O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 13 de junho de 2015

Lá se vai o mito...

. 56 comentários
Corria o ano de 2011 quanto eu neste blog pedia a continuidade no Benfica do único jogador português que fora eleito para o 11 ideal da FIFA no Mundial Sub20, para muitos isso não fazia sentido, pois o jogador não tinha qualidade. O então treinador do Benfica não o queria, pois o jogador não tinha qualidade.

Curiosamente, o mesmo treinador que aos 19 anos não quis, aos 23 já parece disposto a pedir ao clube onde está que invista os 3M€ de cláusula de saída para um grande, para ir buscar o jogador que depois de duas épocas em Itália e na Grécia, fez aos 21 um época inteira a titular no Roda antes de chegar ao Maritimo para ser, sem dúvida, um dos melhores médios da Liga Portuguesa.

Penso que ninguém tem dúvidas que Danilo Pereira não tinha lugar entre os titulares do plantel de 2012 que tinha Javi Garcia, Matic, Enzo e Amorim (este tinha que jogar a defesa direito), mesmo nos dois anos seguintes... Mas creio que também Danilo não esperava aos 19 e 20 anos ser titular do Benfica.

O que na altura apontei foi a falta de vontade de integrar Danilo em 2012 no plantel, na ressaca do Mundial como foi feito com Nelson Oliveira (e correu bem), e o treinador do SLBenfica ter criado a base de desenvolvimento de um jogador que pudesse depois rodar na I Liga numa ou duas épocas seguintes para depois voltar ao clube para ser opção entre os regulares para o plantel principal.

O treinador que não quis fazer parte deste processos evolutivo do Danilo Pereira, quer agora pagar mais de 3M€ e um salário bem acima do que o jogador teria, para ir buscar um produto mais perto de estar acabado.

O treinador quer agora fazer o que fez com DiMaria, Witsel, Javi Garcia, Coentrao, Matic, etc que é pegar num produto quase acabado, integrá-los numa equipa de qualidade e com objectivos de títulos, complementar o pouco que falta para lhes dar a dimensão final... E receber o mérito de ter potenciado uma venda de milhões, sim o Danilo Pereira não demora mais de 2 anos a ser vendido para Inglaterra por mais de 20M€... É claro que o acto de "magia" vai ser do génio.

Tenho pena que no ano passado o SLBenfica tenha investido perto de 20M em Samaris, Cristante e Pizzi e agora tenha que "obrigar" o melhor médio do campeonato português e nada inferior a qualquer destes na posição 6 e 8 a ter que esperar mais um ano para jogar no Benfica.

Isso infelizmente vai "abrir as portas" do Sporting (o FCPorto duvido que suba a parada, mas não quer dar dinheiro ao Maritimo) a um jogador que o SLBenfica formou, mas para o qual não teve um plano de desenvolvimento que potenciasse o jogador e com isso pudesse representar o sucesso deste no clube que o formou, no momento certo e sem este se sentir encostado em empréstimos sem critério como vimos de Nelson Oliveira ou Miguel Rosa, outros jogadores que poderiam ter chegado a representar mais qualidade para o SLBenfica.

Novamente, e para os mais desatentos, apostar na formação não é meter no plantel jogadores que ainda não estão preparados, é ter um plano creterioso - de dois/três anos após a saída da formação - alinhado com o jogador, em acompanhamento permanente, que vise a integração do jogador no plantel no menor espaço de tempo possível, com a maior qualidade possível em benefício do SLBenfica.

Há muito que me debato que é esta etapa que está a faltar... É pela falta desta etapa que defendo que não deve ser definido um número para jogadores integrarem o plantel principal, pois se há anos em que podem ser dois ou três, há outros anos em que não haverá jogadores preparados.

É pela falta desta etapa que entendo, por exemplo, que João Teixeira, Raphael Guzzo, Guedes, Lindelof e Nelson Semedo ainda precisam de treinar integrados num plano de desenvolvimento antes de poderem ser opções. Com o ex-treinador do Benfica alguns destes jogadores perderam um ano na época passada onde esse trabalho deveria ter sido feito.

Para que esta etapa final possa existir, é preciso que haja um perfeito alinhamento na estrutura da formação, que as equipas técnicas desde os juvenis ao plantel principal estejam em perfeita sintonia e que haja quem coordene essa sintonia - e não pode ser nenhum desses treinadores.

Nada disto foi possível com quem estava no SLBenfica no passado, porque este trabalho de preparação invisível não dá comissões, não mostra serviço imediato e demora mais que um ou dois anos a mostrar que os jogadores valem milhões porque não se trabalha apenas produtos acabados em campo, mas também se completa esse trabalho com um plano de evolução de outros que, mesmo jogando menos (ou estando emprestados) estão a fazer parte de um processo evolutivo em sintonia com a equipa técnica e com um objectivo muito claro.

Esta futura contratação do Danilo Pereira pelo Sporting, como irá acontecer - a não ser que o Benfica receba uma proposta acima de 10M pelo Samaris ou Cristante (o que duvido), é mais uma demonstração da queda do mito do ex treinador do SLBenfica.

Agora qualquer um pega no Danilo, integra numa equipa com objectivos competitivos e que lute por títulos (mesmo que não os conquiste) e lhe dá dimensão para o poder comprar por 5M e vender por 20M. Difícil teria sido manter o Danilo alinhado com os objectivos do clube, ajudar o Danilo a crescer no Benfica, não durante os 4 anos que precisou fora, mas se calhar apenas um ou dois.

"Formar" produtos quase acabados como o Matic, Javi Garcia, Gaitan, DiMaria, Coentrao ou Enzo qualquer um teria feito no Benfica. Qualquer um teria recebido os louros de transferências que já vinham feitas, tal era a qualidade de jogadores como Ramires e Markovic. Difícil teria sido apostar no Oblak um ano anos sem o rasgar na televisão a dizer que não estava preparado e depois o ver arrancar para ser o melhor da época. Difícil teria sido ter tirado partido do Bernardo Silva. Difícil teria sido dar dimensão ao André Gomes ao invés de passar 6 meses a jogar apenas 90' no total.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

56 comentários

  1. Peter SLB13/6/15 12:45

    100% de acordo! Esse asco é o que é graças ao nosso Glorioso!

    E não dou até Dezembro para cair do pedestal em que ele próprio e muitos continuam a colocá-lo!
    Vai cair! E com estrondo!

    ResponderEliminar
  2. Que ganda ressaca!!...
    Devias ter dormido mais ;)

    ResponderEliminar
  3. O Danilo é bom mas é inferior ao Samaris. O JJ não passou a ser mau por ter mudado de clube, só deixou de ser o melhor treinador do mundo - perdeu o título para o RV.

    Essa tua embirração com o JJ não faz sentido. Retirar-lhe mérito pelo trabalho que fez também não. É quase como retirá-lo da imagem 3d do plantel bi-campeão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais...
      TS

      Eliminar
    2. Eu não lhe retiro o mérito, retiro-lhe é o método! São coisas diferentes

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. LFV foi claro em relação ao Danilo, nunca voltará para o Benfica. E JJ não tem nada a ver com isso. A culpa foi dos responsáveis do Danilo para ele sair da Luz, empresário. Assim como de outros exemplos de jogadores de cor que saíram.
      O artigo é um conjunto de conjecturas que levam a teorias especulativas. É bom para discussão, nada mais.

      Eliminar
    5. ahahaha! boa resposta.

      sim, sem dúvida que a ideia de que o mestre da táctica é um mestre em potenciar e desenvolver jovens é um mito. todos os que ele potenciou, exceptuando andré gomes, já vinham quase feitos de outras equipas.(ou mesmo feitos... enzo, matic, javi, garay, witsel, etc. já eram jogadores feitos; assim como por exemplo samaris.)

      mas também não lhe retiremos mérito pela organização colectiva que ele impõe nas suas equipas e que permite que o produto quase acabado dê o salto. é que há muito produto acabado por aí que nunca chega a lado nenhum, e com jesus conseguem. e é aqui que rui vitória pode ficar a perder para jesus.

      ou seja, é claramente uma questão de metodologia de trabalho. veja-se o caso mais flagrante de todos: bernardo silva, que não tinha experiência ao mais alto nível, iria dar-lhe trabalho suplementar; já o talisca, que já vinha rodado do brasil...

      enfim...

      mas, enfim, porreiro era se fossemos nós buscar o danilo. acho que encaixava perfeitamente na nossa equipa.

      Eliminar
    6. Não é tirar o mérito todo ao JJ, mas é não lhe reconhecer tanto mérito como o que lho têm dado. Parece que querem fazer crer que ele fez omeletes sem ovos. Vamos lá ver o que ele faz agora no sporting.
      Com a saída dele parece que ficou o caos no Benfica, mas eu acho que até ficámos melhor servidos.
      JJ foi o mesmo treinador que nos deixou a 21b pontos de fcp depois de ter ganho o campeonato. Só voltou a ganhar campeonatos depois de saírem AVB e VP dos corruptos.

      Eliminar
  4. Deste texto retirei duas conclusões:

    1. Danilo, jogador do Marítimo com quase 24 anos, está quase a valer 20M€.

    2. O Coentrão em Julho de 2009 era praticamente um lateral esquerdo do Top 5 mundial.

    É sempre um prazer visitar este blog, aprendo muito. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia que retiro do teu comentário:
      Não sabes ler

      Eliminar
    2. Concordo com praticamente tudo o que disseste! Mas não acredito que o Danilo venha porque o LFV já disso no ano passado que não o queria mais, devido à forma como saiu. Admito que tenha pena dessa decisão. A única coisa com que não concordo, é quando falas na formação de jogadores quase feitos, e falas em Matic, Coentrão e Enzo. Pelo amor de Deus...eu muito sinceramente nunca me considerei um grande fã do jj e muito menos agora, mas também não lhe podemos tirar alguns dos méritos que efectivamente teve. Concordo com os outros nomes que falas, mas estes 3 foram completamente transformados pelo jj e temos que saber ver isso.

      Saudações gloriosas!!

      Eliminar
    3. Danilo, vinte milhões é por baixo. Nas mãos de Jesus, é jogador para valer muitos milhões em pouco tempo. É muito bom jogador.

      Eliminar
    4. "o Danilo Pereira não demora mais de 2 anos a ser vendido para Inglaterra por mais de 20M€..."

      1. Danilo, jogador do Marítimo com quase 24 anos, está quase a valer 20M€.

      "O treinador quer agora fazer o que fez com DiMaria, Witsel, Javi Garcia, Coentrao, Matic, etc que é pegar num produto quase acabado"

      2. O Coentrão em Julho de 2009 era praticamente um lateral esquerdo do Top 5 mundial.

      Diz barbaridades, e depois das ler por outras palavras nega que as disse.

      Mais uma razão para continuar a visitar este blog, a comédia é sempre refinada.

      Eliminar
    5. Mas qual é o papel de um treinador? não é treinar os jogadores para jogarem nas suas posições e quando algum sai por qualquer razão, adaptarem outro a essas funções? Há algum treinador que não faça isso? o que eu acho é que JJ demora muito tempo a adaptá-los e ainda o gabam. Não acham que tanto Fejsa como Samaris demoraram muitíssimo tempo a aparecer? vejo que esse género de trabalho feito por Marco Silva, Rui Vitória, Manuel Machado e outros treinadores ao longo dos últimos anos, não é apreciado por vocês. Vejam só os júniores que eles por vezes têm de utilizar, como já aconteceu contra o Benfica e ou ganhámos à tangente ou empatámos.

      Eliminar
  5. O danilo e muito bom jogador mas dizeres q nao e nada inferior ao samaris nao concordo.. o grego como mostrou na segunda volta do campeonato depois de tar adaptado demonstrou que e um tremendo jogador e tenho a confianca que esta epoca q vem ainda vai ser melhor.. quanto ao cristante admito o q dizes de ele neste momento ser superior mas so porque o cristante pouco jogou, mas os poucos minutos jogou notasse que ele tem uns pes fantasticos e muito parecido com o pirlo pouca intensidade de jogo mas tudo o q faz faz bem.. tem uma visao de jogo estupenda.. penso que no espaco de dois anos vais ser um jogador fantastico.. iremos ver como o melhor treinador do mundo (rui vutoria) ira fazer com tantas opcoes e fora as que se dizem, as tais bombas que ai vem..
    rumo ao 35!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A.Martins13/6/15 14:20

      Samaris ainda não demonstrou o porquê de ter sido tão caro. Negar isto é negar o óbvio.

      A.Martins

      Eliminar
  6. Interessante recordação do Jose Marinho no seu Facebook:

    André Andre, Ricardo Pereira, Tiago Rodrigues, Hernani, Traoré e agora Bernard todos saíram ou vão a caminho de grandes ou bons clubes europeus... Será que o Rui Vitória não sabe potenciar jogadores?

    A diferença é que estes vai buscá-los ao infantário e não a seleção argentina ou brasileira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, e o grau de exigencia do Guimaraes é quase igual ao Benfica..........quase quase........

      Zé Moina

      Eliminar
  7. Águia Preocupada13/6/15 13:47

    Não é de bom tom andarmos a denegrir alguém que esteve no nosso clube, só porque nos trocou pelo nosso maior rival. Isso não nos dignifica.
    Como todos nós, tem defeitos, muitos e virtudes, algumas.
    Sempre aqui expus que não era contra nem a favor do treinador. Tinha muitas particularidades que me desagradavam como eram a teimosia e atracção pela invenção e a sua incultura essencialmente na forma como se exprimia. Também essa faceta de potenciador nunca me convenceu. É só vasculhar os meus comentários em que defendi que a potenciação só é possível quando existe valor. E mesmo quando há valor é necessário que haja vontade para esse trabalho. E isso, nem sempre se verificou.

    ResponderEliminar
  8. GB,

    Estou em pleno acordo contigo.

    Destacaria duas ou três frases:

    "O treinador que não quis fazer parte deste processos evolutivo do Danilo Pereira"
    O treinador e, principalmente, o presidente. Alguns benfiquistas têm de começar a ter um hábito: saber criticar o responsável máximo do clube quando há incompetência. É certo que vieira é um incompetente total a nível desportivo mas ele não pode ter só responsabilidade nas vendas chorudas. Tem de ter responsabilidade na venda deste tipo de activos que, em minha opinião, traduzem delapidação do património do clube. Não foi JJ o culpado. Foram Jesus e Vieira.

    "Nada disto foi possível com quem estava no SLBenfica no passado, porque este trabalho de preparação invisível não dá comissões"
    Pois, é disso que falamos principalmente. Terá vieira alguma coisa a dizer sobre isto? Não, nem os adeptos. Infelizmente.

    "é mais uma demonstração da queda do mito do ex treinador do SLBenfica."
    Oh GB, mas qual mito? O JJ foi apenas o treinador mais titulado da história do Benfica! Isso não é mito, é um facto. E tudo isso em 6 anos. E vieira o que tem em 15? Vieira não tem mitos?

    Infelizmente o que vejo é uma fortíssima propaganda contra JJ (porque, como sempre, o rei sol não tem responsabilidade em nada) e nós benfiquistas é que estamos a demonstrar falta de gratidão. Eu não tenho a culpa que vieira tenho sido incompetente por deixar fugir o treinador mais titulado de sempre.

    Acabem lá com os mitos e apontem o dedo a quem tem verdadeiras responsabilidades...

    ResponderEliminar
  9. Custa-me perceber qual é a parte de ---o Danilo nunca mais põe os pés na Luz nem que se pinte de vermelho e se mascare de águia--- que não percebes.

    ResponderEliminar
  10. Ñ terá o Cristante tb perdido um ano?

    ResponderEliminar
  11. Por acaso também gostava que um dos crentes em Jesus o milagreiro me apontasse um jogador, nem peço dois, que tenha sido avalizado e valorizado pelo messias que não tenha custado ao Benfica cinco ou mais milhões de euros.

    ResponderEliminar
  12. A.Martins13/6/15 14:17

    Danilo já tem pré-acordo com o Sporting. Se Vieira não andasse a derreter Milhões em contentores de jogadores desnecessários, teria prioridade e dinheiro. Mais uma ferroada dos lagartos.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  13. Engraçado ler este topico uns meses depois do mesmo escriba defender q os jogadores deveriam passar da equipa B directo pra A..........

    Realmente o Danilo evoluiu........nao ainda ao ponto de ser um jogador de topo, mas evoluiu.

    Tb li ai mais uma referencia ao Nelson Oliveira.......esse tb evoluiu.......pra pior........Miguel Rosa tb.......mais 5 anos e fica no ponto.......pra se reformar...........

    Haaaaa é verdade, estao em clubes fracos q nao ajudam na projecçao...........ja os do Guimaraes estavam num clube q foi a final da Champions com o Barça.............

    Gostava de ter lido aqui ha uns tempos q defendias q o Guedes devia rodar noutro clube..........se bem me lembro defendias precisamente o oposto.......

    Zé Moina.

    ResponderEliminar
  14. Todos ouvimos as declarações do LFV acerca deste assunto e é ele que não aceita o regresso de um jogador que não renovou contrato.
    Também acho que a venda de Samaris pelo valor de compra (não me parece que irá valorizar) e ir buscar o Danilo era muito bom, mas não será possível.
    Quanto ao Cristante, acho que ainda vai calar muita gente.

    ResponderEliminar
  15. Águia Suiça13/6/15 14:42

    Só qqueria lembrar uma coisa o Benfica queria-o ele é que voltou as costas ao clube ao sair em litigio e depois veio assinar pelo Parma o Benfica faz muito bem em não querer porque não passa de um traidor , farto de Judas estão os benfiquistas cheios.
    Benfica sempre.

    ResponderEliminar
  16. Posso estar enganado, mas se não estou enganado o Danilo e o Benfica não chegaram a acordo para renovar contrato. Pode é questionar-se se o Benfica fez tudo para segurar o jogador, ou se o jogador queria realmente ficar no Benfica. Dai a dizer que o jj não o queria vai uma grande diferença... O mesmo se passa com o Maxi neste momento... De certeza que o Benfica e o treinador querem que ele fique, de certeza que o Maxi também gostaria de ficar, mas por vezes a vontade e o querer não são suficientes. Se ele não ficar a culpa será do Rui Vitória?

    VR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Maxi ta na copa america......queres q ele pare a competiçao pra vir assinar ?

      Eliminar
    2. Parece que não queres compreender o que escrevi... De qualquer maneira não é o facto de o Maxi estar na copa américa que o impede de renovar...

      Eliminar
  17. "Corria o ano de 2011 quanto eu neste blog pedia a continuidade no Benfica do único jogador português que fora eleito para o 11 ideal da FIFA no Mundial Sub20, para muitos isso não fazia sentido, pois o jogador não tinha qualidade. O então treinador do Benfica não o queria, pois o jogador não tinha qualidade."

    Nunca ouvi ninguém com conhecimentos de futebol a dizer que Danilo não tinha qualidade, inclusive JJ.
    O que Danilo não tinha e continua a não ter é a qualidade, experiencia e a mentalidade de jogadores como Javi Garcia, Witsel, Matic (na altura mais novos do que é hoje Danilo) Samaris, Fejtsa e Enzo (na altura que chegaram tinham sensivelmente a mesma idade que tem hoje Danilo)
    O que todos de certo estamos de acordo é que com qualquer desses dois jogadores no Benfica, ontem como hoje, Danilo pouco ou nada acrescentaria ao onze titular do Benfica.

    ResponderEliminar
  18. "Curiosamente, o mesmo treinador que aos 19 anos não quis, aos 23 já parece disposto a pedir ao clube onde está que invista os 3M€ de cláusula de saída para um grande, para ir buscar o jogador que depois de duas épocas em Itália e na Grécia, fez aos 21 um época inteira a titular no Roda antes de chegar ao Maritimo para ser, sem dúvida, um dos melhores médios da Liga Portuguesa."

    Sim e o que é isso invalida as anteriores opções de JJ!
    No Benfica, JJ sempre teve jogadores que eram e são superiores a Danilo; já no Sporting não é assim, têm unicamente o William Carvalho; logo Danilo não só pode ser um perfeito complemento, como ser até o seu substituto natural.

    ResponderEliminar
  19. Deixa-te de tretas. Não vamos de 8 para oitenta ou vice-versa.
    Jesus é um treinador de top. Nas posições de 6 e 8, provavelmente não há treinador tão bom como ele a potenciar e formar jogadores.
    Só por ter mudado de camisola, já perdeu toda a sua qualidade?
    Deixa-te disso. Estás a falar para um bicampeão nacional. Merece respeito. E, ao contrário dele, há que mostrar nível e agradecer pelos 6 anos e muitas conquistas.
    E guarda o Latim para falar do nosso Benfica e não do que se passa do outro lado.
    90 por cento dos teus posts é a denegrir o treinador com mais jogos e títulso no Benfica. Vamos lá mudar a roda.

    ResponderEliminar
  20. "Tenho pena que no ano passado o SLBenfica tenha investido perto de 20M em Samaris, Cristante e Pizzi e agora tenha que "obrigar" o melhor médio do campeonato português e nada inferior a qualquer destes na posição 6 e 8 a ter que esperar mais um ano para jogar no Benfica."

    Quem é esse médio de que falas?
    É bom tb não esquecer que tanto Samaris como Pizzi foram dois elementos fulcarais na conquista do BI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses 3 jogadores já valem 40M hoje.

      Eliminar
  21. "Penso que ninguém tem dúvidas que Danilo Pereira não tinha lugar entre os titulares do plantel de 2012 que tinha Javi Garcia, Matic, Enzo e Amorim (este tinha que jogar a defesa direito), mesmo nos dois anos seguintes... Mas creio que também Danilo não esperava aos 19 e 20 anos ser titular do Benfica."

    Se calhar até esperava, por isso é que não aceitou renovar com o Benfica e foi para Itália, pois só não queria ser emprestado para rodar em outro clube e muito menos jogar na equipa B, como igualmente queria receber ao nivel de um jogador consagrado, que evidentemente não era e ainda estava longe de o ser.... tal e qual ccmo Nelson Oliveira... a grande diferença é que Danilo nestes anos continuou a evoluir... já o Nelson é o que se sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tretas! Foi para Itália para encher os bolsos do empresário! Hipócrita!

      Eliminar
  22. "O que na altura apontei foi a falta de vontade de integrar Danilo em 2012 no plantel, na ressaca do Mundial como foi feito com Nelson Oliveira (e correu bem)..."

    E a falta de vontade de Danilo de continuar no Benfica, tendo em conta que poucas ou nenhumas oportunidades teria em jogar.
    Já quanto a essa do Nelson de correr bem... está bem ó abelha :)

    ResponderEliminar
  23. "O treinador que não quis fazer parte deste processos evolutivo do Danilo Pereira, quer agora pagar mais de 3M€ e um salário bem acima do que o jogador teria, para ir buscar um produto mais perto de estar acabado."

    Como é natural... JJ no Benfica sabia que os Benfiquistas queriam ganhar e nunca aceitaram a Sportinguização do Benfica. JJ agora está no Sporting e sabe que nunca conseguirá fazer do Sporting um BENFICA.

    ResponderEliminar
  24. Será que é difícil perceber que se o danilo tivesse ficado no Benfica não tinha jogado o que jogou durante estes anos e nunca tinha evoluído o que evoluiu? Se tivesse ficado durante estes 4/5 ia ser o 3o medio e fazia 5 jogos por ano... Assim saiu e jogou 30 a 40 jogos por época e evoluiu jogando! Querer ter razão antes de tempo e igual a não ter razão. O objectivo com qualquer treinador não é formar jogadores mas ganhar. Se o matic e os outros exemplos eram jogadores feitos porque não valiam antes de vir o que valeram na saída? Apostar no Oblak um ano antes significava levar alguns dos frangos que ele deu no rio ave e não ser campeão nesse ano e ter o Oblak queimado para o seguinte. Há passos na evolução de um jogador só acontecem a jogar regularmente e o Benfica não pode querer deixar de ganhar para formar um jogador...
    Nuno

    ResponderEliminar
  25. "O treinador quer agora fazer o que fez com DiMaria, Witsel, Javi Garcia, Coentrao, Matic, etc que é pegar num produto quase acabado, integrá-los numa equipa de qualidade e com objectivos de títulos, complementar o pouco que falta para lhes dar a dimensão final... E receber o mérito de ter potenciado uma venda de milhões, sim o Danilo Pereira não demora mais de 2 anos a ser vendido para Inglaterra por mais de 20M€... É claro que o acto de "magia" vai ser do génio."

    Vamos por partes... se alguém estava longe de ser um produto acabado eram mesmo o Matic e o F. Coentrão. Ambos eram bons jogadores na sua posição, mas longe de estarem preparados para jogar a titulares ao alto nivel, inclusive numa equipa como a do Benfica, quanto mais num RM ou Chelsea. Com JJ passaram a jogar numa nova posição e um passou a se um dos melhores do mundo na sua posição e outro é actualmente o melhor do mundo.

    De todos eles JJ potenciou-os em dois anos, os mesmos que falas que ele agora poderá levar a potenciar Danilo... mas dois anos, não são iguais a cinco, nem os sete que separam o Danilo saido do Mundial de sub-20 e os anos que pela tua previsão Danilo vai ser vendido por 20 Milhões.

    ResponderEliminar
  26. "Novamente, e para os mais desatentos, apostar na formação não é meter no plantel jogadores que ainda não estão preparados, é ter um plano creterioso - de dois/três anos após a saída da formação - alinhado com o jogador, em acompanhamento permanente, que vise a integração do jogador no plantel no menor espaço de tempo possível, com a maior qualidade possível em benefício do SLBenfica."

    Sim de acordo. Mas JJ quando foi contratado pelo Benfica foi para colocar o Benfica a ganhar e não para apostar na formação, tal e qual como fez agora o Sporting.

    Agora e pelo que foi afirmado no inicio da época passada pelo presidente LFV, o paradigma é outro e aposta na formação faz parte desse paradigma... dai ter sido contratado Rui Vitória.

    ResponderEliminar
  27. "É pela falta desta etapa que entendo, por exemplo, que João Teixeira, Raphael Guzzo, Guedes, Lindelof e Nelson Semedo ainda precisam de treinar integrados num plano de desenvolvimento antes de poderem ser opções. Com o ex-treinador do Benfica alguns destes jogadores perderam um ano na época passada onde esse trabalho deveria ter sido feito."

    Lá está dai ser fácil de perceber que um plantel de 20 jogadores + 5 da formação como está previsto é muito curto para o Benfica lutar por todas as competições com as ambições como o fez ainda há duas épocas.
    Na minha opinião se possivel e o que faria mais sentido era ter um plantel formado com 22 jogadores de grande qualidade e equivalentes... na equipa B estariam a jogar os tais jogadores saidos da formação e outros jovens estranjeiros ou não, contratados tendo em conta o médio prazo... e claro os jogadores da equipa B serviriam para colmatar quando necessário as lesões etc... dos jogadores da equipa A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a escrever em estranjeiro? Sr Vitor

      Eliminar
  28. Amigo Benfiquista Benfica by NG,

    Chega de Jesus. Não sei qual era a sua opinião em relação ao Jesus quando ele era o nosso treinador, mas pressinto que não era a melhor. Respeito isso. Mas está a roçar o ridículo.

    Se o considera assim tão mau deixe-o estar onde está. Devo dizer-lhe que na minha opinião, no ano passado, foi o melhor treinador em Portugal, no melhor Clube de Portugal. Espero sinceramente que este ano não seja tão competente como foi na maior parte das épocas no nosso clube.

    Pare com essa propaganda populista de denegrir a imagem e competência do JJ, como se isso fosse engrandecer o "novo projecto" que os dirigentes do Benfica escolheram. Temos um novo treinador que merece e precisa de trabalhar sem fantasmas.

    Cumprimentos,

    Cosme Coutinho

    ResponderEliminar
  29. "Agora qualquer um pega no Danilo, integra numa equipa com objectivos competitivos e que lute por títulos (mesmo que não os conquiste) e lhe dá dimensão para o poder comprar por 5M e vender por 20M"

    Se fosse assim tão simples, o mesmo teria acontecido com outros tecnicos com jogadores como Matic, Enzo, Fabio Coentrão, Javi por exemplo.

    Por exemplo os dois Marroquinos que vêm para o Benfica têm imensas qualidades, mas que necessitam sem a menor dúvida de ser potenciadas e exploradas em beneficio da equipa... que até aqui na minha opinião ainda aconteceu convenientemente, ou seja, tal e qual como aconteceu com Gaitan até á sua chegada ao Benfica... era muito bom, mas era também muito inconsequente e levou mais de dois anos para chegar aos patamares de excelencia actuais.

    ResponderEliminar
  30. Danilo já assinou pelo Scp?
    É que o passe dele já não é do Marítimo..,.
    É do empresário do tal de Hulk....
    Convém sabermos um pouquinho.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo o Rascord, só faltam acertar detalhes.

      A.Martins

      Eliminar
  31. Este post é toda uma tese de mestrado sobre o preconceito - neste caso, o preconceito anti-Jesus. Até que ponto chega a manipulação intelectual e a distorção da realidade, quando se está toldado pelo preconceito? Encontre a resposta a esta e outras questões académicas nos posts do GB e do Shadows...

    Argumentos?
    Aqui vão, por jogador 'quase acabado':

    1. Coentrão a lateral esquerdo começou do zero com JJ, que o fez um dos melhores do mundo nessa posição. Até JJ, Coentrão era um extremo eternamente emprestado aos Rios Aves da vida, e um diamante eternamente por lapidar, nessa posição

    2. Matic na posição 6 começou do zero com JJ - e é nessa posição que hoje é consensualmente considerado um dos melhores do mundo. Até JJ, nem o próprio Matic sabia se era 8 ou 10 - só sabia que era suplente...

    3. Enzo Perez na posição 8 começou do zero com JJ. Foi nessa posição que jogou na selecção da Argentina os jogos decisivos do Mundial...até JJ, Enzo era um extremo como milhares de outros.

    4. Samaris na posição 6 começou do zero (ou quase) com JJ. Até JJ, era um 8.

    5. Pizzi na posição 8 começou do zero com JJ. Foi nessa posição que chegou à selecção principal. Antes de JJ, era um extremo como milhares de outros.

    Só Ramires e Witsel eram produtos quase acabados, e saíram da Luz a jogar na mesma posição e quase ao mesmo nível do que quando entraram.

    Mais:

    - Di Maria, hoje um dos melhores extremos ou interiores do mundo, só começou a ser titular indiscutível e a mostrar consistentemente o seu génio futebolístico com JJ.

    - Gaitán, antes de JJ, era um 10 de rua, nos anos 70...só jogava com bola - e mesmo assim, era só quando lhe apetecia...hoje é um jogador total, sem ter perdido o génio - muito pelo contrário.

    Podia continuar...

    Enfim, em conclusão, gostava que este post tivesse sido mesmo só ressaca da noite de Sto António...mas também gostava que não houvesse fome nem guerras no mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Benfiquista Primário, no meio de muitos defeitos que o jj tinha (e tem), tb tinha(e espero que deixe de ter) muitas virtudes e uma delas era precisamente essa capacidade de 'inventar' jogadores que descreveste. E entre essas 'invenções' considero que o Coentrão e o Melgarejo foram as maiores delas, pois transformou extremos ou avançados esquerdos em defesas . Melhor só o Chalana que no espaço de uma semana transformou o Miguel que era um extremo banal, no titular da posição de defesa direito da selecção :))).

      Não desvalorizo as restantes 'invenções' que descreveste, e concordo que transformou jogadores que pareciam banais nas posições de origem, em craques que surgiram em novas posições. Mas essas, mais do que 'inventar' do zero, acho que ele refinou e potenciou qualidades que mais ninguem tinha visto, e fez uma pequena deslocação posicional, digamos que cirurgica, dos jogadores. Por exemplo o Matic ou o Samaris foram 'recriados' em novas posições, é verdade, mas já tinham algumas rotinas a jogar no meio campo, embora fosse numa posição mais avançada no terreno, tinham a noção do que fazia um jogador na zona central, um bocado à semelhança do que se passou com o Pilro ou o Lothar Mathaus que foram recuando no terreno à medida que avançavam na idade, mas jogaram sempre na zona central. O próprio Pizzi, chegou a jogar a médio ofensivo, atras do ponta de lança e se não estou enganado o Enzo tb jogava, muito raramente, a médio interior direito na Argentina, à semelhança do Ramires no Benfica. Ou seja, apesar de a posição e as tarefas serem diferentes, já tinham a noção do que era ser um centro-campista.

      E para o fim o Gaitán... Não foi propriamente uma invenção, e não sei se era um 10 ou não, mas que hoje em dia está um jogador total,é bem verdade... e isso tb se deve muito ao jj.

      VR

      Eliminar
    2. Não poderia ter dito melhor Benfiquista Primário.

      Mas já agora, faltou dizer que o Danilo não ficou no Benfica porque não quis! Ponto final. Quis ir ganhar uns milhares de euros para Itália jogar na segunda divisão. Meteu-se nas brigas de empresários, pais e tios e deu-se mal. Por pouco não ficou pelo caminho duma grande carreira, a ver vamos se a tem ou não. Dizer que o Danilo que fez um bom campeonato no...Maritimo, vale 20 milhões... é maluquice. Maluquice de anti-Jesus, para tentar fazer que a culpa é do Jesus de ele não estar no Benfica e de que agora vai apanha-lo para o Sporting por 4M€ e não 3. A ver vamos para onde vai. E se for para o Sporting, que tenha a mesma sorte que teve em Itália, ou....no Maritimo. Que é não ganhar nada. Mas ao menos o Maritimo chegou às competições europeias... ah não espera... ficou em 9º! Num campeonato nivelado por baixo... E foi a 13ª equipa com mais derrotas do campeonato. É um bom médio? É. Nada fez ainda para achar que pode ser titular num grande. É possante e bom fisicamente mas terá de aprender muito ao nivel tactico e precisa de ter muita cabecinha.

      Como dizes...estas teses de doutoramento deixam muito a desejar no que toca à investigação da mesma. Mais uma vez repito, o Danilo não ficou no Benfica porque não quis! Ponto! Com 19 anos preferiu sair para ir jogar num clubezinho de treta da Itália. Quis saltar etapas. E durante 5 anos fez zero. Agora com 24....vamos ver... Não quero ingratos no meu clube. Benfica deu-lhe formação e ele deu-nos o dedo.

      Abraço
      Rui

      Eliminar
    3. Obrigado, grande Rui Dias.

      Não falei do Danilo simplesmente porque não tenho conhecimento das circunstâncias em que saíu do bicampeão.

      Mas ele vale tanto 20 milhões como o Shikabala vale 45 milhões lol.

      Um abraço.
      BP

      Eliminar
  32. O JJ é treinador de top, mas durante estes 6 anos o Real, o Barcelona, o Bayern, o MU e outros mudaram de treinador e ele foi para o Sporting!!! Parece aquele dito da mãe que diz na parada que todos marcham mal, e só o filho é que vai bem. Não esqueçamos o Roberto, Cortez, Djalo, Emerson e outros, porque parece que há privatização dos sucessos e socialização dos insucessos. O tipo é um bom treinador, só isso! Porem sobre o Danilo, o que ouvi foi o Presidente dizer: Não!!! Sócio do SLB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro consócio, os melhores não são os que não erram, mas os que acertam melhor, erram menos e/ou aprendem mais com os erros...

      Sim, parece uma descrição dos anos de JJ no Benfica...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking