O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Sport Lisboa e Benfica 2015: o Ano da Transformação

. 52 comentários

Podemos discutir o que quisermos em termos de estratégia, visão ou opções... podemos aqui discutir o Sistema, o Sporting, as invejas, o que quiserem... mas uma coisa não se pode esconder:

- A actual Direcção do Sport Lisboa e Benfica tem hoje um ecossistema de patrocinadores ao nível do melhor que há no mundo e com receitas que não só estão muito acima de qualquer rival nacional, como acrescentam valor ao Clube e à estratégia internacional.

Assim, muito por alto neste quadro de parceiros estarão entre 65 e 70M€/ano. É BRUTAL!

... e ganha uma expressão ainda maior quando a isto juntamos o facto de tal ocorrer de forma absolutamente isolada do mercado nacional onde o Clube está inserido.

Reparem que nenhum dos rivais tem sequer patrocinador para a camisola da equipa principal, o Benfica recebe mais pelas camisolas da formação do que recebiam os rivais pela camisola principal dos antigos sponsors.

O SLBenfica tem acordo com o "technical sponsor" na ordem de mais do dobro dos rivais. Tem um naming da Academia que nenhum consegue... E tem agora os direitos televisivos valorizados em mais do que valem os direitos dos rivais... juntos.

Podemos discutir o que quisermos em contexto do que foi dito e agora feito, da estratégia seguida e/ou alterada, do alegado papel que "dark forces" representam nisto... mas 70M€/ano? É FABULOSO e totalmente fora da realidade nacional...

E reparem nas marcas... líderes nacionais (NOS, CGG, Sagres) e/ou marcas globais (Coca-Cola, Adidas e Emirates) que lideram no seu setor mundialmente. Não temos a Macron ou a New Balance ou BMG ou a Revigres.

Num caminho parelelo desta transformação surge outro fator que fará do SLBenfica uma referência mundial no futebol e, consequentemente, para os seus parceiros:

O FUTEBOL DE FORMAÇÃO!



Já saíram do "novo" CaixaFutebol Campus nomes como Bernardo Silva, João Cancelo (que golão ontem!), Ivan Cavaleiro ou Helder Costa. Tudo jogadores que estão a jogar em bom nível em clubes de media dimensão em Espanha e França. Estão no plantel jogadores como Nelson Semedo, Gonçalo Guedes ou Renato Sanches que, dependendo da força do SLBenfica, poderão abandonar o clube em breve (max 2 anos) para entrar no topo da Europa do futebol e seguem-se nomes como Nuno Santos, Ederson, João Carvalho, Diogo Gonçalves, José Gomes, Sancidino Silva, João Teixeira, Lindelof, João Nunes... e poderia continuar.

Não sei se vamos ganhar o campeonato este ano... não sei se as respostas que tenho para dar ao Shadows sobre as suas dúvidas são as que ele gostava de ler... mas sei que seguramente que o SLBenfica está a preparar um caminho de sustentabilidade - algo que defendo há muito tempo - e que seguramente irá fazer no campo o mesmo que está a fazer fora dele face aos seus adversários, quando estes definharem nas suas próprias estratégias irrealistas.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

52 comentários

  1. Tanto dinheiro, e tanto Eliseu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tão poucas palavras e tanta sabedoria :) ... muito bom

      Eliminar
    2. 2 comentários e 2 tozés.

      Eliminar
  2. Enviesamento claro em cada post que apresentas.Em vez de realçar a capacida de SLB em lidar com multinacionais, toma moderação no facto de as mesmas fazerem estudos de mercado e optarem pela instituição mais representativa e significante em determinado mercado.
    O SLB está condenado a ser grande. Deixa lá esses encómios constantes, pois não só o passivo os dispensa, como seria preciso uma direcção psicoticamente incompetente para não conseguir usar a grandeza do nosso clube de forma comercialmente rentável.

    ResponderEliminar
  3. É tudo fabuloso. Menos o passivo gigantesco...
    Mas deve haver uma explicação, especialmente para a necessidade de dinheiro fresco a toda a hora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até o Real tem um passivo gigantesco.
      Estás sempre a pegar em algo para dizeres mal do glorioso.

      Eliminar
    2. Está apenas a desempenhar a função dele. Eu como Benfiquista se fosse a um blogue adversário faria precisamente o que ele faz. Relevo o se fosse, porque não vou. Não me presto a esse tipo de serviço.

      Eliminar
    3. O passivo pode ser gigantesco sempre e quando o activo seja maior, não vejo onde está o problema.

      Eliminar
    4. Qual passivo gigantesco? É tão gigantesco que apenas com os direitos televisivos esse passivo passa a zero. E o ativo, esse sim, continua ainda mais gigantesco.

      Volte lá para o buraco Jota Pê, como já percebeu toda a gente já sabe quem você é.

      Eliminar
    5. O passivo gigantesco consegue mesmo assim ser muito menor do que a melancia que tens em cima dos ombros ... pevides para deitar fora. e o resto resume-se a água.. muita água !

      Eliminar
  4. Tenho que dar os parabéns ao excelente trabalho desenvolvido pela vossa direção neste campo e que deviam fazer abrir os olhos aos clubes adversários e em particular pelo Sporting do qual sou simpatizante.

    É de ressalvar que assim estão em condições para resolver os problemas de passivo de uma forma bem sustentada.
    Ou por outro lado estarão em condições de investir no futebol e no desenvolvimento do clube de uma forma como nunca vista em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Lá estamos nós a exagerar, aumentar, a emprenhar pelos ouvidos..

    Quanto é que está no R&C relativo a receitas para Patrocínios?! Quanto é que está no Orçamento previsto para receitas em Patrocínios?!
    ISSO é que conta.. ISSO é que interessa, não as manchetes estapafúrdias de Curreios da Manada !!

    Mais.. o sr GB sabe bem que se o FCP quisesse ter patrocínios nas camisolas na ordem de valores como o da Emirates, também os teria..
    Mas o FCP não se vende por tuta e meia !!

    E, o sr GB sabe bem que o contrato com a NOS é para 3 anos.. e começa numa base de progressão na ordem dos 25 milhões.. que 'pode'
    depois ir até aos 400 milhões.. daqui a 10 anos !! pode..


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves pensar que as finanças do teu clube dão para o porto dar-se ao luxo de esperar loool
      Essa conversa não cola

      Eliminar
    2. Oh quid, és um ganda cómico!!. Toma Kompensan que isso passa, ou então vaselina

      Eliminar
    3. Hummmmmm........Patrocionios na camisola castanho cagalhao ? SPD ou A ARCA ? Pagam em fruta ou em café com leite ?

      Realmente o q interessa é o q esta no R&C e no da tripalhada aparece a ZERO ! Isso é q interessa o resto é devaneios.

      O contrato da Emirates conforme sabe é para a equipa B, mas como o seu clube nem para a A arranja entendo a sua confusao.

      O contrato com a NOS é renovavel por vonta de qualquer das partes, o mesmo sera dizer q so nao é renovado se o Benfica nao quiser...........quer um desenho ?

      Tem razao qd diz q o FCP nao se vende por tuta e meia........é mesmo por meia tuta........vai uma fruta de dormir ?

      Ramos.

      Eliminar
    4. "Mais.. o sr GB sabe bem que se o FCP quisesse ter patrocínios nas camisolas na ordem de valores como o da Emirates, também os teria..
      Mas o FCP não se vende por tuta e meia !!"

      É assim mesmo! E o Benfica devia ter feito o mesmo com os direitos televisivos! Ou 300 milhões ou nada!

      Eliminar
    5. "Mais.. o sr GB sabe bem que se o FCP quisesse ter patrocínios nas camisolas na ordem de valores como o da Emirates, também os teria..
      Mas o FCP não se vende por tuta e meia !!"
      Aí tenho de concordar. Vens provando e comprovando ao longo do tempo as tuas skills em Gestão. Até o meu sobrinho se lhe disserem: "preferes comer apenas uma barra de um Twix, ou não comer nenhuma?"
      O contumil como nada em dinheiro, prefere não receber nada a ter de se humilhar por uns milhõezitos. Vida de rico é assim, não épara quem pode, é para quem quer.

      Eliminar
    6. Claro que é porque nao quer, Feirense. Por estar em tao boa situacao financeira, ao ponto de "nao querer" patrocinios por tuta e meia e que aparece o nome Internationale bankhaus Bodensee tantas vezes. E com juros baixinhos!!
      E que andam a vender jogadores para pagar dividas e juros.

      Nós sabemos que "nao precisam"

      Eliminar
    7. Quid pelas vossas zonas nem com Casillas arranjam patrocinador para as camisolas quanto mais.. por isso preocupa-te com o teu clube sff.

      Eliminar
    8. A dor de corno do Quid consegue ser maior e mais consistente do que a melancia do Jota Pê...

      O fóculporto não precisa de patrocinios, mas teve que ir a Belo Horizonte falar com o Banco BMG para construir o seu Museu a troco da utilização de determinados espaços publicitários para a divulgação e promoção de seu nome, bem como de apor o nome do BMG ao do Museu do FC Porto e em materiais, referências e empreendimentos a ele conexos...

      Oh Quid, e se fosses dar música lá pará tua rua !

      Eliminar
    9. quid..."Nós" ??

      Tu és porquista pa!

      Eliminar
  6. Essa apetência das marcas pelo Benfica tem mais a ver com o universo dos adeptos do que com os sucessos da política desportiva proporpcionada pela direcção.
    Dá para avaliar passes de jogadores postos de parte pelo A.Madrid em 18 milhões, mas não nos faz "iguais ao Real Madrid".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A realidade é esta.
      O fcp e o sporting não têm a capacidade de angariar patrocinios desta monta.

      Eliminar
  7. A perfunta que se coloca é:
    Os 400M€ vão ser gastos em packs de marretas?

    ResponderEliminar
  8. Vejo muitas marcas famosas, mas os factos esses até agora dizem que no 1º trimestre desta nova época o Benfica perdeu receitas de patrocinios comparativamente com o mesmo periodo do ano passado

    1º trimestre de 2014 o Benfica recebeu 4.790.000 Eur de patrocinios
    1º trimestre de 2015 o Benfica recebeu 4.532.000 Eur de patrocinios

    Isto são os factos e ratificados pelas entidades competentes, portanto até à data o Benfica esta a receber menos esta época que na época anterior, independentemente se os patrocinadores são mais "bonitos ou mais feios", esta é a realidade

    Portanto não vamos embandeirar em arco, e esperar pelos próximos trimestres para aferirmos se de facto estes patrocinadores todos novos estão a valer a pena ou se afinal mudou o nome do patrocinador, mas ficamos a receber o mesmo ou menos...

    Esperar para ver, antes de se embandeirar em arco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filtro de Café3/12/15 20:42

      Este mastronço também deve ser infiltrado. Nunca ouviu falar de periodização de receitas e de custos.

      Eliminar
    2. Filtro de Café

      A mim não me ensinas tu Contabilidade

      Mas para tua informação a periodização já existia o ano passado, não existe desde agora, portanto COM periodização:

      1º trimestre de 2014 o Benfica recebeu 4.790.000 Eur de patrocinios
      1º trimestre de 2015 o Benfica recebeu 4.532.000 Eur de patrocinios

      Percebeste ou queres um desenho?

      Isto são factos e estão ratificados pela entidade competente, diga-se um ROC, e portanto têm mais validade que a chafurdisse da comunicação social

      Face aos factos que apresentei e se souberes ler, facilmente chegas à conclusão que ainda é cedo para embandeirar em arco com estes novos patrocinadores, porque até à data, o Benfica até esta a ganhar menos que no ano anterior

      Agora vai lá aprender contabilidade antes de vires falar comigo

      Eliminar
  9. Entremos então em “modo Professor Fofana”:

    1) Os jogos do Benfica em casa (equipa principal e B) continuarão a passar na BTV;

    2) A BTV permanecerá, assim, um canal pago – ao mesmo preço;

    3) Para um benfiquista, deverá ser relativamente indiferente se se mantém esta ou aquela liga (a inglesa já voou): quem assina o canal deve fazê-lo, sobretudo, por militância - sendo que o valor pago para assistir ao Benfica em casa e restantes conteúdos, é uma autêntica pechincha;

    4) Dito isto, é bem possível que se torne progressivamente um canal mais “virado para dentro”, para a vida do Benfica – e, portanto, menos dispendioso;

    5) A BTV será, em Portugal, um exclusivo NOS;

    6) Já os jogos fora do Benfica continuarão a passar na Sportv, estando agora esse número de jogos (fora) dependente de futuros acordos a serem estabelecidos entre NOS e restantes clubes;

    7) Os jogos do Benfica na Luz passarão igualmente na Sportv, permitindo, a quem não se quer associar à BTV, continuar a assistir aos jogos por outra via;

    8) Deste modo, será possível a qualquer assinante de uma qualquer das operadoras disponíveis, acompanhar os jogos do Benfica (em casa e fora), mesmo não tendo o exclusivo BTV, uma vez que o poderá fazer através da aquisição dos direitos de transmissão da Sportv, pagando para esse efeito à NOS;

    9) Neste seguimento, e contrariamente à treta da centralização dos direitos televisivos (que só serviria para os mesmos de sempre mamarem na mesma teta de sempre – na do Benfica), essa premissa deixa de estar nas mãos irresponsáveis e egoístas dos clubes, para agora passar a mandar a lei do mercado – ou seja, os jogos dos clubes valerão o que o mercado (e não votações e acordos à porta fechada na Liga) der por eles;

    10) Para aqueles que defendem que é injusto, desigual, proponho o seguinte exercício: tirem o Benfica da equação e vejam quanto valeriam os jogos do campeonato português. Este acordo entre NOS e Benfica beneficiará TODOS. Vai haver choradeira, vitimização e chantagem, mas não porque achem tudo isto mal: mas porque também querem para eles, o mais possível;

    11) Com isto, o Benfica aumenta em muito as receitas e diminui consideravelmente as despesas (nomeadamente com a BTV);

    12) O acordo a 10 anos, ainda que incerto quanto a melhor servir os interesses do Benfica, foram as propostas colocadas por MEO e NOS em cima da mesa – uma vez que era condição imprescindível para o (lucro e viabilidade do) acordo;

    13) Direitos dos jogos a €25M + BTV a €15M pode muito bem ter-se revelado uma jogada de génio de ambas as partes: salvaguarda a NOS que, no limite, paga 80% de €25M a FCP e SCP, controlando custos futuros nos acordos a assinar, mas proporcionando ainda assim a FCP e SCP (bem como aos restantes clubes) um aumento da receita por esta via - fundamentalmente, só por estarem no mesmo campeonato que o do Benfica;

    14) Já o Benfica aumentará em muito a distância das verbas auferidas por esta via face à concorrência: e justamente, pois o seu valor de mercado é incomparavelmente superior aos restantes – e é disso que falamos neste campo, de valor de mercado, audiências, publicidade, capacidade de exportação do produto, etc… e não de competições ganhas – essas, que estabeleçam as Ligas e Federações as devidas diferenças nos prémios aos vencedores e competidores;

    15) Em suma, não se justificarão rescisões com operadoras: todos serão beneficiados com a presente situação – a única diferença é que, pela 1.ª vez, é oferecido ao Benfica o valor condizente com o valor da transmissão dos seus jogos;

    16) Para a jogada ser absolutamente imaculada, só assinando o acordo após todos os restantes clubes o fazerem – para salvaguardar “colagens” e extrapolar o real valor de mercado a atribuir aos restantes jogos. Considerando que só dentro de 2 anos isso acontecerá, considero compreensível o timing escolhido.

    (continua) RedMist

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os jogos na Luz passam a dar na Sportv, deixa de fazer sentido subscrever a BenficaTV, porque com a Sportv tem os jogos do Benfica e tudo o resto, logo a tua lógica é demasiado cor de rosa

      O caminho natural da BenficaTV é voltar a ser canal aberto, sem jogos do Benfica deixa de fazer sentido ser Premium, ninguém vai aderir

      Eliminar
    2. Outro erro é o ponto 13, porque estas a partir do pressuposto que será a NOS a contratar os direitos de Porto e Sporting e portanto que só vai pagar 80% do que pagou ao Benfica, agora é errado pensar isso, porque a MEO/Altice pode oferecer o que quiser a Porto e Sporting, logo até podem oferecer mais que a NOS oferecer ao Benfica

      Eliminar
    3. Filtro de Café3/12/15 20:47

      A Altice até vai pagar mais ao Porto e Sporting. É que é já a seguir.
      O Problema que eu vejo é que só o poderá fazer a partir de 2018/2019.
      É a altura em que o Benfica já deve estar a receber os 40M/ época e decide se continua ou não com a NOS ou negoceia noutros moldes.

      Eliminar
    4. Se os jogos do Benfica apenas passarem futuramente na Sportv, isso só por si não me fará aderir ao canal. Aliás, não o quero nem dado. Preferirei não assistir aos jogos. Por sua vez, passando na BTV, manterei a assinatura do canal. E como eu, outros assim farão. Por isso, defendo o ponto 8.

      A Altice e restantes operadoras já perderam – saibam-no ou não. O segredo de tudo era o Benfica e a NOS venceu. A partir daqui, as condições para a Altice e afins avançarem junto de quem for ficam francamente tremidas. Não duvido que todas elas beneficiarão mais de adquirirem os direitos futuros de transmissão da Sportv, do que andarem a contratar isoladamente os direitos de 7 ou 8 clubes.

      A concorrência que dizem que haverá entre canais, é treta. Deixou de existir a partir do momento do acordo entre Benfica e NOS. Resta agora aos restantes adquirirem os direitos de emissão da Sportv. Quanto aos clubes, todos eles saem beneficiados – sendo FC Porto e Sporting podem esquecer sequer chegar perto dos valores do Benfica. Por muitas capas de jornal que saiam nesse sentido.

      RedMist

      Eliminar
    5. Filtro de Café

      Tens de aprender a ler, segundo o comunicado basta uma das partes querer renovar que o o contrato é renovado automaticamente, portanto o Benfica dentro de 3 anos não tem querer nenhum, até pode não querer renovar que se a NOS quiser renovar o contrato tem de ser renovado

      RedMist

      Tens uma visão muito cor de rosa do Mundo

      Tu até podes não subscrever mas a maioria das pessoas não vai estar a subscrever a BenficaTV quando pode subscrever a Sportv e assim ter acesso aos jogos do Benfica na mesma, e a todos os restantes jogos e modalidades

      A somar ao facto que a Sportv ainda oferecer todos os jogos fora do Benfica, mais jogos da Champions, Taça Portugal, etc do Benfica...

      Portanto essa tua visão do "ah se for Sportv não subscrevo" é uma visão cor de rosa da vida, agora a maioria das pessoas como é evidente subscreve o que é melhor para elas

      Se eu tenho um canal que me oferece TODOS (jogos em casa, fora, competições europeias etc) os jogos do Benfica e outro que apenas me oferece jogos em casa do Benfica para o campeoanto, é óbvio que vou subscrever o canal que me oferece TODOS os jogos do Benfica e não vou gastar dinheiro desnecessariamente na BenficaTV....

      Isto é uma lógica racional, a tua é meramente cor de rosa

      Eliminar
  10. Excelente post.
    Sem duvida um grande trabalho da direcção. Começando no Presidente e de toda a equipa de que se rodeou. O trabalho da equipa de marketing é soberbo.
    O que fizemos desde LFV é fabuloso, pensando que ele entrou num clube de rastos e de um futebol completamente dominado pelo Porto e pelo Oliveira.
    Desde o estádio, centro de estágios, museu, BTV, virou a FPF, virou os empresários de futebol, pagou dividas, PCosta já nem fala, Oliveira ardeu não tem dinheiro para mandar cantar um cego.
    Agora temos patrocinadores de top e a pagar muito bem pela nossa marca, o clube é dos sócios, aposta nos jovens, títulos como não tínhamos à muito tempo no futebol e modalidades. Enfim a lista do trabalho deste homem é enorme e só não vê quem não quer.
    Parabéns aos sócios por saberem escolher.
    As possibilidades/ oportunidades que este contrato com a Nos vem abrir em termos financeiros são muito mais que os 400milhões para além de que o Proença acabou de dar um grande tiro no pé, que grande tonto/ vaidoso, pensava que chegava e centralizava os direitos televisivos. Agora até os clubes pequenos já lhe querem baixar o ordenado, como quem diz vai mas é embora que não fazes cá nada. Um grande tiro no SCP e FCP, mesmo grande tiro, só lembro que estes dois grandes clubes com as suas magnificas gestões nem patrocinadores das camisolas têm, se isto fosse no Benfica já tinha caído a direcção.

    Somos enormes

    ResponderEliminar
  11. Cumulativamente a tudo o resto já desenvolvido e conquistado, e sem esquecer todos aqueles que o acompanham e tornaram tudo isso possível, a jogada Emirates + NOS coloca definitivamente Vieira como um dos maiores presidentes de clubes de sempre (do Benfica e de clubes em Portugal): o paradigma de competitividade e ataque às competições (internas e internacionais) mudou definitivamente. As repercussões são imensas: em Portugal, há um antes e um depois desta época. Goste-se ou não do estilo.

    Abraço,

    RedMist

    ResponderEliminar
  12. vai la ver bem o RC do 10 trimestre
    explica agora pq raio e' que a rubrica de patrocinios desce, se fizerem milhares de milhoes de espectaculares negocios?

    ResponderEliminar
  13. Esta na ponta dos teus dedos GB, Vamos la, só um esforço...obrigado Sr Presidente Luis .... acaba tu o resto. :)

    ResponderEliminar
  14. Ao passo que a AZIA nos dragartos é proporcional à minha alegria, incomoda-me e acho mesmo deprimente, a azia dos que se dizem "benfiquistas" e que seria suposto ficarem contentes quando algo de bom acontece ao Benfica independentemente de quem faz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos deles devem ir desabafar para blogues do inimigo(aposto)

      Eliminar
  15. Apenas uma achega de algo que, de tanto repetirem por aí, alguém pode cair no erro de acreditar...
    "(..) marcas globais (Coca-Cola, Adidas e Emirates) que lideram no seu setor mundialmente (...)"

    ... Nenhuma dessas 3 lidera no seu setor mundialmente. Estão entre as maiores sem dúvida (Emirates nem tanto, não chega ao top10 em termos de receitas), mas não "lideram" o seu setor. Continuam a ser parceiros fortes, obviamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razao, é "spurcola, locatoni e sata".......esses é q era !

      Ou fazer como outros e nao ter nenhum.

      Ramos.

      Eliminar
    2. Não meu caro, são a Pepsico, Nike e American Airlines.

      Mas enganei-me num ponto, a Emirates constaria do top10 em termos de receitas, em 6 ou 7º. Na lista que vi não constava por se tratar de uma empresa propriedade do Governo. Como disse, continuam a ser gigantes - apenas não lideram.

      Eliminar
    3. dizer que a coca cola nao é lider mundial ate a mim ofende que nem bebo coca cola...

      Eliminar
  16. Nos Anos 80 e no 90, quando aqui a a rapaziada avençada do departamento de propaganda ainda andava de fraldas, todo o bom português feliz e encantado por receber milhões da europa para abater a industria e frota pesqueira, ou seja, ABDICAR DA SUA INDEPENDÊNCIA!
    Aqui, depois de tudo o que se fez para sair do domínio dos Oliveiras, afunda-se a BTV ...e com aplausos!!!!!
    João Vale e Azevedo podia ser aldrabão, mas como bom aldrabão topava outros aldrabões à distancia...e sempre malhou na Sporttv porque sabe que e usada para financiar o Porto...percebe-se muito bem agora porque que é os avençados tem de mandar a baixo JVA e é nome impronunciavel por LFV, amigalhaço de Oliveira e sócio do clube de Pinto da Costa!!
    E que João Vale e Azevedo a nível de Benfiquista dá 15 a 0 a LFV!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha fralda fico bem cheia com a vossa gestão. Era uma independência de loucos.

      Os velhos vivem de velhas glorias que só existem nas mentes e nos livros de historia. Ora nos, queremos reconstruir.
      O nosso resulta, o vosso trava.

      Sejamos honestos benfiquistas, o que chateia os velhos é estarmos a meter em pratica, o que vocês se contentavam de discutir.
      A geração das fraldas anda a limpar a vossa m****. Ha de se ter memoria para outra coisa que os resultados.

      Prefiro a acção, aos debates inúteis.

      Anos 80 em força.

      Eliminar
    2. Se nao sabemos os contornos do negócio como poedmos afirmar que é afundar a BTV?

      Que te moe Amaral?

      Dia 10 se assim for o caso fala e destila o fel, até lá nao tens razao para o fazer porque PURA E SIMPLESMENTE nao sabes o que foi negociado

      Eliminar
  17. Bom, muito bom mesmo. Pena só LFV não mostrar a mesma competência na parte da gestão desportiva. Ai seríamos domínio total do futebol português.

    ResponderEliminar
  18. Muito dinheiro e um passivo monstruoso, oposto à atual equipa de futebol.
    Benfica transformou-se num grande hipermercado, nada mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te lagarto. Ou serás apenas osga?

      Eliminar
  19. Para mim o negocio com a nos, foi bom,40 Milhoes por ano, sera ptimo. agora e preciso utilizar o dinheiro para diminuir o passivo e se possivel arranjar pelo menos investimento para um lateral esquerdo agora em janeiro. Agora sera tempo de tentar manter o nelson, o goncalo, o renato, ou seja estrutura desta renovacao da equipa que esta a ser construida.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking