marcado ao Setubal e tambem ao Maritimo porra o Jonas marca praticamente em todos os jogos.

      Eliminar
    4. alerta vermelho5/12/16 23:48

      A propaganda adversária anda a fazer efeito na tua mente. Não achando que Rui vitória é um génio, quero recordar-te que no início da época passada RV fez muito rapidamente vários jogos contra JJ, e JJ conhecia melhor a equipa do BENFICA, do que o próprio RV. Quem treina muito tempo uma equipa, e sabe onde ela é forte, também sabe onde ela é fraca. Passados uns meses, quando se voltaram a encontrar em Alvalidl, e RV já tinha mudado o chip á equipa, e a mesma já tinha assimilado as alterações, RV ganhou-lhe! Estás a deixar-te levar pela propaganda lagarta,que no seu desespero se agarra que nem uma lapa a isso! Isto para além de se roerem todos de raiva! Alguma vez os viste ao longo da tua vida reconhecerem que o BENFICA lhes é superior? Achas que alguma vez os vais ver reconhecer? Pensa um bocadinho! Para mim, o BENFICA vai ganhar, e vamos a ver se não os goleia!

      Eliminar
  14. Se nem no Real Madrid, Barcelona, Bayern, Manchester City e United, Chelsea, PSG e em tantos outros clubes europeus não está tudo bem, porque raio haveria de estar tudo perfeito no Benfica... Há sempre coisas a melhorar, nem que neste momento já levasse-mos 20 pontos (passe o exagero) de avanço no campeonato ou estivéssemos já qualificados para os oitavos da Champions... Ou será que o Real também merecia o empate com o Barça no último clássico, tal como nos aconteceu a nós com o Porto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já cá faltavam as comparações sem nexo. Isso que dizes transforma os erros do Benfica em virtudes?

      Eliminar
    2. Pareces ser um tipo inteligente mas onde é que disse que os defeitos do Benfica são virtudes?? As minhas comparações sem nexo apenas servem para afirmar que todas as equipas têm defeitos o que não deixa de fazer delas grandes equipas!! Por isso mesmo o Benfica como qualquer grande equipa tem defeitos e tem virtudes... e por muito que te possa parecer estranho tem muito mais virtudes do que defeitos!! Que tal enaltecer 10 meses sem perder para o campeonato??

      Eliminar
    3. Meu caro, o que há a enaltecer são os títulos, os troféus. Tudo o resto são vitórias morais para quem delas gosta. Eu não.

      Mal seria se as virtudes não fossem mais que os defeitos. Ainda assim, é fundamental que os defeitos sejam corrigidos não te parece?

      Eliminar
    4. E não é isso que tem vindo a acontecer? Dou-te um exemplo: o Cervi foi na opinião generalizada mal substituído na Turquia... nos dois jogos seguintes quem saiu primeiro??... deu para ver algum tipo de aprendizagem aí... quanto às vitórias morais não são só isso, pois deram-nos um campeonato e colocam-nos na rota certa para outro...

      Eliminar
  15. O Rui Vitoria falhou com o Bayern? Falhou com um Zenit? Falhou num jogo decisivo ir a Turquia espetar 3? O erros do Lindelof foi culpa do Rui Vitoria? Falhou ao não levar 5 como o Jorge no Dragão? Falhou ao ir roubar o campeoanto ao Zmerding em Alvalade? Falhou ao dar ao Casillas a melhor exibação dele desde que está no Porto? Falhou na recta final ao ganhar todos os jogos inclusive ir à Madeira ganhar mesmo com a roubalheira que foi a expulsão do Renato?

    Falhou ao estilhaçar em 1 ano todos os recordes do Jorge? Falhou ao quebrar recordes historicos do Benfica? Falhou ao apesar de andar a jogar sem metade da equipa, ir em primeiro e como o dobro do goal average do Jorge? Falhou ao não conseguir superar a mala verde a mala azul, a roubalheira do arbitro, e o azar no ultimo fim de semana?

    Realmente os empates com o Besiktas foram uma pena, o Rui Vitoria ficou a meia duzia de minutos de em meio ano DOBRAR as vitorias do Jorge em 7 ANOS fora de casa na champions (e o Rui não andou a ganhar a comédias como o Otentul e o Anderlecht como o Jorge), e de em 2 anos consecutivos bater o recorde de treinador do Benfica com mais vitorias na champions.

    Eu repito, não fosse o traste do Talisca quere-se vingar por ter sido posto na borda do prato pelo Rui Vitoria, e o Lindelof ter tido dois momento de infelicidade, e o Rui Vitoria tava numa posição fabulosa de em ano e meio DOBRAR as vitorias do Jorge em 7 ANOS na champions... e de voltar a quebrar o recorde de treinador do Benfica como mais vitorias na champions em 1 ano, que JÁ LHE PERTENCE.


    Este ano o Guimaraes estava a fazer um arranque de campeoanto historico, o segundo melhor nos ultimos 20 anos, o primeiro era de quem? Rui Vitoria. O Rui tambem falhou ao dar um banho tactico ao Jorge na final da taça.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadeu Guerra!


      BRAVO!!!!

      O Prof de ginastica é o Mestre da tactica, vamos portanto tirar a prova dos nove nos proximos 5 dias... Não, não estou nada optimista, tal como a maioria benfiquista!

      Em derbys e classicos qual é mesmo o balanço do eloquente Prof Rui? Ganhou apenas um jogo em Alvalade? Sim, e com muito "tâ_lento" e sem anti jogo, como recentemente no Dragão, e logo na 1ª parte!

      Manuel Antunes

      Eliminar
    2. Tadeu Luis, para tua infelicidade o ADN do Benfica é exigir vitórias em todos os jogos. E quando tal não é acontece não se procuram desculpas mas sim perceber o que falhou. E assim se fez uma história fantástica.
      Fosse com compensações ou desculpas e não tínhamos sequer metade do palmarés.

      Eliminar
    3. Ou Shadows para tua infelicidade já toda a gente percebeu a exigencia tens a costas muito largas contigo, e infelizemente para ti é mentira! Sim o Cosme Damião se não ganhava os jogos todos por 5-0 ninguem podia com ele! Essa exigencia tem outro nome... chama-se arrogancia, e foi essa exigencia (arrogancia) que transformou o Benfica num clube pequenino, que nem ao chinquilho ganhava, não foi ao contrario amigo.

      Para tua infelicidade hoje o Benfica leva 4 e no jogo a seguir o estádio está lotado... contra o Feirense... para tua infelicidade hoje o Benfica está a ser embaraçado pelo rival em casa e os jogadores são aplaudidos, para tua infelicidade és uma minoria.

      Quanto ao facto de veres-me como um inimigo que necessitas de denegrir enquanto a trastes como os jotapes que só dizem m#rda sem qualquer sentido, é só abraços e beijinhos é uma medalha que carrego ao peito como orgulho.


      Quanto ao jumento do Antunes, depois do que eu escrevi vir falar em balanço em classicos, enfim... calado até podes passar por inteligente.

      Eliminar
    4. Mas ó LUIS FILIPE, o Benfica de outros tempos nem ao chinquilho ganhava?
      Não há dúvida que tanto tu, e o teu pelotão com a supervisão do chefe-mór Guerra, têm a ladaínha afinada na ponta da língua, na defesa do vosso grosso ordenado... e de quem vos paga.
      Só faltaram as pedras da calçada...hipotecadas...

      Eliminar
    5. Ou palhaço mas onde é que eu disse de outros tempos. Vê-lá se esse Luis Felipe não é o teu pai.

      Eliminar
    6. Ai ai Jerónimo, quem te viu e quem te vê !

      Eliminar
  16. Masterpiece5/12/16 18:16

    Como é sabido, o Pepe Guardiola é considerado dos melhores e mais bem pagos treinadores de futebol do Mundo,e há cerca de meia-hora atrás vi, a sua milionária equipa e 3.classificada na Premier League, empatar 1-1 com o
    modesto Middlesbrough 15.classificado !

    Se isso acontecesse com o SLB, caia o carmo e a trindade, e isto serve para dizer que TODAS as equipas sem excepção tem dias bons e dias maus quer o campeonato seja muito ou pouco competitivo como já li referido por alguns iluminados que nascem como cogumelos cada vez que o SLB tem um resultado menos conseguido !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos comparar o palmarés de City e de Benfica?

      Eliminar
    2. Masterpiece5/12/16 19:40

      Mas o que é que os palmarés tem a ver com o meu comentário?

      Eu estou a comparar treinadores, classificações dos clubes que se confrontaram hoje, critico as criticas e sobretudo comparo aquilo que não tem comparação ou seja o PODER FINANCEIRO do M.City com o do S.L.Benfica ... topas :)

      Eliminar
  17. Há já bastante tempo que, a propósito das sistemáticas lesões musculares no Benfica, se vem atacando o departamento médico do clube como responsável por tantas lesões. A minha pergunta é: então mas não seria mais lógico atribuir essas responsabilidades à preparação física, nomeadamente ao seu responsável máximo que por acaso nem sei quem é? Parece-me que o departamento médico é apenas confrontado com casos consumados. Então e a montante não pode haver responsabilidades? Gostaria de saber a opinião de quem saiba mais do que eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há responsabilidades. Estão a ser mascaradas para ver se passa.

      Eliminar
  18. Vejo muitos méritos no Rui Vitória. Não concordo quando se diz que ele não sabe adaptar a equipa às exigências dos adversários como o comprovou no jogo em Madrid.
    Temos tido algum azar em alguns jogos. Este jogo do marítimo é prova disso.
    Por outro lado os últimos 2 jogos que fizemos contra fcp e recreativo do Lumiar foram fora e não perdemos nenhum.

    Ps: essa última frase do Rinus assenta que nem uma luva a Fernando Santos na campanha do europeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, falas em Madrid. Mas esta temporada e mesmo na passada tens vários exemplos do contrário. E sinceramente interessa-me esta temporada. A passada já lá vai.

      Assenta sim, a partir do momento que percebeu que não tinha que colocar os meninos bonitos mas os em melhor forma.

      Eliminar
  19. Para o Luís Tadeu Filipe Lagarto Vermelho

    Quando o Benfica perde a culpa são dos erros individuais de futebolistas do Benfica.

    Quando o Benfica ganha o mérito é do Rui Vitória que conseguiu numa época fazer melhor que o anterior treinador em seis!

    Estes lagartos assalariados pelo SLB são piores que O Independente.

    Tadeu Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem colocar esse trabalho magnifico de investigação que levou a decobrirem que eu sou esse tal Luis Felipe! Só para eu me rir. Já não sou o Guerra? E o afonso ou Manuel ou lá o que era.

      É hilariante ser atacado num blog do benfica por defender o Benfica. Isto está minado de ratazanas do lumiar.

      Ou ratazanas lá por repetirem mil vezes que eu sou isto e aquilo não passa a ser verdade, tal como repetirem que tem 22 campeonatos nao passam a ter.


      Podiamos viver sem os comédia? Podiamos mas não era a mesma coisa.

      Eliminar
  20. as lesões continuam a ser um problema primeiro porque nunca mais acabam depois porque com tantos jogadores vindos de lesões e sem ritmo não estão agora em condições de substituir os outros que, jogando sempre, estão vários nesta fase a atravessar um momento de baixa de forma.
    mas a atitude do clube e dos adeptos tem sido enterrar a cabeça na areia com a historia das lesões traumáticas, só que dos quatro lesionados no momento tres delas não são traumáticas e duas são reincidência.

    quanto à não mudança de tactica conforme os adversários isto não é só um problema deste treinador tem sido um problema dos últimos quatro ou cinco e muito desses problemas vem da pressão que é feita de que temos sempre de jogar com dois avançados.

    ResponderEliminar
  21. Bela capa, na altura há 20 anos que não iamos à final da taça dos campeões, pena o Diamante ter-se magoado antes da final, senão acho que a poderiamos ter ganho, mesmo assim foi nos penalties e eles tinha muito melhor equipa que o Benfica

    O Rui Vitoria é um bom treinador mas está longe de ser um grande treinador, aposta nos miudos, é educado, tem um bom discurso mas falta ali mais trabalho de treinador na equipa

    Em minha opinião mexe mal na equipa e lê mal o jogo, o ano passado foi um ano diferente por vários factores que não se repetem e é bom que as pessoas percebam isso.

    Com um trabalho mais competente de todos, já tinhamos selado o apuramento nos campeões na Turquia e este campeonato já estava praticamente decidido, mas não fomos capazes de dar um xeque mate aos nossos rivais e caso não ganhemos domingo, teremos grandes problemas pela frente quando poderiamos estar bem tranquilos

    Isto é a minha opinião, mas a ditadura que impera no Benfica, com policias por todo o lado, só podemos dizer amen e yes, qualquer outra coisa que não sejam essas palavras, muitos cobardes escudados no anonimato de um monitor e um teclado, nada fazem mais que ofender quem tem opinião diferente, não mostrando argumentos nem contrariando factos, um modos operandi proprio de ditaduras e o que não faltam são exemplos, mas em relação a mim bem podem fazer barulho que entra a sai e sai a 200, até porque ninguem ofende ninguem apenas e só por chamar nomes, só nos ofende quem nós quisermos

    Depois continuo a ser socio do clube quase 40 anos de socio, mas felizmente que me curei da doença da clubite, porque o mundo do futebol nunca interessou a ninguem, a melhor coisa que tem é a bola, o resto é para esquecer, o bom da cura é que conseguimos analisar as coisas de forma isenta

    Shadows acho que deves continuar a postar, às vezes concordo contigo outras não, normal, só acho que devias postar sobre coisas relacionadas com o Benfica e esqueceres o que se passa noutras casas, e outros assuntos, isso é problema deles, a gente no Benfica já tem problemas demais e alguns bem graves para perdermos tempo a falar dos outros, se uma pessoa passa aqui é por causa de se falar do Benfica, pedir isso a outras escribas é missão para o Ethan Hunt

    ResponderEliminar
  22. Iluminado Shadows, se construir o meio campo com Fejsa e Pizzi não é o suficiente, então o que aconselhavas?
    Tirar um extremo e meter o Samaris?
    Tirar o Gonçalo e meter o André Almeida?
    Tirar o Mitroglou e meter o Danilo ou o Celis?
    Explica-te.

    ResponderEliminar
  23. O problema é que se passa do céu ao ibferno num ápice.

    ResponderEliminar
  24. Tens razão, o vitória não deve olhar a valores de compra, se este vale x ou y, tem de meter os melhores.
    Vamos ver se o Benfica não vai destruir o vitória, será um excelente reforço para Porto ou Sporting....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Mendes6/12/16 01:15

      O Vitória um excelente reforço para quem?! Mas é que nem pintado a ouro! Deixa estar o professor de ginástica onde está. Tacticamente é um ZERO. Tem muitos aninhos pela frente ainda para aprender futebol.

      Eliminar
    2. alerta vermelho6/12/16 22:31

      O vitória mesmo sem entender nada já foi campeão! Afinal quem é que não entende nada? És tu Ricardinho otário! Tu é que não entendes nada, e dizes bacoradas em torrente!

      Eliminar
  25. Óbvio que nem tudo está bem nem tudo está mal.

    Goste-se ou não , o Rui Vitória vem de uma série notável de 10 meses sem derrotas no campeonato Nacional.

    Agora nem ele nem ninguém é perfeito e eu no inicio da época referi algo do género , na época passada com o plantel mais fraco ele conseguiu unir o plantel e rumar aos objectivos que se concretizaram.
    Esta época com melhor qualidade geral no plantel será que ele vai conseguir unir a equipe?

    As indicações estavam a ir nesse sentido , apesar de tanta lesão.....Algo estranho de facto ....e a má forma esquisita dos avançados disponíveis.

    Mas desde a pré-época em que jogamos em empatamos com o Setubal ficaram visíveis dificuldades perante equipes bem organizadas defensivamente e incisivas no ataque.
    Não foi á toa as dificuldades no empate já no Campeonato outra vez com o Setubal e agora com o Maritimo , isto apesar da bandalheira da arbitragem , mas no fim da época passada lidamos com isso na tranquilidade e com as malas de grana....

    A falta de confiança em jogos grandes tem sido notória , se os tripulhas carregadinhos de produto são sempre dificeis de enfrentar , já em Napoles a tremideira deu aquele desfecho , na Turquia fizemos quiçá os melhores 60 minutos , mas bastou sofrermos 1 golo para voltar a tremideira.....

    Agora temos 2 jogos muito semelhantes nesta semana , amanha com o Nápoles e domingo com os escarretas....
    Em ambos os casos é desejável a Vitória , temos a Vantagem de jogar em casa mas serão adversários chatos e que vão exigir muita aplicação e muita união e um Rui VItória nos seus melhores dias de modo a sairmos desta semana de sorriso na cara.

    Independentemente do que aconteça nada fica perdido , se não formos aos oitavos , vamos á liga Europa , se não ganharmos aos escarretas ainda há muito campeonato , mas obviamente que para os nossos objectivos a vitória nos 2 jogos seria muito importante.

    ResponderEliminar
  26. Realmente só peço uma posse de bola poderosa quando as cenas estão mais divididas é nesse contexto que quero um outro tipo de posse de bola e isso treina-se, idealiza-se observa-se treina-se. O jogo do Benfica "quase que é demasiado vertical" (atenção que isso é bom), no jogo do Benfica faltam coisas, isso observa-se. Vejo os sub-21 e o Dortmund por exemplo, apesar de filosofias diferentes e vejo um futebol de posse e poderoso, é a única forma que tenho de explicar o que sinto. Nem contesto nomes, observo que precisamos além do A, os modelos B e C e até D. E sinto que os jogadores e o treinador têm a capacidade de evoluir.

    ResponderEliminar
  27. Amigos, não se deixem embalar nas conversas dos sportinguistas de que somos débeis nos jogos com equipas fortes. Analisem todos os jogos com Sporting e Porto da época passada (e mesmo com o Zenit ou o Bayern). No jogo da supertaça fomos claramente inferiores pelos motivos que se conhecem. No 0-3 em casa, quem viu o jogo sabe que o Benfica entrou melhor e que o primeiro golo do Sporting caiu do céu. A partir daí é que a casa começou a arder. Em todos os outros jogos fomos superiores. No 1-0 em Alvalade fomos superiores, não adianta virem com conversas da treta de que dominaram a segunda parte. Dominaram aquilo que o Benfica deixou dominar porque teve de descer linhas. O lance falhado do Ruiz é tão falado precisamente porque não tiveram mais nenhum.
    Contrariamente ao estereótipo que tentam colar a esta equipa, eu acho que o Benfica de Rui Vitória é mais forte com equipas fortes. O Benfica de Jorge Jesus é que atropelava as equipas pequenas todas e tinha muitas dificuldades em impor-se nos jogos grandes (até porque o mestre da tática gostava de estratégias de jogo especulativas nesses jogos). Aquilo que eu admiro no Rui Vitória é precisamente isso. Nos jogos grandes, seja em casa ou fora, o Benfica tenta sempre ter bola e dominar o jogo. Pode não conseguir, mas tenta. Não especula o resultado com futebol de contra-ataque.
    E vamos ver se no final desta semana não se vai provar que tenho razão. O Nápoles e o Sporting vão ter muitíssimas dificuldades na Luz.
    Saudações benfiquistas.
    Sérgio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo Mendes6/12/16 13:38

      O teu problema é não te lembrares que os jogos têm 90 minutos. O único jogo que o Benfica foi superior contra os rivais Porto e Sporting, foi no jogo da luz com o Porto. De resto, muita tremideira, humilhação, entradas assassinas e anti-jogo.

      Eliminar
    2. alerta vermelho6/12/16 16:25

      ...entradas assassinas. Estás a lembrar-te do Slimani Ricardinho palhaço?!

      Eliminar
  28. Nao é dizer mal. É realismo.acho que se o Vitória insiste no luisao no SL vamos perder. E esse jogo é para ganhar! Amanha não passar por causa de um besiktas e triste. mas ir para a uefa era o melhor que nos acontecia. Este ano ganhamos.
    Silva

    ResponderEliminar
  29. benfiquista a serio6/12/16 00:56

    vamos falar é do presente (napoles) e do futuro próximo (sporting):
    - eu quero 2 vitorias nestes próximos jogos. para isso, os nossos jogadores e treinadores tem de ser mais raçudos, mais lutadores e mais corajosos (nunca ter medo independentemente do adversário), mais aguerridos e sobretudo mais inteligentes.

    aqui fica o meu 11 para o jogo contra o napoles:

    ederson, nelson semedo, luisao, lindelof, grimaldo/ andre almeida, fejsa, pizzi, guedes, cervi, jimenez e mitroglou.

    ResponderEliminar
  30. A verdade e esta anda meio mundo benfiquista com medo da equipa do lumiar, porras acordem e melhor estar dois pontos a frente do que estar atraz tanto podemos ficar 5 a frente apos o jogo entre ambos como podemos ficar atraz 1 lixa-se se acontecer e futebol.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking