O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prejudicaram o SL Benfica? O que isso interessa?

. 31 comentários

Lisboa, 22 de Janeiro de 2015

""Os benfiquistas têm que ter a cabeça bem erguida. Sabem o que se passou com o Witsel e com o terceiro golo. Não vale a pena iludirmos ninguém. Se o Sr. Pedro Proença se sente condicionado ao apitar o Benfica, então não apite mais o Benfica, porque é um favor que nos faz", atirou o presidente do Benfica, na "zona mista" do Estádio da Luz." - RR a 02/03/2012.

Pedro Proença, sem beliscar toda a qualidade que demonstrou no estrangeiro, foi um árbitro muito mau a nível nacional, em especial no que toca ao SL Benfica, o seu clube de coração segundo o mesmo. Faltou-lhe isenção e apostou claramente na sua visibilidade por troca com a honestidade.

Depois de tudo o que se passou, e em particular depois das palavras de Luis Filipe Vieira sobre Proença e que não deixaram margem para qualquer dúvida, eis que hoje tudo se esquece.

Como se esqueceu quanto a Pinto da Costa. Realmente, um dia destes teremos uma versão EM PÚBLICO e actualizada da fotografia abaixo. 


21 de Janeiro de 2015 - Adeptos do Benfica.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários

  1. Quando é Vieira o primeiro a escarrar em cima do Benfica, porque é que deveríamos esperar que os outros nos respeitassem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JP modera lá essa linguagem pá.
      Que nojo só de ler!!
      Shadows, já te disse, a musica agora é outra e o maestro também, viste ontem em Braga???Há quantos anos não vias os corruptos reduzidos a 9 logo na primeira parte??
      Vai tomando nota!!!
      Abraço

      Eliminar
    2. BENFIQUISTA DE GAIA22/1/15 18:53

      os jogos da t.da liga serve para o porto ser sempre roubado ..capixi...o mafarrico infiltrado

      Eliminar
    3. O inimputável safardana, continua a sua saga .... mas como a casa dos pais é a escola dos filhos, não podemos esperar melhores dias.. simplesmente !

      Eliminar
    4. Caro BENFIQUISTA DE GAIA (meu vizinho)
      MAFARRICO infiltrado!!??!!??
      Não percebi!!!
      Vais ter que fazer um desenho!!!!!!!

      Eliminar
  2. Vieira fez muito bem em ir à despedida de Proença, visto que assim o futebol português ficou mais LIMPO.
    Menos um a atacar o nosso glorioso.

    ResponderEliminar
  3. Duque do Leitão22/1/15 18:23

    Não foi por falta de avisos da minha parte neste mesmo blog que os Benfiquistas não sabiam que os jogadores do Benfica estavam em saldos e tudo o que tivesse proposta iria ser vendido.Avisei com atencedência o que se ia passar e que ia acontecer um desmantelamento total dos jogadores do Plantel da temporada 2013/2014.

    O Bernardo estava vendido desde a sua ida para o Monaco , aliás declarações de dirigentes do clube francês deixaram isso bem claro.

    Bernardo Silva para quem está bem informado e conhece os meandros do futebol nacional está vendido desde o primeiro dia que foi para o Mónaco.Se os Benfiquistas mais uma vez foram enganados pelo pinóquio do Presimente que está na frente do nosso clube foi porque assim o quiseram.Mais uma vez LFV mentiu à massa associativa e aos Benfiquistas.

    Eu aqui neste mesmo blog disse que o Bernardo estava vendido desde o primeiro dia que ele foi apresentado no Monaco.Espero que quem me ofendeu e me chamou de tudo tenha a honra de neste mesmo espaço pedir-me desculpas.Mas sei que essas pessoas não tem honra , nem a dignididade para o fazer.

    Estas vendas em massa nos últimos tempos tem todas a ver com a promovalor.Para que a Promovalor pudesse ser financiada e passasse a "não ser lixo " e assim sobreviver e ter um balão de oxigénio para que pudesse ter financiamento para as obras que tinha paradas no continente Africano por falta de financiamento bancário LFV fez um acordo.O acordo era a promovalor passar para o Banco Novo em troca o Benfica pagaria a dívida de curto prazo e não a negociava como fizeram todos os outros clubes.Assim todos ganhavam , ganhou LFV que viu a sua empresa respirar ar puro quando iria entrar em bancarrota sem salvação possível e ganhou o BES que vai receber uma enorme quantia para se auto-financiar que não esperava tão cedo.

    Mas LFV não ficou por aqui.

    Para assegurar que os Benfiquistas não sairiam a constesta-lo , e apara que pudesse fazer isto tudo , fez um acordo com o sistema ao qual pertence, para que o sistema o deixasse passar em primeiro lugar até ele puder anunciar as vendas do Enzo e do Bernardo sem os sócios se revoltarem.LFV sabia que só podia anunciar estas vendas se tivesse em primeiro lugar e por isso fez um pacto /acordo o que quiserem chamar com o sistema.

    O sistema não brinca em serviço e pediu em troca , que LFV apoiasse a centralização dos direitos televisivos e que fosse mesmo uma das pessoas que mais lutasse para que isso acontecesse ( o apoio a Duque é apenas um exemplo disso ) e que na segunda volta fechasse os olhos às arbitragens (nada disesse) que vão favorecer o clube de sempre o Porto.

    LFV mais uma vez fica a ganhar , já que o primeiro lugar do Benfica vai novamente passar pelos pingos da chuva a mais uma mentira que disse aos Benfiquistas , o sistema fica a ganhar , porque vai ficar a controlar tudo e o Porto sabe que nos próximos anos os campeonatos de Portugal estão assegurados para aqueles lados e vai voltar a ganhar campeonatos consecutivos com facilidade e assim nos próximos anos concentrar-se nas campanhas da Liga dos Campeões para se poder sanear financeiramente.Mais uma vez todos ficam a ganhar , LFV , sistema , JO, JM , Porto e o único prejudicado é o Benfica como sempre desde que LFV está a Presimente.

    Quem apoia isto , quem apoia estas mentiras de LFV não pode ser Benfiquista , nem saber o que significa o Benfica , e o que é ser Benfica , muito pelo contrário só quer o mal do Benfica.Está na hora dos Benfiquistas se mexerem e dizer Basta ou vão aturar mais mentiras até quando?Até o Benfica ir fazer companhia ao Alverca??

    Se gostam do Benfica os Benfiquistas que se mexam ou quando derem por isso não existe Benfica.Depois não digam que não avisei.

    continua»»»»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica 2 Moreirense 0 , Benfica apurado para as meias finais da taça da liga, em primeiro lugar no campeonato, sem Enzo Peres, Bernardo Silva e com 40 milhões de euros. Os cães ladram e o Benfica a ganhar.

      Eliminar
  4. Duque do Leitão22/1/15 18:34

    Continuação»»»

    LFV não passa de uma marioneta , fantoche , Cavalo de Troía comandado pelo sistema que apenas defende duas coisas: o sistema e os seus amigos e o seu umbigo.O Benfica que sa foda.É triste mas é a verdade

    Exemplo flagrante disso foi a campanha que fez em nome do Benfica para apoiar o sentador de Brasileiras de seu nome Fernando Gomes duas vezes , para que a arbitragem Portuguesa continuasse maniatada pelos "corruptos do Norte".LFV fez isso duas vezes.Uma para a Liga e quando a arbitragem saltou para a FPF , Fernando Gomes dmite-se à pressão sem acabar o mandato na Liga para se candidatar a Presidente da FPF e manter a arbitragem sobre controlo , isto tudo com ajuda do submisso de sempre , de seu nome LFV.Com isso LFV não só ajudou o sistema como ainda lhe reforçou os poderes.

    Por isso os Benfiquistas que se queixam das arbitragens , que está tudo feito , de uma vez por todas não sejam hipócritas e perguntem a quem é o responsável número 1 por isso , estar na mesma ou pior.E o responsável chama-se LFV.

    Se querem pedir satisfações façam ao homem que tudo fez para colocar um "Boy" (Fernando Gomes ) dos corruptos a mandar na arbitragem e a manter os mesmos lideres de sempre na arbitragem que sempre prejudicaram o Benfica.Perguntem e não sejam hipocritas.Ou não tem tomates para isso?

    Se as arbitragens são uma vergonha , o grande responsável por isso é LFV que com o apoio do Benfica colocou os mesmos de sempre sob alçada de mais um Boy do Porto (Fernando Gomes)

    Quando disse aqui que Bernardo estava vendido foi ofendido de tudo , infelizmente como sempre soube tinha razão.Espero por desculpas daqueles que me ofenderam.Será que tem dignidade para isso?Tenho a certeza que não.

    Aos Benfiquistas verdadeiros e não aos infiltrados que se fazem passar por Benfiquistas apelo de uma vez por todas defendam o Benfica e digam Stop às mentiras , negócios esquisitos , pactos com o sistema e outras coisas mais que só envergonham e colocam na lama o bom nome do Sport Lisboa e Benfica.

    Esta é a hora de mandar as mentiras de fora do Benfica e trazer honestidade , sinceridade , competência , Benfiquismo e verdade ao Benfica.Está nas vossas mãos optarem por mentiras e um clube submisso e pertencente ao sistema corrupto do futebol nacional devido ao Presidente que tem que é um "Boy" desse sistema ou por um Benfica honesto.Nunca foi tão fácil uma decisão.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te faltou dizer que o Bernardo, sabendo forçosamente de tudo o que o envolvia, é cúmplice disto tudo, está feito com o Vieira, tem comissão da Promovalor, e conspira com o Novo Banco, com o Gomes, com a 2ª volta à tua maneira.
      Isso é capaz de (ainda) ter tratamento. Mas se não tiver, não desesperes - continua que serás promovido a porco!

      Joao A.

      Eliminar
  5. BENFIQUISTA DE GAIA22/1/15 18:34

    nao estava la o macaco para juntar os tres...VERGONHA...

    ResponderEliminar
  6. BENFIQUISTA DE GAIA22/1/15 18:35

    nao estava la o macaco para juntar os tres VERGONHA...para os amigos a sempre tempo

    ResponderEliminar
  7. Carlos Mozer22/1/15 18:49

    Li este comentário e faço das palavras deste grande Benfiquistas as minhas:

    Amigo Shadows , permita-me que o trate assim.


    Eu tenho muita mas mesmo muita vergonha por o Benfica ter um Presimente mentiroso.

    Tenho vergonha que esse mesmo Presimente tenha um número de sócio falseado e mesmo assim nada se faça para ele ser destituído do cargo , já que só exercece esse cargo de maneira ílicita ou ilegal pois não cumpre os requisitos estatutários que ele próprio e a sua direcção criaram.As provas estão bem visíveis em vários blogs com o insuspeito jornal O Benfica.Como se costuma dizer vale mais uma imagem que mil palavras.AS PROVAS ESTÃO TODAS LÁ.

    Tenho vergonha que esse Senhor ,que em Tribunal disse que era o Braço direito de Pinto da Costa seja agora Presidente do Benfica.

    Tenho vergonha que esse senhor em nome do Benfica apoie corruptos em eleições duplamente , para que eles possam manter a árbitragem sob sua alçada e controlo.

    Tenho vergonha que esse senhor defenda com todas as forças o sistema corrupto do futebol Português.

    Tenho vergonha que o PresiMente do Benfica ao longo destes anos todos tenha feito tudo para que o sistema corrupto do futebol nacional se mantenha e reforce os poderes

    Tenho vergonha de ver no meu clube negócios à Roberto.

    Tenho vergonha de ver o PresiMente do Benfica levar o Benfica a pertencer ao sistema corrupto e a ser submisso a esse mesmo sistema.

    Tenho vergonha de ver o Presidente do Benfica submisso e aos abraços a quem sempre tudo fez para nos prejudicar.

    Tenho vergonha dos valores e principios que aprendi a amar do Benfica estarem extinguidos ou EM VIAS-DE-EXTINÇÃO.Valores como a honestidade a verdade são coisas do passado neste Benfica de Vieira.Infelizmente é esta a realidade.

    Tenho vergonha dos pactos de LFV em nome do Benfica com Pinto da Costa e seus amigos.

    Tenho vergonha que um Presidente do Benfica festeje golos ao lado de Pinto da Costa na Tribuna Vip do Estádio das Antas contra o Benfica.

    Tenho vergonha que o actual Presimente do Benfica tenha mais anos de sócio de Porto do que de Benfica.

    Tenho vergonha em como se omite e se faz publicidade enganosa para levar os Benfiquistas a cair no engodo.

    Mas isso sou eu , que rego a minha vida por valores como a honestidade , a honra , a verdade , a justiça.

    Concordo a 100 % com este comentário e acho que assenta que nem uma luva nesta imagem.

    LFV só tem como amigos do futebol pessoas que ao longo destes anos tem tentado tudo para prejudicar o Benfica (Pc , Major Valentim Loureiro e o filho, Joaquim Oliveira , António Salvador , Fernando Gomes , e todos os Presidentes submissos do sistema são grandes amigos de LFV) Como se costuma dizer.Diz com quem andas e eu dirte-ei quem és.

    ResponderEliminar
  8. BENFIQUISTA DE GAIA22/1/15 18:49

    so fica doente quando o BENFICA joga ......azar do caralh......

    ResponderEliminar
  9. Só falta acrescentar a foto de LFV a cumprimentar BDC, estão todos sorridentes...
    Depois de tudo o que BDC disse e vem dizendo acerca do SLB, como é possível esticar a mão a um tipo desses....
    Ah OK, já percebi... Para muitos não interessa, porque afinal vendemos uns miuditos com meia duzia de minutos (outros nem essa "oportunidade" terão) na equipa principal por muitos milhões, e somos o 26º clube com mais receita e único clube português respresentado na listagem!
    É por isso que fotos e momentos destes (Proença, PDC e BDC) são elucidativos de muita coisa, e até nem interessam,porque oque interessa é vender jogadores, fazer fortunas em vendas, mas o Passivo nem importa que não baixe, a renegociação de divida com o BES/Novo Banco também não interessa, estesnegócios, o que interessa são os 15M!!

    Eterno 29!

    ResponderEliminar
  10. És um biltre!

    ResponderEliminar
  11. ...continuas na CRUZADA(AVENÇADA?)contra FILIPE VIEIRA.....poderias fazer um artigo sobre BENFICA 26º CLUBE MAIS RICO DO MUNDO.....apetece dizer....país pequenino para CLUBE TÃO GRANDE.....

    ResponderEliminar
  12. João Vilela22/1/15 19:34

    Tranquilos, nas próximas eleições, ele vai ganhar outra vez com a esmagadora maioria dos votos...

    ResponderEliminar
  13. post simplesmente demagógico, infantil e até ingénuo.

    vieira obviamente tinha que lá estar. como esteve o bruninho. institucionalmente, tínhamos que lá estar. e se o proença o cumprimenta, obviamente, ele deve retribuir.

    temos interesse em amuar e fazer um pouco como o sporting faz há anos? temos? alguma vez lucrámos alguma coisa com a atitude de "sozinhos contr ao mundo" e de fazer conferencias de imprensa todas as semanas a atacar os arbitros? é que já fomos assim. e já fomos assim com vieira, ainda ha 3 ou 4 anos fomos assim. e nunca ganhamos nada com isso.

    o proencita vai ser dirigente da arbitragem. ainda nao sabemos se em portugal ou no estrangeiro. tê-lo à partida como inimigo seria simplesmente ESTÚPIDO. vamos ver que cargo ele vai ter. temo que va para a uefa fazer o que fazia garrido - arranjar recompensas "legais" em forma de lucrativas nomeacoes internacionais para os favores "cá dentro"...

    no entanto, nao podemos entrar em hostilidades agora.

    quanto à fotografia, nao significa absoutamente nada. como nao significa a outra com o pinto da costa. demagogia ao nivel de politico mais rasteiro. mas é esse o nivel habitual deste escriba da sombras. entretido com demagogias em vez de se concentrar nos reais pecados vieiristas:

    asfixia democratica, irresponsabilidade de gestao e falta de transparencia das contas.

    ResponderEliminar
  14. Bem,o comentário do Duque do Leitão tem que se lhe diga.

    Os pontos de referência são reais:

    1º Benfica líder do campeonato.
    2º Bernardo vendido.
    3º Silêncio face às arbitragens.
    4º O apoio de LFV/Benfica à centralização dos direitos televisivos.
    5º O apoio de LFV/Benfica ao nando das faturas

    [Acho que não me esqueci de nenhum ;) Aproveito para dizer que sempre acreditei que o Enzo foi vendido em Agosto.]

    Agora em relação às linhas que unem estes pontos... Que fazem sentido, lá isso fazem. Mas ente o "bater certo" e a verdade... Ainda vai um passo bem largo.

    Em relação ao post do Shadows, eu penso que tudo fica dito. Não há palavras que possam exprimir a minha angústia em relação ao que vi/li na imprensa desportiva online. As fotografias do abraço entre o proença e LFV, ou com o pereira ou com o BdC são de tamanho nojo inenarrável...

    As palavras do proença,todas elas são de um imenso cinismo e pura falsidade. Leiam esta frase: "profissionalismo, competência, credibilidade" proença atira dois adjectivos que são verdadeiros mas desmancha de forma encapuçada o modo de como foi competente e profissional... Usa credibilidade. Ele que, para a fifa e uefa, a perdeu no último mundial quando apurou a holanda... os mexicanos não são portugueses...

    Amanhã irei chorar mas emitirei a minha opinião lá no tasco!

    ResponderEliminar
  15. LOL reparem nas palavras do querido hoje:

    http://www.noticiasaominuto.com/desporto/337639/sou-incorruptivel-absolutamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem grande FDP
      É preciso não te vergonha nenhuma na cara
      RA

      Eliminar
  16. Que criativo és Shadows!
    Irra que vontade de colares o representante máximo do teu clube e por simpatia o teu clube ao maior corrupto do futebol (Pinto da Costa).
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  17. Situações perfeitamente normais!!! O nosso Presidente não tem o clube no coração como nós....Esses senhores nunca na vida merecem qualquer gesto de amabilidade da nossa parte,,,merecem desprezo no minimo!!!! Nunca se deverá esquecer tudo o que esses senhores fizeram ao nosso glorioso clube!!! Mas uma Pessoa que teve o comportamente com o nosso clube aquando da Presidência do Alverca...só demonstra aquilo que escrevi no inicio desta resposta. NÃO É COMO NÓS,,,,Quando nós sofriamos, ele, Presidente do Alverca, ao lado do Mafioso do Norte , gozava connosco!!!

    ResponderEliminar
  18. Shadows, verdade verdadinha é que andas aos papéis e não sabes mais onde te agarrar com tanto baile que LFV te anda a dar.

    Valter

    ResponderEliminar
  19. Shadows,

    Mais do que uma vez... quase todas.... não concordo nada nesse teu malhar constante no LFV, JJ, etc. etc. por vezes até ponho em causa se de facto és do Benfica ou se mesmo se gostas do Glorioso...
    Mas, desta vez, tenho de te dar razão, também não gostei NADA de ver o NOSSO presidente naqueles propósitos...

    Mas atenção! Não tenho memória curta, nem tão pouco me considero ingrato, lembro-me muito bem o que era O Benfica antes do LFV. Pode ter cometido muitos erros, acho que isso é inquestionável, mas o balanço tem de ser imensamente postivo... é apenas a minha opinião e detesto que falem mal do meu clube especialmente por parte de benfiquistas(?)

    RA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RA, não confundas o clube com quem o serve temporariamente. Eu não ataco ninguém. Limito-me a constatar o que é óbvio.

      Eu também me lembro do que o clube era antes do Damásio. Lembro-me de nenhum dos "Messias" ter ajudado um grande benfiquista como Jorge de Brito a aguentar o clube em 1993.
      Lembro-me de que o clube estava na falência com 86M de passivo e que agora estamos "muita bem" com 500M de passivo.
      Lembro-me de um Benfica diferente, que não se misturava com a máfia do futebol, que combatia a corrupção e a batota.
      Lembro-me do Benfica em 1991 e da forma como tudo valia para atacar o Benfica.

      Os mesmo que faziam e fazem isso são hoje os parceiros do futuro. É com eles que se está a negociar o futuro do futebol português.
      Se Vieira tinha que estar presente ontem? Provavelmente sim. Mas a sua postura de grandes abraços a quem contribuiu decisivamente para prejudicar o Benfica para subir na carreira é errada e demonstra uma curiosa memória selectiva.

      Como já disse várias vezes, não recebo lições de benfiquismo de quem segue pessoas e não o clube. Nem muito menos de quem foi sócio do FCP quase um quarto de século. Quem afirmou que durante os miseráveis anos 90 em que o Benfica era atacado e roubado quase todas as semanas era pessoa de confiança de quem nos queria fazer mal.

      Lições de benfiquismo ou do que é o Benfica e tudo o que significa deste género de pessoas, não obrigado.

      Eliminar
  20. Livre de mim dar lições de benfiquismo a quem quer que seja.

    Independentemente de tudo o que dizes e se diz de LFV.... eu continuo a ver o copo meio-cheio que meio-vazio. Disse e repito, tenho a perfeita consciência de imensos eros estratégicos de LFV. também tenho memória do LFV dos tempos do Alverca, mas o homem nestes anos que é presidente do Benfica não fez nada de positivo em prol do Benfica?!?!?!?

    Apenas um exemplo sobre presidentes do passado que evocou... será por equivoco ou por mero esquecimento que não fez referência ao Fernando Martins?.... Lembro-me muito bem das suas amizades... aindahoje os corruptos se hospedam no Altis, verdade?
    Lembra-se da maneira como o Benfica tratou (não tratou) do nosso eterno Rei Eusébio?!?! quando fernado martins era presidente?!?!?!?
    Não será por causa disso que eu me atrevo a dizer que FM tenha sido mau presidente o que eu digo, que me envergonho como benfiquista essas e outras atitudes.......
    Concordo EM ABSOLUTO CONSIGO... eu também sou do Benfica e não das pessoas que temporáriamente por lá passam...
    À excepção do Vale e Azevedo, foram todos os MEUS presidentes, independentemente dos erros cometidos e quiçá alguns lesa Benfica.
    A luta contra a corrupção não é fácil nem curta, tem de ser permanente.
    O que apenas acho é que há altura e alturas para criticar... e há alturas em É PRECISO ESTAR-SE UNIDO independentemnete das nossas diferenças e outras alturas haverá certamente que SE TEM TODO O DIREITO PARA CRITICAR.
    Que diabo! Se há algo que nos identifica como clube ÚNICO é termos sido e somos DEMOCRÁTICOS!!!!!!!!! Foi com base nisso que somos o que somos hoje
    Podemos pontualmente não sermos os melhores, mas somos indubitávlemente OS MAIORES!

    Saudações de quem ama o Benfica e não as pessoas que pontualmente trabalhem lá...
    Ex: O Enzo quando estava no Benfica era para mim um jogador a quem lhe faço a devida vénia, mas agora e depois do que disse ou NÃO disse quando saiu, tou-me pouco lixando para ele e que seja lá feliz onde quer que seja...

    RA

    ResponderEliminar
  21. MISERÁVEL CS ANTI-BENFICA
    Caros e estimados bloguistas benfiquistas:
    Será que fui só eu que vi????
    No passado Dia Seguinte da SIC, deram-se ao desplante de gastarem quase 10 minutos!!!! a passarem e a repassarem uma imgaem de um suposto penalty cometido pelo Jardel.
    Mas será que só eu é que vi que esse lance passou-se NA ÁREA DO PAÇOS DE FERREIRA!?!?!?!?!?!
    É evidente que está lá o Dr. Rui Gomes da Silva que poderia e DEVERIA ter alertado para esse facto e desmascará-o logo na hora, mas desculpo-o, pois tal como ele todos nós, Nação Benfiquista ainda estávamos em "estado de choque" e tristes.
    Mais grave ainda, é que não é caso virgem, já no ano passado no Gil Vicente x Benfica a mesma "gracinha" foi feita pela SIC nesse programa.

    Saudações benfiquistas
    RA

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking