O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Fora de campo: os taxistas

. 36 comentários

Como lisboeta, não quero deixar passar em claro o que aconteceu esta semana na capital tendo como protagonistas os taxistas, ou como carinhosamente os chamo, os fogareiros.

Isto porque vai de encontro ao que escrevi também esta semana quando classifiquei alguns dos portugueses como “eleitorado burro, mal informado, e que vai na primeira treta que lhes coloquem à frente”. Os chamados barraqueiros ou azeiteiros. O chamado retrato fiel do Portugal de hoje.

Os taxistas são na sua maioria mal vistos pela população.

Algumas das razões desse preconceito ficaram visíveis quando se viu alguns “capangas” dos táxis agredir colegas de profissão que escolheram trabalhar nesse dia. Usando inclusive navalhas para cortar pneus e riscar pinturasInaceitável numa sociedade livre.

Numa sociedade pautada pelo respeito e pela ordem pública, o presidente da ANTRAL já teria sido questionado pelas autoridades do porquê das ameaças realizadas perante as câmaras sobre “o que poderá acontecer” se o governo não ceder às pressões dos taxistas.

E qualquer taxista que participasse em qualquer forma de agressão ou coacção deveria ver a sua licença imediatamente suspensa. Não sabem viver em sociedade, preferem agir como animais?

Eu prezo um táxi/taxista que:

Emita factura de forma automática no final de uma viagem, assegurando assim que vai pagar os impostos devidos, como todos os restantes cidadãos e empresas. Quantos taxistas fazem isso? Quem assegura que no fim do turno o produto do dia seja realmente contabilizado na totalidade e sejam pagos os impostos devidos?

- Seja educado, atento e simpático com os clientes e respeitador dos outros condutores.

- Que não faça cenas de má-criação quando tiramos uma nota de 20 euros para pagar uma “corrida” de 7 euros.

- Que nos garantam que podemos ir do aeroporto ao Saldanha sem ter que ir pelo Eixo-Norte Sul para darmos a volta por Alcântara, como fazem à maioria dos que nos visitam.

- Que não esteja sempre a abrandar quando se aproxima dos semáforos apesar de estarem verdes.

- Que quando eu entrar num táxi não esteja lá um estrangeiro (que está lá porque não passa recibo e aceita trabalhar por quase nada) que não conheça nada e me peça para lhe indicar o caminho, tipo GPS.

- Que não tenha o carro pouco limpo, a tresandar a fumo, comida ou suor.

- Que não insista em querer colocar mochilas na bagageira com o intuito de cobrar a taxa de bagagem.
Quando a maioria dos taxistas conseguir preencher estes requisitos, poderão ser encarados com parceiros da mobilidade.

Até lá, a UBER, os TUK-TUK e quaisquer outros que apareçam serão sempre bem vindos.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. Se o estado e o sistema funcionassem bem não seria preciso os taxistas tomarem opções de força.

    Acho engraçado uns estarem tão preocupados com os impostos que supostamente os taxistas não pagam mas nada dizem sobre os que a Uber certamente não paga!

    Igualdade de direitos e obrigações é o que defendo. Se os táxis estão a prestar um mau serviço, que eu nunca testemunhei, então deve ser o estado a controlar. Mas temos um estado ausente e que só está preocupado em cobrar impostos... E até Isso faz mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma vez utilizaste a Uber? Então não compares. Transações electronicas são fáceis de monitorizar.

      Quantos taxistas passam a factura na hora em papel sequer?
      Vamos ser ingénuos e fingir que não vivemos neste mundo?

      A questão é que os táxis, pelo menos em Lisboa, estavam habituados a ter o monopólio dos transportes do género.

      Nunca os vi esquisitos quando faziam passeios com preço acordado até Sintra, por exemplo.

      Os monopólios alimentam os gulosos e prejudicam os clientes.
      Se todos pagamos os nossos impostos, então os fogareiros que sejam sérios e emitam fatura imediatamente no acto de pagamento.
      Até lá, sei que os donos de táxis declaram nem um terço do que recebem por isso consideração zero.

      Registo com alguma surpresa o facto de não condenares os actos de violência contra quem quis...trabalhar.

      Eliminar
    2. Vai para o estrangeiro, principalmente para a USA e vê a diferença de serviços entre a UBER e os Taxistas, e os taxistas americanos são muito mais prestáveis e educados que os taxistas de Lisboa (não posso falar dos do Porto porque não sei)

      Eliminar
    3. Shadows não sejas ingénuo... O que o BES mais fez foram transacções electrónicas.

      Se a Uber presta um bom serviço ou não é irrelevante. O que é relevante é a legalidade e a igualdade. Se a uber prestasse um serviço de assassinato a qualidade do serviço também seria irrelevante.

      Como se a Uber não representa-se um monopólio... Lol

      Se os taxistas fogem aos impostos deves atribuir a culpa à incompetência do estado e dos clientes que não exigem factura. Fogem os taxistas, advogados, cabeleireiros.. Etc E a uber também foge.

      Eu não defendo nem os taxistas nem a uber. Mas que o sistema actual não defende ninguém isso não restam dúvidas. Mas é ridículo o estado continuar a exigir aos taxistas o cumprimento de regras antiquadas e fazer de conta que os tribunais não declararam as actividades da uber ilegais.

      Mas não deixo de achar estranho alguns meterem as mãos no fogo pela uber...

      Ps eu fogareiro lol não podem ver alguém defender uma posição contrária que logo têm de chamar nomes e catalogar as pessoas lol

      Eliminar
    4. Juiz Desembargador Jubilado11/9/15 07:20

      Caro Shadows, se o serviço Uber é considerado ilegal, também os passageiros incorrem neste processo ilegalmente, por isso alerto a todos os passageiros que podem ser autuados a qualquer momento. Assim entendam as autoridades. Tenham cuidado.

      Eliminar
    5. Incrível que a falta de ética dos taxistas pode ser culpa do Estado. 714... explica-me como é que a Uber foge aos impostos se emite facturas automáticas

      Eliminar
    6. Jorge Vieira, eu também acho incrível a sua generalização para todos os taxistas e a desculpabilização de uma responsabilidade do estado.

      Se não sabe passa a saber que a Uber não paga nenhuns impostos!

      O que eu defendo é a igualdade de direitos e deveres. Não pode haver regras para os taxistas e outras para empresas de motoristas. Quem não quer fazer nada porque isso mexe com interesses de lobbys é o estado...

      Eliminar
  2. Na guerra Antral vs Uber - voto na Uber. Por norma estou sempre contra os benfiquistas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Sobre o questionário. Porque não a opção: "sempre paguei e vou continuar a pagar."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aplicado aos taxistas? Deve ser verdade.

      Eliminar
    2. Não. Sobre o vosso questionário... O sobre os 5€ do novo cartão. Tem 4 respostas críticas 2 de aceitação e nenhuma "normal"... Sei que o objectivo não é ter falta fiáveis mas numa escala convém ter o ponto médio.
      O tema dos táxis não me toca minimamente.

      Eliminar
  4. Não é fácil a profissão deles. Mas estão a ser pagos para prestarem um serviço, e como tal, deveriam esquecer as frustrações quotidianas e encarar o cliente de forma mais suave. Talvez o mundo deles, também melhorasse.

    Quanto aos abusos a nível de taxímetro, deveriam conhecer os parceiros da Europa de Leste. Em férias, nunca entrava dentro de um táxi sem primeiro negociar o preço definitivo da viagem. Queria ver isto aplicado em Portugal. Ia ser bonito.

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já tive esse desprazer. Mesmo os espanhóis aqui ao lado não são flor que se cheire.
      Mas com o mal dos outros.....

      Eliminar
  5. O primeiro post decente que eu vi de ti.

    ResponderEliminar
  6. e gajas a conduzir taxi?

    ResponderEliminar
  7. Gostei deste post que retrata fielmente a situação dos táxis por este nosso Portugal. Infelizmente foi preciso um post que não fala do LFV para sair alguma coisa de jeito.

    ResponderEliminar
  8. No aeroporto da Portela desde que tem metro caguei bem de alto para os fogareiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase sempre também. Mas há uma vez ou outra que quero chegar mais depressa e lá chamava um táxi. Uma vez entrei e disse o destino em inglês. O tipo ia no sentido contrário dar uma volta enorme até eu lhe dizer em português que não era camone.
      Disse logo que se tinha enganado no caminho e descontou-me 4.5 euros no final. Mas de metro é limpinho.

      Eliminar
    2. Taxista Pro e SLB11/9/15 06:54

      A tua sorte Pedro não é o Metro, é a invenção da roda. Percebes-te?
      As malas têm rodas, percebes-te agora.
      Mas diz lá, das 02h00 ás 06h00 como vais para o aeroporto?
      Talvez saiba, como as malas já trazem rodas, sobes a Gago Coutinho a penaltys.
      Andas de táxi quando precisas não é verdade.

      Eliminar
  9. Hó Shadows, tás a pisar terrenos perigosos, ai de ti se o Máximo soubesse ler... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele não usa a net. :)

      Eliminar
    2. Anda ocupado mais o Barbas a fazer churrascos em casa do sócas!

      Eliminar
  10. " quando classifiquei alguns dos portugueses como “eleitorado burro, mal informado, e que vai na primeira treta que lhes coloquem à frente”. Os chamados barraqueiros ou azeiteiros. O chamado retrato fiel do Portugal de hoje."

    Explica-me como se eu tivesse vindo aqui pela primeira vez, como é que "ALGUNS dos portugueses podem representar o CHAMADO RETRATO FIEL do Portugal de hoje !

    E já agora, o que é que o SLB tem a ver com a guerra entre a Antral e a Uber ... entre os taxistas, tal como em todas as profissões liberais ou por conta de outrem, existem excelentes, bons, e maus profissionais; já usei taxis em muitas cidades do mundo inteiro, e encontrei bons profissionais, profissionais, vigaristas e também muitos " fdp "
    Os taxistas portugueses defendem o emprego deles, tal como os seus colegas parisienses que há bem pouco tempo provocaram caos no Boulevard Peripherique, só que conhecendo eu muito bem os teus " tiques " neoliberais, se me permites e para esclarecimento de alguns mal informados, transcrevo uma resumo abreviado do acolhimento que é dado à actividades da UBER por esse mundo fora :

    AUSTRALIA:

    South Wales:

    “if a New South Wales driver is taking paying members of the public as passengers, the driver and the vehicle must operate in accordance with the Passenger Transport Act” and “Under the act, such services must be provided in a licensed taxi or hire car, by an appropriately accredited driver, authorised by Roads and Maritime Services (RMS).”

    Queensland:

    Transport Minister Scott Emerson […] said that he “welcomed innovation in transport technologies”, but Uber “must meet the relevant transport legislation”

    (e multas pesadas já foram aplicadas)

    Tradução livre: os australianos não alinham em “baldas”.

    BÉLGICA

    Serviço proibido em Bruxelas e multas pesadas aplicadas.

    CANADÁ

    British Columbia

    Em Vancouver não há licença para a UBER, não podem exercer a atividade legalmente.

    Ontario

    UBER obrigada a cumprir as regras do serviço de táxi.

    Manitoba

    O Manitoba’s Taxicab Act impede que a UBER opere se não cumprir as regras do transporte público.

    Quebec

    Já em 2015 foram multados taxistas da Uber X em Montreal e as viaturas apreendidas, por uso de viatura pessoal para serviço profissional, sem licença.

    Mais: “Quebec Transport Minister Robert Poëti declared Uber illegal and warned that Uber’s drivers risk a fine and confiscation of their cars”.

    DINAMARCA

    Janeiro de 2015: o Ministro dos transportes disse que o serviço da UBER se opunha às leis dinamarquesas sobre segurança do consumidor e aptidão profissional. Investigação em curso.

    FRANÇA

    UBERPop proibida desde o início deste ano.

    ALEMANHA:

    Multas pesadas aplicadas em várias situações em Berlim, Munique, Frankfurt, Hamburgo e Düsseldorf.

    UberPop proibida a nível nacional por violação das leis de transporte.

    UberBlack e UberTaxi usam profissionais (e não pessoal sem formação), cumprem as regras, estão permitidas, o que é corretíssimo.

    HOLANDA:

    O Tribunal de Comércio e Indústria de Hague sentenciou: “Motoristas que transportam passageiros, sem licença, estão a desrespeitar a lei”. Resultado: multas pesadas. A UBER diz que não vai respeitar a determinação.

    NOVA ZELÂNDIA

    As autoridades consideraram existir violação da Land Transport Act. Multas pesadas aplicadas. Nova legislação será aprovada.

    ESPANHA:

    UBER proibida, desde o final de 2014. "

    Espero ter sido suficientemente esclarecedor :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tu ou quem escreveu isto confundiu algumas coisas. Tu como pessoa particular não podes pegar no teu carro e chamar-lhe um Uber.

      Precisas de licença para transportar pessoas, precisas de seguros, precisas de emitir facturas, precisas de uma série de coisas que os taxis também precisam.
      Esta malta da Uber não se lembrou ontem de conduzir um taxi, são condutores profissionais que fazem isto há vários anos mas para empresas privadas, não em taxis.

      Eliminar
    2. Jorge Vieira antes de criticar, é bom ter a noção exacta daquilo que vai escrever, pois tal como eu fiz questão de transcrever, fi-lo mas antes pesquisei o suficiente para não estar aqui com conversa fiada.
      Assim, e para que fique suficientemente esclarecido do que é, como funciona e que tipos de serviços são oferecidos, aceda ao link :

      http://observador.pt/2015/04/29/sabe-funciona-uber/ ,e vai ver que que não vai perder o seu tempo.

      Ao contrário do que afirmou ( Tu como pessoa particular não podes pegar no teu carro e chamar-lhe um Uber.) existe este tipo de serviço que contraria a sua afirmação ....

      " O UberPop, serviço que tem causado polémica em vários países e que já foi proibido em países como Espanha ou Alemanha, não está disponível em Portugal. É o serviço mais económico da Uber, e funciona como uma plataforma para partilha de boleias. Desta forma, qualquer pessoa pode utilizar o seu carro privado para ganhar dinheiro."

      Eliminar
  11. taxista Pro Lisboa e SLB10/9/15 22:17

    Os taxistas sâo todos não sei o quê? Generalizar é a atitude mais correta dos iluminados, totalitários enfim...
    Muita coisa está mal nos táxis mas generalizar é péssimo.
    Os táxis pagam um PEC anual há muitos anos. Há muita gente séria neste sector. Agora concordo que muitos patrôes que têm demasiados carros sejam irresponsáveis no pessoal que contratam. E já agora Lisboa presta um dos melhores serviços de taxi da europa. E isto nâo dito por mim. E já agora a frota está renovada a maior % já é carros novos. Quando tiverem um mau serviço peçam factura identifiquem o carro através do n. Licença e façam queixa. Só assim se limpa o lixo que anda por ai. Se generalizares tudo só podes ser um tipo revoltado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer queixa? A quem? À Antral? À mesma Antral que ignorou quando ainda há poucos meses um taxista espancou uma rapariga? Por favor... ali não funciona

      Eliminar
    2. Benfiquista11/9/15 13:55

      Lisboa presta uma das melhores serviços de taxis da Europa? Não sabes o que dizes e tenho a certeza que nunca apanhaste taxis noutros países da Europa e já não falo noutros países do mundo.

      Eu tenho um conjunto de histórias interessantes para contar sobre o que se passou comigo.
      O chico espertismo portuga é transversal em vários sectores da sociedade, na justiça, na economia, na política (sócrates foi libertado antes das eleições lol), no futebol (o que se passa com o Sporting lol) nos táxis e muitos outros.

      Eliminar
  12. Boa noite

    Acerca desta temática , vou apenas colocar uma pequena questão .

    Vamos imaginar que uma viatura UBER tem um acidente , e que o passageiro ( utente) fica com algum problema de sáude ???

    Quem paga ????,.....o seguro ???? a UBER ???? ou o xico esperto que usou o telemovel e a aplicação maravilha UBER vai ao TOTTA ????

    A UBER é para todos os efeitos igual ao Trambiqueiro, que nos arranja o fogão , ou o frigorifico,.....se corre bem , o gajo é um baril pois fica muito mais barato que mandar arranjar na marca .
    Se corre mal ,.......lá vai o aparelho para o lixo,......ou á marca !!!!

    Pensem um pouco nisto, os taxistas tem de cumprir um serie de regras , regulamentos , seguros e afins,....os UBER não, logo são mais baratos mas há uma série de garantias que nunca poderão ser accionadas !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Uber segue regras e regulamentos. No teu caso hipotético paga o seguro que eles são obrigados a ter como CONDUTORES PROFISSIONAIS, exactamente como os taxistas.

      Deves achar que é a Antral que paga se um taxista tiver um acidente... está bem, está!

      Há uma desinformação muito grande por parte do português que só lê os títulos das notícias. Talvez se lessem o resto do texto aprendessem algo mais e não fizessem estas figuras.

      Eliminar
  13. Em relação aos taxistas concordo no que dizem.
    No caso dos UBER, não uso nem tenciono usar, por isso não me pronuncio...
    Agora os Tuk-tuk... Dizeres que são melhor que táxis ou até mesmo sequer comparávies aos táxis é do mais puro desconhecimento. Posso-te garantir que aos Tuk-tuk, aplicam-se todos esses defeitos que dás aos taxistas e ainda acrescento: muitos dos motoristas dos tuk-tuk, não têm sequer carta de condução e são veículos que não são sujeitos a inspeção e, muitos não têm condições sequer de circular, quanto mais transportar passageiros...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking