O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O Pecado Capital da Estrutura do Benfica...

. 33 comentários

Quem conhece o meu percurso aqui no blog sabe que não sou de fugir do que escrevo, nem sou dos que só escrevem em alguns momentos e muito menos sou dos que dizem que é meia noite, para poderem acertar uma vez por dia ou serem "artistas" e dizerem que na verdade até acertam duas vezes porque o relógio passa lá duas vezes.

Eu "dei a cara" por Rui Vitória! E assumo-o e, mais que isso, recuso-me a virar-lhe a cara agora! Mas isso não faz de mim cego para ser dos que se sentam para trás a dizer que "isto vai lá" ou à procura na estatística de situações semelhantes que acabaram por correr bem.

Rui Vitória não é mau treinador como muitos de vós querem agora "pintar" a reboque dos resultados da pré-epoca... mas infelizmente também não demonstra ser tão bom treinador como o seu percurso deixava antever.

Tal como vos escrevi ontem o problema é que para mim há qualquer coisa nesta história que não bate certo. Rui Vitória sempre foi um homem de identidade própria, ideias de jogo muito claras e uma marca muito definida na forma como punha as equipas a jogar com determinação, energia e esplendor físico.

Só que o SLBenfica de Rui Vitória não tem nada de Rui Vitória e tem, estupidamente, muito de "Jesus sem Jesus", o que obviamente é uma asneira tremenda. Não se pode ser ninguém sem esse alguém e muito menos Jesus sem Jesus que, volto a dizer, é o melhor treinador que o SLBenfica podia pagar, sempre foi essa a minha opinião.

Se há alguém, no SLBenfica, a querer convencer ou impor a Rui Vitória um modelo que não é dele, um caminho que não foi ele que fez e uma estratégia que ele nunca delineou... então não é Vieira, nem Vitória que têm que mudar... é mesmo quem acredita que a tal estrutura é assim tão poderosa.

Que o SLBenfica criou uma estrutura forte, que suporta e protege o futebol do SLBenfica, disso não há dúvidas... mas essa estrutura não pode cair na tentação do "pecado capital", aquele pecado que sempre apontámos a Jesus e que agora parece estar bem patente na dita estrutura: A ilusão de que não há ninguém melhor e mais sábio que eles, que têm competência para se sobrepor a tudo e todos.

Jesus está errado quando diz que a estrutura não ganha campeonatos, mas Jesus está certo quando diz que a estrutura não ganha campeonatos. Ou seja, é verdade que sem treinador não há estrutura com sabedoria e competência que ganhe seja o que for, mas não é menos verdade que o treinador tem que saber desempenhar o seu papel na estrutura sem querer substituir-se-lhe.

Olhando para Rui Vitória, totalmente "engolido" pela dita estrutura do SLBenfica, numa atitude de quem não quer discordar nunca do chege naquela que é a sua grande promoção na carreira, está cada vez mais óbvio porque Jesus saiu:

- Eu já aqui tinha escrito que Jesus saiu porque se tornou intolerável aturar quem se considerava acima de tudo e de todos e que se considerava acima do clube.

Não falhei! Mas não vi o filme todo... aparentemente Jesus saiu por isso, sim... mas o motivo de não aceitarem não era o mais óbvio e nobre, era simplesmente porque queriam ser eles, os da estrutura, a se considerar acima de tudo e de todos e se considerar, porventura até, o pilar do clube.

Mais uma vez aconteceu no SLBenfica algo que parecia estar afastado da realidade do Clube... mas na verdade estava apenas escondido pelo feitio de Jesus e pela sua "via directa" ao Presidente.

Depois de terem feito a cabeça ao Presidente para correr com quem tinha todas as condições para ser o líder inquestionável do futebol do SLBenfica e deixar o modelo desportivo acima de qualquer pessoa, empresário ou interesse externo (José Veiga), as mesmas pessoas fizeram agora a cabeça ao Presidente para correr com Jesus - não sendo menos verdade que neste caso se limitaram a aproveitar um comportamento intolerável de Jesus.

Em conclusão: Percebe-se que quisessem por fim a 6 anos de uma relação complicada com alguém que não sabe o que é o significado das palavras "respeito" nem "humildade". Infelizmente não quiseram por fim para dar início a um novo ciclo, a uma nova liderança a um novo modelo (algo que eu compreenderia).. quiseram, sim, por fim à relação com Jesus para serem eles a mandar no futebol.

Tenho sérias dúvidas que o "problema" de Rui Vitória não tenha dois ou três nomes entre Domingos Soares Oliveira, João Gabriel, Paulo Gonçalves e Rui Costa (pelo menos!). 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Adoro o Benfica25/8/15 09:35

    O grande problema do Benfica é LFV e seus muchachos amestrados e submissos.

    Não se deve ter medo de dizer as verdades.

    O estado de desorganização do Benfica a nível desportivo é tal , que não vamos lá escrevendo em pézinhos de lã.

    O grande problema do Benfica chama-se LFV e esse problema não é de agora , já tem muito tempo.

    Todos os Benfiquistas tem consciência disso , tem é medo de admitir isso.

    O melhor para o Benfica é:

    Adeus Vieira , isto sim , seria a melhor notícia que podia existir para o Benfica.

    Adeus Vieira , eleições antecipadas já.

    Isto é o que tem de acontecer se realmente querem o melhor e só o melhor para o Benfica e se realmente são Benfiquistas.

    Isto e uma Auditoria às contas do Benfica nos últimos 15 anos.

    É a minha opinião.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...é, pá....não basta dizer mal do presidente.....apresenta também qual o teu candidato ,que apontas para na tua opinião fazer melhor......SÓ ASSIM TERÁS CREDIBILIDADE...agora dizer mal só porque sim ,tu e os como tu deveriam estar caladinhos...e, já agora diz lá se o presidente eleito democraticamente, fez alguma coisita de valor, OU COMO DESCONFIO NEM TU SABES PORQUE DIZES MAL DO PRESIDENTE...

      Eliminar
  2. Já agora que ideias muito próprias eram essas do futebol do Rui Vitória.
    E, para além da disposição dos jogadores em campo, em termos teóricos, o que há do antigo treinador, neste momento no futebol do Benfica?

    ResponderEliminar
  3. Identificar os problemas é meio caminho para o sucesso. Lutar contra problemas inexistentes é perder tempo, recursos e motivação...

    ResponderEliminar
  4. Já foram escritos volumes (e mais se continuarão a escrever) sobre a saída do Jesus do Benfica.
    Sempre disse e continuarei a dizer muito embora certos Benfiquistas (o creme de lá creme) chegassem a acusar-me de desonestidade intelectual, que JJ percebia potes de táctica mas que não era o treinador para tão grande clube, pela sua falta de classe para não lhe chamar falta de educação. Era mais do que notório que apenas os seus meninos bonitos tinham direito ao pódio, fosse por casmurrice ou possíveis interesses próprios e o Presidente estava farto de ver carreiras passarem ao lado de certos talentos da formação.
    Não deveria ser nada difícil de aceitar que lhe terá sido dito que se não mudasse o chip sobre a formação que um dos dois estaria a mais neste casamento. O Presidente possivelmente conclui erradamente que pelo facto de o ter salvado quando já se tinha afogado seria capital suficiente para que não fosse para o pior dos rivais e pior ainda conclui que a amizade era tal que permitisse a sua ajuda para continuar a ganhar milhões como treinador mas fora de Portugal.
    O desfecho que JJ deu aos seus 6 anos de fama confirma o ditado que diz - NEM OS CÃES MORDEM A MÃO QUE LHES DEU DE COMER.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. É pena é os cães terem ficado todos no clube.

      Eliminar
    2. A conversa é sempre a mesma... É verdade que JJ nao apostou nos miúdos do Seixal mas nao estamos a falar de jogadores que renderam 60M ao clube?! Então qual é o problema?

      Sobre a saída de JJ a ingratidão é uma coisa muito feia e agora que se começa a saber toda a história (curiosamente nao li neste blog nada referente a reportagem do espresso no ultimo fim‑de‑semana) da para perceber que a forma com LFV tratou JJ foi tudo menos respeitosa e cordial.

      Eliminar
  5. "ideias de jogo muito clara" e "marca muito definida na forma como punha as equipas a jogar com determinação, energia e esplendor físico" é um bbonito eufemismo para definir o futebol do Guimarães nos últimos anos.
    A ideia clara presumo que seja o chutão recorrente como modelo de organização ofensiva. A determinação, energia e esplendor físico definem bem como se defendia.

    Organização? Nada.
    Proximidade de sectores? Nada.
    Coordenação entre elementos? Nada.

    Em dois meses destruiu um dos melhores processos defensivos que já vi, não se vê uma transição ofensiva, uma perda de bola resulta muitas vezes em adversários isolados na cara do nosso guarda-redes e o ataque faz cócegas.
    Caso não tenham reparado, estivemos mais de 7 horas consecutivas sem marcar golos esta época, contando com os últimos jogos de pré-temporada, a supertaça e os primeiros 70 minutos com o Estoril. Isto nunca foi visto nos últimos anos.
    Lá chegarás.

    ResponderEliminar
  6. "Rui Vitória sempre foi um homem de identidade própria, ideias de jogo muito claras e uma marca muito definida na forma como punha as equipas a jogar com determinação, energia e esplendor físico."

    Bem isto é completamente errado, o Guimarães sempre foi uma equipa de chutão para a frente e fé em Deus, e fraca em processo defensivo, nunca houve uma ideia de jogo defenido e principalmente nunca houve uma ideia de jogo de equipa grande e isso nada tem que ver com a qualidade dos jogadores...

    O processo existe sempre, depois se for o Messi a interpretá-lo será 95% das vezes bem interpretado, e se for o Tozé Marreco será apenas 20% das vezes bem interpretado, no entanto a ideia de jogo essa pode e deve de estar sempre lá, seja o Messi ou o Tomané a serem os executantes, portanto até podes dar mil e uma piruetas às palavras sobre o RV, mas nunca conseguirás provar que ele é bom, quando ele é MEDIOCRE, e estou à vontade para o dizer porque já o dizia em Abril/Maio/Junho, e não mudei de opinião como muitos fazem, só porque a partir de Junho passou a ser treinador do Benfica...isso não é argumento para aferir a qualidade de seja quem for, portanto ele em Abril era um treinador mediocre e em Agosto continua a ser um treinador medíocre até provar o contrário
    ......

    "Se há alguém, no SLBenfica, a querer convencer ou impor a Rui Vitória um modelo que não é dele, um caminho que não foi ele que fez e uma estratégia que ele nunca delineou"

    Que tremendo looool, ainda há uns dias disseste tu o seguinte:

    "Rui Vitória enfrentou mais de 53.000 na Luz (sim, em Alvalade e no Dragão teriam estado lotações esgotadas e ainda ficavam cerca de 10.000 à porta sem lugar) e manteve-se fiel às suas convicções e ao seu trabalho"

    Ai agora afinal o RV "já não se mantém fiel às suas convicções e ao seu trabalho"??? só se mantém quando te convém...

    E uns dias antes disseste o seguinte
    http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/08/se-ele-se-chamasse-jorge-jesus-hoje.html

    "Não me dei ao trabalho de ler jornais online, nem fui pela via fácil de estar a espera da selecção das imagens dos telejornais. Tal como faço sempre, escolhi pensar pela minha cabeça e resolvi ouvir Rui Vitória na BenficaTV, sem filtros e sem escolhas de imagens ou frases. Ouvi tudo!

    Banana? Mole? Treinador de clube pequeno?

    Pois, pois... como se chama Rui Vitória, os tiros certeiros que atirou a quem ainda se sente dorido por ter sido "mandado borda fora", mais não foram do que notas soltas que nunca irão satisfazer os que ainda choram de saudades."

    hummm?? mais uma vez foste apanhado, então agora já vens dizer que o RV está refém da estrutura e faz o que lhe manda, enfim que é um banana, no entanto do dia 15 Agosto (foi só à 10 dias atrás, mudas assim tão rápido), fizeste um post a atacar toda a gente que acusava o RV precisamente de ser um banana e um "yes man" incapaz de se impor e de impor aquilo que quer...ahahaha

    Rapaz tu não me dás ouvidos mas continuas a ignorar a velha máxima da Net ou seja, "uma vez escrito na Net para SEMPRE escrito na Net"

    E agora que pela enésima vez te apanhei em contradição, lá vais tu apagar o post mas não faz mal que vais ter de o ler para o apagares

    ResponderEliminar
  7. RV é apenas ... mais um treinador. E não percebo as referências ao Veiga, ainda anda por lá?

    Porque é que não põem os verdadeiros nomes. Todos sabemos a quem está entregue a gestão do capital humano, leia-se jogadores, do clube. Esqueçam lá o Veiga. Esse não dá cartas à muito tempo.

    LFV é um problema. Mas não é agora. Será quando sair. Aí sim quero ver como gerimos o passivo.

    ResponderEliminar
  8. Vitória não tem andamento para o SLB. Numa casa cheia de egos, de imbecis, de submissos, de lambe botas, de carpideiras sonsas e de minhocas parasitas, o sucesso de Rui Vitória, o domesticado pela estrutura, será impossível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Atento25/8/15 14:02

      Pelo que descreves parece que conheces profundamente toda a gente que trabalha dentro do Benfica. Como o consegues? Trabalhaste lá durante muitos anos? Foste despedido? Será por isso que dizes mal de toda a gente?
      Ou será que não és benquista e infiltras-te aqui apenas para exercitar a tua maledicência cumprindo ordens do teu amo, grande Badochas Verde? Dás muito nas vistas.

      Eliminar
  9. Agora a culpa da equipa não existir em campo é do João Gabriel e Paulo Gonçalves. Já os estou a ver a dar lições ao Rui Vitória sobre compensações defensivas, bolas paradas e transição defesa-ataque.

    É por isso que de vez em quando gosto de visitar este blog, para aprender coisas novas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Atento25/8/15 14:03

      Nunca aprendi tanto sobre futebol como agora. Só especialistas.

      Eliminar
  10. "Tenho sérias dúvidas que o "problema" de Rui Vitória não tenha dois ou três nomes entre Domingos Soares Oliveira, João Gabriel, Paulo Gonçalves e Rui Costa".
    Ora aqui e que a porca torce o rabo! Foram 6 anos afastados de protagonismo por Jesus, nas sombras....Faço uma pergunta: Como e que Rui Costa que foi quem trouxe Quique, conseguiu sobreviver a 6 anos de Jesus nao tendo sido sua escolha mas sim de LFV? Um diretor desportivo sem agenda nao devia ter tido a frontalidade de se demitir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Atento25/8/15 14:05

      Um director sem agenda é o que todos queremos dentro do Benfica. Coloca o Benfica sempre em primeiro lugar e não liga a ruído e nem a interesses exteriores. Ou será que TU tens alguma agenda escondida?

      Eliminar
  11. Pedro Salgado25/8/15 10:35

    Caro GB,
    "[...] Rui Vitória sempre foi um homem de identidade própria, ideias de jogo muito claras e uma marca muito definida na forma como punha as equipas a jogar com determinação, energia e esplendor físico [...]." Não acredito, e não leves a mal, que tenhas visto os jogos do Vitória. É impossível dizeres isto se tivesses acompanhado esta época e as anteriores. O Vitória nunca jogou nada!!! E não me venham com a qualidade do plantel que em nada era inferior ao nacional, belenenses e afins para ter acabado em 10º e 9ª há dois e três anos respectivamente. O Vitória sempre foi chutão para a frente e fé em Baldé, Edgar, Mazzou ou Hernâni.
    O ano passado o Vitória fez uma boa primeira volta (brilharete das 3 cavacas ao sporting). Na 2ª volta saiu o Hernâni e a equipa ao fim de 7 jogos tinha feito tantos pontos como....o Gil Vicente. Acabou em 5º lugar (valeram os pontos acumulados na 1ª volta que deram uma margem de 13 pontos de distância para 6º - chegou a ter 3 de diferença). Não havia nenhuma equipa abaixo do 5º que tivesse melhor equipa (André André, Saré, Bernard, Alex, Josué, Bruno Gaspar, Valente, Douglas, etc).
    É um treinador limitadíssimo, teve sempre uma excelente imprensa por ser um homem educado, afável e simpático. O Vitória há muito que adoptou o discurso do clube coitadinho, com enormes dificuldades financeiras (parece que todos os outros estão pujantes) e onde a responsabilidade limita-se a tentar fazer o melhor possível. Percebes agora o 10ª e o 9ª lugar?? O discurso do homem é o mesmo no Guimarães e no Benfica!!!! o "Caminho faz-se caminhando". Que raio de conversa é esta??!!!
    Entretanto, ganhou uma taça de Portugal. Feito meritório mas que não consigo vislumbrar a diferença para o Pedro Emanuel que venceu dois anos antes na Académica ao Sporting. Será que o Emanuel pode ser treinador do Porto? Como o Rui é Benfiquista e serviu.......
    Posto isto, já percebeste a ideia de jogo do Rui Vitória?? O Benfica ataca e defende de forma organizada? Não me digas que abusa no chutão e nos cruzamentos, pois isso até o José Mota faz com os jogadores que o Benfica tem.
    Cumprimentos,
    Pedro Salgado

    ResponderEliminar
  12. Vou partir do principio que isso de quererem impor um modelo de jogo ao RV seja uma "especulação parva da tua parte", isso sim seria amadorismo IRRACIONAL. Se queriam manter este modelo de jogo iam à procura de alguém que o utilizasse no seu "dia a dia". Isso é demasiado estúpido...
    ... agora estou mais calmo, já disse toda a parvoíce que me "apeteceu" é o bom das tertúlias de café ou da net, (estas conversas são só treta),...
    Nos dois jogos para o campeonato vi uma equipa ofensiva com gravíssimos problemas de organização defensiva, a quantidade de oportunidades claras de golo do Estoril e Arouca, erros colectivos, é SUPER PREOCUPANTE! Não vi muito o chutão para a frente, pode ter ocorrido aqui e ali, vi isso contra o SCP, nesse jogo vi... vi "desespero" contra o SCP e a táctica final contra o Arouca poderá ter sido o mesmo... em situações de tudo ou nada, em Portugal, porque nas competições internacionais "tudo ou nada" só existe para Barcelonas ou Reais Madrids, preconizo 3 atrás - Lisandro, Samaris e Nelson Semedo porque são rápidos e depois um organizador de jogo Pizzi com 4 médios de construção/flaqueadores e dois avançados fixos, !em situações de tudo ou nada! O risco de manter Luisão num modelo daqueles foi enormíssimo!
    Esta equipa precisa mesmo de 2 flaqueadores e um box to box com capacidade de construção tipo Jonas (falo da inteligência e técnica do jogador)... não acredito que Gaitan saia, seria a mesma depressão que foi a saída de Simão Sabrosa. A defesa tem como principal problema a organização é o que me parece, Lisandro é mesmo muito bom. Não temos 17 jogadores titulares com 4 flaqueadores de alta qualidade. Os titulares são: Júlio, Ederson, Nelson, André Almeida, Luisão, Lisandro, Jardel, Eliseu, Silvio, Salvio (lesionado, não conta), Fejsa, Samaris, Pizzi, Talisca (que não sabemos bem o que é!), Gaitan, Ola John, Jonas e Mitroglou (18 jogadores)... reparem que temos como flaqueadores Ola John!!!! e Gaitan, que coiso, não conto com o Carcela porque em verdade não sei nada dele, e como construtor de jogo Pizzi! O nosso 18 é fraquíssimo! em termos de soluções globais! Saindo Gaitan ficamos com uma equipa ao nível do Braga!, não temos flanqueadores nem construtores de jogo e como avançados temos o Jonas!
    OBJECTIVAMENTE!
    UM presidente que destruiu uma equipa! Um treinador que estará a ser condicionado a usar um modelo que não é o seu (será?), um plantel desequilibrado... uma boa merda!

    Pode correr bem... eh pá claro, a vida é um jogo de miriades de possibilidades, até as impossibilidades podem aparecer no real!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto teria sido tudo decidido e realizado até 15 de Julho!!!

      o que seria um plantel equilibrado?
      farei um exercício alicerçado entre o que temos, preconizando decisões racionais em termos financeiros de acordo com o que temos! e vou acreditar nos valores que apareceram na comunicação social e não foram desmentidos pela Direcção e eles estão sempre a desmentir merdas, portanto acreditamos que sejam verdades.
      Os 18 titulares, que serão 19 devido á lesão de Salvio!
      Júlio, Ederson, Nelson, André, Luisão, Lisandro, Jardel, (bom lateral esquerdo) = 8
      Salvio, Fejsa, Samaris, Pizzi, (médio box to box com capacidade criativa - ???), Gaitan, 2 flanqueadores/ extremos com experiência com mais de 23 anos = 8
      Jonas, e um dos gajos (Mitroglou) que foram contratados porque na realidade não sei se algum dos 2 é bom!

      E depois os outros a complementar: Silvio ou Eliseu; Talisca, Ola John, e o outro avançado do plantel (para mim seria o Jonathan em vez do Jimenez)
      Perfazem 22 jogadores, mais Lindelof, Guedes, Nuno Santos, Andrade (ou Bilal), 26 jogadores!

      Portanto seriam necessários um lateral esquerdo, um médio box to box e 2 extremos. Não teria adquirido o Jimenez, usaria esse dinheiro para adquirir um médio de construção de qualidade, o dinheiro do Lima para contratar o lateral esquerdo, e dinheiro de Cavaleiro e Cancelo (30 milhões , não foi?) para contratar 2 extremos de qualidade!
      Fará sentido o que escrevi?!
      Se reparem não me limito a criticar digo como faria... existe uma diferença!

      Treinador! a partir daquilo que sabemos no agora!
      Vitor Pereira ou Paulo Sousa ou Marco Silva. Não conheço o Paco Jémez.

      Decisões equilibradas em benefício do Benfica que tanto amamos!
      Falta amor e competência na Direcção do Benfica...sobra capacidade para se realizarem muitos negócios inúteis...

      Eliminar
  13. O Benfica by GB é um tipo que mal carrega no Enter para publicar o post, esquece-se completamente do que escreveu no segundo seguinte. Só assim se explica as sistemáticas contradições post após post de sua autoria. É case study.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem um nome em medicina, bipolaridade.

      Eliminar
  14. Estás a dar passos significativos Benfica by GB, já admites que Rui Vitoria nao é tao bom treinador como pensavas ser. Quando estivermos com 18 pontos perdidos na primeira volta, entao já admitirás o que nos custa e muito: Rui Vitoria foi um erro histórico.

    ResponderEliminar
  15. Santo Tirso25/8/15 11:43

    Caros Amigos: reparo que a maioria dos participantes colocam o treinador RV como o responsável pelo que tem acontecido á Equipa e penso que isso não tem toda a verdade, e para isso recordo alguns lances nos jogos realizados.
    Na Super-taça o golo do SCP foi um desvio de trajectória da bola que originou o único golo da partida e pelo meio teve uma grande penalidade sobre Gaitan que a ser marcada podia mudar os acontecimentos.No jogo com o Arouca,pelo menos uma grande penalidade perdoada ao nosso adversário, o lance que ocorreu no final do jogo com a marcação de uma falta ao Lisandro não existente que daria o empate.Apesar de pensar que o Benfica está a jogar abaixo do que será exigido, penso que os nossos principais adversários também estão nessas condições e por isso nada considero perdido.

    ResponderEliminar
  16. Fazendo um pequeno balanço do nosso Glorioso acho o seguinte:

    O Rui Vitória, inteligentemente, começou a época a apostar no modelo e no sistema do Judas que deu o Bi-campeonato. Tinha Lima e Jonas que renderam 50 golos, jogavam de olhos fechados e que mesmo num sistema 4x4x2 não desequilibrava a equipa porque Lima era um jogador que para além de abrir espaços, tinha um papel decisivo no equilíbrio do sistema porque era o primeiro homem a pressionar e a defender, com grande disponibilidade física e táctica.

    Isto permitia em grande parte equilibrar o resto da equipa e jogar quase sempre só com um médio defensivo (Samaris ou Fejsa). O Lima sai (tal como Jonathan que era talvez o avançado mais parecido com o Lima) e tudo muda para pior porque mantivemos o 4x4x2 mas agora com Jonas e Mitroglou/Jimenez. Qualquer um dos três são jogadores que não têm o perfil do Lima... Não pressionam na saída de bola da defesa adversária, não têm a movimentação táctica defensiva que equilibrava o sistema do Judas.

    Com isto e com uma defesa sem rotinas e com deficit de experiência à direita (Nelson Semedo) e falta de qualidade defensiva à esquerda (Eliseu), claramente a equipa começou a desequilibrar-se mais defensivamente o que foi evidente no jogo com o Estoril e com o Arouca com grandes calafrios e com o enorme Júlio César a evitar males maiores.

    Tudo isto para dizer que se já não era fácil ao Rui Vitória replicar o modelo/sistema do Judas ( porque mesmo com os jogadores fundamentais do modelo do Judas, os treinadores são diferentes, os treinos são diferentes, o discurso e o tipo de liderança são completamente diferentes e o tipo de jogo do Judas é um jogo de autor, que é dificil encontrar sequer parecido) com este plantel actual e nas actuais circunstâncias acho que o Rui Vitória vai ter que fazer um corte com o passado, mais depressa do que se esperava... Os adversários do Benfica são o Porco e o Sportem e não provar que o Benfica do Vitória consegue ser o Benfica do Judas... Isto sinceramente já não é possível porque o treinador é muito diferente e os jogadores que temos já nem sequer permitem essa aproximação.

    Dito isto, acho que o Vitória e o Benfica têm que se libertar de vez do fantasma do Judas e do tipo de jogo do Judas. E, na minha opinião, acho que está na altura de mudar ( não o modelo ofensivo, claro) mas sim o sistema... Um novo sistema que sirva e rentabilize os jogadores e o treinador que temos agora... E isso na minha opinião passa por um 4x3x3 que seja ofensivo e ao mesmo tempo equilibre a equipa.... Fazendo um pequeno exercício com o Jonas (como um 9,5/10... tem capacidade técnica para isso) no vértice do triângulo á frente de Fejsa e Samaris e atrás de Mitroglou ou Jiménez....

    Por exemplo:

    Julio César

    Nélson Semedo Luisão Jardel Eliseu


    Fejsa Samaris

    Jonas

    Sálvio Mitroglou(Jimenéz) Gaitán

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma das melhores soluções "de recurso" que já li na blogosfera... muito bem, na minha óptica claro... trata-se de fazer a melhor omelete possível com os poucos ovos que temos, mas a questão é que não temos Salvio (Carcela nunca será um Salvio e Ola John é esta cena ora muito bem ora parvoíce), e Gaitan, bem... nem quero imaginar que saia, ... portanto faltam 2 extremos de qualidade... para os castigos e impedimentos dos 2, Salvio e Gaitan, sendo Carcela ou/e Ola John soluções de banco.

      Eliminar
  17. Muita gente está a esquecer-se que também temos a Champions por disputar, que não é com este projecto de plantel que fazemos boa figura e que temos pernas para as várias competições. Entretanto, lentamente, "desapareceram" alguns iluminados que diziam que a "super-estrutura" sabia o que estava a fazer e que achavam que Sílvio dava conta do recado. Os mesmos que insultavam quem os contrariava. Viram a técnica do senhor-9 milhões-por 50% do passe? À boca da baliza? Resta correr atrás do prejuízo e esperar que tenhamos a mesma sorte que tivemos a época passada com Jonas e J.César. Nesta fase do mercado, costuma ser só refugo. O que vale é que vem ai o Moreirense e já fica tudo bem, outra vez.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  18. Por mais que se escreva e escreva e falasse em teorias e conspirações e modelos de jogo e estrutura mais não sei que e mais bla bla bla só sei o que vi e não me disseram vi todos os jogos do Benfica vi, um mês e meio de trabalho sim um mês meio de trabalho ate agora nada!!!!! simplesmente RV um gajo porreiro não serve para o Benfica só isto.,foi por el pesetro ter saído que os processos defensivos desapareceram`?foi por lima ter saído que os processos ofensivos desapareceram?cantos e livres resultam em nenhuma oportunidade,Gaitan a fazer lançamentos de linha para área!!!! Júlio césar a ser sempre o melhor em campo sim e um grande guarda redes,bolas constante mente perdidas no meio campo!!!2 jogos os primeiros minutos se não fosse o tal imperador já estávamos em desvantagem pelo menos com 2 golos...sim sofremos um golo aos 2 minutos e não sofremos logo outro a seguir porque estava la o imperador tivemos 90 minutos para poder dar volta ao jogo,sim porque jogo teve 95 minutos,e não venham cá com desculpa com queimar tempo penaltis e bolas batiam nas pernas e não sei mais o que, isto é o que eu vi no estádio ao vivo e não me disseram,volto dizer RV não da ponto paragrafo.

    ResponderEliminar
  19. Agora é tarde...o melhor seria afastar RV e ir contratando treinador após treinador até acertar no "especial" porque para o SLB não basta ser bom, fazer contratos curtos e de baixo valor salarial... dar esta epoca por perdida e seguir na linha dos miudos. Isto porque quando se é bom (especial) notasse logo nos primeiros jogos isso do dar tempo é uma treta...

    ResponderEliminar
  20. Já agora bom post sempre tive essa ideia que foram as "prima-donas" dos corredores da luz a tirar jj do Benfica.

    ResponderEliminar
  21. No outro dia defendias o Rui no fórum, e eu dizia que não tinha hipóteses. Folgo em continuares a defender o mesmo mas começares a entender o problema das limitações dele e da estrutura. Ele aceitou fazer este papel ... desejo que consiga dar a volta por todos nós.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Para já, o principal problema do Vitória não vai sendo o Jesus, o Vieira nem a humidade relativa. O "problema" chama-se Jonas. Pura e simplesmente não encaixa no modelo de jogo que ele gostaria de implementar.

    Dito isto, como meter no banco o melhor marcador da época passada e 1 dos mais queridos na Luz, nomeadamente quando se é 1 treinador novo no clube e se quer agradar a todas as partes? Pois é...

    Mais em: http://quemdizequeme.blogs.sapo.pt/nao-es-homem-para-mim-791

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking