O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 20 de novembro de 2016

SLBenfica decoded: Nem perfeitos nem sortudos

. 47 comentários
O Benfica e a polémica em que todos têm razão A forma como o Benfica destroçou o Marítimo serviu a toda a gente menos aos adeptos da equipa madeirense, que têm ali muito com que se preocupar. Serviu aos benfiquistas para mostrarem que a sua equipa está fortíssima: afinal de contas, os 6-0 são sempre um resultado imponente, mais a mais se contra uma equipa do mesmo escalão. E serviu aos portistas e aos sportinguistas para fazerem valer a tese segundo a qual frente ao Benfica a generalidade das equipas de menor dimensão comete erros infantis: os três primeiros golos encarnados nasceram de bolas que os insulares chegaram a ter controladas, dentro ou pelo menos nas imediações da sua área. 

O que uns e outros ainda não perceberam, no debate permanente e sempre hiperbolizado ao extremo, é que estão a dizer exatamente a mesma coisa. Dizem os benfiquistas que o Benfica está muito forte e têm razão. A forma como o onze de Rui Vitória parece adormecer os adversários no início do processo ofensivo, com um ritmo propositadamente mais baixo antes de meter as mudanças de velocidade à entrada dos últimos 30 metros, parte as defesas, que estão sempre obcecadas com a diminuição do espaço entre linhas, explorando-lhes as deficiências no controlo da profundidade e da velocidade. Seja por dentro ou por fora, seja no corredor central ou nas alas, o Benfica mete muitas vezes gente com bola atrás da última linha dos adversários e isso resolve-lhe os jogos. 

Depois, dizem os adeptos rivais que toda a gente parece facilitar a tarefa ao Benfica e, olhando pelo menos para o jogo desta noite, também tiveram razão. Aqui, as razões são duas. Por um lado, a pressão que a equipa de Rui Vitória mete na saída de bola dos opositores convida ao erro. Por outro, a falta de capacidade que estes mostram para tirar a bola das zonas de pressão leva ao reiniciar do processo e a mais uma vaga de ataque do Benfica. 

No fundo, a explicação para este Benfica avassalador com os pequenos e mais débil nos jogos com equipas do seu nível escreve-se com uma palavra: investimento. A qualidade do Benfica no processo ofensivo depende de duas coisas: das mudanças de velocidade e da posse de bola. A posse de bola depende de outras duas coisas: da capacidade para a recuperar rapidamente e da qualidade que o adversário (não) tem na sua circulação, de forma a conseguir mantê-la. 

Quando o adversário consegue, como o FC Porto, ter a bola e iludir esta primeira pressão – e a generalidade das equipas mais fortes têm gente capaz de sair a jogar – transporta o jogo para zonas e momentos nos quais o Benfica investe menos e é capazes de expor as debilidades que esta equipa tem. Por isso, nem o Benfica está uma equipa perfeita e imbatível, nem os adversários perdem os jogos de propósito. E em nome da sanidade do debate, seria excelente que uns o outros compreendessem isso.
António Tadeia in Facebook
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

47 comentários

  1. Sim, pois, com um golo ilegal a matar o jogo logo aos 2 mts é fácil. E contra uma equipa-satélite que até treina e janta no Seixal... quero ver é contra o Besiktas, que até é uma equipa mediana... quero ver é com o Nápoles, com o Sporting, tal como se viu a vulgaridade contra o FCP!!!

    É tão fácil falar depois do jogo.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Quid, onde deixaste as chaves do portão do Jamor?

      Eliminar
    2. Que grande cromo... Deves tar cá com uma cabeçorra, aproveita que é domingo e vai sei lá... À missa.

      Bruno

      Eliminar
    3. Golo ilegal?

      Eliminar
    4. Por mim podem continuar a ser os maiores quando jogam contra o Benfica. No fundo vocês começam a ser alvo de uma lagartizaçao e nem se dão conta,
      15 penalties para aqui, falta de sorte para ali e titulos vêem-nos todos por um canudo.

      Eliminar
    5. Oh Quid...Mééééé´?...e que tal falar português?

      Eliminar
    6. Assim como os portistas falaram dp do jogo?

      Eliminar
    7. liga ja para o 112 tens corpos estranhos a crescer na testa do melão que fazem com que a necessidade que ja tinhas em marrar com o encarnado atinja niveis perigosos pra tua saude, espero que nao haja veiculos encarnados ou murais do PCP na zona onde vives, talvez seja melhor passares a andar de capacete, sempre das umas marradelas para aliviar a pressao sem te aleijares muito.

      cuida-te amigo carneiro

      Eliminar
    8. O Tadeia lá tentou explicar ... mas com a azia que o quid está as ideias são mal compreendidas e o homem andou a gastar o latim para nada. Toma uns comprimidos para a azia e tenta ler outra vez.

      José Sousa

      Eliminar
    9. PRAIENCEEEEEEEE

      Eliminar
    10. Essa de ser tão fácil falar depois do jogo parece que está a ter muitos adeptos por Contumil também!
      Será mais chorar!
      "A arbitragem vai ser discutida sempre que o Benfica não ganhar"
      Quem terá dito isto?

      Eliminar
    11. Deve ser mesmo burro que nem conseguegues interpretar uma única frase de português...

      Eliminar
    12. Alguém sabe quanto ficou o chaves?

      Eliminar
    13. Tem vergonha na puta da cara ó quid corrupto., que nós continuamos "vulgares" a fazer da vossa tola um MELÃO.

      Eliminar
    14. Méééééé
      Golo ilegal?És mesmo cromo!

      Eliminar
    15. Quis. O SLBenfica instituição centenaria, não tem de te provar nada... Quem es tu comparado com a intituiçao SL Benfica? O SL Benfica e tricampeao Nacional, o Sporting não ganha o campeonato a mais de uma década e o FC Porto a três anos que não ganha nada... Se alguém tem de provar algo são os rivais e não o tricampeao... PS: O Sl Benfica empatou no Dragão, com o FC Porto na máxima força e o SL Benfica sem 6 titulares... Na Luz com os titulares todos a conversa e outra.

      Eliminar
    16. Ilegal parece-me que andas tu há já vários anos
      Se tivesses nos EUA, construíam um muro a tua volta...
      Nao te esqueças das 'Chaves' da barraca que é a tua equipa.

      P.s: para veres futebol tão ofensivo e bem jogado como o de intem, não é preciso andar a meter 'bombas' do povoas...

      Eliminar
    17. Águia Preocupada20/11/16 13:09

      Falas de cátedra, não é?! Sabes bem o que andaram a fazer durante 30 anos...
      "Cá se fazem... Cá se pagam!"

      Eliminar
    18. Então a amarelinha? Guardaram-na para o copenhaga? lol Estranho é os corruptos terem corrido que nem doidos contra o Benfica e contra o chaves pareciam que estavam com gripe. Isso de se moralizar um plantel à base do ódio, contra o Slb, só se pode fazer 2 bons jogos por ano. Ainda vão ter muitas saudades da torre do flopetegui ahaha Que cabeçudos.

      Eliminar
    19. A escrever e pensar assim nao pode ser um quid..mas sim um Kid qualquer.

      Eliminar
    20. Benfica Tripeiro, à hora a que escrevo estava assim:

      1. Sporting
      2. Chaves
      3. Benfica
      4. Estoril
      5. Académica
      6. Sanjoanense
      7. Covilhã
      8. Penafiel
      9. Real Massamá (Campeonato de Portugal)
      10. Setúbal
      11. Vilafranquense
      12. Tondela
      13. Torreense
      14. Leixões
      15. Braga-Santa Clara
      16. Boavista-Guimarães

      Eliminar
  2. Ó Quid. Desde que deixaste de escrever no teu blog o Porto nunca mais ganhou nada.

    ResponderEliminar
  3. Masterpiece20/11/16 11:17

    " É fácil falar depois do jogo "
    Claro, tal e qual como o dizia o João Pinto "prognósticos, só no fim do jogo"

    E tem mais,"o meu clube estava à beira do precipício,mas tomou a decisão correcta:deu um passo em frente "

    Quid,nunca nos abandones, tu és o maiiior oubiste ��

    ResponderEliminar
  4. Quid, mas faz lá um esforço. Tirando as tuas palas verdes dos olhos, não achas que o Benfica está a jogar bem?

    Consegues conceder isso?

    ResponderEliminar
  5. Mas a minha questão é: Rui Vitória, como fica no meio deste brilhantismo? Temos a estrutura, os adeptos, os jogadores, a sorte, os árbitos, será que o treinador do benfica não merece o reconhecimento de dar oportunidade a jovens, a portugueses, mudar o chip na cabeça do jogadores,criar grandes jogadores, saber trabalhar com o scouting e avaliar bem cada jogador, que mais terá este homem que fazer mais? Grande homem, grande treinador!

    ResponderEliminar
  6. Vai lá para o curral, tripeiro.

    ResponderEliminar
  7. Eu vi dois penaltis nos primeiros 10 minutos iguais ao que o Futebol Canelas do Porto se queixa, um até deu amarelo ao Cervi vejam lá. Resultado 6-0, vejam lá.

    Mais alguem acha cómico que o adeptos do Futebol Canelas do Porto, que passaram decadas a agredir jogadorer em campo sem qualquer punição, andem agora a chorar porque cada vez que tocam nas princesas elas mandam-se para o chão?

    O Sálvio jogou a bola, houve contato fisico? Houve, que eu saiba contato fisico é permitido no futebol, até existe uma coisa chamada carga de ombro vejam lá.

    Olhem a leitaria do Benfica!
    http://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2016/11/GoalPoint-Barometro-Liga-NOS-201617-2-Remates-infog-300x300.jpg

    Isto para marcar golos de ressalto é preciso primeiro de tudo rematar. Isso em vez de aguentarem cargas legais e rematarem à baliza, mandem-se para o chão! E depois chorem! Assim ganham o campeonato de certeza!

    Deixem-se estar ou andrades e comédias, o BEnfica neste momento é superior em tudo, e voces perante gestões desportivas incompetentes andam a comer geladinhos com a testa. O Porto no ultimos anos tem sido uma comédia, ninguem percebe aquela politica de contratações e dispensas, alguem que explique o Brahimi e o Aboubakar, os melhores são jogadores emprestados, o que eu me vou rir se o Benfica for buscar o Jota, o Sporting são mais de 100 jogadores comprados no mandato, mas os melhores continuam a ser os que vieram da formação, Gelson, Adrien, William e PAtricio e os emprestados, tá tudo dito sobre a competência que ali vai.


    Tá pior que o ano passado? Há pois está, foi por esta altura que o Benfica começou a carburar o ano passado, mas este ano, em vez de estar 8 pontos atras está 5 a frente! E a contratação mais cara do futebol portugues e o melhor jogador do futebol portugues ainda nem calçaram as botas.

    Eu se fosse andrade ou comédia tambem estava super preocupado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que disseste tudo! Sò um cego não vê!

      Eliminar
  8. A vida não está fácil para os anti externos e internos.
    6-0. Fácil. Sem forçar. Com respeito pelo adversário quando ficou reduzido a 10.

    ResponderEliminar
  9. A nova teoria dos carneiros é que os adversários contra nós abrem todos as pernas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nova? Já é desde o ano passado.

      E têm coragem de dizer isso depois da pouca vergonha do ano passado, em que equipas poupavam para jogar contra nós, treinavam tácticas de 3 centrais no jogo anterior, foi um fartote.

      Eliminar
    2. Que anda a abrir as nalgas são os lagartos...há 15 anos

      Eliminar
    3. Nova? Mas essa teoria e mais velha que a teoria da relatividade (e relativamente normal que as nossas vitorias sao sempre obra do acaso, seja ele qual for, de acordo com as opinioes dos invejosos)

      Eliminar
    4. Não são os adversários, são só os clubes amigos, clubes-satélite que vão estagiar, treinar e lanchar ao Seixal antes dos jogos.

      Eliminar
  10. Isto merecia mesmo um post? Estar preocupado com o que um lagarto (Tadeia) acha sobre o que outros lagartos ou tripeiros acham?
    Fdx! Poupem-me

    ResponderEliminar
  11. A grande questão é: porque é que o Porto não jogou em Chaves o que jogou contra o Benfica?

    Tanto vigor, tanta posse, tanta recuperação, tudo começou a desaparecer aos 65' de jogo contra nós e se estendeu até Trás-os-Montes.

    Porquê?

    Alguém se lembra de um jogo brutal contra o Málaga, ainda tinham o Moutinho, nas Antas, para a Champions? O que aconteceu depois?

    Que fenómenos são estes?

    Porque desapareceu André André? E
    Brahimi? Porque é que Danilo não joga em
    Madrid? Porque é que Falcão só agora recupera, 4 ou 5 anos depois? Porque é que Hulk só jogou na Rússia e agora na China?

    Há controlo no campeonato português? Houve controlo nas Antas contra nós? Se sim, que jogadores lá foram?

    Zé Pincel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está um assunto que ninguém qur tocar.

      Um dos mestres do doping é só uma das figuras da UEFA, e era o responsavel medico do FCP.

      Quem percebe de futebol sabe que as segundas partes ou nos jogos seguintes dá-se o peido de mestre se tiver recebido ajudas extra. Tipo 50/50, telefone ou de um Amigo.

      Eu lembro-me de ver o Hulk antes de uma convocatoria para o Brasil nem se mexia, quanto mais correr.

      Eliminar
  12. realmente da pena ler e ouvir os anti-benfas...temos de ter paciencia em aturar certas atordoadas imitidas por essa gente AZIADA...tanto os andrades como os "karneiros"investiram forte para tirar o poderio ao slb,mas como se tem visto nao esta a ser facil para eles,porque o slb esta muito forte ate ao momento e acredito que isso continuara,porque temos mesmo um grupo de jogadores muito fortes,e aguardamos que esse mesmo grupo nos continue a dar muitas alegrias aos milhoes de benfiquistas espalhados pelo mundo...
    AMM

    ResponderEliminar
  13. aguiakiller20/11/16 15:05

    Bom jogo ontem do Gloriozzzzzo, espero que esta quarta-feira possamos trazer os três pontos da Turquia, concentração, empenho, humildade, entre-ajuda a todos momentos do jogo para ganharmos ao Besiktas...Rumo ao 36

    saudações de Cabo verde
    Aguiakiller

    ResponderEliminar
  14. Bom jogo ontem do Gloriozzzzzo, espero que esta quarta-feira possamos trazer os três pontos da Turquia, concentração, empenho, humildade, entre-ajuda a todos momentos do jogo para ganharmos ao Besiktas...Rumo ao 36

    saudações de Cabo verde
    Aguiakiller

    ResponderEliminar
  15. Mas o Benfica também tem um plantel de um luxo nunca visto em Portugal. Ontem sacou quase 50 milhões do banco... isto nos anos dos Pesaresis e Escalonas, seria algo impensável. A volta que deu o Benfica. Estamos perto dos grandes da Europa. Chegaremos lá.

    ResponderEliminar
  16. Bom jogo ontem do Gloriozzzzzo, espero que esta quarta-feira possamos trazer os três pontos da Turquia, concentração, empenho, humildade, entre-ajuda a todos momentos do jogo para ganharmos ao Besiktas...Rumo ao 36

    saudações de Cabo verde
    Aguiakiller

    ResponderEliminar
  17. Em 27 comentários 90% eram a responder-me... parece que lhes mexi na ferida.

    :-)

    E eu é que sou o triste. Olha se andasse triste há 55 anos sem saber o que é um Título Europeu, ou há 108 anos sem saber o que é um TETRA, um Título Mundial!!!!

    Se fossem sérios e honestos falariam no João Capela Gaivota. Mas até nisso se vê como são, a maioria dos adeptos do Clube do Regime. Gostam de ganhar com batota. E são tão hipócritas que chamam corruptos a quem tem cadastro, registo criminal limpo e esquecem os seus telhados de vidro de pechisbeque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um que se julga de Pápa.

      Vai comer onde comem as galinhas.

      Vive o teu momento, não queiras viver o dos outros.

      Não tens respostas para aquilo que estás viver?

      Temos pena. Aprecia o melhor que o futebol têm. Azia.

      Eliminar
    2. alerta vermelho21/11/16 01:17

      Então mas queres vir aqui dizer bacoradas e achas que não te respondiam?!! Então e mexeste em qual ferida? Uma grande ferida tens tu no cérebro! Se calhar as escutas do apito dourado são ficção! O teu clube está falido, e se já não fores lá muito jovem arriscas-te a não o ver mais ganhar ( saúde eu desejo-te). Vai-te roendo todo, pois tens muito que te roer!

      Eliminar
  18. Quid, Os benfiquistas são assim, recebem com mimos e atenção os adversários como tu.

    Não vão a casa das pessoas - como no caso do Chaves - dizer que elas são só ajudadas pela arbitragem é que vos eliminaram.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking