O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Só num país de gente vendida e burra é que esta gente está solta.

. 28 comentários

" Em causa estão denúncias anónimas e o comportamento de Eduardo Silva, dono da SPDE, empresa que detinha o monopólio da segurança privada no Porto

O presidente do FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa terá, segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), contratado, por diversas vezes, serviços de segurança privada ilegal.

Ontem, fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ao DN que este departamento deduziu várias acusações no âmbito da operação Fénix - que conta com mais de 60 arguidos suspeitos de vários crimes, sendo o mais grave de associação criminosa - não confirmando, porém, que um dos acusados será o líder dos portistas.

Mas o DN sabe que Pinto da Costa é um desses arguidos e que poderá ir a julgamento, apesar de até ontem ao final da noite não ter sido notificado para o efeito. O presidente do clube terá de responder pelo crime mais leve na lista que envolve as suspeitas desta investigação: recurso a atividade ilegal de segurança privada. O dirigente terá recorrido aos serviços do empresário Eduardo Silva, conhecido por Edu. O crime pode ser punido com pena de prisão de um a cinco anos ou uma mera pena de multa.

Na lista de acusados (cerca de 50) estará Antero Henriques, vice-presidente do FCP e diretor-geral da sociedade anónima desportiva do clube para o futebol. De acordo com as informações recolhidas, Antero Henriques e Eduardo Silva são precisamente os arguidos a quem são atribuído os crimes mais graves.

Mas quem é afinal Edu?

Personagem central desta investigação criminal - iniciada pela PSP do Porto há um ano e meio -, Edu, o homem também conhecido por Maestro é dono da SPDE, empresa que detém praticamente o monopólio da segurança privada na noite do Porto, foi preso preventivamente em julho deste ano, na altura com outros 15 arguidos. Nem Pinto da Costa nem Antero Henriques chegaram a estar presos preventivamente.

Segundo o Ministério Público, Eduardo Santos Silva é suspeito de liderar um grupo violento que nos últimos anos se impôs na Invicta e em outras cidades do país alegadamente através de um esquema de segurança ilegal, ameaças e extorsões que semearam um clima de terror e medo entre a grande parte dos empresários da noite. Nas várias escutas que a PSP terá feito às comunicações telefónicas de Edu Silva - presentes no processo que corre no DCIAP - o dono da empresa de segurança terá sido ouvido a gabar-se da capacidade de mobilização dos seus homens.

Dias antes de uma deslocação do FC Porto a Lisboa, para um jogo com o Sporting, Eduardo Santos Silva terá deixado a garantia: "Se for necessário ponho 200 homens em Lisboa." Em causa estaria a segurança do presidente do clube, mas também dos jogadores da equipa de futebol.

Os procuradores João Centeno e Filomena Rosado, responsáveis pelo processo, terão assim conseguido provar que Pinto da Costa, quando contratou a SPDE, sabia que a empresa e Edu Silva não tinham qualquer autorização legal para exercer essa atividade. Pinto da Costa está desde julho sujeito a termo de identidade e residência. O processo investiga os crimes de extorsão agravada, coação, detenção de arma proibida, ofensas à integridade física qualificadas, associação criminosa, exercício ilícito de atividade de segurança privada e favorecimento pessoal.

Em setembro de 2014, o presidente do FC Porto foi absolvido da prática de corrupção na forma tentada, num jogo que deu origem a um dos processos judiciais mais mediáticos: o Apito Dourado. Em causa estão as escutas que estavam na base da acusação do Ministério Público que acabaram por ser consideradas ilegais. Também o árbitro Jacinto Paixão foi absolvido pelo tribunal por factos alegadamente praticados no desafio do Porto com o Estrela da Amadora em 2004." - DN.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Concordo contigo caro Shadows.. deviam estar presos. Aliás, já o defendo há muitos anos.

    PC devia ir preso 2 meses por roubar uma galinha. LFV devia ir de cana 20 anos por roubar o Galinheiro inteiro.

    - - -

    É que PC cometeu um ilícito considerado leve...

    Já a actividade paralela em Portugal dos Bancos, Empresas de Construção Civil.. envolve mais de 50 Mil Milhões !!!

    Brincamos..




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando queres, o que é que sempre, és um toto de primeira.
      Sabes quantos milhões estão na Suíça? Que deviam estar nos cofres do FCP?
      Fora o resto....és muito básico.

      Eliminar
    2. Diz lá Shadows, quantos Milhões são?

      E dos cofres do SLB, não desaparece nada?
      Ah já sei...em Lisboa é tudo gente séria, não há falcatruas...

      Eliminar
    3. O "KID" é uma anedota pegada

      Eliminar
    4. caro Shadows,

      Falei-e da Economia Paralela que existe em Portugal.. falei-te de Bancos: BPN, BES , BANIF.. falei-te de Empresas de Construção Civil..
      e falo-te de Imobiliárias. VAI lá ler, ver o R&C oficial do teu SLB e VÊ de quantas, quantas Empresas LFV é dono, sócio, presidente!!
      E fala-nos da Parvalorem, dos milhões da EPUL, da CML.. ou até dos terrenos da antiga EXpo 98 !!!

      Fala-nos disso se és capaz.

      Eliminar
    5. Quid, fala-me dos milhões injetados no FCP pelo Fernando Capachinho Gomes ou pelo Nuno Cardoso.

      Queres falar nisso?

      Eliminar
    6. Lá estás tu a querer comparar o roubo de uma simples galinha, com o assalto do galinheiro todo.. é como querer comparar a Ponte D. Luís com a Golden Gate Bridge !!!

      Eliminar
  2. Anónimo4/1/16 12:30

    Estes andam sempre metidos em esquemas ilegais e nada lhes acontece...

    Justiça de merd?X/&%!

    Saudações Benfiquistas!

    Águia do Norte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que alguma coisa aconteça nos próximos tempos....

      Eliminar
    2. Sim, pode ser. Pode ser que haja mais um erro processual, como no caso do vitinho da branca, e a coisa acabe como de costume: em nada.
      Preocupa-me mais esta cassete repetitiva dos lagartos que, semana após semana, não conseguem deixar de falar no Benfica. Curioso que as armas estão todas apontadas para a luz. Para norte, apenas umas fisgadas inofensivas de tempos a tempos.

      Eliminar
  3. Pedro Salgado4/1/16 12:35

    Shadows, tive a esperança que fizesses um post sobre a arbitragem do passado sábado. A justiça não é muito diferente do que acontece no futebol. Proteje os grandes e é implacável com os pequenos. Infelizmente não vejo esta revolta e indignação quando os grandes clubes são protegidos pelas arbitragens, pela imprensa, pelos contratos televisivos "leoninos" que deixam migalhas para todos os outros. Os pequenos que se lixem! São pequenos e irrelevantes....
    é assim a mentalidade. Os clubes grandes têm muitos adeptos porque ganham mais vezes, porque são Poderosos, os portugueses gostam de se enconstar a que manda e é cruel com os perdedores.
    Não deixa de ser curioso que os mesmos que se indignam e fazem manifestações contra os Salgados, Sócrates, Loureiros e Papa dos Andrades desta vida, acham que um clube por ser grande deve ter um tratamento diferenciado......É uma questão de mentalidade, uma questão cultural!
    O apito dourado desceu o Boavista (pequeno), não tocou no Porto (grande). Parece-te bem? Obviamente que não! Agora a minha dúvida é se fosse o Benfica mantinhas a mesma opinião? Aí tenho as minhas dúvidas!
    A justiça não é um oásis, está inserida numa sociedade que proteje os grandes, os poderosos e essa é a história de um Portugal pouco democrático, apoucado e acéfalo.
    Com os melhores cumprimentos,
    Pedro Salgado



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas afinal onde é que o Xistra favoreceu o Benfica?
      Se tivesse feito um arbitragem decente pelo menos 2 jogadores do Vitória tinham ido tomar banho mais cedo...ou fui só eu que vi a agressão ao Jonas e o Cafu não ter visto um segundo amarelo?
      A cultura desportiva devia começar nos bancos da escola, mas isso seria pedir demais...

      Eliminar
    2. Pedro Salgado4/1/16 17:19

      Caro Catedrático, não é por escamoteares uma evidência que ela deixa de existir. O Otávio devia ter sido expulso. Também o Eliseu devia ter vindo para rua por cotovelada ao Bruno Gaspar. Quanto ao Cafú, meu caro, a tua imprecisão é tal que não vale a pena.
      Sabes uma coisa, o Xistra querendo beneficiar acabou por prejudicar e muito o Benfica. Pois se tem assinalado pelo menos um penalty, possivelmente, teríamos perdido e hoje talvez não fosse só o Real Madrid a apresentar um novo treinador. O Benfica não jogou nada, não joga nada há muito tempo e tem ganho com vitórias caídas do céu (esta tb com ajuda terrena). O Bi-Campeão não se impõe em lado nenhum, nem num campo onde este ano só venceram o Nacional, Marítimo e Braga.
      O teu comentário apenas confirma aquilo que escrevi anteriormente. Falares em cultura desportiva num país onde parece apenas existirem 3 clubes é de...catedrático.
      Bom Ano!
      Pedro Salgado

      Eliminar
    3. Meu caro, eu não estou a escamotear rigorosamente nada, não estive em Guimarães porque a tua cidade tornou-se demasiadamente perigosa de há uns anos a esta parte, mas o facto de não ter estado in loco não me impediu de ter visualizado e gravado o jogo e portanto com todas as ferramentas para poder analisar com tranquilidade os lances mais polémicos. E como já percebi que és um jovem imberbe e fanático,por uma questão de principio não vou dar-te mais palha, porque leste selectivamente o meu comentário e pegaste com pinças naquilo que mais te convinha, porque se tivesses sido um pouco mais assertivo terias percebido que quando falo em cultura desportiva e que a mesma DEVERIA COMEÇAR NOS BANCOS DA ESCOLA, ficavas a perceber os motivos porque eu digo no principio que a TUA CIDADE tornou-se demasiadamente perigosa para os adeptos do Benfica... ponto final !

      https://pbs.twimg.com/media/CXveqiyWAAErXDp.png

      PS.Numa coisa estou de acordo contigo, os filmes do Pato Donald são óptimos !

      Eliminar
    4. Pedro Salgado5/1/16 10:23

      Caro Catedrático, pelo nível da argumentação fiquei esclarecido - já estava desconfiado - quanto ao imberbe e ao fanático. Fique bem e continue a ver os jogos pela televisão para poder analisar os lances com rigor e tranquilidade.
      Bom Ano e que nunca fique sem sinal, são os meus votos para 2016.
      Com os melhores cumprimentos,
      Pedro Salgado

      PS:

      Eliminar
    5. Agradeço e retribuo em dobro, votos de um excelente 2016 !
      Continue a cultivar o gosto pela música que é sinónimo de bom gosto,que eu vou continuar a pugnar por um Portugal mais democrático, mais literato e mais justo !

      Eliminar
  4. Anónimo4/1/16 12:41

    Apoiamos o esforço da Direcção do Benfica para Salvar o Futebol português!

    ResponderEliminar
  5. E aquele "descuido involuntário" de permitir aos 4 que foram engaiolados terem "acesso" às 20 buscas que iam ser feitas?
    Aqueles "juízes" são uns relaxados, pá!
    Deviam ser multados praí 20 euros cada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa notícia tambem a li, curioso ter sido um Juiz substituto a decidir mostrar á defesa todas as buscas que ainda iam ser realizadas, ou seja esse pessoal já tá todo avisado, é um escândalo autentico e ainda por cima ás claras, ou seja a PJ andou meses a investigar , a andar infiltrados e a pôr em risco a própria vida, e vem um Juizeco abrir o jogo e a deitar por terra toda a investigação, uma vergonha para a justiça portuguesa, ESCANDALOSO!!

      Eliminar
    2. Anónimo4/1/16 14:30

      AVEIRO CONNECTION:- SALA DO TRIBUNAL
      JUIZ:- ENTÃO CONTE LÁ O QUE SE PASSOU
      REU:- SR.DR.JUIZ EU FUI PERSEGUIDO E SÓ DEPOIS DE ME APANHAREM DNTRO DO ESTADIO DAS ANTAS É QUE SOU SER A PJ
      JUIZ:- E PQ FUGIU PARA DENTRO DO ESTÁDIO DAS ANTAS?
      RÉU:- PQ ERA COSTUME ENTREGAR LÁ UMAS DROGAS...
      JUIZ:- O CASO QUE ESTAMOS A JULGAR NÃO É DE DROGA MAS SIM DE CONTRABANDO DE TABACO.
      REU:- MAS SR. JUIZ...MAS...MAS
      JUIZ:- SE NÃO TEM MAIS NADA A DIZER RETIRE-SE.

      CONCLUSÃO DA HISTÓRIA.NA MANHÃ SEGUINTE EM CUSTOIAS O REU APARECEU ENFORCADO...

      JÁ PARECE O OUTRO QUE SE SUICIDOU NA TORRE DAS ANTAS COM DOIS TIROS E A PISTOLA SUMIU. VÃO VER ELE AINDA A FOI ESCONDER...

      Eliminar
  6. Acham mesmo que ele vai preso?? Lol
    Nao devem saber quem é o Pidá e a historia...

    ResponderEliminar
  7. Se eu contratar os serviços de uma empresa, tenho primeiro de investigar a empresa e todos os seus funcionários, ou simplesmente acredito que o Estado fez esse trabalho quando emitiu o Alvará de Licença e aceitou a inscrição dessa mesma empresa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/1/16 13:46

      Neste caso não era necessário. Toda a gente no Porto sabe quem era a empresa, o que fazia e os métodos que utilizava. A maioria dos "seguranças" são membros dos SD, gente que ninguém seja quem são no Porto.

      Eliminar
    2. Anónimo4/1/16 14:49

      E quem é que te disse que a SPDE tinha alvará para funcionar?

      Eliminar
  8. Por falar em roubos, eu estou extremamente incomodado com a forma como ganhámos em Guimarães.

    Sou só eu ou só há comentários e posts quando são os outros beneficiados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o teu clube já jogou em Guimarães?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking