O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

«Maior que Portugal» Rui Gomes da Silva

. 45 comentários

CONFLITUALIDADE? NÃO A DESEJO, MAS NÃO A TEMO!


1. “OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE"
Em 9 e em 18 de Agosto de 2013 – começava, então, a caminhada para o bicampeonato – publiquei dois textos onde defendia que seria necessário assumir uma postura de conflitualidade, sem qualquer receio, sem qualquer temor reverencial, sem qualquer acto de subserviência para que nos respeitassem, para que nos voltassem a temer, para que voltássemos a ganhar de forma consistente.
Embora não o desejando, como princípio, defendi-o, porque esse era o caminho que julgava dever ser seguido (mesmo perante a incompreensão de alguns, os do costume … mas também os que não gostam de sair da zona de conforto onde se movem, porque, assim, podem … ir aos jogos mais descansados)!
Não sou dirigente do Benfica para me dar bem com os outros, nem para ver jogos em lugares em lugares mais confortáveis.
Serei VP do Benfica para combater por aquilo em que acredito, por aquilo que me ensinaram ser o Benfica, porque julgo mesmo que o Benfica pode vir a ser o que sonhei.
E porque sei ser esse o sonho e a postura de Luis Filipe Vieira (o grande defensor público da divulgação do maior escândalo do futebol português, chamado “Apito Dourado”).

Sabe, quem me conhece, que não busco o confronto a qualquer preço.
Mas não me confundam com quem prefere ... "a paz mais injusta à mais justa das guerras".
Especialmente quando os nossos inimigos – não confundir com adversários, porque esses jogam connosco e contra nós com as mesmas regras, sem batota, sem corromper quem decide ou sem recorrer a "suplementos vitamínicos" que deturpam a verdade desportiva – nos provocam, em cada declaração, em cada afirmação, em cada entrevista, em cada "graçola"...
Vem isto a propósito desta onda de conflitualidade verbal, destes ataques sucessivos – de todos os lados – na tentativa desesperada de evitarem o tricampeonato do Sport Lisboa e Benfica.
Essa é a grande preocupação de muitos.
Dos que estão do outro lado – seja ele “mesmo do outro lado” ou de “lá de cima” – mas, também, dos que tendo obrigação de ser imparciais, se deleitam em dizer mal do Benfica.
Porque sabem que se disserem, neste Portugal de brandos costumes, nada nem ninguém os criticará.
Sabendo que, pelo contrário, correm sérios riscos se disserem mal de outras cores (havendo, até, os que, sendo “nossos”, acham que ganham algum reconhecimento por dizerem mal de nós)
Tenho, por isso, a certeza absoluta que o medo e qualquer tentativa de conciliação (como sinónimo de submissão) apenas nos enfraquecerão.
Como sei que os outros só entendem uma linguagem: a do "olho por olho, dente por dente"!
Foi essa a postura durante os últimos dois anos.
Não tenho duvidas que tem de ser essa a postura para esta época.
Contra os que mudando (este ano), julgam tudo lhes ser permitido.
Contra os que não mudando (há muitos anos), continuam a julgar que vivem ainda nos tempos da impunidade!


2. OS ADEPTOS MERECEM TUDO
Defendo essa ideia de honra permanente em relação a qualquer ataque ao Benfica.
Não posso, por isso, deixar de ser solidário, activamente, com a posição assumida (ou anunciada) pelo Benfica de procurar nos tribunais o ressarcimento de posicionamentos de quem se julga o centro do mundo (e rir-me a bom rir dos que “ainda sorriem” da posição do Benfica).
Bem anda o Benfica ao agir como anunciou, como será devida uma palavra de elogio a quem, no Benfica, também “sem medo”, tem dado a cara pela posição mais normal num estado de direito: anunciar que procuraremos, através da via judicial, o pagamento de uma cláusula penal, aceite de livre vontade, por ambas as partes.
Porque esse posicionamento, essa luta pela permanente dignidade do Benfica, que acompanha a sua grandeza e a sua universalidade, são o mínimo que podemos exigir a nós mesmos.
É o mínimo que podemos fazer por todos aqueles que percorrem semanalmente centenas e centenas dequilómetros e fazem um grande esforço financeiro para estarem sempre presentes ao lado da equipa, materialização visível desta paixão e da mística que construímos em cada momento.
É necessário que haja determinação na defesa do que, sendo de todos – a verdade e a honestidade – alguns teimam em pôr de lado, porque só assim conseguem ganhar.


3. CONTRA OS MILHÕES DE UNS E OS “EGOS SEM ESPELHOS “ DE OUTROS
Na última época, uns, com um investimento de muitos milhões no plantel, perderam tudo o que tinham a perder, quando estavam obrigados a ganhar!
Esta temporada voltam a endividar-se para tentar recuperar a hegemonia do futebol português, esquecendo-se que, para que essa hegemonia voltasse, teriam que voltar, também, os métodos do“Apito Dourado”.
Paralelamente, outros, que, há cerca de três meses, não sabiam se tinham orçamento para o investimento necessário para competir na Liga dos Campeões, hoje … têm dinheiro para tudo.
Ainda bem que assim é, até porque o “ego” em questão, apesar de muito bom, não ganhou nada em nenhum clube por onde passou, … excepto num (tipo “istmo”)!!!
Sabendo disso mesmo – cada um deles melhor do que nós, porque, como diz o povo … “cada um sabe de si e Deus sabe de todos” – tudo farão para, em conjunto, nos ganharem.
Não quererão saber, quem fica à frente entre eles, … desde que um deles fique à nossa frente.
Ou melhor:  desde que ficassem.
Porque esse é o nosso “combate”: sem tréguas, mas com o apoio de todos, o que faz com que joguemos“sempre em casa”.
Eles estarão mais unidos do que nunca.
Uns, … porque o caminho da perpetuação no poder,com o recurso ao que vemos, ouvimos e lemos, não vai poder voltar a recorrer aos mesmos truques.
Outros, … porque a ânsia de protagonismo disfarça as dificuldades e catapultará os “egos” que ainda por lá vão coexistindo (até ao primeiro desentendimento ouaté alguém vir dizer que … “o rei vai nu”)


4. CONFLITUALIDADE PURA E GRATUITA
Por tudo isso, honra lhes seja feita, eles já disseram ao que vinham: “conflitualidade pura e gratuita”.
Assente em forte contestação da arbitragem, mesmo – pasme-se – antes de ter havido jogos, com base em acesas guerras psicológicas e em desesperados jogos de bastidores ...
Para eles, nos trinta e três jogos que faltam, o Benfica não irá ganhar merecidamente nenhum deles.
Pelo contrário, de cada vez que perderem pontos – os dois – só as arbitragens explicarão essa calamidade …
Para nós, haverá sempre, de ambos os lados, a certeza que houve ajuda … divina.
Para eles e a eles tudo deverá ser permitido.
O Benfica – com uma organização profissional e competentíssima, um plantel equilibrado e um treinador de grande nível (que saudades que eu já tinha de ver um treinador do Benfica de carácter, a explicar educadamente as coisas, a tratar os jornalistas por você, etc., etc., etc.) – nunca jogará bem, nem merecerá ganhar.
Pelo contrário, eles serão sempre afastados das vitórias … por uma mão invisível.
Parafraseando alguém, sobre uma realidade não tao diferente do futebol quanto isso, … “eles poderão perder, nós é que nunca poderemos ganhar”.
Ou melhor não poderíamos.
Mas vamos ganhar!
Ao “colo” dos 53 285 adeptos que, na 1ª jornada, estiveram presentes no Estádio da Luz, do mais de um milhão que nos vão ver ganhar na “Catedral”, e das centenas de milhar que – mesmo com muitas dificuldades e pagando, geralmente, quase o dobro do que pagam os adeptos dos outros – nos vão ver ganhar por todo o Portugal.


5. “SE QUERES A PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA
Que isto não seja entendido – repito – como defesa ou apologia de uma conflitualidade gratuita.
Mas, apenas, a resposta à afirmação de quem entende que a nossa grandeza – que não deve ser confundida com sobranceria – tem de ser o ponto de partida para não permitirmos que a nossa universalidade possa ser ultrapassada pela parolice bacoca de quem usa e abusa de uma esperteza saloia básica, que a nossa nobreza de carácter e o respeito pelas regras possa ser atropelado pelos que querem ganhar a todo o custo, mesmo que apenas o consigam corrompendo ou … fazendo uso da traquinice rasteira de quem não fez nada mais na vida.
Todos do mesmo lado!
Vamos a isto, Benfica?
….

SE EU FOSSE...
Presidente de um clube que julgava maior do que era, na realidade, estaria bastante preocupado (nervoso?) pelo facto do treinador que havia contratado me ter tirado todo o protagonismo e me ter transferido para um lugar de mero figurante na estrutura do clube, passando a centralizar todo o apoio interno e a ser o principal alvo de crítica de quem está fora…
E ver-me-ia desesperado ao ponto de ter que atacar um Director de Comunicação de um outro clube (bem sei que MAIOR QUE PORTUGAL) para tentar não desaparecer de cena.
Eu bem saberia que todos os livros me aconselhariam a apenas me “pegar” com pessoas que fossem “tão presidentes como eu”, mas, á falta de melhor, não poderia deixar passar esta possibilidade …
Até porque, a próxima sabe-se lá se bem mais perto do que poderia imaginar, se continuar a seguir as pisadas do ano passado, poderá ser para criticar a equipa.
Esperando bem que não seja já no regresso de Moscovo …

SE EU FOSSE ...
Dirigente do terceiro clube desta troika feita de dois grandes clubes e um de mais um outro (MAIOR QUE PORTUGAL) estaria contente por ver quem, em bicos de pés ou passando a mão, repetidamente, pelo cabelo, vai fazendo o jogo de contestação ao Benfica que era pressuposto eles fazerem.
E ficava contente por isso: por ter alguém, que mesmo não seguindo instruções, desempenhava, “fielmente”, as funções que lhe tinham imaginado.
Nem em sonhos se conseguiria tão fiel desempenho … dir-se-ia lá para os lados da Torre …

(Texto publicado no jornal "A Bola")
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

45 comentários

  1. Brilhante
    Fantastico
    Revejo-me totalmente!

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. E Rui Gomes da Silva revê-se em LFV
      "Serei VP do Benfica para combater por aquilo em que acredito, por aquilo que me ensinaram ser o Benfica, porque julgo mesmo que o Benfica pode vir a ser o que sonhei.
      E porque sei ser esse o sonho e a postura de Luis Filipe Vieira (o grande defensor público da divulgação do maior escândalo do futebol português, chamado “Apito Dourado”)"
      "

      Eliminar
    3. Dá-me arrepios só de pensar que houve tempos neste país em que qualquer pessoa destas podia ser governante!! Meu Deus.....como foi possivel!

      Eliminar
    4. Tudo é possível neste país, basta constatar ano após ano um conhecido e assumido criminoso desportivo, mesmo depois de ter sido condenado por corrupção activa de agentes desportivos, ser convidado por alguns deputados a deslocar-se á AR para a contas do erario público lhe oferecer uns almoços e dar o conhecido beija-mão; tudo se passa no mesmo país em que vê um outro dirigente desportivo gasta os milhões disponibilizados por um tal Sobrinho ligado ao escândalo BES.

      Eliminar
  2. Porra, que grande texto! 100% de acordo.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens problemas de compreensão ou gostas de ser tonto por desporto?

      Eliminar
    2. O comentário do Nuno Martins foi removido por mim.

      Eliminar
    3. Martins, és parvo por natureza ou é só quando vens ao NGB?

      O texto é brilhante. RGS tem sido o único a defender os interesses do Benfica em todos os momentos e com sacrifício pessoal evidente.

      Vês como te cai a máscara facilmente? Preferias que eu elogiasse o teu FCP, caro Martins?

      Eliminar
    4. Bolas... gostava de ter visto... hehehe

      Eliminar
  4. Não poderia estar mais de acordo.
    Excelente.

    ResponderEliminar
  5. CLAP CLAP CLAP isto é ser BENFICA!

    Domingo em Aveiro, contra tudo e todos!
    Carrega, amor da minha vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra tudo e contra todos? É brilhante que aqueles que se assume como maiores que Portugal, que controlam o homem forte da arbitragem, que controlam a comunicação social em geral, falam em "contra tudo e contra todos".

      Contra tudo e contra todos? Esse discurso faz sentido em clubes pequenos, regionais... agora no Benfica? Que incoerência...

      Eliminar
  6. Um grande texto de RGS, carregado de Benfiquismo, e mesmo com alguns excessos (na minha opiniao), a ele perdoa-se tudo, porque ele é, de facto, um apaixonado pelo Benfica.

    Mas aqui me fico pelo que acho e sempre achei, que a nossa preocupacao nao devia ser o palavreado, mas sim ser fortissimos, todas as semanas, todos os jogos, com uma grande equipa de futebol a ganhar dentro do campo.

    99% dos benfiquistas nao estao (nem querem estar) em guerra com ninguem. 99% daqueles que enchem o estadio e correm o pais de les a les, so querem ver um bom jogo de futebol de forma saudavel e ver o Benfica ganhar.

    O palavreado pode ser bonito, pode entreter e ate dar animo...

    ...mas nao é de palavras que se fazem as vitorias, pelo menos daquelas que 99% dos adeptos querem.

    Ganhando e sendo fortes dentro do campo, ate o silencio e o desprezo, podem ser uma arma bem mais eficaz que qualquer improperio ou guerra que se queira fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo.

      Já agora, por ignorância, o RGS tem condições para se poder candidatar a Presidente? (Anos de sócio, etc...)

      Eliminar
    2. Tem todas. RGS é sócio do Glorioso desde que nasceu!!!

      Eliminar
    3. Para mim estamos perante o proximo presidente do Benfica.
      Falta saber quando.

      E se havera uma rotura com LFV ou sera uma sucessao

      Eliminar
  7. Não sou fã de RGS. Bem pelo contrário. Mas, reconheço, este é um grande, enormíssimo texto, que sintetiza exemplarmente o sentir da maioria dos benfiquistas.
    E, agora, é ganhar no campo. Rumo ao "tri".

    ResponderEliminar
  8. Grande RGS.
    O maior defensor do Benfica nos dias que correm.
    Noto com satisfação que aqui no blogue não entraram, como costume, a atacar quem nos defende como no caso do diretor de comunicação João Gabriel que apenas disse uma frase muito bem sacada.

    ResponderEliminar
  9. Brilhante. Esta é a mentalidade certa. Não somos obrigados a "ir à guerra", mas como já afirmei, de nada vale ficarmos sentados em casa e calados perante as atrocidades dos de aqui ao lado ou dos de lá de cima. Não nos calemos, enchamos os estádios, condenemos ações e palavras, vamos ser todos benfiquistas a sério.

    ResponderEliminar
  10. Tudo se resume a isto......Excelente texto.

    ResponderEliminar
  11. Também não aprecio a figura, mas desta vez só posso dizer : carrega RGS!

    ResponderEliminar
  12. Quando eu falo em defender o clube e isto que eu quero dizer o Shadows,ja entendes-te agora?Ja e tempo de te virares para fora e deixar quem trabalha no nosso clube em paz porque os nossos inimigos nao vao dar treguas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te, mas continuarei a criticar sempre que entender. Os piores inimigos dos últimos 20 anos têm estado dentro do clube.
      Não embarques em propaganda porque, como dizia hoje um amigo, isto está a jogar-se em vários tabuleiros e nem sempre quem está dentro do clube está a puxar pelos interesses do mesmo.

      Eliminar
    2. Mas existe um tempo para tudo.

      Eliminar
  13. www.youtube.com/watch?v=PgRemA1YOxU

    ResponderEliminar
  14. Não aprecio muito RGS, mas está aí um excelente texto. Defende mais o Benfica do que o dragão de ouro, lfv.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  15. KLÁP ...KLÁP... KLÁP senhor doutor RUI GOMES DA SILVA e muito obrigada continue continue sff ok..

    ResponderEliminar
  16. Carradas de razão, RGS, quando defende que quem é desafiado e desrespeitado por uma trupe de inimigos, como temos sido, tem de ir à guerra. Guerra que deve ser travada pela instituição e por cada um de nós, benfiquistas. Lutar por resultados desportivos semana a semana, é a outra guerra a travar por atletas e equipas técnicas. Uma não invalida a outra, ó REDMOON!
    Sobre este texto apaixonado de RGS, gostava de saber a opinião daqueles benfiquistas que costumam ter a navalha afiada para João Gabriel ou Pedro Guerra (goste-se ou não se goste do estilo, os homens atiram-se aos inimigos de peito aberto, são benfiquistas, são dos nossos, defendem o Benfica - o trabalho que Pedro Guerra, o mais anavalhado, fez para a divulgação dos telefonemas de PC, no âmbito do Apito Dourado, foi um trabalho excecional; por tudo isso, merecem o meu respeito).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nau, não mistures um benfiquista de sempre como RGS com um benfiquista de ocasião como o Gabriel.

      Muito menos mistures RGS com escumalha como esse Guerra. Um ser hediondo.

      Eliminar
    2. Na mouche, caro Shadows!!!

      Eliminar
  17. Quem fala assim não é gago...........
    Não seria RGS, uma boa hipótese para presidir os destinos do Glorioso???????????
    Benfica Sempre!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Claro que sim.
      A não ser que o Vieira se queira eternizar...e se quiser não lhe faltam meios...com os 50 votos das casas...

      Eliminar
    2. Por RGS: "Serei VP do Benfica para combater por aquilo em que acredito, por aquilo que me ensinaram ser o Benfica, porque julgo mesmo que o Benfica pode vir a ser o que sonhei.
      E porque sei ser esse o sonho e a postura de Luis Filipe Vieira (o grande defensor público da divulgação do maior escândalo do futebol português, chamado “Apito Dourado”)"

      Eliminar
    3. Ha anos que ouço o R.G.S na sic noticias a segunda feira ha noite e nunca mas nunca deixou de defender o Benfica de forma coerente e incasavel mas sem nunca perder a postura e a dignidade.
      E alguem que considero extremamente culto e inteligente. Raciocinio rapido e acertivo.
      Na minha opiniao e alguem que merece o respeito e arrisco me a dizer admiração de todos os benfiquistas sem excepção. E se um dia se canditar a presidente do SLB o minimo que poderiamos fazer para retribuir aquilo que tem dado ao Benfica seria o nosso apoio incondicional.
      Nao nos defraudaria.
      Um bem haja ao Rui Gomes da Silva.

      Eliminar
    4. saber defender o benfica e o facto de merecer o nosso respeito por si só não faz dele uma pessoa com perfil para ser presidente.
      rgs por muitas virtude que tenha não tem, nunca teve, perfil para ser presidente confunde-se ser bom benfiquista com ter capacidade para ser presidente.
      mas isto anda tão mal de exemplos que basta ter um requesito para se achar que se tem tudo.

      Eliminar
  18. esquecera-se do simoes...a desculpem tio do vieira ...fala-se que foi bom jogador...agora defender o BENFICA nao e de certeza....

    ResponderEliminar
  19. "Maior que o BENFICA, so o ANTI"
    Em Portugal ou se é do GLORIOSO ou se é anti Benfica, essa é a moral. Este ano seremos outra vez campeões e outra vez veremos os mesmos focinhos e queixas do campeonato passado.

    ResponderEliminar
  20. Seria grande Presi. Melhor até que o Rui Costa.

    ResponderEliminar
  21. O que ele põe neste texto já o disse várias vezes. Ignoro as razões que levaram RGS a querer afirmar publicamente, agora, esta posição. Não sei mas suspeito... Daí a minha esperança de que, conhecendo ele o que se trama nos bastidores, os golpes baixos, esteja pronto para os contrariar.
    Acho que este texto é menos uma afirmação de Benfiquismo (desnecessária) do que um aviso à navegação... Tomara que tenha efeitos!

    ResponderEliminar
  22. E ondes estao as viuvas ofendidas do JJ? Nao as vejo!!! Ah, se a calhar como o texto foi publicado por um Dr. os burros baixaram as orelhas. Grande RGS, obrigado Shadows.

    ResponderEliminar
  23. 100% de acordo. Ser defendido assim com classe até dá gosto estar em guerra. Um pateta responde a um director de comunicação, um vice presidente responde a dois clubes ao mesmo tempo e um presidente está calado

    ResponderEliminar
  24. É ISSO É QUE É PRECISO , SAIR DA NOSSA ZONA DE CONFORTO E REBENTAR COM ELES !!!!!!A AGUIA SIMBOLIZA , MAJESTADE, FORÇA , RAPIDEZ , OBJECTIVIDADE , VISÃO ESTRATEGICA E ACIMA DE TUDO NUM COMBATE NÃO HÁ QUEM LHE GANHE .

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking