A responsabilidade de isto ser uma realidade é de todos. Sem excepção.
Temos assistido a um clima incendiário que não serve o desporto, não serve o Sport Lisboa e Benfica, não serve o Sporting Club de Portugal nem serve o futebol português.
Ter medidas retaliatórias ao nível dos adeptos é lançar mais lenha para a fogueira. Daí que quando se abre o precedente de colocar obstáculos/problemas aos adeptos adversários é abrir a porta a que do outro lado se faça o mesmo ou pior.
Vamos reclamar das claques do adversário quando a nossa é responsável por quase 500.000€ de multas e por uma mais que possível interdição futura do Estádio da Luz?
Aliás, face a quem tem interesse nas desavenças entre Benfica e Sporting, e com conhecimento de situações passadas idênticas, duvido muito que o vandalismo na Luz e em Alvalade tenha surgido de adeptos dos 2 clubes. Quase que aposto que esses fenómenos vêm de quem deles vive desde o final dos anos 80.
A responsabilização e o exemplo têm que começar em casa e não do outro lado. Só assim poderemos dizer que fizemos tudo pela paz no desporto.
Daí que apelo e espero que todos, quer na blogoesfera, quer na imprensa, quer entre os dirigentes e em especial entre os adeptos, TODOS POSSAM CONTRIBUIR ACTIVAMENTE PARA QUE BENFIQUISTAS E SPORTINGUISTAS POSSAM CONVIVER EM PAZ NO PRÓXIMO DOMINGO.
As picardias da rivalidade histórica entre Benfica e Sporting são normais e recomendam-se!
A violência ou o insulto é que não. São próprios de gente menor.
Peço a que todos possam apelar ao mesmo e que no domingo o vermelho e o verde sejam sinal de sã convivência.
É hora de os adeptos darem um sinal.
Shadows, essa comparação com a nossa claque só te fica mal!
ResponderEliminarComparo desordeiros que não se importam em prejudicar o clube, mesmo depois de lhes ser pedido para não o fazerem.
EliminarMas tu achas que quem causou os disturbios era sequer benfiquista?...pois eu não acho.
EliminarThe only good verylight is a stuck up the ass verylight. Uma tocha, um petardo, qualquer dessas bostas não apoiam a ponta das orelhas do Talisca, portanto não se percebe o que estão lá a fazer. Pouco importa de quem eram adeptos, malta dessa só tem um sítio para estar no decorrer de um jogo: numa cave sem luz.
EliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
EliminarApoiado! Da minha parte lá estarei a apoiar o meu clube porque só isso é que importa. Apoiar e Vencer.
ResponderEliminarAinda que não esteja confirmado, acho uma estupidez não deixar entrar as tarjas ou bandeiras dos adeptos adversários.
Que sejam um bom espectáculo, um bom jogo e que no fim ganhe o SLB.
Bruno1904
Concordo desde que seja na zona deles...caso contrário é considerado provocação! Até pode colocar em risco a saude de quem o faz...
EliminarProvocação é se usar os símbolos ou tarjas para ofender ou provocar.
EliminarEu uso o meu cachecol do Benfica sem problemas em Alvalade e nunca ninguém teve razões de queixa. Uso-o para apoiar o Benfica. Para mais nada.
Afinal somos civilizados ou não?
Eras capaz de ir assistir a um Porto-Benfica para o meio dos SD com um cachecol do Benfica, tarja ou outra cena qualquer?
EliminarSó alguém inconsciente faria isso. Mas no restante estádio já o fiz. Muitas vezes. Quer no Dragão quer nas Antas. Como em Alvalade.
EliminarNo dia em que os adeptos deixarem de ser joguetes nas mãos dos dirigentes, eles perceberão que todos ganham com a paz no futebol.
Ou será que esse comportamento é tolerado em Inglaterra? Nem dirigentes nem adeptos.
Esse deve ser o exemplo.
"Mas no restante estádio já o fiz." Tiveste sorte em sair de lá inteiro. Eu assisti a cenas patéticas num café (!) perto do estádio com um jovem com um cascol dobrado e no bolso! Quando lá ia só me manifestava no autocarro e a milhas de lá.
EliminarO Akhenaton tem razão...é um risco muito grande de levar pancada! Mas como é óbvio há uma grande diferença entre isso e ir para o meio dos SD com um cachecol a dizer: "o porto é merda"...hehe duvido muito que a sua próxima paragem não fosse o caixão!
EliminarHehehe é estranho nos clássicos/derbys atuais que um grupo com bandeiras do sporting fora da sua zona não tivesse levado uma coça sem precedentes...ah pois é era na bancada central!
ResponderEliminarInfelizmente o que eu digo faz todo o sentido nos dias de hoje.
Ai se faz...
EliminarTolerância. E quem não souber respeitar os outros que seja retirado da bancada. Seja ou não benfiquista.
EliminarEu não disse que isso estava bem...só espreitei a realidade.
EliminarPercebi. Mas e se nós que estamos no nosso estádio formos os primeiros a condenar o insulto e a violência? Não iremos assim contribuir para que os desordeiros se coibam de causar distúrbios?
EliminarEspirito de festa...quando isto se trata de uma GUERRA!!!!
ResponderEliminarGuerra para quem? Só se for para gente que deveria estar presa.
EliminarIsto é bola, é desporto. nós somos só espectadores, pagamos para nos divertirmos, não para ir para a guerra. se queres ir para a guerra vai para a Síria, rapaz!
EliminarPor alguns estádios parecerem zonas de guerra é que cada vez estão mais vazios.
Este Rapaz Sem Nome é dos tais que devia ficar na cave sem luz à hora do jogo!
EliminarO futebol é tramado. O futebol não é racional... Escolhemos o clube, porque sim, sem que exista qualquer razão racional ou relacionado com convicções. Por isso nunca se muda de clube, porque o amor ao clube é irracional!! Dito isto... Há momentos do jogo em que me perco em que a frustração e a dor é de tal ponto que me descontrola. Nunca tive reacções violentas com ninguém, mas imaginem-se no estádio, no golo do Kelvin que nos tirou o campeonato, uma dor estridente a percorrer a espinha, e um gajo ao teu lado a festejar efusivamente (como está no seu direito)!!!! É difícil controlar! Por isso... Adeptos separados é mesmo a melhor politica!
EliminarNa verdade o verdadeiro incendiário desta guerra tem um nome: Jorge Jesus. Foi este sr. que antes do Jogo da Supertaça provocou o clube, o seu treinador e os seus jogadores, com declarações ao nível do seu carácter. Agora, ainda tem o desplante de vir apelar à calma quando foi ele que iniciou esta situação.
ResponderEliminarSê sério. Quem começou esta guerra foi o gabinete de propaganda do Querido Líder. Para desanuviarem a incompetência de lfv no dossier JJ, começaram a descredibilizar o homem com tudo o que tinham à mão. Não estavam à espera é que, este ano, os lagartos estivessem preparados, igualmente, com um gabinete de propaganda.
EliminarA.Martins
Todos deram o seu contributo. Não interessa quem atirou a primeira pedra se depois todos dos dois lados alinharam no apedrejamento.
EliminarSe os adeptos usarem o cérebro não irão permitir ser instrumentalizados por dirigentes. Sejam eles quem forem.
LOL
EliminarNão há palavras para te descrever A.Martins!
Anónimo, obrigado pelo elogio mas não estou interessado. Para além de gostar de mulheres, estou comprometido. Tenta com outro, pode ser que tenhas sorte.
EliminarCumprimentos,
A.Martins
Desculpa mas não falo essa lingua de anormal.
EliminarEsse teu primeiro comentário, A.Martins...
EliminarVai-te tratar!
Anónimo, eu sei que a minha orientação é anormal para ti. Não tenho culpa de não jogar no teu campeonato e juro-te que não sou homofóbico. Respeito-te.
EliminarFtyjklhçov, o que é que tem o meu 1º comentário? Disse algo de errado? Só por ser Benfiquista tenho que mentir?
A.Martins
Ftyjklhçov, a mentira deixo para os profissionais. O "nosso" Querido Líder e restante corja.
EliminarA.Martins
Andas a ver fantasmas...volto a apelar para te tratares, isso não anda bem!
EliminarTu é que andas a perseguir-me constantemente e eu é que tenho que me tratar? Pagam-te consoante os caracteres que debitas, é isso? Estuda! Arranja um emprego decente!
EliminarA.Martins
Um aplauso Shadows. Os adeptos têm de dar o exemplo ao invés de usarem as declarações e atitudes dos seus dirigentes como atenuantes para a prática de actos criminosos que a todos deviam envergonhar.
ResponderEliminarNem mais. Obrigado por não teres problemas em assumir essa posição.
EliminarMais vale uma guerra justa que uma paz podre.Nao apelo a violencia mas do sporting so espero que o nivel dos seus dirigentes continue a baixar.Nao estou esquecido que nos incendiaram o estadio e ate hoje nao houve um pedido de desculpas em algo que foi gravissimo ate pondo em causa a vida de sportinguistas inocentes.
ResponderEliminarServe esta?
Eliminar“Em relação ao que se passou no estádio da Luz, condenamos o sucedido e a nossa perspetiva é, como sempre, colaborar com as forças de segurança para que tais situações não se repitam”, afirmou Godinho Lopes ao sítio oficial do clube, após uma reunião com a direção nacional da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP).
Já as tochas arremessadas para as bancadas no ultimo derby, foi considerado folclore pela comunicação do Benfica.
Red, o problema começa logo no termo "guerra".
EliminarÉ um jogo de futebol. Só.
Red Atheist, o Sporting emitiu um pedido de desculpas relativo a esse incidente. Já o teu clube, considera FOLCLORE o arremesso de petardos para o meio de uma multidão. Diz lá quem é que incita à guerra?
EliminarAinda assim é melhor levar um bastão e uma AK47 para o jogo não vá acontecer porrada.
ResponderEliminarE já agora um petardo para dar a sensação de tiros e cada vez mais recuarmos á II Guerra Mundial.
Um colete à prova de balas, um capacete com kevlar e um camuflado. Só falta isso.
EliminarCaro,
ResponderEliminarNão tem que haver tréguas nem cortesias, simplesmente porque não merecem nada.
Ganhar dentro do campo e ignorar fora, mas sem a mínima complacência para provocações.
Para desordeiros há a polícia.
EliminarE o prémio nobel da paz vai para...Shadows!!!
ResponderEliminarMuito bem. Haja alguém neste blog que tem a coragem de escrever um texto destes.
ResponderEliminarBem haja Shadows.
Fui muitas vezes à velhinha Luz com cachecol do Sporting no meio de amigos do Benfica, e tenho saudades desses tempo. Nunca fui para o meio da claque.
Mais tarde e já neste estádio comecei a esconder o cachecol no final do jogo para não ser identificado...
Hoje em dia, pura e simplesmente não vou ao estádio.
Prefiro ver o jogo em casa com amigos do Benfica e do Sporting, pois uma e outra picardia a amizade e o respeiro prevalece sempre, ao contrário do que acontece nos estádios.
E não digo que em Alvalade seja diferente (infelizmente), e eu já assisti na Sup. Sul a casais Sporting/Benfica a serem ameaçados e mesmo agredidos pelo simples facto de term um cachecol do Benfica.
É precisamente disso que falei!
EliminarTenho lugar cativo há mais uns 30 anos...No velhinho estádio, os cativos eram interditos a outras categorias. Mas neste, é tudo misturado: cativos, sócios, adeptos do Benfica e do adversário. E entre nós, sempre vi adeptos do Sporting e do clube corrupto, devidamente identificados com os seus cachecóis e nada lhes aconteceu, felizmente, mesmo quando na alegria do golo, se levantaram para festejar!
EliminarEspero e desejo que domingo seja assim. A arruaça não dignifica ninguém. Mas penso que isso é mais coisa de claques e incentivado por dirigentes patetas e por uma comunicação social cujo discurso é muitas vezes um apelo ao ódio e à violência ao ponto da andarem à procura de algum distúrbio para poderem dar azo à sua fome de notícia e de polémica.
Que domingo seja um verdadeiro dia de futebol e que ganhe o melhor... E que o melhor seja o Benfica, claro!
É lamentável que sejam os adeptos a fazer apelos ao civismo e a uma sã convivência quando quem tem maiores responsabilidades tudo faz para que tal não aconteça!
Cá eu já vi um adepto do Porto a levar uma coça junto á zona dos NN Boys (perto da estátua do eusébio). Só parou quando chegou lá a policia e o levou cheio de sangue.
EliminarÉ triste...mas é verdade.
Se todos forem com a intenção de apenas puxar pelo seu clube, os selvagens terão muito pouca margem de manobra.
EliminarNem sempre, Shadows...basta vir uma pessoa mal formada e (esteja lá o que estiver a fazer) ao ver as cores adversárias não exita em partir para a violência.
EliminarCaguem no burro de carvalho, respeitemos os sportinguistas, mesmos os que possuem uma enorme dor de cotovelo (é sinal da sua humanidade - são semelhantes a nós). Vencer o Sporting é uma alegria enorme e tê-los como adversários é fantástico!
ResponderEliminarO Derby não tem igual.
EliminarAplauso.
ResponderEliminarSaudações Leoninas
Que todos possam incentivar ao mesmo.
EliminarMuito gostas tu de para não criticar o sporting colocar o Benfica ao mesmo nível.. Não há comparação. Quem começou foi o presidente deles... Quem incendeia são eles... E tu tentas com generalizações colocar tudo no mesmo patamar... Não está no mesmo patamar. São demasiadas entrevistas e acusações para se dizer que todos têm culpa... A culpa não está solteira.
ResponderEliminarTudo isto não invalida que todos desejamos que tudo corra bem... Mas na possibilidade de correr mal... Há um culpado claro.
Isso é um facto. O Sporting é que protagonizou este mal estar todo. Inegável!
EliminarMartins, já te disse que tens um trauma qualquer que não te permite ser imparcial.
EliminarQuem inventou o episódio dos SMS e das chamadas? Quem andou semanas a fio a provocar o outro lado como fez o Guerra?
E do outro lado não andaram também a plantar notícias sobre jogadores do Benfica?
São iguais. Se achas que uns são melhores que os outros ou és imaturo ou ignorante.
Já te disse antes que por detrás desta guerra estão outros assuntos ainda não públicos sobre os bastidores do futebol português.
Não há inocentes.
Só os adeptos podem contrariar esta guerrilha.
Já te disse que não quero ser parcial.. Eu sou do Benfica não sou dos rivais.
EliminarIsso das sms tem alguma dimensão comparada com as entrevistas consecutivas de um presidente? O que o guerra faz é igual ao que faz o Inácio... Com a diferença que o Inácio é dirigente da sad. Planear noticias? Será que não percebes que aquilo que realmente é grave é a actuação do presidente do sporting? Não uma normal contra informação de jornal! Há que distinguir a dimensão das coisas...
Então sou imaturo ou ignorante... Escolhe tu! O presidente do meu clube tem uma atitude muito diferente da atitude do presidente deles.
És também cego, surdo e com um problema de memória grave, então o meu presidente é que tem a culpa? Porquê? E se o que ele estiver a dizer for verdade? Só para te avivar a memória (peço desculpa ao Shadows porque ele não merece)
Eliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=-ZsRZFh4GO0
Se quiseres tenho mais sobre o "santo" e realmente o teu presidente tem uma atitude diferente...Goebbels mode on
Caros Benfiquistas,
ResponderEliminarComeço por ti Shadows a quem deixo um aplauso por apresentares um post positivo e pacificador. É preciso que todos coloquemos em primeiro lugar o desportivismo, a alegria do jogo e a festa do futebol em primeiro lugar.
É óbvio que não existem arruaceiros bons e as claques têm no seu interior muita gente com má formação pessoal - há felizmente excepções - e que não respeitam nada nem ninguém.
Agora todos sabemos quem incendiou este classico, quando deviam precisamente ser os dirigentes a pacificar.
Não basta um querer para haver paz, como se viu durante décadas com o Porto, mas se uma parte pacificar fica mais dificil para os outros continuarem a alimentar e a fazer crescer os ódios.
Por isso benfiquistas e sportinguistas não emprenhem pelos ouvidos pois vozes de burro não chegam ao céu, vamos mas é como amigos ao estádio e que ganhe o melhor que pessoalmente espero seja o Benfica.
Obrigado pelo bom comentário.
EliminarSublinho o teu último parágrafo.
Não vamos andar a distribuir croquette por eles...vamos ganhar e ignorá-los fora do campo!
EliminarBravo,tanto pelo texto como pela lucidez,o futebol só têm a ganhar com isso!!!
ResponderEliminarO sombras de facto é outro nivel neste tasco.
ResponderEliminarÉ por isso que tantos o atacam, é o que dá ser diferente das massas que andam ao sabor do vento e se deixam levar pela propaganda. Pensar pela propria cabeça nao é para todos.
E sim, este é o derby, o classico do nosso futebol e gosto de ter a lagartagem ao nosso nivel, nem melhores nem piores
podence
Aliás, face a quem tem interesse nas desavenças entre Benfica e Sporting, e com conhecimento de situações passadas idênticas, duvido muito que o vandalismo na Luz e em Alvalade tenha surgido de adeptos dos 2 clubes. Quase que aposto que esses fenómenos vêm de quem deles vive desde o final dos anos 80.
ResponderEliminarEsta afirmação é RIDICULA, mas percebo o que pretendes shadows, O odio, a tua guerra que tu aqui condenas, quere-la ver centrada entre Lisboa e Porto. Afinal não diferente desses a quem chamas de "incendiarios ou vandalos, simplesmente os teus alvos são outros, o teu odio de estimação é outro.
Se calhar foram adeptos do FC Porto, que estiveram em Madrid também, ou em Braga por exemplo.
Cura-te Shadows.
Apenas um Portista
Afinal quem é que grita a plenos pulmões: "Nós só queremos Lisboa a arder!"?
EliminarJá ouviste alguém ter o mesmo desejo relativamente ao Porto? Pois!
O porto? o que é isso o porto? O de Lisboa ou de Setubál ou o de Matosinhos lá no Norte? É indiferente...
EliminarPaz precisa-se no futebol português!
ResponderEliminarMuito bem Shadows! É esse o espirito.
ResponderEliminarPor um lado, os adeptos do Benfica, na generalidade, têm recebido bem os de outros clubes. Por outro lado, acredito, e sei de vários casos, que vários adeptos do sporting não se revêem na postura incendiária dos seus dirigentes.
Domingo é para ganhar dentro do campo, e dar uma lição de desportivismo e civismo fora dele.
Guerra de palavras não há problema nenhum! Considero as picardias de dirigentes, treinadores, jogadores, etc, antes do jogo extremamente normais. Apenas servem para tirar partido ou ter algum benefício dentro do campo, não servem para incendiar os adeptos ou para que ande tudo à porrada!
ResponderEliminarTambém não vejo nenhum problema com guerra de palavras, dentro de alguns limites... Não me preocupa que cantem que "graças a deus não nasceram lampiões", "que querem ver lisboa a arder", etc... Incomoda-me um pouco mais alguns canticos mais ofensivos que já chamam filhos de tudo e mais alguma coisa às pessoas (e se calhar têm um irmão ou irmã benfiquista) mas desde que seja apenas um cantico e não uma ofensa virada uma pessoa em particular, estou-me a cagar!
O que não pode ser tolerado é qualquer tipo de ofensa verbal e, principalmente, fisica a um adepto adversário. Aquilo é apenas um jogo, picardias fazem parte, mas no final de contas somos todos pessoas, filhos, irmãos, pais e/ou mães e isso no final é que interessa! O resto ao fim dos 90 minutos já passou....
Sim num pais de 3o mundo!
EliminarVocês acham que nos paises mais civilizados do mundo (Alemanha, nórdicos, etc) não acontece o mesmo? Só dá para rir!!!
EliminarBravo é isso mesmo...
EliminarCaí aqui de pára-quedas.
ResponderEliminarSou sócio do Sporting e revejo-me inteiramente nas suas palavras.
A bola sem rivalidade era um pãozinho sem sal, mas já era bem tempo da rivalidade não passar disso mesmo.
Bem haja pelo seu post.
Não tens hipótese, Sombras...há para aí gente na net a apelar á violencia e a acicatar os animos para amanhã!
ResponderEliminarÉ a primeira vez que leio um posto neste blog. Sou sportinguista e revejo me neste post. Parabéns, é de atitudes destas que se ganha respeito. Tenho amigos benfiquistas, portistas e sportinguistas, e no fundo é o respeito que nos mantêm amigos. Amanhã que ganhe o melhor ;)
ResponderEliminar